Minicursos atraem público ao IV Ecovale

André Santana discutiu em seu minicurso o uso das redes sociais pelos movimentos políticos.

Os minicursos são um dos espaços de maior interesse do público no IV Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, o Ecovale, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Nesta quarta edição do evento foram ofertadas sete opções, ministradas por jornalistas e uma graduanda em jornalismo, debatendo diversos conteúdos relacionados ao tema central do evento: Assessoria, Redes Sociais e Empreendedorismo como desafios atuais para o mercado da comunicação.

Paula Theotonio ministrou o minicurso “Assessoria de Comunicação nas Redes Sociais”

Um dos minicursos mais procurados foi o da jornalista Paula Theotonio, com o tema “Assessoria de Comunicação nas Redes Sociais”. Paula trabalha como assessora de comunicação de diversas empresas em Petrolina, além de desenvolver vários projetos pessoais, entre eles um blog. Para ela, é extremamente importante discutir os novos modos de fazer assessoria com a chegada das redes sociais. “A assessoria de imprensa se descaracterizou do modo como a gente a conhecia. As empresas e os profissionais ainda estão aprendendo como servir-se dela e a mensurar seus impactos”, afirmou a jornalista.

O jornalista e professor do curso de Jornalismo da UNEB André Santana discutiu em seu minicurso o uso das redes sociais pelos movimentos políticos. A estudante do 6º período de jornalismo e militante do Levante Popular da Juventude Vanessa Gonzaga falou sobre a experiência desse primeiro dia de minicurso. “Nesse espaço a gente pode explorar a interdisciplinaridade e ir além do que discutimos em sala de aula. Esse diálogo é importante pra mim como militante e como estudante”, relatou.

O bullying, realidade nas escolas e na vida de muitas crianças e adultos, foi o assunto do minicurso da graduanda em Jornalismo, Calincka Crateús. Calincka foi vítima de bullying quando criança e viu seus agressores ressurgirem dez anos depois, com ofensas tão graves como antes, agora através de um grupo numa rede social. Para ela, o minicurso foi mais que uma palestra, foi um momento de troca de experiências que gerou empatia entre os participantes. “Eles conseguiram se abrir, falar sobre as marcas que o bullying deixou em cada um deles. Foi fantástico. Essas pessoas precisam saber, assim como eu descobri, que não estão sozinhas”, disse a estudante, que está desenvolvendo o seu trabalho de conclusão de curso com o tema do bullying a partir de sua experiência de superação.

O professor Cecílio Bastos ministrou o minicurso de Fotometria.

Completando a oferta de minicursos, a quarta edição do Ecovale ainda proporcionou debates sobre outros quatro temas. “Assessoria de Imprensa em Saúde”, com a jornalista e assessora da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina Eneida Trindade; “Fotometria”, com o jornalista e professor do curso de Jornalismo Cecílio Bastos; “Livro-reportagem: da ampliação da notícia ao gênero híbrido”, com a jornalista formada pela Uneb em 2014 Lícia Loltran, e ainda foi ministrada uma oficina de cordel, com o jornalista e professor Anaelson Leandro.

A organizadora dos minicursos, professora Andrea Cristiana, disse estar satisfeita com a participação do público no IV Ecovale. “Os minicursos foram pensados para promover a integração entre a comunidade acadêmica e os profissionais que já atuam no mercado e eu creio que esse objetivo foi alcançado. É muito bom ver egressos da Uneb, por exemplo, não apenas ministrando os cursos, mas também se inscrevendo para assistir”, declarou.

Ascom Ecovale