Instituto Sou da Paz diz que porte de armas para agentes de trânsito vai piorar a segurança pública

Está aguardando sanção do Presidente Michel Temer, o Projeto de Lei aprovado e votado no Senado Federal, que concede porte de armas de fogo para agentes de trânsito.  O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), lei federal regulamentada em 2004. 

O assunto não é unanimidade. "O porte de armas para agentes de trânsito piora a segurança pública e não melhora a segurança dos próprios profissionais, uma vez que aumenta o número de armas em circulação no país", destaca Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.

Segundo Ivan, com mais categorias profissionais, não pertencentes às forças de segurança pública, portando armas pelas ruas, maior o risco de vitimização destes profissionais bem como destas armas serem desviadas para o crime. 

"Um projeto como esse coloca esses agentes em risco além de criar um problema de ordem administrativo-financeiro para estados e municípios que já estão quebrados", diz o instituto, que levanta alguns questionamentos a respeito da medida. 

Redação blog com informações Agencia Brasil