Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Charges
22 de Novembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Por Valmir Assunção*

O mês de novembro é todo dedicado a manifestações, homenagens e protestos ligados aos temas defendidos pelo povo negro do Brasil. Cotas raciais no ensino e no serviço público, estatuto da igualdade racial e intolerância religiosa, além do fomento direcionado para editais, programas e projetos culturais e de lazer voltados para os negros são alguns exemplos de avanços nos governos do PT. E vamos dar prosseguimento aos embates envolvendo setores de produção, segurança pública, educação, lazer e reparação social, porque é importante reparar os danos causados em séculos de direitos negados. O povo negro e todos os povos tradicionais neste país sabem que agora têm e terão espaço e voz no Brasil. Nossa presidenta Dilma segue esse debate, iniciado pelo ex-presidente Lula, e para ampliar as ações sancionou a lei de cotas no serviço público, o que, por si só, já a deixa à frente dos governantes anteriores.

O fato de Dilma ter afirmado em campanha que depois dela o governo olha especialmente para os negros deixou evidente a necessidade de ampliar os debates de casos como o fim dos autos de resistência e, consequentemente, do extermínio da juventude negra, que assistimos diariamente nos jornais, na TV e na internet. É importante lembrar que essa abertura de diálogo foi mantida e precisa ser canalizada para os estados. Na Bahia, o governador sancionou o Estatuto da Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa, que elaborei junto com o movimento negro e o povo de santo, ainda como deputado estadual. Essa peça é uma das mais importantes, abrangentes e avançadas ferramentas para a nossa luta.

Já disse anteriormente, em outro artigo, que viver no estado que tem o primeiro estatuto deste tipo no país é uma honra. Fazer parte desse processo me torna ainda mais seguro de que esse instrumento, fruto da luta do povo negro, é reparador de uma ferida que penamos para cicatrizar. E isso é apenas o início de algo grandioso e ainda mais denso, que envolve nossos jovens negros, que infelizmente continuam sendo assassinados dia a dia. Vamos erradicar de uma vez esse ciclo de violência, para que nossos filhos possam viver sem serem discriminados. Não é uma batalha fácil e requer a atenção de todo o movimento negro, mais unido e ainda mais forte. Esta tem que ser ainda uma luta de toda nossa sociedade.

41 anos do Ilê Aiyê

Em novembro, duas datas estão entre as mais importantes do mês: o dia 1º e o dia 20, aniversário do primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê, que completou 41 anos, e a data celebre da Consciência Negra. Em discurso na Câmara Federal, falei da grande festa que foi realizada no Curuzu, na Senzala do Barro Preto, em Salvador, onde estive com tantos companheiros e companheiras. Saúdo o Vovô do Ilê, líder do bloco, que cumpre o importante papel de representar a preservação, a valorização e a expansão da cultura afrobrasileira.

O aniversário de criação do bloco coincide com o início do Mês da Consciência Negra, quando as atenções do povo negro, do povo de santo, das religiões de matriz africana e de todos os que lutam contra o racismo, a intolerância e o preconceito se voltam para as diversas manifestações culturais que acontecem em diversos bairros de Salvador, e mais particularmente no Curuzu, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê, na Liberdade, onde se concentra grande parte da população negra da capital baiana.

O aniversário do Ilê também foi um momento de lembrar Mãe Hilda, que conduziu a matriz religiosa de todo o grupo que se organiza através do Ilê. São fatos que fizeram a própria história da Bahia e do seu povo, e que tornam do Ilê um dos principais referenciais do movimento negro em Salvador, na Bahia e no Brasil.

Consciência Negra

Já o dia 20 de novembro no Brasil é o que podemos chamar de data magna dedicada à reflexão sobre a luta do povo negro na sociedade brasileira. É o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu no ano de 1695. É para sempre ser lembrado com todo o respeito, ele foi e é o nosso maior símbolo da resistência do povo negro à escravidão em sua época, e a escravidão travestida que ainda existe hoje. O movimento negro celebra a data com eventos culturais, educativos e reivindicatórios. Temas como o fim dos autos de resistência, a inserção do negro no mercado de trabalho, bem como a sua equiparação com os brancos no que se refere à posição de trabalho e salário, cotas raciais no ensino e no serviço público, afirmação das etnias, e valorização da beleza negra são assuntos importantes para o fim do preconceito no país e por mais igualdade.

Homenagem a Mário Gusmão

Considerado como o idealizador dos movimentos negros de Ilhéus e de Itabuna pelos militantes dos municípios, Mário Gusmão também merece toda a honra neste mês de novembro. O artista viveu seus 68 anos com intensa produção, participou de dezenas de peças de teatro, novelas e seriados da televisão brasileira, assim como atuou em dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança. Gusmão ganhou destaque no cinema por meio dos filmes de Glauber Rocha, no período de maior efervescência cultural do Brasil. É mais um exemplo de que a luta deve ser contínua neste país.

Violência contra negros

Os dados da Anistia Internacional mostram que ainda vivemos uma realidade perversa, apesar de termos uma população predominantemente negra em diversos estados, como a Bahia, por exemplo. O Brasil está entre os países onde mais se mata no mundo, superando países em situação de guerra. Em 2012, foram 56 mil jovens entre 15 e 29 anos vítimas de homicídios. E, desse total, 77% eram negros. São dados que não podem ser ignorados e a realidade é que não se pode sofrer com a indiferença de boa parte da sociedade brasileira. Esse é um dos grandes desafios que devem ser enfrentados. Esses dados não são apenas um alerta, mas sim um grito de socorro.

Precisamos da realização concreta das políticas sociais de inclusão que os negros, os pobres e os menos assistidos tanto almejam. É por essas razões que é preciso avançar na luta contra o extermínio do povo negro. Saúdo a resistência e atuação política de movimentos tão importantes, como o Reaja ou Será Morto, a Coordenação das Entidades Negras (CEN), o Movimento Negro Unificado, Coordenação Nacional de Entidades Negras na Bahia (Conen), Fórum de Entidades Negras, todos os terreiros que expressam a religião de matriz africana, todos os territórios quilombolas que guardam a nossa memória de negros e negras.

*Valmir Assunção é deputado federal do Partido dos Trabalhadores

Política
22 de Novembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Julio Lossio está em Recife, com o diretor Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya dando mais um passo para a implantação do “Armazém da Criatividade” em Petrolina. O objetivo da reunião é criar meios para estruturar o armazém no município. Imagine um local onde você encontra pessoas diferenciadas, com perfis e backgrounds profissionais distintos, mas unidas por um sentimento em comum: a criatividade e a vontade de criar uma empresa inovadora. Essa é a idéia do Armazém de Ideias.

Outro ponto que chama também a atenção, segundo o prefeito Julio Lossio, é o espaço  que será criado. “no mesmo lugar iremos ver o empreendedorismo inovador, composto por um ambiente colaborativo, uma aceleradora de empreendimentos com estações de trabalho, salas de reunião e um mini auditório. A iniciativa conta também com um portal de desenvolvimento de soluções tecnológicas para grandes desafios empresariais dos setores: público e privado”, expôs.

O diretor Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya explicou que no Armazém, serão desenvolvidas três tipos de atividades nas áreas de informática, economia criativa e agricultura, concentrará sete funções integradas espacialmente, funcionalmente e operacionalmente. “Haverá espaços de empreendedorismo, eventos, crédito, experimentação, showroom, educação, além de um espaço empresarial para que a empresa, uma vez constituída, possa desenvolver seu negócio lá dentro”, explicou.

Lidiane Souza Ascom PMP
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Da barraca de praia à creperia. Os estabelecimentos mais charmosos da cidade de Itacaré se preparam para receber o I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro. Os proprietários se organizam para apresentar as delícias da culinária e mostrar o que Itacaré tem de melhor quando o assunto é gastronomia, pois o destino já que o destino é famoso pelas belezas naturais.
 
Na sua primeira edição, o Festival Gastronômico reúne 36 estabelecimentos, dentre eles: bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgeria, sorveteria e cafeterias. O Festival Gastronômico classificará quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante os dez dias, o público poderá degustar os pratos inscritos a preços promocionais. Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados devem ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar. O objetivo do evento é firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais.
 
A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas aberta ao público. Entre eles, estão Rosa Gonçalves (chef curadora do Festival), Paulinho Martins, Clodomiro Tavares, Osmane Silva, Don Fabrizio Abbate, João Telles, Maria Darckneider, Jamilton Rodrigues e Josenice Guimarães. Na programação do festival haverá uma visita técnica a uma fazenda na Zona Rural de Itacaré e a Corrida dos Garçons. A cultura e a música também terão espaço garantido no Festival. Manifestações culturais como Capoeira, “Bicho Caçador, “Volta da Jibóia”, samba-reggae, bandas locais e regionais se apresentarão no palco que será montado na Praça da Mangueira, na Rua da Pituba - avenida mais movimentada da cidade. 
 
Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico se trata de um grande evento, pois a partir dele os visitantes que ainda não tiveram chance de conhecer os sabores de Itacaré terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, afirma o prefeito. O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae. 
LK Comunicação
Política
22 de Novembro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Depois de dois dias de intensos debates e conferências, encerrou ontem, 21 de novembro, em Maceió, a XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, realizada no Hotel Meridiano, na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. Com o tema central “A agonia do São Francisco: a escassez de governança”, a plenária reuniu cerca de cem participantes, entre pesquisadores brasileiros sobre recursos hídricos, gestores públicos e ativistas ambientais, além dos membros do comitê que representam a diversidade dos usuários da bacia do rio São Francisco. A gravidade da crise hídrica atual, os conflitos nos usos múltiplos das águas, as fiscalizações preventivas na bacia realizadas pelo Ministério Público, o projeto de transposição do rio São Francisco foram alguns dos temas debatidos. 

Em sua fala final, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, aproveitou para cobrar dos governos federal e estaduais mais apoio aos comitês de bacia. Ele considerou que esse é o caminho para encontrar alternativas viáveis para garantir o abastecimento humano. Ainda em seu pronunciamento, Miranda convocou a todos para participarem do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, também em Maceió.       Durante a sessão final da plenária, os participantes escolheram a cidade de Petrolina, em Pernambuco, região do Submédio São Francisco, para receber a próxima plenária do CBHSF, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015.

ENCOB – Durante o XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), representantes de comitês de rios de todo o país debaterão com estudiosos, ambientalistas e gestores de órgãos nacionais de recursos hídricos do país, como a Agência Nacional das Águas – ANA, Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH, além dos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. O Encob 2014 acontece no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, Rua Celso Piatti, S/N ,Jaraguá, Maceió – AL.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. 

Ascom CBHSF
Política
22 de Novembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Bahia (OAB-Ba), Luiz Viana Queiróz, acompanhado de diretores e conselheiros da entidade, apresentou ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, em visita quinta-feira (20/11), um memorial com decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que respaldam, segundo ele, a posição da OAB em defesa da inexigibilidade de licitação para a contratação de advogados por parte das prefeituras municipais. O assunto – admitiu o presidente da ordem -, é polêmico e não há um entendimento firmado entre os conselheiros do TCM. “Por isso queremos estreitar o diálogo com os conselheiros de contas, de modo que haja segurança jurídica e a prestação de serviço por parte dos advogados não seja criminalizada”, disse.

Entende a OAB, segundo Luiz Viana Queiróz, que não cabe licitação para a contratação de escritórios de advocacia pelos prefeitos porque a concorrência fere o próprio código de ética da OAB, que não permite a “mercantilização” da prestação de serviços jurídicos. Embora não haja jurisprudência firmada a respeito, ele garantiu que “são inúmeras as decisões do STF e no STJ que respaldam o entendimento da OAB contra a concorrência pública para contratação de advogados pelas prefeituras”.

Luiz Viana Queiróz frisou que a OAB defende e luta pelo princípio, não trata de casos específicos, e acrescentou que a ordem está aberta, inclusive a apurar eventuais denúncias de ilícitos porventura praticados pelos advogados na prestação de serviços às prefeituras. “Não vamos compactuar com abusos e ilícitos que venham a ser cometidos por advogados, isto é fora de questão. O que queremos é garantir o direito do agente público de escolher o advogado da sua preferência, da sua confiança, o que julga mais preparado para defender os interesses do município.”

O presidente do TCM, Francisco Andrade Netto, disse que irá analisar o memorial apresentado e distribuir com os demais conselheiros para aprofundar o debate sobre a questão que, frisou, é controversa não apenas na corte de contas da Bahia, mas em todo o país. Isto porque a lei estabelece que só é inexigível a licitação nos casos em que se cumpra os requisitos de “notória singularidade do objeto, notória especialização do prestador e justificativa de preço”. 

Fonte: TCM
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) bateu o recorde de inscrições para o vestibular 2015.1. Ao todo, foram 2.782 candidatos inscritos no processo seletivo para oito cursos da autarquia. O curso mais concorrido é o de Direito. Segundo a organização do vestibular, desde 2009 o número de inscritos aumenta a cada semestre. No fim do ano passado, 2.500 feras concorreram a uma vaga na instituição. Para o coordenador do vestibular, professor Pedro Norberto, esse aumento se deve à diversidade dos cursos que contemplam diferentes áreas do conhecimento e à confiança dos estudantes na Facape.

“Podemos atribuir esse número maior de inscritos no vestibular à variedade de cursos e à credibilidade da Facape. Ao longo dos anos, a instituição vem se destacando pela qualidade dos cursos e o comprometimento do corpo acadêmico. Todos esses fatores contribuem para uma procura maior”, comentou.

A Facape oferece mais de 700 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Comércio Exterior, Serviço Social e Gestão da Tecnologia da Informação (TI). As provas do vestibular estão marcadas para o dia 30 deste mês. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 22 de dezembro, às 20h.

Ascom Facape
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O ambientalista Roberto Malvezzi (Gogó) ministrou palestra sobre o rio São Francisco, na tarde do dia 18/11 para os internos do Conjunto Penal de Juazeiro. Não é a primeira vez que Roberto Malvezzi ministra palestra para internos do CPJ. Para o ambientalista o rio sofre com o processo de degradação e pela ausência de políticas públicas de preservação. Por isso todos podem contribuir nos seus espaços de convivência para o uso racional da água, ter noções sobre o lançamento de dejetos inatura no velho Chico entre outras questões abordadas durante a palestra. Para os internos as palestras proferidas por Gogó são sempre uma oportunidade de aprender mais sobre a natureza e sobre o meio ambiente.

Política
22 de Novembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Empossado como novo membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) para o biênio 2015/2016, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância do colegiado para a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Bahia. O petista tomou posse nesta sexta-feira (21) junto com outros 98 conselheiros, entre titulares (33) e suplentes (66), no auditório da Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia.

“É uma honra compor o Conselho Estadual do Meio Ambiente. Acredito que assim como na Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, da qual sou o presidente, o Cepram é um espaço privilegiado de defesa do meio ambiente. Temos questões importantes a serem discutidas, a exemplo dos efeitos dos agrotóxicos, a implementação do Código Florestal e da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a preservação das nascentes e dos rios”, afirmou Galo, que na Assembleia Legislativa também ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente , Seca e Recursos Hídricos.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente conta com assentos para as universidades, municípios, biomas, Assembleia Legislativa e poder público federal, além de representantes de entidades de classes e organizações que atuam na defesa do meio ambiente. Desde 2012, com a nova Política Ambiental do Estado (Lei 12. 377/2011), houve a ampliação para os três segmentos - poder público, sociedade civil e setor produtivo. O Cepram é o mais antigo conselho ambiental do país. Vinculado à estrutura da Secretaria do Meio Ambiente, tem como finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais no estado.

Ascom Fotos divulgação / Daniel Ferreira
Esporte
22 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

A aluna do 2º ano do Ensino Médio Integrado de Agropecuária do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Lúcia Maria Linhares, vai disputar os 5 km da 5ª etapa do Circuito de Corridas e Caminhada do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc - CE), que terá largada  às 7h, deste domingo (23), na Avenida Governador Parsifal Barroso,  em Fortaleza.

Será a 3º corrida de 5 km que Lúcia fará neste ano de 2014. Ela venceu a 3º Corrida do Cobre , em Jaguarari, Bahia e  foi vice-campeã da Corrida Salesiana, no Recife, Pernambuco, por isso, Lúcia Maria acredita mais preparada para  participar do evento esportivo. “Tenho boas perspectivas para a prova e já estou mais experiente  em corridas de 5 km”, disse a aluna.

Lúcia treina com o professor Washington Rocha da Associação Atlética Voluntários do Araripe (AAVA) e é supervisionada pelo coordenador de Esportes do campus Ouricuri, o educador físico Noberto Freire. 

Irmãs - As irmãs de Lúcia Maria Linhares, Cibele Linhares e Patrícia Linhares, vão correr os 10 km da mesma prova em Fortaleza. O técnico Washington Rocha está com boas perspectivas sobre a participação das três irmãs.

Por Felipe Piauilino Campus Ouricuri
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Olá boa tarde!

Caro Sr. Geraldo José,

Venho através deste respeitado Blog pedir uma ajuda de divulgação, para que torne-se público o descaso que Sento-Sé está enfrentando. Muitas obras que nunca terminam e uma delas está na minha rua, onde se começou uma calçamento e agora não terminou. Eu não vou deixar de frisar que ia até bem, onde a rua de minha sogra não se passava nem animal, mas hoje graças a Deus passa tudo que é a rua Tenente Mario Alves, por meio do seu blog que sei que é lido por muitas pessoas quero pedir aos responsáveis que continuem as que faltam para terminar pois o período da chuva está ai, e nós pobres é que vamos ser prejudicados. Não quero aqui prejudicar ninguém, como frisei, tudo ia bem.

Em nome de vários moradores das ruas citadas.

Cristina Pereira Sobral

Imagem ilustrativa da Internet
Política
22 de Novembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Ontem o Blog veiculou denúncia da vereadora Edneuza Lafayete, do PTB de Lagoa Grande sobre uma viagem dos idosos à Maceió, capital alagoana, por meio de um programa da secretaria de assistência social que segundo a denúncia, tinha uma comitiva de 150 pessoas, e tudo bancado com recursos públicos municipais. Em resposta a assessoria de governo enviou a seguinte nota:

A maledicência, a mentira e o desejo de tentar torcer os fatos sem fundamentos parece ser uma obstinação daqueles que não tem o que apresentar e nem o fizeram quando tiveram a oportunidade. A estes só restam lamentações e calúnias. Mas a máxima se aplica perfeitamente neste contexto: “contra fatos não há argumentos”. Seguindo rigorosamente o que preconiza a Lei 10.741/93, Estatuto do Idoso, em seu art.3º, onde está escrito: “É obrigação do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. Isso é compromisso com o cidadão e respeito com as pessoas.

Idosos “farreiam” em forró super animado.

Ano passado, 65 idosos se divertiram na Praia de Tamandaré no Recife, desta vez o refúgio escolhido foi a Praia do Francês – Maceió e, no ano que vem um passeio ainda muito mais sofisticado já está sendo pensado pela equipe da secretaria de assistência social. Conforme declarou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria Ramos Coelho de Amorim. “É obrigação do poder público garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Uma viagem com quase 100 idosos é de grande responsabilidade, pois exigem diversos cuidados, por isso a equipe de apoio está sempre atenta. Agradecemos muito a este governo pelo apoio” ressalta a presidente do CMI.

Como funciona o Conselho do Idoso.

O Conselho do Idoso é órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas da pessoa idosa, responsável pela execução das políticas da pessoa Idosa e sem o aval deste nada seria feito. A composição do Conselho Municipal de Direitos do Idoso é paritária e, os conselheiros não são remunerados. Em Lagoa Grande são no total: 12 conselheiros, sendo 03 representantes do poder público e 03 da sociedade civil sendo: Associação de moradores Comunidade da Rocinha; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Fruticultores – Siditri. Cada conselheiro titular tem um suplente. Todas as ações são passadas pela aprovação dos Conselheiros. 

A coordenadora do Programa de Fortalecimento de vínculos do município, Antônia Caldas de Oliveira Souza, informa que todos os recursos usados para custeio das viagens são oriundos do repasse do Índice de Gestão Descentralizada – IGD, que o município recebe por pactuar e garantir maior número de assistidos e beneficiados pelo Programa Bolsa Família – PBF.“Parte deste recurso é direcionado para este programa: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV que atende hoje quase 200 idosos em sua rede de atendimento sendo: 80 na Sede, 40 em Vermelhos, 35 em Jutaí, entre outros de diversas partes da cidade. É muito perceptível á emoção de todos eles em participar deste programa”comemora a coordenadora. 

Para o Conselheiro de Assistência Social, Sr. Ivando Avelino, “Minha função aqui nesta viagem é acima de tudo ver e conferir de perto, fiscalizar, o tratamento que os idosos estão recebendo na viagem e depois reportar para os demais conselheiros em reunião. Não assinamos um documento no Conselho sem que tenhamos a certeza de sua finalidade. Estamos muito felizes não só com a secretária de assistência social, mas também com a sensibilidade do Prefeito, que mesmo diante das críticas sempre está olhando por nós” agradece o Sr. Ivando. Para os que insistem nos ataques fica o recado: "As intrigas sempre foram as armas dos fracos e incompetentes". Neste momento, aqui em Maceió, todos estão saboreando um delicioso café colonial e depois seguirão para atividades físicas á beira mar. 

Fotos e Matéria: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria Lagoa Grande
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 12:49 | Nenhum Comentário

Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem. A missa de corpo presente deverá acontecer às 15h deste sábado, na Capela do Socorro, no Juazeiro do Norte. A sepultação deve acontecer no Cemitério do Socorro.

Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.

Biografia

Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres. Em entrevista ao Jornal O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.

Indenização

 Em 2011, a Justiça acatou uma ação movida por Seu Lunga, proibindo um cordelista do Juazeiro do Norte, Abraão Bezerra Batista, de utilizar a expressão "seu Lunga" em suas publicações. O descumprimento da determinação  implicaria no pagamento de uma multa diária de R$ 1.000. O cordelista, na ocasião, havia escrito dois volumes intitulados ''As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo''.  Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo.

 Piadas atribuídas a seu Lunga

- Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.

- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.

- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar.

- Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?”

- O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”.

- Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.

Com informações do site o Povo Foto da Internet
Variadas
22 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

A expectativa de movimentar negócios da ordem de R$ 30 milhões e atrair um público de 2.500 pessoas, marcou a abertura do I Salão Imobiliário de Petrolina, na tarde desta sexta-feira (21), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Promovido pela Rio Forte Empreendimentos e Jotanunes Construtora com apoio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Petrolina, o evento foi aberto pelo gerente regional da CAIXA, Martoni Sobral, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa.

“O I Salão Imobiliário de Petrolina é um evento de mix completo para a moradia de qualidade, pois dispõe, num mesmo espaço, a possibilidade de adquirir e financiar a casa própria, fazer projeto arquitetônico, mobiliar e ainda colocar um carro novo na garagem, isso com o financiamento da CAIXA e uma equipe que tem os melhores consultores e profissionais do mercado imobiliário regional”, adiantou Martoni Sobral.

Após a solenidade de início dos trabalhos, onde falaram também o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Junior e o presidente do Sindmóveis – PE, Paulo Santos, os visitantes puderam conhecer a estrutura do Salão, que dispõe de 04 construtoras, 07 imobiliárias, 01 loja de móveis, 01 concessionária de veículos e 01 escritório de arquitetura.

O evento, que vai até este domingo (23), oferecendo mais de mil opções em imóveis residenciais, comerciais e lotes urbanizados, terá acesso gratuito ficando aberto na sexta-feira (21), até às 21h, no sábado, de 13h às 22h e no domingo (23), de 10h às 16h. Mais informações: (87) 3862-1892 - nelbe@nelbe.com.

Clas Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 11:00 | 1 Comentário

É verdade que o município de Juazeiro não elegeu os candidatos dos seus sonhos, tanto para câmara federal quanto estadual mas, como que sinalizando uma nova tomada de posição, a população eleitora garantiu vaga na assembleia legislativa do estado a dois candidatos que podemos acreditar ser Juazeiro o seu maior reduto eleitoral portanto o espaço de maior compromisso eletivo.

Roberto Carlos, deputado de carreira, experiente e diversas vezes eleito e, pelos fatos conferidos durante os seus mandatos conquistou a confiança de todos os eleitores necessários para garantir seus mandatos na Bahia o que o torna um dos mais populares políticos de Juazeiro e da Bahia.

Crisóstomo Lima, O ZÓ, primeira eleição para deputado, votação expressiva, surpresa para uns e consolidação de um trabalho dedicado e inteligente para muitos.

É verdade que todo político de primeiro mandato terá que passar, obrigatoriamente, pela experiência do aprendizado, principalmente em conviver com as adversidades do jogo político que insiste em dar pouca visibilidade aos novos e ratificar as ações das velhas raposas em plenário. O Zó não terá muitas dificuldades em estabelecer um mandato firme e participativo visto que alem de ter no seu partido um porto seguro aprendeu ao longo de três mandatos como vereador, presidente da Câmara e secretário do governo municipal (Ação Social e Cultura), principalmente pelo convívio tanto com o executivo municipal quanto com a assembleia legislativa do estado em diversas situações, logo, o mandato do deputado Crisóstomo Lima pode ser um dos grandes mandatos a serviço do desenvolvimento de Juazeiro e região; é claro que o apoio do seu partido e do governo de Rui Costa, também seu aliado, será de importância fundamental para que o deputado possa alcançar os objetivos traçados para o seu futuro político.

Acreditar no Zó é uma necessidade, apostar na qualidade do seu trabalho é imperativo ajuda-lo no cumprimento das suas ações, sugerindo, acompanhando e criticando é da maior importância para o alcance dos objetivos.

Não temos dúvidas que, com esses apoios, crédito, confiança e, principalmente pelo seu compromisso com a região poderemos esta presenciando o surgimento de uma grande liderança a caminho de um grande futuro.

É trabalhar pra conferir.

Lucien Paulo

Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 10:00 | 4 Comentários

Depois de grande investimento na estação da juventude, o essencial novamente não foi lembrado.

O Prédio em que atualmente funciona a Biblioteca Municipal de Juazeiro, pertence, desde sua fundação em 21/05/1893, ao Clube Comercial de Juazeiro, local que foi palco das principais manifestações políticas e sociais da cidade nesse mais de um século de existência, além de ser o detentor de um precioso acervo literário e jornalístico, com obras que remontam ao fim do século XVIII.

Uma parceria que já dura 22 anos, permitiu que o prédio fosse disponibilizado para uso público, agregando hoje uma grande quantidade de estudantes em seus mais variados propósitos. Uma parceria sempre marcada por distúrbios, mas que agora chegou ao mais trágico limite.

Numa atitude impensada, a chamada Estação da Juventude passou a funcionar no mesmo prédio, junto com a direção da Biblioteca e do Clube Comercial. Um suposto investimento teria sido feito para reforma do prédio como requisito da introdução da Estação. A realidade constatada foi: Internet sem funcionamento devido, computadores que, depois da inauguração, começaram a ser recolhidos, Ar-condicionado de segunda-mão e algumas pinturas na parede.

Após as chuvas do Domingo, 16, o que pôde ser presenciado no interior do prédio é lamentável. Forro desabado, acervo parcialmente danificado, paredes em estado de diluição, linhas e caibros do teto totalmente comprometidos. A pergunta que fica é: e o investimento feito? E a promessa do poder público de zelar por um dos mais antigos tesouros históricos de Juazeiro? Gostaríamos que o Prefeito Isaac, o Secretário Donizete e, principalmente, o senhor Stallone Lima (que tanta promessa fez a respeito) explicassem tamanho descaso. Como fica o local de recolhimento de centenas de estudantes? E como explicar o desastre e a violência com o patrimônio cultural e histórico da cidade?

Eduardo Balzac, Estudante.

Variadas
22 de Novembro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Bancário de profissão e músico por paixão, o bonfinense, e praticamente juazeirense, Daniel Gomes apresenta seu primeiro CD, ‘Janela do Tempo’, com 12 canções autorais. O trabalho de Daniel é bastante versátil, ele canta samba, pop, xote e bolero nesse novo trabalho.

“Estou muito feliz em poder divulgar esse trabalho, que dedico a minha família, inclusive, a música Janela do Tempo é uma composição em homenagem ao meu neto Cauã, de dois anos”, comemora o artista, que foi um dos entrevistados desta sexta-feira (21) do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM.

Daniel é natural de Senhor do Bonfim, mas mora em Juazeiro há 15 anos, e se divide entre as duas cidades. O cantor já trabalhou muito nas noites de Juazeiro e Petrolina, cantando nos finais de tarde nos barzinhos da região.

Durante a entrevista, Daniel contou como realizou o projeto de gravar seu primeiro CD, produzido e gravado em Salvador, após conhecer o Produtor Musical Marcelo Alves.

“Ia à Salvador em busca de editais da Secult/BA e não conseguia ser contemplado. Conheci Marcelo, era músico da Banda Eva, mostrei pra ele a ideia do CD, e ele gostou e pensou nos arranjos. Tinha toda a ideia de produção e topou fazer. Foi uma oportunidade, Marcelo me ajudou muito na concepção desse trabalho, ele tinha uma gama de músicos que toparam gravar. Cheguei na hora certa e no momento certo. Foi um custo elevado com um resultado satisfatório”, avalia.

O artista ainda não tem pontos de vendas na região, os interessados em adquirir o CD Janela do Tempo podem acessar o facebook/danielgomescantor, o e-mail: danmusica.poesia@gmail.com; ou pelos telefones: (071) 9205-8667 / (074) 8838-1548.

Da redação, Itamara Costa
Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 08:00 | 1 Comentário

Números que mostram a administração de Sobradinho são alarmantes em comparação a outros municípios. Observem o print screen e vejam que na administração a cidade de Sobradinho em comparação com outros municípios gasta o montante de 45.2% da receita, enquanto outros municípios gastam 3X menos, girando em torno de 13.2%. Na educação a média geral é 33.48%, Sobradinho gasta 29.17%.

Agora vem a explicação drástica da saúde, a média geral é de 24.44%, Sobradinho gasta menos da metade que é de 12.41% da receita do município. É bom lembrar que as maiores verbas são direcionadas a EDUCAÇÃO E SAÚDE. Então senhor prefeito aqui vão perguntinhas básicas.

Porque esse gasto absurdo em administração se todo ano os contratados trabalham em média 5 meses, divididos pelos semestres do ano? Se no seu governo os veículos velhos (quase sucatas) é plotado e pintado? Se vossas reformas são "gambiarras" e reaproveitamento de materiais? Se o SANEAMENTO BÁSICO está sendo feito pelos garis, pois até agora ninguém sabe qual é a empresa que assume essa "obra"?

Porque a saúde que tem uma das maiores rendas oriundas do governo federal, e menos da metade é investida no atendimento médico/hospitalar?
Porque que com esse percentual investido na educação, Sobradinho teve o pior IDEB dos últimos tempos?

Esperamos uma resposta sincera se por acaso o senhor tiver coragem de esclarecer!

Segue link do site, e, por favor, gente, percam um pouquinho do tempo dos senhores e façam simulações colocando as cidades da região como Sento Sé, Casa Nova e Juazeiro, e observem o quanto é IRRESPONSÁVEL a gestão!
http://www.meumunicipio.org.br/meumunicip.../municipio/293077...

Lena Oliveira

A Prefeitura de Sobradinho respondeu nos seguintes termos às denúncias:

Inicialmente é preciso frisar que os números apresentados não correspondem à realidade e que a fonte em si não é confiável já que não temos como saber de onde foram extraídos os dados apresentados.

Além disso, no campo "administração", pelo que é possível entender, já que desconhecemos a metodologia de cálculo, estão incluídas ações tão diversas que, apenas alguém irresponsável, poderia colocar em um mesmo campo, pois ali se encontram desde os gastos com o custeio da administração municipal, passando pelos gastos sociais realizados pela SEADS, que mantém diversos programas assistenciais, além dos gastos com a limpeza e conservação de ruas, praças e prédios públicos, realizada pela SIESP.

Então, quando se afirma que 45,02% dos recursos municipais são gastos com a administração, é preciso saber que ali estão incluídas todas as ações que não se enquadram nas rubricas "saúde" e "educação", únicos setores que obedecem a valores mínimos a serem observados, no caso, 15% para a saúde e 25% para a educação.

E cabe fazer mais uma ressalva aos dados apresentados, pois o município de Sobradinho está cumprindo o limite mínimo de gastos com saúde. Na verdade, como é de costume, a autora do "estudo" apenas lança dados falsos e incompletos no seu texto e, ao mesmo tempo, faz uma interpretação intencionalmente equivocada dos números para chamar atenção. No entanto, nada melhor do que ter o amparo legal. 

Não precisamos falsear números e informações. A obra do saneamento, por exemplo, está em andamento, executada com recursos próprios, na modalidade "administração direta". Assim realizaremos um antigo sonho da comunidade e, garantiremos uma melhor qualidade de vida a população. 

Cumprimos o estabelecido no Artigo  9º, parágrafo 4º da Lei Complementar 101/2000, realizando audiência pública de prestação de contas do  2º quadrimestre de 2014. 

No evento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foram expostos os balanços financeiros da arrecadação e gastos do executivo municipal, correspondentes ao exercício de maio a agosto deste ano, com dados demonstrativos de acordo com as premissas estabelecidas nos anexos de metas fiscais. .

Desta forma foram esclarecidos os conceitos de resultado primário, nominal, receita fiscal, despesa fiscal, entre outros. Os valores apresentados referiram-se ao ente municipal, ou seja, abrangendo a administração direta e indireta do município( Executivo e Legislativo). Estes são dados OFICIAIS e apresentados ao Tribunal de Contas dos Municípios. Eis:

A receita corrente bruta no segundo quadrimestre foi apurada na ordem de R$ 31.846.634,64, constando 58,72% da receita prevista; sendo R$ 550.024,83 de receita de capital. 
Também foi apresentado que o município executou despesas correntes na ordem de R$ 24.212.425,64, representando uma porcentagem de 53,80%. 

As despesas de capital realizadas foram na ordem de R$ 1.320.846,46, equivalendo a 7,51%. 

Em relação as despesas com Pessoal, o art. 19 da Lei Complementar nº. 101/2000, diz que para os fins do disposto no caput do art.169 da Constituição, o município não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo o limite legal de 54% e o limite Prudencial de 51,3%. No município o percentual gasto com pessoal no quadrimestre ficou em 53,39%, na ordem de R$ 20.336.839,44. 

Sobradinho aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, um percentual de 22,31%, o que corresponde ao montante de despesas na ordem de R$ 6.571.114,50. 

Os recursos destinados ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede publica - FUNDEB, teve um percentual de 58,37%, despesas na ordem de R$ 3.562.657,52. 

Da aplicação na saúde de mínimo de 15%, o valor pago no quadrimestre correspondeu a 15,73%,despesas na ordem de R$ 3.077.595,87, gastos em ações e serviços públicos de saúde de competência do município. 

O resultado primário indica se os níveis de gastos orçamentários do município são compatíveis com a sua arrecadação, ou seja, a receita primaria capaz de suportar as despesas primarias. 

A diferença apurada entre receita fiscal liquida e a despesas fiscais liquidas. O resultado primário obtido foi na ordem de R$ 2.518.861,43.

A Prefeitura de Sobradinho, prima pela transparência e cumpre , rigorosamente, a legislação.

Hélder Moreira

Procurador

Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2014 às 07:00 | 1 Comentário

Um juazeirense que reside atualmente em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, de férias resolveu passear pela sua cidade natal e encontra-se hospedado na casa da irmã no bairro João XXIII. O esgotamento estourado e os dejetos fecais espalhados pela rua Riachuelo não deixaram uma boa impressão para este visitante. Em mensagem ao blog via whatsapp ele expressou a sua insatisfação: “Resido em São Paulo, estou de férias passeando na casa da minha irmã. Essa que está na cadeira de roda é minha mãe. Temos que ficar no quintal porque não dá para resistir muito tempo na garagem. O cheiro é muito forte, os voluntários é que estão limpando a rua. Teriam que vir duas equipes uma para tirar o grosso e outra para lavar. Valeu, um abraço fica com Deus” expressou o leitor.

Variadas
22 de Novembro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Para marcar o encerramento do Ano Santo Diocesano em Petrolina acontece neste sábado (22), um grande show de Davidson Silva. Você não pode ficar de fora! Vai ser logo mais, às 18h, na Concha Acústica, após a Santa Missa.

Espaço do Leitor
21 de Novembro / 2014 às 23:00 | 5 Comentários

Por Genaldo de Melo

No Brasil a grande e esmagadora maioria da população não está preparada para opinar sobre determinados assuntos, porque não somos educados para pensar, e quando fazemos isso não nos deixam. Em todos os aspectos estamos na grande maioria preparados e manipulados para receber as informações e as opiniões sobre todos os temas em voga na sociedade, já revestido da opinião de alguns poucos que se acham iluminados e não representam no tocante os interesses mais difusos da sociedade brasileira. Ou seja, mesmo que tenhamos capacidade de desenvolver raciocínios livres, mesmo assim na grande maioria esbarramos em dois fatores principais.

O primeiro deles é que mesmo que tenhamos opinião formada sobre determinados assuntos, não concordando com o “status quo” da opinião despejada em nossas mentes pelos poucos que tem a capacidade de serem assalariados dos grandes meios de comunicação de massa do país, não temos realmente espaços de mídia para que possamos fazer a contraposição dos temas abordados na sociedade, exatamente porque os meios de comunicação de massa no Brasil são monopolizados por poucos. No Brasil a imprensa funciona de fato no campo estritamente econômico, não sendo como mercado sujeito a nenhum tipo de regulação como todos os outros setores da economia.

O segundo fator para raciocínios livres é resultado de nossa própria formação como cidadãos influenciados pelas opiniões dos poucos que trabalham com duas idéias principais. Não se pode ir contra a corrente de poucos porque se pode perder no ridículo de ninguém querer ouvir, porque a verdade dos fatos somente quem tem são uns poucos iluminados como Merval Pereira, Dora Kramer, Reinaldo Azevedo, Josias de Souza, Ricardo Noblat, Claúdio Humberto, Willian Bonner, Mirian Leitão e outros “tirados” a hiperbóreos intelectuais, pois o que eles dizem e escrevem, no Brasil inteiro se reproduz como praga pelos papagaios da mídia colonizada nas mais diversas regiões brasileiras. O segundo fato que faz com que muita gente tenha medo mesmo de opinar sobre determinados assuntos, é que tudo o que se fala e se escreve deve-se obedecer aos critérios da moralidade dos poucos, ou seja, qualquer opinião, mesmo que não seja agressão moral, pode ser enquadrada nos critérios da lei dos poucos.

Como moralismo e juridicismo sempre foram vertentes ideológicas de uma pequena minoria conservadora no Brasil, qualquer um que tenha a ousadia de pensar e opinar diferente em nossa sociedade corre o risco de ter que pagar indenizações a qualquer um desses cidadãos que não aceitam ser discordados em suas opiniões, porque se acham realmente homens superiores, e suas opiniões devem ser recebidas por todos como verdades absolutas.

Contra isso é preciso que o Estado brasileiro repense de fato na criação de processos que contribuam para que nas mais variadas regiões brasileiras, mais brasileiros possam opinar sobre todos os assuntos, segundo os próprios valores regionais, deixando de ter que obrigatoriamente para poder pensar ter que seguir cartilhas de poucos indivíduos que em sua capacidade de opinar representam apenas os interesses econômicos e políticos da pequena casta brasileira que pensa que o Brasil é somente eles. O Brasil não está somente em São Paulo e no Rio de janeiro!

Se a pequena minoria que controla os meios de comunicações de massa no Brasil que atuam essencialmente no campo econômico não concorda com regulação da mídia, então parem de depender do dinheiro do Estado e vão trabalhar simplesmente com o mercado. A mídia brasileira é capitalista, e como capitalista deve atuar no mercado do lucro, e não com quase todo o dinheiro que Estado tem para propaganda oficial. Na dá para compreender como em todos os setores da economia existem agências reguladoras e no campo das comunicações do mercado não se pode regular, porque qualquer discussão sobre o tema diz-se logo que é censura.

Censura de fato é a grande maioria dos brasileiros que quer escrever e opinar, inclusive diferente do que pensam os representantes das dez famílias que controlam os meios de comunicações de massa no Brasil, não possuir nenhum espaço, nenhum jornal, porque o dinheiro para a comunicação que o Estado tem, que em tese deveria ser para todos, fica principalmente com as redes de televisão e os jornalões do eixo Rio-São Paulo, que na grande maioria não divulga nossa cultura. Cultura para eles é o que vem dos Estados Unidos ou da Europa, como se fôssemos raça inferior.

Ora! Precisamos também ter dinheiro do Estado para ter nossos jornais com nossas opiniões e com os fatos do nosso cotidiano, porque não precisamos apenas se alimentar de informações sobre corrupção, violência, desastres e restos de lixo cultural que nos passam todos os dias como tóxicos mentais para nos adoecer.

Genaldo de Melo, 43 anos, é sergipano radicado em Feira de Santana - Bahia. Gestor social e articulista. Desenvolve consultoria em elaboração de projetos sociais e captação de recursos, capacitação em gestão de entidades, gestão e elaboração de projetos sociais, formatação de textos padronizados e boletins.

Variadas
21 de Novembro / 2014 às 22:30 | 2 Comentários


Neste ano esperamos que o Natal seja ainda mais mágico! 

Convidamos a todos, para fazerem parte da nossa campanha solidária. Junto com vocês queremos iluminar o sorriso de duas gerações que tanto nos ensinam: as crianças e os idosos. 

Para participar, deposite aqui brinquedos em geral e kits de higiene. Os presentes serão entregues com todo carinho pelos Embaixadores FazINOVA a instituições carentes em Petrolina/PE e Juazeiro/BA. 

Que esta não apenas seja uma comemoração, mas o início de uma geração que acredita no poder do bem!

Contamos com vocês! 

Equipe Blog Geraldo José e FazINOVA  

Escola de empreendedorismo e habilidades www.fazinova.com.br

Data da coleta dos presentes: 20/12/2014

Data da entrega nas instituições: 22/12/14

Locais de coleta das doações 

Blog Geraldo José - Rua Floriano Peixoto nº 73 - Centro - Juazeiro/BA

TV Grande Rio – Cidade Universitária – Petrolina/PE

Dismed – Av. Senador Darcy Ribeiro nº 867 – Maria Auxiliadora – Petrolina/PE

Dental Central – Praça Pio XII nº 225 – Centro – Petrolina/PE

Política
21 de Novembro / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

"Queremos mudar a história do Sindicato da construção Civil de Petrolina". É com essa afirmação que o candidato a presidente da Chapa 2, Marcos Felix dos Santos, iniciou sua campanha pelos canteiros de obras da cidade, este ano. E tem sido recebido como animo novo a luta desses trabalhadores, que não se sentem representados pela atual diretoria.  "Vamos defender o trabalhador e trabalhadora, vamos buscar melhores condições de trabalho nos canteiros de obras, assegurar salários dignos para que tanto o trabalhador quanto sua família vivam da melhor maneira possível", afirmou o candidato.

Em assembleias nos canteiros de obras, o candidato e sua comitiva discutiram as propostas e ouviram os anseios dos trabalhadores. Para o candidato Marcos, está mais do que na hora da mudança ser feita. "Já que o sindicato que está aqui a 30 anos, está inoperante, não tem representatividade nenhuma na base, nas assembleias os trabalhadores não são convocados e o que é discutido não é passado a eles, nossa chapa quer justamente o contrario, queremos convida-los a participar junto de nossa gestão, a participar da comissão salarial e manter o canal de informações aberto para eles". contou.

E o trabalho continua, ainda este mês novas assembleias serão convocadas para que mais trabalhadores conheçam nossas propostas, para que juntos possamos buscar melhorias para todos. E confiante o candidato avisa, "A única chapa que tem maturidade política, moral, compromisso com os trabalhadores e coragem de desenvolver a luta da categoria para conquistar benefícios dos trabalhadores, é a chapa 2".

Apoiado pelos sindicatos dos trabalhadores Rurais de toda a região, como de Petrolina e Juazeiro da Bahia, o Sindicato da Marreta de Recife/ PE, pelo Presidente da CUT/PE Carlos Veras e outros, esperamos que no dia 2 de Dezembro, todos votem para que a verdadeira mudança possa aconteça.

Principais Propostas

  • Café da manhã gratuito
  • Almoço em todos os canteiros de obras
  • Vale refeição
  • Patrulha Sindical, o lugar do sindicato é dentro dos canteiros
  • Médicos, especialistas e exames laboratoriais para todos os sócios gratuitamente, entre outros.
Asscom
Política
21 de Novembro / 2014 às 21:31 | Nenhum Comentário

Como parte do programa de ações da Prefeitura de Juazeiro na zona rural, a Secretaria de Serviços Públicos dá continuidade aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais do distrito de Itamotinga. A ação que conta com o apoio de uma patrol, caçamba e retroescavadeira está permitindo a melhoria de mais de 100 km de extensão, vai permitir a melhoria da qualidade no escoamento da produção agrícola e do trânsito de veículos, principalmente do transporte escolar. Atualmente as máquinas estão atuando nas comunidades de Baraúna, Cacimba do Silva e Sítio.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a manutenção das estradas faz parte de uma série de ações que o governo municipal realiza para beneficiar os moradores das comunidades rurais. Eduardo ainda ressaltou que este ano várias estradas já foram recuperadas seguindo um cronograma estabelecido pela SESP. "Estamos trabalhando permanentemente para que as estradas estejam em perfeitas condições de uso. Desde o início da primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho o trabalho de manutenção recuperou mais de mil quilômetros, beneficiando todos os distritos", frisou o secretário.

Ascom SESP
Policial
21 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Policiais civis lotados no SI da 17ª Coorpin - Juazeiro prenderam na manhã desta sexta-feira, dia 21, a pessoa de Anderson de Oliveira Silva alcunha “Andrinho”, residente na rua da Liberdade, nº 607, bairro Alto do Cruzeiro. Com o mesmo foram encontrados 260 Gramas de maconha, 02 petecas de cocaína e 01 revólver calibre 38 municiado com 6 cartuchos intactos.  O imputado se encontra preso à disposição da justiça.

Variadas
21 de Novembro / 2014 às 20:29 | 1 Comentário

Na programação do segundo dia da plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada no hotel Meridiano, em Maceió (AL), o representante da Câmara Técnica Institucional e Legal do colegiado, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, apresentou o relatório sobre o projeto Canal do Sertão Baiano, com severas críticas à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaiba (Codevasf), responsável pela obra. De acordo com a apresentação de Dourado, o chamado Eixo Sul do Canal do Sertão Baiano vai de encontro às propostas de atendimento ao abastecimento humano, especialmente na bacia hidrográfica do Rio Salitre. "É o canal da desesperança e das desilusões", criticou Dourado. O Salitre é um dos afluentes do São Francisco.

Presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre, Almacks Luiz Silva reforçou as duras críticas ao projeto original da obra. A professora Yvonilde Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aproveitou a oportunidade para requerer a suspensão do projeto. Técnico da Codevasf, Athadeu Ferreira disse conhecer totalmente o rio Salitre, mas desconhecer o processo licitatório para a contratação da empresa executora do projeto. Segundo ele, o que está em curso é um estudo de viabilidade. Representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Sucupira comunicou à plenária que não há nenhum pedido de outorga para o projeto em questão que esteja tramitando no órgão federal.

O Comitê do São Francisco - A Bacia do Rio São Francisco abrange 504 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

A XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF acontece até hoje, 21 de novembro, no Hotel Meridiano, Praia de Pajuçara, em Maceió-AL.

Imprensa CBHSF
Política
21 de Novembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) de Juazeiro realizou na manhã desta sexta-feira (21) a retirada de uma barraca localizada em uma área nas margens do Rio São Francisco no bairro Morada do Rio por uso indevido da área. A denúncia foi feita por moradores que reclamaram também do som alto e da desordem no local.

A operação contou com a ajuda de uma retroescavadeira através do apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) que atuou na derrubada da barraca e limpeza da área. Antes da ação, os fiscais tentaram por vários dias contato com o responsável por se tratar de crime ambiental, pois o mesmo degradou a área com a queima de árvores e retirada da mata. Não sendo localizado, a operação foi organizada para retomada do espaço a fim de inibir a invasão de novos barraqueiros.

Por se tratar de Área de Preservação Permanente (APP), a equipe de meio ambiente da SEMAOP estará programando um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) com plantio de mudas nesta margem. As denúncias podem ser realizadas através do contato 3612-3591 ou pessoalmente no setor de meio ambiente da pasta.

Ascom PMJ
Variadas
21 de Novembro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

Tem início nesta sexta-feira (dia 21), na cidade de Serra Talhada, a primeira Startup Weekend do Sertão brasileiro. O evento segue até domingo (23), no Colégio Municipal Cônego Torres, e tem a expectativa de gerar oportunidades para empreendedores, designers e programadores que desejam tirar suas ideias do papel. Ao todo, os cerca de 100 participantes da Startup Weekend Sertão terão 54 horas para desenvolver ideias a partir do zero e transformá-las em negócios reais e com potencial comercial. A maratona tem início na interação dos participantes, que são estimulados a compartilharem suas ideias e formarem seus times.

Todos votam nas ideias apresentadas, de onde são escolhidas as que possuem maior potencial de se transformar em negócio. Ao longo do sábado e do domingo, os participantes trabalham no desenvolvimento dos projetos utilizando metodologias e ferramentas como o Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes, entre outras. Ao fim da maratona acontece a apresentação e escolha das ideias. Os três projetos com maior potencial de negócio e escalabilidade serão premiados.

A Startup Weekend é um evento que já aconteceu em mais de 600 cidades, envolvendo mais de 120 mil empreendedores ao redor do mundo. O evento consiste em um fim de semana de trabalhos intensos com o objetivo de transformar ideias de negócios em startups viáveis. Para se ter uma ideia da relevância do evento, o aplicativo Easy Taxi, hoje presente em 27 países, foi desenvolvido a partir de uma maratona da Startup Weekend. A Startup Weekend Sertão tem apoio do Sebrae Pernambuco, Tambaú e Tupan, entre outros nomes. O evento acontece no Colégio Municipal Cônego Torres, localizado na Av. Afonso Magalhães, n.º 1480, São Cristóvão, em Serra Talhada.

Asscom
Política
21 de Novembro / 2014 às 19:00 | 1 Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) recebeu quarta-feira (19), Lucival França, o jornalista e ex – Big Brother Brasil, e aproveitou a oportunidade para convidá-lo à filiar-se ao Partido Democrático Trabalhista. Como vice-presidente estadual do PDT, o parlamentar formalizou o convite pois acredita que Lucival França seria o nome indicado para representar a bandeira da diversidade sexual, no partido, além de ser um defensor da educação e do trabalhismo.

“Precisamos de representantes em todos os segmentos da nossa sociedade. Lucival é um jornalista sério e representaria muito bem a diversidade, bem como as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBTTT. Seria, sem dúvida, muito bom para o nosso partido ter Lucival como correligionário, sendo um representante legítimo da diversidade sexual na Câmara de Vereadores de Salvador”, afirmou o deputado Roberto Carlos. Lucival afirmou que vai analisar o convite e que vê com bons olhos a possibilidade de ingressar na vida política.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
21 de Novembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

O setor de esgoto do SAAE informa que já realizou na manhã desta quinta-feira (20), o serviço de desobstrução na rede de esgoto na Avenida Beta, n° 22, no Bairro Dom José Rodrigues.

Já com relação ao cano de água estourado na Praça Antônio Tanuri, no Bairro Piranga, a equipe de manutenção do órgão realizou o conserto nesta sexta-feira (21)  

Ascom SAAE
Política
21 de Novembro / 2014 às 18:00 | 8 Comentários

Com o programa Toda Sexta tem obra, a Prefeitura de Juazeiro entregou neste dia 21 de novembro equipamentos de segurança: um micro-ônibus de videomonitoramento, duas viaturas, 150 sprays paralisantes e 50 pistolas de choque.  O ato realizado na Praça Antonilho da França Cardoso, no Centro da cidade contou com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, comitiva, e demais autoridades do legislativo e de forças de segurança que comemoraram a conquista. Os equipamentos integram o programa do Governo Federal 'Crack é possível vencer'. O secretário da Saúde do município, Cássio Garcia ressaltou o empenho do prefeito para que o município fosse atendido pelo programa e da importância na concretização do projeto para o desenvolvimento de outras atividades. "Essa luta começou muito antes, e agora vai trazer transformações no desenvolvimento das atividades já existentes", disse Cássio. 

Josilene Lins, comandante da guarda municipal, pontuou a assistência e a preocupação do Prefeito Isaac em melhorar o trabalho da guarda. "Em nome de toda a corporação agradeço ao prefeito por buscar essa melhoria na atuação da guarda e nas condições de trabalho. Para nós é uma conquista muito grande". O diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Fábio Assis, lembrou em seu pronunciamento, sobre todas as conquistas realizadas em favor do crescimento da guarda no município. "Hoje temos o aparelhamento da guarda, o reconhecimento do trabalho através das gratificações, o surgimento do gabinete de gestão integrada que unificou as forças de segurança, a criação do videomonitoramento, o treinamento e capacitação da guarda, o curso de tiro, já podemos enumerar muito avanço", disse o diretor-presidente da CSTT. 

Fábio citou ainda, a importância das pessoas que contribuíram com o processo desde o primeiro passo até a consolidação do programa no município. "Não podemos esquecer da atuação do vereador Dalmir Pedra que se esforçou para começar esse processo de reestruturação da guarda, assim como os demais que estiveram a frente da CSTT". O vereador Dalmir Pedra que integra a comissão de segurança da Câmara de Vereadores, por sua vez, disse ser testemunha da preocupação de Isaac com a segurança desde a primeira gestão. "Nossa demanda é grande, e a chegada desse programa juntamente com os equipamentos visa não só a repressão das drogas como também faz parte da educação. O prefeito Isaac está de parabéns por tornar esse projeto realidade", disse o vereador.

O coronel Jorge Nascimento, comandante de policiamento regional norte da Bahia, frisou que o momento era também de grande importância para a saúde pública. "Agradeço a oportunidade em presenciar essa conquista", disse. O prefeito Isaac Carvalho, grato pela presença e pronunciamento de todos, falou do valor das ações de cada um desde o início do projeto. "Eu não estou trabalhando sozinho. O desafio está lançado, e toda a equipe está empenhada, pois de fato todos devem estar comprometidos em melhorar a vida das pessoas, gerando emprego, renda, qualidade de vida. Juazeiro vem liderando com a geração de emprego nos últimos dois anos, e vamos avançar ainda mais", finalizou o prefeito.

Ascom PMJ
Política
21 de Novembro / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

Neste sábado, 22, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para a realização do segundo dia 'D' das Campanhas de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) e de Seguimento contra o Sarampo, na sede, das 8h às 17h e interior, das 8h às 13h. Até o momento, foram vacinados contra pólio aproximadamente 8,4 mil crianças (51%) e contra o sarampo 6,8 mil menores (47%).

A imunização será oferecida ainda na escola Rotary Club, no Alto do Cruzeiro e na igreja evangélica do bairro Argemiro, das 8h às 12h. Os pais ou responsáveis devem levar a turminha munidos da Carteira de Vacina. A meta é vacinar 95% da população alvo: 16,2 mil crianças (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias) contra pólio e 14,5 mil crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, considerados públicoalvo da mobilização contra o sarampo. A campanha termina dia 28 de novembro.

Ascom SESAU
Variadas
21 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O Natal está chegando e nas ruas já se vê as luzinhas de natal, as árvores gigantescas e bem decoradas, as guirlandas na porta das casas. É quase regra: todos os anos, quando acaba o Dia das Crianças (12 de Outubro), as pessoas já começam a pensar no Natal. E a primeira coisa que elas fazem, com toda a certeza, é começar a decorar suas casas e/ou estabelecimentos. E a partir daí entram os comerciantes, que já começam a vender artigos natalinos em suas lojas meses antes do tão esperado 25 de Dezembro.

Porém, foi-se o tempo em que a decoração de Natal se resumia às cores vermelha e verde, aos simples enfeites, como os anjinhos e presépios, às bolas coloridas, fitas e uma estrela no topo da árvore de natal. Hoje, as árvores, por exemplo, podem ser de qualquer tamanho e até variam de cor. Os enfeites vão de "cupcakes" de mentira a mini porta-retratos. Isso mesmo, porta-retratos! Cada vez mais a decoração de Natal se renova.  



Angela Dias é Gerente administrativa e responsável pelo setor de compras em uma loja que vende, dentre outras coisas, adornos natalinos nesta época. Para ela, a decoração natalina de hoje reflete a personalidade de cada um. "As pessoas começaram a usar elementos que não são típicos do Natal, mas que condizem com o tipo de vida de cada um. Então, apareceram objetos de mentira, como sorvetes, bombons, flores; mini gaiolas, enfeites de pano, como corujinhas, por exemplo, entre outras coisas", declara.

Angela também comenta que as cores clássicas do Natal também estão cedendo lugar para outras. Mas, não ficaram para trás; apenas são misturadas a outros tons. "As pessoas estão ousando mais. Ao invés do tradicional verde, vermelho e dourado, as pessoas estão ousando mais e usando até tons de azul e o tom coral, que misturado com o vermelho, por exemplo, já é tendência. O azul com dourado também, pois se junta uma cor fria com uma quente, equilibrando a imagem", afirma. 

A ceia é um momento muito importante na noite de Natal. Geralmente, as pessoas gostam de mantê-la bem arrumada e com adornos natalinos. "As pessoas se preocupam muito com a decoração da mesa de Natal. Geralmente, são usados arranjos com flores metálicas, argolas enfeitadas para colocar guardanapo, louças na cor vermelha, dourada e prata, velas", diz Angela. 



Angela dá algumas dicas simples e diferentes para a sua decoração natalina: 

 -->  "Os elementos vintage (estilo antigo) estão na moda. Se você tem coisas antigas em casa, como vitrolas, televisão que não usa mais, você pode misturar a enfeites natalinos". 

-->  "Para aquelas pessoas que têm objetos de natal guardados em casa há muito tempo. Se você tem laços, por exemplo, os incremente com um detalhe diferente, como flores, bolas e estrelas. Aquele laço com certeza já vai ter uma nova cara". 

-->   "Às vezes, você tem bolas de árvore de natal que não usa mais, pois perdeu as combinações ou por qualquer outro motivo. Pegue-as, coloque num vaso grande e finalize com um laço, por exemplo". 

É certo que, quando vai chegando a época de Natal, quase todo mundo quer entrar no clima. Até por que ninguém resiste a essa época boa de música natalina, peru na mesa, presentes embaixo da árvore. Além disso, porque o Natal é, antes de tudo, um momento de reflexão - para alguns, também religiosa - e preparação para o ano que está por vir.

Beatriz Braga
Política
21 de Novembro / 2014 às 16:31 | Nenhum Comentário

A presidente Dilma Rousseff não irá anunciar nesta sexta-feira os novos integrantes da sua equipe, conforme amplamente esperado pelo mercado, informou a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto.

A expectativa era de que os novos ministros da área econômica fossem anunciados nesta noite.

Reuters
Variadas
21 de Novembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Os moradores dos projetos C3, N8 e N9 já estão sendo atendidos no prédio reformado da Unidade de Saúde. Após alguns meses de reforma, a comunidade agora pode contar com uma nova estrutura física que supri com mais qualidade e eficácia a necessidade da população e dos profissionais.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, esteve nesta quinta-feira (20) na unidade para conferir os agendamentos e o fluxo dos serviços. “É muito bom ver mais uma obra concluída que só trará benefício para os nossos usuários. Os profissionais estão aqui para atender da melhor forma todos aqueles que procuram os serviços. Neste momento temos outras seis unidades sendo reformadas e ampliadas, é um pedido do nosso prefeito Julio, melhorar a estrutura de trabalho de nossos servidores e ofertar melhores condições de acompanhamento da saúde de nossa população”, destacou a gestora.

A jovem Keiliana Santos, moradora do projeto N9, trouxe sua filha Sophia Mariana, de sete meses, para atualizar o cartão de vacina. “Vim cedo para que minha filha tomasse as doses contra poliomielite e o sarampo. A unidade está bastante diferente de antes, a estrutura melhorou e isso é muito bom para a comunidade”, contou.

Durante a visita Lucia aproveitou para pedir a parceria e apoio da população. “É importante que vocês cuidem deste equipamento de saúde que é de toda comunidade. Dentro em breve o prefeito fará uma visita para conferir a reforma e conversar com a população”, acrescentou.

A Unidade de Saúde funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Os serviços disponibilizados são: Consultas médicas, de enfermagem e odontológica; Vacina; Dispensação de medicamentos; Procedimentos (verificação de pressão arterial, peso, altura, cintura, medição da taxa de glicemia, nebulização, curativos, retirada de pontos, suturas); pré-natal; preventivo; atividades educativas e visita domiciliar.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
21 de Novembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

A missão de promover a interiorização da Tecnologia e Inovação, aliada a Economia Criativa foi um dos motivos da audiência do Prefeito Julio Lossio com o governador João Lira em Recife, nesta quinta-feira (20). Isso porque Petrolina foi a escolhida pelo governador de Pernambuco para abrigar o Porto Digital.

O porto, que em Petrolina levará o nome de Armazém Criativo, tem o objetivo de fortalecer as empresas de tecnologia da informação no município e atrair para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentando mudanças econômicas e sociais que geram riqueza, emprego e renda.

De acordo com o prefeito Julio Lossio “Essa é uma parceria importante entre os governos (municipal e estadual). Que leva Petrolina para ao mundo do segmento tecnológico da informação e promove a sincronização entre a Univasf, Facape e Instituto Federal e seus profissionais e estudantes”, declarou.

 Armazéns da Criatividade

A implantação do Armazém Criativo em Petrolina mexe com diretamente com o setor de Tecnologia da Informação do Vale do São Francisco e agrega valor ao segmento. Em Petrolina, a Empresa de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação do Vale do São Francisco, a Vale Digital, estrategicamente, criada pelo município há menos de dois anos, a partir da Lei 2.488 de 2012, nasceu para liderar o processo de gestão tecnológica em todo âmbito da administração pública direta e indireta no município de Petrolina. “Esse projeto, conversado com o governador João Lira, que será instalado em Petrolina, soma forças para o desenvolvimento do segmento tecnológico em nossa região”, concluiu o prefeito Juliio Lossio.

Lidiane Souza Ascom PMP

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage