SAAE de Sento-Sé teve um dia Importante de Discussão na Câmara de Vereadores

A convite do vereador Francelino dos Santos Carvalho/PSD, o diretor da autarquia municipal Carlos Magno esteve na sessão Ordinária da Casa Legislativa desta quinta-feira, 09 de março, para tratar da situação da empresa e dos seus serviços prestados à população da sede e alguns povoados. Todos os vereadores estavam presentes na histórica reunião.

Depois que o presidente da Câmara Municipal vereador Julliano Afonso/PT abriu os trabalhos, foi feita a leitura da ata anterior e concedeu a Tribuna ao servidor público que dirige a empresa SAAE. O mesmo expôs a problemática e os respectivos encaminhamentos pedindo apoio e fazendo críticas sérias, construtivas. Vereadores e populares do plenário efeftuaram perguntas, deram sugestões e o debate ficou expressivo para a importância dos serviços prestados pela empresa pública.

A discussão foi tão importante que mostrou claramente a falência social de uma cultura política que contribuiu para esconder a extraordinária importância que às Políticas Públicas têm. A problemática é muito grande e denuncia a sociedade envolvida, quase que por inteira: Mais de R$ 3 Milhões de dívida envolvendo parte da população consumidora de água; mais de 2000 (duas mil ligações clandestinas - fora do sistema de pagamento); expressiva quantidade de pessoas “seletas” que não se sentem no “direito” de pagar a conta da água que consome; servidores com quatro anos sem receber férias, sem outros direitos, inclusive, o pagamento da contribuição previdenciária; a água do rio “envenenada”; tem desperdício de água; falta constante de água na torneira; obra do saneamento abandonada...

Já há melhoras no SAAE, mas, o individualismo “ambicioso” popular com a coisa pública, atrapalha o processo de desenvolvimento, piorando assim os serviços públicos, negando aos direitos coletivos e instaurando o caos social. O exemplo do SAAE vale para qualquer outra área social, com as suas diferentes peculiaridades!... Como povo, precisamos “urgentemente”, aprender a valorizar o interesse público, aos direitos sociais, a ética na política e na vida social - como caminho necessário e indispensável para a conquista do exercício da cidadania!

Laurenço Aguiar