Blog do Geraldo José - E O POVO, HEIN? A VER NAVIOS...
Vale do São Francisco - 23 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:00

E O POVO, HEIN? A VER NAVIOS...

Leitor, Leitor, Leitor, quantas saudades! Espero reencontrá-lo, por intermédios plausíveis dessas simplórias linhas, numa boa. Porém, como Euzinho Gondim aqui, meio puto à lá Benazir Bhuto com o inferno astral da fezal politicagem brasileira. Mas, no entanto, entretanto, com as esperanças em dia por dias melhores para cabimentos felizes. Felicidades, Leitor brother, desejarei sempre a vosmecê e ao Blog de Geraldo José.

Puxando os parcos cabelos que me restam, ouvindo João Gilberto e Stan Getz, ouso iniciar a crônica com um pouco de filosofia, sociologia e política. Depois, o pau quebra. Dar licença?

Otonce se jogue, caríssimo e querido Leitor...

Filosoficamente, politicamente, e no contexto social amplo, o dom, a coragem e a arte de pensar é fator por mais determinante no caminhar rumo à liberdade prática insofismável. O ser humano, pois que então, torna-se mais consciente e firme  diante da opressão e do cabresto ideológico repressivo,  portanto menos sujeito a manipulação. Nesse sentido o pensar filosófico, sociológico e político, mostra-nos os trilhos para que possamos entender melhor o que nos cerca, tanto em nossas esperanças e desejos quanto em nossas inquietações intelectuais e preocupações contemporâneas.  O potencial do pensar, escrever, ser arte em algo, promove a solidariedade fundada solidamente em feedbacks respeitos, promovendo uma resistência conjunta ao sofrimento e propiciando a condenação das crueldades que o causam por pessoas díspares e desprovidas do sentido máximo da humanidade a que se tornou e é o sentimento do povão, o povo simples da natureza humana.

Dourei.  Dourou tomém, Leitor? 

De carona na bulé do raciocínio lógico, consciente, normal, racional, focado no bem, na busca incessante de sorrisos, sonhando beijos, orelha em Nana Caymmi, mas, p...da vida com determinados ninhos de corjas, faço em mim uma viagem propícia  a entender, compreender, discernir, de forma indubitavelmente abrangente e sem estreitos, a sacanagem reinante no horizonte  - muito longe, mas, bem dentro aqui -  da peculiar política tupiniquim  brasileira  que se arvora na atualidade. Tentar absorver sob, sobre, e por dentro, essa lastimável paraninfernália que se alastrou descaradamente nos podres poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esse pandemônio dos infernos da bexiga lixa que tem somente como objetivo final destruir o Partido dos Trabalhadores e o maior brasileiro de todos os tempos:  Luiz Inácio Lula da Silva!

Ora carambolas! Qualquer cego que queira ver e escutar, escuta e vê claramente audível a orquestração das elites , do reacionarismo coxinhal sarcástico e nojento, do nicho de serpentes putrefatas, dos usurpadores sanguinários, da direita retrógrada perversa, para pôr fim terra a baixo e aniquilar pela raiz as conquistas sociais, econômicas, esportistas, educacionais, infraestruturais, culturais, ungidas solidamente a partir de quando Lulinha Paz e Amor, esse é o seu nome de vera, subiu  a rampa do Palácio do Planalto, pôs a faixa presidencial e passou, de imediato relâmpago, a cuidar dos mais carentes, oprimidos, lascados socialmente : O homem simples, de fé, esperançoso, amigo. Do Oiapoque nordestino ao Chuí sulista.

O leitor, nunquinha cansarei de soletrar quantas saudades de vosmecê, há de vir cá comigo nestes breves relatos e convir que ninguém, principalmente os zés ninguéns golpistas e imorais direitistas, fez mais pelo Brasil do que o governo petista e Lula. Tô certo ou tô certo, amigão de longas datas? Brigadinho por balançar, deu pra sentir daqui da mesinha, a cabeça positivamente. É isso.Isso mesmo. Leitor filé mignon, sugiro pipoca com guaraná enquanto me acompanha nas belas feituras e benfeitorias de Lula, Dilma no encaixo, durante os seus mandatos populares advindo honestamente das urnas (Ai  que dói de doer  nos golpistas, quando enfatizo as proezas lulistas...).  

Continuando o Windows ...  # Partiu feituras:

*Universidades, Institutos Técnicos, ProUni, FIES, Sem Fronteiras, ENEM, SISU, Creches, Cotas, Concursos Públicos, Incentivo à Pesquisa, Incentivo à Cultura , Mais Médicos, Profissionais da Saúde, Primeiro Emprego, Jovem Aprendiz, SAMU, UPAS, UBS, SUS, Hospitais, Postos de Saúde, Medicamentos, Estradas, Pontes, Ferrovias, Metrôs, Aeroportos, Portos, Urbanismo, Saneamento, Preservação Ambiental, Estádios, Quadras Esportivas, Copa do Mundo, Olimpíadas, Bolsa- Atleta, Luz para Todos, Água para Todos, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Agricultura Familiar, Crédito Agrícola, Crédito Habitacional, Transposição do Rio São Francisco, Pagamento da Dívida Externa,  Combustível Sem Aumento, Tolerância Religiosa e Ideológica, Respeito aos Aposentados , LGBTI, Índios, Negros,  Pardos e, mais que tudo no mundo, Amor aos Pobres, etc tale e  quale.

Ufa, cansei! Tomém, Leitor?  Um enorme montante de bons feitos para uma população dilacerada e esfolada anos e anos. Para permear mais ainda o nosso orgulho, sem vender um tico de nada do valiosíssimo patrimônio nacional material e imaterial. Patrimônio esse que os maleditos eleszão, no lamento dizer de Seu Né do Rodeadouro, querem torrar   por uma ninharia ao capital estrangeiro. Só carne de primeira, chore ao ver os filés: Aeroportos, Portos, Terras indígenas ricas em minérios (RENCA), Eletrobrás e mais e mais onde, sorrateiramente nas diabruras, entupam os insaciáveis bolsos fundos deleszãos próprios

E o povo, hein??? A ver navios...

Em supra-sumo, o Brasil e o seu povo precisa de Luiz Inácio da Silva Paz e Amor.

É mole ou quer molho? Não se pode odiar:

“Lula lá, brilha uma estrela...

Olê, Olê Olê Olá!

Lula Lula lá! “

--Pode, Lorot Arnaldo?

-- Não pode, a regra é clara: O Cara é o Cara!

*** À PARTE, PRA NÃO DIZEREM QUE NÃO FALEI...           

“Bombombom... e essa onda de estar no bolo da Lava-Jato,  Zelotes, PF, MPF, e um acoitador juizinho fajuto fungando sem dar sossego na cacunda Dele?

O leitor sabe mais do que euzinho que Lula errou feio. Entretanto, nunca com o nosso país e, concomitantemente, nem com o seu povo. Mas, ô Lula vê se aprende e não repita mais isso após a vitória acachapante nas eleições de 2018! Rárárá, tô sacando de longe a cara curiosa do leitor se perguntando “Aprender o que? Sobre o quê? “.

Aprender a não apostar, fazer alianças, andar de mãos dadas, beijim no ombro, confiar nem   o cachorrinho pra passear na praia, Neleszãos (Eleszãos, segundo Aurélio : Políticos golpistas, corporativistas, carreiristas gananciosos, salafrários dissimulados, escamoteadores  da dignidade e da decência, f...da p..., cagas voando, amigos do alheio, anti-povo). Já num sabe mainha, confiou na corja dança bonitinho a valsa da traição. Não demora tá chegando a hora e os safados o apunhalam pelas costas. PMDB, PSDB, DEM, PP e outros partidos do p... reacionário estão repletos até a tala de gente desse  torpe naipe. Afinal, só patológicos dementes mentais teimam em conectar laços íntimos de Lula, Dilma, com Geddel (51, Geddel-ACMNeto-DEM-PMDB, definitivamente não foi uma boa ideia. Kkkquiquiqui) e similares lacaios peemedebistas. Ora, esses lacaios viraram funcionários, aliados, ministros de Lula e Dilma por imposição   do apoio do PMDB nas  eleições em troca de cargos. O costumeiro e trivial “ Toma lá, dá cá.”.  Portanto, nem se discute mais que foram mensageiros de má fé infiltrados num governo de alto respaldo popular para angariarem poderes, verbas ilícitas e abrirem caminhos para o golpe final: O impeachment de Dilma e a perseguição desenfreada e vagabunda a Lula. Está explicado e  bico calado, reaças! Oxente que calei vocês. Oxente, viu? Toma.  

Depois da conversa democrática que tive com Ele (Quilaro que tive, leitor confidente. Juro, sim senhor) tenho certeza irrefutável de que Lula tomou ciência e acatou o puxão de orelha dado por Euzinho Gondim: Nada mais de alianças opróbrias, ímpias e abomináveis! Contar para valer, solamente unicamente com a parcela íntegra dos seus. E, clarividentemente, com o seu povo.

Lula aprendeu a lição.

Continundo o Windows...

Eis que, no entanto, no inferno de Dante... urubus, cobras recriadas e gaviões, fazendo das tripas sapato, ousadamente planejam dar um fim súbito defenestrando calabouçalmente a imagem de quem com imenso trabalho, suor e visão humana fez por onde ocupar o espaço no coração do brasileiro, o fôlego na respiração do brasileiro, a credibilidade no seio da nação brasileira.

Toda a nação sabia, não houve surpresa alguma, que Lula seria perseguido, acuado, fuçado até o limite imponderável. É o que esse Moro, juiz (Aspirante a justiceiro à lá milícia) tucano amiguinho de Aécinho Neves e dos oligárquicas do poder, faz e refaz cinicamente desde o início. O STF tem dado a sua contribuição traiçoeira e “ Calado vai ficando, só fala quando eu mandar...”, mantra favorito de Gilmar Mendes Barata. Tá provado, provadinho da silva... O que não está provadinho da silva são as acusações nefastas impostas a Lula. “ Não temos provas nenhuma, mas, temos convicção.”. Quer dizer, otonce, Leitor, que esses cães amestrados-endemoniados prendem por convicção? Se sentem deuses de que? Provas existem, e como meu pai!, de crimes cometidos á luz do dia ,da noite,,da escuridão das madrugas,  pelo Aecinho,  Serrinha,  mulher de Cunha,  Jucá, FBC, Barbalho,  Sarney,  Padilha, Lobão, Moreira, e, pra encurtar a longa lista de ladrões coxinhados,Temer. Por que será que seria que sendo será, Leitor agora cismado e abismado, que continuam a sorrirem  livrezinhos, levezinhos , soltinhos, e bufando na cara do povo ?

É o que Tonha de “ NO BURACO DA TONHA “ , Euzinho Gondim  e todos os brasileiros sensatos e conscientes querem saber.

Com a palavra o  juiz Sérgio Moro,a  PGR, a MPF, a  PF.

O pior é que os meliantes acovardados  do Executivo-Judiciário- Legislativo têm que continuar com a merda que começaram. Se não , fica feio. Se não , saem mal na foto. Se não, se arrombam de uma vez por todas. Assim assado:   Quando iniciaram as operações midiáticas de ludibriação à nação e ao seu povo, pressentiram que o desfecho seria relâmpago e o líder nato brasilianist  Lulinha Paz e Amor, ligerim-qui-nem-cardo-de-cana iria apreciar  o sol quadrado desmoralizado, humilhado,  sem cela  especial por não ter curso superior, roupa de preso listrada e numerada, xororô e barba mal feita. Erraram, né safadinhos de uma figa? O tiro de canhão que ia pegar Lula e seus aliados heróicos saiu pela culatra. Eleszão desnorteiam-se, enfezam-se, patologizam-se na maldade, rodopiam em círculos, pois, suas inteligências estratégicas estão dando com os burros n’água. A saída, já que, de novo novamente repito (Redundância para que não se pairem dúvidas), não podem recuar é tascarem acusações sem provas, sem testemunhas honradas, sem veracidades jurídicas. Inventarem fatos-ficções-fantasias maléficas negligenciais de cunho fatalmente desesperador perante a opinião popular. Criarem, são mestres nessas maracutaias, situações falsas e cabulosas sem amparo civilizatório. Forjarem provas. Adulterarem documentos. Omitirem verdades. Treinarem cães labradores e pitbulls para emergências possíveis. Cutucarem o diabo a quatro   para encarcerarem Lula numa busca desumanamente insaciável de, no mínimo, deixá-lo inelegível para o pleito presidencial de 2018. Somente esqueceram, afinal nunca o avistaram, do principal: O POVO BRASILEIRO!

A nação, pesquisas várias apontam e a oposição espúria morre de trimilicas, fecha com o Cara.

 A nação não sendo ingrata agradece. E o seu povo sabe como ninguém o muito que Lula ainda fará por ele.

Quer saber, leitor? Pergunte e ouvirá em uníssono e bom tom, a resposta humana do Povo:

Obrigado, Lulinha Paz e Amor. Até 2018!

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
POSTAR
135 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:10
DEINHA DOS SANTOS. JORNALISMO .UNEB.

Um texto magnífico em tudo. Perfeito nas colocações e aprazível de ler. Otoniel Gondim tem estilo próprio, definido, metafórico e muito lúcido.Adorei.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:12
Arnô Nunes. Lula é o cara mesmo!

Estou com você, Gondim. Lula tem sentimentos populares.Os outros são elitizados. Lula 2018!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:14
Helena Freire Sobreira.

Retorno em grande estilo. Nota dez. Esperava já por um texto longo, repleto de firulas humorísticas e muito sarcástico. Essa mistura é a cara desse belo escritor e intelectual que Juazeiro e a Bahia tem de valorizar ao extremo, como eu faço. Parabéns, Otoniel. Obrigado.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:15
Urias Nobre. Advogado e Poeta.

Comentando como poeta, dez. Como advogado, zero. Lula vai preso. kkkkkk, digo eu.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:18
Reinaldo Silva. Grande artigo, professor!

Maravilhoso. Direto, objetivo e minucioso. Otoniel Gondim aumenta a sua maestria de escritor a cada linha que escreve. É genial. E estava ouvindo nana Caimi...Lindo artigo, meu caro.Ao Blog, parabéns pela oportuna e excelente postagem.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:20
Carlos Eduardo Sampaio.

Li, reli. Para entender essa fera tem de se ler com cuidado lastro. Ele escreve em círculs e , assim, nos leva no papo agradável até o final. Mestre mesmo. O melhor que tems , hoje, no estado. Notável! Voto em Lula, tomém.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:22
Judite Nascimento. Otoniel Gondim...adeus!

Tanto tempo nos dando alegria por estar ausente do Blog e me vem com um artigo ruim, longo, cheio de erros gramaticais, péssimo em tudo. Vá estudar mais, meu rapaz!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:25
SALETINHA. FÃ DE GONDIM.

SOU EU, GONDIM E GERALDO , QUE PEÇO POR FAVOR AO BLOG DO POVO PARA QUE OTONIEL RETORNE. ESTAVA CERTA.QUE ARTIGO SUPIMPA! LULA VAI LER? MANDE PRA ELE, GONDIM. SOU PT, SOU LULA E SOU OTONIEL GONDIM!!!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:26
Aprígio Duarte Filho.

Tenho ressalvas quanto a Lula ter aprendido a lição de não mais se aliar a gatos e sapatos. Todo político diz e não faz. Lula , então. Cadeia nele e em Otoniel!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:30
César Nascimento. UNIVASF.UM ZÉ NINGUÉM DA VIDA.

Vi outro dia esse mero escritor, aprendiz ruim, em um programa de rádio em Petrolina falando sobre política e cultura. Uma lástima, somente baboseiras. E começando, não terminei, não deu, a ler esse artigo de mau gosto, vi que é um analfabeto político e cultural.Melhor mudar de ramo e dar as suas aulinhas, zé ninguém comunista.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:33
Núbia Souza

Voltou com tudo. Texto-livro esse , hein Otoniel Gondim? Mas, se ler com vontade, rindo e xingando. Um gênio na arte de manusear as palavras. Amo lê-lo Gondim e matou brilhantemente a minha saudade e, acredito, de milhares de leitores e fãs seu no Blog de Geraldo José. Parabéns e vê se não demora muito ...a voltar!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:34
Rapadura

Como diria João Doido , se vivo estivesse: chama Dr. Dewilson lá no sanatório e dá Gardenal que ele melhora !

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:35
Luiz Jatobá. CADEIA NELE!

Lulalalal..na cadeia já! Bolsonaro nele!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:37
Vieira Lopes Carvalho. E Isaac e Bonfin?

Falar de quem tá longe é mole. fale dos desmando de Bonfin, o pau mandado de Isaac. fale se tem coragem!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:41
Feliciana Martins. Salgueirense.

Sou de Salgueiro e resido há dez anos em Petrolina. Conheço toda a família dos Gondim. Adorável família. Otoniel Gondim é o mais inteligente e talentoso da família. Merece a fama que tem de culto, ótimo professor e intelectual. Queria, Otoniel Gondim, que escrevesse um conto sobre a sua infância em salgueiro. pode ser? Beijos e parabéns pelo ótimo artigo. Lula é o cara, sim. Você, também.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:50
CAROL PIRES ALMEIDA. PEDAGOGA.

BELÍSSIMA CRÔNICA! DEMOROU E VOLTOU ARRASANDO. CRÔNICA COM FUNDAMENTO POLÍTICO , FILOSÓFICO, SOCIOLÓGICO, DE PRIMEIRÍSSIMA LINHA. AS ANÁLISE SITUACIONAIS SÃO IMPECÁVEIS E SINCERAS.OS TERMOS INVENTADOS DÃO UM TOQUE DE HUMOR QUE PRENDE A GENTE ATÉ O FIM DE SUSPIRO SÓ. POUCOS FAZEM ISSO NUM TEXTO TÃO GRANDE. OTONIEL GONDIM, O LEIO ATENTAMENTE SEMPRE, CONSEGUE ALINHAR O ERUDITO COM O POPULAR, O ALTO NÍVEL COM O BAIXO CALÃO E NOS LEVA NUMA BOA MESMO NÃO GOSTANDO DO TEOR POLÍTICO, COMO É O MEU CASO. DETESTO LULA E O PT. MAS, LENDO OTONIEL GONDIM ATÉ ACEITO LULA COMO REFORMADOR E POVO MESMO.BRAVO.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:51
Selminha do 8.

è amanhã que Lula vai parar na papuda.rararar.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:55
RENATINHA JUÁ.

Nota mil, milhão. Texto indescritível de tão legal de se lê. Os partidos PMDB, PSDB, PP, DEM são maldades puras. Lula errou nas alianças e deu no que deu. O texto diz tudo sobre tudo.Perfeito e completo. Só você, amigo! Jure que não vai sumir mais. jure. Nota máxima ao Blog por trazê-lo pra nós. Lula 2018!!

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:57
Yulo Linhares. Lascou...

Lascou os coxinhas direitinho. massacrou ...Que bom que você voltou, cara! Agora Lula tem defensor de responsa! Parabéns. grande Gondim.

publicado em 12 de Setembro / 2017 às 23:59
LORETINHO. BOLSONARISTA.

TEM CONVERSA NÃO, CARINHA, LULA ROUBOU E QUEM ROUBA O LUGAR É NO XILINDRÓ. VÁ VISITAR ELE LÁ, CARINHA.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:06
ELDER MASSA. QUE RETORNO, MEU!

Estava p...de tanta demora e pedidos e nada, Otoniel Gondim. Agora, sim, dá gosto de ler uma crônica esquerdista e lulista. Um excelente artigo que mostra às claras quem é quem no coração do país e do seu povo. lindo demais. Que retorno! Deus te conserve assim, mano.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:13
Wilza Carmem. AMOR DE CRÔNICA!

Amei. Demais.Li várias vezes sozinha e em turma. Uma indaga danada, mas, no fundo todos concordaram que o artigo é acima da média tal qual o autor. Otoniel se supera sempre. Não há desgaste em ler o que escreve, pois, nos incentiva a pensar, amei o termo arte de pensar, raciocinar, discernir sobre o proposto. Sou professor do fundamental de português e sei como é difícil prender as pessoas numa leitura . Otoniel o faz com uma facilidade extrema. sabe pintar e colorir cada frase e discorre sobre o tema com humor e profundidade. É um gênio na arte de escrever. Crânio! Ah, sim, beijos, Gondim.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:14
Wilza Carmem. AMOR DE CRÔNICA!

Amei. Demais.Li várias vezes sozinha e em turma. Uma indaga danada, mas, no fundo todos concordaram que o artigo é acima da média tal qual o autor. Otoniel se supera sempre. Não há desgaste em ler o que escreve, pois, nos incentiva a pensar, amei o termo arte de pensar, raciocinar, discernir sobre o proposto. Sou professor do fundamental de português e sei como é difícil prender as pessoas numa leitura . Otoniel o faz com uma facilidade extrema. sabe pintar e colorir cada frase e discorre sobre o tema com humor e profundidade. É um gênio na arte de escrever. Crânio! Ah, sim, beijos, Gondim.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:15
CREUZA LIMA.

O país está estupefato com tantas ratazanas nos comandando e nos representando. Horror..só Deus nos salva!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:17
Marluce Paixão

Se Otoniel gondim não fosse ateu e comunista, juro que o pegaria. Deus é mais!!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:20
Pitoco do 8

Perdeu seu tempo, fessorzinho petralha, ninguém mais engole o PT e Lularápio! Tadinho do fessorzinho.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 00:23
CELINO GOMES. E VOLTOU OTONIEL GONDIM, O CHATO!

Paulo Bonfim está um desastre na administração de juazeiro. É somente ver a calamitosa situação da saúde pública. Isaac Carvalho não vence para dep. federal. Lula vai ser preso. Resta, então, o nosso Joseph Bandeira de fé. Aceitaríamos você, Otoniel, mesmo sedo chato. Joseph 2018!!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:05
Gertudhes Sarmento Vigas

Acabo de assistir o jornal da globo e Temer está em apuros. Otoniel Gondim disse certo nesse importante artigo quando se refere aos golpistas como traiçoeiros e dissimulados e mais coisas. Certo mesmo. Dilma é uma pessoa honesta e foi tira do poder por malandros que, hoje, atacam Lula.Lula não pode ser preso. Iremos às ruas! Valeu, Otoniel, pelo reforço.Belo artigo.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:07
Gabriela Mirim

Intolerável e inadmissivel que uma figura tão importante par a cultura e educação dos jovens, use esse espaço do Blog para defender bandidos. pecou feio, Blog e Otoniel.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:09
Frederico Garcia Concerva

Mandou ver nos reaças. Tascou o pau nos coxinhas. Demais. Nos representa, Otoniel Gondim.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:10
Betânia Loures

Faltou falar da inoperância de gestão de Paulo Bomfim e dos vereadores. Fica pra próxima, amigo?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:11
Pablito

Bonito.mas, não serviu de nada. pois, Lula vai em cana amanhã. Fui.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:13
SEiIXAS NOBRE

ESTOU SABENDO QUE O PROFESSOR OTONIEL GONDIM VAI COLOCAR UMA MÚSICA NO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS. DEPOIS DESSE PÉSSIMO E PARCIAL ARTIGO...TORÇO CONTRA.DEFENDER CORRUPTO/ AH! NÃO ENGULO.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:16
Ruth Aquino Vaz. FACAPE.

Liberdade somente para o povo honesto. para os usurpadores dele, não. lula, temer e todos são da mesma laia. Pena que o texto, lindamente escrito, não tenha dito e levado em conta que são todos iguaizinhos. Pena. Nota cinco, só.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:18
AMARAL DEWWILSON. SUBLIME DEFESA.

SOBERBO. DIVINO. A MAIOR DEFESA DE LUA QUE LI ESTE ANO. SUBLIME.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:20
Túlio Arraes. Valeu, Gondim!

Bombou. Tudo explicado e calou os direitistas com verdades. Parabéns e vamo que vamo com Lula 2018!!!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:21
Teles Medeiros. E os vereadores de Juazeiro, Gondim?

Meto o bedelho neles, esses imprestáveis subservientes. E em Isaac e Bomfim, idem. falou?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:44
Joana - Quim a verdade e alegria so no blog Geraldo Jose

Gráfico montado pela Polícia Federal retrata Michel Temer como o chefe de uma máfia montada para assaltar o Estado; a PF fez um organograma do "quadrilhão do PMDB" da Câmara no qual indica flechas para Temer, ao lado do ex-deputado Eduardo Cunha (RJ), no comando da "gestão do núcleo político" da quadrilha; a Temer se reportariam deputados e ex-deputados que atuaram no Planalto, como Geddel Vieira Lima, Henrique Alves, os dois já presos, e Eliseu Padilha, acusado de receber R$ 10 milhões da Odebrecht; na descrição da PF, o gráfico "tem como referência o presidente Michel Temer". Quim Cunha???

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:50
Veríssimo - Vergonha Quim 51 milhões escondido??

Amo Lula. Amo Jesus. Amo PT. Amo Luz para Todos. Partido dos Trabalhadores. Amo a verdade. Odeio Quim Caju Cunha Temir PSDB Aesiupo Gatinho Angora Boca de Jacare Careca mamando em Brasília??

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:51
Eleitor

Lorotas à parte, pasto para os eleitores de lulinha. 'diproma', corrupção e cadeia antes de 2018.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:53
Raquel

Quim e Cunha recebendo 500 mil por mes de propinas????Cade a Polícia e Moru não ver isto??? Quim ???

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:57
Cidadão

LULA Futuro presidiario.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 01:58
Evalina - Para Senhor Quim e Dona Maria do Socorro

Quem for contra Lula deve ser da quadrilha de Cunha e Boca de Jacare e Gatinho Angora??Assaltantes Temerarios de Mixeu xigam Lula e Trabalhadores todo dia para se livrar da cadeia?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 02:07
Fabiana perguntar a Quim e Maria do Socorro Legitima?

Dizes com quem andas que dir te ei quem és. Todos matadores de Brasília na cadeia da Papuda com o mega Boca de Jacare e Netinho??A cadeia Não cabe tanto Cunha PMDB Caju Careca PSDB Quim ??

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 02:12
Firo - Blog 247brasil e Tijolaco e Conversa Afiada

247 - Em sua propaganda partidária que vai ao ar na noite desta terça-feira (12) na TV, o Partido dos Trabalhadores vai mostrar um balanço da caravana de Lula pelo Nordeste e fazer contrassenso: "Enquanto eles compartilham o ódio, nós compartilhamos a esperança".

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 02:15
Hilário perguntar para Quim

Brasília hoje cheia de ladrões e cortando Luz para Todos e Samu e farmácia dos pobres???Você eh advogado do diabo??

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 03:49
Temernapapuda

Quando o maior golpista traidor bandido Mxeu Temerário vai para papuda. Quim leia o blog 247brasil e Conversa Afiada

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 04:25
Nordestino inteligente

Moro, por favor, não precisa de malas com os R$ 51 milhões como as de Geddel Vieira Lima, nem os R$ 2 milhões de Aécio Neves, ou os R$ 500 mil da mala de Michel Temer. Mostra qualquer necessaire com qualquer trocado pro Lula, uma conta na Suíça, qualquer prova que seja. Mas dessa vez venha com provas, Moro!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 04:36
Eva para Quim

é isso que estão fazendo com o lula , Conhece Joseph Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler? Estes são os 11 princípios que levaram o povo alemão a tentar exterminar à humanidade: 1.- Princípio da simplificação e do inimigo único. Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele. 2.-Princípio do contágio Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo. Pesquisa no Google os outros 9 princípios

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:14
ACÁSSIA CURVELO.

Sinto muito pelos reacionários golpistas. Professor, acabou com eles num escrito bem formulado, detalhado e repleto de exemplos.Lula errou, bom que frisou bem isso, mas, os acertos foram imensos. Merece voltar e ajustar esse país. Viva o povo que o adora. Como eu e o autor nota dez.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:16
Ernandes Amorim. TEATRO.

quando teremos teatro seu, Gondim? Melhor que essas porcarias bajulando hipócritas.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:18
WELLINGTON MORAES.

MELHOR RETORNO AO BLOG DO POVO, IMPOSSÍVEL. BOMBA SEMPRE. O LEITOR VAI ÀS LOUCURAS COM VOCÊ, MESTRE DAS POLÊMICAS. LULA VOLTA ASSIM COMO VOCÊ VOLTOU: A PEDIDOS! COXINHAS..TOMA! AMEI TUDO.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:20
Maria do Rosário Lima.

Sem comentários. Magnífico. que venha análises , no mesmo estilo, sobre a situação e os politiqueiros de Juazeiro.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:22
Sueli Noronha. PMJ.

E a saúde em Juazeiro..e os veredores amestrados? Quando escreverá sobre eles Otoniel Gondim? Coragem não lhe falta. Apresse, pois, a cidade está pegando fogo!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:25
Reginaldo Sandro. BOMBOU.

Incrível de como esse belo escritor os prega peças sempre. No dia em que Lula pode até sair preso de um depoimento, ele traz alento e esperanças para o país. Um texto sem erros, limpo, transparentes em exemplos e citações. Um mágico das palavras. rei nosso da cultura e leitura e senso político adequado. Otoniel Gondim, tiro mais ainda, depois desse histórico artigo, o chapéu para você. Parabéns,.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:27
Quadros Limeira

Se for para demorar a nos escrever e voltar tinindo e maravilhosos desa forma..que se demore sempre. Melhor artigo sobre a conjuntura nacional atual que li. Lula 2018! Isso aí.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:35
xis da question

introdução filosófica da crônica foi espetacular. De cinema. Depois, realmente, o pau quebrou solenementenos golpists e coxinhas de plantão. como Maria do Socorro golpista e Quim. Otonil Gondim, você nos representa. Por isso, tantos pedidos pela sua volta, me incluo nisso. Valeu por demais a pena esperá-lo. Crônica sem defeitos, leve e azeda, erudita e coloquia, tremendamente oportuna e muita lucidez com humor negro.Vou escutar, agora, nana Caymmi para ver se escrevo assim, tão belamente. Lance umlivro, mestre. Beijos. Te adoramos. Ao Geraldo e Blog, parabéns por ter Otoniel , er conseguido,

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:37
Edson Abraão. TOMA COXINHAS. O CARA VOLTOU!

ADOREI O TOMA COXINHAS! LINDO.LUL 2018! ISAAC FEDERAL!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:37
Edson Abraão. TOMA COXINHAS. O CARA VOLTOU!

ADOREI O TOMA COXINHAS! LINDO.LUL 2018! ISAAC FEDERAL!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 06:50
quim

EVA-RAQUEL-JOANA-,HOJE ,LULA,O DEUS DE VOCES SENTARA NA VARA DE MORO,QUE O AGUARDA COM A MANDIOCA DA DILMA,VALE LEMBRAR QUE PALOCCI SÓ DISSE UM QUASE NADA AINDA DO QUE TEM PARA DIZER.QUANTO A TEMER,NÃO SE PREOCUPEM,AFINAL,VOCES VOTARAM NELE EU NÃO,MAS,POR ESTAR CONSERTANDO AS CAGADAS DA DILMA E RECUPERANDO O DINHEIRO QUE A ORCRIM, COMANDADA POR LULA, NOS ROUBOU,SERA REELEITO EM 2018,QUEREM APOSTAR ?...KKKKKKKKKKK...TENHO PENA DE VOCES,AS QUAIS LULA FEZ DE IDIOTAS.ACORDEM PRA VIDA,AINDA DA TEMPO !...TEMER 2018..

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:40
CARLITOS VERGOS. Belíssimo artigo.

Lula depõe quase agora ao juiz que o persegue, Moro. Se sair-se bem, fica aliviado. Se for encurralado e sair-se mal, vai ser preso e ficar inelegível.Precisamos, nós eleitores e cidadãos, ficar atentos. Lula, não votei nele, merece uma defesa imparcial. Pois, foi , na realidade, o único presidente a olhar nos olhos do povo pobre. O artigo traz muito bem as suas feituras. Aplausos para o grande escritor, Otoniel Gondim. Merece a fama que ostenta. Uma voz que deve ser seguida. Precisa lançar o livro e se candidatar, amigo. Sou fã. Belo retorno.Parabéns.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:42
Salomé IV.

O problema é o povo analfabeto político. Vota errado em todo as as eleições. pobre povo. Cada um tem o desgoverno que merece. Artigo mal de informação.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:44
Wallace Moreira Sintras

Taí, agora, nessa volta do sumiço, gostei de Otoniel. Mais compenetrado e objetivo. grande mensagem de esperança e fé no povo e em Lula. Aplaudi.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:45
Urias Solano. Procure o que fazer, professor de m...

Defender larápios como Lula, é o fim da picada!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:49
Olívia Del

Que bom, Geraldo José, Otoniel de volta! E como voltou..retado e genial mais ainda. Os direitistas vão às turras com as suas ponderações sensacionais. Um artigo cheio de verdades, sem arrodeios e bem humorado. Mesmo agigantado, li com entusiasmo. E o livro de contos sai quando, mestre? Beijos e continue firme na luta lulista.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:50
Gustavo Flores . Lularápio..cadeia nele!

O cerco está se fechando. Os defensores da quadrilha petista, como Gondim, se desesperam. Vai perder a boquinha de Isaac e Bomfim, Gondim!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:52
Alfredina Moraes. Pedagoga da PMJ.

Falem o que quiserem, mas, Isaac transformou a educação da cidade. Voto nele. E vocês, Geraldo José e Otoniel Gondim?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:57
Selma Santos. memorável volta ao Blog!

Mesmo. Já sabia que Otoniel Gondim vinha fervendo, SÓ veio mais ferrenho, determinado e mais, como se fosse isso possível, genial. Fez um relato minucioso, citações adequadas, humor, exemplos, filosofia. Mestre das polêmicas, continua a ser, na região e na Bahia, o grande aliado e defensor de Lula e da classe oprimida. Otoniel Gondim faz textos enorme e, ao mesmo tempo, fáceis e agradáveis de se ler. Rimos e nos enfezamos com ele, mas, não conseguimos parar a leitura. Qual o segredo, Gondim? Adorei a sua volta. Que seja eterna, agora, viu Geraldo José? Parabéns pelo sublime texto, Otoniel.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 07:59
Duílio Moreira

Enfrenta o cara, Quim maria do Socorro golpista! Quero é ver vocês no bolso. Maltratou legal os golpistas e coxinhas, cara. kkkkkkrsrsrsrsr.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:02
Tonha do 8.( Nelita Borges. Ex-Colégio Motiva).

Quem é essa famosa Tonha de NO BURACO DA TONHA? Adorei o bullyng. Sensacional artigo. Um compêndio de verdades. Alimentou-nos de fé e esperança, Otoniel Gondim, meu ex- e sempre professor de Química do Colégio Motiva. Lembra de mim? Beijos.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:10
Jimenez. Recife.

Sr, jornalista Geraldo José, parabéns por manter a linha democrata do Blog. desde a primeira vez que o acessei que não parei de dar uma olhadinha algumas vezes por dia. Sempre buscando, como jornalista free-lancer, cronistas e contos. Otoniel Gondim, a quem conheci há pouco em Juazeiro, é o meu preferido. Muito cérebro, idéias, talento, conhecimento e coragem numa só pessoa. Gente do bem, socialista preocupado com o povo simples. Adorei esse super artigo, independente de apoiar Lula ou não. O modo de escrever de Otonie Gondim é único nesse país. Nos transforma.O admiro muito, amigo. Deus te co

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:24
Flávio Araujo. O DOM DA ESCRITA.

NADA DE LONGO, O ARTIGO É UM VERDEIRO DESFILE DE TALENTO E DOM DE ESCREVER COM FACILIDADE, PASSANDO DA FILOSOFIA À POLITICAGEM, MÚSICAS, SOCIOLOGIA. OTONIEL TEM O PODER DE TUDO ISSO, NÃO SEND À TOA QUE EU E UMA MULTIDÃO O CONSIDERAMOS ACIMA DA MÉDIA, UM GRANDIOSO PENSADOR LIBERTO, UM GÊNIO DA RAÇA. LI DE SUPETÃO E RELI VÁRIAS VEZES. ADOREI. E OLHA QUE NÃO SOU FÃ DE LULA, NÃO.DEZ É POUCO, OTONIEL GÊNIO GONDIM.ABRAÇOS.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:26
SAI DE BAIXO, PROFESSOR RADICAL!

Muito radicalismo. Beira a idiotice não enxergar a roubalheira comandada por Lula. Ou, no mínimo, o professor radical de sempre, está comendo pelas beiradas do Paço de Isaac uns trocadinhos. No mínimo.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:29
Zabelê.

Um excelente início: Filosofia, política e Sociologia. Genial mesmo. Parabéns. Porém, depois o artigo desandou em críticas fúteis e elogios falsos a gente falsa. uma pena, Gondim, bem deveria ter para na introdução. Adeus, Lula, Isaac.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:47
Sula Moura

Péssimo. Só isso.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:48
Uma Torpe

lindo artigo-livro. lula 2018! Isaac a Federal!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:51
Gilvaneide Nascimento Brito.

Simples e profundo. precisava ler algo assim, pois, aumenta a esperança de dias melhores , sim. Obrigado ao Blog por puxar Otoniel de volta. Ao Otoniel que deus abençoe sempre essa cabeça cerebral do bem.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:54
Josélia Maria Fernandes. NOS SALVOU, OTONIEL GONDIM!!!

Lembra , Geraldo José, que era eu que pedia sempre com chatice por crônicas do professor Gondim? Valeu ou não valeu a pena ? Sim, bombou. E bomba por que sabe como poucos escrever para o leitor pensar, por a cuca pra funcionar. O que fortalece a nossa auto-estima. Maravilhoso artigo. Votarei em Lula e Isaac Carvalho. Joseph para estadual.Pronto. Agradeço o espaço.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 08:57
Verdades.Otoniel e Joseph?

As maiores cabeças num só lugar. Amo os dois.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:00
Francisco Alves de Assunção. Pelo Velho Chico, todos!

Otoniel Gondim, por onde andas? Se estiver na cidade, participe dos nossos movimentos em favor do Rio são francisco. Precisamos de vozes ecoantes de respeito. Ok? grande crônica, como sempre.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:01
BOLSONARO NELE!

Bolsonaro vem aí para botar petralhas no xilindró!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:24
Charles Spray. Falta Deus, amigo Otoniel Gondim?

Lamentável saber que uma figura esclarecida como é esse autor e escriotr de renome, enverede por um caminho errado. Ora, otoniel, Lula que santidade é essa de Lula que você tanto adora/ o cara quebrouo país. reveja os seus critérios de avaliação, otoniel. tem tudo na mão: Inteligência, dom da escrita, inspiração. Mas, lhe falta coerência, imparcialidade. Acredita em Deus? O procure.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:31
Deodato Evangelista

Que jornal! Como aprendeu a escrever tanto assim/? Me matei, alegremente, mas li e como li. Com açúcar e com afeto...Bem empregado o pau dado nos golpistas. Viva o povo brasileiro!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:33
Belzinha da Piranga 1.

O descaso do prefeito para com o meu bairro é demais. Blog venha aqui verificar e fazer matéria, por favor.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:36
Wilma Leal. Guerra ao texto !

Viram a bomba que Gondim nos preparou? Sou anti-Lula e convoco os colegas ideológicos a meterem o pau nesse texto depreciativo das liberdades de escolhas. Me senti muito ofendida. Vamos lá, camaradas?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:37
Humberto Conselheiro.

Não adianta insistir...é hoje que Lula se f...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:40
Adriana Estevão Coelho

O professor Otoniel Gondim vai ser, com certeza, um grande coordenador e cabo eleitoral fortíssimo na campanha de Joseph bandeira, a minha bandeira de fé, para Dep. estadual. Querem apostar? Voto em Lula e bandeira.Lindas palavras.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:41
Marcelo Feitosa

Para quem apoiou o golpe, receba esse grandioso artigo e tome vergonha na cara! mandou bem, Gondim. Lula 2018!!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:49
Arlindo Filgueiras. Mestrado em Ctências Sociais. UFPE.PONTO DE VISTA.

Não por acaso resolvi ler este artigo. Indicação de uma aluna . Me surpreendi logo com a introdução performática ímpar ao colocar de forma inseparável, tal qual deve ser, a arte de pensar enquanto filosofia, sociologia e política. De maneira simples e autoral o autor discorre seguro palavra por palavra. tem, realmente, a facilidade do manuseio delas.O faz com a maestria dos grandes contistas e cronistas, escreve para algum grande veículo de comunicação?, que se utilizam não somente do cotidiano prático, mas, da inspiração própria. juazeiro tem um primor de escritor,parabéns , Otoniel Gondim!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:50
Arlindo Filgueiras. Mestrado em Ctências Sociais. UFPE.PONTO DE VISTA.

Não por acaso resolvi ler este artigo. Indicação de uma aluna . Me surpreendi logo com a introdução performática ímpar ao colocar de forma inseparável, tal qual deve ser, a arte de pensar enquanto filosofia, sociologia e política. De maneira simples e autoral o autor discorre seguro palavra por palavra. tem, realmente, a facilidade do manuseio delas.O faz com a maestria dos grandes contistas e cronistas, escreve para algum grande veículo de comunicação?, que se utilizam não somente do cotidiano prático, mas, da inspiração própria. juazeiro tem um primor de escritor,parabéns , Otoniel Gondim!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:52
Graça Vianna Pacheco. Lula neles!

Sem delongas, como costuma dizer o meu amigo Paulinho, o artigo é, simplesmente, SENSACIONAL! Lula neles..o povo é a voz!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:54
Jonas Paullete

Fosse coxinha, depois desse artigo, pedia o papel higiênico...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:57
Ticiane Lopes

AMO OTONIEL GONDIM. RECLUSO, EREMITA, FORMIDÁVEL CÉREBRO E CORAÇÃO. EXEMPLO DE IDEOLOGIA SOCIALISTA PRÁTICA. UM BAITA DE ESCRITOR, PROFESSOR E COMPOSITOR. DEIA SAIR CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL.QUE ARTIGO! O BLOG E SEUS LEITORES TE AMAM.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 09:59
AQUILES MORENO. AO GERALDO E BLOG!

O Blog lulou de vez, foi? lamentável aceitar um artigo irracional e estúpido desse.Lamentável.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 10:03
Fagundes Pereira. O mestre Gondim de volta!

Arrasou.Bombou. Acabou de vez com o juízo final dos coxinhas e retrógrados de direita perversa, como disse no excelente artigo. O máximo que li nos últimos tempos. Aproveito para ouvir hoje João Gilberto e nana Caymmi. Obrigado, mestre Otoniel Gondim.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 10:22
Mauro Henrique

MEU CARO VIERA SE ESSE ÉBRIO POETEIRO FOR FALAR DE BOMFIM, ELE PERDERÁ A BOQUINHA FANTASMAGÓRICA QUE ELE RECEBE HÁ 9 ANOS...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:08
Vicente sarno Sobreira

Me apraz quando leio algo com tamanha intensidade: Filosofia, Sociologia e política. Num só contexto o autor, de forma impecável, fez as suas análises, pontos de vistas próprios, e execrou, até com determinada educação os seus opositores políticos ideológicos e práticos. Tudo em harmonia linha a linha, parágrafo a parágrafo. Extremamente bem escrito, o artigo mais parece um ensaio para estudos do que meramente para se ler. Otoniel Gondim lhe falta um livro, não? Pretendo continuar neutro politicamente, no entanto, o seu artigo induz a acreditar no que escreve. mágico. Parabéns.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:09
Malan Stefannini

Só marmotas. Quem for besta que te compre, meu rapaz. XÔ!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:13
Dalva Gomes. Deu pena...

Os comentários no trabalho sobre a volta de Otoniel Gondim ao Blog não param. por isso depois de ler semelhante espúrio artigo, resolvi comentá-lo rápido. É vergonhoso e ultrajante, depreciativo, imoral e indecente. Além de colocar como Deus um diabo chamado de lulinha ladrão e horror! tenho pena desse autor...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:16
Gutemberg Aladim. E sobre Isaac, paulo Bomfim e os Vereadores?

Volta bem mais célebre. E mais arrojado. Daqui pra frente vai ter, será, Isaac, Bomfim e vereadores no contexto, Otoniel e Blog? Tomara. A cidade está comandada poe r um grupelho nojento. Veja isso, Otoniel Gondim! esperamos esse tema como artigo. Se vire.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:18
Heron de Mello

Onde andas, meu caro professor? Ótimo que retornou ao Blog com um brilhante artigo. massa e dê notícias e mais artigos como esses.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:20
Zilminha. FORA LULA!

FORA LULA DO PÁREO! CRÔNICA BABACA.MELHOR CONTINUAR COMO ESTAVA: ESCONDIDO.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:22
Rildo Albuquerque Coelho. Petrolina.

onde fica mesmo esse bairro Juazeiro em Petrolina? Posto Ipiranga responde: Logo ali , depois da ponte. KKKKKKKKKKKKKKKK Juazeiro é uma piada. Viva Petró!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 11:59
quim

POIS É...'O ex-ministro e ex-homem de absoluta confiança de Lula não se limitou a confirmar a história do imóvel. Isso foi café pequeno. Segundo aquele ora chamado de “traidor” pelos petistas, Lula fez um “pacto de sangue” com o comando da Odebrecht orçado em fabulosos R$ 300 milhões. E, no pacote, olhem para a enormidade da coisa, estaria até o tal sítio de Atibaia, questão que é investigada em outra ação penal....(Reinaldo Azevedo)...PALOCCI É O CARA !...TEMER 2018 !...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:01
quim

POIS É...'O ex-ministro e ex-homem de absoluta confiança de Lula não se limitou a confirmar a história do imóvel. Isso foi café pequeno. Segundo aquele ora chamado de “traidor” pelos petistas, Lula fez um “pacto de sangue” com o comando da Odebrecht orçado em fabulosos R$ 300 milhões. E, no pacote, olhem para a enormidade da coisa, estaria até o tal sítio de Atibaia, questão que é investigada em outra ação penal....(Reinaldo Azevedo)...PALOCCI É O CARA !...TEMER 2018 !...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:03
quim

POIS É...Nesta quarta, Lula certamente negará que tenha acertado qualquer vantagem para a compra do tal terreno, que, de resto, não foi usado pelo instituto. Mas sabe que isso não tem importância. Sua principal tarefa, e vamos ver como Moro conduzirá o interrogatório, será negar que tenha estruturado a organização criminosa...)Reinaldo Azevedo)...TEMER 2018...PALOCCI É O CARA !...

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:28
Raíssa Rodrigues. FÃZÉRRIMA DE OTONIEL GONDIM.

Sou admiradora do professor Otoniel. Fui sua aluna no Colégio Dr. Edson Ribeiro, curso de análises química. Um senhor mestre. Lendo as suas proezas no Blog, somente aumenta essa admiração. tem talento diferenciado, coragem e cultura. uma crônica histórica que até Lula, é possível isso?, devveria ter acesso e ler. maravilha de crônica. tamos juntos com Lula! Beijos, mestre.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:29
Tadeu Ventura

temer e cia. com os dias contados. Lulalalalal 2018!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:33
Regilane Conceição

À espera do seu livro de contos. Sucesso total. E a sua música no festival edésio santos vai ter mesmo? Estarei lá na torcida! Valeu, grande artigo. o povo é soberano!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:35
Ilma Soares. Bateu legal!

Bateu bem. Bela volta ao Blog. È disso que o povo precisa: Voz potente, de respeito, forte. Vamos que vamos com Lula 2018!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 12:35
Ilma Soares. Bateu legal!

Bateu bem. Bela volta ao Blog. È disso que o povo precisa: Voz potente, de respeito, forte. Vamos que vamos com Lula 2018!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 13:58
Edicarlos Lima. Pelo lado errado, amigão Gondim.

Bem, tirando a aberração de colocar Lula como amador e santo, o artigo é deveras muito bem escrito. Inteligente como é, Otoniel Gondim sabe conduzir o leitor até o término sem cair no cansaço, já que o texto, para padrões normais de blog, é extenso. porém, torna-se leve e agradável de ler ao criar situações de expectativas e humor. Pena, amigão Gondim, que enverede pelo lado podre que é o PT e Lula. Gostaria que no próximo botasse para quebrar em verdades sobre o impe´rio político de Isaac carvalho e Roberto Carlos. Fechado?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:00
Edicarlos Lima. Pelo lado errado, amigão Gondim.

Bem, tirando a aberração de colocar Lula como amador e santo, o artigo é deveras muito bem escrito. Inteligente como é, Otoniel Gondim sabe conduzir o leitor até o término sem cair no cansaço, já que o texto, para padrões normais de blog, é extenso. porém, torna-se leve e agradável de ler ao criar situações de expectativas e humor. Pena, amigão Gondim, que enverede pelo lado podre que é o PT e Lula. Gostaria que no próximo botasse para quebrar em verdades sobre o impe´rio político de Isaac carvalho e Roberto Carlos. Fechado?

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:05
Normeide Menezes. UPE.NOTA MÁXIMA AO ARTIGO.

De tanto falarem nesse professor-escritor me empolguei a l~e-lo. Confesso que fiquei deslumbrada com o estilo audaz com que trata um conteúdo tão atual e importante. para isso, entusiasmei com a mistura feliz que faz nas frases e parágrafos. São metáforas, hipérboles, metonímias, ironias, que me nortearam o tempo todo. Amei. lula tem o meu apoio, professor. falarei desse artigo a meus alunos em sala. vale a pena divulgar algo, nesse momento, tão precioso.Parabéns ao Blog pela postagem e ao professor, nota máxima.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:06
Limaverde. CONTRA PETRALHAS.

Asneiras sem eiras e nem beiras. perda de tempo. Vai te catar, insolente e mal educado!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:08
Maria das Graças Gomes de Almeida

Grandioso retorno ao Blog. Independente de concordar ou não com o teor da crônica, li com muito gosto e o parabenizo, professor.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:11
Marília Mendes

Os Quins da vida devem estarem tontos com essa lição política dada pelo excelente texto de Otoniel Gondim. Uma valiosa volta ao Blog do povo. DEZ.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:12
LORENA FERRAZ

MAS, LULA É BONZINHO ASSIM? SEI NÃO...MORO SABE!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:13
SÉRGIO ANDRADE LINS

LULA É IMBATÍVEL. O POVO É A VOZ DE DEUS! LULA 2018!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:14
Luana Costa

fora temer e cambada de golpistas!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:17
Alfredo Malaquias Dourado

Massa de retorno. Vem mais? Tomara. Tô com Lula e num abro!

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:20
Elza Dolores. É ruim!. Tem bufunfa...

É ruim de Otoniel Gondim fazer artigo contando a situação de Juazeiro. os seus interesses se confundem com os de Isaac, Bomfim e a laia grande. tem bufunfa, Gondim? $$$$$$$$$$$$

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:22
Elza Dolores. É ruim!. Tem bufunfa...

É ruim de Otoniel Gondim fazer artigo contando a situação de Juazeiro. os seus interesses se confundem com os de Isaac, Bomfim e a laia grande. tem bufunfa, Gondim? $$$$$$$$$$$$

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:38
Alonso Siqueira. Poeta soteropolitano.

Geraldo José e blog, tenho acompanhado assiduamente o blog e leio com muita atenção e respeito os artgos, textos e crônicas dos seus fiéis colaboradores. O que me enche de conhecimetos para poetisar e adquirir mais cultura. Me impresssonodemais com o pressor, escritor e compositor Otoniel Gondim. O estilo, o arrojamento, a criação espontâneo de vocábulos, os elementos diversos da obra, os temas muito bem escolhidos e, fundamentalmente, a inspiração, a coragem e a genilidade. Em Salvador, tem fã clube. Ele e o Blog.Esse artigo é o de melhor que li esse ano. Genial.Partabéns atodos, Blog e Otoni

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:42
Telminha Luz. LULA: ORGULHO DO POVO. VALEU, OTONIEL GONDIM!

Tenho orgulho d votar em Lula. Ainda mais quando me deparo, neste dia em que vai prestar depoimento ao nojento de Moro,com um texto tão humanísitico como esse do professor Otoniel Gondim. me dá força, coragem para a luta contra os imbecis do golpe e das reformas contra os trabalhadores e estudantes e aposentados. Pegou na veia, mestre Gondim.Te amo.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:42
Telminha Luz. LULA: ORGULHO DO POVO. VALEU, OTONIEL GONDIM!

Tenho orgulho d votar em Lula. Ainda mais quando me deparo, neste dia em que vai prestar depoimento ao nojento de Moro,com um texto tão humanísitico como esse do professor Otoniel Gondim. me dá força, coragem para a luta contra os imbecis do golpe e das reformas contra os trabalhadores e estudantes e aposentados. Pegou na veia, mestre Gondim.Te amo.

publicado em 13 de Setembro / 2017 às 14:56
quim

MARÍLIA MENDES-NÓS OS 'QUINS' TONTOS DA VIDA ? KKKKKKKKKKKKKKKKKK...NÃO TEM OUTRA ? SÓ ESTA ? MAS QUE POBREZA ! NÃO SOMOS DEPENDENTES DE 'OTONIEIS GODINS' DA VIDA,COMO VOCES QUE FORAM DOUTRINADOS E TRANSFORMADOS EM IDIOTAS UTEIS POR LULA E AGORA SÃO INCAPAZES DE PENSAR POR SI PRÓPRIOS.NÓS COXINHAS TEMOS DISCERNIMENTO E VONTADE PRÓPRIA,NÃO SOMOS CEGOS COMO VOCES, 'MARIAS VAI COM AS OUTRAS'QUE NÃO ENXERGAM UM PALMO ALEM DO NARIZ...PALOCCI É O CARA,QUE MOSTROU A VERDADE SOBRE LULA E SUA FARSA...TEMER 2018...MAS,SER ELEITO POR VOCES PETISTAS...NÃO TEM PREÇO ...KKKKKKK

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 13:30
Pedro Paulo

Lendo o artigo e os comentários percebi que nós brasileiros merecemos os políticos que temos. Vivemos de ideologia e eles da exploração deste mísero sentimento.

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 15:18
Guarabira Queiroz Lima

Estava certo David Lima, no Artigo que escreveu, quando deu esse título: "SE FICAR O BICHO COME, SE CORRER O BICHO PEGA". Sinceramente, estou em um dilema, por não saber em quem votar para Presidente da República do Brasil. Acho que o Senador Cristovam Buarque, se for candidato, é o melhor nome. A situação da política no Brasil atual é deprimente, com tantos escândalos estourando em todo canto desse País. Tem que haver uma Reforma Política e Eleitoral, de forma radical, senão a coisa vai ficar de ruim a pior.

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 15:35
Guarabira Queiroz Lima

A saúde pública está na bancarrota, as melhores Clinicas Médicas não atendem mais pelo SUS. O brasileiro precisa ter dinheiro para fazer um bom tratamento em uma Clinica Particular, com consulta e exames custando os olhos da cara. Na Educação, muitos estudantes pobres que estudam em Faculdades Particulares, trancando as matrículas, por não ter conseguido revalidar o FIES, e, consequentemente, pelo motivo de não poder pagar as mensalidades. Os constantes assaltos a Bancos acontecendo nas cidades do interior, deixando a população apavorada. É isso que a gente ver.

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 16:09
Guarabira Queiroz Lima

Se o Ex-Ministro Antonio Palocci falou a verdade no depoimento que deu ao Juiz Sérgio Moro, sobre o Ex-Presidente Lula, a situação de Lula fica muito difícil, por boa defesa que tenha, mas não derruba a verdade. Assim penso eu, por mais bom que seja a pessoa, mas ninguém estar acima da lei. É claro, que Palocci tem que provar o que disse, caso não prove, o seu depoimento se transforma em calúnia. Vamos aguardar o final dessa novela infernal. Tem gente que para si defender de faltas cometidas, inventa muitas histórias, entretanto, a verdade mais cedo ou mais tarde, vem átona.

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 23:15
Profº Edi Santana

Meu caro amigo Otoniel Gondim escreve com maestria, como poucos aliás, só ele mesmo pra fazer um texto tão longo sem perder o foco e prender prazerosamente a atenção do leitor. Sou seu fã meu caro amigo.

publicado em 14 de Setembro / 2017 às 23:16
Profº Edi Santana

Posso afirmar com toda convicção que Otoniel Gondim está num dos seus momentos mais sublimes de criação, digo por que tive acesso de primeira a alguns contos novos que farão parte do novo livro. O cego que e enxergava xibiu, Ex-Negão e Salva-se quem Quiser, são três crônicas maravilhosa e essa última vai ser de criar polêmica. Parabéns meu caro amigo.

publicado em 16 de Setembro / 2017 às 15:21
Everaldo Conselheiro. Poeta Independente. Brasília. Baita de um texto!

Poeta petrolinense, socialista, radicado em Brasília há 15 anos. Acompanho o dia a dia da minha região do São francisco, principalmente, via Blog Geraldo José. Blog que admiro e respeito pela linha democrática e livre de pressões daqui e dali. Bem, me pediram para ler e analisar o texto do cronista e professor Otoniel Gondim. Antes informo que Otoniel Gondim goza do meu apreço e da minha infinita admiração como intelectual e escritor. A sua genialidade está na coragem no amplo conhecimento e no talento nato. O texto é sublime,incomparável. Parabéns,Gondim. Mais um fã ardoroso que conquistou.

publicado em 17 de Setembro / 2017 às 15:44
Almira Albuquerque. Mestranda em Literatura Luso-Brasileira.

Enfim consegui encontrar e ler o tão cementado artigo do professor Otoniel Gondim. Impressionante em sentidos básicos: Completitude no assunto, Versatilidade no desenvolvimento, linguajar acessível para todos - eruditos e modernos, profunididade de repassar conhecimentos da causa temática, agradabilidade de leitura. Sãp performances que deixam o leitor à vontade, sem pausar e tecendo, no ato da leitura, já um raciocínio de compreensão crítica. Uma mescla de humor sarcástico, pueril, entre o silêncio e o negro. Mesmo o tema abordado não tendo ardor poético, muito ao contrário, o autor fez ...

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.