Futuros podadores de Petrolina removem árvore em situação de risco em praça da cidade

Os 24 alunos do curso de formação de podadores, ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), tiveram uma grande oportunidade de aprender na prática a lidar com situações que vão encontrar na rotina do trabalho que vão realizar na cidade. Nesta sexta-feira (26), eles participaram da remoção de uma árvore que estava a ponto de cair em plena Praça da Sementeira (Academia das Cidades), na Vila Mocó, zona central de Petrolina.  

Com a ajuda de um caminhão munck, a árvore foi cuidadosamente retirada, parte por parte. Durante o processo, um ninho de passarinhos foi encontrado. Com a ideia de reduzir ao máximo qualquer impacto ambiental causado pelo trabalho, o ninho foi transferido de lugar. A ação foi supervisionada pela Agência Municipal do Meio Ambiente, representada pelo Gerente de Projetos, Victor Flores, e pela bióloga do IF Sertão-PE, Patrícia Gomes. "Para proteger essa espécie nós retiramos o ninho da árvore que estava seca e colocamos numa outra próxima a fim de que os pássaros possam permanecer no ambiente que estão acostumados", explica Gomes.

O CURSO

Depois de um período de aulas teóricas, que começou no dia 25 de março, o curso de podadores da Prefeitura de Petrolina, que visa qualificar as equipes de manutenção de praças e jardins, chegou à reta final. As aulas práticas integram a última etapa antes da conclusão da capacitação marcada para o dia 03 de junho. Até lá, técnicas de poda e paisagismo, além de práticas sustentáveis vão ser trabalhadas com as duas turmas participantes. O objetivo é garantir um trabalho de qualidade e eficiência, sem esquecer da preservação do meio ambiente.

Ascom/Petrolina