Blog do Geraldo José - Agricultores do Projeto Irrigação Fulgêncio tem fornecimento de energia reestabelecido e atividades voltam ao normal
Vale do São Francisco - 24 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Agosto / 2017 às 12:01

Agricultores do Projeto Irrigação Fulgêncio tem fornecimento de energia reestabelecido e atividades voltam ao normal

Famílias de agricultores familiáres que estavam sofrendo com a falta de energia retornaram as atividades com o reestabelicimento da Estação de Bombeamento localizado no Projeto Fulgencio, localizado em Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informa que o fornecimento de energia na Estação de Bombeamento – EB 1, situada no projeto de irrigação Fulgêncio, no município de Santa Maria da Boa Vista (PE), foi reestabelecido e volta a funcionar este final de semana. Com isso, as 1.300 famílias de pequenos agricultores do projeto irrigado retomaram a normalidade de seus cultivos e do abastecimento. 

O processo que permitiu a religação da energia foi conduzido pela Presidência e pela Diretoria da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da empresa, após negociação com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e órgãos do governo.

De acordo com a presidente da empresa, Kênia Marcelino, a Companhia demonstra compromisso com ações como o recente investimento de cerca de R$ 2 milhões na instalação de sistema de bombeamento flutuante que tem assegurado a oferta de água para áreas irrigadas afetadas pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco.

Segundo Kenia a Codevasf garante o abastecimento de água para 150 mil pessoas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e evitando prejuízos anuais à produção que poderiam alcançar R$ 1,5 bilhão.

O projeto Fulgêncio é um dos 10 reassentamentos implantados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) como compensação pelo deslocamento de populações rurais da área do Lago da Usina de Itaparica. Os custos de energia vinham sendo subsidiados pela Chesf desde a construção dos projetos de irrigação desses reassentamentos, na década de 1980, até o dia 31 de dezembro de 2014.

Ascom Codevasf Foto Divulgação
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.