Blog do Geraldo José - Professor Durval Muniz participa de palestra sobre a Invenção do Nordeste
Vale do São Francisco - 14 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Agosto / 2017 às 19:00

Professor Durval Muniz participa de palestra sobre a Invenção do Nordeste

O professor Pós-Doutor em História pelas Universidades de Coimbra e Barcelona e expressivo nome dos estudos relacionados à cultura e identidade nordestina, Durval Muniz de Albuquerque Júnior foi um dos palestrantes no último final de semana da Palestra Invenção do Nordeste, na biblioteca do Sesc.

Durval Muniz já ocupou o cargo de presidente da Associação Nacional de História e atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de prêmios, como o Nelson Chaves de teses sobre o Norte e o Nordeste brasileiro, o pesquisador já escreveu mais de 40 capítulos de livros, artigos para jornais e revistas e publicou cinco livros, entre eles o “Nordestino: uma invenção do falo” e a “Invenção do Nordeste”, sua obra mais conhecida.

O livro a Invenção do Nordeste, discute historicamente a criação do Nordeste enquanto unidade regional, cultural e ideológica, ressaltando traços adquiridos e inventados através dos discursos formulados a respeito do povo e dos costumes nordestinos, apontando ainda a emergência de uma nova visibilidade e dizibilidade, a partir de novos conceitos, temas e figuras representativas da região.

Redação Blog/Ney Vital
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.