Empresários sugerem mudanças na gestão de águas no Rio São Francisco em tempos de crise hídrica

Empresários ligados a Federação das Indústrias de Pernambuco se reúnem hoje (11) em Petrolina para avaliar e oferecer sugestões em relação ao uso racional de águas no período de crise hídrica no Rio São Francisco.

Numa reunião com a Agencia Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira (10), os empresários sugeriram um período de adaptação de 70 dias para que as empresas se adequassem à norma que impõe a proibição de uso das águas às quartas-feiras, mas a proposta foi rejeitada.

Uma nova proposta deve ser avaliada no encontro desta terça-feira, sugerindo a redução de 14% do consumo diário, em vez da proibição total em um dia da semana. A restrição de um dia, de acordo com os empresários, estaria prejudicando o funcionamento de empresas de fluxo contínuo.

A resolução publicada no Diário Oficial no último dia 5 determina que entre 19 de julho e 30 de novembro, período que pode ser prorrogado de acordo com o período de estiagem na região, a água só poderá ser captada do rio São Francisco às quartas-feiras, para consumo humano e animal.