Projeto Cinema inicia a 12º edição e contempla moradores das margens do rio São Francisco

A 12ª edição do projeto “Cinema no Rio São Francisco” teve início esta semana e vai até o dia 23 de agosto quando serão exibidos curtas e longas-metragens nacionais nas comunidades e apresentações culturais. O projeto tem o objetivo de levar a magia do cinema à população que vive às margens do rio da integração nacional e denunciar os problemas enfrentados pelo São Francisco, por meio dos filmes e de outras atividades que ajudem a chamar a atenção para urgência nas ações de preservação do rio e seus afluentes.

Neste ano, os filmes documentários locais, elaborados pela Zenólia Filmes, têm a mulher como tema central. Mulheres sertanejas de luta, de força e de histórias incríveis. Mulheres que superaram dificuldades, venceram preconceitos e, agora, são exemplos. Mulheres que conquistaram espaço em ambientes masculinos e machistas. Este ano o projeto vai passar pelas cidades de Felixlândia, Andrequicé, Ibiaí, Pirapora, Cachoeira do Manteiga, Ponto Chique, São Romão, Mocambo, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Manga e Matias Cardoso.

Desde 2004, quando o projeto começou, mais 300 mil pessoas assistiram às sessões de cinema ao ar livre – inclusive pessoas que nunca tinham tido a oportunidade de estar diante da telona. O projeto é realizado pela CineAR Produções, com patrocínio da Oi e da Petrobras e apoio do Oi Futuro, rádio Inconfidência, Sat Plus, Confluência e O Vivido.

CHBSF