Superintendente Misael Neto participa de audiência em Brasília

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, participou de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que contou com as presenças do senador Otto Alencar, da presidente da Companhia, Kênia Marcelino e do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Xavier Nascimento.

O encontro foi solicitado pela presidente da Codevasf, e entre os assuntos discutidos, Misael Neto apresentou ao ministro a situação atual dos municípios de Sento Sé, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso, no que se refere a captação de água, que está sendo afetada com o baixo nível no lago artificial da barragem de Sobradinho.

Essa conclusão foi tirada de contatos que o superintendente de Juazeiro manteve anteriormente com os prefeitos dos municípios localizados na borda do lago e também com as unidades locais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com o recuo da margem, as captações estão comprometidas, e a situação está preocupando os gestores municipais, que procuraram a Codevasf em busca de uma solução para amenizar o problema.

Segundo Misael, “o ministro Helder Barbalho já acionou a Defesa Civil, que está buscando recursos para realizar obras de correção nos pontos de captação para resolver, de forma emergencial, os problemas apresentados, para que não haja racionamento ou falte água principalmente nas sedes destes municípios, e também nos distritos”.

Em alguns casos, será necessária a extensão da rede de captação, como em Remanso, para a qual já existe um projeto de melhoramento do sistema, considerando a atual situação do nível do lago. Hoje a captação está sendo feita a aproximadamente sete quilômetros da Estação de Tratamento de Água (ETA). Já em Pilão Arcado, a realização de obras de dragagem pode amenizar o problema, evitando a falta de abastecimento no município.

“Já estamos finalizando os projetos voltados para a solução emergencial desses problemas e depois enviaremos ao ministério da Integração, para que a Defesa Civil, de forma emergencial, busque os recursos necessários para a realização destas melhorias”, afirmou o superintendente.

Perímetros Irrigados

Além desta demanda de abastecimento de água, o superintendente Misael Neto informou ao ministro Helder Barbalho sobre a atual situação de captação de água nos perímetros irrigados mantidos pela companhia na região norte do estado, principalmente nos perímetros irrigados de Maniçoba, em Juazeiro, e Pedra Branca, em Curaçá.

“Se a vazão de água na barragem da hidrelétrica de Sobradinho for mantida em 650 m³/s, o sistema de captação de água para irrigação e também para abastecer as agrovilas ficará prejudicado”, explicou Misael. Nesse sentido, o superintendente está pleiteando, junto ao ministério, a aquisição emergencial de três sistemas flutuantes de captação de água. Dois deles serão usados no perímetro irrigado de Maniçoba, devido à grande demanda, e outro no perímetro irrigado de Pedra Branca.

Ascom/Codevasf-Juazeiro