Univasf oferta 1.530 vagas pelo Sisu 2017, cujas inscrições acontecem até sexta-feira (27)

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje (24) ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos presenciais de graduação em 131 Instituições de Ensino Superior, entre as quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Este ano, a Univasf tem 1.530 vagas disponíveis em 28 cursos, que são ofertados nos seis campi, localizados nos municípios de Petrolina, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí. 

O Edital N° 1/2017 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2017 da Univasf, lançado ontem (23), contém todas as informações necessárias para auxiliar o candidato na hora da escolha do curso e da modalidade de concorrência. A novidade este ano é o curso de Licenciatura em Química, que será ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), e tem 40 vagas com ingresso no segundo semestre letivo de 2017. O curso será noturno e terá duração de quatro anos. 

As inscrições no Sisu poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (27) por candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não tenham tirado zero na prova de Redação. Nesta primeira edição do ano do Sisu, a Univasf irá preencher todas as vagas ofertadas para os dois semestres letivos de 2017. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula. Confira no site do Sisu o cronograma completo. 

Para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas a Univasf reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para atender ao disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Já os candidatos que cursaram o Ensino Médio nas demais instituições de ensino participarão por meio da Ampla Concorrência. 

Como consta no edital, todos os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão realizar os procedimentos de matrícula presencial, sob pena de perder o direito à vaga. Somente no caso de impedimento do candidato realizar a matrícula um representante legal deverá ser instituído por meio de procuração simples com firma reconhecida. Mais informações podem ser obtidas através do Edital Nº 1/2017 ou conferidas na página do processo seletivo disponível no Portal de Processo Seletivo de Ingresso Discente. 

Políticas Afirmativas – Conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012), regulamentada pelo Decreto 7.824/2012, e a Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC), que regulamentam a implantação do sistema de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Univasf reserva 50% das vagas de graduação para cotistas. A lei abrange estudantes de escolas públicas, e entre estes, aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; negros, pardos e indígenas. 

Cursos - No site institucional, os candidatos podem encontrar informações sobre os cursos da Univasf, ao acessar as páginas dos colegiados acadêmicos no link Ensino. Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela Universidade, o candidato também pode assistir ao Quero Ser, uma série de programas produzida pela TV Caatinga, WebTV da instituição, com o objetivo de auxiliar os interessados na escolha por uma profissão. São 25 programas que trazem informações sobre os cursos e discute aspectos da profissão. Os programas contam com a participação de professores e estudantes de cada área. 

Ascom/UNIVASF