Mercado do Produtor de Juazeiro recebe 1ª feira de saúde com serviços gratuitos aos trabalhadores

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Itaberaba realiza na próxima segunda-feira (25), a primeira Feira da Saúde no Mercado do Produtor de Juazeiro. O evento acontecerá no prédio da administração do entreposto, a partir das 9h e tem como objetivo promover saúde aos usuários do Ceasa.

Dentre os serviços que serão ofertados estão: testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, vacinação para trabalhadores, consulta odontológica e médica, além de medição de glicemia e diversas palestras com orientações aos trabalhadores. Em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) haverá também a ‘Estação Cidadania’ oferecendo serviços como recadastramento e atualização de dados do Bolsa Família.

“Uma ação como essa, neste local é muito importante, pois circulam mais de 4  mil pessoas por dia de várias regiões do país e de certa forma esquecem de cuidar da saúde. É uma maneira de levar a esta população a oportunidade de cuidar de sua saúde e de prevenir doenças. Agradecemos aos parceiros envolvidos, pois o Mercado do Produto precisa de iniciativas como estas”, avaliou Mitonho Vargas, diretor executivo da AMA

Acácio Andrade, médico veterinário e residente em saúde da Família da UBS do bairro Itaberaba destacou que o entreposto tem um grande público masculino e um dos focos da ação é voltado à saúde do homem. “Em geral, o homem não se cuida, não vai ao médico, não faz exames. Às vezes por conta da correria do trabalho. Por isso é importante o trabalho de conscientização. A Feira tem um papel preventivo com diversas atividades voltadas para orientar e conscientizar os trabalhadores em geral” explicou o médico.

Entre os parceiros da Feira da Saúde além da AMA estão: a Unidade de Saúde do bairro Itaberaba, Univasf, Secretaria de Saúde de Juazeiro, Centro de Referência da Assistência Social do Itaberaba (CRAS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Daniela Duarte/AMA