Espaço do Leitor: Cadê o Programa Prefeitura Cidadã?

Apesar dos holofotes estarem direcionados à “Folia do Rei Momo” que é antecipada na cidade de Juazeiro-BA, não podemos deixar de lado os projetos e programas do Executivo que visam à melhoria da qualidade de vida da população juazeirense, principalmente, quando envolvem o diálogo e a participação cidadã, conforme bastante destacado no Programa de Governo do atual prefeito.

Nesse sentido, gostaríamos de saber como estão as ações do Programa Prefeitura Cidadã após o lançamento em outubro/2017. Por onde andam os Comitês Gestor, Intersetorial e os Conselhos Comunitários?  O objetivo do Programa “é criar espaços permanentes para o diálogo entre o Governo Municipal e a população, para obter o diagnóstico correto das demandas de cada comunidade, através dos agentes públicos das diversas secretarias da Prefeitura” (https://www6.juazeiro.ba.gov.br/governo-municipal-lanca-o-programa-prefeitura-cidada-em-juazeiro/). Porém, já se passaram três meses do lançamento e ampla divulgação do Programa. E agora? Onde estão os espaços permanentes?

Foi noticiado o segundo encontro do Residencial Mairi, o qual, de acordo com a notícia, teve grande participação da comunidade (https://www6.juazeiro.ba.gov.br/prefeitura-cidada-realiza-segundo-encontro-e-moradores-do-residencial-mairi-parabenizam-a-acao/), que parabenizou a ação, inclusive, já obteve, naquela ocasião, respostas positivas quanto às demandas apresentadas pela população. Mas, e agora? Como estão os 19 bairros da zona urbana de Juazeiro? Como está a atuação dos representantes do Comitê Intersetorial?

Posso afirmar, como moradora, que o Bairro Tabuleiro ainda não obteve nenhuma resposta positiva sobre as inúmeras reivindicações apresentadas pela comunidade nos dois encontros realizados. Não sabemos ainda como está o andamento da reforma do corredor de ônibus; o lançamento de dejetos no Riacho que corta o Bairro; a limpeza de terrenos baldios; a reforma da Praça Geraldo Martins; a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificado do município de Juazeiro, localizado no Bairro (última previsão de entrega novembro/2017); dentre outras reivindicações apresentadas por moradores(as) nos dois encontros realizados no Bairro com a presença de servidores municipais representantes do governo municipal.

Precisamos que o objetivo do Programa seja alcançado, que o diálogo com as comunidades seja permanente. Conforme aponta o Secretário de Governo, “O Programa foi idealizado para garantir a democratização da gestão do prefeito Paulo Bomfim, possibilitando a participação das comunidades na aplicação e definição das prioridades das obras e dos serviços que são obrigação da prefeitura, além de encontrar caminhos para que a população também contribua para essa construção de uma Juazeiro cada vez melhor. Contamos com o apoio e a dedicação de cada um, que estará diretamente ouvindo a população e contribuindo para o sucesso do Programa” (https://www6.juazeiro.ba.gov.br/prefeitura-cidada-reune-representantes-do-comite-intersetorial-da-zona-urbana-de-juazeiro/). 

Diante do exposto, questiono como ficará a articulação dos Conselhos Comunitários e o diálogo com a prefeitura? Ainda serão espaços permanentes ou apenas de fachada?

Acredito que por se tratar de uma questão que abrange todo o município (sede) necessita de publicidade e transparência para que todos tenham acesso à informação.

Tânia Cristina da Silva - Moradora do Bairro Tabuleiro – Membro do Conselho Comunitário do Programa Prefeitura Cidadã do Bairro Tabuleiro.