Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
25 de Outubro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Sento-Sé teve nesse 23 de outubro um dia marcante da sua História Política!

Três processos na Pauta do TJ/BA contra o então prefeito Ednaldo dos Santos Barros, era algo inédito para o município e provavelmente para o Estado e o País. Só foi possível julgar dois e com afastamento “Cautelar” e condenação a Reclusão em Regime Semiaberto”, para os dois casos.

Processo nº 0005556-56.2009.8.05.0000 - Ação Penal / Danos ao Erário / Irregularidades na aquisição de mobiliário escolar.

Julgado/Decisão: Rejeitadas as preliminares, no mérito, foi procedente a ação nos termos do voto da eminente Relatora à unanimidade. Usou a Tribuna o Bel. Sebastian Borges de Albuquerque Mello. Usou a palavra o Dr. Promotor de Justiça Jorge Meireles, representando o Ministério Público, que inclusive fez uma defesa “massacrante” da condenação do Réu.

Processo nº 0005545-27.2009.8.05.0000 - Ação Penal / Danos ao Erário / Irregularidades na aquisição de material de limpeza (adulteração de notas para desviar dinheiro público).

Julgado/Decisão: Rejeitadas as preliminares, no mérito, julgou-se procedente a ação à unanimidade, nos termos do acórdão, determinando-se o afastamento cautelar. Por maioria. Usou a Tribuna o advogado do Réu, o Bel. Sebastian Borges de Albuquerque Mello, bem como a representante do Ministério Público a Promotora de Justiça Dra. Ana Rita Pinheiro.

O outro processo ficou agendado para o dia 27 de novembro próximo e que deve ter decisão idêntica! ... Com outras liminares a prefeitura entrou em colapso financeiro, imaginem, com dois processos de uma só vez e mais um previsto para daqui a um mês?

O Comitê 9840, de combate a Corrupção, pela Ética e Cidadania na Política tem acompanhado esses processos e auxiliado a justiça.

Laurenço Aguiar do Nascimento – Coordenador.

Policial
25 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Na última quinta-feira, dia 23, por volta das 20h20, uma Guarnição da 74ª CIPM, comandada pelo Sgt PM Gilmar, efetuou a prisão de Josivan dos Santos Cruz, suspeito de ter assaltado  um frentista do Posto de Gasolina VIP, no bairro Piranga. A Guarnição ao receber as informações do crime pelo Centro Integrado de Comunicação – CICOM passou a diligenciar no sentido de localizar e prender os meliantes. Minutos após no bairro Antônio Guilhermino os suspeitos foram localizados pelos policiais, e quando da aproximação, abandonaram a motocicleta YBR FACTORY, cor vermelha, placa NXV-3586, e empreenderam fuga a pé.

Durante a perseguição houve troca de tiros e prisão de um dos elementos identificado como Josivan dos Santos Cruz, o mesmo já tinha sido preso anteriormente por crime de assalto a mão armada. O segundo elemento conseguiu fugir. A motocicleta usada no assalto tinha sido furtada no último dia 13/10/2014. O impitado foi conduzido, juntamente com a motocicleta e todo o material apreendido à delegacia de polícia e apresentado a autoridade policial competente.

Política
25 de Outubro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (24), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), acompanhado do deputado estadual Ângelo Ferreira, participou de um almoço de confraternização com amigos, vereadores e lideranças políticas de Sertânia. O motivo da visita é para agradecer o apoio e os votos que recebeu no último dia 05 de outubro.

Em Sertânia, Gonzaga Patriota obteve uma expressiva votação, com 5.949 votos que, segundo o parlamentar, foi mérito também do grupo que o acompanhou durante o período eleitoral. Patriota agradeceu o empenho de cada um e afirmou que continuarão juntos em torno de novos projetos para o crescimento de Sertânia.

“Hoje gostaria de agradecer muito a cada um de vocês que trabalharam incansavelmente, com muita fé, confiança e entusiasmo nesta campanha. O resultado final não teria sido o mesmo sem a dedicação de vocês. Agradeço também a cada eleitor que confiou novamente no meu trabalho. Muito Obrigado!”, disse.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Variadas
25 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Quinta-feira (23), o Coral da Escola ‘Waldorf’, de Recife-PE, realizou apresentação no Teatro Raul Coelho em Curaçá. O Evento reuniu docentes e estudantes das escolas municipais: Caminho da Cidadania, Caminhos do Aprendiz, Scipião Torres, e ainda das escolas particulares Recanto do Pequeno Aprendiz e Fonte Nova. O apoio foi do Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura. A apresentação teve início por volta das 16h, na qual foram entoadas músicas que tematizam a natureza e o Rio São Francisco, a exemplo da canção ‘Riacho do Navio’, de Luiz Gonzaga. “Ficamos muito felizes com a apresentação de um coral como esse aqui em Curaçá. O Teatro ficou lotado e as crianças se divertiram bastante; isso ficou visível nos rostos delas”, ressaltou o Diretor de Cultura, Sérgio Ramos. O Coral é composto por 13 alunos, na faixa etária de 11 a 12 anos, que vieram conhecer a Cidade,  acompanhados dos educadores: Noêmia Guimarães, de Música; Jorge Araújo, de Geografia e a Pedagoga Inocência Wanderly. “Eles estão aqui, desde a terça-feira, dia 21. Já visitaram a Gruta de Patamuté, a Ilha da Coroa, entre outros pontos turísticos e ficaram encantados com tudo o que viram”, acrescentou o Diretor. Ramos ainda falou sobre a importância da inserção da música nas disciplinas escolares. “É fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Existe um projeto para, no futuro, montar corais nas escolas de Curaçá. Temos uma filarmônica em Barro Vermelho e oferecemos aulas de violão na Sede, mas queremos ampliar a musicalidade também nas escolas”, concluiu Sérgio.

Informações da Ascom da Prefeitura de Curaçá
Política
25 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Mais de 26 mil sacos, de 50 quilos, de farelo de soja, serão distribuídos para que os pequenos pecuaristas possam alimentar seu rebanho, devido ao grande período de seca na Bahia.

Segundo o deputado Roberto Carlos (PDT), que solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura – Seagri, ações que beneficiam ao agricultor e pecuarista que sofreram o grande impacto causado pela pior estiagem dos últimos 60 anos. Ações como essa representam um grande beneficio para a economia do semiárido.

“Quem vive do segmento agrícola e pecuário sabe, de fato, a importância deste projeto. A maior tristeza para o pequeno agricultor é ver o gado morrer de sede e fome, com isso, os criadores poderão alimentar os rebanhos remanescentes”, disse o deputado Roberto Carlos.

Esta iniciativa vai beneficiar a região da Bacia do Jacuípe, Itaparica, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Semiárido Nordeste II e Irecê.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Policial
25 de Outubro / 2014 às 18:11 | Nenhum Comentário

A loja de móveis e decorações Jacaúna no centro de Petrolina tomou um grande prejuízo na tarde deste sábado, dia 25. Segundo informações, um morador de rua, visivilmente sob efeito de droga, jogou pedra em todos os vidros que faziam parte da fachada lateral da loja.

Ainda de acordo com informações, o homem estava na praça Pio XI quando correu atrás de crianças que estavam fazendo trabalho escolar. Os mesmos correram e o elemento foi em direção à loja e quebrou os vidros. Moradores do local, o imobilizaram até a chegada da polícia, o conduzindo até a delegacia. Veja as fotos abaixo:

Variadas
25 de Outubro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Já está tudo pronto para o lançamento do livro "O texto em sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa", que tem a participação dos professores Genivaldo do Nascimento e Francisco de Assis Panta, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O lançamento será na próxima quarta-feira (29), durante o seminário ‘Educação e Linguagem: diálogos possíveis na contemporaneidade’.

O evento acontecerá no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, às 19h, e contará com a presença dos demais autores da obra. Os professores Francisco Panta e Genivaldo do Nascimento, que também lecionam na UPE, são autores do capítulo ‘Rodas de Conversa’.

O livro é a segunda versão da obra ‘O texto na sala de aula: Leitura e produção’, organizado pelo professor João Wanderley Geraldi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O lançamento oficial aconteceu em julho deste ano em Campinas (SP), durante a 19ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (Cole). 

“Já lançamos o livro em Campinas e este será o primeiro lançamento no Vale do São Francisco. A obra reúne textos sobre a língua portuguesa nas escolas e poderá auxiliar professores, estudantes e pesquisadores”, comentou Francisco Panta.

Ascom Facape
Política
25 de Outubro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O Polo Industrial de Camaçari, conglomerado de grandes empresas do Brasil e do mundo, ganhou mais uma importante unidade produtiva na manhã desta sexta-feira (24). A multinacional alemã Lapp Group, líder mundial no setor de fornecimento de cabos, fios e acessórios, foi inaugurada oficialmente em cerimônia com a presença de 60 empresários estrangeiros e de autoridades brasileiras. Para a implantação da indústria, numa área de 30 mil metros quadrados, foram investidos cerca de US$ 50 milhões. O volume de recursos foi aplicado na instalação, regularização e contratação de funcionários. A vinda da empresa para a Bahia já proporcionou cerca de 180 empregos diretos. 

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, disse que “os 180 empregos diretos se traduzem em vários empregos indiretos e aumenta a competitividade dos nossos negócios. Um dos melhores negócios da Bahia é a energia eólica. Temos agora uma fábrica que vai fornecer equipamentos necessários".

Uma das formas que o Governo do Estado encontrou para gerar mais emprego e renda foi a facilitação no processo de compra da matéria-prima, por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Merccadorias e Serviços (ICMS). “Este é o tipo de fábrica dos nossos sonhos. Ela vem para a Bahia e usa os produtos daqui, a exemplo do cobre e do plástico, para fazer o isolamento dos fios elétricos", explicou o secretário. 

Secom Bahia
Eleições
25 de Outubro / 2014 às 15:32 | Nenhum Comentário

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), encabeça a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff em seu estado. Mas um voto ele não conseguiu conquistar. E foi logo o de sua mulher. Nas redes sociais, a  primeira-dama e jornalista Pâmela Bório passou a divulgar mensagens críticas à presidente Dilma Rousseff e contrárias a sua reeleição. Disse Pâmela Bório no Instagram: "Votei em Marina (Silva, presidenciável do PSB) e continuo com afinidade de pensamento dela". No segundo turno, Marina  declarou apoio a Aécio Neves. Respondendo a uma seguidora, afirmou: "Eu não sou vaca para precisar de aboio... Sou conduzida apenas pela consciência, conhecimento e percepção pessoal. O voto é meu, não é de marido, de mãe, de irmão, de amigo..."

A polêmica começou quando Pâmela Bório criticou a declaração de apoio a Dilma feita pelo músico Chico Buarque. Também no Instagram, ela publicou uma imagem intitulada "Por que Chico Buarque bajula tanto DIlma?". As repostas incluem o fato de Ana Hollanda, irmã do compositor, ter sido ministra de Dilma e de o governo ter concedido incentivos da Lei Rouanet para sua sobrinha Bebel Gilberto, seu genro Carlinhos Brown e sua namorada Thaís Gulin. Diante do questionamento e de críticas de seus seguidores, Pâmela disse: "Eu só informei sobre os vários motivos que Chico têm para declarar voto em Dilma, qual o problema disso? Esquecem que sou jornalista?". Em outro, deixa claro que não votará na presidente. "Por isso eu fui às ruas no ano passado, junto com milhares de brasileiros pela mudança. Já são 12 anos de PT!", escreveu.

Revista Época
Eleições
25 de Outubro / 2014 às 15:29 | Nenhum Comentário

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta manhã mostra o candidato à presidência da da República pelo PSDB, Aécio Neves, numericamente à frente de Dilma Rousseff, mas em empate técnico. De acordo com o levantamento, o tucano teria hoje 50,3% das intenções de votos válidos contra 49,7% da candidata do PT à Presidência da República. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
 
O levantamento mostra que o candidato tucano oscilou em alta e a candidata à reeleição oscilou para baixo. Pesquisa anterior CNT/MDA mostrava que o porcentual de votos válidos para Aécio era de 49,5% contra 50,5% de Dilma.
 
A intenção de voto espontânea também mostram os candidatos empatados tecnicamente com Aécio Neves levando 44,4% dos votos e Dilma 43,3% do total. Na pesquisa estimulada os números vão a 45 3% para o candidato tucano e 44,7% para a candidata à reeleição.
 
A sondagem mostra que 43,3% dos entrevistados não votaria em Dilma de jeito nenhum enquanto no caso de Aécio, 42,8% dos consultados não votariam nele de jeito nenhum. No levantamento anterior, 41% não votariam em Aécio e 40,7% não votariam em Dilma.
 
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR – 01199/2014 e realizada nos dias 23 e 24 de outubro com 2.002 pessoas entrevistadas em 137 municípios de 25 Unidades da Federação.
 
(Fonte: Estadão Conteúdo)

Eleições
25 de Outubro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidatura de Aécio Neves à Presidência da República recebeu o apoio da população de Salvador, com acenos e gestos positivos, durante a Carreata 45, liderada pelo prefeito ACM Neto e o ex-governador Paulo Souto, nesta sexta-feira (24), no bairro de Brotas. “No próximo domingo, a Bahia vai manifestar sua vontade de mudança nas urnas, votando em Aécio”, afirmou Neto. Ainda nesta sexta (24), outras carreatas estão sendo realizadas nos bairros do Cabula, Cidade Baixa e Cajazeiras.

Agora, à tarde, a partir das 16 horas, haverá um ato pró-Aécio Neves, promovido pelas juventudes do Democratas, PMDB e PSDB, na frente do Iguatemi, a partir das 16 horas. O presidente estadual do Democratas, o deputado federal eleito José Carlos Aleluia, estará presente. “Os jovens são o futuro deste País. Eles querem novidades. Eles querem um caminho novo. Aécio é o novo jeito de governar com eficiência e decência”, assinala Aleluia.

Hoje (25), sábado, no Farol da Barra, haverá a PEDALADA MUDA BRASIL - AGORA É AÉCIO, com a participação do prefeito ACM Neto. O evento ciclístico será aberto a todos, que queiram participar. A sugestão da organização do ato sobre duas rodas é para os participantes irem, preferencialmente, trajados de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil.

A Barra também será palco da Charanga 45, um divertido ato de apoio à candidatura de Aécio, que acontecerá neste sábado (25), a partir das 17 horas. O prefeito ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto e os presidentes estaduais José Carlos Aleluia, do Democratas, e Geddel Vieira Lima, do PMDB, já confirmaram presença. Durante a véspera do dia eleitoral, no sábado, também acontecerão carreatas pela capital baiana, assim como, em outras cidades do interior, haverá eventos promovendo a campanha tucana.

ROTEIRO ELEITORAL

Os líderes da oposição na Bahia já estão com seus roteiros eleitorais definidos para este domingo. O ex-governador Paulo Souto vota, às 9h30min, na Escola Pedro Calmon, no Jardim Armação. Às 10 horas, Geddel Vieira Lima vai às urnas do Colégio Antonio Vieira, no Garcia. O prefeito ACM Neto votará às 10h30min, na Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela. Já Aleluia cumpre seu dever cívico às 11h30min, no Colégio Anísio Teixeira, na Ladeira do Paiva, na Caixa D’Água. Todos devem se reunir na votação do prefeito ACM Neto.

Ascom Aécio Bahia
Policial
25 de Outubro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

No dia 23, por volta das 17h30min, policiais militares da CIPE-CAATINGA, em ronda na BR-116, próximo ao trevo de acesso a cidade de Chorrochó-Ba, local onde ocorrera o tombamento de um caminhão tipo Baú, com diversas mercadorias. Ao perceberem a movimentação de pessoas, algumas delas adentrando ao matagal, descobriram que se tratava de um saque das mercadorias do referido veículo. Os policiais perseguiram a pé os suspeitos e conseguiram alcançar o individuo de prenome Walter que tentou evadir-se em um veiculo tipo Fiat Uno, cor preta, saindo em alta velocidade, sendo alcançado posteriormente pela guarnição que, após ser entrevistado, confessou ter levados alguns itens do caminhão e escondera em sua residência. Através dele, a guarnição chegou a residência de "Duda", Djalmira Alves de Andrade Silva, casa nº 19 e Edvaldo Ribeiro dos Reis, casa nº 18, Maria Aparecida Maia Batista, casa nº 21, Lindinalva Alves de Andrade, casa nº 33, Florêncio Manoel Barbosa Soares em outra residência s/n e Carlos Barros de Lima, onde em seu estabelecimento comercial foram encontrados 07 (sete) aparelhos de som, marca Philco e alguns fardos de toalhas. Todos moradores da Rua Sete de Setembro no centro de Chorrochó. Os indivíduos citados e o material encontrado em poder dos saqueadores do veículo tombado, foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Chorrrochó-Ba e apresentados à Delegada Bel. Lucynalva Ferreira de Carvalho Pires, OC n° 304/2014.

Eleições
25 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que na próxima semana criará um grupo para iniciar o trabalho de transição. Ele quer deixar o grupo pronto antes de viajar para o período de descanso, que vai tirar após o segundo turno. "Esse grupo vai começar a levantar os dados que precisamos para algumas medidas que vamos tomar. Quando voltar de viagem, quero reunir os partidos e lideranças para discutir a formação do governo. Em dezembro anuncio o secretariado". 

O cronograma de trabalho foi divulgado durante visita a cidade Jequié, nesta sexta (24). Rui, a senadora Lídice da Mata e deputados da região realizaram caminhada agradecendo a eleição e pedindo votos para Dilma. "Precisamos ter as portas abertas em Brasília. A Bahia tem uma arrecadação pequena e depende do governo federal para realizar grandes projetos. Vamos reeleger nossa presidenta e garantir mais quatro anos de grandes obras no estado", defendeu Rui.

Para a cidade de Jequié, o governador eleito reafirmou os compromissos de colocar a Upa 24hs para funcionar, reformar e ampliar os hospitais de Ipiaú e Jaguaquara, o que desafoga o hospital da cidade e criar o pólo logístico, a beira da Ferrovia Oeste Leste. Os técnicos do governo já estão trabalhando para definir o traçado do terreno onde vai ser construído o Pólo. Não queremos que Jequié apenas veja o trem passar, queremos que ele pare aqui, carregue e descarregue os produtos da região", explicou o governador.

Ascom Rui Costa
Variadas
25 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Uma leitora do Blog no Ceará, Ana Maria Oliveira, enviou e-mail solicitando ajuda deste veículo de comunicação, no sentido de encontrar em Juazeiro, os familiares de Ivan Oliveira Serafim.

Segundo Ana Maria, o jovem encontra-se em situação de rua na cidade de Farias Brito, no Ceará, e pelas informações repassadas é natural de Juazeiro (BA), cujos familiares residem nas proximidades do CEASA (Mercado do Produtor).

Ela também encaminhou o telefone do CREAS Farias Brito, no Ceará: 88-9870-6439.

Informativos
25 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

O funcionamento do River Shopping será normal neste domingo (26), segundo turno das Eleições presidenciais. As lojas âncoras abrem das 13h às 21h; as demais lojas das 14h às 20h; alimentação e lazer das 12h às 22h; Hiper Bompreço das 8h às 21h. O Expresso Cidadão estará fechado. O River Shopping fica na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 100, Centro de Petrolina.

Política
25 de Outubro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Miguel Coelho (PSB), deputado estadual eleito no último dia 5, está percorrendo o Sertão pernambucano para agradecer aos eleitores o apoio recebido na última eleição. Em cada município, o socialista tem conversado com a população e participado de encontros com lideranças políticas e comunitárias com o intuito de reforçar seu compromisso por todo Pernambuco. Nas visitas, Miguel também fortalece a campanha do candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), pedindo a todos o engajamento na reta final deste segundo turno. Os compromissos da semana começaram no Núcleo 10 (N-10) do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e no distrito de Izacolândia, na zona rural de Petrolina.

Logo depois, Miguel participou de entrevistas na rádio Lagoa Grande FM, no município de Lagoa Grande. “É uma alegria voltar a esse município agora como deputado estadual eleito. Aproveito para reafirmar meu compromisso na luta pela implantação de escolas de tempo integral, ajudando no desenvolvimento da cidade. Agradeço a cada um pelo voto de confiança e irei retribuir com muito trabalho", disse. Em Santa Maria da Boa Vista e acompanhado do ex-prefeito Jetro Gomes, Miguel também aproveitou a entrevista em uma emissora de rádio local para agradecer o apoio dos boavistanos. “Saberei retribuir com muito trabalho e compromisso com o Vale do São Francisco”, destacou.

Miguel ainda passou pelas cidades de Ouricuri e Santa Filomena, onde os prefeitos César de Preto e Gildevan Melo, respectivamente, comemoraram a eleição de um deputado estadual para atender as demandas dos municípios. Compromissos em Dormentes, Afrânio e no distrito de Rajada encerraram a agenda do socialista.

Ascom Miguel Coelho
Variadas
25 de Outubro / 2014 às 10:54 | Nenhum Comentário

A comunidade do Rodeaduro, em nota encaminhada ao Blog, está cobrando providencias da Prefeitura de Juazeiro, no sentido de repor lâmpadas e melhorar iluminação na praça principal e no porto que dá acesso à Ilha, principal ponto turístico do município.

O presidente da Associação dos Barqueiros, Israel Barreto, informou que a associação já fez gestões para resolver o problema, mais ainda não conseguiu sensibilizar o setor responsável pela iluminação pública. “Muita gente volta da ilha, ou vai à ilha à noite e o acesso ao local está completamente às escuras, colocando em risco a segurança de moradores e visitantes”, enfatizou, cobrando uma solução para o problema.

Imagem: google
Variadas
25 de Outubro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Juíza Titular da 48ª Zona Eleitoral de Juazeiro Keila Cunengundes Fernandes Menezes de Brito baixou portaria de número 15/2014 estabelecendo proibição à comercialização, distribuição e uso de bebidas alcoólicas de qualquer espécie nas seções localizadas na sede e interior do município.

A determinação da magistrada proíbe também a venda e o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, como bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos similares no período compreendido entre 0h (zero hora) até às 18h (dezoito) deste domingo, dia 26 de outubro, em que se realizará o segundo turno das eleições em Juazeiro.

Nesse período os bares permanecerão fechados e os restaurantes poderão funcionar, exclusivamente, para a comercialização e fornecimento de comidas e bebidas não alcoólicas.

Eleições
25 de Outubro / 2014 às 09:00 | 4 Comentários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar na noite desta sexta-feira (24) que proíbe a editora Abril, responsável por publicar a revista Veja, de fazer propaganda em qualquer meio de comunicação da reportagem de capa segundo a qual a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras. A reportagem diz se basear em depoimento prestado na última terça-feira (21) pelo doleiro Alberto Youssef no processo de delação premiada a que ele se submete para ter direito à redução de pena. O pedido para impedir a publicidade da matéria foi apresentado pela campanha de Dilma na tarde desta sexta-feira (26). A defesa da petista requereu ao tribunal que a revista se abstivesse de fazer propaganda de sua capa, que tem, na opinião dos advogados de Dilma, conteúdo ofensivo à candidata à reeleição. Para a campanha petista, uma eventual publicidade do caso tem por objetivo único beneficiar a candidatura do tucano Aécio Neves. A ação da defesa de Dilma se ampara no artigo da Lei das Eleições que prevê que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito, sendo proibida a veiculação de propaganda paga. Essa mesma vedação, segundo campanha da petista, é estendida à divulgação de propaganda na internet e por meio de outdoors. Em caso de descumprimento da liminar, os advogados de Dilma cobram a aplicação de multa de R$ 1 milhão por veiculação proibida. A campanha da presidente argumentou ainda que a revista Veja antecipou sua edição em dois dias com a "nítida intenção de tumultuar a lisura do pleito eleitoral do próximo domingo (26)". Citam ainda que a revista teria postado no Facebook dela, com 5,4 milhões de seguidores, notícia com o título "Tudo o que você queria saber sobre o escândalo da Petrobras: Dilma e Lula sabiam". Essa propaganda teria sido reproduzida na página oficial do PSDB, partido do adversário na disputa ao Palácio do Planalto, também na mesma rede social. Em sua defesa, a Editora Abril sustentou que as liberdades de comunicação e de atividade econômica são direitos previstos na Constituição. Esses direitos, disse a editora, "não podem ser sufocados por medidas de cunho censor sob a alegação de imaginária propaganda eleitoral". Para Abril, o que se pretende é "impedir a imprensa de divulgar assunto que a sociedade tem o direito de tomar conhecimento". "Não houve ilícito algum na matéria publicada na edição e tampouco nas propagandas de divulgação da revista, de modo que a representada (Editora Abril) agiu no seu estrito direito constitucional", afirmou. Em parecer, o procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, manifestou-se a favor da campanha de Dilma. Para Janot, diante da iminência da realização de uma propaganda eleitoral irregular, é necessário proibir a divulgação das publicidades sob pena de acarretar "prejuízo irreparável ao equilíbrio e (à) lisura do pleito". Em sua decisão, o ministro Admar Gonzaga, relator do processo, afirmou que há elementos para acatar o pedido liminar, suspendendo, até o julgamento do mérito, qualquer publicidade da editora sobre o assunto. Segundo ele, cabe ao TSE "velar pela preservação da isonomia entre os candidatos que disputam o pleito". "Desse modo, ainda que a divulgação da revista Veja apresente nítidos propósitos comerciais, os contornos de propaganda eleitoral, a meu ver, atraem a incidência da legislação eleitoral, por consubstanciar interferência indevida e grave em detrimento de uma das candidaturas", afirmou o ministro.

BN
Política
25 de Outubro / 2014 às 08:00 | 2 Comentários

Insatisfeito com a direção do seu partido em Juazeiro, o PTC (Partido Trabalhista Cristão), o advogado e candidato a deputado estadual no pleito deste ano, Ricardo Penalva, que obteve 2.052 votos, não logrando êxito para Assembleia Legislativa, aproveitou a entrevista do prefeito Isaac Carvalho nesta sexta-feira (24) na Transamérica FM para externar o seu apoio ao governo municipal e à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Confira a mensagem encaminhada pelo whatsapp:

Geraldo,

Gostaria de mandar um abraço para todos os presentes ao seu programa e declarar publicamente meu apoio ao Prefeito Isaac Carvalho e a Presidente Dilma. Fui candidato a Deputado Estadual pela cidade de Juazeiro e vi os horrores praticados por nossa oposição. Posso afirmar que Juazeiro estará muito melhor com o governo Dilma e com o governo Isaac Carvalho. Oposição nunca mais.

Ricardo Penalva

Em seguida, o prefeito Isaac confirmou o apoio de Penalva, Fred Pontes e outros que até bem pouco tempo faziam oposição à sua gestão.

Variadas
25 de Outubro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Neste sábado, dia 25 de outubro, das 9h da manhã até as 17h, será realizado em Petrolina, uma feira genealógica com o tema: “Toda família tem uma história, qual é sua? ”. O evento acontece na capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica Na Avenida Caminho do Sol, nº126, no bairro Caminho do Sol.

Durante o evento serão disponibilizados consultores que ensinarão como pesquisar quem são seus ancestrais, mostrando o passo a passo do processo. Além de disponibilizar arquivos internacionais para esta pesquisa, os participantes também aprenderão como organizar as histórias de família num registro.

Vários jovens da Igreja também estarão presentes realizando a pesquisa da árvores genealógica e também a indexação, que é um trabalho voluntário internacional de digitalizar registros antigos para ajudar pesquisadores genealógicos de todo os Países.

De acordo com a coordenadora do evento, Karina Kabral, o evento é gratuito e livre para todas as idades e religiões, não é preciso levar nada, somente a vontade de aprender mais sobre seus antepassados. Quem quiser se aprofundar no assunto poderá receber treinamento mais avançado depois do evento  sem nenhum custo.

Serviço:

Feira de Genealogia: ”toda família tem sua história, qual é a sua?”
Das 9h, as 17h
Na capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica Na Avenida Caminho do Sol, nº126, no bairro Caminho do Sol Petrolina.
Classificação Livre

Eleições
25 de Outubro / 2014 às 01:40 | 6 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O último debate do segundo turno da eleição presidencial deste ano foi uma síntese dos temas e do clima tenso que marcaram a campanha. Realizado pela TV Globo em seus estúdios no Rio de Janeiro, o encontro final entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), porém, teve menos marquetagem eleitoral e mais densidade política do que os três embates anteriores desta fase decisiva.

Não faltaram os temas explorados à exaustão durante os últimos dias, como o combate à inflação, a crise na Petrobras e a comparação entre as gestões tucanas e petistas. O fato novo ficou por conta do formato do debate, determinante para que os candidatos fossem confrontados com pontos de vista que realmente fazem diferença na vida dos brasileiros, e não apenas no jogo eleitoral. Um questionamento sobre corrupção, por exemplo, saído da boca de uma eleitora, deixou Dilma Rousseff mais desconcertada do que de costume. De seu lado, Aécio também aparentou dificuldades em responder diretamente aos eleitores. Se não conseguiram demonstrar desenvoltura no trato direto com o eleitor, os dois também entenderam que, frente a frente com eles, não poderia seguir a cartilha dos marqueteiros.

Conforme as regras, um grupo de eleitores indecisos, selecionados pelo instituto de pesquisas Ibope, fez perguntas diretas a Dilma e a Aécio em dois blocos. Houve também confronto direto entre os candidatos. Baixarias, ataques ao caráter e acusações pessoais ficaram fora do debate da TV Globo. A despeito da boa conduta dos candidatos, não faltou temperatura ao confronto. Nos momentos mais agudos desse enfrentamento final, Dilma e Aécio discutiram a crise ética e moral na Petrobras, a falta de água no Estado de São Paulo e o escândalo do mensalão. O debate começou às 22h08 com audiência acima de 31 pontos, muito alta para o horário. Leia a seguir o relato dos principais momentos:

PLATEIA - A claque de Aécio no estúdio tinha artistas, políticos e ex-esportistas, como o ex-jogador de futebol Ronaldo, um dos mais assediados com pedidos de fotos e de autógrafos. Do lado petista, os lugares foram quase todos ocupados por estrelas do partido e ministros do governo federal, entre eles, Aloizio Mercadante (Casa Civil). Celso Kamura, cabeleireiro da presidente era um dos convidados de honra. Os dois debatedores foram saudados com aplausos quando adentraram o estúdio poucos minutos antes das 22h.

O marqueteiro de Dilma, João Santana, figura-chave desta eleição, permaneceu ao lado da candidata até os últimos instantes antes do início do debate. Aécio preferiu ficar sozinho, concentrado. O mediador do debate, o jornalista William Bonner, perguntou a Dilma se a poltrona destinada a ela estava confortável. "Mais ou menos", respondeu a presidente.

PRIMEIRO BLOCO - Os candidatos perguntaram diretamente um ao outro. Logo de início, Aécio aproveitou suas falas para acusar Dilma de fazer uma campanha de baixo nível contra ele e questioná-la sobre o escândalo da Petrobras: "Essa campanha vai passar para a história como a mais sórdida já vista. Uma revista denuncia hoje que a senhora tinha conhecimento sobre a corrupção na Petrobras. É a oportunidade de a senhora responder à população".  "Essa revista faz calúnia e difamação, e você endossa com a sua pergunta. Eu mostro a minha inteira indignação. Tenta dar um golpe eleitoral, e não é a primeira vez que isso acontece. O povo não é bobo. O povo sabe que está sendo manipulado, pois não há nenhuma prova. Eu acionarei a Justiça e tenho certeza que o povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo", respondeu a presidente. Conforme a revista Veja, o doleiro Alberto Yousseff, preso em Curitiba (PR), afirmou à Justiça que Dilma e Lula tinham conhecimento do esquema de corrupção.

A troca de acusações em relação ao nível das campanhas prosseguiu. "Hoje (24), no comitê do seu partido, foram encontrados boletins apócrifos sobre a minha pessoa. A senhora acredita que esta seja a melhor forma de fazer campanha?", questionou Aécio. Dilma respondeu acusando duas publicações: "Eu fico muito estarrecida com o senhor porque na minha vida política e pública jamais persegui jornalista e reprimi a imprensa. Tenho respeito, pois vivi os tempos escuros deste país. O senhor cita duas revistas (Isto É e Veja) que sabemos para quem fazem campanha".

O tema baixaria eleitoral deu lugar a infraestrutura e economia, com maior destaque para o controle da inflação. "A senhora disse nos últimos debates que a inflação está sob controle. Eu não acredito nisso, candidata. Eu lhe dou mais uma oportunidade. O que seu governo, se eleito, fará para controlar a inflação?", questionou Aécio. Dilma respondeu atacando o PSDB. "Nos últimos dez anos mantivemos a inflação dentro do limite da meta. Quem não mantinha era o governo FHC. Em 2001, ela já estava em 7,7%. Vocês aumentaram imposto e deixaram uma dívida pública muito maior do que receberam", disse ela. Em sua tréplica, o candidato tucano citou o Plano Real, lançado pelo governo Itamar Franco que tinha Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda. "A senhora quer dizer, então, que o PT controlou a inflação? E não o Plano Real? A história não se reescreve, presidente", afirmou Aécio.

SEGUNDO BLOCO -  Reservado às perguntas dos eleitores indecisos, ele também teve clima quente quando o assunto foi corrupção. Após os dois candidatos terem respondido sobre habitação e educação, com Dilma propagandeando o programa Minha Casa, Minha Vida e Aécio prometendo creches abertas até as 20h, um dos indecisos levantou o tema do combate à corrupção. "Você expressa o sentimento de milhões de brasileiros que aguentam os casos de corrupção. Eu vejo a candidata Dilma apresentar um conjunto de propostas, que já estavam em tramitação no Congresso, e não foram aprovados até agora. Existe uma medida que está acima de todas as outras para acabar com a corrupção do governo: vamos tirar o PT do governo", respondeu Aécio ao formulador da questão. A presidente, visivelmente nervosa, disse: "Veja você que quem fala é o representante de um partido que tinha uma prática de engavetar investigações. Isso levou o Brasil a sempre ter um conjunto de investigações que nunca ninguém viu. Todos soltos. Eu tenho um orgulho, nunca compactuei com corrupto e corrupção".

TERCEIRO BLOCO - Voltaram os enfrentamentos diretos entre os candidatos, que trouxeram para o centro do debate a grave crise hídrica de São Paulo, Estado governado pelo PSDB desde 1995. "O que o senhor acha da falta de água em São Paulo, foi problema de planejamento?", questionou Dilma. "O governo de São Paulo fez o que estava ao seu alcance, e o povo decidiu nas  urnas quem estava com a razão. Infelizmente, não tivemos a parceria da ANA. Por que será que a Agência Nacional de Águas não estava planejando? Na ANA não foram colocadas pessoas por sua qualificação, mas por sua indicação", respondeu Aécio.

O mensalão, maior escândalo de corrupção da gestão Lula (2003-2010), sumido dos debates anteriores, provocou momento de tensão.  "Para a candidata Dilma Rousseff, José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil da gestão Lula) foi punido justamente?", questionou Aécio. A presidente preferiu não responder e acusou o PSDB: "Houve o julgamento do Mensalão e é necessário dizer que eles foram condenados e foram para a cadeia. Já o Mensalão do seu partido não foi julgado e estão soltos por aí. Eu posso citar os cinco processos que envolvem líderes do seu partido e que estão todos soltos". O bloco teve ainda discussões a respeito da reforma política, com Aécio defendendo o fim da reeleição, e Dilma, o fim do financiamento das campanhas por empresas privadas.

QUARTO BLOCO - Os eleitores indecisos voltaram a questionar os candidatos. Um dos temas foi a segurança pública. "Essa foi a maior preocupação no nosso programa de governo. Anunciei uma política de fronteiras, ao contrário do que hoje acontece com as nossas fronteiras, que não são guardadas. Teremos uma política diferente com os países que produzem drogas. Nós temos também que fazer uma profunda reforma no nosso Código Penal para que não haja o sentimento de impunidade e insegurança que acontece hoje. O governo federal é o que mais arrecada, porém gasta 13% do que se gasta com segurança pública no Brasil. Seremos mais solidários com esse gasto", afirmou Aécio. "O Brasil hoje tem o grande desafio, que é o combate à violência e às drogas. Conseguimos apreender 640 toneladas de drogas, além de armas, pessoas e veículos. É fundamental que haja uma maior participação da União. Fazemos hoje uma coisa chamada garantia da lei e da ordem", disse Dilma.

Em suas considerações finais, Dilma e Aécio fizeram um último apelo aos eleitores que domingo decidirão o futuro do país. "O Brasil que quer crescer, melhorar, e faz isso com muita autoestima. É o Brasil da educação e da cultura. Da inovação e da ciência. Eu deixo aqui minha palavra. Nós que lutamos tanto para melhorar de vida, não vamos permitir que nada nem ninguém tire de você o que você conquistou. Não vamos permitir que isso volte atrás. Vamos garantir que haverá um futuro nosso, um futuro de esperança e de unidade", afirmou Dilma. "Estou extremamente honrado em andar pelo país e ver surgir uma confiança nova. Acompanhando meu avô Tancredo há 30 anos, tive essa oportunidade de andar pelo país. Se eu merecer o seu voto, eu subirei a rampa do Palácio do Planalto com a mesma força que meu avô nos conduziu à democracia", afirmou Aécio.

Com informações e foto Revista Época
Espaço do Leitor
24 de Outubro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Visando ter uma estabilidade num emprego público, muitos passam horas estudando para ser aprovado em concursos aqui na região de Juazeiro E Petrolina, são crescentes os que estão encarando isso com unhas e dentes.

É preciso muita dedicação, persistência, calma e organizar os horários que a vitória virá.

A mentalidade das pessoas está mudando, muito começam seus estudos bem antes de sair os editais, começam a se preparar muitas vezes durante anos e mesmo quando passam ficam querendo coisas melhores e continuam fazendo concursos, recebendo o nome de CONCURSEIRO.

Para quem deseja ingressar no serviço público, é bom começar seus estudos, pois muitos estão previstos para sair a qualquer momento.

CONCURSOS PREVISTOS 2014/2015

INSS, CORREIOS, POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA – BA, PREFEITURA DE REMANSO; PREFEITURA DE JUAZEIRO - BA; E OUTROS.

Entre os concursos acima, o mais badalado entre os concurseiros, é o concurso do INSS, o último foi realizado em Janeiro de 2012 e desde aquela época já tem muita gente intensificando seus estudos.

Fica o alerta e boa sorte.

Enooc dos Santos Evangelista

Política
24 de Outubro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) de Petrolina divulgou o plano operacional de trânsito e transporte público para o dia das eleições. As equipes de fiscalização estarão garantindo no próximo domingo, 26, uma maior comodidade e conforto para os eleitores que irão se deslocar até as zonas eleitorais. Serão executados procedimentos de interdições nos locais com maior número de seções eleitorais e a efetiva fiscalização, em conjunto com os demais órgãos de segurança.

De acordo com o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro é de competência da EPTTC  "garantir o direito de ir e vir de todos aqueles que irão votar, não permitindo a interdição não autorizada de vias públicas, protegendo o trânsito de eleitores nas seções e organizando o trânsito na área do TRE, onde agentes de trânsito a serviço da Justiça Eleitoral permanecerão reservando e coordenando o estacionamento e a circulação dos veículos a serviço da justiça, de partidos e candidatos, imprensa e órgãos públicos", esclarece.

A EPTTC disponibilizou 35 agentes de trânsito e fiscais de transporte, auxiliados por uma equipe no apoio operacional. Conforme Paulo Valgueiro, os agentes estarão distribuídos por toda a cidade, em pontos fixos e em viaturas, seguindo as orientações da justiça e do Ministério Público Eleitoral, e o planejamento realizado pela EPTTC. O Setor de Sinalização fará a distribuição de cavaletes e cones para as interdições. Os agentes estarão distribuídos em pontos fixos e em veículos, com suporte de automóveis e motocicletas.

O sistema de transportes coletivos operará com frota necessária para proporcionar facilidade de deslocamento à população. A frota vai circular a partir das 5h30. 

Ascom-EPTTC
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Foram computadas 1.071 inscrições de interessados em participar da eleição do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC). Desse total, 136 são cadastros de candidatos que tentam uma vaga no órgão. O prazo para fazer parte do pleito terminou na última sexta-feira, 17. Todas as inscrições serão avaliadas pela comissão eleitoral, para garantir que membros da sociedade civil ligados à área cultural participem do processo. 

É previsto que o resultado da análise dos cadastros seja divulgado no próximo sábado, 25. Tanto candidatos como eleitores que não tiverem seus cadastros validados poderão encaminhar recurso por meio do e-maileleicao.conselho@gmail.com, entre os dias 26 e 28 de outubro. A avaliação dos recursos será divulgada no dia 31 de outubro. A comissão eleitoral é formada por três representantes da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), um membro do Conselho Estadual de Cultura e um integrante dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. Todos possuem suplentes.

Confira a portaria que define a comissão eleitoral

Entre os dias 03 e 23 de novembro será aberto o prazo de votação. Quem estiver com o cadastro validado deverá acessar novamente a plataforma virtual e, para votar, será preciso ter em mãos o CPF e a senha criada no ato da inscrição. A lista com o resultado das eleições será publicada no Diário Oficial até o dia 02 de dezembro. A previsão é que no dia 05 de dezembro os novos conselheiros sejam convocados para tomar posse.

REFORMULAÇÃO – Órgão colegiado da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o Conselho de Cultura possui caráter normativo e consultivo. Criado em 1967, sua missão é contribuir com a formulação de políticas culturais e intermediar a relação entre sociedade e Estado. O órgão mantém a Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural. A Câmara é responsável pela análise das solicitações de tombamento ligadas aos patrimônios materiais e imateriais da Bahia.

Será a primeira vez que o Conselho terá na sua composição 60 conselheiros (30 titulares e 30 suplentes), sendo dois terços de membros da sociedade civil e um terço de conselheiros indicados pelo poder público.  Nesta eleição, serão eleitos 20 conselheiros (10 titulares e 10 suplentes) para representar os setores culturais e os processos do fazer cultural da sociedade civil.

Outros 20 conselheiros da sociedade civil (10 titulares e 10 suplentes), foram eleitos na V Conferência Estadual de Cultura, realizada em outubro de 2013, em Camaçari. Eles são representantes de Territórios de Identidade Cultural. Por fim, mais 20 conselheiros (10 titulares e 10 suplentes) serão indicados pelo poder público como representantes dos seus respectivos setores.

Ascom Conselho
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado no dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE, iniciou as comemorações ainda na quinta-feira que foram concluídas da tarde de hoje (24). “Mais uma vez estamos com a parceria exitosa do CRO-PE para a realização de um evento que tem o intuito de qualificar e atualizar cada vez mais nossas equipes”, afirmou a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Para os auxiliares de saúde bucal foi realizada palestra sobre Biossegurança; já para os cirurgiões-dentistas o tema foi “Repensando a Carreira Baseada em Planejamento Financeiro Pessoal”. No período da tarde uma mesa redonda foi constituída com o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Jarbas Costa, e o coordenador do Corpo de Fiscalização do CRO-PE, Igor Morais, discutindo sobre o processo legal para o exercício da profissão e o correto funcionamento dos consultórios odontológicos. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Outubro / 2014 às 21:27 | 2 Comentários

O mutirão de limpeza, promovido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, recolheu cerca de 290 toneladas de resíduos esta semana na sede do município. Para atender as ações previstas, a SESP destinou retroescavadeira e caçambas. Os trabalhos beneficiaram os bairros Novo Encontro e Jardim Vitória, Avenidas da Estação (Piranga), Irmã Dulce (Alta da Aliança), Benedito Almeida, Raul Alves, Visconde do Rio Branco e Santos Dumont, ruas Antônio Pedro e Lauro de Freitas (Centro).  

Serviços como capinação, varrição, pintura de meio-fio, remoção de lixo e entulhos foram algumas das atribuições realizadas pelas equipes durante os mutirões. Tudo isso visando comunidades limpas e devidamente conservadas, a fim de oferecer saúde aos moradores, além de uma consequente melhoria no aspecto visual das localidades. "Este é um trabalho que faz parte do nosso cronograma de ações para manter a cidade limpa e agradável para a população. Os mutirões atuam com todos os serviços de uma vez só, proporcionando melhorias nos bairros", destacou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes.

Ascom SESP
Política
24 de Outubro / 2014 às 21:01 | Nenhum Comentário

Dentre as várias manifestações visando à prevenção e ao combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Jaguarari realizou uma caminhada, na manhã desta sexta-feira, 24/10, para coroar todas as ações do Outubro Rosa. A iniciativa da Secretaria de Saúde contou com a participação de centenas de pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas do município, até a Praça Alfredo Viana. A caminhada reuniu pessoas de todas as idades e buscou sensibilizar a população sobre a importância de as mulheres realizarem a mamografia anualmente, em especial a partir dos 35 anos, e  a importância do autoexame através do toque regularmente.

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa, campanha realizada em todo o mundo com objetivo de mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. De acordo com a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a caminhada foi um sucesso.  "A caminhada serve para conscientizar que devemos zelar sempre pela saúde e o bem estar dos munícipes. É com grande alegria que realizamos este evento de alerta ao Câncer de Mama, a segunda Caminhada do Outubro Rosa em nosso município", destacou a secretária.

Ascom Jaguarari
Policial
24 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O 3º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, REALIZOU no dia 21 de outubro de 2014, pela manhã, a solenidade de Formatura de 31 novos Sargentos. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e  foi presidida pelo SubComandante Geral da Policia Militar da Bahia, Cel PM Carlos Sebastião De Oliveira Eleutério Filho.

A cerimônia teve como propósito marcar o final do ciclo especial de formação dos novos sargentos profissionais de segurança pública do Estado da Bahia, e iniciar uma nova fase, desta vez como  graduados devotados à defesa da sociedade. O sargento é o elo entre o comando e a tropa, é ele quem lidera os grupos diários que patrulham as cidades, sendo, na maioria das vezes, o lider de equipe responsável pelo primeiro atendimento nas ocorrências mais diversas, desempenhando, portanto um papel propedéutico importante na seara da segurança pública. A cerimônia foi marcada por momentos de muita emocão  pela conquista de uma vitória aguardada há muitos anos tantos pelos policiais formandos quanto pelas suas famílias, também presentes na solenidade.

Os interessados em obter mais informações devem manter contato com a sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar da Bahia, situado no Km 04 da Rodovia Lomanto Júnior, no bairro Tancredo Neves, Juazeiro,  ou entrar em contato com este Oficial Comandante pelo telefone (74) 3613-8567, das 09h às 17h.

Com informações de Nilton Paixão Silva Santos – Ten Cel PM Comandante
Política
24 de Outubro / 2014 às 20:03 | Nenhum Comentário

Mais de 100 alunos da rede estadual iniciaram a preparação na noite de quinta-feira (23) para se apresentar em sarau e festival de música durante o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, que começa oficialmente na próxima terça (28), às 9h. Os jovens, que participarão do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) e do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), foram recepcionados no Hotel Matiz, no bairro do Stiep, em Salvador, por professores e representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

O estudantes passarão por treinamento de canto, performance vocal, expressão corporal, direção artística, além de oficina de teatro e poesia para a apresentação final de cada projeto. Nesta quinta, eles conheceram os professores que irão prepará-los para declamar seus textos e poesias, durante o 6º Sarau do TAL, e as apresentações musicais do dia 30, acompanhadas com banda para os finalistas do Face. 

As atividades fazem parte da programação do encontro, que vai reunir cerca de 20 mil estudantes da rede pública de todo o estado entre os dias 28 e 30, na Arena Fonte Nova, e também inclui jogos estudantis, apresentação de trabalhos científicos, projetos artísticos de mais de 1.200 escolas, entre dança, canto, teatro, vídeos, artes visuais, entre outras.

Homenagem a Caymmi  

A abertura do Encontro acontece na próxima segunda-feira (28), às 19h, no Salão das Artes da Arena Fonte Nova, com participação do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. A edição deste ano vai homenagear o centenário de Dorival Caymmi. De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Amélia Teresa Maraux, o evento reúne projetos que são resultado de um trabalho de diversas etapas realizadas o ano todo e seguem uma proposta pedagógica. "Essas iniciativas não tem só o papel de revelar os artistas, mas funcionam como reforço, atuando na melhor qualificação deles enquanto estudantes que são, e também como seres humanos que vêm aqui, trocam experiências e dizem, ao final de cada encontro, que saíram daqui pessoas diferentes".

Jogos Estudantis 

Paralelas às manifestações artísticas, acontecem também competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), incentivando a prática de esportes e a socialização por meio da atividade física. Os alunos irão disputar os títulos nas modalidades de futsal, judô, basquete, capoeira, handeibol e voleibol, além de participar de um festival de xadrez que acontece em paralelo às atividades.

Secom GovBa
Política
24 de Outubro / 2014 às 19:28 | Nenhum Comentário

A Praça de Esporte e Cultura (PEC), o mais novo empreendimento da cidade de Petrolina, será inaugurada np mês de npvembro. è o que garante o prefeito Julio Lossio, que visitou o equipamento nesta sexta-feira (24)."A programação para inauguração da PEC está dentro do cronograma, em breve vamos entregar esse equipamento fantástico a comunidade. Peço que vocês ajudem a cuidar deste espaço, que passa a ser da coletividade", declarou o prefeito. A praça, que tem espaço de 3 mil m², está construída no bairro Rio Corrente (zona oeste da cidade) e atenderá aos moradores dos bairros São Gonçalo, Rio Claro, CohabVI, e adjacências.

O equipamento ofertará diversos espaços de lazer e arte para a comunidade petrolinense como biblioteca, cine teatro com capacidade para 60 pessoas, telecentro, quadra coberta, área para jogos de mesa e ginástica, pista de skate e de caminhada, espaço da criança e de multiuso, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), entre outros.

O objetivo da Praça do Esporte e da Cultura, em convênio com Governo federal, é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Ascom PMP
Política
24 de Outubro / 2014 às 19:00 | 13 Comentários

O prefeito de Sento Sé Ednaldo Barros (PSDB) foi sentenciado nesta quinta-feira, 23, pela 2ª Câmara do Tribunal de Justiça a cumprir dez anos e três meses de reclusão. Segundo informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o prefeito foi condenado por desviar recursos públicos.

Ednaldo foi eleito em 2009 e reeleito em 2012. Ele também já havia sido prefeito de 1997 a 2003. Ainda de acordo com o MP-BA, Ednaldo desviou recursos por meio de aquisições fraudulentas de móveis escolares e materiais de limpeza realizadas em 1998 e acobertadas com notas fiscais "frias".

Além do tempo de reclusão, a sentença prevê ainda perda do cargo, afastamento imediato das funções, inelegibilidade por oito anos e inabilitação para o exercício do cargo público por cinco anos. A condenação teve como base duas ações penais ajuizadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) do MP-BA.

Informações do Jornal A Tarde
Política
24 de Outubro / 2014 às 18:31 | 11 Comentários

Reta final de campanha para presidência da República em Juazeiro e o clima ficou tenso na tarde desta sexta-feira (24) no programa Geraldo José, na Transamérica FM. Defensores do projeto político liderado pelo Senador mineiro Aécio Neves (PSDB), os ex-prefeitos e ex-deputados federais Jorge Khoury e Joseph Bandeira, acompanhados dos advogados e membros do PV, Wank Medrado e Márcio Jandir, falaram durante vinte minutos sobre o que esperam em caso de um governo tucano.

“Eu estava no Congresso Nacional quando o PT defendia a ética, a moralidade e não é isso que a gente ver hoje. O partido não é mais o mesmo, inclusive, aqui em Juazeiro. O sentimento da população brasileira é de mudança e acreditamos que domingo (26), este sentimento será confirmado nas urnas”, declarou Jorge Khoury.

Bandeira argumentou que não sofrerá perseguições internas no PSB, porque foi uma das condições exigidas para se filiar ao partido quando convidado por Eduardo Campos. “Não voto mais no PT nesta e nem nas futuras encarnações porque eu tenho vergonha na cara”, declarou Joseph.

Nos vinte minutos seguintes, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) defendeu a reeleição de Dilma Rousseff como garantia de investimentos na Bahia e em Juazeiro. “A travessia urbana, intervenção urbana, BR-235, ruas pavimentadas, asfaltadas, água e energia para todos, entre outros projetos são a certeza de que a Bahia e Juazeiro em especial que deu 60% da votação para Dilma, devem confirmar a reeleição da presidente no domingo”, disse.

“Além das inúmeras ações sociais e obras estruturantes em todo o Brasil a grande façanha do nosso governo foi acabar com a fome. Nós já tivemos 32 milhões de brasileiros pedintes, que andavam de porta em porta e passavam fome. Hoje, são apenas 2 milhões e nós vamos trabalhar no próximo governo para extinguir essa situação que humilha o cidadão, humilha a família”, justificou Crisóstomo Lima (zó) vereador do PCdoB, eleito deputado estadual no pleito deste ano.

Ao final das declarações do ex-deputado Jorge Khoury no primeiro bloco, registrou-se rápido desentendimento com o vereador Zó, que de imediato foi dissipado com pedido de desculpas e abraços cordiais. Jorge imaginou que Zó tivesse ironizado suas declarações ao conversar com o colega parlamentar Damião Medrado.

Da redação com foto de Geraldo José
Política
24 de Outubro / 2014 às 18:00 | 10 Comentários

Na tarde desta quinta-feira (23), o ex-presidente do Sinserp e candidato a reeleição, Cícero Sales, Reginaldo Marçal e sua equipe entregaram ao Presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Ricardo, o requerimento de registro de chapa com o slogan "O Trabalho sério não pode parar". Com uma diretoria que instituiu vária reformulações, Cícero Sales, sai na frente do seus oponentes e pré-candidatos, Telma Marineide, Francisco Arnóbio e Jorge Queiroz, que até a tarde desta sexta-feira (24) não teriam efetivado o requerimento de suas chapas,

“Diferente da eleição anterior a nossa chapa vem fortalecida”, acredita Cícero por ter como vice-presidente José Reginaldo Marçal que foi seu principal concorrente no último pleito. Cícero alega que tem recebido apoio de todos os setores como Guarda Municipais, Agentes de Segurança, funcionários da saúde e educação, além do trânsito que tem na sua chapa um dos principais nomes nas secretarias, o AGT Rosinaldo Alves. “Nós temos recebido apoios de todas as categorias o que fortalece a chapa na disputa que é composta com 24 nomes do quadro de Servidores da Prefeitura Municipal”, concluiu.

Variadas
24 de Outubro / 2014 às 17:27 | Nenhum Comentário

O paulistano filho de nordestinos, um piauiense e uma pernambucana, Edvaldo Santana, foi um dos convidados do programa Geraldo José na tarde desta sexta-feira (24) na Transamérica FM. Simples embora possuidor de uma obra com mais de 300 composições, algumas delas em parceria com Arnaldo Antunes, Itamar Assunção e Tom Zé, Edvaldo Santana explicou que está lançando o seu sétimo trabalho solo “Jataí” sendo que na carreira de 40 anos já soma em torno de quinze discos, entre eles, três vinis.

“Fazer uma carreira independente não é fácil, mas foi uma opção pessoal porque desta maneira posso fazer o que gosto, da forma que aprecio e graças a Deus tem dado certo”, justificou Santana. Ao executar “Quando Deus quer até o diabo ajuda”, a primeira do atual CD, Edvaldo esclareceu que tem misturado elementos da música negra espalhada pelo mundo tipo blues, reggae, salsa, rock, jazz, com ritmos que compõem a diversidade da música brasileira (samba, xote, choro, coco, baião), criando uma nova identidade estética dentro do caldeirão sonoro do planeta.

Na primeira viagem a Juazeiro e Petrolina, região que disse ter ficado encantado, divulgando seu mais novo álbum, Edvaldo Santana esteve participando, no dia 22 de outubro, no Canto de Tudo-UNEB, da primeira edição do “Conversas Musicais”, evento de caráter extensivo ligado ao projeto de pesquisa “Música e Educação”, coordenado pelos professores Paulo Soares e Odomaria Macêdo”, o qual pretende tornar-se um encontro marcado entre compositores (músicos e letristas), produtores, divulgadores, musicófilos e outros interessados nas múltiplas conexões da música na vida contemporânea, visando estabelecer um espaço de audição musical e de discussão pedagógica sobre produção, mediação, recepção e formação em música, bem como os processos criativos nesse campo.

Nesta sexta-feira, dia 24/10, às 21 horas, Edvaldo Santana faz show na sala principal do Centro de Cultura Gilberto.  No repertório canções do mais recente álbum Jataí como "Nada no Mundo é igual", "Quando Deus quer até o diabo ajuda", "Amor é Graça", "A poda da Rosa" e tambem músicas representativas da sua trajetória artística: "Lobo Solitário", "Choro de Outono", "O jogador", "Variante". O bardo paulistano da zona leste estará fazendo um show solo onde canta e toca violão.

Da redação com foto de Geraldo José

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage