UNEB inicia curso para higienização e limpeza do acervo Dom José Rodrigues

A Comissão do Acervo bibliográfico Dom José Rodrigues promove na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus III,  durante os meses de abril e maio, o Curso e Treinamento de Higienização e Cuidados Básicos de Conservação de Livros. O curso  teve início em 25/04 e reuniu  técnicos e discentes. Neste primeiro momento foram abordados, o contexto histórico do acervo, sua contribuição nos estudos da história de Juazeiro e algumas técnicas de limpeza  para iniciantes.

O curso é idealizado e ministrado pelo professor Francisco de Assis Silva, doutorando em Comunicação (Dinter USP/UNEB) e a coordenadora da biblioteca do campus, Gerlúcia Guimarães. Com carga horária de 40h distribuídas em atividades teóricas e práticas, o curso tratará ainda das técnicas de higienização de acervo e limpeza de materiais.

A gestão do acervo Dom José Rodrigues está sob os  cuidados do Departamento de Ciências Humanas (DCH), com a contribuição do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus. Uma comissão formada por cinco organizadores, entre professores e técnicos estão encaminhando todos os trabalhos  de higienização, reorganização e reabertura do acervo para comunidade.

Pesquisador do acervo, Prof. Francisco de Assis  relata como a educomunicação estava inserida no diretório de comunicação da igreja católica "O acervo tem documentações e um material riquíssimo de como se dava a gestão da comunicação na igreja.". O professor acrescenta que além do interesse em dar visibilidade aos materiais que tratam de educação e assuntos das pastorais, com o conjunto do acervo é possível ainda, organizar informações, sobre Dom José Rodrigues que possam ser, futuramente publicadas.

Até o final de 2017 o acervo estará disponível para toda comunidade.

Com informações do Núcleo de Assessoria de Comunicação - NAC