SAAE e SESP retiram quase três mil toneladas de entulho das ruas de Juazeiro

Com nova denominação e novas atribuições o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, assume agora os serviços de coleta e destino do lixo,  cumprindo o que determina a Lei 11.445/07,  do saneamento básico que compreende os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

Nos últimos 10 dias, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) o SAAE realizou diversos mutirões nos bairros de Juazeiro resultando em um total de quase três mil toneladas de entulhos retirados, principalmente de terrenos baldios nos bairros Santo Antônio, Jardim Vitória, Tancredo Neves, Itaberaba, Maringá, Coréia, Castelo Branco, Centenário, Jardim Primavera, Distrito Industrial, Rodeadouro, Morada do Rio,  Juazeiro IV, Piranga, Angari, Alto da Aliança e orla da cidade.  

Segundo o gerente de operações Cândido Campos Filho, antes era utilizado apenas uma caçamba e um trator de esteira para a realização do serviço. "Hoje, com essa nova atribuição do SAAE, trabalhamos diariamente com quatro caçambas, duas máquinas retro-escavadeira e um trator. As equipes estão motivadas e o trabalho flui com resultados positivos que agradam a população", explica Cândido.

A dona de casa Salete Rodrigues, moradora da rua cinco, no bairro Maringá, aprovou o serviço e disse que o povo precisa também fazer a sua parte. "Muita gente aproveita os terrenos baldios para jogar lixo. Isso acaba provocando transtornos e deixando a cidade mais feia. Se cada um fosse responsável pelo seu lixo não teríamos tantos problemas", lembra.

Os mutirões são realizados de acordo com o mapeamento feito pelo setor e atendendo a necessidade de cada comunidade.  O serviço para a retirada de entulho e resto de material de construção pode ser solicitado pelo telefone: 3612-3574.

"Agora com a coleta feita de maneira mais eficiente, obedecendo à rota diária em todos os bairros e centro da cidade, não há necessidade de se jogar lixo nos terrenos baldios. Acompanhe a rota da sua comunidade, coloque o lixo na hora certa e vamos contribuir para uma cidade cada vez mais limpa e um ambiente mais saudável", reforça o diretor do SAAE, Joaquim Neto.

Ascom/Juazeiro