Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 25/05/2015
publicidade
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Nem mesmo as crianças foram poupadas das atrocidades decorrentes da guerra de Canudos. Sem dúvida, esse foi o segmento que mais sofreu com os desastres provocados pelo monstruoso conflito. As informações a tal respeito são por demais assustadoras. Os soldados na sua fúria perversa não respeitavam ninguém, matando de forma indiscriminada. Contanto que fosse gente de Canudos. Assim, milhares de crianças indefesas foram mortas e incineradas, a maioria delas no colo dos seus próprios genitores.

Dois anos após o fim do massacre, Martins Horcades relatava haver encontrado, só em uma casa, “22 cadáveres já queimados, de mulheres, homens e meninos”. No mesmo relato informava o acadêmico baiano ter visto, “em uma rua uma mulher, tendo sobre uma das pernas uma criancinha e em um dos braços outra, todas três quase petrificadas!”. Estas e outras cenas são parte do álbum do baiano Flávio de Barros, fotógrafo comissionado junto à quarta expedição.

Os lances de barbaridade envolvendo crianças prisioneiras se multiplicavam a todo o momento, chegando-se ao extremo da perversidade humana. Um soldado contou a frei Pedro Sinzig que vira um colega de farda pegar uma criancinha pelos pés e arremessá-la de encontro a uma árvore, espatifando-se-lhe a cabeça.

Depois da vitória das forças expedicionárias, milhares de meninos e meninas, entre oito e quinze anos, foram sequestrados e em seguida vendidos a fazendeiros e prostitutas da Bahia (e até mesmo do Rio de Janeiro) onde, acabariam submetidos ora ao trabalho escravo, ora à prostituição.

Em minucioso relatório, exarado no final de 1897, a comissão do Comitê Patriótico da Bahia, encarregada de recolher as crianças feitas prisioneiras durante a guerra, dava conta de “que grande parte dos menores reunidos pela comissão, dentre eles meninas púberes e mocinhas, se achavam em casa de quitandeiras e prostitutas. Pode-se afirmar [continua o excelente relato] que muitas pessoas procuravam adquiri-las para negócio.”

Como no tempo da escravidão, a comercialização desses menores era feita às claras e, em muitos casos, com recibo de compra e venda. Ao supracitado Comitê, que tentou recuperar uma criança que se encontrava sob o poder de certo fazendeiro, de nome Emílio Cortes, fornecedor das forças em operação, disse este que “o menino era dele; estava com ele; não tinha que dá satisfação a ninguém, pouco se lhe importava se o pai ou a mãe, ambos fossem Judas ou o diabo; a questão era que o menino lhe tinha sido dado pelo general e disto havia lhe passado o recibo para maior garantia. Não o entregava”.

Além do sequestro e comercialização de órfãos, o referido relatório denunciou também numerosos casos de estupro praticados por soldados contra crianças e adolescentes. Uma das vítimas, Maria Domingas de Jesus, de 12 anos, “foi desvirginada, violentamente, pela praça do 25° batalhão de infantaria, de nome José Maria.”

Criado inicialmente para prestar socorro aos soldados envolvidos no conflito, o Comitê Patriótico acabou por ocupar-se também da gente de Canudos, especialmente mulheres e crianças. Ao concluir suas atividades no final de 1897, a organização apresentou seu balanço: “Não foi pequeno o número de vítimas que socorremos e abrigamos entre mulheres, crianças e meninos de ambos os sexos, que conseguimos reduzir debaixo da nossa bandeira de caridade, evitando a uns a morte pela falta de conforto e à míngua de recursos, a outros a verdadeira escravidão em que se achavam e, porventura, a prostituição no futuro”.

O drama das crianças de Canudos inspiraria mais tarde o jovem poeta baiano Francisco Mangabeira, testemunha ocular dos fatos e autor do livro Tragédia épica, lançado pela primeira vez no ano de 1900. A obra enfeixa um conjunto de 20 poemas, em que o autor, poeta de rara sensibilidade, narra os horrores da guerra. É o caso do poema “Crianças Prisioneiras”, aqui transcrito parcialmente:

“Não há cenas mais tristonhas,
Nem de tamanha aflição:
Bocas outrora risonhas,
Murchas à míngua de pão.

(...)
Tivestes beijos e afagos,
Mas hoje a fatalidade
Fez vossos dias pressagos,
Ainda no albor da idade.

Sois como as aves implumes
Que um dia a desgraça quis
Arrancar de entre os perfumes
Dos quietos ninhos gentis.

(...)
Os homens riem-se, vendo
Que ides morrer como cães...
Ai! Que pesadelo horrendo
Para aquelas que são mães”.

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista
jotagoncalves_66@yahoo.com.br

Política
29 de Maio / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Fortalecer a participação do jovem na política e discutir o atual cenário da política nacional. É com esta proposta temática que representantes da juventude do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do estado de Pernambuco, promoverão um encontro em Petrolina neste sábado, no Hotel Costa do Rio (Orla), às 9h.

O encontro foi marcado a convite do presidente do PSDB em Petrolina, Guilherme Coelho, atual vice-prefeito, e do vereador Ronaldo Silva, do mesmo partido. Estarão presentes o atual presidente da juventude no estado, Rafiê Delon, e o conselheiro político da executiva estadual, Caio Lessa, que disputa este ano a presidência da juventude como sucessor de Rafiê.

Guilherme Coelho informa que, na oportunidade, serão escolhidos os novos membros da comissão da juventude do PSDB de Petrolina. “A juventude precisa ter representatividade, se dedicar e atuar na política, e em Petrolina não poderia ser diferente. Uma cidade que é universitária, que tem estudantes lutando por seus direitos, que sabem se articular, enfim, não podem estar fora das discussões sobre o novo caminho para o Brasil que queremos”, reforçou.

Ascom/ Guilherme Coelho
Variadas
29 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Agentes culturais da Bahia, ligados à Dança, Teatro, Literatura e produção Audiovisual, estiveram reunidos, na noite desta quinta-feira (28), na Casa Civil, com o secretário Bruno Dauster e o deputado estadual Marcelino Galo (PT) para defender a reapresentação da Lei do Fundo de Cultura à Assembleia Legislativa. O objetivo deles é que a matéria, que foi retirada da pauta em 2014, retorne à Casa Legislativa para entrar em votação ainda em 2015. Entre as pautas apresentadas no encontro articulado por Galo também estava o não contingenciamento do recurso destinado à cultura, a destinação de 0,5% do ICMS para o Fundo de Cultura, a garantia de que o recurso seja depositado direto numa conta vinculada ao Fundo de Cultura no estado e que o excedente do recurso que não for aplicado no final do exercício seja utilizado como superávit no exercício seguinte em políticas culturais na Bahia. "O encontro foi bastante positivo e importante por que se abriu a discussão com quem faz e produz cultura na Bahia. Uma nova audiência será marcada para aprofundarmos o debate e avançar em políticas que fortaleçam a produção cultural em todos os territórios de identidade do nosso estado", afirmou o deputado Marcelino Galo, autor de um projeto de indicação ao governo do Estado em que defende a ampliação do orçamento da cultura de 0,8% para um mínimo de 1,5% na Bahia.

Ascom Dep. Marcelino Galo
Variadas
29 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

No dia em que marca a Mobilização Nacional pela Saúde da Mulher e Redução da Morte Materna (28), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), lembrou a data com o esclarecimento do Ginecologista e obstetra da Unidade de Saúde, Álvaro Pacheco, sobre as principais causas da mortalidade materna.

Apesar de todos os avanços tecnológicos ainda ocorrem, no mundo, cerca de 800 casos de Morte Materna por dia, afirma Álvaro. “A maioria das mortes maternas no mundo ocorre em países pobres ou que não organizaram adequadamente sua assistência às mulheres na gravidez, parto ou puerpério (período em que o corpo volta ao normal após a gravidez). Infelizmente o Brasil ainda apresenta altos valores de morte materna, com quase 58 mortes para cada 100 mil nascimentos. Países de primeiro mundo chegam a apresentar valores 10 vezes menores que os nossos”, continua o médico.

Segundo o médico, a principal causa de morte materna no Brasil é a Pré-eclâmpsia. "A Pré-eclâmpsia, síndrome na qual a mulher apresenta disfunção de vários órgãos do corpo e se caracteriza principalmente por elevação da pressão e perda de proteínas pela urina, é responsável por quase 50 mil mortes por ano no mundo inteiro, e responde por quase 25% dos nossos casos de óbitos maternos. Também existem às complicações associadas a Síndromes Hipertensivas, às Síndromes Hemorrágicas, às Infecções e abortos”, relata.

Para Álvaro Pacheco, a valorização do papel da mulher na sociedade e os cuidados com a saúde delas são de extrema importância na redução dos altos números de Mortalidade Materna. “Uma das primeiras medidas para reduzir o índice de mortalidade materna é valorizar o gênero feminino, realmente empoderando as mulheres”.

“O direcionamento dos recursos para a melhoria das condições da assistência materna não deve ser compreendido com “despesa” e sim como investimento e reconhecimento do intransferível papel destas na formação das futuras gerações e na manutenção das famílias”, pondera.

Ainda segundo o ginecologista, após a descoberta da gestação, é necessário que haja um sistema de saúde com capacidade resolutiva, podendo cuidar desde as gravidezes habituais até aquelas com necessidade de atenção mais especifica como nas gestações de “alto risco” e nas que eventualmente possam necessitar de cuidados intensivos. “Isso envolve desde uma atenção básica com boa qualidade nas unidades da Estratégia de Saúde da Família até hospitais especializados, incluindo serviços de UTI, como dispõe o HDM, de maneira pioneira no interior de Pernambuco” finaliza.

Ascom/HDM-IMIP PE
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog o leitor Ilan Ribeiro diz da satisfação de ajudar uma comunidade carente na cidade de Petrolina. Confira:

Geraldo, tudo bem?

Eu estudo na Instituição de ensino Grau Técnico em Petrolina e realizamos um sopão beneficente para a comunidade carente do bairro Cosme e Damião onde também distribuímos leite e roupas usadas. “Geraldo amigo foi lindo! Levamos um sorriso a cada pessoa carente daquela comunidade. As turmas que participaram do Grau Técnico foram a minha de Eletrotécnica 03 e Segurança do trabalho. Na oportunidade foram doados sopão, leite e roupas. Foi ótimo ajudar o próximo que precisa. A comunidade se chama Vila Dilma uma invasão próxima ao bairro Cosme e Damião em Petrolina” concluiu o leitor Ilan Ribeiro.

Política
29 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Dalmir Pedra, entregaram na manhã desta sexta-feira (29) à comunidade do bairro Angari, a reforma e ampliação da Unidade de Saúde. A solenidade foi prestigiada pelos secretários municipais, vereadores, representantes de associações, profissionais de saúde e a população. Completamente reformado e ampliado, o espaço proporcionará maior conforto à população com novas adequações e melhor condição de trabalho aos servidores. A UBS ganhou novas salas que serão utilizadas na recepção, sala de esterilização, consultórios médico e odontológico e sala de administração.  A reforma segue padrões definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Para o presidente da Associação de Moradores do Angari, Carlos Augusto, popular Neguinho, a obra trará inúmeros benefícios à população. “Para nós é uma grande vitória essa reforma, pois estávamos numa situação precária. Fico feliz com a atenção do prefeito e do secretário em olhar com cuidado para o bairro. Agradeço por esse equipamento de grande importância para nossa comunidade”, disse. Genivaldo Medrado é morador do bairro há mais de 40 anos. Na opinião dele as novas adequações ficaram boas. “A nossa UBS ficou linda, espaçosa e agora tem estrutura para atender a demanda da região. Parabenizo o prefeito e o secretário pela obra”, afirmou.

“Tinha muita dificuldade no acesso ao posto por causa da cadeira de rodas, mas com a reforma a unidade melhorou, os banheiros estão adaptados com rampa para acessibilidade e os espaços estão maiores. Agora teremos um atendimento melhor”, disse João Oliveira, que faz tratamento do diabetes na unidade. 

O prefeito Isaac Carvalho falou sobre a reconstrução da saúde do município e destacou os investimentos na região. “Mais uma unidade entregue dentro da nossa agenda de inauguração ‘Toda Sexta tem obra’ totalmente reformada e ampliada. Assim estamos reestruturando a rede de saúde. Priorizamos a recuperação dos postos de saúde, a contratação de médicos através de concurso público, melhorias na marcação de consultas, exames, cirurgias e medicamentos para oferecer um atendimento digno à população”, ressaltou. 

Já o secretário Dalmir Pedra disse que há um esforço enorme da administração municipal para garantir que toda a população juazeirense tenha uma saúde pública de qualidade. “Com todas essas reformas fortalecemos à atenção básica, garantindo um serviço de qualidade e ampliando nossos serviços”, destacou o titular da pasta, que agradeceu de forma especial a todos os profissionais da saúde. “Os problemas serão muitos e serão diários, por isso é essencial que façamos um bom trabalho juntos. Agradeço a todos os profissionais da unidade pelo cuidado com a saúde da comunidade”, concluiu.

Daniela Duarte/SESAU
Política
29 de Maio / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O governo encaminhou nesta quinta-feira ao Congresso Nacional projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”. 

“Quem não sonha sair de casa carregando apenas um documento, em vez de ser obrigado sair carregando todos eles? Quem não sonha fazer uma transação comercial, abrir uma conta, ou até registrar imóvel apenas com a apresentação de um documento? É preciso descomplicar a vida das pessoas. O Estado tem o dever de ser mais eficiente, adotando todos os recursos tecnológicos disponíveis para atender bem a vida do cidadão”, afirmou.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito.

O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, como o Brasil não tem um órgão que centraliza a identificação das pessoas desde o nascimento, os cidadãos podem, mesmo sem nenhuma má-fé, criar 27 carteiras de identidade nas diferentes secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

 “Com a aprovação do projeto pelo Congresso será possível, na primeira etapa, emitir 5,6 milhões de cartões de identificação, utilizando a base da Justiça com todos os eleitores dos estados do Amapá, de Alagoas, Sergipe e do Distrito Federal, que já foram completamente identificados”, afirmou Toffoli. Segundo ele, na segunda etapa, os registros dos recém-nascidos serão informados à Justiça Eleitoral, e na terceira, os próprios cidadãos vão se dirigir aos cartórios para gerarem seus cartões de identificação.

Agência Brasil
Política
29 de Maio / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de buscar informações sobre como destravar processos para a liberação dos recursos para as escolas do município, o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, acompanhado da coordenadora do Núcleo de Projetos, Marlize Mainardes, teve um encontro, em Brasília, nesta quinta-feira, 28, com os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). "O foco da nossa viagem é buscar conhecimento e resolver questões que estão emperradas fazendo com que as obras e recursos não cheguem ao nosso povo", explica o prefeito.  

Entre as demandas discutidas com os técnicos nas áreas de prestação de contas e obras em execução, o município de Casa Nova recebeu uma boa noticia: mesmo com os problemas causados pela gestão anterior no gerenciamento de recursos nas escolas, a atual administração está fazendo o seu dever de casa e continuar apta para receber os recursos federais. Sobre os entraves causados pela gestão anterior que estão atrapalhando a chegada de verbas em algumas escolas da cidade, por causa da falta de prestação de contas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o prefeito recebeu a orientação correta de como agir. "Vamos, junto com a procuradoria do município, resolver da melhor maneira possível essa situação", pontua.

 No setor de obras em execução, o prefeito acompanhou o andamento dos processos das 14 construções - entre escolas e quadras na sede e no interior. "Estamos trabalhando para entregar essas melhorias o mais rápido possível ao povo de Casa Nova", garante Cota. Durante as consultas técnicas, o prefeito Wilson Cota esteve com o presidente do Fundo, Antonio Idelvan Alencar, que acompanhou o atendimento ao gestor municipal e se colocou à disposição para sanar qualquer dificuldade.

Ascom Casa Nova
Política
29 de Maio / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

Sempre dedicado a oferecer o melhor para os servidores e conhecer de perto seus trabalhos e anseios, o prefeito Julio Lossio esteve reunido em café da manhã com a equipe jardinagem da prefeitura. Na oportunidade o prefeito Julio Lossio e a secretária de infraestrutura e Mobilidade, Tatyanne Lima, conversaram com a equipe sobre a ideia de ampliar as ações de cuidado de praças e jardins. “Precisamos redobrar os cuidados com nossas praças. Que é o espaço que a comunidade tem para se encontrar, para as crianças brincarem, enfim entregamos as praças e vamos cuidar delas e pedir mais uma vez que os moradores também façam o mesmo. Quero agradecer também o desempenho de todos e dizer que o trabalho de vocês é essencial”, agradeceu o encontro.

Ascom PMP
Variadas
29 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O São João chegou mais cedo para os moradores da Avenida Flaviano Guimarães e das ruas vizinhas na segunda noite do São João dos Bairros, um projeto da TV São Francisco em parceria com a Prefeitura de Juazeiro. Aproximadamente três mil pessoas foram atraídas para a festa e arrastaram o pé ao som da sanfona com as três atrações do evento. O primeiro a subir ao palco foi o cantor Mário Santos e em seguida o compositor e sanfoneiro Raimundinho do Acordeon comandou a festa entoando velhos sucessos do cancioneiro junino, inspirando os casais a dançarem agarradinhos. 

No intervalo para a entrada da última atração da noite, o sanfoneiro Vanderley do Forró, aconteceu uma apresentação cultural com o contador de "causos" da cidade de Caruaru, Romério Florêncio. "Nesta edição resolvemos inovar intercalando as apresentações musicais com as culturais, tornando o clima ainda mais junino", explicou Hilquias Barros, gerente comercial da TV São Francisco.

Para o coordenador de eventos da Prefeitura de Juazeiro, Samuel Morais, a ideia de incluir a Flaviano Guimarães no roteiro do projeto foi considerada acertada. "Essa multidão demonstra que esta área da cidade também merecia receber uma noite do São João Bairros e com certeza permanecerá na próxima edição". Samuel destacou ainda a decoração típica feita pelo artista Bebeto de Assis, aproveitando material da decoração do último carnaval da cidade.

O evento contou com efetivos da Polícia Militar – que instalou uma base comunitária móvel –, da Guarda Municipal e de uma ambulância do SAMU. A terceira noite do São João dos Bairros 2015 acontecerá na próxima quarta-feira (3), no bairro Lomanto Júnior, com as atrações Meninos de Ouro, Forró Xoteá, Ney Alves e Forró da Hora.

Ascom/Juazeiro
Variadas
29 de Maio / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Na capa do panfleto informativo distribuído pelo Ministério da Saúde, aparece o rosto de um sorridente aposentado e a frase: Farmácia Popular do Brasil, ampliando o acesso aos medicamentos. E na parte interna do panfleto, a relação de 113 medicamentos, dos quais 18 são distribuídos gratuitamente. O acesso e a gratuidade desses medicamentos, contudo, está ameaçado, caso se concretize a decisão do Governo do Estado de fechar os estabelecimentos e transferi-los para a iniciativa privada. A decisão, acordada pelo Conselho Curador da Bahiafarma, inclui, por enquanto, 27 unidades administrada pela Secretaria estadual da Saúde (Sesab), das quais oito lojas estão localizadas em Salvador.

Na avaliação dos conselheiros, encaminhada ao governador Rui Costa, consta que o programa tem dado prejuízos e por isso se torna inviável, consumindo do erário público recursos da ordem de R$ 7,6 milhões, enquanto as receitas totalizam aproximadamente R$ 1,1 milhão.“O que o governo do estado não está levando em conta é que a saúde da população, principalmente a mais carente, está acima dos interesses financeiros”, rebate Eliane Simões, membro do Conselho estadual da Saúde, e que pretende acionar o Ministério Público estadual para reverter a situação. Igual reação teve o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Mário Martinelli Junior, que criticou também o fato de entidades como o próprio CRF e o Sindicato dos farmacêuticos não terem sido consultadas. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde disse que a recomendação do Conselho Curador da Bahiafarma, feita por unanimidade, de transferir as atividades da Rede baiana de Farmácia Popular do Brasil para a rede de farmácias privadas conveniadas com o Ministério da Saúde “é uma recomendação que será avaliada pelo governador e ainda não há data definida para o início do processo”.

Tribuna
Política
29 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Preocupado com o deslocamento dos munícipes de Itapetinga e Maiquinique, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Rui Costa para proceder junto a Secretaria de Infraestrutura pela recuperação da BA-130 que liga as localidades.

“Tendo em vista os prejuízos causados por conta da má conservação da estrada, onde vários acidentes já foram registrados, deve-se levar em conta, também, os prejuízos financeiros, uma vez que é inegável o desgaste dos veículos que circulam diariamente por aquela região”, considera o deputado.

De acordo com o parlamentar, sem a sede do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) na cidade de Itapetinga, a região ficou sem conservação de suas estradas. O deputado Roberto Carlos destaca que o trecho que interliga os municípios de Itapetinga e Maiquinique estão em piores condições que as demais estradas do estado.

“Em razão das justificativas ora explanadas, verifica-se de pronto a necessidade e urgência da recuperação da BA-130, que liga os municípios de Itapetinga e Maiquinique”, conclui.

Fonte: Diário Oficial da Bahia
Variadas
29 de Maio / 2015 às 17:25 | Nenhum Comentário

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Juazeiro, estará realizando neste sábado (30) o Projeto Impacto Esperança 2015. A ação acontece em conjunto com países da América do Sul. Durante o evento serão distribuídos à população 80 mil exemplares do livro Viva com Esperança. O livro traz mensagens de incentivo a viver com qualidade, além de divulgar os 8 remédios naturais essenciais a vida, sendo alguns deles a prática de exercício físico, tomar bastante água, repouso, confiança em Deus.

“São técnicas simples e com apenas mudanças de hábitos as pessoas poderão viver mais. A partir do momento que você ler o livro e coloca em prática as mensagens certamente terá uma vida melhor. É possível viver melhor com pequenas mudanças”, salientou o jornalista Felipe Pereira durante entrevista ao programa Geraldo José nesta sexta-feira (29).

O projeto Impacto Esperança é realizado desde 2007 pela Igreja Adventista. Em Juazeiro a ação conta com o apoio dos alunos e professores da Escola Adventista. “A saúde hoje e um motivo de preocupação e a gente precisa fazer esse trabalho de conscientização. Através desse projeto que é desenvolvido desde 2007 pela Igreja Adventista conseguimos levar mais esperança para as pessoas”, frisou Fernanda Andrade, responsável pelo departamento de Educação da Escola Adventista, durante entrevista ao Programa Geraldo José.

Além da distribuição de livros acontecerá uma feira na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, onde a população terá acesso aos seguintes serviços: medição de peso, altura corporal, glicose, aferição de pressão, avaliação cardíaca, massagem relaxante, apresentação musicais e espaço Kids.

No domingo (31) a feira do projeto Impacto Esperança será realizada na praça principal do bairro João Paulo II, apartir das 8h.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Informativos
29 de Maio / 2015 às 17:20 | 1 Comentário

Os leitores que acompanham o Blog agora poderão compartilhar as notícias através do aplicativo de mensagens Whatsapp na versão mobile, pelo celular.

A ideia, de acordo com o responsável pelo departamento técnico do Blog, Italo Duarte, é fazer com o leitor se aproxime ainda mais da informação. “Hoje é muito comum as pessoas utilizarem esse aplicativo para manterem uma rede de comunicação mais acessível, rápida e ampla. A nossa proposta é interagir mais com os leitores, por isso estamos atentos as novas tecnologias de informação”, pontuou.

Vale lembrar que as matérias publicadas no Blog também podem ser compartilhadas pelo Facebook e ainda podem ser escutadas através do botão Ouvir texto que fica logo abaixo do título de cada notícia.

Policial
29 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Na madrugada desta sexta-feira (29/05), agentes da PRF do Posto 02 - Capim Grosso, abordaram o veículo FIAT/STRADA, que estava com placas policiais NZG - 1309/BA, e era conduzido por M. N. J. O, 23 anos, natural de Senhor do Bonfim e tinha como passageira G. C. S, 23 anos, natural de Antônio Gonçalves. Ao ser feita averiguação minuciosa de identificação veicular, através do número do chassi, foi constatado aparente adulteração e consultado o veículo pelo número do motor através do sistema Serpro, verificou-se que a verdadeira placa é NZI - 7564, veículo com ocorrência de ROUBO/FURTO, datada em 25/05/2015 na cidade de Salvador.

Vale ressaltar que este mesmo veículo já tinha sido roubado anteriormente em 05/02/2012 e recuperado dia 10/02/2012. O condutor informou a PRF que recebeu o veículo de um desconhecido em Simões Filho e entregaria a uma pessoa chamado Berg em Senhor do Bonfim ou Campo Formoso. Diante dos fatos, condutor, passageiro e veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Capim Grosso, a fim de serem tomadas as providências cabíveis. (Informações do Inspetor Lopes Júnior - Chefe do Posto PRF 02 -  Capim Grosso)

Política
29 de Maio / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Nove municípios do território Sertão do São Francisco participaram de um encontro que aconteceu no Auditório Memorial da CHESF, em Sobradinho, para discutir o fortalecimento dos conselhos, que são instrumentos importantes de controle social e encaminhamento de políticas públicas.

Os conselheiros discutiram sobre democracia nos conselhos, aprovaram o acordo de convivência e também iniciaram o diálogo sobre a organização da conferência territorial, que acontecerá município de Casa Nova, segundo deliberação que ocorreu na conferência estadual, realizada em Salvador. Participaram do encontro em Sobradinho, os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa-Nova, Sento-Sé, Remanso, Campo Alegre de Lurdes, Pilão Arcado e Canudos. O encontro contou com a apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. 

" O apoio que o CMDCA recebe da gestão é fundamental para que possamos desenvolver nossas atividades. Temos recebido o suporte da SEADS e contar com esse apoio nos fortalece e encoraja as nossas ações. A SEADS tem sido uma grande parceira ", declarou Lusenira Bandeira, Presidente do CMDCA de Sobradinho.

Presente no evento, a Secretária Fernanda Sanjuan falou sobre a importância dos conselhos municipais e tutelares no enfrentamento as demandas da infância e juventude e na garantia de direitos. " Através dos conselhos a sociedade participa, fiscaliza e encaminha, junto com a gestão, as políticas públicas necessárias para a solução de problemas nos diversos segmentos. O CMDCA e o conselho tutelar, exercem um papel importante e devem ser fortalecidos. Incentivamos a participação popular, porque reconhecemos que a sociedade é quem mais conhece suas necessidades e também é conhecedora dos caminhos que podem levar a uma solução. Aqui em Sobradinho, nós oferecemos o apoio possível e necessário para que os conselhos desempenhem suas funções. Somos parceiros, embora tenhamos muita clareza da autonomia que cada ente deve ter. Ficamos felizes em poder sediar esta importante discussão e receber os municípios do território do São Francisco. Crescemos com este encontro, porque pudemos trocar experiências e conhecer outras realidades" esclareceu a Secretária.     

Ascom/Sobradinho
Policial
29 de Maio / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Um desfile cívico-militar, na Praça Nova do Congresso, marcou o aniversário da Cidade de Senhor do Bonfim, que completou seus 130 anos, no dia 28 de maio, iniciando com a passagem do 6º Batalhão de Polícia Militar, com atuação da sua Companhia Filarmônica, seguido do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal, entre outras entidades, escolas e integrantes de projetos sociais.

O Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, Comandante do 6º BPM, acompanhou o Prefeito Edivaldo Correia na revista à tropa. O desfile da Polícia Militar foi muito aplaudido pela população, que, após assistir a participação de outros segmentos, aproveitou os serviços oferecidos, gratuitamente, em estandes montados na praça.

Asscom
Variadas
29 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Ontem, o Blog do Geraldo José lançou mais uma ferramenta que dinamizar a leitura, aproximar os leitores ainda mais da informação e proporcionar um ambiente de acessibilidade para aqueles leitores que possuem dificuldades visuais. A novidade foi ao ar ontem, veja matéria aqui

Aproveitando o lançamento, o leitor Rogério Espíndula enviou um e-mail à nossa redação parabenizando pela iniciativa, veja abaixo na íntegra:

Quero parabenizar toda equipe do Blog, pela incrementação da nova ferramenta de acessibilidade, essa belíssima magnitude com certeza irá levar a todos sem nenhuma discriminação as notícias não somente de nossa região, mas, como também do Brasil e do Mundo. Parabéns! Isso sim é investir no futuro sem demagogia, trazendo para todos o que há de mais moderno em ferramentas de acessibilidade.

Rogério Espíndula, Leitor assíduo e juazeirense de coração!

Policial
29 de Maio / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Policiais da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam dois adolescentes, drogas e arma, além de efetuarem prisão por tráfico de entorpecentes, no Bairro Bonfim 3, em Senhor do Bonfim, quarta-feira (27), às 16 horas.

Em uma casa abandonada, os policiais abordaram José Wilton Souza de Jesus, 19 anos, além de dois adolescentes de 17 anos, que faziam uso de maconha. Foram encontrados quatro dolões de maconha, uma lata com aproximadamente 100g da mesma droga,  uma peteca contendo uma substância amarelada aparentando ser pasta base da cocaína, um pote plástico com aproximadamente 150g de cocaína pronta para o consumo,  mais um pote plástico com éter. Com um dos adolescentes foi apreendido um revólver calibre 32.

Todos os envolvidos e o material encontrado foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde José Wilton Souza foi autuado em flagrante.

Política
29 de Maio / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

O presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Zó (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (28), na cidade de Ponto Novo, norte do estado. O objetivo da visita foi dialogar com as comunidades de várias localidades pertencentes ao município de Queimadas que na última terça-feira (26) interditaram a BR407. Além de Zó, a reunião contou com a presença do deputado estadual Bobô (PCdoB), vereadores, lideranças comunitárias e populares.  Ao todo, dez comunidades se dizem prejudicadas com o projeto de lei que define o limite territorial entre as cidades de Ponto Novo e Queimadas.

Segundo o líder do movimento, Bernaldino Matos, algumas comunidades, a exemplo de Marrecas, ultrapassam uma distância de 60 km para Queimadas, enquanto que para Ponto Novo são de 9 km. “Nós nos sentiremos prejudicados caso tenhamos que pertencer definitivamente a Queimadas. A escola dos nossos filhos, o atendimento de saúde, serviços de infraestrutura e comércio todos são em Ponto Novo,” afirmou Bernaldino.

De acordo com Zó, os questionamentos surgidos durante a reunião serão levados para conhecimento da comissão. “A vinda aqui foi para escutar a comunidade e montar um diagnóstico. Na próxima semana vamos começar a resolver com decisões baseadas em estudos da SEI, do IBGE e na opinião da comunidade, principal interessada”, avaliou.

Encaminhamentos

Na quarta-feira (3), haverá uma reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação em Salvador, que contará com os prefeitos das duas cidades, Queimadas e Ponto Novo.  

Nina Dourado Ascom Dep. Zó
Política
29 de Maio / 2015 às 13:40 | 5 Comentários

Os debates de conjuntura para as eleições de 2016 seguem em todo o estado baiano, e os apoios já começam a ser consolidados. É o caso do município de Sobradinho, no Vale Francisco, atualmente administrado pelo pedetista Luiz Vicente Berti, que recebeu a adesão do PSD e fortalece a base política para a reeleição em 2016. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi um dos políticos que canalizou o apoio do senador da República, Otto Alencar para que o partido apoiasse Vicente. Em encontro na última quarta-feira (27), tanto Valmir quanto Otto ratificaram a importância do prosseguimento do trabalho realizado por Vicente em Sobradinho. “A região tem recebido investimentos dos governos estadual e federal e a gestão, diferente do que vemos em diversos municípios baianos, segue ampliando o acesso a bens e serviços e consolidando as políticas públicas para a juventude e agricultores familiares”, salienta Assunção. Para debater a eleição no ano que vem, o senador baiano também apontou para os avanços sociais e confirmou “que vai marchar junto com o prefeito”. De acordo com Otto, o apoio é justamente pelo fato de Vicente “ter sido um dos principais articuladores políticos para a eleição da chapa encabeçada pelo agora governador Rui Costa no ano passado”. Ainda de acordo com o deputado federal Valmir Assunção, “o senador Otto Alencar sabe defender aqueles que fazem parte do mesmo projeto político e o PSD em Sobradinho irá com Vicente”.

Politica Livre
Política
29 de Maio / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Os indicativos alarmantes sobre a captação de água para a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco tem gerado grande preocupação da sociedade local e do poder público. Em Brasília esta semana, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, foi pessoalmente falar com o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, sobre a iminente crise hídrica que ameaça a produtividade agrícola na região.

Mendes tomou posse na última semana e, na avaliação de Guilherme, já tem grandes desafios para administrar. “O presidente me causou a melhor impressão. Com uma vasta experiência em cargos públicos notórios, ele mostra muita competência parar estar no comando da Codevasf e, o mais importante, é um cidadão preocupado e com muita sensibilidade aos problemas da região”, destacou. Na conversa, o vice-prefeito ressaltou o importante papel da Codevasf – como uma empresa séria, descente, com técnicos do mais alto gabarito –, mas não deixou de responsabilizar o Governo Federal pela crise hídrica que ameaça o Vale.

“Em 2014, ano de eleição, o Governo Federal, mesmo sabendo da escassez de chuvas, continuou soltando água em grande volume nas hidrelétricas, para manter o custo da energia, já que se trata de uma fonte mais barata. Como resultado, a água está acabando, a crise bate a porta e, agora, depois de reeleita, a presidente Dilma autoriza o uso das termoelétricas e aumenta o preço da conta no final do mês. É assim, com mentiras e enganação, que o PT se mantém no poder”, criticou Guilherme Coelho.  

Ascom Guilherme Coelho
Política
29 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram abertas ao todo 21.147 novas empresas em todo o Estado, segundo dados da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Esse número é 0,34% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram constituídos 21.075 negócios. "Isso mostra que, em termos de abertura de empresas, Pernambuco está resistindo à crise. Não se sabe se continuará assim, porque a crise está se agravando nacionalmente, mas isso demonstra que a economia pernambucana está mais forte e que pode sair da crise mais rápido do que outros estados nordestinos", analisa a presidente da Jucepe.

Os números da Jucepe revelam ainda que vários grupos empresariais estão expandindo os seus negócios no Estado. Além disso, revelam segmentos da economia que estão em expansão no mercado pernambucano. Entre as empresas que estão ampliando sua operação, estão a rede de fast foodBurguer King e as Casas Bahia que abriram sete filias, cada uma, só nos primeiros quatro meses deste ano. Em seguida, vem o Grupo Pão de Açúcar com cinco e o grupo cervejeiro Ambev com quatro unidades distribuidoras.

Com relação aos segmentos da economia em expansão, destaca-se o setor elétrico com o registro de nada menos do que 14 parques eólicos, mais um parque de energia solar e duas unidades de fabricação de equipamentos de transmissão de energia. Os parques de energia eólica são Ventos de São Clemente I a VII, Ventos de Santa Hilda, Ventos de Santo Estevão I,II,III e V  e Carcará Energia Eólica. O único de energia solar é o Solar Suape SPE. Já no setor de equipamentos de transmissão, aparecem duas unidades da Orteng Engenharia e Sistemas. Outro indicador dos números da Jucepe é o de que as grandes redes de farmácias continuam a se expandir no Estado. No primeiro quadrimestre, os grandes grupos de varejo desse setor registraram sete unidades. Três da Drogasil, duas da Drogaria São Paulo e uma da Pague Menos.

No primeiro quadrimestre de 2015, as atividades que mais atraíram empreendedores foram as de "Comércio varejista de vestuário", com 2.900 registros; "Comércio Varejista de Cosméticos, com 1.619; "Comércio varejista de bebidas" (1.217); "Cabeleireiros" (1.115) e Lanchonetes (1.044). Esse ranking praticamente repete todos os itens também registrados em anos anteriores. "São atividades relativamente fáceis de serem iniciadas ou que mexem com produtos de consumo em massa. Por isso, são as preferidas por quem deseja iniciar um negócio e tenta reduzir os riscos de fracasso", afirma Terezinha Nunes.

Ascom Jucepe
Variadas
29 de Maio / 2015 às 12:30 | 2 Comentários

A fruta é uma alimentação saudável e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, deve ser consumida 400 gramas todos os dias. Com essa proposta, a Escola Municipal de Educação Infantil Naílde Costa, no Novo Encontro, criou o projeto Dia da Fruta: alimentação saudável nas quintas-feiras.

Mamão, melancia, laranja, banana, maçã, kiwi, abacaxi, ameixa são frutas que a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro envia para a escola e que os pais também mandam nas lancheiras dos filhos. Mas não é só pegar a fruta e comer, o Dia da Fruta tem uma metodologia pedagógica. As professoras aproveitam o incentivo à alimentação saudável para ensinar às crianças as cores, a textura, a partilha.

A Gestora IraídesValadares diz que a ideia do Dia da Fruta foi tirar o vício que os pais tinham de mandar salgadinhos e refrigerantes como merenda para escola, mesmo a direção explicando que aquilo não era necessário, pois a escola dá a merenda. “Como a gente recebe muita fruta da SEDUC, e estão no cardápio, sugerimos aos pais que mandassem também frutas, ao invés dos salgadinhos e refrigerantes. Tinham crianças que não conheciam o sabor de muitas frutas. Uma criança que só gostava de banana e não comia mamão hoje come mamão e adora. Também ensinamos a repartir, a dividir com seu coleguinha aquilo que eles trazem. As professoras estão fazendo muitas lições com essa nova metodologia e o aprendizado tem sido melhor do que o esperado”, exulta Iraídes.

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Professora Ivonildes Rodrigues, da turma do 2º ano, fez um piquenique na área de lazer da sala e deixou as frutas disponíveis para as crianças. “Todos ficam ao redor das frutas e nós vamos perguntando ‘que fruta é essa, que cor ela tem’, vamos ensinando enquanto elas vão se alimentando de forma saudável. As crianças adoram”, afirma a professora.

A Nutricionista da Rede Municipal, Ilce Eulália de Sá, reafirma a importância das frutas na alimentação. “Esperamos que esse projeto seja abraçado por outras creches do município.  Além das crianças consumirem alimento saudável, estão também aprendendo sobre qualidade de vida. E que isso sirva de lição aos pais também, já que o hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo aqui em nossa região, onde somos grandes produtores”, ressalta.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
Variadas
29 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Petrolina sediou quarta-feira (27), a conclusão da primeira turma, no interior do Brasil, do FGA – Ferramentas de Gestão Avançada, uma das soluções do programa Sebrae Mais. Formada por empresários de 13 empresas de pequeno porte nos segmentos da indústria, comércio e serviços, a primeira turma do FGA em Petrolina teve uma avaliação muito positiva, “apresentando o melhor desempenho entre as 10 turmas em andamento no Estado”, de acordo com o professor universitário e consultor do Sebrae Aluisio Dias.

Considerado um dos mecanismos mais modernos de gestão do mundo, o FGA tem o programa baseado em workshops e consultorias desenvolvidas ao longo de um ano, com carga horária de 211 horas. Durante o programa, uma equipe formada por um consultor generalista e quatro consultores especialistas por áreas, trabalha com os empresários, o planejamento estratégico, finanças, marketing, processos e recursos humanos das empresas.

Bastante emocionados, os empresários deram depoimentos e apresentaram os resultados da experiência, que chegou a efetivar mudanças profundas nas organizações de pequeno porte de Petrolina. Um exemplo disso é o empresário Valclecio Dias, que após alguns meses utilizando as ferramentas de gestão avançada mudou o nome e a marca da sua empresa. “Tínhamos vontade de fazer algumas mudanças, mas não sabia como. Após a implantação da solução FGA, a empresa que se chamava Versátil Suprimentos passou a ser conhecida por DS Suprimentos. Mudamos o formato, o conceito, ampliamos o mix de produtos, o leque de serviços e, o que é melhor, o faturamento”, comemorou Valclecio Dias.

A diretora técnica do Sebrae – PE Ana Claudia Dias, encerrou a solenidade de conclusão, enfatizando a importância da interiorização dos investimentos em mais  educação e conhecimento. “Saímos daqui hoje mais fortalecidos e oxigenados com estes excelentes resultados.  Exemplos categóricos de que podemos sim, crescer em meio a crise, mantendo a criatividade e o exemplo da capacidade empreendedora do Vale do São Francisco”, finalizou Ana Claudia Dias, que aproveitou ainda para convidar as empresas da região a participar da edição 2015 do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil, com  inscrições  até o dia 31 de julho através do site:www.premiompe.sebrae.com.br.

Clas Comunicação & Marketing
Política
29 de Maio / 2015 às 11:25 | 1 Comentário

O prefeito de Pilão Arcado, João Ubiratan de Queiroz Lima, conhecido por Joãozinho Porfírio, - acompanhado pelo vereador Afonso Mangueira (PTB), foi recebido em audiência quarta-feira (27) por Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia. Segundo o prefeito, a principal demanda é a implantação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município, posto que atenderá também as cidades do entorno do Lago de Sobradinho, como Pilão Arcado, Remanso, e Sento Sé, que estão recebendo um número crescente de veículos da região. “Viemos também solicitar uma ambulância, um trator, e uma caçamba”, disse o prefeito, reivindicações prontamente acolhidas pelo secretário. “O secretário Josias Gomes me informou que, inclusive, o pedido da ambulância já foi encaminhado e que em breve ela deverá chegar a Pilão Arcado”, destacou o prefeito João Lima.

Secretaria de Relações Institucionais da Bahia - SERIN
Política
29 de Maio / 2015 às 11:01 | Nenhum Comentário

O vereador Juliano Afonso parabenizou o Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé, na pessoa do senhor Edcarlos dos Reis, pela realização do encontro comunitário, que reuniu diversas lideranças do campo: criadores, pecuaristas, Associações, Cooperativas e entidades públicas e privadas ligadas ao agronegócio, para discutir o desenvolvimento sustentável no semiárido. O evento contou com as presenças do diretor regional da CAR Genilson Silva, do ex-prefeito de Curaçá Salvador Lopes, do representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural Tziu e outras personalidades. O parlamentou disse que o encontro serviu para avaliar a convivência e a cadeia produtiva sustentável na caatinga. Aproveitou para denunciar a escuridão nas ruas do povoado Bazuá, e criticou a falta de conservação da estrada do Desengano.

Ascom Câmara de Sento-Sé
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2015 às 10:30 | 2 Comentários

Eleições 2016 se aproximando e até o momento a oposição continua sem encontrar um caminho que nos leve a algo concreto, como um candidato que realmente represente a mudança e transformação que Juazeiro tanto precisa.

Como seria esse Candidato? Alguém que valorize o debate, que ouça a sociedade e apresente um plano de Governo que contemple todos os anseios da População, mas o que vemos são políticos com os mesmos comportamentos de 30 anos, quando se reuniam três entidades e escolhiam um Candidato a Prefeito. Comportamento esse que foi prejudicial  à cidade em todos os sentidos, pois essas pessoas não tiveram a capacidade de vislumbrar o potencial de crescimento do Município.  

E hoje continuamos persistindo no mesmo erro, onde ainda impera a Política Velha, com os mesmos velhos personagens, e oportunistas sem nenhuma expressão política sendo apresentados por Partidos desorganizados, cujo único objetivo é ter o poder e tirar proveito financeiro.

Está na hora de sentar, aparar as arestas e não cair no mesmo erro da eleição de 2014, quando tiveram a oportunidade de construir uma oposição forte, elegendo candidatos que tivessem compromisso com a cidade. No entanto, cada um correu atrás de seus objetivos individuais e desvalorizaram os objetivos coletivos. 

Robertão Palma

Sindicalista

Política
29 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Em companhia do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fred da Colônia, e do vereador Helber de Né (PSB), o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, teve um encontro, em Brasília, nesta quinta-feira, 27, com o deputado federal Bacelar (PTN). A reunião foi articulada pelo gestor do SAAE.

De acordo com Fred da Colônia, na oportunidade foi debatida a possibilidade de uma emenda parlamentar do gabinete do deputado direcionada para a melhoria do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. "O deputado está sensível a nossa demanda e deve destinar recursos para nossa cidade no próximo orçamento", pontua.

O prefeito Wilson Cota se mostrou satisfeito com a conversa que teve com o parlamentar. "Estou muito feliz em perceber o interesse do deputado em ajudar nossa cidade. Acredito que estamos construindo uma parceria muito proveitosa que só trará melhorias para Casa Nova". Cota convidou o parlamentar para visitar o município na festa do aniversário da Cidade e na Festa do Interior.       

Ascom/ Casa Nova
Variadas
29 de Maio / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

O programa Geraldo José (Transrio FM) nesta quinta-feira (28) recebeu como convidada a cantora Marli Santos, ex-vocalista da banda Mirage. Marli volta aos palcos juazeirenses em um novo formato musical.  Há três anos a cantora ingressou no estilo forró pé-de-serra ao lado dos seus filhos Rildon Alves, que é o sanfoneiro do grupo, e Mariana Carolina, que divide o palco com a mãe.

“O pessoal tem aceitado muito bem esse novo formato. Sempre as pessoas tem procurado os nossos shows. Depois de muito tempo eu volto fazendo uma coisa nova para a visão do público, mas que por dentro já me contagiava”, ressaltou Marli.

No dia 06 de Junho Marli e Banda estarão se apresentando no bairro Pedra do Lord. Durante o evento os fãs poderão adquirir o novo CD da forrozeira. O show contará ainda com a participação da cantora Jaidete Varjão. "Esperamos todos lá para conferir meu novo trabalho. Será um show de muito fórro e alegria, pontuou Marli.

Rildon que iniciou musicalmente em uma banda de rock declarou na Transrio FM que finalmente encontrou seu estilo musical. "Ao pesquisar o histórico musical da família encontrei as raízes da verve cultural com o meu avô que era forrozeiro e me apaixonei e não larguei mais a sanfona" declarou de forma entusiasmada.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Informativos
29 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

O jornalista Ricardo Mulatinho de Moraes, Assessor da Codevasf, Superintendência de Juazeiro, enviou e-mail ao Blog solicitando colaboração no sentido de encontrar aqui na cidade, familiares de uma amiga de Brasília-DF. Confira:

Bom dia Geraldo,

Preciso de um grande favor seu. Uma colega está com o sobrinho desaparecido há 10 anos. O irmão dele de Brasília, descobriu pelo Fórum de Taguatinga que ele está morando em Juazeiro, então acendeu novamente a esperança de poder encontrá-lo, pois é surdo e mudo, e perdeu o contato com o irmão. O pai faleceu ano passado.

O nome dele é: ADEMILSON FÉLIZ DOS SANTOS - deve estar com 38 anos.

TELEFONE DO IRMÃO DELE ARISMAR: 061-33711580 e do outro irmão   ALTERMAR :061-92110398 - 91038585 – 84428420.

Estou enviando uma foto dele.

Um grande abraço.

Ricardo Mulatinho de Moraes

Variadas
29 de Maio / 2015 às 08:30 | 1 Comentário

Os apicultores baianos estão comemorando o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado. Nesta quinta-feira (28), o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anunciou a construção de 30 unidades de beneficiamento de mel, em 14 Territórios de Identidade. O anúncio foi feito pelo secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor executivo da CAR, Wilson Dias, durante o Encontro das Associações e Cooperativas de Apicultores da Agricultura Familiar, realizado no município de Feira de Santana, quando foram assinados convênios com associações baianas, que totalizam um investimento de R$4.356 milhões, beneficiando diretamente 1.500 apicultores.

As casas de mel serão implantadas nos municípios de América Dourada, Caetano, Central, São Gabriel, Campo Formoso, Uauá, Ilhéus, Tucano, Campo Alegre de Lourdes, Utinga, Ribeira do Pombal, Sátiro Dias, Santa Terezinha, Alcobaça, Barra do Choça, Buerarema, Coronel João Sá, Casa Nova, Canudos, Jeremoabo, Santa Luz, Macajuba, Cipó, Eunápolis, Morpara, Ourolândia, Guaratinga e Condeúba.

Cadeia produtiva fortalecida - O Encontro reuniu cerca de 100 apicultores e meliponicultores de toda a Bahia com o objetivo de planejar as ações necessárias à consolidação da cadeia produtiva do mel da agricultura familiar do estado. Foram apresentadas as experiências exitosas da apicultura, nos Territórios Sisal, Extremo Sul e Velho Chico, uma proposta de nova metodologia para coleta de dados da apicultura e meliponicultura no estado da Bahia, além da visão e valores da cadeia produtiva e de uma análise ambiental estratégica. O destaque das apresentações foi o projeto Bahia Produtiva, coordenado pela CAR e com financiamento do Banco Mundial. O projeto vai desenvolver projetos de inclusão socioprodutiva, acesso a mercados e abastecimento de água e financiará diversos projetos de desenvolvimento da cadeia do mel no estado, a exemplo da implantação de apiários e fomento à produção, além de assistência técnica. O projeto financiará pelo menos mais 100 unidades de mel. 

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a cadeia produtiva da apicultura na Bahia foi selecionada pelo Bahia Produtiva para ser estimulada com investimentos pela perspectiva de gerar e ampliar a renda, com a possibilidade de iniciar ou incrementar a atividade sem depender tanto da terra como ativo produtivo. “Em um estado onde a estrutura agrária é constituída basicamente de propriedades rurais com menos de 10 hectares, e, sobretudo, no semiárido, a criação de abelhas tende a dar respostas mais efetivas e imediatas do ponto de vista da produção”. Segundo Wilson Dias, o evento acontece em um momento oportuno para se construir um plano estratégico da cadeia do mel. “A CAR está iniciando a execução do projeto Bahia Produtiva, estamos escutando e reunindo as demandas dos setores e preparando os produtores para participar dos editais, que devem ser lançados a partir de julho, para a execução dos projetos de apicultura”.

A atividade apícola está presente em todos os 27 Territórios de Identidade e tem impacto positivo nas economias locais. Segundo dados do IBGE, a Bahia ocupa o 6° lugar na produção nacional de mel e o 1° na Região Nordeste. Atualmente, são quase 10 mil apicultores, oriundos da agricultura familiar, cadastrados no Plano de Desenvolvimento da Apicultura do Estado da Bahia, com produção de mais de 4.400 toneladas de mel por ano. Para o presidente da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi) e apicultor, Francielio da Silva Maceso, o evento teve uma grande dimensão e representa a valorização dos apicultores baianos. “Esses convênios nos enchem de estímulo. As novas unidades vão garantir a qualidade de produtos e fortalecer a cadeia do mel. Já o ‘encontro’ proporciona a troca de experiências entre apicultores de diferentes regiões. Recebemos aqui uma injeção de ânimo”.

O evento, que segue até esta sexta (29), no auditório da Pousada Central, é uma realização SDR, através CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), com a parceria da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes/Bahia) e da Câmara Setorial de Apicultura de Meliponicultura (CSAM). Também estiveram presentes no primeiro dia do encontro o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a fiscal estadual da Adab, Solange de Oliveira Veras, representantes de 60 associações e 15 cooperativas de apicultura e meliponicultura da Bahia.

Ascom SDR/CAR
Variadas
29 de Maio / 2015 às 08:10 | Nenhum Comentário

O movimento JuArt realizará neste domingo (31), na Praça do bairro Alto do Cruzeiro, a 2° edição do projeto "Vem Para A Praça". O projeto é um momento de recreação e interação com as pessoas. O objetivo da ação é restaurar a ludicidade nas praças e buscar reestruturá-las, oferecendo atrativos para sanar o vazio que elas se tornaram. A programação é bastante variadada e engloba apresentações teatrais, musicais, dança, além da alegria dos Bonecos de Olinda. Confira a seguir a programação completa do Vem Para a Praça:

13:00 as 14:30h – Exposição de Fotos Antigas e Poesias

14:30 as 15:10h – Palhaços e Contadores de História e Bonecos de Olinda    

15:10 as 15:45h – Show do Grupo P1 Rappers

15:45 as 16:05h – Apresentação de voz e violão com César Bandeira

16:05 as 16:45h – Peça "O Rapto do Livro" e Roda de Capoeira

16:45 as 17:05h – Show do Cantor Esley Freitas

17:05 as 17:25h - Apresentação de voz e violão com Tiago Lacerda

17:25 as 17:45h - Apresentação de voz e violão com Tony Martins

Da redação
Policial
29 de Maio / 2015 às 07:44 | Nenhum Comentário

Na madrugada desta sexta-feira (29) uma agência do Banco Bradesco situada no distrito de Pilar, município de Jaguarari, foi explodida por bandidos.

Nas fotos é possível notar os prejuízos ocasionados. O Blog Geraldo José está apurando as informações. Acompanhe mais detalhes nas próximas horas.

Da redação
Política
29 de Maio / 2015 às 07:31 | Nenhum Comentário

Com a contratação feita pela Prefeitura Municipal de Petrolina e do Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada de Juazeiro (SOTE), os primeiros pacientes começaram a realizar as cirurgias ortopédicas ELETIVAS de média complexidade. A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e a diretora da Regulação, Mara Gonçalves, aproveitaram a tarde de quarta-feira, 27, para visitá-los.

Em média, são 100 pacientes que aguardam o procedimento cirúrgico. “Antes de chegar o dia da cirurgia os pacientes passam por todo o processo pré-operatório com consultas e exames para que o procedimento seja um sucesso. Ver a satisfação do usuário em ter sua demanda resolvida e sua saúde restabelecida nos alegra e dá sentido ao nosso trabalho”, disse a diretora.

 “A iniciativa foi um pedido do prefeito Julio Lossio com o objetivo de agilizar as cirurgias eletivas e reduzir a espera, dando mais dignidade e resolutividade às demandas. Vamos  conseguir atender as necessidades de nossos pacientes, fiz questão de vir visitá-los e saber como foram atendidos. A satisfação e alegria de nossos pacientes nos motiva a buscar soluções para as suas necessidades", salientou Lucia.

Ascom/Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage