Associação da travessia das Barquinhas ameaça que serviços de travessia serão prejudicados com baixa vazão do Rio São Francisco

A baixa baixa vazão do rio São Francisco, tem preocupado os moradores que necessitam fazer a travessia Petrolina/juazeiro e vice versa. A seca do rio tem preocupado devido o risco das barcas encalharem e causar acidentes. A prefeitura de Petrolina realizou no mês de julho uma interdição no ponto das barquinhas que fazem o trajeto Petrolina/ Juazeiro. Foi feita a retirada de areia e sedimentos que ficam às margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina com o objetivo de melhorar atracagem das embarcações e evitar o encalhamento.

A medida foi da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) ,  definida na época após uma reunião que contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras autoridades do município.

A  reunião buscou uma alternativa de atender os condutores de embarcações que relataram dificuldades de atracagem e encalhamento de barcos, com diminuição da vazão do rio. “É muito cascalho, é muito raso. Então a gente tem que ter todo o cuidado para que não venha encalhar a embarcação”, argumenta o presidente da Associação das Barquinhas, Luiz Raimundo Pereira.

A situação nesta primeira quinzena de outubro piorou. Com a palavra as autoridades de Petrolina e Juazeiro. Também a agência fluvial devido a segurança das embarcações e passageiros.

Redação blog com informações G1