Espaço do leitor: Juazeiro, e a propaganda como vai?

Caros (as) leitores(as),

Gostaria de compartilhar uma insatisfação que nos acompanha desde a gestão anterior ao atual Governo Municipal: os gastos excessivos com campanhas publicitárias pelo Gabinete do Prefeito!

Se você tiver interesse e conseguir ter acesso à informação no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Juazeiro (Clique aqui), irá verificar que no ano de 2016, foram cerca de um milhão de reais gastos com peças publicitárias, entre: banner, outdoors, criação de comerciais, VTs. Nada contra a publicidade, reconheço a importância dos profissionais da área e acredito que as campanhas com fins educativos são importantes para a sensibilização e mudanças de hábitos da população. Por que não investir mais em Educação Ambiental, Cidadania, tema relevantes para o bem estar da população?! É necessário assistirmos diariamente propagandas de obras públicas, inaugurações? Onde está a crise dos gastos públicos?

Agora façamos uma breve avaliação do atual Governo: no primeiro trimestre o valor bruto das despesas pagas somam R$ 1.273.866,96. Você sabia que deste total foram gastos com uma empresa de Comunicação e Marketing o valor de R$ 304.021,53, ou seja, cerca de ¼ das despesas do Gabinete do Prefeito, são referentes a peças publicitárias no período de 19/01 a 15/03/2017?

Vale ressaltar que o Programa de Governo Paulo Bonfim (2017-2020) não contem  as palavras publicidade e marketing. Em relação à comunicação, está prevista a seguinte proposta: “Possibilitar a transparência, eficiência e eficácia da aplicação dos recursos públicos e da comunicação de seus resultados”. Quais são os resultados da divulgação do “Toda sexta feira tem obra”? Gostaríamos muito saber, afinal estamos diante de uma “gestão democrática”.

Parafraseando a canção: “Precisamos estar mais atentos e fortes”...

Com a palavra a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Tânia Cristina da Silva - Mestra em Administração (UFBA)