SAAE esclarece situação de esgotos no Eldorado e Itaberaba

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro esclarece que algumas ruas do Loteamento Eldorado estão sendo preparadas para receber a pavimentação. Para a realização do serviço foi necessário fazer o rebaixamento das vias e isso provocou o rompimento de parte da rede coletora de esgoto. Uma equipe do SAAE esteve na manhã dessa quarta feira (8) no local para que, juntamente com a empresa responsável pela obra e pela quebra da tubulação, possa refazer a rede.

Já no Bairro Itaberaba, o Setor de Esgoto realizou um mutirão nesta quarta-feira (8), com a utilização de três caminhões hidrojateadores no trabalho de limpeza dos PVs e de manutenção em toda a rede coletora de esgoto.

"Todo esse trabalho preventivo é feito diariamente, entretanto em alguns pontos foge ao nosso controle, como foi o caso da Rua Tamarindo no Loteamento Eldorado, onde as máquinas ao fazerem o rebaixamento das ruas acabaram por danificar a tubulação, mas já utilizamos o caminhão na limpeza e a empresa fará o devido conserto", informou José Suelio,  do setor operacional do SAAE. 

É importante lembrar que nos últimos 8 anos o SAAE recebeu o maior volume de investimentos da sua história, com aquisição de novos filtros, construção de adutora de 400 milímetros, instalação de mais de 125 mil metros de tubulações e extensão de rede e ramais, melhorando a distribuição de água, novo flutuante na captação, troca dos elementos filtrantes, novos conjuntos motobombas e hidrometria, que resultaram no aumento de 60% na oferta de água tratada.

O saneamento básico que estava com as obras paralisadas desde 2007 sendo alvo, inclusive de investigação da Policia Federal, foi assumido pelo SAAE em 2014, com a construção de 20 estações elevatórias, emissários, redes condominiais e a ampliação da lagoa de estabilização. O esgotamento sanitário é uma obra complexa e, ao longo da sua execução, aconteceram alguns problemas com as empresas que estão à frente dos serviços, entretanto a direção do SAAE mantém o compromisso de deixar a cidade com 95% de área saneada.

Ascom/SAAE