Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 30 de Agosto de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 19:00

Anisio Viana comenta índice de gestão ineficiente de Casa Nova

A Folha de São Paulo divulgou neste final de semana o Ranking de Eficiência dos Municípios e Casa Nova, Norte da Bahia, teve sua gestão classifica como ineficiente ocupando a 4.835º posição.  O candidato a prefeito Anisio Viana (PSDB) criticou a gestão municipal pelo índice alcançado pela cidade.

Segundo Anisio, o que Folha de São Paulo mostrou para todo o Brasil é o que o povo da cidade 'sente na pele todos os dias'. "Nosso povo está sofrendo esses anos de desastrosa administração onde falta tudo. Um governo sem planejamento e sem organização. Sou contador de formação, especialista em gestão pública, e vamos usar com zelo e honestidade todos os recursos do município revertendo cada centavo do nosso povo para os serviços de saúde, educação, saneamento e obras de infraestrutura", comprometeu-se.

De acordo com o candidato, com a aplicação correta dos recursos a cidade terá serviços de qualidade. "Vamos trabalhar para que não faltem remédios nos postos, médicos para atender o povo, dentistas nas unidades básicas, exames, consultas, água de qualidade, merenda todos os dias, estradas boas, barragens e oportunidades para o nosso povo", comentou.

Anisio Viana reforçou o compromisso de fazer uma administração diferente da atual. "Nossa gestão será olhando para o povo que mais precisa, combatendo a corrupção e a ostentação que tanto envergonha nossa terra. Com o povo, vamos fazer uma administração que ocupará a mídia do Brasil como exemplo de como melhor usar os recursos públicos. Meu pai, Gilson Viana, me ensinou que os recursos devem ser bem aplicados garantindo uma cidade mais justa e humana  e isso eu aprendi e vamos fazer", pontuou.

Ascom/Anísio Viana
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 18:30

Agora é real: Justica eleitoral deferiu a candidatura de Joseph bandeira à prefeitura de juazeiro

O juiz da 47° Zona Eleitoral de Juazeiro, Roberto Paranhos Nascimento, não acatou a ação de impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral e deferiu a candidatura a prefeito de Joseph Bandeira (SDD) e do candidato a vice-prefeito Wank Medrado. A decisão foi deferida e publicada nesta terça-feira (30).

Dessa forma, Joseph Bandeira e Wank Medrado (PMDB) que integram a coligação A Cara de Juazeiro” (SDD, PMDB, PSB, PEN, PTC, PSDC, PHS, PTdoB, PRTB, PTN, PPL e PV) estão aptos a concorrer as eleições municipais de 2016.

Confira o trecho do documento publicado pela 47° Zona Eleitoral.

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 18:00

Militância faz a festa na Inauguração do Comitê 65 em Pilão Arcado

As pessoas foram chegando aos poucos na Avenida Rodolfo Queiroz, no final da tarde desta segunda-feira, 29, para a inauguração do Comitê 65 da Coligação Mudança de Verdade, que vai eleger Everton e Dárcio para prefeito e vice, respectivamente, de Pilão Arcado, e de repente o lugar virou uma festa. A festa foi um sucesso, com discursos efusivos e emocionantes de candidatos a vereadores e a presença da militância.

Após abrirem o comitê e haver os cumprimentos daqueles que foram ao local, os líderes políticos e candidatos decidiram falar um pouco com sua militância. Os candidatos a vereadores tiveram falas fortes, todos abriram os olhos do povo para não aceitar a compra de votos e votar lembrando do abandono que está a cidade de Pilão Arcado. Os discursos baseados no que a gestão atual não fez e que só uma mudança de verdade, com responsabilidade, pode fazer. Todos eles afirmaram que Everton é a mudança porque já mostrou, enquanto foi vereador, que sabe trabalhar, tendo levado muitos benefícios à população, como novos Barreiros, reforma de barragens, cursos de qualificação e articulação para as casas populares. 

A juventude presente na inauguração estava agitada, e ela era a maioria. Balançaram bandeiras, fizeram gritos de guerra, animaram a festa. Davi Medeiros, de 16 anos, estava entre eles. "A inauguração está ótima. E o povo veio mesmo, foram chegando devagarzinho e de repente essa avenida encheu. Fico feliz das pessoas quererem votar no Everton, porque é nele que a gente confia. Ele tem serviço prestado, reconheceu seus erros e corrigiu, não mente e é jovem como nós, tem vontade de mudar e melhorar a vida do seu povo. E Deus quer que Everton seja prefeito!", profetizou Davi.

Everton agradeceu a companhia de todos, a parceria de Darcio, seu vice, e disse que o comitê vai estar aberto todos os dias para receber as pessoas que querem fazer a mudança de verdade em Pilão Arcado. "Tem um versículo muito forte que fala ao meu coração, ele diz 'tudo posso naquele que me fortalece', e é com ele que eu sigo na minha fé com a certeza de que estamos no caminho certo, ao lado do povo, ao lado da mudança, ao lado de vocês que estão com a gente fazendo essa festa linda. Hoje é apenas a inauguração do comitê e eu fiquei espantado com a quantidade de gente que veio. Nós acreditamos que vieram porque acreditam e torcem e votam nessa mudança de verdade. Vamos seguir, meus amigos, porque essa eleição é nossa, é de vocês, é do povo. A mudança é a vontade do povo ", concluiu Everton.

Ascom/Everton
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 17:30

Em setembro, 12 comunidades serão atendidas pela Unidade Móvel de Atendimento Médico em Petrolina

Informamos à população da zona rural que, entre os dias 01 e 30 de setembro, 12 localidades do interior de Petrolina vão receber a visita da equipe da Unidade Móvel de Atendimento Médico.

Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe a partir das 8h do dia agendado.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 17:15

Blog Geraldo José apresenta perfil do candidato a prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira

O Blog Geraldo José também estará fazendo a Cobertura das Eleições Municipais das cidades vizinhas a Juazeiro e Petrolina.  Nesta tarde, o Blog apresenta para você o perfil do candidato a prefeito de Curaçá Pedro Oliveira (PSC) que integra a coligação A Vez do Povo formada pelos partidos PSC, PRB, PCdoB, PMB, PR, PEN, PROS, PRTB e PSL.   Os dados publicados foram enviados pela Assessoria de Imprensa do candidato. As postagens dos perfis dos candidatos irão continuar durante a semana e respeitarão a ordem de envio das informações ao Blog.

Quem é Pedro Oliveira?

Pedro Alves de Oliveira nasceu e cresceu no interior da cidade de Curaçá, na Fazenda Riacho Verde, sede rural do município. Filho de José de Oliveira Santos e Oneide Alves de Gois, os populares Zé de Biluca e Nedú. Cursou Faculdade de Administração, tendo sido eleito por dois mandatos no mesmo período, obtendo expressiva votação; Foi o vereador mais bem votado de Curaçá. Quando esteve vereador sempre prezou pela a saúde e bem-estar da população mais carente, foi responsável pela a indicação de dois importantes projetos: A indicação para a construção do posto de saúde do Alto da Loira e a Lei municipal que ampliou a licença maternidade de 4 para 6 meses para funcionários públicos, entre outras indicações.   Concluiu a faculdade e ingressou na Pós-Graduação de Gestão Pública, vindo a concluir em 2012, procurando cada vez mais se qualificar com vista a prestar melhores serviços à população curaçaense, visualizando um futuro melhor para nossa terra. Ainda em 2012, colocou seu nome à apreciação popular para o cargo de Prefeito no pleito eleitoral daquele ano. Sempre baseado nos princípios éticos e morais, bem assim, naqueles que norteiam a Administração Pública, buscou mostrar ao povo a importância de haver participação efetiva na política, por que só através dessa, o cidadão alcança melhor qualidade de vida, emprego, renda, mobilidade, saúde, segurança, educação e infraestrutura. 
Neste intuito, mais uma vez se coloca para uma nova apreciação, candidato ao cargo de Prefeito de cidade ao lado do candidato a vice-prefeito ROBSON MURILO BONFIM DA SILVA (PRB),  trazendo ainda mais experiências e sustentação profissional, com dedicação e respeito ao próximo. 

Por que Pedro Oliveira quer ser prefeito de Curaçá?
A vontade de contribui com a política de Curaçá vem desde de cedo, pois acredito que através de uma política séria podemos desenvolver o nosso município e devolver aos Curaçaenses dias melhores para a saúde, educação, cultura, social, esporte e infraestrutura.

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 17:00

Aplicativo 'Pardal' será utilizado pelo TRE-BA para recebimento de denúncias

Os baianos já dispõem de uma nova ferramenta para formalização de registros de irregularidades no âmbito da Justiça Eleitoral. Está disponível, por meio do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e também para download em tablets e smartphones, o aplicativo Pardal. Por ele, é possível comunicar ao Regional baianoocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral.

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 16:30

Marcha da Diversidade acontecerá durante desfile de 07 de setembro em Juazeiro 

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social através da Gerência da Diversidade confirmou ao blog, que em parceria com o Projeto Mães pela Diversidade e os Movimentos Organizados de apoio as causas LGBTs no Vale do São Francisco  realizará a Marcha da Diversidade que acontecerá no dia 07 de setembro às 09h no Desfile Oficial da Independência do Brasil no município de Juazeiro-BA.

O objetivo desse evento é dar visibilidade e voz a público LGBT do Vale do São Francisco, para que se faça valer o processo de inclusão nos diversos espaços sociais e efetivação de direitos.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 16:00

Senador ganha cargo e senadora recebe ligação para manterem voto contra Dilma, diz coluna

O presidente interino Michel Temer agiu em alguns momentos nesta segunda-feira (30) para evitar que alguns senadores saíssem do seu lado. Segundo informações da coluna Painel, um dos alvos foi Roberto Rocha (PSB-MA), que ocupará uma diretoria do Banco do Nordeste em troca de voto a favor do impeachment. De acordo com a coluna, a oferta surgiu após o congressista ser procurado por Lula. Ao saber do encontro, Temer agiu para evitar que o socialista pulasse do barco. Outra a ser puxada de volta foi a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). Após brincar com o senador Fernando Bezerra (PSB-PE), afirmando que se manifestaria favorável a Dilma, o colega alertou o governo sobre suas eventuais intenções. Alguns minutos depois, Rose recebeu ligação de Temer. De acordo com Painel, ela chorou e informou que já tinha lado, que seria o de seu correligionário, e que nunca imaginara que Bezerra fosse fazer fofoca. “Que puxa-saco”, disse Rose ao líder do governo na Casa, Aloysio Nunes (PSDB-SP).

BN
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 15:00

Charles Leão e a vice Suzana Ramos realizaram mais uma caminhada no bairro Quidé

Na noite dessa segunda feira (29) o candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão, a vice Suzana Ramos e sua equipe realizaram mais uma caminhada, dessa vez no bairro Quidé. No percurso, Charles pode conversar com os moradores e ouvir suas queixas, "em cada conversa fica evidente o anseio pela renovação que Juazeiro precisa.  Nós seguimos juntos, e cada vez mais fortes com o apoio de Deus e da população juazeirense. O melhor estar por vir, a mudança está próxima. A onda azul está contagiando a todos", disse Leão.

Na visita Charles e Suzana, foram recebidos de forma calorosa. Em seu discurso de agradecimento Charles pontuou " nós estamos imensamente felizes, agradeço a comunidade do Quide pela presença, apoio e principalmente pela confiança depositada no nosso grupo".

Suzana Ramos fez questão de  acrescentar "a onda azul não para de crescer, e nós vamos fazer o possível para retribuir esse voto de confiança. Charles é um candidato reconhecido pelo compromisso e profissionalismo, um homem do povo que trabalha para o povo, e juntos vamos alcançar  a vitória" concluiu.

Ascom/Charles Leão
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 14:30

EU PENSO ASSIM...VALEU PELO ESFORÇO E DETERMINAÇÃO

Todo mundo acompanhou a situação do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE na preparação para a viagem a Teixeira de Freitas para cumprir seu compromisso pela 7ª rodada do BAIANÃO – 2ª DIVISÃO. Era um jogo de muita responsabilidade. Faltava dinheiro para cobrir as despesas com a viagem e o clube estava parado, sem treinamento, mas o time viajou mais de 24 horas para o jogo de sábado, 27. Tudo isso concorreu para a derrota, 2 x 1. Pelas circunstancias, até que atuamos bem, mesmo com a evidencia do cansaço.

Estamos ainda na ultima posição na tabela, com apenas 5 pontos ganhos e ainda temos três jogos para frente, dia 03/09, aqui contra o IPIRANGA, dia 07/07, fora enfrentar a CATUENSE e fecha seus compromissos no ADAUTÃO contra o ATLÂNTICO, dia 11. Só dois clubes vão disputar quem vai para a primeirona. Hoje, o líder é o TEIXEIRA DE FREITAS com 18 pontos ganhos e o 2º colocado é ATLÂNTICO com onze.

Para o JUAZEIRO está realmente difícil, muito difícil, mas com a esperança, misturada com muita fé, tudo pode acontecer, até o difícil.

O Presidente do Juazeiro, o jovem Rafael Campelo, está, se iniciando na trilha do futebol profissional, ainda com pouca experiência e por isso, reservei alguns pensamentos que enchem de fé os nossos corações:

  • Transforme qualquer situação difícil em uma arma triunfal.
  • Qualquer momento é bom para recomeçar, e nenhum é tão terrível para desistir.
  • Aprenda com os fortes, os ativos, os audaciosos. Imite os corajosos, os enérgicos, os vencedores, os que não aceitam que uma situação seja difícil, os que vencem apesar de tudo.
  • Aprenda a ser maior do que o mais forte dos obstáculos.
  • Porque você é seu destino, e  ninguém pode substituí-lo na construção dele.
  • Levante-se, olhe a manhã repleta de luminosidade e força, respire a luz do amanhecer. Você é parte da força da vida.
  • Desperte, caminhe, mexa-se, lute, decida-se. E você triunfará.

Que essas nossas palavras sirvam de incentivo ao presidente-herói, Rafael e se juntem ao seu espirito forte de otimismo.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 14:00

Audiência Pública discute contratação de médicos para o HU-Univasf

Convocada pelo Poder Judiciário, a Audiência Pública teve como tema principal a viabilização do preenchimento das 67 vagas referentes ao último concurso público da EBSERH, das quais, 33 já foram liberadas para contratação. A audiência ocorreu na manhã de hoje (29) no auditório da Subseção Judiciária de Petrolina.

“Achei por bem fazer esta audiência para escutar a população e os órgãos públicos envolvidos direta ou indiretamente com o tema, para tentarmos firmar um acordo ou para obter mais subsídios para posterior julgamento da causa. ”, explicou o juiz da 17ª Vara de Justiça Federal, Arthur Napoleão Teixeira Filho, responsável por decidir o caso.

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 13:30

Miguel Coelho e Professor Jamilton ouvem reivindicações dos moradores do Bairro Santa Luzia

O que seria uma rápida visita se tornou uma reunião com quase duas horas de duração. Ao visitar a casa do candidato a vereador pelo o PSC, Professor Jamilton, o candidato a prefeito de Petrolina pelo o PSB, Miguel Coelho, acabou improvisando uma reunião com moradores do barro Santa Luzia.

Aproveitando a passagem de Miguel pela comunidade, os moradores pediram que o candidato, quando chegar a Prefeitura, olhe para o bairro, que segundo eles, foi esquecido pelas gestões anteriores. "A comunidade precisa de calçamento, porque as ruas só têm terra e areia. Precisamos de um posto de saúde que atenda melhor nosso povo e precisamos principalmente que o senhor termine o saneamento do nosso bairro, porque faz mais de dez anos que começaram e nunca terminaram" reivindicou Josefa Nogueira.

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 13:00

AGNALDO MEIRA PARABENIZA VAQUEIROS DURANTE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

Em sessão realizada nesta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Juazeiro, o vereador Agnaldo Meira (PC do B) parabenizou os vaqueiros pelo dia nacional e lembrou do projeto de lei de autoria do deputado estadual Zó (PC do B), aprovado no legislativo que instituiu o dia municipal dos homens e mulheres do couro e do aboio na cidade.

Ler Matéria Completa
Texto e fotos: Ascom Agnaldo Meira
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 12:28

Música de Manuca Almeida em 1º lugar no Brasil

Em poucos dias de lançada a música Açúcar dos compositores Ivo Mozart, Lucas Santos e Manuca Almeida alcança o primeiro lugar nas rádios do Brasil. A música Açúcar na voz de Renato Vianna caiu no gosto do povo. Uma música romântica e gostosa de ouvir, assim como todas do compositor Manuca Almeida é hoje uma das mais tocadas no Brasil  e tem a divulgação do famosoescritório FS – da dupla Fernando e Sorocaba. Renato Vianna foi o vencedor da última edição do The Voice Brasil e é uma grande promessa na música brasileira. Antes mesmo do Reality Show, Renato já  era bastante conhecido através do programa Raul Gil e das redes sociais, sempre arrebatando com sua voz rouca um grande número de fãs que o  acompanham por onde ele vai. Antes do rádio a música Açúcar se espalhou na internet, atingiu em poucos dias mais de um milhão de acessos em três vídeos oficiais e fez dezenas de covers ficarem conhecidos cantando o sucesso mais doce do momento.

Ascom Foto: Zelito Rodrigues
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 12:00

Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) promove curso de manutenção de armamento na região norte da Bahia

Nesta segunda (29), o coronel Alfredo Nascimento realizou a abertura do Curso Básico de Mecânico de Armas de Porte e Portátil Institucionais 2016.11/ Juazeiro, para policiais militares do norte do estado da Bahia. O curso está sendo promovido pelo CPRN, sob a supervisão do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e com a colaboração do 3º BEIC, e tem como data prevista de encerramento dia 02 de setembro. A turma é composta por 26 (vinte e seis) alunos entre praças e oficiais das diversas unidades do CPRN e da região norte, e possui o objetivo de capacitar o policial militar que atua em contato direto com as armas das Unidades Operacionais e Administrativas. Ele também busca habilitá-los à realização de manutenção preventiva e eventualmente corretiva em armas e munições pertencentes ao acervo da PMBA, de modo a estimular em cada um dos servidores a adoção de procedimentos rotineiros de inspeção.

Assessoria de Comunicação/ CPRN
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 11:26

Juazeiro é reconhecida como cidade eficiente na aplicação dos recursos públicos

Dados do Jornal online Folha de São Paulo do dia 27 de agosto, coloca Juazeiro em destaque como cidade eficiente na aplicação de recursos públicos. A ferramenta inédita lançada em conjunto com o Datafolha mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando o menor volume de recursos financeiros.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Dentre elas, está Juazeiro, que desde 2009, na gestão do prefeito Isaac Carvalho proporcionou na área da educação um aumento de 153% do salário dos profissionais, construiu e entregou 20 creches (na sede e nos distritos), além de 92 escolas reformadas e climatizadas e 22 quadras poliesportivas cobertas.

“Garantir a aplicação eficiente dos recursos da Educação é, além de uma obrigação legal, a prova da seriedade com a qual a gestão Isaac trata este segmento. Fizemos mais e melhor porque o governo respeita a educação como direito fundamental de crianças e jovens”, destacou o secretário de Educação, Clériston Andrade.

O levantamento revela que Juazeiro está em 770º lugar, correspondendo a 0,523 de eficiência nas áreas da educação (23% das crianças de 0 a 3 anos e 83% das crianças de 4 a 5 anos na escola), saúde (84% de cobertura por equipes de atenção básica – 2013 e 1,2 médicos por 1.000 habitantes – 2014) e saneamento (91% atendimento de água, 84% coleta de lixo domiciliar e 54% cobertura de esgoto).  

Desde 2008 o número de médicos que atende a saúde pública aumentou de 87 para mais de 250 profissionais, cerca de 44 postos de saúde foram construídos, reformados e ampliados e o município realizou o concurso público para o provimento de 626 vagas, tendo convocado 547 novos médicos. Um dos grandes méritos alcançados nesses últimos anos foi a redução da taxa de mortalidade infantil de 22,9/mil em 2008 para 17,4/mil em 2015 – índice considerado baixo, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), uma redução de 5,5 por mil.

O município tem crescido consideravelmente nesses sete anos e meio de gestão, as obras de saneamento atenderão 95% do município até o final de 2016 e das 20 elevatórias previstas, doze estão prontas, sendo que oito já estão em funcionamento, cinco estão em andamento e três para serem construídas a partir de setembro.

Além da construção das elevatórias (que em dezembro estarão em funcionamento, bombeando os esgotos para as estações de tratamento), a ampliação do tratamento de água foi outra ação positiva da gestão municipal.

De acordo com o prefeito Isaac Carvalho esse reconhecimento se deve ao grande volume de obras entregues a população. “Nós temos mais de 400 obras entregues ao município e mais de 100 em andamento, só no mês de agosto foram 52 ordens de serviços assinadas. Nesses últimos oito anos, Juazeiro vem passando por um momento de transformação na habitação, no abastecimento de água, na estrutura da cidade e em moradias. Juazeiro vive um novo momento, e através das parcerias com os governos estadual e federal e a iniciativa privada, o município hoje é destaque na geração de emprego de carteira assinada em todo país. Vamos continuar investindo em educação, saúde, no social, gerando assim, oportunidades para todos”, afirmou.

O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficiência na gestão a receita per capita de cada cidade. O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 11:00

Bahia: Governo iniciará Mutirão de Cirurgias em setembro

O Governo da Bahia dará início, no mês de setembro, ao Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras. Serão atendidos gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, que é inédita no País, começará com os procedimentos pré-operatórios. 

O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos. Os pacientes também receberão um kit pós-operatório, com todos os medicamentos para a recuperação. Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto.

Secom Bahia
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 10:24

Petrolina: Candidatos começam a assinar documento de compromisso com a ciclomobilidade

Cidades de todo Brasil vêm intensificando o diálogo com candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais destas eleições. Objetivo? A assinatura da Carta Compromisso com a Ciclomobilidade, documento que, de fato, cria vínculo entre os vencedores do pleito do próximo dia 2 de outubro com medidas que viabilizem a consolidação da bicicleta como meio de transporte.

No último domingo, dia 28 de agosto, o encontro para assinatura da carta aconteceu com o candidato Miguel Coelho. Durante o momento, o grupo de ciclistas apresentou os principais tópicos, e pautas mais urgentes, referentes à mobilidade por bicicleta na cidade.

"Esperamos que a Carta Compromisso com a Mobilidade seja realmente posta em prática durante a gestão do próximo prefeito ou prefeita que tenha se prontificado com a mobilidade. Uma cidade ciclável, com desenho urbano democrático, é direito de todos."

Em breve será divulgada a agenda com os próximos candidatos.

Por Patrícia Souza Coordenação Pedal ROSA do Vale
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 10:00

Juazeiro recebe visita de empresários da indústria têxtil

Uma das empresas que está avaliando a possibilidade de investir em Juazeiro é a Bocazul Produtos Têxteis de Salvador que veio representada pelo seu diretor Antônio Martins, acompanhado do economista e consultor de negócios Luiz Carlos Rigotti. Os dois vieram a convite do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva e estiveram na cidade na última sexta-feira 26.

De acordo com Antônio Martins, o objetivo da visita foi ampliar esse segmento e montar uma empresa aqui com propósito de expandir ainda mais os negócios no Estado da Bahia.  “Estive em Juazeiro há mais de 20 anos e confesso que fiquei deslumbrado com o que vi. Não imaginava que a cidade havia crescido tanto como agora. Vi que tem potencial muito grande e está no centro de grande distribuição do Nordeste. Eu vejo que é uma região promissora, já está consolidado o agronegócio, mas para a indústria tem uma grande capacidade de absorção de grandes empreendimentos. Esse é nosso propósito. Inicialmente vamos ampliar o negócio em nível de comércio e depois montar uma indústria”, afirmou o empresário.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 09:30

ESPAÇO DO LEITOR: O FIM DE UMA ERA DE ENGANAÇÃO

Há algo estranho com o organizador da maior quadrilha de assalto aos cofres públicos no Brasil, o capo de todos os petistas. É mesmo uma velha suspeita de que algo não vai bem com o PT,  mas, recentemente, ela se impõe ao observador com uma estranheza intensificada. No evento em Santo André (SP), semana passada, o Lula fez um discurso onde disse que a Olimpíada do Rio não teria ocorrido se não fosse por ele. Imagine se este sujeito fosse o presidente da Bolívia se ele teria levado esse evento pra lá. Quer se colocar em importância acima do Brasil (que falta humildade!).

Talvez por ordem expressa dos seus guias intelectuais, que o ver abatido politicamente, é preciso inflar o seu ego com essa paranoia de que é estadista. Só isso já é inquietante. Seu espírito rico em besteirol sempre teve tantas bravatas a comunicar ao povo brasileiro, que por um bom tempo os enganou e atendeu aos interesses de sanguessugas da América Latina (leia-se Cuba, Bolivia e Venezuela, principalmente). E agora? - anda fazendo discurso até em porta de cemitério – mísero discurso não apenas no sentido de repercussão, mas também no sentido da carência de conteúdo. Será que ele queria “oferecer a prova”, em vez de “provar”, de que se pode apresentar o vazio intelectual tão bem quanto os seus asseclas no discurso de que o impeachment é golpe?  Mas essa é a explicação satisfatória que eles têm. Podia-se perceber no discurso a falta de vontade de falar sobre as acusações dos diversos crimes perpetrados nos últimos 13 anos por esse partido.

Também se percebia que ele só o fez porque, depois de meses de depressivo silencio, parecia necessário um sinal de vida do mais alto cardeal da macaracutaia, justo agora quando a casa vai ruir de vez. Contaram sempre com a suposta fraqueza e o abatimento das instituições, muitas delas, não todas, com membros corrompidos. Imaginaram que viveriam à custa delas e se tornariam mestres e senhores de todos os brasileiros. Há algo mais desprezível do que essa gritaria de golpe quando todos sabem que o que estava em curso era o aparelhamento do Estado?

 A crise que se iniciava em 2008, dizia ele se tratar apenas de uma marolinha, e tudo,  certamente, haveria para se opor a esse  ponto de vista puramente irresponsável, mas a classe política engessada num modelo de coalizão politica nefasta e cruel, não reagiu. E piorou tanto que chegamos ao fundo do poço. Por isso o impeachment é a solução que temos, é traumático, mas vale a pena. O sentimento nítido de que, seja como for, ninguém mais dá ouvidos a essa corja e nos dispensa de fazer objeções, e ter de ouvir a concisão enfadonha e a fraqueza mecânica do discurso dessa gente. A nação brasileira já ultrapassou o PT e seus aliados vermelhos, as palavras que têm eco e que são ouvidas porque preparam o país e o povo para a saída da crise, vêm da Lava a Jato. E é bom saber que a esquerda festiva e irresponsável não conta mais com a colaboração do povo brasileiro em todos os rincões, e que seu projeto está enterrado, embora ainda tentem espernear no ultimo suspiro.

Antonio Fonseca Fraga – Economista – é presidente do PV/Juazeiro.

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 09:00

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões pretende alcançar recordes de vendas em sua nona edição

O distrito de Pinhões, comunidade que tem sua economia voltada para agricultura de subsistência e que destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo, será palco da IX Feira de Caprinos e Ovinos entre os dias 02 e 04 de Setembro. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceira com Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá – APROVRIC.

O evento tem se consolidado como uma alternativa viável no município, melhorando a cadeia em vários aspectos, que vai desde a comercialização (considerada um gargalo para o setor), aumento da alta estima do produtor, melhoramento genético e maior inserção dos jovens na atividade. O distrito, localizado às margens da BR 235, distante 72 km da sede do município de Juazeiro – BA, também tem evidenciado o seu potencial como área de alto potencial na produção de animais.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 08:37

PRF APREENDE CAMINHÃO CARREGADO DE QUEIJO EM SENHOR DO BONFIM QUE TINHA JUAZEIRO COMO DESTINO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de sete toneladas de queijos sem procedência no KM 117 da BR-407, em Senhor do Bonfim. Durante abordagem, que ocorreu a um caminhão com placas de Gouvelândia (Goiânia), na tarde do último sábado, 27, os policiais verificaram que o veículo estava transportando uma carga de queijo. Foi solicitado os documentos da mercadoria, mas o condutor informou que não possuía nota fiscal e nenhum certificado de inspeção, que garante a procedência do produto de origem animal.

O condutor do caminhão informou que havia 7 mil quilos de queijos e que estava levando a mercadoria de Itiúba para Juazeiro. A PRF informou a situação a Agência de Defesa Agropecuária do estado da Bahia (Adab) e a Secretária da Fazenda do estado da Bahia (Sefaz/BA). o motorista do caminhão, o veículo e a carga, foram encaminhados para a delegacia de polícia judiciária local.

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 08:30

Mortandade de peixes em lagoa da Caatinguinha se deve por fatores naturais

Fatores como baixa concentração de oxigênio dissolvido, concentração elevada de sais e aumento da temperatura são as causas para a mortandade de peixes registrada na Lagoa do Congo, situada na localidade de Caatinguinha, a cerca de 25 quilômetros do centro de Petrolina. Técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e do Centro de Manejo de Fauna de Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco estiveram no local na última semana, atendendo a solicitações do IBAMA e do Ministério Público Federal. Três amostras de água foram colhidas e encaminhadas para o laboratório da Universidade. Os parâmetros físico-químicos da água foram avaliados.

No entorno da Lagoa foram encontrados  peixes de várias espécies, dentre elas, Piaba do rabo amarelo, Corró,Traíra, Curimatã, Piau e Piranha branca. Durante a visita, moradores da região foram ouvidos e relataram que o problema acontece todos os anos. Cumprindo com uma das prerrogativas do órgão ambiental, os técnicos da AMMA aproveitaram para orientar a população a não consumirem peixes oriundos da Lagoa, neste período.

De acordo com trecho do parecer técnico encaminhado pelo Cemafauna, "a qualidade da água pode variar segundo o tipo e a quantidade de sais dissolvidos. Os sais podem ter origem na dissolução ou intemperização das rochas presentes na parede da barragem, além de serem transportados pelas águas e depositados no solo, onde se acumulam a medida em que a água se evapora ou é consumida".  Com a elevada evaporação registrada nesta época, houve uma redução no nível da água, que pode ter contribuído para o aumento da concentração de sais e a consequente redução da qualidade da água. 

publicado em 30 de Agosto / 2016 às 08:00

ANDERSON DA ILUMINAÇÃO AFIRMA: "VEREADOR MEDEIROS É CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE JUAZEIRO"

Em resposta ao vereador José Carlos Medeiros, em publicação neste blog, o vereador Anderson da Iluminação esclarece que: Diferente do que alega José Carlos Medeiros, a prefeitura de Juazeiro em nenhum momento afirmou ser proprietária da obra do calçadão da Rua Conselheiro Saraiva. Em todos os anúncios feitos pela gestão do prefeito Isaac Carvalho, foi claramente divulgado que a obra se trata de uma parceria público-privada. O que essa gestão fez foi corrigir um erro que já vinha se arrastando na Justiça há mais de 10 anos, erro esse cometido por gestões passadas em que se disputava a área do Terminal Rodoviário Urbano. O município já havia perdido duas ações de Usucapião e a Justiça já havia determinado a expedição do Imposto de Transferência de Bens Intervivos (ITBI).

Para que essa perda não prejudicasse comerciantes, empresários e próprio município, a Procuradoria Geral do Município entrou com processo de negociação, intermediada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde foi envolvida de maneira ampla uma discussão com o empresário - suposto dono da área, em conjunto com a Associação de Camelôs do Camelódromo 2 de Julho, além dos empresários das áreas a serem beneficiadas com a intervenção. Baseado nisso, depois de um longo tempo de negociação, foi possível chegar a uma decisão que foi positiva para todos os envolvidos.

O empresário reivindicava a posse de toda aquela área (mais de 12 mil/m²) e ainda, pagamento de indenização milionária pela não expedição de IPTU. O município conseguiu negociar para que o empresário ficasse com 4mil/m², abrisse mão da indenização, construísse todas as lanchonetes que foram relocadas, reformasse e ampliasse o Camelódromo, além dos calçadões da Avenida Benjamim Constant, da Travessa Josino Ribeiro e da Praça Cordeiro de Miranda.  

Medeiros parece mais uma vez desconhecer o que essa gestão vem fazendo pelo desenvolvimento de Juazeiro. Se o governo de Isaac não tivesse entrado em acordo, o município estaria arcando com um débito milionário, pois existiam decisões judiciais desfavoráveis em ações de usucapião e que determinavam expedição de IPTU e ITBI (Imposto de Transmissão) em favor da parte adversa. O vereador também se esqueceu de perguntar aos comerciantes o quanto estes estão satisfeitos após a entrega da primeira etapa do Projeto de Requalificação do centro da cidade. Essa gestão já entregou mais de 400 obras e mais de 100 estão em andamento hoje em Juazeiro. Difícil é reconhecer que Juazeiro, em oito anos, vem tirando o atraso de décadas. Difícil é reconhecer também que Juazeiro é destaque na geração de empregos em todo o país, que as grandes empresas hoje buscam nossa cidade para investir. Deve ser isso que tem incomodado  o vereador, por isso, sempre afirmo que ele é contra o desenvolvimento de Juazeiro. É da turma do quanto pior, melhor", afirmou o vereador Anderson Alves.

Ascom Vereador Anderson Alves
publicado em 30 de Agosto / 2016 às 07:30

Inscrições abertas para envio de trabalhos científicos para o Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais

De 19 a 21 de outubro, Petrolina (PE) receberá representantes das principais regiões vitivinícolas tropicais do mundo que irão discutir fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical. Até o dia 31 do mês de agosto, os interessados poderão submeter trabalhos que serão publicados nos Anais e realizar a inscrição para participação no evento com preços promocionais.

Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do evento, após ser realizado na Tailândia e na Austrália, o Simpósio retorna para o Vale do Rio São Francisco - principal região vitivinícola tropical do Brasil e berço do encontro. "Com certeza o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais e o Simpósio é o principal fórum para troca de informações e experiências entre as regiões produtoras", comenta. A vitivinicultura tropical está estabelecida em diversos países do mundo, como América do Sul – Brasil, Equador, Peru e Venezuela; na Ásia – Tailândia, Índia, Indonésia, Myanmar, Vietnam e Bali; na África – Etiópia, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia e na Oceania – Polinésia Francesa.

Ler Matéria Completa
Ascom/Embrapa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.