Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
01 de Novembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

No dia 2 de novembro, os cristãos, especialmente os católicos, celebram a memória de todos dos fiéis defuntos, rogando a Deus por eles. A liturgia das missas realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Jesus Cristo. Professando a fé na vida eterna, os católicos tomam como slogan a famosa frase de Santo Agostinho: “Saudade sim, tristeza não”.

A oração pelos falecidos sempre lugar nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no século l, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires, nas catacumbas. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, aqueles por quem ninguém rezava e de quem ninguém se lembrava. O abade do Mosteiro de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. E os papas Silvestre ll (996) e João XVll (1012) convidaram a comunidade cristã a dedicar um dia cada ano aos mortos. No século Xl, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1.

Para o Padre José Severino, conhecido como Padre Zezé, vigário da Paróquia Santo Antônio, em Juazeiro, “o dia de finados é dia da saudade e dia de manifestar a fé na ressurreição. É dia da saudade de quem foi presença em nossas vidas, mas agora é ausência, e ao mesmo tempo em que nos lembramos dos entes queridos que partiram, somo confortados pela nossa fé na ressurreição”. Em Juazeiro (BA), haverá a tradicional missa pelos fiéis defuntos no Cemitério Municipal, no bairro de Santo Antônio, às 7 horas, presidida pelo Padre Zezé, e missas na Igreja Santo Antônio, às 7 e às 19:30 horas, além de missas e cultos em outras Comunidades da Paróquia. 

Com informações da Paróquia de Santo Antônio
Policial
01 de Novembro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Policiais Rodoviários Federais detiveram um indivíduo procurado pela justiça trafegando com documento falsificado em Barreiras/BA. O flagrante ocorreu nesta sexta-feira (31/10), no Km 805 da BR-242, quando um veículo VW/Gol com placas de Brasília/DF foi abordado por PRFs, durante ultrapassagem em local proibido. Ao fiscalizar o veículo e solicitar a documentação de porte obrigatório, os policiais perceberam no CRLV - Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, apresentado pelo condutor, vários indícios de adulteração, fato confirmado através de consulta ao sistema. Além disso, os policiais descobriram que o indivíduo possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. O condutor foi encaminhado junto com a documentação e o veículo para a Delegacia de Polícia Judiciaria local.

Ascom PRF-BA
Variadas
01 de Novembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Durante os três dias da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), realizada no Complexo Multiventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mais de mil crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juazeiro e Petrolina (PE) participaram de sessões de leitura de gibis e cordéis, contações de histórias, apresentação de palhaços e fantoches, e atividades da Embrapa & Escola. O evento, que iniciou na última quarta-feira (29) e termina na noite desta sexta (31), promoveu uma extensa programação cultural, com palestras, minicursos, mesas redondas, exibições cinematográficas, exposições, bate-papo com autores e apresentações musicais, além das atividades para o público infanto-juvenil. 

Para a professora da Escola de Tempo Integral Profª Iracema Ferreira Paixão, localizada em Juazeiro, que levou seus alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental à Fliunivasf na manhã desta sexta, as atividades extraclasse proporcionadas pelo evento são de grande importância para as crianças. “Temos que formar leitores cada vez mais ativos. Há a deficiência do incentivo à leitura em casa e a escola deve cumprir esse papel”, disse. 

Sirleide de Santana, integrante da comissão organizadora da Festa Literária, afirmou que a participação das escolas na Fliunivasf foi bastante positiva. “A procura pelas atividades infanto-juvenis foi muito grande”, observou. Ela ressaltou ainda que a proposta do Espaço Chiquinho, voltado para crianças, surgiu de uma necessidade de proporcionar a esse público uma aproximação com o uso de livros. “Alguns estudantes que vieram visitar a Fliunivasf nunca tinham tido contato com uma biblioteca”, revelou. A 1ª Fliunivasf foi idealizada e coordenada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf e integra as comemorações dos 10 anos da instituição.

Juliana Magalhães Ascom Univasf
Variadas
01 de Novembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Em mais uma rodada de discussão – esta é a 12º reunião – na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, no último dia 29 de outubro, em Brasília (DF), a agência reguladora, em consenso com os atores do sistema elétrico nacional, decidiu reduzir, já a partir de 30 de outubro, a vazão defluente – água que é liberada da represa – da Usina Hidrelétrica de Três Marias para 120 m³/s. O reservatório, localizado no território mineiro da bacia do São Francisco, está operando desde o início do mês com 140 m3/s, porém a redução vem sendo praticada desde abril deste ano, por conta da prolongada estiagem que castiga o Estado.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF participou da reunião na qualidade de observador, voltando a cobrar do setor elétrico compensação financeira para os segmentos de usuários prejudicados com as reduções de vazões, além de reiterar a necessidade de uma agenda permanente de estudos e debates que visem a mudança do modelo energético na bacia do São Francisco e ações de larga escala para assegurar o uso racional da água, principalmente nos marcos da agricultura irrigada.

A redução proposta tem como finalidade conservar a pouca água que ainda há na represa, evitando que o seu volume útil de armazenamento chegue a zero, ou seja, atinja o chamado volume morto, que acarretaria problemas no abastecimento das cidades localizadas abaixo da UHE, na geração de energia da hidrelétrica, que hoje já é mínima, bem como comprometeria o maquinal que dá funcionamento as seis turbinas existentes no reservatório. Atualmente, apenas duas delas estão em atividade. “Temos que aproveitar que está chovendo, e praticar a redução, assim não precisaremos utilizar o volume morto”, disse Marcelo de Deus, gerente de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, responsável pela operação da UHE.

O engenheiro a cargo da manutenção da represa, Carlos Aloysio Costa Diniz, afirmou que testes estão sendo feitos mensalmente pela companhia energética para saber até quando a água útil disponível no reservatório passará pelas turbinas, uma vez que ela vem diminuído rapidamente. “Com 3,08%, que é o volume atual – pior índice da história -, ela está passando. Fizemos os testes em meados de outubro. Até 0% continuaremos operando, porém não podemos afirmar quais serão os resultados depois disso. Mas não podemos também nos limitar. É neste intuito que estamos realizando os estudos: para garantir a vazão a jusante da represa”, comentou. A UHE Três Marias foi a primeira a ser construída ao longo do rio São Francisco, em 1962. Em janeiro deste ano, o volume útil dela era de 27,56%.

O vice-presidente do CBHSF, Wagner Soares Costa, acredita que as discussões que vêm sendo feitas estão restritas apenas à hipótese emergencial, deixando de lado a preocupação a longo prazo. “Estamos pensando a curtíssimo tempo. Não estamos conversando sobre a falta de água, mas sim do nível de captação de água. Estamos deixando de trabalhar infraestrutura física e investimentos. O que iremos fazer caso a chuva não chegue?”, indagou, a propósito do projeto Jaíba, maior projeto público de irrigação em área contínua da América Latina, que, recentemente, por conta das reduções das vazões de Três Marias, fez readequações emergenciais para evitar maiores perdas na sua produção, principalmente frutícola. “Se não chover gradativamente, este fórum será inevitável para 2015”, completou o gerente executivo do projeto, Marcos Braga Medrado.

Vicente Andreu Guillo, presidente da ANA, lembrou que a operação e os estudos que vêm sendo feitos no reservatório são em função de outros riscos e usos, e não apenas do Jaíba. “Não podemos criar esta ilusão”, colocou. O consultor contratado pelo CBHSF para orientar os trabalhos desenvolvidos pelo colegiado, Rodolpho Ramina, alertou que deveriam ser feitas, na tentativa de sanar os problemas dos reservatórios, reduções na demanda de consumo de energia elétrica, principalmente em horários de pico. “Os reservatórios melhorariam o cumprimento da função de regularização da vazão. Além disso, preservariam os armazenamento das suas águas”, disse. Para ele, é preciso que o setor elétrico abdique dos seus interesses próprios e faça, do mesmo modo que os outros setores, as suas reduções. “A irrigação, o abastecimento já fizeram. Encolheram os seus trabalhos, tendo em vista preservar os estoques hídricos das represas. Nessa época de calor, onde há um maior gasto de energia, reduzir o uso do ar-condicionado e do chuveiro elétrico diminuiria de 20 a 30% deste consumo”, explicou. Ainda durante o encontro, os técnicos decidiram manter a vazão defluente da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, em 1.100 m3/s. Desde a Resolução nº 442, da ANA, de 8 de abril de 2013, está em vigor este patamar mínimo.

Assessoria de Comunicação do CBHSF Foto Ricardo Coelho
Espaço do Leitor
31 de Outubro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

As imagens aqui exibidas expressam de forma mais contundente e verdadeira que as próprias palavras. Estamos diante de uma insofismável manifestação de dignidade, espírito cívico e extraordinária maneira de transmitir educação aos nossos jovens através do exemplo. Com quase 98 anos de idade (nascido em 12/12/1916), o Coronel Jerônimo Ribeiro, a história viva de Uauá, nos dá uma lição de civismo e mostra a toda a sociedade que o cumprimento do dever não tem limite de idade.

Tanto compareceu para votar no primeiro turno, como o fez agora no segundo turno. Este é um exemplo de vida que deve ser observado e assimilado por toda a nossa juventude de Uauá, quiçá os adultos de idade não tão avançada, que, às vezes, renunciam ao cumprimento do dever patriótico de votar em seus representantes ao legislativo e naqueles que terão o elevado dever de comandar a Presidência da República Brasileira, por simples desinteresse ou uma triste malemolência cívica.      

Nesse momento politico-eleitoral, é impossível não lembrar que o Coronel Jerônimo foi prefeito de Uauá por quatro vezes, nos períodos de 1948/1952, 1956/1960, 1964/1968 e 1971/1972 e vale dizer que uma das imagens é a carteira de sócio da União dos Prefeitos da Bahia, de 1965 e outra o primeiro título de eleitor, datado de 28 de fevereiro de 1937.

Nossos cumprimentos a essa figura ímpar do Coronel Jerônimo Ribeiro, cuja atitude de grandeza nessas Eleições 2014 haverá de mexer com os brios da juventude e mesmo dos adultos uauaenses no presente e no futuro desta terra.

Autor: Homenagem do cronista deste blog Agenor Santos

Variadas
31 de Outubro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Desde o início do ano, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem se prontificado a recuperar e proporcionar uma nova roupagem à algumas praças e canteiros de Petrolina. Em um dos locais de maior movimento da área central da cidade, na Avenida Souza Filho, o canteiro, por exemplo, recebeu grama e árvores de paisagismo. No entanto, todo esse trabalho pode ser colocado em xeque se a população não fizer a sua parte, através do cuidado quando se desloca nestes equipamentos públicos. Há quem jogue lixo nos locais, arranque algumas plantas e até mesmo coloque cadeiras dentro dos canteiros, prejudicando todo o trabalho de arborização.

“A população é quem nos pede com mais intensidade essa iniciativa de deixar a cidade mais verde, mais bonita, mais arborizada. Então a gente entende que não é justo que alguns possam interferir nesse processo e destruam o que já foi feito até agora. Nesse sentido nós pedimos a colaboração de todos, para que sejam parceiros do poder público no sentido de ajudar a manter organizados esses espaços que já ganharam melhorias”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

O gestor da AMMA enfatiza que é preciso apenas que as pessoas desenvolvam atitudes simples. “Evitar caminhar pelas gramas e por entre as plantas nos canteiros, para não danificá-las; não jogar lixo; quem tem quiosque nestas áreas também orientar os consumidores a não colocarem cadeiras dentro dos canteiros. Enfim, atitudes que se efetuadas de maneira sistemática pela população, irão nos ajudar, e muito, a manter essas praças sempre bem conservadas e funcionando como um espaço de lazer e benefícios para toda a população”.

Para estimular a educação ambiental, a AMMA tem desenvolvido mais palestras em escolas e instituições do município. “Nestes eventos, nós falamos sobre as ações da AMMA, mas também fazemos com que as pessoas entendam que o Meio Ambiente é uma responsabilidade de todos, e que cada um pode ser parceiro nessa iniciativa”, pontua Gleidson Castro. Além do canteiro central da Avenida Souza Filho, a AMMA já restaurou as praças Maria Auxiliadora, 21 de Setembro e o canteiro do Monumento da Integração. Outras praças – a exemplo da que fica ao lado da igreja Matriz- estão no roteiro do planejamento da AMMA para revitalização.

ASCOM AMMA
Esporte
31 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação de Petrolina, através do programa Segundo Tempo está promovendo amanhã (1). o Circuito Esportivo, na escola municipal Santo Antônio, na ilha do Massangano, onde serão beneficiadas mais de 120 crianças . A iniciativa é para promover o esporte educacional como forma de inclusão, participação, cooperação, coeducação e com responsabilidade. Serão oferecidas as seguintes atividades de Esporte Educacional: Jogos populares, Judô, Capoeira, Xadrez, Handebol e voleibol. Serão oferecidas modalidade de Handebol, Jogos Populares, Voleibol, Judô, Xadrez,Capoeira através de jogos pré-desportivo. O evento acontece no próximo dia 25, no período de manhã, para crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos de ambos os sexos.

Para o coordenador do projeto, o professor José Mirondes, o esporte educacional é um meio para consolidação de formação integral do ser humano na busca constante de realização.  A valorização dos nossos recursos naturais, culturais, a integração entre aluno-professor, entre os alunos, alunos e funcionários de nossa escola, faz com que os jovens se desenvolvam melhor em seu meio social e com atividades que façam parte de seu contexto cultural, explica o professor.  A adoção de técnicas e processos de mudanças de comportamentos contribuindo assim na formação e exercício de cidadania e na melhoria do próprio estilo de vida.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
31 de Outubro / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário
 
Os alunos da rede municipal de Petrolina tiveram uma noite ontem de premiações na  II Mostra de Video de Ciências  "Nosso Olhar sobre a Caatinga".Dezenove escolas  concorreram com trabalhos de alunos da rede municipal classificados no concurso. A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Educação, Coronel Leite.

Participam da Mostra, todas as escolas do ensino fundamental séries finais da rede municipal. Os trabalhos são vídeos produzidos pelos alunos com orientação dos professores de Ciências e Geografia, sobre a Caatinga, com 05 a 10 minutos de duração, em formato de documentário, ficção, animação e paródia. A iniciativa foi coordenada pelo Professor Vitor Paulo Alves.

Confira agora a lista dos vencedores:

  1. Júri Popular (Voto aberto via Internet)
  • Melhor Atriz - Wesliane Mirelle - Escola Mãe Vitória (20.511 votos livre)
  • Melhor Ator - Eike Pereira - Escola Mãe Vitória (22.587 votos livre)
  • Melhor Audiovisual - Escola José Cícero Amorim (126 votos computados por login)
     2. Banca Examinadora (Júri Técnico)
  • Melhor Atriz - Bianca Caroline - Escola Profª Eliete Araújo
  • Melhor Ator - Daniel Filho - Escola Profª Eliete Araújo
  • Melhor Audiovisual - Escola José Cícero Amorim
  • Melhor Arte & Fotografia - Escola José Cícero Amorim
  • Melhor Edição & Efeitos - Escola José Cícero Amorim
  • Melhor Tema Adaptado - Escola José Cícero Amorim
    3. Prêmios de Reconhecimento
  • Gestão Destaque - Profª Mª José Souza de Lima Sá (Escola Mãe Vitória)
  • 2º Melhor Vídeo - Escola Profª Eliete Araújo
  • Escola com Maior Número de indicações - Escola José Cícero Amorim (Prêmio: Filmadora)
  • 2ª Escola com Maior Número de indicações - Escola Profª Eliete Araújo (Prêmio: Filmadora)
  • Professores de Ciências mais envolvidos no Projeto:
            I - Islane Andrade - Escola Profª Eliete Araújo (Prêmio: Tablet)
            II - José Amaral - Escola Mãe Vitória (Prêmio: Tablet)
Ascom Prefeitura Petrolina
Charges
31 de Outubro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Visando contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania na região norte da Bahia, a TV São Francisco em parceria com a Secretária de Educação de Juazeiro e patrocínio do SAAE, realizou a edição do projeto Lápis na Mão. O projeto convidou alunos de escolas públicas e particulares da educação infantil e ensino fundamental de Juazeiro, afim de refletirem sobre a questão da necessidade de ampliar o índice e a qualidade da leitura na vida de cada cidadão, através do exercício do conhecimento.

O projeto Lápis na Mão 2014 teve como tema principal: “Economize água. Preserve o rio.”, abordando mais uma vez a responsabilidade ambiental e social. No total, foram inscritos mais de 2.300 trabalhos entre Desenhos e Redações, um aumento de 4 vezes com relação ao total de inscrições do ano passado.  Confira abaixo os Vencedores do Projeto Lápis na Mão:

Categoria Desenho – Infantil

1º Lugar - Stefane Barbosa Ribeiro

Escola Municipal Caxangá

2º Lugar - Gustavo Silva do Nascimento Quezado

Escola Nailde de Souza Costa

3º Lugar - Anderson Alves Pereira

Escola Nailde de Souza Costa

Categoria Desenho – Fundamental I

1º Lugar - Nicolas Juan Marciel Nascimento

Colégio Dínamo

2º Lugar - Cristiane Medrado Silva

Escola Municipal do Tempo Integral Profª. Iracema Pereira da Paixão

3º Lugar - Icaro Danilo Gomes Santos

Escola Municipal Judite Leal Costa

Categoria Redação – Fundamental II

1º Lugar - Arthur Luiz Magalhães M. Brandão

Colégio Arco-íris

2º Lugar - Micael da Silva Santos

Escola Municipal Maria José da Lima Rocha

3º Lugar - Maria Eduarda Souza de Jesus

Escola Municipal Mandacaru

Por Filipe Durando Supervisor de Marketing TV São Francisco
Policial
31 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

Se você recebesse ameaças, ou sofresse algum tipo de violência, o que faria para se proteger, pedir ajuda e denunciar? Uma mulher ligou para a polícia para pedir uma pizza de pepperoni, mas o que ela queria mesmo era ser socorrida após sofrer violência doméstica. A atendente, do outro lado da linha, percebeu a emergência e enviou uma viatura à casa da vítima. A conversa foi divulgada pelo jornal britânico Metro. "A chamada começou muito estranha, mas depois percebi que era realmente grave", contou a atendente de forma anônima. O diálogo abaixo, segundo o jornal, é exatamente o que foi gravado pelo arquivo telefônico da polícia:

Policial: 911 (número da polícia dos EUA), onde é a emergência?"

Vítima: "123 Main St."

Policial: "Ok, o que está acontecendo?"

Vítima: "Gostaria de pedir uma pizza."

Policial: "Senhora, você ligou para o 911."

Vítima: "Sim, eu sei. Gostaria de pedir uma pizza de pepperoni, com cogumelo e pimenta"

Policial: ‘Ummm… sinto muito, você sabe que ligou para o 911, né?’

Vítima: "Sim, você sabe quanto tempo vai levar para chegar?"

Policial: "Ok, senhora, está tudo bem aí? Você tem uma emergência?

Vítima: "Sim, eu tenho."

Policial: "E você não pode falar porque há alguém no local com você?"

Vítima: "Sim, isso mesmo. Sabe quanto tempo vai demorar?"

Policial: "Tenho um policial a pouco metros de sua localização. Há armas na casa?"

Vítima: "Não."

Policial: "Pode ficar no telefone comigo?"

Vítima: "Não. Até mais, obrigada"

A atendente, após desligar o telefone, verificou que no endereço já havia sido registrado outros casos de violência doméstica. Quando os policiais chegaram na casa, descobriram que a mulher havia sido agredida violentamente pelo namorado, que estava bêbado. Segundo o jornal Metro, depois do incidente, a atendente reconheceu a atitude da mulher e disse: "acho que ela foi muito esperta em usar este truque.Definitivamente foi uma das ligações mais memoráveis".

Aqui no Brasil, mulheres que sofrem de violência doméstica podem recorrer à Central de Atendimento à Mulher ligando 180. A ligação é gratuita pode ser feita por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público e funciona 24h por dia, de segunda a domingo, e fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. A vítima é informada sobre seus direitos legais, os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso.

Variadas
31 de Outubro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Oficialmente a campanha mundial do Outubro Rosa encerra-se hoje, 31, e a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) realizou, durante esses dois últimos dias do mês, palestras de conscientização para prevenção do câncer de mama para colaboradores do SEST/SENAT nessa quinta-feira (30) e Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho em Petrolina na manhã dessa sexta-feira (31).

A equipe de estudantes da Universidade de Pernambuco campus Petrolina (UPE) coordenada pela professora doutora Lidiane Britto, também coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Oncologia do Centro de Oncologia da APAMI foi convidada pelas duas instituições para a conscientização do seu público interno, cerca de 150 colaboradores no SEST/SENAT e 20 dos 500 colaboradores do Aeroporto, incluindo a Infraero e linhas aéreas comerciais instaladas devido a grande demanda de voos na cidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Pronatec no SEST/SENAT, Adriana Matias a palestra fez parte da culminância da campanha desenvolvida internamente na unidade de Petrolina. “A iniciativa de convidar a Apami para participar da nossa ação veio de dois instrutores nossos, Sivaldo e Tarcila que já conheciam o trabalho desenvolvido pela associação. E hoje, na culminância, ampliamos o trabalho de conscientização não somente dos estudantes como dos profissionais do SEST/SENAT”, afirmou.

Para o superintendente da Infraero em Petrolina, Rodrigo Siebra, a palestra reforça a importância da multiplicação das informações sobre o câncer de mama para que cada vez mais possa ser prevenido. “O conhecimento nunca é demais e nós agradecemos imensamente em nome da Infraero. Esperamos manter essa parceria entre as instituições!”, disse. Já a professora doutora Lidiane Britto ficou feliz com a grande procura pelas empresas e instituições da cidade para a realização das palestras. “Cumprimos essa missão esse ano e no próximo queremos ampliar ainda mais o número de palestras e ações, esclarecer o quanto possível sobre essa doença para que cada vez mais o diagnóstico seja precoce e possamos salvar mais vidas”, ressaltou Lidiane.

Jaquelyne Costa ASCOM APAMI
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realizou na última semana o 6ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) que apontou baixo risco para epidemia de dengue com 0,6%  de Índice de Infestação Predial, o menor índice de 2014 até agora.

Mais de 120 profissionais entre agentes de endemias e supervisores estiveram em campo para visitar as residências e verificar a existência de larvas, os locais com focos recebem o tratamento adequado.  “Após a pesquisa, nossa equipe intensificará as ações nas áreas mais susceptíveis a proliferação do Aedes aegypti”, afirmou o gerente de Endemias, Jailson de Araújo.

A cada dois meses é realizado o LIRAa com a finalidade identificar as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito. Atualmente, em Petrolina, os bairros considerados áreas de alto risco são: Dom Avelar, São Jorge e Terras do Sul; já os bairros Vale do Grande Rio, Centro, Jardim Guanabara, Antônio Cassimiro e outros registraram 0% para infestação do mosquito. 

Ascom Prefeitura Petrolina
Policial
31 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Foi preso no final da manhã de hoje, 31, na região central de Petrolina, por policiais militares e civis da Equipe Malhas da Lei, Daniel Cordeiro dos Santos, 23 anos. A prisão foi realizada em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pela justiça local. Durante a captura, no Centro de Petrolina, o mesmo tentou empreender fuga, pulando vários muros de residências e vindo a ser pego dentro de um ônibus de transporte coletivo de passageiros.

Daniel Cordeiro é suspeito de haver praticado dois homicídios nos últimos meses, bem como é suspeito de haver realizado vários roubos à transeuntes no centro comercial de Petrolina e bairros adjacentes. Nos últimos 20 dias, ele sofreu duas tentativas de homicídio.

Os órgãos policiais solicitam o comparecimento, a uma das delegacias de polícia civil em Petrolina, daquelas pessoas que tenham sido vítimas de assalto nos últimos meses e que, pela fotografia, reconheçam semelhanças entre o acusado e Daniel Cordeiro.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Política
31 de Outubro / 2014 às 18:30 | 2 Comentários

A página oficial do Senado Federal informou aos seus seguidores do Facebook que é contra a lei tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente, na esteira da polêmica que surgiu após o segundo turno das eleições presidenciais. Nas redes sociais, internautas defenderam tanto a separação da região Nordeste do Brasil quanto a independência do estado de São Paulo. Um dos que defenderam publicamente isso foi o Coronel Telhada (PSDB), eleito deputado estadual.  “A Lei Nº 7.170, assinada em 1983 pelo presidente João Figueiredo, define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social e estabelece formas de processo e julgamento. Em seu artigo 11, prevê pena de reclusão de 4 a 12 anos para quem ‘tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente’. Veja a íntegra da Lei”, diz o perfil.

BN
Política
31 de Outubro / 2014 às 18:00 | 13 Comentários

No último domingo (26), após o resultado da eleição presidencial que reelegeu a presidente Dilma Rousseff (PT), uma mensagem publicada na fanpage do advogado e ex-candidato a prefeito de Juazeiro, Marcio Jandir (PV), dizia que sentia-se “envergonhado de ser nordestino”.  No decorrer da semana, a declaração foi republicada por veículos da região e despertou comentários negativos para o ex-candidato, que foi um dos líderes da oposição juazeirense durante o período eleitoral. Márciotratou de se desculpar e desmentir o conteúdo da mensagem, e em sua sua página pessoal explicou que sua fanpage é administrada e uma pessoa usou de má fé para colocar tal comentário preconceituoso. Confira:

"Boa tarde, tomei conhecimento que algumas pessoas hj tentaram tirar proveito de uma publicação contida na minha fanpage administrada, reitero que sempre me orgulhei de ser juazeirense, baiano, nordestino e brasileiro, não sou contra o povo, os meus adversários estão no poder, contra eles seguirei lutando, sobretudo para ver a minha cidade muito melhor que hoje".

Também a administradora da página esclareceu o que houve e pediu desculpas ao ex-candidato e aos leitores. 

"Na condição de administradora da fanpage de Márcio Jandir, sou a responsável juntamente com ele de criar as notas publicadas na página.
Observamos que uma postagem feita no dia 26.10, após sair o resultado das eleições, resultou em comentários de toda sorte, positivos e negativos, tendo sido veiculado na imprensa, com evidente utilização por adversários políticos. 
Como já informado por ele, na sua página pessoal e ainda não divulgado na imprensa, a referida postagem não foi feita por ele. 
Quando da postagem a pagina estava aberta e havia outras pessoas acompanhando a apuração dos votos, em minha residência, infelizmente uma dessas pessoas fez inserir o comentário que gerou repercussão de tal monta, pela importância da pessoa cujo nome apareceu na página. 
Basta ler a nossa fanpage para que se perceba o tratamento respeitoso que sempre tivemos durante todo os processo eleitoral. Fomos acompanhados durante todo o processo eleitoral por mais de 30.000 visualizações, pelo que agradeço. 
Por meio desta venho informar o ocorrido, me desculpando com a comunidade que justamente se sentiu ofendida, e principalmente a Márcio Jandir e sua família, que passaram os últimos dias convivendo com os impropérios e ameaças, sem que fossem merecedores da ofensa".
Daniele Froes Santos

Da redação
Espaço do Leitor
31 de Outubro / 2014 às 17:25 | 4 Comentários

O prefeito Carlinhos foi eleito em 2012 com uma vitória esmagadora de 995 votos de frente para o segundo colocado, só que depois vieram os problemas com a justiça eleitoral, onde, foi cassado em primeira instância e se manteve no cargo, o que já foi uma vitória. Com as eleições de 2014 e, numa jogada de mestre o prefeito resolve apoiar o PT tanto na esfera estadual como nacional, enquanto isso, voltando aos processos eleitorais lá no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) o prefeito já perdia por 2 A 0 em favor da cassação. Logo vem a eleição do primeiro turno no dia 05 de outubro, o prefeito apoiou três candidatos a deputado federal e um estadual, ambos foram eleitos, além, do governador Rui Costa. Logo após as eleições do primeiro turno, mais precisamente dia 07 de outubro, terça feira, veio outra vitória para o prefeito Carlinhos Brandão só que, essa por enquanto está sendo parcial e no Tribunal Eleitoral, como eu já citara o prefeito estava perdendo por 2 A 0, e conseguiu uma virada quase que impossível para 3 A 2 a seu favor.

Pois bem, com o segundo turno a presidenta Dilma foi eleita. Em Curaçá a vitória foi esmagadora com 83% dos votos válidos. 
Pois bem nesta quinta-feira, 30 de outubro, o prefeito foi julgado e absolvido, fazendo assim cabelo, barba e bigode. Haja festa em Curaçá. Carlinhos é o cara, derrubou Salvador Lopes nas urnas e nos tribunais.

PARABÉNS PREFEITO. CURAÇÁ ESTÁ EM FESTA AO SOM DE MILHARES DE FOGOS.

Uelton Pereira

Política
31 de Outubro / 2014 às 16:55 | 3 Comentários

De acordo com a revisra Valor Econômico, desta sexta-feira, o atual governador da Bahia, Jaques Wagner pode assumir a Petrobras. De acordo com a reportagem, o nome do político é o preferido do PT, que vê em Wagner autoridade para reestruturar a estatal após os recentes escândalos de corrupção. Nas últimas eleições, a Petrobras ganhou destaque não só por conta dos últimos escândalos envolvendo o nome da estatal. 

A petroleira, que já foi a maior empresa do país em valor de mercado, sofreu um revés em seus negócios nos últimos anos e tem apresentando resultados que não agradam o mercado. Nos últimos quatro anos, a dívida líquida da companhia cresceu quase 300%, de acordo com dados da Economatica. O endividamento passou de 61 bilhões de reais para 241 bilhões de reais até junho de 2014.  O caixa, por sua vez, não avançou na mesma proporção e cresceu menos de 20% no mesmo período.    

O reajuste nos preços da gasolina e do diesel é outro ponto de discórdia e que sempre está em evidência na Petrobras. O governo vem reajustando os preços todos os anos, mas sempre de 10% a 20% abaixo na comparação com os preços praticados no mercado internacional.

Da Exame
Política
31 de Outubro / 2014 às 16:28 | 1 Comentário

Juazeiro está recebendo um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI/BA) que tem como objetivo aproximar a ciência dos jovens estudantes. Trata-se da construção da Praça da Ciência, projeto que prevê a implantação de equipamentos públicos para a juventude do município ter acesso a experiências cientificas de maneira lúdica, com brinquedos educativos os quais surpreenderão os usuários.

O prefeito Isaac Carvalho – acompanhado do assessor de infraestrutura Flávio Luiz – assinou o convênio viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT) na última quarta-feira (29), na SECTI/BA em Salvador, que garante duas Praças da Ciência para a cidade. O deputado foi representado pelo assessor e chefe de seu gabinete, Luiz Freire.

O Estado cederá os equipamentos e como contrapartida o município oferecerá os espaços onde serão instalados os brinquedos educativos, prioritariamente em praças públicas que escolhidas e preparadas pela Prefeitura para receberem o projeto.

Segundo a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, a praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Concha; Bicicleta Geradora; Harpa; Alavanca; Gangorra de comprimentos diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes; Basquete giratório. 

Ascom PMJ
Policial
31 de Outubro / 2014 às 16:02 | Nenhum Comentário

Mais um acidente registrado na subida da Ponte Presidente Dutra, em Petrolina no final da manhã desta sexta-feira (31), envolvendo uma carreta, que bateu em um veículo de passeio Fiat Uno. De acordo com informações, ninguem ficou ferido, e o trânsito ficou congestionado na região.

Fotos: Leitor do Blog - Clebio
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

À medida que a economia do país expande, o consumo de energia elétrica segue o ritmo. Isso significa que, nos últimos 12 meses compreendidos entre outubro de 2013 e setembro de 2014, houve aumento de 2,9% no consumo. O destaque do indicador vai para o setor de comércio, que contabilizou aumento de 7,3% no gaste energético. O único segmento que não segue o fluxo é a indústrua, que apresentou retração no consumo de 1,7%. O país consumiu 458.459 Gigawatts-hora (Gwh), em 2013, e 471.751 GWh em 2014, um aumento de 13.292 GWh. O maior crescimento neste período coube à Região Norte, com 8,7%. O Nordeste a penúltima região ao gaste de energia, com aumento de 1,9%. O último a apresentar este crescimento foi o Sudeste, cujo segmento industrial registrou uma queda expressiva no consumo energético, de 3,4%, em 12 meses. Isso levou a região, que passsa por séria crise hídrica, a aumentar somente 1,3% do consumo energético nacional. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (30) na Resenha Mensal de Energia Elétrica, publicada pela Empresa de Pesquisa Energética. 

BN
Política
31 de Outubro / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

A senadora Lídice da Mata conclamou os representantes dos sindicatos de trabalhadores domésticos a retomarem o mais rápido possível a mobilização junto ao Congresso Nacional pela regulamentação da Lei 12.964/2014, que assegura à categoria  direitos trabalhistas idênticos a todos os demais regidos pela CLT.

"Eu acho que chegou o momento de vocês sentarem com os principais interlocutores da Câmara dos Deputados e fazer um acordo para  colocá-la na pauta de votação nas próximas duas semanas. Assim haveria tempo hábil para o Senado aprovar ainda este ano, que é o melhor cenário que podemos ter", declarou a senadora, durante Seminário.

"Se deixarmos para a próxima legislatura, com novos  deputados, corremos o risco de passar mais quatro anos debatendo o assunto. Chama a atenção que tenhamos perdido a maioria dos quadros políticos representativos da população negra nestas eleições , mas antes de analisarmos  as causas disso precisamos aproveitar que eles ainda estão no Congresso para aprovar a regulamentação da Lei das Domésticas até o final do ano".

Lídice foi relatora da PEC 66, mais conhecida como a PEC das Domésticas, aprovada em dois turnos por unanimidade no Senado em abril de 2013, após intensa mobilização da categoria. Um ano depois, a regulamentação da lei foi aprovada pelo Senado e desde o último mês de abril tramita em regime de urgência na Câmara, sem que haja acordo para votação. Dela depende a efetivação de sete dos 16 direitos trabalhistas que ainda esperam por regulamentação, a saber: indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche, seguro-desemprego e seguro contra acidente de trabalho.

Lídice criticou a demora do Congresso. "O maior prejuízo é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um direito essencial de todo o trabalhador e que os empregadores estão deixando de recolher justamente por falta de regulamentação da lei", pontuou.

Segundo Rose Rozendo, representante da Rede de Mulheres do Subúrbio, a questão do FGTS tornou-se um entrave à aprovação da lei por causa da multa de 40% que os empregadores serão obrigados a pagar em caso de demissão sem justa causa. 

Ela sugere que a indenização paga ao trabalhador doméstico seja dedutível do imposto de renda, o que motivará o empregador a assinar a carteira do seu trabalhador doméstico, à medida que elevará o valor de sua restituição. " A partir do momento em que o CPF do empregado for declarado no imposto de renda do empregador também podemos criar um cadastro nacional específico para a categoria", acrescentou. 

Asscom
Informativos
31 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Dados de um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana na última terça-feira (28) informam que o número de casos suspeitos notificados da febre chikungunya na cidade saltou de 1.015 para 1.161 casos. Desse número, 56 foram descartados e 734 estão sob investigação. O número de casos confirmados, porém, não sofreu alteração (371). 

Os bairros feirenses onde foram registrados os casos suspeitos da doença são 74; dentre eles o bairro George Américo é o que concentra maior número de notificações (456), seguido pelos bairros Campo Limpo (212), Sítio Novo (50) e Cidade Nova (35 casos). Outras informações do balanço dão conta que, das 1.161 pessoas com suspeita doença, 768 são do sexo feminino e 393 do sexo masculino. 

A profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), se manifesta mais uma vez sobre o assunto. "Precisamos adotar as medidas necessárias que combatem a ação dos mosquitos causadores da doença. Não podemos permitir que o número de casos aumente. A situação é muito preocupante! Por isso, todo cuidado é pouco no combate. Não permitir o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d'água e outros recipientes é uma atitude muito significativa, bem como não permitir o acúmulo de lixo e entulho. Vamos agir para combater este problema", declara a parlamentar. 

Além de Feira de Santana, as cidades baianas que têm casos confirmados da febre chikungunya são Riachão do Jacuípe (82), Salvador (2), Alagoinhas (1), Cachoeira (1) e Amélia Rodrigues (1 caso). Vale ressaltar que não há registro de óbito até o momento.

Variadas
31 de Outubro / 2014 às 14:00 | 3 Comentários

O aluno Jullyo Cesar Ferreira da Silva, da  Escola Municipal Irmã Luiza Gomes,  na Agrovila Massangano, em Petrolina conquistou a medalha de prata na primeira fase semifinal da Olímpiada Escrevendo o Futuro, em Belo Horizonte, na categoria Poema. O aluno foi preparado por sua professora Edelmize Rodrigues Borges de Brito.

Foram três dias de atividades com palestras, oficina de criação de textos, passeios e muitos encontros entre gente de todo o Brasil, na capital mineira.  Os textos agora  seguem para a última etapa do programa em Brasília. O Portal Escrevendo o Futuro transmitiu toda a cerimônia de encerramento, ao vivo, na noite de ontem.

Logo mais, às 15 horas Jullyo Cesar desembarca no aeroporto Senador Nilo Coelho e começa o desafio para se preparar e representar Pernambuco,  no mês de dezembro, em Brasília, na luta pela Medalha de Ouro.

São quatro semifinais, uma para cada gênero textual da Olimpíada, que começou ontem e seguem até 19/11. Durante a fase classificatória para a final, mil pessoas, 500 estudantes e 500 professores, irão se encontrar numa capital do Brasil para atividades com criação de textos. Desses encontros saem os 152 finalistas.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
31 de Outubro / 2014 às 13:30 | 2 Comentários

Em entrevista concedida ao Programa Palavra Aberta, exibido pela TV Câmara, nesta quinta-feira (30), o deputado federal Gonzaga Patriota fez uma análise sobre o atual cenário político, além de comentar sobre a convivência do Governo com o Legislativo.

Gonzaga Patriota iniciou a entrevista afirmando que o PSB e Rede Sustentabilidade representava uma espécie de terceira via política e histórica para o Brasil. Para Patriota, Eduardo Campos era o condutor do mais sólido projeto de poder alternativo à polarização tucano-petista que domina o cenário político brasileiro há 20 anos.

Sobre o diálogo com o Parlamento, agora composto por 28 partidos, e com uma base heterogênea, que representa quase 60% do Congresso Nacional, Patriota voltou a ressaltar a necessidade de aproximação do governo de Dilma Rousseff.

"Vou convidar todos os meus colegas da oposição para ajudar a presidente Dilma Rousseff pra vê se ela acerta neste segundo mandato. Agora é importante que ela olhe também para o parlamento. Ela precisa está aberta ao diálogo e ouvir quem foi eleito pelo povo", disse.

Reforma Política

Gonzaga Patriota disse que o Brasil precisa dar um salto na reforma política, que o Congresso Nacional está devendo ao país há 18 anos. Patriota reforçou o que tem sido dito pela presidente Dilma e por especialistas de que será necessária a participação popular para que se possa fazer uma reforma política.

"Acho extremamente necessário uma reforma política para haver uma transformação democrática e política no País. Hoje é inadiável e urgente. E não consigo enxergar uma reforma política sem a participação popular. Dilma terá todo o meu apoio nessa questão", defendeu.

Asscom
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Alunos e professores da escola Dom Malan, em Petrolina, participaram de uma palestra proferida pelo ambientalista Vitório Rodrigues. Na pauta, a importância da preservação e defesa do Rio São Francisco, um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. O ambientalista abordou sobre os problemas de assoreamento, de poluição e de como cada cidadão pode fazer a sua parte e ajudar a manter vivo o Velho Chico. Ainda na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as Unidades de Conservação de Caatinga (UCCA´s), implantadas e coordenadas pela Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) e atualmente funcionando em propriedades rurais de várias localidades do município. Além de Vitório Rodrigues, também participou do evento o assessor técnico da AMMA, Expedito Cavalcanti.

Texto: ASCOM AMMA
Política
31 de Outubro / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

Em meio à acirrada disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, cuja eleição acontece em fevereiro, o deputado estadual Alan Sanches (PSD), surge como a mais nova alternativa para o embate. Conforme Sanches, que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e é líder do PSD, bem como braço direito do senador eleito Otto Alencar, a decisão se deu por ser favorável a renovação e ao fim da reeleição no parlamento. “Não tenho absolutamente nada contra o atual gestor, no entanto, sou a favor da renovação no parlamento e o fim da reeleição. Por conta disso, ouvirei os meus pares e coloco o meu nome à disposição para fazer uma Assembleia ainda melhor”, justificou.

O líder pessedista completou ainda que pelo relacionamento criado com os colegas nesta legislatura buscará consenso. “Não busco unanimidade na base aliada nem no partido, mas democraticamente vou buscar a maioria”, frisou. Por fim, ele destacou integrar a segunda maior bancada da Casa – o PSD elegeu oito deputados, ficando atrás apenas do PT, com 11 -, o que, consequentemente, o credencia para a disputa.    Alan Sanches se junta ao atual presidente, Marcelo Nilo (PDT), que já está no quarto mandato em busca do quinto, e aos companheiros de parlamento Sargento Isidório (PSC), o atual líder da bancada do governo, Zé Neto (PT) e o líder da bancada do PT, Rosemberg Pinto, que também já colocaram os nomes no páreo.

Ascom Dep. Alan Sanches
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Uma vasta e concorrida programação, com palestras, panfletagem em semáforos no centro da cidade, apresentações culturais, exposição fotográfica e até uma manifestação espontânea de solidariedade com um grupo de homens raspando a cabeça, encerrou nesta quinta-feira (30), no Sest Senat de Petrolina o projeto Outubro Rosa.

O projeto, que movimentou o mês de outubro, mundialmente conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama, teve como tema “A prevenção está em suas mãos” e envolveu todo o corpo de colaboradores da unidade, além de professores, alunos e o público em geral.  No dia da culminância do projeto, as atividades começaram logo nas primeiras horas da manhã, com os alunos dos programas Pronatec e Jovem Aprendiz apresentando danças e números musicais destacando mensagens de conscientização sobre o diagnóstico e prevenção da doença. Depois, a emoção tomou conta de todos com a palestra /depoimento de Ana Paula Moreira, que relatou sua experiência ao superar o câncer.

No período da tarde, o grande público que compareceu ao Sest Senat também pôde conferir as palestras de Lincon Rocha (Fundação Pio XII e Fundação Ivete Sangalo), e da representante da Apami, Lidiane Brito. A enfermeira Izabel Cristina do Ceonco/Apami encerrou o ciclo de palestras sensibilizando e conscientizando sobre as possibilidades de intervir previamente diante dos sintomas. Durante todo o dia, outra atração que chamou muita atenção do público foi uma exposição assinada pelo fotógrafo Geovani Cavalcanti. Uma mostra com expressivas imagens expõe o dia a dia de quatro modelos que vivenciam ou vivenciaram esta experiência.

Segundo avaliou o diretor do Sest Senat Petrolina, Marcílio Cavalcanti o projeto Outubro Rosa, que surgiu em 1990 com a Primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), atingiu plenamente seus objetivos. “Toda a unidade se envolveu espontaneamente em cada uma das atividades. Seja produzindo cartazes, decorando as instalações ou raspando a cabeça em solidariedade a quem está em tratamento, o sentimento  cor de rosa estava em toda parte. O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será a sua cura”, concluiu Marcílio Cavalcanti.

CLAS Comunicação & Marketing
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 11:30 | 1 Comentário

O Crediamigo, do Banco do Nordeste, foi o grande vencedor do Prêmio Foromic de Inclusão Financeira, considerado um dos mais importantes reconhecimentos a instituições que operam com microcrédito produtivo nas Américas. Promovido pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin), membro do Grupo BID, o prêmio será entregue durante o Fórum Interamericano de Microempresas, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Guaiaquil, no Equador. Em 2008, a mesma entidade reconheceu o Crediamigo com o Prêmio de Excelência em Microfinanças.

Como critérios de avaliação, a organização do prêmio considerou aspectos como desempenho e transparência, além da qualidade de serviços financeiros ofertados e sua efetividade para chegar a populações pobres de maneira massiva. Fatores como alcance geográfico e canais de expansão de operações foram observados pelo júri, composto por especialistas em inclusão financeira e  executivos de instituições públicas e privadas.

“O Crediamigo é maior programa de microcrédito orientado da América do Sul e tem apoiado fortemente o empreendedorismo e a inclusão financeira no Nordeste do Brasil, ao apoiar trabalhadores autônomos que exercem micro atividades comerciais, industriais e de serviços.  Cerca de 45% dos clientes do Crediamigo são beneficiários do Bolsa Família, o que evidencia seu foco em empreendedores de baixa renda”, afirma o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza.

Atualmente, sua carteira ativa tem cerca de 2 milhões de clientes, a maioria atuante no setor informal, contemplados com empréstimos cujo valor médio é de R$ 1,8 mil. Desde sua criação, há 16 anos, o Crediamigo já atendeu 3,5 milhões de trabalhadores autônomos, com 19,2 milhões de operações  realizadas, desembolsando R$ 26,2 bilhões. Desse total, R$ 5 bilhões foram contratados somente em 2014, até o mês de setembro. As linhas de crédito disponíveis possuem limites que variam entre R$ 100 e R$ 15 mil. Na Bahia, o Crediamigo já beneficiou no total quase 500.000 microempreendedores, tendo sido financiados cerca de R$ 3,2 bilhões desde a sua criação. Em 2014, até setembro, foram concedidos R$ 2,3 milhões em microcrédito, beneficiando uma carteira ativa de mais de 223 mil clientes.

Política
31 de Outubro / 2014 às 11:06 | 1 Comentário

Em julgamento realizado no dia 23 de outubro de 2014 as contas da Câmara Municipal de Juazeiro, exercício 2013, sob a presidência de Pedro Alcântara Filho foram aprovadas pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios. 

De acordo com o parecer do TCM, recebido na tarde desta quinta-feira (30/10), as contas não ultrapassaram os limites previstos pela Constituição em relação à receita tributária do município, manteve-se dentro do limite previsto para despesas com pessoal e o pagamento aos vereadores manteve-se “dentro dos limites estabelecidos na legislação”.

Salvo algumas ressalvas, referentes à despesas de seguro de vida com servidores, excesso de “serviços de reprografia” e outras pequenas falhas, a decisão do TCM foi de votar “pela aprovação”, “das contas da Câmara de Vereadores do Município de JUAZEIRO, correspondentes ao exercício financeiro de 2013, de responsabilidade do Sr. Pedro Alcântara de Sousa Filho”.

Quem comemorou a decisão do TCM foi o Presidente Pedro Alcântara: “O TCM é extremamente rigoroso e, por isso, detalhes técnicos quase sempre levam à desaprovação das contas e a multas. Temos uma equipe capacitada, empenhada e cuidadosa, a quem agradeço”.

Asscom
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 11:00 | 7 Comentários

Muita gente foi pega de surpresa ao ver a nova propaganda dos Postos Petrobrás. A empresa está anunciandoem rede nacional e em vários canais de televisão, a promoção "Sem Limites para Rodar o Brasil" e no diálogo entre o frentista e clientes, cita algumas cidades que podem viajar caso ganhem o prêmio e uma das cidades citadas é Juazeiro, por incrível que pareça.


Veja o vídeo abaixo e confira:

Bruno Lopes
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 10:25 | 1 Comentário

Na última quarta-feira, dia 29, a direção da APLB-Núcleo Uauá concretizou mais uma grande meta, a última do Plano de Ação para o mandato (triênio 2012-2015). O coordenador Francisco-Prolepses, muito emocionado externou: "Obrigado, Jesus Cristo, por estar sempre ao meu lado. Acabei de realizar uma grande meta na administração da Aplb Núcleo Uauá: A compra da sede própria. Parabenizo essa honrada diretoria pelo planejamento, discernimento e prudência. Uma diretoria que conseguiu economizar R$ 87.000 (Oitenta e sete mil) em apenas três anos, apesar das greves, paralisações, festas e lembranças aos sócios. Compramos o Imóvel ao Sr. Manoel do Calçamento, no centro da cidade, vizinho a EBDA, em frente à escola municipal Pedro Ribeiro, no valor de R$72.500,00 (Setenta e dois mil e quinhentos reais), à vista. Parabéns, querida diretoria! Missão cumprida. Jesus no comando sempre! Valeu" concluiu o coordenador.

Política
31 de Outubro / 2014 às 09:45 | 15 Comentários

O Tribunal de Justiça da Bahia enviou correspondência nesta quinta-feira, dia 30, ao presidente da Câmara de Vereadores de Sento-Sé Moacir Martins dos Santos oficializando o afastamento do prefeito do município Ednaldo dos Santos Barros em sessão ocorrida no último dia 23. Confira o teor do documento:

AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DA COMARCA DE SENTO SÉ-BAHIA

Senhor Presidente,

Venho informar a Vossa Excelência, para os devidos fins, que a Colenda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na sessão de 23 de outubro de 2014, nos autos da Ação Penal Originária nº 0005545-27.2009.8.05.0000, em que são partes, o Ministério Público do Estado Bahia e Réu EDNALDO DOS SANTOS BASTOS – Prefeito Municipal de Sento Sé, que por decisão unânime, julgou procedente a ação, determinando ainda, o imediato afastamento cautelar do acusado do cargo de Prefeito do Município de Sento Sé-Bahia, cuja cópia do acórdão segue anexada.

Atenciosos cumprimentos,

Carlos Roberto Santos Araújo

Desembargador Relator

Salvador, 30 de outubro de 2014

Policial
31 de Outubro / 2014 às 09:22 | 26 Comentários

Cinco dos dez meliantes que assaltaram ontem (30), a agência do Banco do Brasil em Uauá, ferindo quatro pessoas, foram presos e estão detidos na delegacia da cidade de Ibó. Dois, na troca de tiros com as diversas unidades da Polícia Militar, tombaram crivados de bala. A polícia continua as buscas para prender os outros três assaltantes.

A unidade da PM de Uauá nesta ação recebeu o apoio do CPRN, CICOM, Base da CIPE Caatinga e 5ª CIPM do 5º BPM/ Canudos para que se fizesse o cerco aos meliantes. Estão ainda envolvidas na perseguição aos marginais três guarnições da CIPE-Caatinga e três guarnições da 45ª CIPM/Curaçá.

No decorrer da nossa programação, mais informações.

Política
31 de Outubro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Os números apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged- indicaram que, no mês de setembro, os índices de admissão em Petrolina  superam os de demissão, em todos os setores pesquisados pelo órgão. O segmento que mais teve acréscimo no número de abertura de postos de trabalho foi de agronegócios, que contabilizou 61,80% de admissões, diante de 38,20% de desligamentos.  Em seguida, o setor de Comércio apresentou 56,91% de novos empregos, a área de Serviços 54,65%  e Construção Civil 52,24%.                    

Para o presidente da Cooperativa Agrícola de Produtores de Uva, Edis Matsumoto, o saldo positivo de empregos na cidade pode ser atribuído ao período de safra e exportação de frutas no Vale do São Francisco, que garante a empregabilidade de centenas de pessoas para suprir a demanda de serviço.              

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, os números indicam a importância do setor de agronegócios para a estabilidade da economia na cidade. “Os números demonstram a relevância do agronegócio para o município. Tendo em vista o ciclo econômico, a ascensão de admissões no setor tem impacto direto nas demais áreas que dialogam com ele e que se beneficiam, gerando mais renda e consequentemente abrindo novas oportunidades de emprego. A cidade responde bem aos incentivos que são injetados aqui e isso gera benefícios para todos”, avalia.                  

O secretário destaca ainda as ações do governo municipal para o aquecimento do mercado de trabalho. “Temos na cidade uma série de projetos, desenvolvidos pela gestão do prefeito Lossio, que também são responsáveis por promover esse crescimento apontado pelo Caged, especialmente na área da construção civil, estimulada com as mais 13 mil moradias contratadas pela Prefeitura para o programa Minha Casa, Minha Vida”, pontua Jorge Assunção.

Ascom Prefeitura Petrolina
Variadas
31 de Outubro / 2014 às 08:28 | Nenhum Comentário

Uma homenagem aos mestres Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Essa é a proposta desta edição do projeto “Ensaios Musicais na Univasf”, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), às 21h. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

A programação conta com a participação de 11 artistas locais: Monzitti Bauman, Weslley Heimard, Dalmo Funchal, Rennan Mendes, Jarana Coelho, Camila Araújo, Marcos Luan, Edu Rocha, Cássia Queiroz, Keu Dantas e Ingrid Torres. Segundo os organizadores do evento, os artistas farão uma releitura de importantes momentos e manifestações da música nordestina. 

Esta edição dos “Ensaios Musicais” marcará o encerramento da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), idealizada e coordenada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade, que teve início dia 29 e segue até esta sexta-feira (31). 

Mayra Coelho Ascom Univasf

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage