Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Política
24 de Maio / 2016 às 06:28 | Nenhum Comentário

A atual conjuntura política do país e as eleições municipais deste ano foram debatidas em diferentes municípios pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), neste final de semana. Acompanhado da executiva do PT local, do suplente de deputado Mário Jacó e do chefe da CDA, Ari Souza, o congressista esteve em Sobradinho e Sento Sé, no norte baiano, depois de passar por Juazeiro e Senhor do Bonfim para ampliar os debates com a militância petista e da base do governo do estado, seguindo com as ações de resistência no país.

Na atividade em Sento Sé, por exemplo, no último sábado (21), além desse debate nacional, o deputado petista também traçou estratégias com o PT local sobre o pleito de 2016. A pré-candidatura de Ana Luiza se consolida como favorita, o PT apoia e sugeriu o nome do presidente do sindicato dos servidores públicos, o companheiro Jacaré para a vice, que tem todas as condições de fortalecer a chapa ainda mais.

"Estamos seguindo com as ações de final de semana, levando mais informações e ampliando os debates sobre as eleições de outubro. É um momento importante para Sento Sé, que sofre com um governo corrupto liderado por um tucano", dispara Assunção ao lado do ex-prefeito da cidade Juvenilson Passos e da pré-candidata ao Executivo, Ana Luiza, na plenária no distrito de Retiro. A caravana de Valmir Assunção ainda visitou o assentamento Potiguar Antônio Guilhermino e ouviu as reivindicações dos assentados nos setores fundamentais como educação, infraestrutura, saúde e lazer.

Em seguida, já no município de Sobradinho, Valmir foi recebido pelo prefeito Luiz Vicente Berti, que completou 34 anos. A atividade particular contou com discursos políticos e análises sobre a atual conjuntura do país. "Debatemos estratégias que possam elevar o cenário político local com participação popular e ouvindo o que os setores da sociedade têm a complementar. Em Sobradinho, o prefeito Vicente tem conseguido manter os serviços e programas com foco no povo, que é quem mais precisa", completa Valmir.

Ascom do deputado Valmir Assunção
Variadas
24 de Maio / 2016 às 06:00 | Nenhum Comentário

O programa Geraldo José iniciou a semana entrevistando o Engenheiro do SAAE de Juazeiro, Henrique Santiago. Na oportunidade, Santiago explicou como está o andamento das obras de saneamento básico em toda a cidade. Segundo o engenheiro, mais três elevatórias foram postas em funcionamento e mais quatro estão prontas para começar os serviços. Até o final deste ano espera-se concluir a construção de 20 elevatórias.

“O mais importante nesse momento é a conclusão das estações elevatórias. Hoje, nós já colocamos três elevatórias em funcionamento, sendo uma delas localizada em frente ao SESI, ao lado do Juá Garden Shopping. Já temos mais quatro elevatórias prontas para entrar em funcionamento. Nós temos quatro em funcionamento, quatro para entrar em funcionamento que estão prontas, cinco em fase final, duas já iniciadas e faltam somente quatro para serem iniciadas nesse período. Com dois meses de obras contínuas dá para se construir uma elevatória”, declarou.

Além de responder diversas perguntas dos ouvintes e também dos internautas, Henrique Santiago esclareceu que as ligações de água foram concluídas no bairro João Paulo II, restanto apenas 12 residências para serem instalados os hidrômetros. Já nos bairros Tabuleiro, João Paulo II, Jardim Flórida, Codevasf e Jardim Vitória os trabalhos de ligação continuam. Na próxima sexta-feira (27) será inaugurada uma elevatória que cobrirá os bairros Malhada da Areia, Argemiro e o Residencial São Francisco. A entrega está marcada para as 11h.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2016 às 23:00 | 12 Comentários

Os dias de turbulência política, vividos nos últimos tempos, como já constatado em diversos países que primam pela democracia, revelam o quanto o êxito econômico é capaz de manter ou fazer ruir governos. No Brasil, ’Mensalão’ e ‘Petrolão’ são como duas faces da mesma moeda, são o resultado de uma insana prática reiterada de corrupção, como forma de manter o poder no Estado Democrático de Direito.

Se por um lado a democracia se mostra em pleno funcionamento, com a obediência das regras estabelecidas no jogo democrático, por outro lado é pesaroso constatar que sofre crise de funcionamento por produzir governos sem capacidade.

As pessoas mudam, mas as práticas políticas não têm acompanhado essas mudanças. O pluripartidarismo, que se opõe ao duo partidarismo tão criticado pelos americanos no Norte, sofre no nosso país um esquartejamento moral, com grave crise de representatividade e consequente desvio da finalidade buscada na lei.

No centro de todos os questionamentos, dúvidas e incertezas do momento, ouvir a população é essencial. Como cidadão,  sei o que me incomoda, trabalhar, produzir, recolher imposto, não ter segurança, saúde, infraestrutura, tudo isso, com uma constatação interessante, as últimas pesquisas apresentam que o problema mais grave para grande parte da população é a corrupção, seguido pela recorrente preocupação com a saúde.

A corrupção e a incapacidade de gestão, distúrbios do engenho democrático, fazem aprofundar a maior das crises que não é política nem econômica, é a crise de confiança, às vésperas de mais um prélio eleitoral, onde as pessoas irão escolher os seus prefeitos e vereadores. Aí é comum ouvir reiteradamente expressões como “não vou votar em ninguém”, ou novamente a receita da busca pelo “salvador da pátria”, escolhido entre atores ainda não colocados na cena política, como se a omissão ou a ruptura com atores fosse de alguma forma assegurar a eficiência e probidade almejadas pela população.

O nó da questão é como voltar a se conectar com a população, reconquistar a sua confiança, e nesse aspecto não é só mais uma questão de estratégia de marketing, forma bastante utilizada pelos governos atuais em democracias, para convencimento e ratificação dos projetos de poder. Falta algo mais, gestos mais concretos, os políticos precisarão ser mais claros quanto a medidas de transparência, por exemplo.

As pessoas estão menos preocupadas com o jogo de futebol e começam a discutir as regras da previdência social... E como uma coisa chama a outra, que tal começar apresentando as contas públicas, sem qualquer reserva, abrindo todos os contratos, desde as obras de maior porte até os comprimidos dos postos de saúde ou a merenda que chega às escolas?

Basta! Cansamos de ouvir dizer que contratos com empresas de lixo geram dividendos aos políticos, que já teve guerra de grupos pela divisão de dinheiro. Basta! Chega de ouvir dizer que parte da merenda escolar é desviada, que o transporte escolar abastece o bolso de muita gente ou que há governos que cobram para licenciar empreendimentos imobiliários. Basta! Cansamos todos da forma de gestão complacente com  a desordem, que inviabiliza a qualidade de vida do cidadão, vilipendiando as normas de ordem pública estabelecidas em favor da coletividade.

Basta!

As sinalizações precisam ser dadas pelos políticos e acompanhadas pelos cidadãos. Novos mecanismos de organização da sociedade precisam ser colocados em prática, fazendo com que as pessoas participem de forma verdadeiramente democrática, colaborem com os conselhos, fiscalizando,  sugerindo, enfim se conectando com a vida política e com os políticos.

Com o incentivo real a uma participação popular no mais alto nível de gestão, colocando a população em contato com temas importantes, faríamos surgir novas lideranças. O eixo da crise de confiança é a ausência de lideranças capazes, com conhecimento de gestão, dispostas a conduzir com zelo e transparência, o bem público.

Outro dia debati em um grupo de WathsApp, com um jovem descrente de tudo e todos, rendido ao mantra que ‘todos são ladrões’, ‘depois daquele, aquele outro é a mesma coisa e todos só querem ser beneficiar da política’, e fiz uma ponderação, quanto a confiança. Disse-lhe que na minha profissão o problema da confiança resolvemos com um contrato, na política resolvemos com eleição.

Precisamos ajustar os novos gestores à responsabilidade de gestão. Não se trata da confiança pessoal, do fio de bigode, se trata objetivamente de exigir mecanismos que afastem cada vez mais as possibilidades de corrupção. A confiança será resgatada com participação da população. Há um tempo novo a ser construído, não de falsos salvadores, nem de discursos ultrapassados, retóricos e ensaboados, mas de prática objetiva, e transparência escancarada jamais vista ou pensada, com a participação de todos.

Juntos ao tempo novo, todos.

Por Márcio Jandir, advogado, especialista em Direito Público, Vice-presidente do Democratas, Juazeiro.

Variadas
23 de Maio / 2016 às 22:29 | 2 Comentários

Seguindo um cronograma diário, levando em consideração as necessidades de cada região e o atendimento das demandas da comunidade, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro atendeu nesta segunda-feira (23) com ações na área de iluminação o Centro da cidade, a Avenida Flaviano Guimarães, os bairros Tabuleiro, Pedra do Lord e Jardim Vitória.

O gerente de Iluminação, Hildenberg Carvalho, destaca a importância do trabalho que o governo municipal vem efetivando na cidade na área de iluminação. "Estamos trabalhando em várias regiões de Juazeiro para garantir iluminação necessária e assegurar ainda mais a melhoria na segurança e qualidade de vida da população no período noturno", ressalta o gerente.

Na semana passada a Sesp atendeu com serviços de manutenção o Residencial Brisa da Serra, os distritos de Carnaíba do Sertão e Maniçoba, além do povoado de Lajinha em Abóbora.  A Iluminação Pública ainda intensificou as ações com atendimento de solicitações da população em 33 bairros da cidade. Ao todo foram substituídas 108 lâmpadas, 16 reatores, 81 fotocélulas e 42 bases.

Para solicitar serviços de iluminação, a população deve ligar para o telefone 3612-5411, informando o endereço e a demanda. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da ligação é gerado um número de protocolo, o qual deve ser anotado para o acompanhamento da solicitação.

Ascom/Juazeiro
Variadas
23 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

No último sábado (21) foi realizado o segundo dia D de atendimento aos aniversariantes de maio, totalizando 3.336 atendimentos nos dias 7 e 21/05. A ação faz parte do Programa Aniversário Saudável implantado em 2015 pelo prefeito Julio Lossio. "Nosso objetivo é a prevenção de doenças, onde, sobretudo, buscamos identificar precocemente os casos de hipertensão, diabetes, câncer de mama, colo de útero e próstata, que são as principais causas de morte", frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

O comerciante, Luciano Barros, parabenizou o prefeito Julio Lossio. "O Aniversário Saudável é um programa muito interessante e sensível às pessoas. O prefeito foi muito assertivo em proporcionar esse momento no mês de aniversário", disse.

Programa Aniversário Saudável    

O Aniversário Saudável tem o objetivo de proporcionar uma avaliação de saúde no mês do aniversário de todos os petrolinenses.  O programa é baseado em 5 indicadores - hipertensão, diabetes, câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata. A partir dos resultados da avaliação no dia D são solicitados consultas e exames complementares.

Ascom/Petrolina
Policial
23 de Maio / 2016 às 21:30 | 2 Comentários

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, realizaram operação contra poluição sonora sábado, dia 21 de maio, nas localidades de Maniçoba e Jatobá, zona rural de Juazeiro-BA.

Cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa coibir a poluição sonora, policias militares da 75ªCIPM em conjunto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro (SEMAOP) realizaram operação na Maniçoba  afim de averiguar a prática de poluição sonora naquela localidade. Também foram realizadas abordagens pessoais com intuito de coibir o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A 75ª CIPM informa que em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, seguem intensificando as abordagens a estes estabelecimentos no intuito de interditar os que estão funcionando de forma ilegal.

Com informações da 75° CIPM
Esporte
23 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

Os moradores e atletas prestigiaram neste domingo (22), o II Circuito de Vôlei de Areia, realizado na Arena João Paulo II. O campeonato, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, contou com a participação de 12 duplas femininas e 16 duplas masculinas.

No feminino, a dupla vencedora foi Ariane Barreto da Silva e Fabiana Capim da Silva, e no masculino, Eddie Gregory Silva dos Santos e Sangelo Alan Dantas do Nascimento. De acordo com o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, o Circuito é composto por quatro etapas. "Este é o segundo ano que realizamos o Circuito de Vôlei de Areia, estamos na primeira etapa da competição. É gratificante incentivar a prática do esporte no nosso município, realizando campeonatos em várias modalidades. Juazeiro tem muitos atletas praticantes e apaixonados pelo vôlei, então resolvemos incentivar ainda mais este esporte com a realização do Circuito. Quero agradecer a participação de todas as duplas e parabenizar os vencedores", concluiu Gilberto.

RESULTADO

I ETAPA DO CIRCUITO DE VÔLEI DE AREIA

CLASSIFICAÇÃO FEMININO DUPLA

1º  Lugar  

Ariane Barreto da Silva

e Fabiana Capim da Silva

2° Lugar 

Gabriele dos Santos Mesquita e Ana Kelly Freire da Silva

3° Lugar 

Luanna Benevides Marinho

e Maria Fernanda Barbosa Pinheiro

CLASSIFICAÇÃO MASCULINO DUPLA
1° Lugar

Eddie Gregory Silva dos Santos

e Sangelo Alan Dantas do Nascimento

2° Lugar 

Lucas Kaique da Silva

e  Alisson Igor da Costa

3° Lugar

Angelo Fernando Bonfim dos Santos

e Rafael Barros Nunes

Ascom/Juazeiro
Variadas
23 de Maio / 2016 às 20:29 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Petrolina registrou mais 23 cirurgias pediátricas, na última sexta-feira (20), totalizando 251 procedimentos realizados. O Programa de Cirurgias Pediátricas é uma iniciativa da gestão Julio Lossio em pareceria com Secretaria Estadual de Saúde.  

"Essa é uma iniciativa bastante exitosa com resultados excelentes que vem sido reconhecida pelos nossos usuários. As crianças não precisaram mais se deslocar a Recife e, tudo isso, proporciona maior comodidade para toda a família", pontuou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

O programa foi implantado em junho de 2015 com o objetivo de dar maior resolutividade aos procedimentos cirúrgicos em crianças. A cirurgia, bem como o acompanhamento pré e pós-cirúrgico acontecem em Petrolina na rede de saúde da Secretaria Municipal.

Ascom/Petrolina
Política
23 de Maio / 2016 às 20:00 | 4 Comentários

Se depender do vereador Dalmir Pedra (PP) o grupo político do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) vai ter um pouco mais de dor de cabeça para definir o nome que disputará a prefeitura de Juazeiro nas eleições deste ano.

Nesta segunda-feira (23), quando o Partido Comunista do Brasil discutia no Espaço Nossa Casa os nomes da legenda para disputa eleitoral em outubro, Dalmir Pedra reafirmava da tribuna da Câmara de Vereadores a sua condição de pré-candidato a prefeito.

“O Partido Progressista apesar de aliado do governo do PCdoB tem pré-candidatura que está posta, através do meu nome. Tive uma conversa hoje com o vice-governador João Leão, com os deputados da base, vamos colocar o nosso nome e vamos ver no que dá” expressou Dalmir Pedra.

A vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa-PMDB) por meio de aparte provocou: “Quem vai lhe apoiar Excelência?”. Em resposta Dalmir disse “O povo que tem me apoiado até hoje vereadora. Quanto a Isaac, ele não é mais candidato a prefeito porque já foi reeleito vereadora” concluiu o parlamentar do PP.

Anderson Alves, líder do prefeito na Câmara e presidente municipal do PP referendou o discurso de Dalmir Pedra. “Nós integramos um grupo político que é coeso, e por ser aliado o Partido Progressista tem pré-candidatura e o nome de Dalmir Pedra é o nosso representante, mas na hora certa a sociedade vai conhecer o nome que vai defender o Movimento Juazeiro no rumo certo” declarou Anderson.

Variadas
23 de Maio / 2016 às 19:30 | 3 Comentários

Com o objetivo de oferecer maior segurança para a população, coibir a ação de criminosos e auxiliar a Polícia no trabalho de segurança ostensiva, a prefeitura de Casa Nova vai implantar um sistema de câmeras para vídeomonitoramento. A ordem de serviço foi assinada na última semana.
 
Atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e das Polícias Militar e Civil, a gestão municipal, com recursos próprios, vai instalar 20 câmaras nas principais ruas e avenidas da cidade e no distrito de Santana do Sobrado. De acordo com a prefeitura, na primeira etapa serão instaladas câmeras fixas, além de uma rede de cabos de fibra ótica na região central da cidade e de uma central de monitoramento.
 
Segundo o consultor da empresa ganhadora da licitação, Jorge Luiz, as câmeras são de última geração e com alta capacidade de definição, captam imagens em 360º e com zoom de 20 vezes chegando a uma distância de até 600 metros. A previsão para início da operação é de 60 dias.
 
A solenidade de assinatura contou com a participação da presidente da Associação Comercial, Elisângela Silva, do prefeito da cidade de Pilão Arcado, João Porfírio, do Tenente Coronel Ubiratan Queiroz, responsável pela 25ª Companhia de Policia, o delegado de Polícia Civil Clériston Jambeiro, vereadores e secretários municipais. Para Wilson Cota, prefeito da cidade, a ação da prefeitura visa garantir mais segurança para a população. "Não vai evitar, mas vai, com certeza, diminuir e ser um instrumento eficaz de investigação. Nosso trabalho é garantir muito mais qualidade de vida para nossa cidade".
 
A implantação do sistema foi elogiada por todas as forças de seguranças presentes. "É um passo importante para o desenvolvimento da segurança do município", comentou o delegado Clériston Jambeiro. "Com esse sistema, podemos ampliar nossa atuação e colaborar muito mais com a segurança do cidadão", complementou Tenente Coronel Ubiratan Queiroz.
 
Casa Nova é um dos poucos municípios no Brasil a contar com o sistema através de investimento próprio. "Nosso governo está investindo o dinheiro do povo em beneficio para a comunidade. Não devemos nada a ninguém. Nossa cidade mostra que está à frente do seu tempo com a implantação dessa tecnologia, aliada aos investimentos fortes em pavimentação, educação, saúde e atenção ao homem do interior", destacou Anastácio Neto, Netinho, secretário de Governo.

Ascom/Casa Nova
Esporte
23 de Maio / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

O prefeito Isaac Carvalho acompanhou neste domingo (22), a segunda rodada do Campeonato Interdistrital, no distrito do Mandacaru. O estreante Mandacaru não saiu do zero na partida contra a equipe de Massaroca, enquanto Pinhões, jogando em casa, se recuperou da derrota inicial e bateu o campeão Junco por 3 a 1, e Carnaíba, empatou em seu campo por 1 a 1 contra Itamotinga.

O prefeito Isaac Carvalho falou da importância do futebol para a saúde, lazer, educação, integração da população e entretenimento. "Estamos promovendo, através da SEDUC, mais uma grande festa esportiva no interior do município, integrando os distritos, incentivando o esporte, além de gerar renda e diversão para as comunidades", ressaltou o prefeito.

Na estreia do Campeonato, a equipe do Mandacaru conseguiu reunir um grande público e uma torcida que vibrava a cada bola lançada em direção ao gol, mas conseguiu apenas o empate no seu primeiro jogo. No próximo domingo 29, a tabela marca três jogos, todos começando no mesmo horário, às 15h30. São eles: Itamotinga x Mandacaru, Massaroca x Juremal e Abóbora x Maniçoba.

Ascom/Juazeiro
Policial
23 de Maio / 2016 às 18:28 | Nenhum Comentário

Durante a madrugada deste domingo (22), por volta das 4 h, a Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE/Semiárido – deflagrou mais uma edição da Operação Terra Limpa, que vem sendo desencadeada objetivando combater o plantio e tráfico de maconha no Vale do São Francisco. Durante a ação foram erradicados e incinerados cerca de 57.600 pés de cannabis sativa e outras 3,5 toneladas, que já estavam prontas para distribuição, numa ação que durou mais de 14 horas e contou com um total de 17 policiais militares da referida unidade especializada.

Através de uma denúncia os policiais foram informados que no povoado de Riacho do Meio, que dista 120 Km da sede do município de Xique-Xique, estava ocorrendo o plantio da erva. Ao chegar no local, localizado em uma estrada vicinal, a equipe se deparou com uma enorme estrutura de plantio continuado com dois acampamentos, sistema de irrigação por gotejamento, motor para geração de energia, pulverizador, muitos gêneros alimentícios e também muitas ferramentas agrícolas. Ninguém foi preso, pois o grupo possuía informantes que visualizaram a aproximação das guarnições e isso possibilitou a fuga dos criminosos pela caatinga.

A ação foi festejada pelo povo sertanejo da localidade, que relatou o temor imposto pelos traficantes na região e a incidência corriqueira do roubo de animais também perpetrados por este grupo criminoso. A Operação Terra Limpa continuará por tempo indeterminado em toda a região do Vale do São Francisco e, não só a erradicação dos plantios de maconha, mas também a desarticulação dessas associações criminosas estarão entre as prioridades da Polícia Militar da Bahia no norte do Estado. 

Ascom PM-BA
Variadas
23 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

Até o dia 03 de junho, em Petrolina, a Campanha de Vacinação contra Gripe será direcionada aos idosos (67,76%), gestantes (56,48%) e crianças (85,92%), grupos que registraram menor índice de vacinação. Os demais já alcançaram a meta estabelecida.

"O objetivo da gestão Julio Lossio é vacinar todas as pessoas do grupo prioritário, mas ainda há muitos idosos, gestantes e crianças que não se vacinaram. Por isso, até o final da campanha, a vacinação será direcionada para esses públicos específicos", explicou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

A coordenadora de Imunização, Jeane Moraes, alerta que "o período de frio está se aproximando, época com mais chances de contrair a doença, por isso é importante que as pessoas se imunizem o quanto antes". 

Já foram registradas 42.832 doses aplicadas, ou seja, 75,81% do público-alvo já foi vacinado contra os vírus H1N1, H3N2 e B. A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 80% da população.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
23 de Maio / 2016 às 17:45 | 6 Comentários

O ministro Romero Jucá, do Planejamento, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai se licenciar do ministério a partir desta terça-feira (24). Embora tenha anunciado "licença", ele afirmou que "tecnicamente" vai pedir exoneração porque, durante o período, voltará a exercer o mandato de senador.

Jucá disse que, na noite desta segunda, enviará um pedido de manifestação ao Ministério Público Federal, a fim de que o órgão avalie se cometeu algum tipo de crime em relação às conversas gravadas entre ele e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.O jornal "Folha de S.Paulo" informou nesta segunda-feira que, em diálogo com Sérgio Machado, Jucá sugere um "pacto" para tentar barrar a Operação Lava Jato. Mais cedo, em entrevista coletiva, Jucá havia dito que não tinha nada a temer não pretendia deixar o comando do ministério.

"Eu vou me licenciar, mas tecnicamente vou pedir exoneração", declarou Jucá. Segundo ele, até que o Ministério Público apresente um parecer, ele permanecerá afastado. Durante a "licença", o secretário-executivo Dyogo Oliveira responderá pelo Ministério do Planejamento.

"Como há certa manipulação das informações, eu pedi ao meu advogado, doutor Kakay, que prepare um documento, e nós estamos dando entrada hoje [segunda] à tarde para que tenhamos posição do Ministério Público Federal, se há ou não irregularidade, crime na conversa. Na medida em que colocar este documento lá no Ministério Público Federal, vou conversar com o presidente Temer e vou pedir licença do ministério enquanto o Ministério Público não se manifestar", disse

Depois de um pronunciamento do MP, Jucá disse que aguardará decisão do presidente em exercício, Michel Temer, sobre se irá querê-lo de volta ao governo ou não. "Estou consciente que não cometi irregularidade", declarou.

O ministro fez o anúncio depois de acompanhar o presidente em exercício Michel Temer e os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) na visita ao Senado para entregar ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta que altera a meta fiscal do governo. A proposta, que necessita de aprovação do Congresso, prevê um déficit de R$ 170,5 bilhões, o que representa o maior rombo da história nas contas do governo.

A fala do ministro foi tumultuada porque deputados e outros manifestantes gritavam contra Jucá e o governo de Michel Temer no Salão Azul do Senado.

Jucá disse que, embora tenha anunciado a licença, atuará pela aprovação da proposta na Comissão Mista de Orçamento, na tarde desta segunda-feira, e no plenário do Congresso, nesta terça. "Vou ajudar a aprovar meta hoje na comissão e amanhã no plenário", declarou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, após o encontro com Temer e os ministros, que antecipou para a manhã desta terça a sessão do Congresso que votará o projeto de alteração da meta fiscal, que estava marcada para a tarde. "O presidente pediu para nós agilizarmos a apreciação", afirmou.

Renan Calheiros afirmou que tratará o governo Temer "da mesma forma" como tratou o governo da presidente afastada Dilma Rousseff. "Há uma exigência nacional em relação a essa matéria", declarou.

Globo
Policial
23 de Maio / 2016 às 17:30 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, nesta sexta-feira (20), às 23h30, em Senhor do Bonfim.

Uma guarnição da 5ª Companhia, em ronda, no contorno da Cidade de Filadélfia, tentou abordar um veículo que empreendeu fuga, seguindo pela BR 407, sentido Senhor do Bonfim.

 Uma guarnição da CETO partiu em apoio, perseguindo a pick up  Fiat Strada, de cor prata, licença de Senhor do Bonfim, no Distrito de Tijuaçu, Município de Senhor do Bonfim.

Em uma estrada vicinal, o veículo caiu em uma vala, ferindo gravemente o condutor Adalberto Araujo de Souza Filho, 40 anos, que foi socorrido para o hospital de Filadélfia, em seguida, transferido para o hospital de trauma de Petrolina, Estado de Pernambuco, escoltado por policiais da 1ª Companhia.

O acusado transportava grande quantidade de maconha prensada, em 11 sacos e a quantia de R$1.708,00. O material e o veículo foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante.

Asscom
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2016 às 17:00 | 3 Comentários

Caros leitores o que quero demonstrar na foto é um ponto de ônibus muito conhecido e usado pela população, principalmente por estudantes dos colégios Helena Celestino, Modelo e Lomanto Júnior. Uma escuridão total e trazendo assim certa insegurança para os usuários. Este ponto está localizado as margens da Rodovia Lomanto Júnior em frente a distribuidora Revalle e ao bairro Castelo Branco. Venho por essa ferramenta de comunicação cobrar aos responsáveis uma solução.

Iluminação pública é um direito mínimo do cidadão!

Ailton Carvalho

Policial
23 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

Por volta das 6 horas da manhã do dia 21 de maio de 2016, Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Rondesp Norte após levantamento no Povoado de Carneiro, Distrito de Carnaíba e na Vila Mandacaru, acionaram as Guarnições Rondesp 08, Rondesp 09 e Rondesp 10, deslocando até o local aonde foi efetuado uma busca nas residências de HÉRICLES GABRIEL SEBASTIÃO DE SIQUEIRA NUNES, ANDRÉ DE SOUZA NETO e DEYWSON NUNES RAMOS, conforme Mandado de Busca e Apreensão.

Todo material e os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia, conforme ocorrência de nº 4950/2016.

Asscom
Informativos
23 de Maio / 2016 às 16:10 | 2 Comentários

O diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou nota ao Blog Geraldo José nesta tarde esclarecendo que solicitou a cessão do auditório do Centro de Cultura João Gilberto mediante procedimentos legais, com o envio de ofício e pagamento de todas as  taxas referentes ao aluguel do espaço.

O partido informa ainda aos militantes, simpatizantes e a toda a população que o evento 'Juazeiro no Rumo Certo' está mantido para hoje  (segunda-feira, 23) e agora acontecerá no  espaço Via Show (próximo à feira livre), às 18h.

Ascom/PCdoB
Charges
23 de Maio / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

O estudante secundarista Douglas Lisboa, 17 anos, foi o primeiro jovem da Bahia a solicitar inscrição para o projeto "Mesário do Futuro". Ele deu início ao cadastro de voluntários, que este ano começa a ser mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A ideia é consolidar um banco de dados formado por eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que tenham interesse em prestar serviço como mesário ao completarem a maioridade – pessoas como Douglas (foto), que desde cedo já mostra interesse pela participação no processo democrático do País. "Sempre gostei de política. Já fui líder de turma na escola e tenho como exemplo meu irmão, que foi mesário na última eleição. Acho que o voto é uma das grandes conquistas do povo brasileiro. Votar é ser cidadão", reflete o estudante.

A vontade de servir como mesário fez com que Douglas procurasse a sede do TRE da Bahia. Foi quando soube que era possível antecipar a sua inscrição, por meio do "Mesário do Futuro", projeto idealizado pelo Cartório da 7ª Zona Eleitoral de Minas Gerais e adotado, este ano, pelo TRE-BA, após adaptação realizada pelo Grupo de Trabalho Mesários do Regional baiano.

O projeto

A Presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA), Verônica Silva, contou que conheceu o projeto da 7ª zona de Minas durante o "I Fórum Nacional de Chefes de Cartório", em 2015. A partir daí, ela e outros membros do GT-Mesários/BA perceberam a potencialidade da ação e propuseram incorporá-la à realidade da Bahia com o nome "Mesário do Futuro". "A gente vem buscando aumentar o número de mesários voluntários e o 'Mesário do Futuro' é um dos projetos que adotamos para alcançar esse objetivo", afirmou.

Além do papel colaborativo dos mesários para a realização das eleições, a servidora lembra que o mais interessante no projeto é despertar o interesse dos jovens pelo processo democrático brasileiro.

Conforme a presidente do GT-Mesários/BA, a participação voluntária vem crescendo no TRE-BA, "graças à junção de forças do GT-Mesários, cartórios eleitorais, Assessoria de Comunicação, Escola Judiciária e às parcerias com instituições de ensino conveniadas, que conferem aos estudantes das universidades participantes horas de atividades complementares a partir do tempo de serviço prestado como mesários", explicou.

Inscrições

Para solicitar inscrição no projeto "Mesário do Futuro", os jovens interessados devem enviar e-mail ao cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado (veja os endereços). Mais informações sobre o projeto ou os contatos telefônicos dos cartórios podem ser obtidos por meio de uma consulta ao site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), clicando-se no banner do "Mesário Voluntário" (na home page) e, em seguida, na opção "Mesário do Futuro".

Verônica explica que, solicitada a inscrição, bastará ao jovem "aguardar o contato do cartório eleitoral para participar do projeto". Um sistema próprio, em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Tecnologia e Informação (STI) do TRE-BA, atenderá os interessados futuramente. "Quando o sistema já estiver funcionando a inscrição será feita online, bastando o preenchimento do formulário eletrônico", pontuou a servidora.

Confira qual o e-mail de seu cartório e se inscreva (PDF)

Asscom
Variadas
23 de Maio / 2016 às 15:30 | 1 Comentário

O deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado do técnico da Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), Sérgio Amin e demais lideranças esteve reunido  com moradores do Brejo do Zacarias, interior de Pilão Arcado.  A comunidade é conhecida na região pela produção e venda de cachaça.

Durante a visita, Zó falou sobre o 'Projeto Pró Semiárido', ação do governo do estado que visa fomentar atividades rurais possibilitando a geração de economia e renda. "Percebemos que a comunidade tem um grande potencial para fabricar cachaça e outros produtos derivados da cana-de-açúcar, porém, ainda de forma muito artesanal. Através desse programa queremos estimular os moradores e mostrar que é possível aumentar a renda e melhorar a vida de todos", afirmou o deputado.

O Brejo de Zacarias tem aproximadamente quatro mil habitantes que vivem da produção dos derivados da cana. A maior parte da população também conta com a ajuda de programas sociais do governo federal como bolsa família.

De acordo com o técnico da CAR, Sérgio Amin, com a inclusão da comunidade no programa, as técnicas para fabricar e vender  os produtos serão aperfeiçoadas. "O Pró Semiárido identifica, potencializa e dá assistência técnica aos beneficiados para que possam andar sozinhos e consequentemente,   alimentar outras cadeias produtivas", avaliou. 

Nos próximos dias uma nova visita com o diretor da CAR já esta sendo agendada. A expectativa é que até o mês de julho comece a ser montado um diagnóstico da comunidade e logo depois a implantação do programa.

Ascom/Deputado Estadual Zó
Política
23 de Maio / 2016 às 15:13 | 23 Comentários

A secretária de Saúde, Tatiane Malta, comunicou ao prefeito Isaac Carvalho que está deixando o cargo por razões pessoais. O prefeito Isaac agradeceu a dedicação e empenho de Tatiane e a convidou para permanecer na equipe de governo. A nomeação do novo secretário de Saúde, Plínio Amorim, já foi assinada pelo prefeito e nesta terça-feira, 24 de maio, no primeiro evento do Plantão de Especialidades Médicas no bairro Maringá, Plínio já estará a frente da pasta.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2016 às 15:00 | 5 Comentários

A pergunta do titulo é mais abrangente. Vamos inicialmente aproveitar e dizer aqui que estão pintando os prédios e equipamentos públicos com cores totalmente partidárias, pelo jeito para marcar para sempre aquilo que é do Povo... Alguém já se manifestou? Não, mas deveria... Se isso ocorresse, logo eles encontrariam outra cor diferente dessas, que mais parecem estar marcando nossa cidade como se marca uma boiada...

Agora vamos para o cerne da pergunta que é tema desse texto. TUDO AZUL, JUAZEIRO? Sim... Indiscriminadamente, uma grande parte central da cidade está ficando azul com os meios-fios sendo pintados, praticamente de ponta a ponta e dos dois lados das vias, como essa foto da ilustração... Tudo para a arrecadação ser a maior possível, pois esse é o lema de quem arrecada...

Pelo que observei, poucos cidadãos se manifestaram, e aqui vão nossos cumprimentos ao “Tio David”, incansável defensor seja sozinho, ou através daquele Comitê. Sobre esse assunto ele manifestou reclamos e considerações de imediato provimento dado pela Justiça que, salvo engano, estão tentando reverter, mas, ainda não será agora, porque até então não responderam o que Dona Justa quer saber...

Posso até entender que a cidade precisa de um disciplinamento e ordenamento no seu trânsito, mas, nunca vou entender como o cidadão que paga até para morrer, tem que pagar para usar um mínimo espaço da via que precisa utilizar. Difícil entender como pagamos tudo sem direito a nada. Tem mais: na ganância de ganhar, saíram pintando tudo que foram encontrando pela frente vejam a Rua Góes Calmon (Rua da Apolo - foto), que não possui essa largura toda, e teve que ser fracionada para que se cobrasse de ambos os lados, quando, no passado recente, na faixa da direita era proibido estacionar... Quanta incoerência para quem só sabe o passado criticar...!!!

Falta o maior de todos os esclarecimentos que o Povo tem o direito de saber: fiquei boquiaberto quando soube do mínimo ganho financeiro que o Município receberá disso tudo... Ou seja, vão ganhar em cima do que é nosso, pagaremos pelo que é nosso, sem falar no alto investimento feito, e uma mísera cota parte caberá à cidade... Ou não é bem assim? Não é a mim que devem responder, mas, ao Douto Juízo que já cunhou taxativamente de “importe irrisório” a contrapartida que será destinada ao Município...

Palavra final: Ah, para não variar, lá está novamente aquela cor partidária na farda das pessoas que irão trabalhar na cobrança da taxa azulina. Nesse particular, tomara que toda vez que você tirar seu trocadinho do bolso, para pagar essa taxa caso venha mesmo a vingar, lembre-se do cobrador, e depois como eleitor, dê-lhe o troco em breve data...

Então, tenho que repetir: TOMA JEITO JUAZEIRO!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Política
23 de Maio / 2016 às 14:43 | 7 Comentários

Diretório Municipal do Democratas conseguiu liminar na Justiça e o evento do PCdoB intitulado “Movimento Juazeiro no rumo certo” teve que mudar de local. Inicialmente estava programado para o Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 18 horas, e agora será realizado no Espaço Nossa Casa, no mesmo horário.

Alega o DEM que o evento desta segunda-feira (23) fere a legislação eleitoral porque espaço públicos só podem ser utilizados em caso de convenção partidária, e estas só vão acontecer de 20 de julho a 5 de agosto.

A decisão do Juiz da 48ª Zona Eleitoral José Carlos Rodrigues do Nascimento foi encaminhada ao diretor do Centro de Cultura João Gilberto João Leopoldo e à presidência do PCdoB, que de imediato transferiu o local do encontro.

Política
23 de Maio / 2016 às 14:30 | 1 Comentário

Remanso faz jus ao nome: Tranquila e calma, muito pouco é manchete, salvo pelas estripulias de seus gestores, que nem sempre se comportam, na gestão da coisa pública, como deveriam.

As ruas andam agitadas. Os grupos de conversa no WhatsApp e nas páginas de redes sociais tem um assunto que bate recorde: O decreto 1578/2016 do prefeito criando vinte e cinco novas multas, sempre em valores com três dígitos, para quem descumprir determinações do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Remanso.

Tem multa para quem estende sua ligação dentro de casa sem avisar o SAAE, tem multa para o “desperdício” de água e taxa diferenciadas para religações e ligações: se a rua for calçada é 260 reais, se for asfalto 300 e se for terra 160.

Tem multa de todos os tipos e formas e até um novo escritório, onde funcionou até bem pouco tempo a sede do PMDB e que é de propriedade do vice-prefeito.

Não conseguimos localizar o vice-prefeito, que segundo informações na prefeitura, estaria “despachando no SAAE”. O prefeito, na sua clínica, justifica o aumento de forma simples: “Herdei uma autarquia como SAAE completamente falida. Conseguimos manter em funcionamento, com dificuldade, mas com a crise foi necessária esta regulamentação para coibir as ligações clandestinas”.

O “herdei” do prefeito é dito com mágoa e de imediato tenta reformular. Afinal a herança foi do prefeito anterior que ele apoia para sucedê-lo: “Não disse herdei, a verdade é que o crescimento da cidade criou dificuldades para Zé Filho (o prefeito que o antecedeu e que quer ser seu sucessor), que não teve dinheiro para fazer ampliação da rede, aí sobrou para nossa gestão”.

Nas ruas o sentimento é outro: “Não tem água o dia inteiro. Cai de pouquinho à noite e logo vai embora” – Reclama Eurundina Passos na Quadra X. “Falta de manhã, de tarde e de noite; Quero é ver o SAAE vir aqui cobrar multa” – ameaça José Luiz Pereira, morador da Área Industrial e dispara dois sonoros palavrões.

Enquanto isso o facebook, o whatsapp e todas as redes fervilham. O grupo “SAAE vende vento e cobra caro”, já chegou ao limite e o seu administrador, que não quer se identificar, diz que o grupo já gerou dois ou três filhotes: “Tem o grupo “SAAE, tô sabendo pra onde o dinheiro vai! ” e o “SAAE: Banho só de vento” e outros”.

Um funcionário da empresa terceirizada, responsável pelos cortes e fiscalização das novas multas, explica que “não é bem assim”: “Dr. Antonio Moura já determinou que os cortes e as multas só aconteçam depois dele identificar as pessoas. Não vai ter multa desse jeito que as pessoas estão dizendo”.

Algumas multas do Decreto 1578/2016: Multa IX, se você deixar de efetuar manutenção na caixa de esgoto: 150 reais. Iniciar projeto (?) sem comunicar ao SAAE: 300 reais. Não precisa nem ligar. È só iniciar! Essa é a multa XIII. Tem multa para todo gosto.

Por Manoel Leão
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2016 às 14:00 | 1 Comentário

Moradores da rua Santa Luzia no bairro Santo Antônio em Juazeiro, enviaram e-mail ao blog, pedindo ajuda no sentido de amenizar os problemas que vem ocorrendo na localidade. Segundo um dos moradores, um usuário de drogas chegou recentemente em uma das casas da rua e vem causando trantornos, veja abaixo na íntegra:

Os moradores da Rua Santa Luzia, no bairro Santo Antônio (a parte que fica bem próxima à Igreja Católica), estão atemorizados com os últimos acontecimentos. O proprietário de uma das casa da rua, cedeu seu imóvel para um rapaz que é usuário de drogas. Desde que este indivíduo começou a se abrigar na casa (não é alugada), vários outros usuários visitam a casa e a partir daí perderam o sossego.

Entre os visitantes, que vêm com frequência à casa, está uma mulher que segundo informações de vizinhos é perigosíssima e saiu do presídio recentemente. Outro dia a mesma estava completamente nua na porta da casa tentando seduzir o marido de uma vizinha que estava sentado na porta de sua residência, o mesmo ficou tão perplexo que não teve ação de ligar para a polícia. Outro dia esta mulher era vítima dos próprios comparsas quando apanhou na porta da casa onde se abrigam/visitam, momento em que os moradores ouviram gritos e muitas pancadas fortes.

No último sábado (21), por volta das 18hs, um usuário que é muito violento, segundo informações ditas aos vizinhos por terceiros, entrou com uma faca dentro da casa para agredir ao usuário que tem a concessão do imóvel. Este inclusive já "tomou ousadia" com várias moradoras.

Os moradores da rua já não se sentem seguros, muito menos à vontade para ficar na porta de suas residências, da chegada ou da saída das suas casas, pois temem agressões ou presenciarem cenas de violência. Temem também arrombamentos, pois segundo um morador o mesmo cara que estava armado ameaçou invadir uma residência.

Quando ligam para a polícia a informação que têm é que a viatura só vai se deslocar para o local se os vizinhos tiverem certeza que está tendo uso de drogas no momento da ligação, ou se houver movimento que indique tráfico, ou ainda se houver algum tipo de violência, o que os moradores temem e não querem que aconteça para que uma providência seja tomada.

Ainda segundo os moradores o dono da casa (que não é morador da rua) já foi comunicado e não tomou providência alguma, já que um dos usuários continua com a chave da casa tendo acesso livre e atraindo os seus companheiros para o local. O usuário que tem acesso ao imóvel não tem nenhum grau de parentesco com o proprietário. 

Além disto, ao lado da casa tem um terreno baldio que virou “motel” para alguns usuários que colocaram um colchão de casal, dormem no terreno durante a noite e também durante o dia. Guardam sacolas cujo conteúdo os vizinhos desconhecem.

Os moradores da Rua Santa Luzia, estão bastante preocupados porque temem por sua integridade física e pela segurança de suas casas. Estes fatos tiraram o sossego, acabou com a paz dos moradores que afirmam que isto nunca tinha acontecido e começou a partir do momento em que o dono do imóvel cedeu a sua casa e mesmo sabendo dos transtornos não toma providência alguma. Os fatos ocorrem há quase um mês. 

Os moradores preferem não se identificar.

Espaço do Leitor
23 de Maio / 2016 às 13:30 | 7 Comentários

Por Gilberto Santana

O povo não deve TEMER os golpistas, mas, os golpistas devem TEMER o povo. Isso mesmo! A consciência de classe e a consciência de si para consigo (Marx) fará a ficha cair... E a realidade será revelada na rua. Vamos ocupar a rua. Contra este golpismo, contra este governo ilegítimo. Não os reconhecemos, a saída é com o povo e pela esquerda. É nas ruas que escrevemos a história, nas ruas derrotamos a ditadura militar, nas ruas derrotaremos o golpe parlamentar-jurídico-midiático que busca levar ao poder um projeto que jamais seria aprovado nas urnas.

Necessário se faz uma campanha em prol do esclarecimento, da educação popular, do desenvolvimento do senso crítico apoiado no autoconhecimento. Para Kant, é preciso esforço para pensar por conta própria, ou seja, ser livre. Pois, para o entendimento nada mais se exige senão liberdade. Por isso se o homem não é livre, não pode ser autônomo e independente. Por essa razão, os que temem a liberdade detestam a democracia. Segundo Kant, o homem é um ser moral, daí que deve ser responsável e, portanto, livre. Em nosso contexto, os que amam a liberdade, que dedicam suas vidas às grandes causas da justiça e igualdade precisam combater o golpe. Esclarecidos e livres não devem Temer jamais!

Michel Temer é um presidente sem votos, sua primeira dama é uma advogada sem OAB, seu ministério foi recrutado na lava jato, seu clube do bolinha é misógino, racista e homofóbico.

Cadê o Brasil que os coxinhas queriam de volta quando gritavam: “devolva meu país”? Há um silêncio nas redes sociais e nas ruas, antes ocupada contra a corrupção. Os combatentes moralistas estão calados, quietos, esse silêncio diante do descalabro ético é uma admissão de que os “manifestantes” trabalharam para que outro grupo, muito bem representado na foto do usurpador no Planalto, assumisse para roubar com anuência e aprovação tácita deles. A acomodação os tornam cúmplices e tão ladrões quanto o time de Michel. Basta ver a ficha do líder do MBL, Renan Santos, que deve 5 milhões de reais à Justiça e reponde a mais de sessenta processos.

Cadê as panelas das varandas gourmet?  Cadê a indignação contra a corrupção? Não convocarão manifestações? E aquela estória de derrubar um por um? Não sairão às ruas contra os corruptos porque são corruptos do time deles. Agora tudo que não podia, pode. Tudo que não valia, vale. E de repente... tudo que era ruim ficou bom. Até as revistas mudaram de assunto e o manipulador nacional da Globo apresenta receita de bolo e vende uma ideia que tá tudo certo.

Como denunciado aqui em vários artigos, a luta não era contra a corrupção. Há um fenômeno de fascistização da sociedade, seria preciso gerar uma onda de ódio e manipular esse ódio para destruir o suposto inimigo. O ódio nos retira a razão, uma massa irracional marchará contra quem o seu ódio determine. Alguém disse que “o ódio é um veneno que o sujeito toma pensando que o outro vai morrer...” esse ódio foi personificado em Dilma e, especialmente, em Lula, o “nordestino bêbado”, acusado de fomentar a guerra de classes entre ricos e pobres numa versão que encontrou ressonância entre animais que fantasiaram um mendigo de “petista” para rir dele na Paulista. Ódio que se materializou no fascismo da médica que não atendeu a criança porque a mãe era petista.

Nada alicerçado no ódio pode prosperar. Só o amor tem poder de construção, mas, o verbo amar não foi conjugado nas ruas... O que os moralistas sem moral queriam era o país deles de volta, diziam que o país estava afundando, conseguiram. Apregoavam a recuperação da economia, que na propaganda golpista viria no momento em que Dilma pisasse fora do Planalto, não aconteceu. O dólar sobe, a Bolsa continua no mesmo lugar. E agora? E agora nada. O golpista branco acha que o culpado era o garçom negro do Palácio do Planalto, Jorge Catalão, um “infiltrado” do petismo. Ele já foi sumariamente demitido. Agora a coisa vai dar certo.

O Brasil agora está no rumo certo, só honestos no poder, tudo indica a julgar pelo noticiário, que a corrupção acabou. Na mídia nacional o que vemos atualmente são condicionamentos e manipulação da pessoa humana, principalmente através da televisão que é o meio de comunicação de massa de maior influência em nosso país, sendo até mesmo responsável pelo comportamento de milhões de pessoas ditando de modo indireto o que elas devem fazer pensar e consumir. Deste modo, é preciso assumir o nosso ser livre e responsável, do contrário, estaremos cometendo um autoengano.

Esse autoengano é não fazer uso da razão, ignorar os fatos, como por exemplo achar que estão livrando o país da corrupção com um governo de corruptos e bandidos. Não tomar conhecimento da lista de acusações e processos contra André Moura (PSC), líder do governo golpista de Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados, que é extensa. Moura é aliado de Eduardo Cunha (PMDB) e ajudou o deputado afastado em suas tentativas de escapar do processo de cassação no Conselho de Ética. O currículo de Moura no mundo criminal envolve investigações por fraudes em contratações, compra de voto, formação de quadrilha e até homicídio. O líder do governo Temer é homem família: ele, a mãe, a esposa e a irmã tiveram direitos políticos suspensos por fazerem a feira com dinheiro público.

Os que buscam o esclarecimento e a liberdade não devem Temer. Os democratas devem agir contra o golpe e tirar nosso povo da ignorância, isso remete a questão do esclarecimento. Segundo Kant, o esclarecimento é um processo de emancipação intelectual, de superação da ignorância e da preguiça de pensar por conta própria. É a busca de autonomia, de maioridade; é o esforço para sair da menoridade e para isso é necessário ter a ousadia de fazer uso de seu próprio entendimento. Como ele mesmo diz: "ousa, atreve-te, a saber".

 Precisamos superar a manipulação global, a ofensiva de alienação promovida pelos patos da FIESP, a reprodução do discurso dominante e vencer a menoridade. Kant define esclarecimento como sendo à saída do homem de sua menoridade da qual ele próprio é culpado. Já que a inclinação de permanecer no estado de ignorância e de menoridade é maior, então, a coragem é condição necessária para ser livre e pensar por conta própria. Livre da Globo, Veja e correlatas.

Na luta contra o golpe, mais do que nunca é necessário convocar a sociedade: "ousar saber". Principalmente nesta época em que vivemos um regresso do pensamento, da liberdade, da independência, numa sociedade onde não se tem estímulo para pensar, onde a função dos meios de comunicação social é "bombardear" a mente das pessoas com informações inúteis e alienantes, com ocupações desnecessárias, é quase impossível ser alguém esclarecido, alguém com senso crítico e com pensar próprio.

FORA TEMER, FORA GOLPISTAS! OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER...

Policial
23 de Maio / 2016 às 13:00 | 1 Comentário

No Distrito de Pilar, Município de Jaguarari, neste sábado (21), às 10h30, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por receptação de veículo roubado.

A guarnição abordou Valdir de Jesus Ferreira, 29 anos, conduzindo a motocicleta CG 150 Titan, licença de Senhor do Bonfim, com restrição de roubo.

O acusado, juntamente com o veículo, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

Asscom
Informativos
23 de Maio / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina e o Comitê Olímpico Brasileiro realizam nesta terça-feira, dia 24.05, uma coletiva de imprensa para apresentar o plano traçado para receber o revezamento da Tocha no dia 26.05. Nesta data a cidade também será sede de um evento de celebração pela passagem do fogo olímpico.  A chama vai passar por 17 bairros e será levada por 110 condutores. Desses, oito foram indicados pela Prefeitura de Petrolina, eleitos pela relação com o esporte local. Entre eles, figuram técnicos, atletas e ex-atletas da nova e da antiga geração do esporte petrolinense. 

Petrolina receberá a Tocha Olímpica e para comemorar a gestão municipal e o Comitê Olímpico Brasileiro realizam um evento de celebração. O momento acontece na orla a partir às 17h. Petrolina foi uma das 82 cidades brasileiras selecionadas para sediar este tipo de festividade, a Tocha vai percorrer 329 municípios.

A programação do evento vai contar com uma solenidade seguida de apresentações artísticas de Dorgival Dantas, Matingueiros, Dan Valente e Forró Santa Dose. A gestão municipal está em fase de preparação da infraestrutura que vai contar com palco, segurança, posto de atendimento médico e toda logística para receber o público.

O revezamento

Durante o percurso de 21km, 110 condutores participarão do revezamento que vai percorrer os bairros: IPSEP, Jd São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jd Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jd Maravilha, Vila Mocó, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial, São José, Centro e finalizando na orla, onde acontecerá o evento de celebração.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Política
23 de Maio / 2016 às 12:00 | 9 Comentários

A Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência política do Partido dos Trabalhadores (PT), é um espaço de articulação e formulação ideológica da militância que atua diretamente ou indiretamente na construção do partido. Pensando nisso, o vereador Tiano Felix (PT), de Juazeiro, ingressou publicamente nesta tendência durante ato político realizado no auditório do Hotel Vitória, na manhã do último sábado (21).

A atividade contou com a participação de vários militantes do partido, com a representação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos Povos de Terreiro, da Juventude, Mulheres, Sindicatos e lideranças rurais. Dentre eles, o deputado federal Valmir Assunção (PT – BA) marcou presença afirmando que o ingresso de Tiano na tendência é um passo importante para fortalecer o processo político na cidade de Juazeiro. 

Já Tiano acredita que a EPS será mais um espaço de continuidade da caminhada parlamentar, garantindo sempre uma maior interação do partido com os movimentos sociais, num momento de árdua luta política e de reafirmação dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras. 

Ascom Vereador Tiano Félix
Política
23 de Maio / 2016 às 11:29 | Nenhum Comentário

Ao elencar episódios classificados como grave no sistema hidroviário baiano, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), presidente da comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, promove audiência pública com o objetivo de debater: a qualidade do serviço, infraestrutura e acessibilidade do Sistema Ferry-boat, bem como dos terminais de embarque e desembarque de Mar Grande, Morro de São Paulo, Gamboa e Valença. O evento acontece nesta terça-feira (24), às 9h, no Auditório Jorge Calmon.

De acordo com Hildécio Meireles é preciso que o governo do estado, através da Agerba, órgão responsável por fiscalizar o sistema se posicione e apresente soluções a  curto prazo. "Porque a população baiana que necessita do serviço não suporta mais o caos instalado, que engloba não apenas longas filas e desorganização; como falta de estrutura mínima e segurança", frisou, relembrando que nos últimos dias a embarcação Pinheiro apresentou um problema técnico e ficou a deriva por horas. "E isso, tem ocorrido com constância", bradou, afirmando que ele é prova viva de todo descaso que vem ocorrendo. Hildécio Meireles possui base eleitoral e família no Baixo Sul e utiliza o Ferry-boat toda semana.

Dentre os convidados estão: o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa e os os prefeitos de Jaquaripe, Heráclito Arandas; Vera Cruz, Antonio Magno e Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias.

Ascom Dep. Hildécio Meireles
Variadas
23 de Maio / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde lança nesta terça-feira, 24 de maio, o Plantão de Especialidades Médicas. A ação será no Posto de Saúde do bairro Maringá, às 14h.

A Secretaria de Saúde registra uma média de 250 atendimentos por semana nessas áreas, identificadas como uma demanda grande nos Postos de Saúde do município.

Com o Plantão de Especialidades, a gestão municipal objetiva diminuir a fila de espera, garantindo com que os usuários que aguardam por consultas especializadas possam ter a sua demanda suprida.

O atendimento ao usuário será feito pelo cadastro apresentado pelas Unidades de Saúde. Entre as especialidades que serão ofertadas estão: ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia e oftalmologia. O plantão irá percorrer todos os postos do município. 

Confira a programação:

24 de maio – Mutirão de Neurologia- Maringá

26 de maio - Feriado

27 de maio - Mutirão de Dermatologia- João Paulo II

Ascom PMJ Foto da Internet
Política
23 de Maio / 2016 às 10:26 | 1 Comentário

"Quando você ouvir o governo falar em 'controle de armas', saiba que na verdade ele está falando simplesmente em 'controle' sobre o cidadão. A restrição ao armamento civil é uma forma de tirar o poder da sociedade", afirmou o presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, na palestra "Mentiram para Mim Sobre o Desarmamento", realizada na manhã deste sábado (21/5), no hotel Portobello, em Salvador. Iniciativa do empresário Alexandre Aleluia e promovido pela Juventude Democratas e pelo Democratas Mulher, o evento contou com a participação do presidente estadual da legenda, o deputado federal José Carlos Aleluia.

"Promover esse tipo de evento estimula o debate público, evitando que fique limitado à imensa quantidade de jargões e lugares comuns que a esquerda impôs e que virou senso comum sobre o assunto", disse Alexandre ao apresentar o palestrante. "É preciso ocupar os espaços nas faculdades, nas redes sociais com argumentos concretos. É isso que estamos querendo promover", complementou para um auditório lotado.

Bacharel em direito e consultor de segurança, Bené Barbosa expôs um histórico da legislação sobre o armamento civil e como o início de sua restrição esteve associado à intenção do Estado em se fortalecer perante a população na Era Vargas. Ele também lembrou a luta pelo "Não" no referendo do Estatuto do Desarmamento e como a campanha do governo apelou para a indução de pesquisas sobre o tema no início. Bené também ressaltou que somente 8% dos casos de homicídios são elucidados hoje no Brasil, além de que a população carcerária brasileira - apontada pela esquerda como 4ª maior do mundo - na verdade é apenas a 35ª.

Já o deputado Aleluia, que compôs a mesa, tratou do ambiente político no Congresso Nacional e falou sobre a necessidade também de quebrar o oligopólio da indústria de armas e as restrições a este setor produtivo no país. "Tivemos o mesmo problema com a indústria da informática na década de 90, quanto tive a felicidade de ser o relator do projeto que abriu o mercado. Falavam que ia acabar com a indústria brasileira, mas o resultado prático foi o aumento do setor, sua modernização e o crescimento da oferta de emprego. O mesmo vale para um mercado tão restritivo como este", comparou.

Ascom DEM Bahia
Variadas
23 de Maio / 2016 às 10:19 | 6 Comentários

Semanas antes da votação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara, em março, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu em conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que uma “mudança” no governo resultaria em um pacto para “estancar a sangria” atribuída à Operação Lava-Jato. As informações foram divulgadas pelo jornal “Folha de S. Paulo” na edição desta segunda-feira.

As conversas foram gravadas de forma oculta, somam 1h15min e estão sob poder da Procuradoria-Geral da República (PGR), diz o jornal. “O Janot está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho. Ele acha que eu sou o caixa de vocês”, diz Machado a Jucá. O ex-presidente da Transpetro temia que as apurações contra ele na Lava-Jato fossem enviadas do Supremo Tribunal Federal (STF) ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, Machado passou a procurar líderes do PMB. Os diálogos sugerem que, para ele, o envio de seu caso para Curitiba seria uma forma de pressioná-lo a fazer delação premiada. Machado, então, pediu que fosse montada uma “estrutura” para protegê-lo.

“Aí f... Aí f... todo mundo. Como montar uma estrutura para evitar que eu ‘desça’? Se eu ‘descer’...”, afirmou.

Machado disse ainda que novas delações não “deixariam pedra sobre pedra”. Jucá, então, concordou que o caso não poderia ficar com Moro e disse que seria necessária uma resposta política. “Se é político, como é a política? Tem que resolver essa p... Tem que mudar o governo para estancar essa sangria”, disse Jucá.

LEIA TRECHOS DOS DIÁLOGOS DIVULGADOS PELA “FOLHA DE S. PAULO”

Fonte: Folha de São Paulo
Variadas
23 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

Gratuita e obrigatória, a declaração está disponível no Portal do Empreendedor

Os microempreendedores individuais (MEI) que se formalizaram até dezembro de 2015 têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) à Receita Federal. Gratuita e obrigatória, a declaração está disponível no Portal do Empreendedor e resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria e salário-maternidade.

Os empreendedores que não entregarem o documento no prazo legal (até às 23h59) pagarão uma multa de R$ 50. O valor cai para R$ 25 caso o MEI procure regularizar sua situação antes de ser notificado pela Receita Federal. A DASN não tem relação com a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo terminou no dia 29 de abril.

A declaração deve conter o faturamento registrado pela empresa em 2015, além de informar se houve contratação de funcionário e a descrição da despesa. Até o dia 31, os pontos de atendimento do Sebrae na Bahia vão orientar e realizar a declaração com o empreendedor. A Central de Relacionamento da instituição, no telefone 0800 570 0800, também está disponível para atendimento, além de tirar dúvida dos trabalhadores.

Mesmo quem estiver inadimplente com o recolhimento mensal de tributos precisa entregar a declaração anual e regularizar a sua situação antes de completar um ano de débito. Após 12 meses sem realizar o pagamento do imposto mensal e sem entregar a Declaração Anual, o registro da empresa é cancelado. Com isso, o empreendedor corre o risco de perder todos os benefícios previdenciários assegurados ao MEI, assim como ficar impossibilitado de emitir nota fiscal.

"A importância da declaração resguarda o empresário dos benefícios da formalização, como aposentadoria por idade, licença- maternidade e auxílio-doença. Além disso, ao declarar seu faturamento, o empreendedor evita a desorganização de contas e o pagamento de multa", explica o gestor do MEI no Sebrae Bahia, Rafael Ferraro.

A Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de MEI cadastrados, somando mais de 365 mil.

Microempreendedor individual

O MEI está enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), tendo como despesas o pagamento mensal de R$ 44 (INSS), acrescido de R$ 5 (para prestadores de serviço) ou R$ 1 (para comércio e indústria).

Permanecem na modalidade de pagamento de imposto fixo, o Simei, os registrados em 2015 que faturaram um total de até R$ 60 mil no ano ou um proporcional de R$ 5 mil por mês em que esteve formalizado. Com a legalização, o empreendedor tem direito a benefícios como aposentadoria por idade, licença-maternidade e auxílio-doença.

O pagamento pode ser feito pelas parcelas que podem ser baixadas no Portal do Empreendedor.

Clique aqui e veja como fazer entregar a Declaração Anual do Simples Nacional.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Política
23 de Maio / 2016 às 09:51 | 26 Comentários

Quem será o candidato do grupo político do prefeito Isaac Carvalho nas eleições deste ano em Juazeiro? Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Joaquim Neto (SAAE) e Paulo Bonfim (Governo) são os nomes postos pelo PCdoB (Partido comunista do Brasil) para disputar as eleições municipais e as discussões serão iniciadas nesta segunda-feira (23), às 18 horas, no plenário do Centro de Cultura João Gilberto. O evento terá o PCdoB como anfitrião, mas receberá também dirigentes do PT, PSD, PROS, PSL, PR, PP, PTB, PSC e PRB que são aliados ao projeto comunista. A mobilização foi intitulada como “Movimento Juazeiro no rumo certo”.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage