Cisternas serão construídas em escolas municipais da zona rural de Petrolina

Escolas da Rede Municipal de Petrolina, localizadas na zona rural, vão ganhar cisternas para garantir à comunidade escolar o acesso à água em períodos de estiagem. A noticia foi anunciada nesta terça-feira (20) durante reunião realizada na Secretaria de Educação (Seduc).

Serão escolhidas 36 unidades da cidade para o projeto 'Cisternas nas Escolas'  que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiarido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.  A iniciativa é da Organização Não Governamental Articulação com Semiarido Brasileiro (ASA).

"A ideia é utilizar os reservatórios para guardar a água da chuva durante o inverno, para usá-la depois, na época das secas. Com o acesso à água, as crianças passarão a aprender, também, como cuidar desse recurso, ao passo de garantir o funcionamento pleno do espaço de aprendizado e convivência. Nossa intenção é potencializar as ações de educação contextualizada nas escolas do campo e todas as parcerias são bem vindas", comenta Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina.

Além da construção da cisterna, o projeto tem um caráter pedagógico e de participação comunitária. Na execução estão previstas oficinas e reuniões com diferentes públicos e os objetivos destes momentos vão desde o planejamento, monitoramento e avaliação do projeto, até capacitações para pedreiros - que irão construir as cisternas - e educação contextualizada.

A reunião contou com a participação da equipe de gestão da Seduc, com os representantes da ASA, de entidades da sociedade civil e de Francisco Paschoal, o Chicô, Presidente do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

Ascom/Petrolina