Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Setembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 22:00

Combate ao Aedes aegypti deve ser redobrado na primavera, alerta Fiocruz

Com a chegada da primavera e o começo da estação chuvosa em boa parte do país, os locais propícios para a criação do mosquitoAedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O alerta é do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz Denise Valle, a elevação da temperatura é outro fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. “Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele”, explicou.

O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e, segundo a Fiocruz, a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto. “Principalmente agora, na primavera, a gente tem muita chuva e as pessoas estão acostumadas a olhar os seus espaços de forma burocrática, o pratinho de planta, o vaso, o ralo. Mas quando começa a chover muito, começa a acumular água onde normalmente não tinha. E como o Aedes só precisa de criadouros temporários, basta que a água fique ali por uma semana que isso já é suficiente para que os ovos ali depositados virem adultos.”

A pesquisadora destacou a importância de fazer da inspeção em casa um hábito semanal e de ter um olhar atento a locais menos óbvios que podem acumular água. “Onde tem água? As pessoas costumam olhar para baixo e a gente sempre esquece dos criadouros em cima. Por exemplo, bandejas de ar-condicionado, as calhas, ainda mais agora que passou o inverno, elas acumularam muitas folhas, aí vai chover, vai acumular água ali. Mesmo um pouquinho de água com aquela matéria orgânica que está ali, vai ser o suficiente para gerar às vezes centenas de mosquitos.”

De acordo com a Fiocruz, uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam por cerca de 80% do total.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 21:00

Remanso: Feita de animação e carinho Puxada do 65 teve Isaac, Olívia Santana e Zó

“Nenhum sábado será igual a esse. Nunca mais! ” – Depoimento emocionado da candidata a vereadora Paixão, que participou, pela primeira vez de uma Puxada do 65. Vinda da Coligação do outro candidato, Paixão oficializou ontem a sua opção por Marcos Palmeira e as milhares de pessoas que caminharam dois quilômetros e depois se aglomeraram ao longo de 300 metros em uma rua com 11 metros de largura, espraiando-se pela praça e pelas ruas adjacentes, a deixaram impressionada.

Quem emocionou a multidão, ao falar de suas vitórias ao longo da vida e de sua persistência na luta em favor dos mais necessitados foi a Secretária de Políticas para as Mulheres do Governador Rui Costa, Olívia Santana: “Sou filha de empregada doméstica, já fui faxineira de escola, secretária de educação de Salvador e conheço a educação como um todo. E vocês mulheres de Remanso podem mudar a vida!” Zó, deputado estadual, não se conteve: “Remanso está inteiro aqui nestas ruas! Quando o povo quer não tem jeito! ”

Isaac Carvalho, prefeito de Juazeiro, fez uma comparação: “Encontrei Juazeiro, há quase oito anos da mesma forma: inadimplente, sem água suficiente para atender aos bairros, com centenas de ruas sem calçamento, com apenas duas creches. Hoje multiplicamos por três a capacidade de fornecimento de água, construímos 23 novas creches, asfaltamos avenidas, calçamos dezenas de ruas e climatizamos todas as escolas e em Remanso isso pode acontecer também”.

Flávio da UNIFAN, o vice de Marcos Palmeira, reforçou seu compromisso de trazer empreendedores a Remanso para mudar a atual situação dos jovens de quem furtaram “a perspectiva de futuro e saem de Remanso para buscar melhorias em outros lugares. Os jovens de Remanso querem e merecem oportunidades na terra em que vivem”, lembrando que isso é possível pois foi realizado em Juazeiro com um governo do PC do B.

Marcos Palmeira, agradeceu a presença do Povo de Remanso, a Olívia Santana, “que veio a Remanso com uma campanha em Salvador para nos dar apoio” e a Isaac “exemplo de prefeito empreendedor. Dele vamos seguir o exemplo e Mudar Remanso. Voltar atrás nunca mais!”. “Mudar! Nunca tanta gente se uniu em torno de um só sentimento! ” – Arremata Paixão a vereadora estreante no palanque de Marcos Palmeira!

Ascom PCdoB Remanso
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 20:00

Sargento Enio Costa visita a feira livre

O candidato a vereador Sargento Enio Costa esteve no sábado (17/09) visitando a Feira  Livre de Juazeiro. Visitou também a "Feira do Rolo", que acontece ao lado da Feira Livre. Tanto a Feira Livre quanto a "Feira do Rolo", se constituem como espaços de sobrevivência econômica para muitas famílias. Nos dois espaços há uma variedades de produtos, movimentando pequenos e grandes comerciantes, economia que precisa ser vista pelo poder público como importante, pois gera renda e subsistência.

Ascom Sargento Enio Costa
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 19:00

JOSEPH BANDEIRA E WANK MEDRADO TEM AGENDA MOVIMENTADA NESTE SÁBADO NO INTERIOR E EM PIRANGA

Neste último sábado, 24 de setembro, Joseph Bandeira (SD) teve sua agenda movimentada. O candidato junto com o seu vice Wank Medrado (PMDB) e a comitiva da ‘Caravana 77’ visitou a Vila Santa Inês – localizada na região da Maniçoba e o distrito de Mandacaru. Joseph Bandeira e Wank Medrado passaram o dia inteiro visitando as duas localidades e por onde passavam cumprimentavam e conversavam com as pessoas, que afetuosamente correspondiam ao gesto de carinho dos dois candidatos, saindo de dentro de suas casas para recepciona-los.

José Honório que é morador da Vila Santa Inês salientou a importância da chegada dos candidatos na região, pois para ele é uma forma de firmar um compromisso com as pessoas da localidade. O morador também destacou que o sistema de saúde oferecido pela atual gestão é precário.  ‘Aqui tem um posto de saúde com uma estrutura física boa, mas o que é importante está em falta. Não temos remédios e o atendimento médico é precário. Não adianta nada termos um posto grande e não ter o necessário’, afirmou o morador que é hipertenso e muitas vezes compra o remédio que está em falta no posto. 

GRANDE CAMINHADA DO PIRANGA COM JOSEPH E WANK REÚNE MULTIDÃO DE PESSOAS

Após a visita no interior, os candidatos seguiram para uma grande caminhada no Piranga. A alegria da ‘Caravana 77’ tomou conta de uma multidão de pessoas que acompanharam Joseph e Wank pelas ruas do bairro, que chegaram em grande estilo em um jeep. Durante o percurso os candidatos puderam perceber que a alegria estava estampada nos semblantes das pessoas e a satisfação em acompanha-los durante todo trajeto. Após a caminhada Joseph e Wank conversaram com a população que ouviram atentamente e vibraram com as mensagens de esperança para uma nova Juazeiro.

No seu discurso, Joseph Bandeira pediu apoio a população para que no dia 2 de outubro votem na sua chapa. ‘Conto com o apoio de vocês para que o número 77 vença nas urnas. Dessa forma vamos colocar novamente o povo no poder e também fazer uma administração justa para todos e que cuide da população, finalizou o candidato. Nesta segunda-feira, 26 de setembro, Joseph Bandeira visitará o bairro Piranga I e II a partir das 16h, com concentração ao lado da distribuidora de bebidas Tropical. O bairro Antonio Guilhermino também receberá o candidato às 19h – com concentração na Escola Anália Barbosa.

Ascom Coligação 'A Cara de Juazeiro'
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 18:00

Senhor do Bonfim: Brasileiro será eleito com mais de 13 mil votos de frente, diz pesquisa Opep

De acordo com o Instituto Opep, o candidato Carlos Brasileiro (PT) atingiu 56% das intenções de voto contra 18% do candidato do DEM. A candidata do PR está com 2% e o do PSOL com 0,3%. Ainda de acordo com o levantamento do Instituto, indecisos computaram 8,6%, não souberam ou não opinaram 5,5%, não escolheram nenhum 7,4%, nulos e brancos 2%.

Com isso, o candidato da Coligação Unidos do Bonfim deverá vencer as eleições com quase 40% de frente, representando mais de 13 mil votos de diferença para o segundo colocado. É o povo de Senhor do Bonfim confirmando que quer Brasileiro Prefeito novamente para comandar a volta do trabalho e do desenvolvimento.

Confirmando esses números no próximo domingo, 2, essa será a maior vitória de um candidato a Prefeito em Bonfim. O recorde anterior, alcançado pelo próprio Brasileiro, registrou uma diferença de mais de 7 mil votos. A pesquisa, realizada nos dias 12 e 13 de Setembro, foi contratada pela Rainha FM, sob o registro BA-01189/2016, e divulgada pela emissora bonfinense neste sábado, 24.

Ascom/Brasileiro
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 17:00

Após HGE 2, governo entrega mais três hospitais até 2017

Além do Hospital Geral do Estado 2, que será inaugurado nesta segunda-feira (26), o governo estadual vai entregar mais três unidades hospitalares até 2017. Em Salvador, o Hospital da Mulher já está recebendo os equipamentos e será inaugurado até o final de 2016. Já no interior, o Hospital do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital da Chapada, em Seabra, serão entregues à população até o final de 2017.

"O Hospital da Mulher, no Largo de Roma, será uma referência para o atendimento à mulher na Bahia. O Hospital do Cacau está com as obras quatro meses antecipadas. Vamos melhorar substancialmente o atendimento na região. Além disso, entregarei o Hospital de Seabra, que será o primeiro hospital da Chapada para atender a toda região e está fisicamente pronto, restando a instalação dos equipamentos", afirma o governador Rui Costa.

Secom Bahia Foto: Pedro Moraes/GOVBA
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 16:00

DENÚNCIA: Educação em Sento-Sé é a imagem do abandono

Depois de inúmeras visitas pelas comunidades do interior de Sento Sé (BA), constatou-se um crime da Secretaria de Educação. Em Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Brejo da Martinha, Pedra Branca, Região das Ilhas e muitas outras localidades as escolas estão fechadas por falta de professor, os alunos estão sem transporte desde julho.

Isso está acontecendo por falta de pagamento e salários atrasados em todo o município dos professores, funcionários da educação, motoristas e a empresa que fornece o transporte.

Se não bastasse os prédios das escolas que não vêm reforma há anos, ainda tem as construções inacabadas, como da Unidade Escolar Educação Infantil do Piçarrão e Ponta D’água que não foi concluída ou não saiu do alicerce.

Cadê esse dinheiro?

Unidade Escolar Educação Infantil da Ponta D’água

Começando a ser degradada

Unidade Escolar Educação Infantil do Piçarrão

A situação caótica do espaço, abandono e precarização está por todo o município. Em conversa com funcionários que não desejaram identificar, relataram que os alunos vêm sofrendo há anos com as péssimas condições da estrutura do prédio. Segundo o funcionário, além de não possuir recursos básicos, as escolas estão cotadas pelo descaso e abandono pela inoperância de uma gestão.

Cenário de destruição

Abandono e descaso

GREVE: Os funcionários públicos estão fazendo paralisações de advertência para reivindicar o pagamento de salários do mês de agosto e os benefícios adquiridos por lei. Segundo os representantes dos dois sindicatos (APLB e SINSERSB), as verbas já foram todas repassadas ao município.

Depois de suspensões das atividades e reunião na câmera de vereadores, os servidores decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda (26/09).

Reunião na Câmera de Vereadores

Funcionários Públicos

Tâmara Tárcia

PS: O Blog enviou mensagem a assessoria da prefeitura municipal, mas até o momento não obteve resposta.

publicado em 25 de Setembro / 2016 às 15:00

Caminhão e carro roubados são recuperados no Agreste e na Região Metropolitana do Recife

Um caminhão e um carro com registro de roubo foram recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (23), no Agreste e na Região Metropolitana do Recife. O automóvel não possuía seguro e a proprietária foi localizada para reaver o veículo.

A primeira ação ocorreu na BR 232, em Moreno, durante uma ação de policiamento do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF. Os policiais localizaram o veículo abandonado às margens da rodovia e constataram que se tratava de um carro com registro de roubo.

Em seguida, foi feito contato com a proprietária do veículo, que confirmou o roubo no dia 20 de setembro. Ela também informou que o carro não possuía seguro e foi até a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, para reaver o automóvel.

Já em Caruaru, agentes do posto Juriti realizavam uma ronda na BR 104, quando localizaram um cavalo-trator abandonado nas proximidades do Polo de Convenções do município. Após uma verificação minuciosa, foi constatado que o caminhão possuía registro de furto/roubo, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local.

Ascom PRF-PE
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 14:00

Dia Nacional do Idoso será comemorado com atividades na Policlínica de Juazeiro

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Visando reforçar a importância da melhor idade no município, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Centro de Especialidades Médicas – Policlínica vai realizar na próxima segunda-feira (26), uma programação para o público da melhor idade.

Dados do Centro de Especialidades Médicas

A Policlínica de Juazeiro contabiliza mais de 200 pacientes da geriatria atendidos mensalmente na unidade. Segundo a Superintendente de Humanização, Tatiane Malta, a ação é uma forma de homenagear esses pacientes. "Nosso objetivo é que o idoso seja valorizado e assistido da forma como ele merece. E nesse dia especial é importante ter um momento de lazer e falar também dos cuidados da saúde da terceira idade", enfatizou Malta.

Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi instituído pela Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, e é comemorado em 1º de outubro. Foi criado para promover eventos e atividades que valorizam a pessoa idosa.

Programação:

8h30- Voz e Violão com Rogério Leal

9h - Palestra com a Geriatra Isabel Ano Fonseca

9h15 - Palestra com a Geriatra Kenia de Souza Magalhães

9h30 - Palestra com a Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer Subregional Petrolina Denise Cavalcanti

9h45 - Intervalo

10h15 - Práticas Corporais com a Educadora Física Cintia Catherine

10h45 - Encerramento

publicado em 25 de Setembro / 2016 às 14:00

Em solenidade do Sintraf participam prefeito de Petrolina, vice e representantes da Univasf, Sebrae e Força Sindical

Os agricultores familiares de Petrolina, Sertão de Pernambuco, participaram de solenidade realizada no auditório do Sest Senat, no km 02, na noite desta sexta-feira (23).  Os produtores celebraram a oficialização do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que agora é o único representante da categoria no município. Entre os convidados estavam o prefeito da cidade, Julio Lossio, o vice Guilherme Coelho, a pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy, o diretor de projetos de agronegócio do SEBRAE, Domingos Guimarães, e os representantes do Iterpe, Valter de Amorim, e da Força Sindical, José Bezerra Neto.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, dedicou seu discurso oficial aos agricultores familiares das áreas irrigadas, ribeirinha, assentada e sequeira. Ao iniciar sua fala, disse que o apoio da categoria deu força para a diretoria do sindicato insistir na luta durante dois anos, e reiterou seus objetivos. “Nosso compromisso é com o agricultor familiar; essa [a oficialização] foi a primeira grande vitória do Sintraf, e o foco agora é continuarmos lutando para que as nossas demandas sejam atendidas pelas autoridades das três instâncias de governo”.

Damacena recebeu do advogado da Força Sindical, José Bezerra Neto, o documento que confirma a entidade pretrolinense como representante legal dos agricultores familiares. Coube a ele explicar como se deu o processo de julgamento no Ministério do Trabalho e adiantar quais serão as mudanças. “O Sintraf começa a fazer encaminhamentos de benefícios previdenciários e emitir declarações de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, conta.

A pró-reitora da Univasf, Lúcia Marisy, lembrou as parcerias que a instituição tem com os agricultores familiares e afirmou que a universidade tem pesquisas, cursos, mestrados e doutorados que são inconcebíveis sem a categoria. Ela disse que a Univasf tem um compromisso: “Estamos juntos e fortes com vocês”, disse. Ao final da solenidade, o prefeito e o vice, Julio Lossio e Guilherme Coelho, parabenizaram a conquista do sindicato e fizeram uma defesa comum do Projeto Pontal, que está paralisado há 13 anos. Lossio defendeu a aplicação do modelo dos projetos irrigados nos 8 mil hectares do Pontal. “Atualmente lá só tem um dono. Petrolina tem o Bebedouro, Maria Tereza e o Nilo Coelho, onde são vários os agricultores que cuidam. Precisamos que o Pontal volte a esse modelo”.  

Guilherme Coelho disse que o Projeto deve ser uma bandeira de todos do município e reforçou que o Pontal deve sair do controle da empresa vencedora da licitação do governo federal e voltar a ser administrado pela Codevesf. “Temos que lutar pelos recursos e também devemos buscar a devolução das terras aos colonos”. Encerrado a solenidade, Isália Damacena e a diretoria do Sintraf convidaram a todos os presentes para se dirigirem ao pátio do Sest Senat, que fica em frente ao auditório, onde teve um coquetel comemorativo.

Ascom Sintraf
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 13:00

Petrônio Munduri lança 1º CD com participação de talentos regionais, em Petrolina (PE)

O cantor juazeirense Petrônio Munduri vai lançar às 20h do próximo dia 1º de outubro (sábado), o primeiro CD solo da carreira. A apresentação será no palco do Teatro Dona Amélia, no Sesc em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Gravado no estúdio Porto do Som, o álbum 'Lume Abrasador' de 12 faixas inéditas, traz experiências de vida, arranjadas numa visão contemporânea de vários ritmos brasileiros, como a balada, baião e o xaxado.  Em entrevista, Munduri diz que o lançamento também terá participações especiais de Camila Yasmine, Ivan Greg, Sandro José, Pétala Mariana e da banda Os Carrancudos.

Segundo o cantor, que é professor e compositor de música, as canções abordam diversas situações da realidade brasileira. "As pessoas interpretam a música de diferentes maneiras", disse. Aos 38 anos, o artista relembra o início de seu envolvimento musical até se tornar um dos fundadores de Os Carrancudos. De acordo com Munduri, foi quando ganhou um violão do pai, aos 15 anos, que o interesse pelo mundo da música surgiu. "Depois disso, em 1999, [ele e os demais integrantes] fundamos a banda, lançamos o single 'Ela; em 2000, veio o álbum 'Cumplicidade'; em 2005, gravamos nosso primeiro DVD e, em 2011, apresentamos o disco 'Eletropositividade'", lembra.

O compositor explicou que o cenário do lançamento do CD solo foi conceituado para unir a música contemporânea à realidade do campo e por isso convidou a artista e professora do IF-Sertão, Edneide Torres, para assinar a cenografia. "Ela é a pessoa certa para criar um ambiente de cancionismo rebuscado que agrade ao público". Petrônio também convidou um time de músicos (Gilvan Junior, Leonardo Andrade, Maicon Novaes, Pablo Rodrigo e Silvino Junior) que tem se destacado em Petrolina, para compor o show no Teatro Dona Amélia. Segundo Munduri, além dos convidados e de Edneide Torres, ele levou para a co-direção do projeto, o professor de canto Alan Silva, que, para o cantor, fez excelente trabalho.

Petrônio Munduri ainda adiantou que muitas das canções que apresentará no dia 1º de outubro, terão a participação dos cantores convidados e de sua filha, Pétala Mariana, de 14 anos. "Lá, vamos apresentar as faixas 'Florescendo pétala", que foi inspirada na minha filha; 'Acetona', um baião que faz referência a um momento de mudança na minha vida; e a música 'É preciso Cantar (Thubirubiruba)', a qual todos os convidados participam", conta. Na ocasião, lembra o compositor, a cantora Camila Yasmine fará duas aparições solo, com os hits de balada romântica 'Uma linha' e 'O tempo do amor'.

Os Carrancudos

Os trabalhos apresentados pela banda Os Carrancudos, renderam ao grupo de Munduri, aberturas de shows no Vale do São Francisco de atrações como O Rappa, Los Hermanos, Lobão, Titãs e Jota Quest; além de participações em festivais de música como: O extinto Festival da Primavera, o festival Geraldo Azevedo, em Petrolina, e o Edésio Santos da Canção, em Juazeiro.

CLAS Comunicação & Marketing
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 12:00

Bombeiros trabalham para início da perícia no Centro de Convenções

O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia realizou, neste sábado (24), o processo de análise de risco de parte da estrutura do Centro de Convenções da Bahia (CCB) que cedeu na noite de ontem. Os militares utilizaram um drone para filmar, sem risco para o efetivo, as áreas comprometidas. A parte danificada será liberada para perícia 72h após a ocorrência, quando estará garantida a estabilidade da estrutura.

O procedimento foi coordenado pelo comandante-geral do CBM, coronel Francisco Telles, e acompanhado pelo secretário estadual de Turismo, José Alves, por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), integrantes de instituições de Defesa Civil, além de engenheiros e arquitetos das empresas responsáveis pelas obras no centro. Em seguida o grupo se reuniu na sala de crise do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.

"Nosso trabalho está sendo realizado por etapas. Ontem, fizemos o atendimento das vítimas com total êxito", afirmou Telles, acrescentando que os dois militares do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), que tiveram ferimentos leves, foram atendidos e liberados pouco tempo depois. Ele destacou também que o cordão de isolamento no entorno do centro ficará por tempo indeterminado garantindo a segurança dos moradores daquela localidade.

A reforma do Centro de Convenções, que teve início em setembro de 2015, também previa intervenções no local que cedeu na noite de ontem, antes da reabertura do equipamento.

Secom Bahia Foto: Alberto Maraux/ SSP
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 11:00

6º BPM RECUPERA ARMA SUBTRAÍDA DURANTE AGRESSÃO A POLICIAL

Um policial a serviço do Ministério Público do Estado foi agredido e subtraída sua arma, quando dava voz de prisão a ocupantes de um veículo que passava em frente a um hospital, praticando propaganda política com som muito alto. 

Pessoas que acompanhavam o veículo começaram agredir o policial que atirou para cima. Em seguida, o mesmo tropeçou e caiu, momento em que pegaram sua arma. O PM teve leve escoriações. Policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar localizaram a arma do policial que foi deixada em via pública.  

Seção de Comunicação Social 6º BPM
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 10:00

George Duarte mostra preparo e equilíbrio em debate da Boa Vista

Com seriedade, equilíbrio e propostas consistentes o candidato a prefeito em Santa Maria da Boa Vista (PE), George Duarte (PSDB) mostrou no debate promovido pela Rádio Boa Vista FM, que é o mais preparado, junto com seu vice, Anselmo Gomes, para governar o município. George sofreu ataques de todos os outros candidatos, mas se manteve sereno e respondeu sempre com maturidade e conhecimentos. Dividido em quatro blocos, o debate que aconteceu na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Santa Maria, contou com a participação dos seis candidatos que disputam o pleito e reuniu, na Praça Xisto Graciliano, militantes de todas as cores, com destaque para a militância da Coligação Boa Vista tem Jeito, que coloriu de amarelo a rua principal da praça.

Durante o debate George respondeu a perguntas da produção da emissora, dos ouvintes e dos demais candidatos. Além de centrarem fogo contra ele, os adversários atacaram também os ex-prefeitos Leandro Duarte e Jetro Gomes, que apoiam a candidatura de George. Sempre mostrando propostas para tirar o município do atraso em que se encontra, George Duarte foi enfático ao afirmar que é ficha limpa e que está preparado para governar com transparência e responsabilidade. “Quero ser prefeito de Boa Vista para trabalhar em benefício de todos e resgatar a autoestima do povo. Temos andado muito e visto o abandono que o atual governo deixou os assentamentos, as áreas ribeirinhas, o pessoal de sequeiro e o Projeto Fulgêncio. Gente não podemos ficar calados diante da situação em que se encontra o nosso povo. São escolas e postos de saúde fechados, hospital sem o devido atendimento, falta água em diversas localidades, estradas esburacadas, esgotos correndo a céu aberto e as pessoas sem ter a quem recorrer. Vamos ser prefeito para cuidar bem das pessoas. Poder ver de novo o brilho nos olhos de todos. Temos as melhores propostas e não estamos prometendo nada, estamos sim, assumindo compromissos porque sabemos da nossa capacidade e temos os melhores apoios para viabilizar nosso governo, investindo em todos os setores e recuperar o tempo perdido. Estamos chegando ao dia da eleição, portanto eleitor amigo, pense na Boa Vista que temos e na Boa Vista que queremos”, finalizou

Na saída da Câmara, George Duarte foi carregado nos braços pela militância e uma caminhada com centenas de pessoas festejou a vitória do debate. A noite a Nação Amarela saiu novamente em caminhada pelas avenidas da cidade, mostrando a força da militância e a certeza da vitória.

Ascom George Duarte
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 09:00

Repercute na Bahia prisão de Homem que abusou da filha de 10 anos em Sobradinho

Está repercutindo bastante em toda a Bahia o fato de que um homem de 31 anos foi preso após abusar sexualmente da filha de 10 anos, no município de Sobradinho, norte da Bahia, na tarde da última sexta-feira (23). Segundo a polícia, em depoimento, o pai da vítima confessou o crime e contou que não foi a primeira vez que abusou da menina. As informações foram passadas ao G1 pelo delegado Ranieri Barbosa, titular da delegacia da cidade e responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, o filho mais novo do homem flagrou o pai com a irmã em um dos quartos da casa da família, localizada no bairro de Vila São Joaquim, na sexta-feira. A criança correu e chamou a avó materna, que acionou a polícia. Algumas pessoas da família do suspeito tentaram impedir a mulher, informou o delegado. Ela [a avó] chegou alarmando. Ele [suspeito] se vestiu, vestiu a calcinha da menina e tentou arrumar a cama", disse o delegado.

Segundo o delegado Ranieri Barbosa, o menino ficou abalado com a situação e chorava muito, quando a polícia chegou na casa da família. Conforme a polícia, a mãe das crianças estava trabalhando no momento do crime. Alguns moradores da localidade ficaram revoltados com o caso e tentaram agredir o suspeito.De acordo com o delegado, na unidade policial, o homem contou que teve relações com a filha em "momentos de fraqueza" e que estava arrependido. Ele foi autuado por estupro de vunerável e encaminhado para presídio da região.

Ainda conforme Barbosa, a menina foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, distante cerca de 33 quilômetros de Sobradinho, ainda na tarde da sexta-feira, para realizar exame de corpo de delito. A criança estava acompanhada de pessoas da família e do Conselho Tutelar da cidade.

Fonte: G1 Foto Ilustrativa da Internet
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 08:00

Artigo - Velho Chico x Novo Chico

Há cerca de um ano, manifestei a minha preocupação com o que indicavam as vazões do Rio São Francisco, medidas à época, nas principais estações implantadas no seu curso. Ainda mais temeroso, infelizmente, é o cenário que se vivencia ao longo deste ano, agravado pelas restrições de vazão praticadas por todo o período. As reduções significam, na prática, que a cada três dias, deixa de passar, abaixo de Sobradinho, o equivalente a um dia do que seria a vazão mínima estabelecida por razões ambientais para este trecho do Rio. Espantoso!

Mais assustador ainda é que tais medidas não conseguiram neutralizar, mas apenas retardar, o possível colapso das operações da geração de energia, já que a perspectiva de atingir o volume morto em Sobradinho é cada dia mais admissível. Questiono, então, o que comemoramos ontem (25/09), Dia Mundial dos Rios?

Em 9 de agosto deste ano, o governo federal baixou o Decreto nº 8.834, que institui o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), revogando o Projeto anterior para o Velho Chico, também criado por Decreto, em 5 de junho de 2001. A única diferença que há entre os referidos Decretos está no título. No primeiro, constava a palavra “Conservação”, agora suprimida, na versão mais atual.

Passaram-se 15 anos, e o que o São Francisco pode, realmente, afirmar quanto à existência de ações estruturantes e continuadas para a conservação e revitalização da sua Bacia? Lamentavelmente muito pouco e, sobretudo, muito menos diante do que essa Bacia já contribuiu para o País.O próprio Plano de Recursos Hídricos da Bacia, concluído e aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) há mais de uma década, já continha as ações que, caso tivessem em sua maioria, sido colocadas em curso, com certeza apresentaria um panorama muito mais favorável para uma área que representa 8% do território nacional e 7,5% da população brasileira. Infelizmente, as intervenções e ações realizadas, quando confrontadas com as previstas no Plano são irrelevantes.

Não é alentador perceber-se que no lançamento desse novo Programa foi dado mais destaque às informações sobre as obras para a conclusão do Projeto de Transposição, que as próprias ações relativas à revitalização, não obstante alguns valores declarados para investimentos com tal propósito.

A Bacia do São Francisco, contemplando todas as variedades de usos dos recursos hídricos - geração de energia, irrigação, dessedentação animal, navegação, saneamento, aquicultura e pesca, turismo e lazer -, exige e merece um tratamento diferenciado da União.

As crises hídricas, vividas ao longo da Bacia e mais inclementes na sua porção semiárida, podem ser caracterizadas como de caráter crônico e por isso têm que ser enfrentadas com posição firme do Governo Federal. É preciso estabelecer um percentual destacado em lei com a finalidade específica para as ações de recuperação e revitalização da Bacia, como já foi no passado.

Não basta proclamar a estimativa de que seis bilhões de reais devam ser investidos no Plano até 2026. A história recente de investimentos na Bacia, indevidamente liberados em espasmos e por isso mesmo de continuidade inconfiável, reforça a necessidade da instituição de um Plano que não represente apenas a vontade de um governo, mas que seja um compromisso do País com o Rio São Francisco. É vital lançar mão de dispositivos legais que garantam a disponibilidade de recursos para o cumprimento de cronogramas racionais e conseqüentes.

Sem tais garantias, corre-se o risco de se conviver com mais um período de faz de contas, e o São Francisco mais uma vez continuar sofrendo e se decepcionando. E, assim, o tão almejado Novo Chico não passará de uma ilusão, nos obrigando a conviver com o sofrimento do Velho Chico.

*Jorge Khoury é secretário municipal do Escritório Salvador Cidade Global

Por Jorge Khoury Hedaye
publicado em 25 de Setembro / 2016 às 07:00

AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE JUAZEIRO NESTE DOMINGO (25)

Charles Leão (PPS) e Suzana Ramos (PSDB) Coligação: JUAZEIRO DE CORAÇÃO

Assessoria não enviou a agenda do candidato.

.x.x.

Joseph Bandeira (SDD) coligação “A cara de Juazeiro”

08 horas - Saída do comitê

09 horas - Visita à sede do distrito de Massaroca

14 horas - Visita à sede do distrito de Juremal

18 horas - Visita à sede do distrito de Carnaíba

.x.x.

Marcio Feitosa - PRP - "Juazeiro: A Cidade Que Queremos"

08:00h. – Visita a várias comunidades do distrito do Junco no Salitre.

18:00h. – Caminhada 44 nos Residenciais Juazeiro II e III.

.x.x.

Paulo Bomfim (PCdoB) coligação “Prá Juazeiro Mudar Mais”

08 horas - Caravana da Vitória nos distritos de Mandacaru, Maniçoba e Itamotinga.

14 horas - Festa do Chapéu de Couro na Adutora.

publicado em 24 de Setembro / 2016 às 23:09

BOATO RIBEBRINHO VOLTA A TELA DA GLOBO NA NOVELA VELHO CHICO

A musica Boato Ribeirinho, uma composição que nasceu em Juazeiro e tem como autores Wilson Duarte, Nilton Freitas e Wilson Freitas, voltou à tela Global na novela Velho Chico na noite deste sábado (24), desta vez na interpretação da baiana Mariene de Castro. A canção, que já havia sido interpretada pela atriz Cristhiane Torloni, voltou a emocionar o público na voz da personagem Dalva, que ganhou coro de muitos outros personagens no bar de Chico Criatura. Mariene é acompanhada pelo músicoFaísca.

A música, que nasceu de um poema de Wilson “Brocoió” Duarte, foi uma das vencedoras do Festival Edésio Santos da canção, em 1994. A parceria com os irmãos Nilton Freitas e Wilson Freitas era o que faltava para que a música ganhasse um tom de emoção e se eternizasse no coração dos ribeirinhos dessas paragens. Com a novela Velho Chico Boato Ribeirinho vai conquistando também o coração dos brasileiros de outras regiões do país.

Gravada por Nilton Freitas, Targino Gondim e Elba Ramalho, Júlia Ribas, Allexandre Aguiar, Banda Forró Parente, dentre outros, Boato Ribeirinho, que é tocada há mais de 20 anos, continua sendo insuperável quando se fala do Velho Chico.

Veja aqui a interpretação de Dalva 

Globo Play
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: O que é  política em Juazeiro? Na Bahia? No Brasil??

Ciclos de vermes famintos pelo poder e ascensões financeiras através da manipulação e "sociedades"  lucrativas. 

Ainda sobre Juazeiro...A escolha de ter que votar " no menos pior" por falta de candidatos descentes é triste demais. ..postura derrotista, e, a de maior desejo dos que aguardam a espreita, com sorrisos mansos, abraçando crianças por quem não  tem afeto em suas campanhas, sem projetos ou boas intenções em suas candidaturas. Prefeituráveis, futuros legisladores devem ser analisados como a pessoa que iremos contratar para trabalhar dentro de nossa casa!!

Quem não entende o quanto essa crise financeira, moral e de abusos diversos é culpa de todos, precisa despertar urgentemente!! A vida em sociedade é uma ciranda. Tudo o que escolhemos e fazemos reflete nos outros sempre. 

Ler Matéria Completa
Lílian Coelho - Policial Militar da Bahia
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 22:00

STF pode julgar aborto para grávidas com zika este ano

A possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus Zika pode ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano. A questão foi levada à Corte em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que questiona as políticas públicas do governo federal na assistência a crianças com microcefalia, malformção provocada pelo vírus.

A previsão de julgamento foi feita nesta sexta-feira (23) pela presidente do STF e relatora da ação, Cármen Lúcia, em conversa com jornalistas. “Chegou da procuradoria [Procuradoria-Geral da República] e agora tem a medida cautelar. Estou trabalhando nisso. Esse é um caso sério. Acho que dá [para julgar este ano], mas não sei. Ontem julgamos bem, julgamos oito processos, depende muito”, disse a ministra, referindo-se à pauta da Corte.

No começo de setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STFparecer favorável à autorização do aborto para gestantes com o vírus Zika, que pode causar microcefalia nos  bebês.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 21:00

Prefeitura de Petrolina comunica mudança nas feiras livres

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretária Executiva de Desenvolvimento Rural, informa que devido à ocorrência das eleições no domingo dia 02 de outubro, às feiras públicas serão antecipadas para o sábado dia 01 de outubro.

publicado em 24 de Setembro / 2016 às 20:00

Veja como ficou o novo hospital do Governo do Estado

Na manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa postou em sua página no Facebook (www.facebook.com/ruicostaoficial) um vídeo mostrando como ficou o Hospital Geral do Estado 2, que será inaugurado nesta segunda-feira (26), em Salvador.

Foram investidos mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos no HGE 2, que tem 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas, oito pavimentos, 14 mil metros quadrados de área construída e 1 mil funcionários. A nova unidade hospitalar da capital baiana está equipada com equipamentos de última geração e possui uma sala exclusiva para transplante, além de um moderno centro de queimados.

"O Governo do Estado dá um importante passo na área da saúde com a entrega do HGE 2 à população baiana. Com esse novo equipamento, ampliamos consideravelmente a oferta de serviços do Hospital Geral do Estado e avançamos ainda mais na melhoria da qualidade do atendimento prestado aos baianos", comentou Rui Costa. 

Secom Bahia
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 19:30

“Está chegando o dia da renovação”, diz Charles Leão durante Caminhada da Vitória no Piranga

Uma grande festa tomou conta do bairro Piranga na noite desta sexta-feira (23), com a passagem do candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) e a sua Onda Azul. Leão chegou ao bairro, local onde mora, numa motocada com os mototaxistas e apoiadores do projeto que vai renovar Juazeiro. O deputado federal João Gualberto (PSDB) esteve em Juazeiro para participar da Caminhada da Vitória, junto com os candidatos da Coligação ‘Juazeiro no Coração’. A alegria e o entusiasmo tomaram conta mais uma vez dos moradores, que fizeram questão de seguir com a multidão que tomou conta do Piranga, encerrando com um grande comício na Praça Santa Terezinha. 

“Estava esperando o dia que Charles Leão iria caminhar aqui, para dizer a ele que toda a Piranga está com ele. Quando foi delegado cuidou das pessoas, e sei que como prefeito será muito melhor. Juazeiro precisa de um prefeito que cuide das praças, que ilumine a cidade, Juazeiro é uma cidade escura, sem segurança. Charles Leão vai mudar isso, com Fé em Deus, o povo vai escolher Charles Leão”, declarou a moradora Aline Assunção da Silva. Depois de andar de moto, receber o carinho dos moradores e arrastar uma multidão com entusiasmo e determinação, Charles Leão falou da recepção desde o primeiro momento que chegou para morar na região. Para o Piranga, Leão ressaltou que vai dar um ‘banho de luz’ e restaurar as praças públicas.

“Aqui sempre fui muito bem recebido, e só posso agradecer dizendo que vou retribuir com muito trabalhar, esse compromisso o povo sabe que nunca me omiti. Passei de porta em porta, as pessoas nos esperam para cumprimentar. A partir do dia 1º de janeiro nosso governo será voltado para as pessoas, isso não tenha dúvidas. Piranga precisa ser estruturada, e será muito bem cuidada. Vamos restaurar as praças e a iluminação pública com um banho de luz, para trazer segurança aos moradores. Está chegando o dia da renovação, chegando podem ter certeza que vamos cuidar de toda a cidade”, destacou Leão.

A candidata a vice Suzana Ramos, também destacou a recepção calorosa no bairro. “Isso não tem preço, ser recebido com essa festa pelo povo do Piranga só nos fortalece ainda mais. Não tem campanhas milionárias que derrube a vontade do povo. Aqui ouvi que vão votar de coração, e quando o povo decide ninguém segura. Com fé em Deus Charles Leão vai renovar Juazeiro”, disse Suzana.

Feliz com a participação popular e a aceitação dos candidatos, o ex-prefeito de Mata de São João e deputado federal, João Gualberto (PSDB) discursou para a multidão que aguardavam na praça. “Vim conversando com as pessoas, e percebi que Juazeiro vai eleger Charles Leão e Suzana no dia 02 de outubro. Os dois estão fazendo uma campanha honesta, visitando as pessoas porta a porta, é dessa forma que se faz política de verdade. Quando fui prefeito, investi na educação, na saúde e na infraestrutura de Mata de S. João. Construí todas as escolas do município, e 11 mil alunos estudam nelas, e temos 72% de alunos em tempo integral, com almoço, café e lanche. Todos os alunos quando saem de suas escolas, levam quatro pães para casa. Construí hospital, para o povo poder cuidar da saúde. Sei que Charles e Suzana vão trabalhar e invistam no município e no povo, esta união é pra vitória de Juazeiro”, pontuou.

Ascom Coligação Juazeiro no Coração
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 19:17

Casa Nova: Multidão saiu às ruas em apoio a Wilson Cota e Zé Eduardo


Uma multidão, sem precedentes, lotou as ruas de Casa Nova para celebrar as conquistas do município e prestigiar os candidatos a prefeito e vice, na Coligação “O Trabalho Vai Continuar” com Wilson Cota e Zé Eduardo. A caminhada superou todas as expectativas dos organizadores com gente de todas as idades em clima de festa, cantando as musicas da campanha e acenando bandeiras durante todo o trajeto até a Vila São Gerônimo, onde aconteceu ato público com fala dos candidatos.  Mais de 600 carros, segundo os organizadores, acompanharam o povo que seguia à pé cantando e dançando.

Na Vila São Gerônimo o espaço preparado para a realização do comício ficou pequeno e a multidão se espalhou pelas ruas adjacentes. “Nunca na história de Casa Nova se realizou um evento político com tanta gente, nem na campanha passada, quando Wilson Cota ganhou a eleição, foi reunida tantas pessoas num “piseiro”, comemorou Ilvia Coelho.

O prefeito e candidato à reeleição, Wilson Cota, que fez todo o percurso da caminhada ao lado do filho mais novo, estava visivelmente emocionado com o carinho do povo e a grande manifestação popular em favor do seu nome. “Eu não tenho palavras para agradecer tanto carinho e o que diria neste momento se resume numa palavra: Gratidão.”

O Candidato a vice prefeito, Zé Eduardo, em meio a multidão, também estava radiante: “Hoje nossa gente deu uma demonstração de força  e essa alegria contagiou toda a cidade. Não temos palavras para agradecer tanto carinho”, externou.

Uma nova manifestação está marcada para este domingo, quando em carreata, os simpatizantes de Wilson Cota e Zé Eduardo se deslocam para Santana do Sobrado, onde acontece à noite mais um grande comício.

Ascom Coligação O Trabalho Vai Continuar
publicado em 24 de Setembro / 2016 às 19:00

Facape e UPE abrem inscrições para submissão de trabalhos na Semana Universitária 2016

Estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam apresentar trabalhos na Semana Universitária 2016 (SU) já podem fazer a inscrição na página eletrônica do evento. A Semana Universitária é organizada pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Universidade de Pernambuco (UPE). 

Este ano, o evento acontecerá de 21 a 25 de novembro nos campi das duas instituições. Os trabalhos deverão se enquadrar em uma das categorias: ensino, pesquisa e extensão. Também devem apresentar resultados parciais ou finais. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 12 de outubro.

Os trabalhos serão expostos na modalidade ‘pôster’, através de cartaz impresso em formato retrato. Os pôsteres serão afixados em local e horário previamente indicados pela comissão organizadora do evento. O tempo de apresentação será de 10 minutos perante os avaliadores, que poderão ainda acrescentar cinco minutos para questionamentos e ponderações. Todas as informações sobre a Semana Universitária e o edital completo para submissão de trabalhos estão disponíveis no endereço eletrônico.

Ascom/Facape
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.