Artigo - O problema não são os números ímpares

Minha filha, estou ligando para dizer que fiquei triste e preocupado com o que presenciei em sua casa neste final de semana. A educação e o cuidado que eu e sua mãe proporcionamos para você e seus irmãos não estão sendo recíprocos ao seu filho. Onde já se viu um menino de 14 anos, que frequenta a escola desde o maternal, não saber que três mais cinco são oito e ainda vir com a desculpa que o problema são os números ímpares? O que pude perceber, na verdade, é que a danada da internet está atrapalhando o aprendizado do meu neto e vocês não têm feito nada para mudar isso. Durante o tempo que passei em sua residência a única vez que ouvir a voz de Pedrinho foi na minha chegada e saída quando ele me pediu a benção.

Esta situação verídica é uma preocupante realidade que já afeta famílias nos mais diversos níveis sociais e culturais. Algo que caminha para se tornar um grande problema de saúde pública se não for feito um 'tratamento' que envolva escola, mídia, governo e, principalmente, família. A rede mundial de computadores (a internet) é um dos maiores inventos da humanidade, uma espetacular ferramenta para troca de informações e aprendizado, mas assim como tudo aquilo que é feito de forma desenfreada e sem controle, pode proporcionar efeitos indesejáveis e nocivos àqueles que a usam.

A orientação familiar atrelada à educação no sentido de chamar atenção para os 'efeitos colaterais' seria, se não a mais acertada, uma das principais ações para o acesso consciente da Internet. Valendo a preocupação não só para as crianças e adolescentes, como também para adultos, se faz necessário um acompanhamento aos "plugados compulsivos". Os chamados 'lixos digitais' são facilmente encontrados e nem sempre detectados e reconhecidos como ameaças. Geralmente os jovens são as vítimas escolhidas.

Se aproxima o encerramento do ano letivo em muitas instituições de ensino. Neste momento é possível observar se a presença da Internet influenciou positivamente ou negativamente no desempenho dos estudantes. Se as notas foram azuis é um bom sinal do uso consciente e se o vermelho se destacou é um sinal que precisa ser observado.

Muitos educandários utilizam algum tipo de Plataforma Digital de Aprendizagem, o que proporciona vários benefícios, como a melhora da comunicação entre alunos e professores, além de tornar o aprendizado mais interessante. As plataformas são ambientes de ensino e aprendizagem inovadores, com conteúdos, recursos, ferramentas interativas e soluções que possibilitam uma aprendizagem colaborativa, além de permitirem que os pais acompanhem de perto o desempenho dos filhos. A partir deste conceito é possível perceber que o acesso à Rede de Computadores vai além de jogos que fazem apologia à violência e ao uso de drogas. Que o diga o Baleia Azul, disputado pelas redes sociais e propunha desafios macabros. Tamanha comunicabilidade exige responsabilidade à altura. A decisão de participar dessa gigante rede tem impacto sobre a vida pessoal e profissional das pessoas.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador