Ação que garante água na região do rio Salitre está dentro do cronograma, constata superintendente da Codevasf

A solicitação foi feita pelos próprios produtores das comunidades de Goiabeira I e II; ação vai beneficiar mais de 150 famílias. Os serviços de limpeza de trecho do rio Salitre, ação que vai assegurar água para mais de 150 famílias de duas comunidades na zona rural de Juazeiro, foram vistoriados nesta quinta-feira (23) pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Misael Aguilar Neto.

As obras ocorrem numa parceria entre a Codevasf de Juazeiro, que cedeu a retroescavadeira, e o Serviço Autônomo e Água e Esgotos (SAAE), que está fornecendo o combustível e custeando as diárias de profissional operador de máquina. No trecho que está sofrendo a intervenção há uma tomada de água que abastece a região, principalmente as comunidades de Goiabeira I e II. A ação foi demandada no início deste mês pelas próprias comunidades durante uma audiência que contou com a participação de representantes do SAAE, do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri, do vereador Agnaldo Meira e de uma comissão de produtores.

A máquina cedida pela Codevasf serve ao perímetro público de irrigação Salitre, e foi deslocada para aquela área especialmente para realizar a limpeza e o desassoreamento da tomada de água. “A comunidade estava há mais de 15 dias sem água, a bomba parada, pois a água baixou de nível e não chegava até a bomba. Agora, com esse serviço, ela voltou a funcionar e a água está sendo bombeada, para a alegria de todos nós”, celebrou o produtor Irineu Almeida.

“A ação vai ajudar, e muito, estas comunidades que estão sofrendo com a seca prolongada. Ainda faltam cerca de 5 km para os serviços ficarem concluídos, mas está tudo dentro do programado”, destacou o superintendente Misael Neto após a vistoria.

Aguadas em execução

A intervenção no trecho do rio Salitre é uma das ações emergenciais que estão sendo executadas pela Codevasf para aliviar os efeitos da estiagem prolongada em áreas rurais do Norte baiano. Cerca de R$ 579 mil estão sendo aplicados, por exemplo, na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas na região, uma ação que vai assegurar água para mais 400 famílias de produtores.

Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. A ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva - que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região.

Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram. Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.

Ascom Codevasf Foto Divulgação