Palestra discute cenário econômico e aponta crescimento no consumo

Discutir questões atuais do cenário econômico e tendências de consumo foi a proposta da palestra realizada na última sexta-feira, 25, em um restaurante num Shopping, em Juazeiro. O evento promovido pelo Sebrae, em parceria com o Shopping Center, reuniu empresários e potenciais investidores com o objetivo de mostrar um panorama da economia nacional e local, além de apontar segmentos viáveis de investimentos na rede de empreendimentos, inaugurada há um ano na cidade baiana.

O técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, debateu as antigas e recentes medidas que desencadearam o atual cenário, a influência da instabilidade política, além das perspectivas para o futuro. Ele apontou também uma projeção animadora sobre a taxa de desemprego, que deve começar a cair a partir do segundo semestre do ano.

O palestrante ressaltou ainda que os negócios geridos em Shopping Center foram menos afetados no país e que alguns estabelecimentos nesses espaços conseguiram se manter estáveis e até aumentar as vendas. "Percebe-se um cenário de aumento do número de vendas, puxados em especial por lojas satélites com um expressivo crescimento de 28% na comparação interanual de 2016 com 2015. Então é a parcela do mercado que merece atenção dos investidores, mas que requer também inovação dos empresários para ampliar o público de consumo e crescer ainda mais no segundo semestre e no próximo ano".

Atento às oportunidades e as movimentações desse setor, o empresário Gleidson da Silva Barros, que atua há oito anos na região, na área de fotografia e filmagem, participou do evento junto com a esposa, que está analisando a possibilidade de abrir um negócio no shopping de Juazeiro. "A palestra foi muito realista, mostrou de fato a situação do mercado, que tenta superar uma crise financeira, e apontou setores da economia que vem conseguindo se recuperar por meio do empreendedorismo e competitividade e já conquistam a confiança do consumidor. Eu e minha esposa estamos nos sentido mais confiantes agora".

Ascom/Sebrae