Mutirão beneficia pacientes que aguardavam anos por cirurgias

Há oito anos, Maria Aparecida Cruz dos Reis, moradora do Pindobaçu, no centro norte da Bahia, descobriu um mioma. Ela já tentou fazer uma cirurgia para resolver o problema, mas ainda não havia conseguido. Nesta sexta-feira (9), no terceiro dia de atendimento do Mutirão de Cirurgias em Senhor do Bonfim, ela saiu com o procedimento agendado para o dia 5 de julho. “É uma ótima iniciativa. Ajuda todo mundo que não tem condições de chegar até Salvador”, comentou. O mutirão é uma ação do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

Também de Pindobaçu, Nivonete Lima Souza teve o procedimento de histerectomia marcado para o dia 13 de julho. “Estou há três anos com um mioma. Foi muito bom ter essa iniciativa. Não tinha condições de fazer essa cirurgia pagando”, disse Nivonete. Além delas, outros moradores de Pindobaçu, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Ponto Novo e Senhor do Bonfim estão sendo beneficiados com a realização de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia (vesícula). Em Senhor do Bonfim, as consultas pré-operatórias terminam nesta sexta (9). 

A partir da próxima segunda (12), os atendimentos começarão em Jacobina. As unidades móveis para realização dos exames e das consultas ficarão estacionadas na Rua José Rocha, ao lado do Ginásio de Esportes e em frente ao estádio José Rocha. O atendimento começa às 7h. Além dos moradores de Jacobina, os atendimentos são destinados aos de Capim Grosso; Caem; Caldeirão Grande; Mairi; Miguel Calmon; Piritiba; Tapiramutá; Umburanas; Várzea Nova; Várzea da Roça; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia e Várzea do Poço. 

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Fonte: Ascom/Sesab