Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 19:00

Juazeirense vence competição no Rio Grande do Sul e chama atenção da imprensa para o Caso Beatriz, assassinada em Petrolina

Ulbert Oliveira de Lima sangrou-se Campeão Nacional de Ciclismo no último final de semana, quando venceu a competição em Canoas, Rio Grande do Sul. A imprensa do sul e sudeste destacou que ele chamou a atenção para o crime acontecido em Petrolina. Em contato com a redação do blog Ulbert confirmou que na oportunidade clamou por Justiça e para que as autoridades possam esclarecer o nome dos envolvidos no assassinato da menina Beatriz Mota, morta brutalmente no dia 10 de dezembro de 2015.

"Sou pai de família e sou solidário a dor dos pais de Beatriz, Sandro e Lúcia. A oportunidade de ganhar a corrida veio a homenagem e clamar por Justiça", disse Ulbert.

Ulbert é considerado pela imprensa esportiva brasileira um talento paraolímpico da Bahia. Ele posição de destaque no ranking brasileiro em 2013. Aos 13 anos, Ulberte descobriu um problema cardíaco, tinha uma veia arterial entupida, o chamado Sopro no coração. Teve que se mudar para Salvador para iniciar o tratamento, um ano depois precisou fazer uma cirurgia no coração. Para auxiliar o tratamento, os médicos recomendaram que o jovem praticasse algum esporte. “Já gostava de ciclismo, e por recomendação médica, ele mandou praticar um esporte, ai então, optei pelo ciclismo”, disse.

Redação Blog
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 19:00

Ação da Prefeitura identifica casos suspeitos de tuberculose na Penitenciária de Petrolina

Os detentos da Penitenciária, Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, tiveram um dia diferente, terça-feira (21), quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação em combate à tuberculose. Com folders, cartazes e faixas, os profissionais ministraram uma palestra sobre a doença e fizeram uma avaliação nos detentos identificando 16 casos suspeitos.

As atividades - que fazem parte da programação do mês nacional de combate à doença - visam, principalmente, à conscientização da população, além da busca ativa nos grupos mais propensos."A abertura da nossa campanha foi com as pessoas em situação de rua e, desta vez, com as pessoas privadas de liberdade. É importante ressaltar que esta é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados", destacou a responsável pelo programa de Tuberculose em Petrolina, Juliana Viana.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 18:25

Zó apresenta requerimento da criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e contra a privatização da Eletrobras/Chesf

Em discurso inflamado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB), nesta quarta-feira (22), usou a tribuna para apresentar o requerimento de sua autoria, sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e Contra a Privatização da Eletrobras/Chesf.

Defensor incansável do Velho Chico, Zó ressalta que mesmo com as chuvas nos últimos dias na região, não são suficiente para recuperar o rio, pois é necessário uma série de ações para devolver a pujança que lhe é devida e necessária. O deputado alega que é importante a participação de cada cidadão que mora nas margens do Rio São Francisco, de cada gestor municipal em que o rio passa, de todos os governadores do nordeste e do Governo Federal.

"O rio ao longo dos anos tem histórico de perdas na sua afluência, na mata ciliar, a seca agressiva dos últimos anos, os dejetos que são jogados comprometendo ainda mais a sua situação, uma série de outros fatores, mas veio para a gente uma preocupação muito maior. Pasmem! agora há uma proposta de privatização do sistema Eletrobras que envolve a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Chesf. Você constrói uma empresa grande, constrói uma empresa superavitária, e agora querem entregar a Chesf. Vender a Chesf é entregar as mãos da iniciativa privada para as estatais estrangeiras", alertou Zó.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Zó
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 18:01

Encontro Nacional de Forrozeiros termina hoje à noite em João Pessoa, Paraíba

Dezenas de forrozeiros de toda a região Nordeste estão reunidos desde o dia  (20), no Espaço Cultural, em João Pessoa, Paraíba, para o I Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontece paralelamente ao II Fórum Nacional do Forró de Raiz. 

O encerramento do evento acontece na noite de hoje. Segundo a organização do evento, as apresentações são chamadas de “shows-manifesto”, e tem como objetivo lutar e servir como resistência para que o forró se torne patrimônio imaterial do Brasil.

“O manifesto é a forma de mostrar a insatisfação do artista. Estamos aqui para mostrar que nossa alma é grande e os forrozeiros estão unidos atrás de fazer uma cena musical mais justa”, explicou o cantor Beto Brito.

Redação Blog
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 18:00

Representante da Rede de Mulheres Negras diz que Petrolina é intolerante e racista

O Dia da Consciência Negra foi celebrado na Casa de Vereadores Plínio Amorim, em Petrolina, no  dia (21) e continua sendo um dos assuntos mais comentados na região e nos meios de comunicação. Representantes do candomblé comemoraram e debateram as dificuldades encontradas pela população negra.

Ao avaliar as conquistas e os preconceito, ocupação de espaço nos poderes, apoio cultural, atendimento a saúde, a representante da Rede de Mulheres Negras, Viviane Costa Santos disse: "Petrolina é uma cidade extremamente intolerante e racista. Não tem visão de comunidade".

“Estamos realizando um trabalho educacional nas escolas e nas comunidades. Entendemos que o racismo é diário e o preconceito é contínuo. O dia da Consciência Negra é um dia de luta e precisamos entender que é um marco do movimento negro, porque podemos pontuar as demandas da população negra de Petrolina de forma coesa”, explicou.

Os vereadores evangélicos não participaram da sessão. 

Redação blog Foto: Divulgação
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 17:35

Artistas já ensaiam para o Festival Edésio Santos da Canção

Os ensaios para a 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção começaram no dia 20 de novembro no estúdio de Casa Azul, no Bairro Country Club. O Edésio Santos que acontece de 30 de novembro a 02 de janeiro no Centro de Cultura João Gilberto, é um projeto da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Há três anos à frente da Direção Musical do Festival, o músico Soneca Martins está empolgado com as canções. “Estamos dirigindo musicalmente o festival e os ensaios estão bem desenrolados. As músicas de Juazeiro e região já estão bem passadas e as canções estão lindas. Algumas músicas já chegaram com arranjos prontos, feitos pelo compositor, outras estamos preparando com dedicação e cuidado, primando pela qualidade, além de auxiliar o que já estava previamente pronto. Está bem equilibrado”, afirma.

Yuka, um dos concorrentes do Festival Edésio Santos, participa pela terceira vez já tendo sido premiado com troféu Júri Popular e está cheio de expectativas. “Estou no segundo dia de ensaio e com a sensação maravilhosa de que será lindo. Estamos na fase de aperfeiçoar a melodia, aperfeiçoar aquilo que a gente pensou e projetou durante toda a composição. Daqui a pouco começa a melhor parte”, conclui Yuka.

Por Ramáiana Leal SECULTE
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 17:30

Previstas na CLT, férias coletivas devem seguir série de regras; veja como funcionam

Com o final de ano chega também o período de férias coletivas, concedidas especialmente em ramos de atividade que têm uma baixa na produção nessa época. Elas estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (veja no link) e precisam seguir uma série de regras. O coordenador-geral de Fiscalização do Trabalho do Ministério do Trabalho, João Paulo Reis Ribeiro Teixeira, explica quais são essas normas e esclarece as principais dúvidas em relação ao tema. Leia abaixo:

O trabalhador é obrigado a aderir a férias coletivas?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, quem determina o período de férias dos trabalhadores são os empregadores, embora muitas empresas tenham como prática negociar o período de férias com seus empregados. Portanto, caso a empresa decida que todos os trabalhadores tirarão férias coletivas, os trabalhadores serão obrigados a aderir.

Com que antecedência as férias coletivas precisam ser comunicadas?

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 17:00

Odacy Amorim propõe debate sobre preço da gasolina em Petrolina

O deputado Odacy Amorim (PT) voltou a questionar, na Reunião Plenária desta quarta-feira (22), o valor elevado da gasolina nos postos de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Segundo ele, o litro do combustível custa cerca de R$ 4,50, um dos preços mais caros do País. O petista pediu à Comissão de Finanças da Casa que debata o assunto com a Petrobras, a BR Distribuidora, a Secretaria Estadual da Fazenda, o Ministério Público e empresários do setor.

De acordo com Amorim, na cidade vizinha de Juazeiro, na Bahia, o litro de gasolina custa R$ 0,25 a menos. Ele afirmou, ainda, que muitos motoristas estão deixando o carro na garagem e utilizando motos para se deslocar, o que aumenta o risco de acidentes graves.

"A gente precisa discutir se isso tem a ver com o imposto, apenas, ou se há um abuso da BR e das outras distribuidoras. Não é justo o povo de Petrolina pagar a gasolina mais cara do Brasil", disse o deputado, que indicou a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar informações sobre os preços dos combustíveis.

Fonte: Alepe
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 16:48

Programa Pavimenta mais beneficia moradores do Bairro Jardim Flórida

Localizada no bairro Jardim Flórida, a Rua Raimundo Dias de Miranda começou a receber nessa quinta-feira (23) a pavimentação em paralelepípedo granítico. A obra de pavimentação da primeira etapa, iniciada há pouco mais de 20 dias, já passou por todo o processo de terraplanagem. A intervenção é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e faz parte do programa Pavimenta Mais.

A obra tem como objetivo superar o déficit estrutural que Juazeiro possui de pavimentação. Uma extensão de aproximadamente 410 m está sendo beneficiada com pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial (meio fio e linha d’água), calçadas e saneamento básico.

“Concluímos toda a regularização da base e sub-base da via, a equipe do SAAE continua trabalhando com o rebaixamento da rede de água, limpeza da rede de esgoto e executando as ligações das condominiais, e estamos executando simultaneamente o meio fio e o pavimento em paralelepípedo granítico”, explica a engenheira da SEDUR, Lays Mary.

Fagner Araújo mora na Rua Raimundo Dias de Miranda há quase dez anos e começou a reformar sua casa pensando nas festas de final de ano. Para ele a obra de pavimentação da rua complementa seu investimento. “Comecei a reforma para melhorar a casa e logo em seguida foi iniciada a pavimentação da rua, a valorização é outra. Aqui melhorou tudo, e olhe que a obra ainda nem foi concluída. O nosso bairro está ficando uma maravilha”, destaca o morador.

Para a dona de casa Vanilde da Silva, que mora na Rua Raimundo Dias de Miranda, há aproximadamente oito anos, os moradores da rua agradecem a gestão municipal pela atenção em promover a obra e não escondem a expectativa em ver a obra concluída. “Agradecemos ao prefeito Paulo Bomfim porque hoje vivemos uma nova realidade. Aguardamos com muita ansiedade a conclusão da obra, pois no calor o que tínhamos era muita poeira e na época de chuva muitas vezes nem conseguíamos sair de casa”, relatou dona Vanilde.

De acordo com o secretário de Obras, Anderson Alves, a pavimentação está entre as obras mais cobradas pela comunidade e a gestão municipal vem se empenhando em buscar recursos para beneficiar cada vez mais comunidades. “Hoje em Juazeiro com o programa Pavimenta Mais, o projeto de Intervenção da Poligonal Urbana, temos cerca de 40 obras de pavimentação em andamento. Em onze meses de governo, o prefeito Paulo Bonfim, já inaugurou 32 obras de pavimentação, e a determinação do nosso prefeito é trabalhar ainda mais, para que esses números sejam cada vez mais ampliados”, ressalta o secretário.

 

Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 16:30

Conferências e minicursos dão início a congresso de meio ambiente em Juazeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começou na terça-feira (21) o "III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar" (COBEAI), no Complexo Multieventos, em Juazeiro (BA). A edição deste ano, discute o tema ''Meio Ambiente e Responsabilidade Social', com conferências e mais de dez minicursos temáticos. O evento conta com a participação de professores, alunos de escolas públicas, universitários e ambientalistas de todo o Brasil.

A programação do III COBEAI é a maior e mais diversificada desde que o evento foi lançado pelo Programa Escola Verde (PEV), em 2015. Até sexta-feira (24), o congresso traz para a cidade, a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos de estudantes de várias regiões, 19 minicursos, 18 exposições científicas, 10 conferências, 9 oficinas e 6 mesas redondas. Instituições como a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também está apresentando trabalhos e iniciativas.

A universitária Maria Viviane Palmeira veio do município de Caririaçu, no interior do Ceará, para apresentar seu trabalho científico. Cursando Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (FATEC), a estudante afirma que desenvolve atividades de horta escolar na sua cidade e se sentiu atraída a participar do evento devido às peculiaridades do solo e salinização do Vale do São Francisco. "O congresso está sendo uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos que importam na formação acadêmica da minha área", conclui.

Ascom-Univasf-Jacó Viana
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 16:05

Secretaria de Meio Ambiente envia nota e pede ajuda da população para combater abuso de paredões em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro envia nota e esclare ao leitor que  enviou denúncia acusando, segundo ele, a falta de respeito, descumprimento da lei do silêncio e ocupação do solo, no Parque Residencial e o Brisa da Serra. Os moradores reclamam do uso excessivo dos paredões em um estabelecimento comercial entre as duas comunidades.

Leia na Integra a nota:

"A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informa que a fiscalização está sendo realizada aos finais de semana e não constatou durante a ronda nenhuma situação como a descrita. Quanto à perturbação do sossego ocasionada por som as pessoas podem denunciar através do telefone 190 da Policia Militar da Bahia.

Como foi firmado durante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a PM-BA ficou de realizar as rondas e apreensões dos equipamentos sonoros, encaminhar para a SEMAURB para ser lavrado o auto de apreensão e no primeiro dia útil encaminhar para o Ministério Público e fica a cargo da justiça a liberação ou destruição do mesmo.

Quanto ao uso de solo público a fiscalização já autuou um estabelecimento por tal realização e outro espaço estava fechado no dia da ronda. A população pode ligar e denunciar essas ações através do 153 da Guarda Civil Municipal. A ligação é gratuita".

Ascom PMJ
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 16:03

IF Sertão-PE abre inscrições para seleção simplificada de profissionais técnicos especializados em Libras

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está com inscrições abertas para a seleção simplificada de contratação temporária de profissionais técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). São cinco vagas, destinadas aos campi Petrolina, Salgueiro (duas), Serra Talhada e Ouricuri. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://concurso.ifsertao-pe.edu.br/copese, até as 23h59 do dia 6 de dezembro (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 20. 

Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e for membro de “família de baixa renda” pode solicitar isenção da taxa de pagamento mediante requerimento do candidato, através de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico http://concurso.ifsertao-pe.edu.br/copese, até o dia 27 de novembro. 

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 15:22

Codevasf participa de debate na Câmara dos Deputados sobre situação da bacia do São Francisco

O diretor da Área de Revitalização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Inaldo Guerra, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a atual situação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e as medidas de revitalização em andamento na região. O debate foi realizado pela Comissão Externa sobre a Situação da Crise Hídrica dos Municípios de Minas Gerais, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"A nossa missão é atuar de forma integrada no desenvolvimento das bacias hidrográficas, contribuindo para reduzir as desigualdades regionais. No que diz respeito à bacia do São Francisco, a Codevasf atua em 505 municípios, beneficiando mais de 18 milhões de pessoas", disse Inaldo Guerra, que representou o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, e o Ministério da Integração Nacional como expositor na audiência pública.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 15:01

Mapeamento inédito lista mais de duas mil escolas que estão conseguindo se destacar nas avaliações externas de aprendizagem

Um levantamento inédito apresenta um mapeamento de escolas públicas com bons resultados no Brasil, em três categorias: Excelência com Equidade, Destaque Regional e Bom Percurso. A primeira categoria aponta escolas de bom nível de desempenho nas avaliações externas, enquanto a segunda traz as escolas que estão avançando mas ainda não estão num patamar alto, e já a terceira categoria destaca as melhores escolas por microrregião e que atingem no mínimo o patamar nacional nos indicadores de aprendizagem.

O mapeamento é um desdobramento da série Excelência com Equidade, resultado de uma parceria entre a Fundação Lemann, o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e o Itaú BBA e que estuda escolas públicas com bons resultados educacionais.

Ler Matéria Completa
Ascom Fundação Lemann
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 14:28

PDT convida população para posse de nova diretoria

A Executiva Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), juntamente com o Deputado Estadual Roberto Carlos, tem a honra de convidar toda população juazeirence e das cidades circunvizinhas, para participar do evento de posse de sua nova diretoria, evento este que será realizado nesta sexta-feira, dia 24/11, no Grande Hotel de Juazeiro, às 18:00hs. Na oportunidade, serão apresentados os pricipais projetos para o ano de 2018, bem como será realizado um grande ato de filiação.

Ascom PDT Juazeiro
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 14:00

Prefeitura de Petrolina convoca reunião para reativar o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), está reativando o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio do município. A reunião de reestruturação será realizada nesta sexta-feira (24), às 16h, na SECULTE. Para tal, a SECULTE convida os setores ligados a economia da cultura (artistas, empresários e produtores culturais) e os movimentos sociais de identidade, como os que representam as etnias (culturas indígenas, afro-brasileiras, de imigrantes, entre outras).

Para a secretária da pasta, Maria Elena de Alencar, a participação da comunidade é essencial para a construção de uma política cultural plural. “A proposta da gestão do Prefeito Miguel Coelho é atuar pensando sempre no interesse coletivo. Por isso, convocamos esta reunião, para que possamos restabelecer o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio. Assim, cada vez mais, teremos a certificação que as políticas públicas tão necessárias para o estabelecimento de um fazer cultural democrático sejam atendidas", enfatiza.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 13:26

Coordenadoras de enfermagem da UPAE e HDM prestigiam inauguração da subseção do Coren Petrolina

As coordenadoras de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, Graziella Franklin e Fátima Leal, respectivamente, prestigiaram nesta quarta-feira (22) a inauguração da subseção do Coren Petrolina, que contou com a participação da presidente do Coren Pernambuco, Marcleide Cavalcanti, e da enfermeira fiscal Benvinda Barros, entre outras representações da categoria.

Esta é a segunda unidade nova entregue pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. A primeira foi a da subseção de Caruaru e a próxima da lista é a de Serra Talhada. De acordo com Marcleide, “a intenção é oferecer o conforto e a comodidade que os profissionais de enfermagem merecem”.

Segundo Graziella, essa era uma reivindicação antiga da categoria: “A gente vinha nessa luta há muito tempo, pois a subseção de Petrolina era bem ruim. Hoje, como enfermeira, posso dizer que me sinto muito feliz por esse retorno do Coren”. Fátima ainda destaca que a conquista é muito importante para os profissionais de enfermagem da região. “O Coren realmente precisava de uma estrutura confortável para atender a alta demanda”, afirmou na ocasião.

Ler Matéria Completa
Ascom HDM
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 13:00

Casa Nova: Nova iluminação pública na sede e nas comunidades

O prefeito Wilker Torres determinou e a Secretaria de Urbanismo, que tem à frente Jossivaldo Rodrigues, está trabalhando a todo vapor para substituir toda a iluminação que tenha falha ou deficitária na sede, nos equipamentos públicos (praças, cemitérios, escolas, creches) e nos distritos e comunidades. “É um trabalho enorme, já que herdamos iluminação deficiente e antiga, que mal iluminava. O prefeito quer iluminação nova e nossa equipe está em campo” – diz Jossivaldo Rodrigues.

Já foi reposta e trocada a iluminação dos cemitérios municipais; são 24 novas lâmpadas de 30 e 02 refletores de 400w e a da feira livre, com 90 lâmpadas de 30w. No distrito de Ouricuri foram 15 kits completos de iluminação pública, que deu um novo ar à sede do distrito e mais 20 lâmpadas substituídas. Poço da Pedra, Santo Eugênio, São Luís e Vereda do Chico, comunidades onde praticamente não havia iluminação pública, agora tem centenas de novas lâmpadas, 3 dezenas de kits completos e reposição de todas as lâmpadas antigas.

Seu José, da Vereda do Chico, ri satisfeito: “Aqui era um breu de noite de enfiar o dedo nos olhos. Está tudo claro e bonito. Valeu Prefeito Wilker! ”. Na Vereda do Chico foram 15 kits completos de iluminação e 20 novas lâmpadas. “O trabalho nunca para” – responde Jossivaldo ao ser indagado quando finaliza as reposições – “Assim que completarmos esta fase de substituição, voltamos para rever e manter a iluminação sempre em funcionamento”.

Por Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 12:28

Servidores do SAAE participam do Congresso Brasileiro de Educação Ambiental

O III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar que acontece até sexta feira (24) em Juazeiro, traz discussões importantes abordadas por especialistas de todo o país, a exemplo do tratamento de água para o consumo humano, educação ambiental no contexto escolar e lixo eletrônico.

Servidores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro participam do encontro com experiências vivenciadas no dia a dia, bem como para adquirirem novos conhecimentos. Além da Engenheira Ambiental Luise Chiochetta e da Técnica em Meio Ambiente Thais Lima, participam das atividades com um estande montado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as assistentes sociais Marineide Macedo e Ester Soares, a estagiária Iana Luisa e o técnico em saneamento Wilson Alves.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro/Ascom SAAE
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 12:00

ESPAÇO DO LEITOR: DENÚNCIA CONTRA O ZONA AZUL DE JUAZEIRO

 

Geraldo,

Recebi uma mensagem de WhatsApp que falava dos lucros exorbitantes da Zona Azul de Juazeiro, sem qualquer estrutura. E aí resolvi mandar essas fotos.

Recentemente aumentaram as vagas de zona azul da cidade e observe o absurdo: não há espaço para passagem de um pequeno caminhão, porque ficou permitido o estacionamento de ambos os lados. Se eu morador precisar de atendimento médico de emergência, com auxílio de ambulância, como fica?

Peço que minha identidade seja mantida em sigilo, só porque não gosto de exposição. Agradeço a atenção e parabenizo pelo trabalho!

Ah! Em tempo, também alerto para as vans que fazem o transporte de pessoas para as cidades da região, que não respeitam qualquer norma de transito.

publicado em 23 de Novembro / 2017 às 11:27

Diretoria da UPA 24h de Juazeiro responde denúncia de leitora

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, por meio da diretoria da UPA 24h, informa que o paciente Linsmar Anderson Silva Barbosa foi transferido na noite da última quarta-feira (22). Esclarece ainda que transferência dos pacientes internados na unidade para os hospitais de referência é feita pela Central Interestadual de Leitos (Cril) e que o município não tem autonomia com relação à disponibilidade de leitos dos hospitais. 

A direção da unidade também garante que esse paciente foi bem assistido durante todo o período em que ficou internado na Unidade de Pronto Atendimento. Nega ainda, que a limpeza do ambiente esteja sendo realizada de forma inadequada e informa que a UPA 24h está adequada às determinações preconizadas pelo Ministério da Saúde. 

Ascom PMJ
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 11:25

Confira a cotação base de preços no Mercado do Produtor nesta quinta-feira (23)

Quem pretende fazer as compras neste dia 23 de Novembro no Mercado do Produtor de Juazeiro, vai encontrar o quilo do abacaxi por R$ 2,00; o quilo do chuchu está mais em conta esse semana a R$ 1,38; o cento da banana prata está sendo vendida a R$ 7,00; a unidade do coco verde sai por R$ 0,40; a maçã nacional custa R$ 3,56 o quilo; a melancia sai por R$ 0,40 o quilo e o mamão Havaí custa R$ 1,75 o quilo.

A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro está disponível no site da prefeitura. Os preços são resultado de uma pesquisa diária no comércio atacadista do entreposto municipal.

COTAÇÃO

Daniela Duarte/AMA
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 11:00

Deputado Roberto Carlos aprova projeto do TJ que eleva comarca de Senhor do Bonfim

O deputado estadual Roberto Carlos, do PDT, aprovou, junto com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa, o projeto do Tribunal de Justiça da Bahia que garantiu a elevação da Comarca do Município de Senhor do Bonfim para ENTRÂNCIA FINAL. O deputado esteve empenhado para garantir a realização deste projeto, que era uma reivindicação da população da região, defendido por algumas lideranças políticas, principalmente pelo prefeito Carlos Brasileiro, os vereadores Carlos de Tijuaçu, Elizeu dos temperos, Cleiton Vieira Pinto, entre outros.

Com a mudança, a comarca da cidade ganha ainda mais importância na região, ocupando o que se pode chamar de “último degrau” de evolução na Justiça da Bahia. Em sua página no facebook (www.facebook.com/deputadorobertocarlospdt) o deputado Roberto Carlos comemorou a vitória conquistada pelo município: “Agradeço o esforço e a dedicação do juiz de Senhor Bonfim, dr. Tardelli Boaventura, da OAB, da Câmara Municipal, do Ministério Público local, que se uniram em defesa da elevação da Comarca para Entrância Final. Além de ser imensamente grato a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça, a Drª. Maria do Socorro Santiago, por ter atendido este grande anseio do povo Bonfinense. Parabéns, terra do bom começo!!!”

Assessoria do Deputado Roberto Carlos
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 10:18

Equipes do SAAE mantêm trabalho preventivo nos bairros de Juazeiro

Dentro da programação diária do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro as equipes continuam com o trabalho preventivo na manutenção das redes coletoras de esgoto, coleta dos resíduos sólidos e limpeza dos Pontos de Visita (PVs).

Para que a Rua 05 do Jardim Flórida seja pavimentada com paralelepípedos o SAAE mantém duas  equipes trabalhando no rebaixamento das redes de água e limpeza de esgoto. O Setor Social inicia hoje (23) na igreja católica do Jardim São Paulo as inscrições para o curso de geração de renda através da produção de produtos de limpeza e higiênicos.  Continuam também em vários bairros da cidade os serviços de retirada de entulhos e reposição de calçamento. O telefone de contato para qualquer solicitação junto ao SAAE é o 3614-9800 (sede) e 3611-7611(interior)

 

Ascom
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 10:10

Operação conjunta em Juazeiro desfaz ponto de mototáxi clandestino

Nesta terça-feira (22), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizaram uma operação para combater os pontos de mototáxis clandestinos em Juazeiro. Fiscais de Trânsito, Transporte e Postura, juntamente com a Guarda Municipal, percorreram diversos bairros da cidade a procura de pontos clandestinos. No Dom José Rodrigues, a equipe flagrou um ponto com cobertura e duas motocicletas estacionadas. O ponto foi derrubado e as motos apreendidas.

O Delegado do Sindicato de Motociclistas da Bahia (SINDMOTOS-BA) em Juazeiro, Cleiton Oliveira de Souza, parabenizou a operação e ressaltou o empenho da CSTT em combater o transporte clandestino. “Acreditamos que futuramente vamos alcançar nosso objetivo de acabar com o transporte clandestino em Juazeiro. Agradecemos a CSTT por mais essa ação concreta. Vamos continuar cobrando e trabalhando junto com a CSTT para atingirmos nosso objetivo”, declarou Cleiton.  

O diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, ressaltou o compromisso da Gestão em combater o transporte clandestino em Juazeiro. “Nossa equipe continua empenhada nesse objetivo e, agora, temos o reforço da SEMAURB. A gestão do Prefeito Paulo Bomfim tem compromisso com a segurança dos juazeirenses. E nossa intenção é oferecer as pessoas um transporte público individual legalizado e seguro”, ressaltou Damião.  

Irislane Pacheco/CSTT
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.