Blog do Geraldo José - Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento a produção local
Vale do São Francisco - 14 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Março / 2017 às 19:00

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento a produção local

Representantes das prefeituras de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Canudos e Uauá, participaram na última sexta-feira (17) no Grande Hotel de Juazeiro, de uma importante capacitação sobre formas, mecanismos e parcerias que podem contribuir para o incremento do potencial produtivo desses municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco. O encontro denominado "Oficina: Capacitação e Assistência Técnica sobre Políticas Locais para Biodiversidade", foi ministrada por técnicos e agentes do Projeto de Governança Local para Biodiversidade  (Glob) juntamente com técnicos da Superintendência de Agricultora Familiar do Estado da Bahia (Suaf) e do Irpaa.

Os/as representantes dos municípios apresentaram inúmeras dificuldades que impedem o avanço e o incremento da produção local, principalmente devido a fatores ligados a falta de estrutura dos municípios e das organizações dos produtores e, principalmente, por falta de conhecimentos sobre a legislação e politicas locais que visam fortalecer essa produção. Por conta dessas necessidades, os agentes públicos que trabalham diretamente com os produtores/as e os grupos de produção local receberão nos próximos dias, uma série de capacitações na área de politica local e estruturação da produção com vistas para a comercialização.

A colaboradora do Irpaa no Eixo de Produção e gestora ambiental, Gizele Maria, lembrou da dificuldade dos municípios em implantar por exemplo, o Selo de Inspeção Municipal (Sim) para facilitar a produção e comercialização de produtos de origem animal, assim como as associações locais que tem pouca estrutura para armazenar e fomentar o comércio dos produtos típicos da região. Gizele lembrou ainda que, mesmo com as capacitações, é preciso que os gestores estejam sempre empenhados em apoiar as entidades e grupos de produção locais que as vezes dispõem de muitos produtos também de origem vegetal e que podem abastecer os municípios, mas  não têm sua produção e comercialização incentivadas devido à questões, muitas vezes fáceis de serem solucionadas se houver um pouco mais de boa vontade de alguns gestores locais. Realidade a qual todos esperam que seja superada em todos os municípios do Território do Sertão do São Francisco.

Ascom/IRPAA
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.