Blog do Geraldo José - Sesab registra aumento pela procura de testes rápidos
Vale do São Francisco - 23 de Maio de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 13 de Fevereiro / 2018 às 16:00

Sesab registra aumento pela procura de testes rápidos

Com o objetivo de detectar precocemente infecções sexualmente transmissíveis (IST) a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem realizando ações de testagem rápida em pleno circuito do carnaval. Este ano, a procura pelo testes rápidos nos três postos montados (dois em Salvador e um em Porto Seguro) cresceu bastante. Dados registrados até a madrugada de hoje (13), apontam a realização de 5.914 testes. No ano passado, no mesmo período, foram realizados 4.573 testes rápidos.

Nestes postos, localizados na Barra (Avenida Centenário), em Ondina (na Avenida Adhemar de Barros) e em Porto Seguro (Passarela do Descobrimento) os foliões podem realizar testes rápidos para detectar doenças como:  HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais. Tudo é feito rapidamente, basta uma furadinha no dedo e a coleta de algumas gotas de sangue e, em 20 minutos os resultados ficam prontos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam ainda hoje, terça-feira de carnaval, das 17h às 01h.

Cerca de 541 mil pessoas estão em tratamento com antirretrovirais no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único país no mundo que assegura, por lei, o acesso aos medicamentos financiados pela União. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhor a qualidade de vida.  Os três postos de testagem rápida, que funcionam ainda hoje, terça-feira de carnaval, das 17h às 01h de quarta-feira de cinzas, além dos testes, ainda ofertam aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos.

Ascom Sesab
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.