78ª edição da Caravana da Saúde realiza 179 atendimentos no distrito de Mandacaru II

Nesta quarta-feira (2º), a Caravana da Saúde esteve no distrito de Mandacaru II, localizado na zona rural de Juazeiro. Na ocasião, a população teve acesso a consultas pré-agendadas com especialistas, bem como a realização de exames e recadastramento do Bolsa Família, totalizando 179 atendimentos. O programa da Prefeitura Municipal chega a sua 78ª edição e já ultrapassa a marca de 22 mil atendimentos realizados.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Simone Freire, o principal objetivo do programa é reduzir a demanda reprimida de cada unidade. “Temos uma ampla cobertura nas nossas Unidades Básicas de Saúde, chegando a uma média de mil atendimentos por dia e que essas consultas geram demandas para a Atenção Especializada. A Caravana vem para dar uma resposta mais rápida e efetiva para a população, como determina o prefeito Paulo Bomfim”, destaca.

Ainda segundo Simone Freire, por onde a Caravana passa, a comunidade reconhece como uma ação positiva. A trabalhadora rural, Maria Silvana, por exemplo, conta que foi atendida pelo endocrinologista. “Para mim, ser atendida em minha localidade é uma grande vantagem, porque os gastos são menores. Estou achando tudo muito bom, porque vieram muitas especialidades”, conta.

A agricultora Maria de Fátima também ficou feliz com os atendimentos recebidos. “Eu trouxe minha filha para fazer exame de sangue e aproveitei para fazer o recadastramento do Bolsa Família. Fiz tudo de uma vez só”, declara. Assim como ela, a dona de casa Vera Lúcia também teve a oportunidade de realizar mais de um atendimento. “Fiz o exame do coração e já mostrei para a cardiologista. Foi muito rápido e a consulta foi maravilhosa”, elogia

Para a cardiologista e vice-prefeita do município, Dra. Dulce Ribeiro, o programa é um instrumento que vem para fortalecer e qualificar ainda mais a saúde de Juazeiro. “Nós estamos aqui, trabalhando com foco em ajudar as equipes de saúde da família, que são os profissionais que, com muita competência, acompanham os pacientes de cada unidade”, revela.

Andréa Meireles/PMJ