I Seminário de Medidas Socioeducativas é realizado em Juazeiro

Cerca de 150 pessoas participaram do I Seminário de Medidas Socioeducativas de Juazeiro realizada na manhã desta quarta-feira (26) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participou da abertura do evento ao lado do juiz da Vara da Infância e Juventude, Luiz Carlos Rodrigues e demais autoridades ligadas à área.

O seminário é uma realização do grupo Cirandas Parceiras e tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade. “Nossa intenção com este evento é aprofundar conhecimento e possibilitar a troca de informações. Precisamos entender que as medidas socioeducativas não são o fim, mas o meio de recuperarmos nossos adolescentes”, declarou Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro e integrante do Cirandas Parceiras.

O grupo “Cirandas Parceiras” faz parte da Pastoral da Mulher de Juazeiro e é formado por entidades da rede socioassistencial, da saúde e educação do município, entre elas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidade de Saúde da Família, Ronda Maria da Penha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria da Educação.   

A secretária Cida Gama destacou a importância do seminário. “A Rede precisa estar junta e fortalecida nessa discussão. Queremos muito que as coisas de fato aconteçam e a secretaria permanece de portas abertas para contribuir”, ressaltou.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Fátima Carvalho, a necessidade de debater o tema ainda é marcante. “Esse momento pelo qual o adolescente passa precisa ser entendido como um período educativo. Com nosso o conhecimento que levamos daqui, podemos fazer a diferença na vida desses menores”, comentou.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, Luiz Carlos Rodrigues, falou sobre a responsabilidade da família, sociedade e estado para com as crianças e adolescentes. Para ele, é necessário desenvolver um trabalho de excelência no que diz respeito às medidas socioeducativas. “Precisamos desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível para que no futuro possamos colher bons frutos. É uma sincera satisfação participar deste momento que objetiva a segurança e o bem-estar de nossas crianças”, finalizou.

O seminário trouxe ainda palestras, discussões e mesas redondas sobre o tema buscando identificar possíveis fragilidades do sistema e apontar melhorias na qualidade dos serviços ofertados. Representantes da Secretaria de Educação, da Saúde e do Conselho Tutelar também participaram do evento.

Ascom/Juazeiro