Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
22 de Julho / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Fonte: elaboração própria, com base em 30 pesquisas nacionais pós-manifestações de rua de junho 2013

Maurício Costa Romão

O cientista político Antônio Lavareda, baseado em estudos de Thomas Holbrook, outro grande especialista em eleições, costuma mencionar em escritos e palestras três fatores considerados decisivos na tentativa de reeleição de incumbentes: (1) avaliação de governo (popularidade); (2) percepção da população sobre a economia e (3) tempo do partido do postulante no poder.

A menos de três meses para a eleição presidencial no Brasil, e já disponíveis resultados das últimas pesquisas eleitorais pós-Copa do Mundo (Sensus/Isto é e Datafolha), é oportuno fazer uma breve análise das possibilidades de reeleição de Dilma Rousseff à luz dos fatores aludidos.

Para simplificar a abordagem é conveniente focar a atenção apenas na avaliação de governo, deixando compreendido, por suposto, que a percepção do eleitorado sobre esta variável selecionada abrange também o desempenho do executivo no trato da economia e o julgamento do ciclo do partido da incumbente no poder.

Ao elencarem a avaliação de governo como um dos principais fatores determinantes do voto, Lavareda e Holbrook partem da constatação elementar de que os eleitores têm memória, são exigentes e pragmáticos.

Se os eleitores percebem que o governo está bem, que suas vidas estão melhorando, que as pessoas do seu relacionamento estão satisfeitas, eles querem a continuidade do governo em exercício ou, se não for mais possível, almejam que seu substituto mantenha as mesmas linhas de ação.

Esse desejo de continuidade é expresso pela população nas pesquisas eleitorais mediante generosas menções de aprovação (conceitos de ótimo e bom) à gestão sob julgamento.

Daí decorre o inevitável corolário: governos bem avaliados têm maior probabilidade de reeleger governantes ou candidatos apoiados por eles.  Sob esse prisma, como está a avaliação do governo de Dilma Rousseff?

As pesquisas nacionais pós-manifestações de rua de meados do ano passado continuam expressando forte desejo dos brasileiros de que o próximo presidente faça um governo diferente do atual.  

Aqui reside um primeiro obstáculo à pretensão de Dilma reeleger-se: este forte “sentimento de mudança” que permeia o ambiente político-eleitoral vigente.

Embora as pesquisas não detectem exatamente o que o eleitor quer mudar, ademais de ser da natureza humana almejar transformações, buscar algo novo, querer ações diferentes, o fato é que esse desejo mudancista é inegável e está presente atualmente em cerca de dois terços da população, segundo as pesquisas.

Saliente-se que um número expressivo dos que almejam mudanças prefere que elas sejam feitas por outro presidente no lugar de Dilma Rousseff (44%, segundo o Ibope de maio), enquanto um menor contingente (16%) quer que a promoção das mudanças esteja a cargo da própria presidente.

Essa ambiência de hoje é diametralmente oposta ao clima que permeava as últimas duas reeleições e a campanha de 2010.

Com efeito, nas exitosas reeleições de Fernando Henrique Cardoso (1998) e de Lula (2006) o sentimento à época era de continuidade, por conta das âncoras dos respectivos governos: o Plano Real e os programas de inclusão social. Em 2010 Dilma Rousseff surfou no mesmo desejo de continuidade, propelido pelo sucesso da gestão anterior e pelo prestígio do então gestor.

Naturalmente que a percepção do eleitorado sobre o desempenho geral do governo está relacionada a esse sentimento.

Veja-se, por exemplo, como o eleitor tem avaliado a gestão da presidente desde as inquietudes de meados de 2013. O gráfico que acompanha o texto foi gerado a partir de dados das 30 pesquisas nacionais de grandes institutos brasileiros divulgadas até agora (postas em seqüência de data de trabalho de campo).

O gráfico contrapõe a avaliação positiva do governo, mensurada pela soma das percentagens de ótimo e bom, com a avaliação negativa, representada pelos percentuais de ruim e péssimo. Note-se que a trajetória da avaliação positiva do governo Dilma é descendente e a da avaliação negativa é ascendente, conforme mostram as retas de tendência que representam as evoluções oscilatórias de cada curva.

(Malgrado o exagero reducionista da realidade, mas apenas à guisa de exercício projecional, essas retas, pelas suas configurações estatísticas, estão tendentes a encontrar-se na 31ª pesquisa, registrando empate numérico de 32%, mas já no 32º levantamento a linha vermelha deverá estar acima da linha azul, apontando 32,5% a 31,7%, ceteris paribus).

Portanto, há notória dificuldade de a presidente melhorar consistentemente sua popularidade depois das insurgências de 2013. As pesquisas pós-Copa não modificaram esse quadro: persiste o mau humor do brasileiro com o governo.

Ademais, considerados os mesmos postulantes à presidência, existe uma forte correlação entre intenções de voto do incumbente e a avaliação de seu governo: quando a avaliação positiva diminui as intenções de voto também o fazem e vice-versa.

Assim, se esse contexto de resiliência permanecer, cristalizando o desejo de mudança e impondo níveis baixos de aprovação ao governo, as intenções de voto da presidente vão gravitar no entorno desses patamares pequenos, abrindo espaço para a ocorrência cada vez mais provável do segundo turno, ocasião em que as chances da oposição são maiores.

————————————————————————

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br,http://mauricioromao.blog.br.

Política
22 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, afirmou que vai melhorar a infraestrutura de transportes na região de Alagoinhas fazendo avançar o processo de industrialização que está mudando o perfil econômico da região Norte da Bahia. Com mais de 150 mil habitantes e localizada a 108 km de Salvador, Alagoinhas tem recebido novas indústrias, especialmente, no segmento das bebidas. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Nova AM. Lídice declarou que é preciso valorizar o município como um entroncamento rodoferroviário e garantiu que vai lutar também para construir um aeroporto público, “pois Alagoinhas já é um polo industrial e precisa de facilidade no transporte. A Bahia tem hoje 15 aeroportos e pode avançar rapidamente para ter 17. Um deles será o de Alagoinhas”, completou.

 Importante centro ferroviário e produtor de petróleo e frutas  no século passado,  o município entrou em declínio com a falência da ferrovia e, principalmente, a queda na produção de petróleo, mas agora voltou a crescer com a instalação de importantes indústrias de bebidas e a dinamização do comércio. Lídice disse também que pretende consolidar o município como um polo de educação e serviços. Nesse contexto, ela comentou que a educação será prioridade total no seu governo. “A educação vem à frente de tudo. Ajuda a melhorar a segurança, pois muitos jovens hoje sem estudo ou trabalho, com educação, deixam de estar vulneráveis à ação da criminalidade”, acrescentou.

Segundo ela, a educação também ajudará a suprir a falta de mão de obra qualificada, um dos problemas mais graves para a economia do Estado. Lídice ressaltou, ainda, os efeitos sobre a saúde na educação em tempo integral defendida na sua plataforma de governo, já que incluirá a educação física e o acesso à cultura. “Uma população mais educada também é uma população mais saudável”. Questionada sobre a perda do mandato pelo deputado estadual Capitão Tadeu, o único do PSB na Assembleia Legislativa, a candidata disse que o partido vai continuar defendendo o mandato na  Justiça. "Ele é um parlamentar sério e atuante”, concluiu.

Ascom PSB-Bahia
Política
22 de Julho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) e o prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti (PDT) caminham juntos na campanha.  Ontem (21) em reunião no gabinete do parlamentar, Luiz Berti, afirmou que estará ao lado de Adolfo no que for preciso.  “Confio em Adolfo e sei que na Assembleia Legislativa vai continuar defendendo os interesses da cidade de sobradinho”, disse Berti.

Para Adolfo Viana, ter o prefeito de Sobradinho como parceiro é muito importante. “Luiz Vicente, além de ser meu amigo, sabe do carinho e compromisso que tenho com Sobradinho. Sabe que minha luta na Assembleia sempre será em defesa do Vale do São Francisco”, declarou Adolfo Viana.

Maria Rocha Ascom Dep. Adolfo Neto
Política
22 de Julho / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT), que é candidato a reeleição, foi recebido, de forma calorosa, neste sábado (19), na 34º Festa dos Colonos, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro. Acompanhado do candidato a deputado federal, Joseph Bandeira, Roberto Carlos participou da missa, pela manhã, e dos festejos no período da tarde, prestigiando o evento cultural.

Foi possível constatar a aceitação dos candidatos, através do carinho e acolhimento da população do distrito. De acordo com o presidente da Comissão de Emancipação Política de Maniçoba, Josafá Mota, cerca de cem carros participaram da carreata para apoiar os candidatos. “Foi possível sentir a aceitação do trabalho do deputado Roberto Carlos, em nossa região. O apoio foi muito grande da população de Maniçoba”, disse Josafá.

Estiveram presentes ao evento a vereadora de Juazeiro, Suzana, o presidente do PDT de Sobradinho, Evaristo Pereira, o ex-vereador de Juazeiro, Leonardo Bandeira, o suplente de vereador, Assis da Polo, a ex-presidente do PT, Meirinha, o suplente de vereador, Josafá Mota, o ex-presidente da Câmara de Juazeiro, Florêncio Galdino, entre outras lideranças políticas.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
22 de Julho / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

A emoção estampada no rosto de Priscila Ferreira da Silva reflete a importância do sistema de abastecimento de água inaugurado nesta terça-feira (22) na localidade de Boqueirão, distrito de Maniçoba. Moradora do Assentamento Fonte Viva, Priscila festejou a chegada da água potável na sua residência. O sistema inaugurado pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo diretor do SAAE, Joaquim Neto, capta água do rio São Francisco, passando pela Estação de Tratamento e é levada até os reservatórios através de uma adutora e redes de distribuição mantidas pela autarquia. As comunidades de Lagoa da Pedra e Sebastião, Campos, Assentamento Fonte Viva, Boqueirão, Massapé, Vila São Francisco, Mulungu, Pé do Morro e Caldeirãozinho também serão atendidas pelo sistema. A obra tem a parceria da Codevasf, através do Programa Água para Todos.

Cerca de 700 famílias serão atendidas. “A partir desse momento a população dessas comunidades ganharão em qualidade de vida. Continuaremos trabalhando para melhorar o abastecimento de água no interior do município”, enfatizou o diretor do SAAE, Joaquim Neto. José Mota, presidente da associação de moradores da comunidade de Mulungu, agradeceu ao prefeito e à equipe do SAAE por mais essa conquista para a sua região. “Esperávamos muito por essa ação do governo. Estamos muito felizes em poder abrir as torneiras e poder beber água de qualidade. As pessoas não imaginam o quanto isso é gratificante”.

“Hoje é uma data marcante para todas as localidades, pois estamos concretizando a realização de um sonho, ter água encanada e principalmente, potável. Sabemos que a felicidade neste momento é dupla, porque acreditamos que as autoridades que hoje fazem a entrega dessa obra compartilham conosco essa conquista”, observou a presidente da associação de moradores de Boqueirão, Tânia Cristina Silva Santos. Tânia ressaltou ainda que os moradores das comunidades passaram por muitas dificuldades, mas que com garra nunca deixaram de acreditar que a água tratada pudesse chegar na região e acredita que cada vez mais o governo Isaac trará mais benefícios para o distrito de Maniçoba. 

O prefeito Isaac Carvalho agradeceu a toda equipe do SAAE e destacou as ações que o governo municipal vem realizando por todo o interior. “Perfuramos 50 poços tubulares (14 já forem entregues), mais de mil quilômetros de recuperação de estradas vicinais, 31 barragens subterrâneas, cinco mil novas ligações de água, 12 adutoras, lançamos o Programa “Palmas para Juazeiro”, que irá incentivar o produtor rural a produzir a palma, instalação de diversas bombas submersas, entre outros”, relatou o prefeito. Estiveram presentes na inauguração, lideranças de todas as comunidades beneficiadas, os vereadores Tiano Félix, Anderson Alves, Agnaldo Meira, Fabinho, Mitonho Vargas, Suzana Ramos, secretários de governo e funcionários da autarquia.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Espaço do Leitor
22 de Julho / 2014 às 20:30 | 2 Comentários

Na última sexta-feira (18) diversas lideranças comunitárias do Vale do Salitre foram surpreendidas no auditório da Codevasf, em Juazeiro, com a informação de que o formato definido para o Projeto Lindu não é viável. A notícia foi dada pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e reforçada pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). A justificativa é de que não há recursos garantidos para a implantação do Projeto, há apenas para a compra das terras, mas não para a estruturação da área. “Se quiser continuar na ideia anterior a gente continua, mas este formato que foi desenhado lá atrás parece difícil de viabilizar,” alerta Elmo Vaz se referindo a imprevisibilidade de orçamento para garantir o custo total de implantação – média de 30 milhões. Segundo a Codevasf, o Acordo, firmado em 2010, previa a “aquisição de 2000 hectares de terra, um total de 220 lotes dentro de uma área 1100 ha irrigados, beneficiando mais de 220 famílias daquela região”.

Na reunião, a Codevasf e a Prefeitura de Juazeiro apresentaram a possibilidade de buscar alternativas. “Precisamos encontrar uma abertura jurídica, temos que encontrar um modelo onde possa pegar uma área dentro do Projeto e fazer a compensação, a gente precisa encontrar uma área para aquelas pessoas que vão ficar de fora do projeto porque não teve a oportunidade de participar da licitação”, diz Elmo. Otimista, a atual presidente da UAVS, Eliete Paixão, destacou: “a gente não vai aceitar que a gente perca esses lotes deste Projeto [...], eu acredito que vai ter essa abertura jurídica, eu acredito que isso vai acontecer”.

Fogo Cruzado

Após assumir que cometeu um equívoco ao se comprometer com as famílias sem maiores garantias, a Codevasf apresenta duas situações à comunidade salitreira: a primeira é que não há nenhuma previsão real de continuidade do Projeto Lindu, devido a falta de recursos para esta finalidade e a impossibilidade de relocar, uma vez que não se pode, por exemplo,  “pegar o dinheiro que existe do Projeto Salitre e jogar no Lindu”, pontua Elmo. Em seguida ele aponta a segunda situação: “nós temos que pegar o Lindu pra dentro do Salitre, para utilizar recurso do [projeto] Salitre, do PAC e isto nós temos ainda que encontrar o caminho jurídico”. No entanto, do ponto de vista legal, esta opção é quase nula, pois a Codevasf é  submetida à Lei de Irrigação (Lei nº 12.787/2013) que não permite assentar produtores dentro dos Perímetros sem que haja processo de licitação.

A reunião teve o objetivo também de apresentar o Projeto do Eixo Sul da Transposição, chamado de Canal do Sertão baiano, que também sairá de Juazeiro. O prefeito Isaac Carvalho afirmou que uma condicionante para a continuidade do Canal do Sertão é o compromisso com as comunidades do Salitre, incluindo o Projeto Lindu, contudo não foram apresentadas as condições para isso e como as famílias salitreiras que não tiveram acesso aos lotes da primeira etapa do Projeto Salitre podem ser contempladas diretamente.

Entenda como nasceu o Projeto Lindu

Após a inauguração da primeira etapa do Projeto Salitre, em março de 2010, famílias salitreiras ocuparam uma área do Perímetro, o que resultou em um acordo feito na Casa Civil da Presidência da República. O Termo de acordo foi firmado entre representantes do Governo Federal, União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), Codevasf, Prefeitura de Juazeiro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro e garantia que as famílias nativas do Salitre fossem contempladas com o Projeto Lindu, nome dado em homenagem a um líder comunitário da comunidade de Horto falecido na época.

De lá pra cá, diversas reuniões foram realizadas, além de ações como o levantamento topográfico da área conhecida como Baixa do Umbuzeiro, local próximo à sede do município de Juazeiro, onde as famílias salitreiras seriam assentadas. Foi feito também cadastro das propriedades que seriam indenizadas e entrega de títulos para as mesmas. Para isso, uma Comissão de Trabalho foi formada com a participação de profissionais como engenheiro agrônomo, assistente social, advogado, técnico ambiental, além da UAVS que se dedicou ao andamento do Projeto.

O membro da Associação Comunitária de Goiabeira, Josemário Gonçalves, que integrou a Comissão de Negociação e celebração do Acordo com a Casa Civil, lamenta que a Codevasf agora alegue a inviabilidade do Projeto Lindu neste modelo e questiona qual o papel da Codevasf no Salitre. O líder comunitário lembra que “no ato do acerto do documento, na casa Civil, ela [a Codevasf] estava presente, ou eles enrolam ou estão atestando a incompetência”.

Por Érica Daiane Costa - jornalista
Política
22 de Julho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

O comitê central da coligação “Unidos pela Bahia”, formada pelos candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), será inaugurado nesta quarta-feira (23), às 20 horas, em Salvador. Localizado na Avenida ACM, nº 3305, o espaço tem 1,5 mil metros quadrados de área construída e vai concentrar as atividades de campanha da chapa majoritária oposicionista. A inauguração vai contar com a presença do prefeito ACM Neto, de Salvador, além de políticos, lideranças e militantes dos 15 partidos que formam a coligação "Unidos pela Bahia". No comitê central, vão funcionar sete coordenações: geral, administrativo-financeira, interior, mobilização, eventos, transporte/material e propaganda de rua. 

Para o coordenador geral de Salvador, Léo Prates, o comitê foi planejado desde a sua localização para dar o máximo de agilidade e dinâmica às atividades de campanha, fazendo chegar à população, com eficiência e facilidade, o material dos candidatos da chapa majoritária. Prates destaca ainda a utilização do comitê móvel, experiência bem sucedida na campanha de ACM Neto, em 2012, que estará sendo replicada agora. O comitê móvel consiste numa van, com som, e uma equipe que circula pelos bairros da cidade distribuindo material de propaganda e divulgando as propostas dos candidatos.

A coordenação do interior ficará sob o comando de Marcelo Neves e Vitor Azevedo. Segundo Neves, da capital será feito o acompanhamento dos comitês localizados nas 20 principais regiões da Bahia, onde precursores estarão encarregados da preparação de eventos, fiscalização e distribuição de material de campanha por todos os municípios desses territórios.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
22 de Julho / 2014 às 19:29 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da SEDIS, conta agora com mais um importante equipamento social para atender à população que vive em vulnerabilidade social no município. Trata-se da unidade móvel “Estação Cidadania”, equipada com computadores, cadeiras, bebedouro, ar condicionado e toda uma estrutura necessária para realizar serviços diversos nas comunidades dos bairros e do interior, a exemplo de inclusão no CadÚnico, NIS e recadastramento do Bolsa Família.

A coordenadora do Centro Integrado de Desenvolvimento Social, Poliana Pacheco, explicou o objetivo da Estação. “Além de toda a infraestrutura e conforto, a unidade também conta com uma equipe multidisciplinar capacitada a prestar um ótimo atendimento através de visitas aos locais mais distantes, levando serviços essenciais às pessoas que não têm condições de se locomoverem até a sede do município”, explica Poliana.

A Estação Cidadania faz parte do Centro Integrando de Desenvolvimento Social (antiga Casa do Bolsa Família) e foi adquirida mediante parceria da Prefeitura com o Ministério de Desenvolvimento Social através de recurso proveniente do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e custou R$ 434 mil. A secretária Célia Regina ressaltou a importância de mais essa conquista social no governo Isaac Carvalho.

“Nossa equipe do Centro já realiza um grande trabalho, tanto que Juazeiro está dentro da meta do programa Bolsa Família com mais de 24 mil famílias beneficiadas, significando um incremento de cerca de R$ 3.700.000,00 na economia do município. E agora com a Estação todos os nossos serviços serão ampliados, dando mais dignidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população que mais precisa”, explicou a gestora da SEDIS.

O prefeito Isaac Carvalho lembra que a entrega desse equipamento faz parte das comemorações pelos 136 anos de Juazeiro. “Nossa equipe da SEDIS tem feito um grande trabalho, especialmente no atendimento à população que enfrenta as maiores dificuldades. Com isso estamos cada vez mais intensificando as ações que visam melhorar a vida das pessoas e continuaremos lutando pelo desenvolvimento de nossa cidade em todas as áreas”, anunciou o prefeito.

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Variadas
22 de Julho / 2014 às 19:01 | 1 Comentário

Na próxima sexta-feira, 25 de julho, acontece em Juazeiro a Festa de Crente, organizada pelo Ministério Batista Ebenézer. Esta será a primeira vez que a Banda Som e Louvor se apresenta na cidade, junto com a Banda Sete Chaves, Violla Santa e Damaris. O evento será realizado no Estádio Adauto Moraes, a partir das 19h. Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de vendas citados no cartaz acima, ou nas bilheterias do Estádio no dia do evento. O objetivo da festa é a construção do Templo da Igreja, no terreno recém adquirido no bairro Centenário. Mais informações na Secretaria do Ministério Batista Ebenézer ou pelos telefones 74-88295013 – 91416998. – Pastor Júnior Dantas.

Pontos de vendas:

Livraria Boa Semente – Centro de Juazeiro

Ministério Batista Ebenézer (Rua 1, Alto da Maravilha / Juazeiro)

Radio Vitória FM

Portal SG - Posto Orla (Petrolina)

Passaporte da Folia (Juazeiro)

Política
22 de Julho / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (22/07), o ex-prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano foi multado em R$1 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios em função de irregularidade na aplicação dos recursos repassados à Associação Hospitalar e Protetora de Infância e da Maternidade de Camaçari, no exercício de 2010. O conselheiro relator, Mário Negromonte, destacou que o gestor não encaminhou no prazo estabelecido a prestação de contas da entidade, não apresentou o extrato original da conta bancária, assim como não disponibilizou comprovantes originais das despesas realizadas, dentre outras impropriedades identificadas no parecer.

Na mesma sessão, o conselheiro José Alfredo Dias imputou multa de R$ 19 mil ao atual prefeito de Camaçari, Ademar Delgado das Chagas, pela realização de publicidade caracterizada como autopromocional. A denúncia apontou que o gestor agiu com verdadeiro abuso de poder, vez que se utilizou da condição de prefeito para realizar autopromoção pessoal através de recursos provenientes da própria municipalidade, bem assim de seu correligionário, o ex-prefeito Luiz Caetano. A publicação em questão foi feita em sítio de internet com a seguinte notícia: “Caetano rouba cena em festa para o Servidor Público” , com foto impressa com o gestor e o ex-prefeito. Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM
Política
22 de Julho / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina prorroga as inscrições para o processo seletivo dos estagiários oferecendo mais uma chance para os interessados em estagiar na Prefeitura Municipal da cidade. O encerramento será no dia 14/08/2014. Com prova prevista para 24 de Agosto e resultado dia 29, convocação imediata, a partir do dia primeiro de Setembro. A inscrição continua sendo via Internet, através do endereço eletrônico: www.facape.br, até as 20h do dia 14 de agosto.

De acordo com a coordenadora da Central de Estágios, Julia Mirtes, a prorrogação do prazo das inscrições aconteceu por causa dos feriados da Copa do Mundo. ”Muitas escolas entraram em recesso devido à realização da Copa do Mundo. Agora, com término do mundial e a rotina de volta, decidimos estender em mais alguns dias as inscrições” , expôs.

À carga horária para todos os estagiários é de 06 (seis) horas diárias. Os selecionados receberão o pagamento mensal de Bolsa Auxílio no valor de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) para nível superior e R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais) para nível técnico ou médio, mais uma bolsa de R$ 90,00 para vale transporte. A inscrição para os cargos de nível médio e técnico é de R$ 20,00 (vinte reais) já para os cargos de nível superior é R$ 30,00 (trinta reais).

Para se cadastrar, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 20,00 (nível médio e técnico) e de R$ 30,00 (nível superior).

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
22 de Julho / 2014 às 17:30 | 1 Comentário

Com o objetivo de conhecer e agradecer as doações de alimentos feitas por permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro ao seminário diocesano de Petrolina e o Centro de Recuperação Boa Nova Rainha dos Anjos; o Bispo Dom Manuel dos Reis Farias, realizou na manhã desta terça-feira (22), nas dependências do entreposto uma pequena celebração para os funcionários e permissionários.

Para o Bispo diocesano o ato de doar, além de ser generoso proporciona para todos, um bem grandioso. “Mais de 20 comerciantes doam periodicamente frutas, verduras e hortaliças para o seminário beneficiando os seminaristas que lá estudam, e para o centro de recuperação ajudando os internos em reabilitação. Gostaria de agradecer essas pessoas que generosamente não medem esforços para mandar esses alimentos”, declarou Dom Manuel.

Acompanhado do Ministro da Sagrada Comunhão da paróquia central de Petrolina, Israel Pereira Pequeno, do membro da pastoral Sebastião Félix, e dos padres Zezé e Gilvan da Paróquia Santo Antonio em Juazeiro os religiosos oraram e pediram bênçãos para todos que compõe o Mercado. Em seguida visitaram os principais pontos comerciais do entreposto. De acordo com o permissionário e colaborador, Marcio José dos Santos, poder ajudar outras pessoas, é uma grande satisfação. “Sinto-me muito bem em poder ajudar as pessoas de Deus, me sinto feliz”, afirmou.

Para o diretor de operações do entreposto Cisley Bandeira, ações como essa contam com o apoio da administração e devem ser seguidas. “É uma grande satisfação poder intermediar esse grande ato e acredito que a partir de hoje outros comerciantes seguirão esse belo modelo. Além desses centros, os permissionários também doam para outras entidades de Juazeiro e Petrolina. Acredito que podemos aumentar as doações, ajudar o próximo e reduzir o desperdício”, disse.     

Ascom Seapa
Política
22 de Julho / 2014 às 17:00 | 2 Comentários
 
Criar e fortalecer uma rede de atendimento hospitalar regionalizada na Bahia, garantindo o acesso aos serviços de saúde com eficiência, qualidade e cobertura na capital e no interior é o propósito de Rui Costa, candidato a governador da Bahia pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”. Ele insiste na proposta em encontros com políticos, lideranças e nas entrevistas para imprensa, ressaltando que o objetivo é trabalhar em parceria com os municípios, entidades filantrópicas, universidades e iniciativa privada, aproximando os serviços da população para dar atendimento digno à clientela do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“Vou levar atendimento em diversas especialidades médicas para perto da casa das pessoas”, disse, ao garantir que nenhum paciente do interior deveria ter que se deslocar para os grandes centros urbanos para fazer consultas com especialistas e para procedimentos de média e alta complexidade, em áreas como cardiologia, oncologia e ortopedia, por exemplo. “Os baianos não vão mais precisar viajar 500, 600 quilômetros para ter atendimento especializado e de boa qualidade. Poderão ser atendidos mais perto de casa, acompanhados por pessoas da família, pra ter conforto e apoio num momento difícil”, sinalizou Rui Costa.
 
Confiante no sucesso do Programa Mais Médicos, realizado em parceria com o governo federal, que levou 1,4 mil profissionais  a  378 municípios baianos, com atendimento básico e prevenção de doenças, Rui pretende ampliar e estruturar a rede hospitalar pública, envolvendo pelo menos mais oito hospitais. Ele antecipa que “novos hospitais serão entregues, a exemplo do Hospital Metropolitano, Hospital da Costa do Cacau, no eixo Ilhéus-Itabuna, novo Hospital Regional de Feira de Santana, novo Hospital Couto Maia, Hospital de Seabra, um hospital para atender a população da Região Oeste e dos territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina e Hospital do Sisal e Nordeste, com destaque para o funcionamento do Hospital de Caetité voltado ao atendimento  de Oncologia, no qual já existe a infraestrutura”.
 
O candidato petista destaca que o governador Jaques Wagner avançou muito na área, pois há sete anos a Bahia tinha apenas um hospital geral (HGE) em Salvador. Agora com mais cinco novos (Hospital do Subúrbio em Salvador, Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Regional de Irecê), já existem seis no estado. E celebra: “Na semana passada o governador inaugurou uma unidade em Cristópolis, no Oeste, onde investiu R$ 600 mil na implantação e repassará R$ 1,7 milhão por ano, através de contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde, para garantir o bom funcionamento da unidade”.
Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
22 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Depois de receber no sábado (19) a “Ocupação Social de Impacto “ com serviços  diversos  oferecidos  pelos Governos  Estadual e Municipal ,o bairro João  de Deus comemorou seu aniversário com um desfile cívico  no domingo (20) dando um show de inclusão social. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania ( SEDESC) tem no bairro um parceiro onde é difundido os programas sociais  com muita eficiência.  O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem sido um referencial para o bairro , tirando diversas  crianças  das ruas e dos trabalhos forçosos a que eram submetidos e dando uma educação de qualidade com diversos trabalhos inclusivos.

E foi com essa motivação  que o PETI se juntou com as escolas e fizeram do desfile cívico uma comemoração com muita alegria dando um show de inclusão social  A secretária Célia Regina de Carvalho (SEDESC) acompanhou do inicio ao fim as comemorações  do aniversario do bairro e ficou satisfeita com o trabalho que  é desenvolvido não só pelo PETI ,mas também pela população do bairro ,que já ultrapassa os  24 mil moradores.

“Parabenizo o bairro pelo aniversário e, enquanto Prefeitura Municipal de Petrolina, nos sentimos  felizes pela forte presença do governo Julio Lóssio , que conseguiu melhorar significativamente a vida dos moradores desse bairro! E ainda vem mais, muito mais; Acreditamos que este ano estaremos entregando o novo espaço do CRAS JOÃO DE DEUS.Parabéns à essa população!” afirma a secretária.

Por Cauby Fernandes
Espaço do Leitor
22 de Julho / 2014 às 16:00 | 5 Comentários

Leitor envia e-mail ao blog indignado com a má prestação do Baby Bus que saía de Salvador com destino Juazeiro, confira:

Ao retornar, domingo (20) de Salvador para Juazeiro, nós passageiros do buzão pocilga baby bus de número de ordem 20030 da empresa São Luiz e com prestação de serviço pela Falcão Real (ou seja uma dupla de empresa irresponsáveis) e desumanas para com seus clientes (passageiros). Tudo começou já na saída de Salvador por volta das 18:05h onde ônibus já apresentava problemas de asseio nas poltronas e banheiro completamente imundo, as luzes internas cheias de mofo e os buracos do ar condicionado tapados com papel de guardanapo.

Era tudo o mínimo, pois por volta das 21:00h o buzão pocilga baby quebra a correia em Tanquinho de Feira e todos nós passageiros ficamos entregues à toda sorte, ao relento, tomando poeira na cara, sujeitos a sermos assaltados e sem nenhum tipo de assistência da referida empresa.

O próprio motorista quando recebeu o buzão pocilga baby bus confessou que o mesmo não dava mais conta para enfrentar uma viagem de quase 500km. Enfim alguns passageiros foram para a pista pedir carona aos outros ônibus de empresas (Itapemirim, Guanabara, Penha, Gontijo) para que nos levássemos de volta a Juazeiro, desde que o socorro solicitado só chegou mais de 40 minutos depois do ocorrido e viria de Feira de Santana, tendo um ônibus da mesma empresa em Capim Grosso, podendo ter resolvido de imediato o problema.

A viagem para 60% dos passageiros só terminou hoje por volta das 6 e 20h da manhã quando parte dos passageiros chegou, pois a previsão de chegada era às 2 da manhã, então com 4hs de atraso.

AGERBA ABRA O OLHO E FISCALIZA A ESSA DUPLA INFERNAL... FALCÃO REAL E SÃO LUIZ... ABAIXO O MONOPÓLIO !!!

Geraldo Abreu

Variadas
22 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Na manhã desta segunda-feira (21.07), as crianças internas da pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), receberam a visita da psicóloga, Nadja Calábria. Ela é coordenadora do grupo "Cia Arreleque" da cidade de Belo Horizonte (MG).

A ação ocorreu na Brinquedoteca e contou com a presença de crianças internas, acompanhantes e da colaboração do Serviço Social e Voluntariado do HDM. Além da contação de histórias, foram desenvolvidas também atividades lúdicas com pinturas.

"O Grupo é formado por três contadoras de história que atuam com Espetáculos em diversos lugares. O objetivo da ação é fazer as pessoas felizes, principalmente em ambientes hospitalares onde elas se encontram debilitadas", explica a psicóloga.

Para a dona de casa, Edjane Amorim, que participou da ação acompanhando sua filha, a ação foi bastante divertida. "Achei muito boa a chegada da contadora de histórias ao hospital, minha filha se divertiu muito. Foi bom para as crianças brincarem porque elas ficam muito tempo no leito", pontua.

Ainda segundo Nadja Calábria, a metodologia do grupo é a doação de afetos. "Nós nos preparamos através de cursos que participamos, onde aprendemos como chegar ao outro por meio dos sentimentos afetivos. Quando essa doação chega até as pessoas é uma sensação maravilhosa", relata.

Asscom
Variadas
22 de Julho / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama podem surgir, somente este ano, no Brasil. Deste número, 10.500 casos no Nordeste e 2.560 casos na Bahia. Ainda de acordo com o instituto, 10% dos pacientes que apresentam tumores malignos têm histórico familiar da doença.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), aconselha o público feminino a se cuidar e realizar o autoexame e a mamografia como forma de prevenção. “O câncer de mama mata milhares de mulheres no mundo todos os anos; é o segundo mais frequente. Informações do Inca dão conta de que, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Então, é importante que as mulheres que apresentam histórico familiar da doença e que, por isso, possuem grande predisposição genética para o aparecimento dos tumores, iniciem um acompanhamento médico mais cedo”, alerta a parlamentar.

A mesma acrescenta: “Vale ressaltar que especialistas apontam 50 anos como a idade mais comum para início da realização de exames preventivos, e que o risco de uma mulher apresentar câncer de mama até os 70 anos é de 12%. Portanto, quanto mais cedo a doença ou sua possibilidade for descoberta, maiores são as chances de cura. Vamos nos cuidar, mulheres!”, enfatiza Graça Pimenta.

Asscom
Policial
22 de Julho / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia Nelson da Silva, 47 anos, por ameaçar, com um canivete, sua ex-esposa e por desacato, no Centro da Cidade de Andorinha, nesta segunda feira (21). O acusado, que desacatou os policiais e reagiu ao ser conduzido, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

Variadas
22 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
Já estão sendo feitas as inscrições para a palestra com Paulo Storani com o tema "Construindo uma Tropa de Elite", promovida pela Unidade Regional Sertão do São Francisco da Fiepe. Quem se inscrever até o 31 de julho poderá fazer no valor promocional de R$ 98,00. Também é oferecido desconto para grupo de empresas. Após esta dada, ela passa a custar R$ 140,00. A palestra acontece no dia 18 de setembro, às 18h, no Senai Petrolina. 

Storani é ex-capitão do BOPE do Rio de Janeiro e consultor dos filmes Tropa de Elipe 1 e 2. É um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Sua palestra tem como objetivo despertar as pessoas para a importância da superação de desafios no ambiente competitivo de trabalho e o papel da liderança. 

O evento, realizado pela FIEPE, conta ainda com o apoio do Sebrae e SENAI. Informações pelo número (87) 3861.0554 ou pelo e-mail

Asscom
Política
22 de Julho / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI) realizará pela primeira vez o ‘Outubro Arte’, evento que contemplará a arte durante a terceira edição do ‘Outubro Rosa’ 2014, campanha que visa mobilizar a sociedade por meio de informações e diversas atividades sobre o combate ao câncer de mama.

No intuito de sensibilizar a população quanto ao combate ao câncer de mama, a APAMI realizará o concurso artístico com o tema principal da campanha e será aberto à participação do público em geral. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de agosto na Galeria Ana das Carrancas no Sesc Petrolina, também parceiro da campanha desde sua primeira edição.

Outras informações estarão disponíveis a partir de agosto.

Asscom
Esporte
22 de Julho / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Já estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida da Lua, que vai movimentar Petrolina no próximo dia 9 de agosto. A largada será às 19 horas, do Centro de Esportes e Lazer (antigo Centro da Juventude) e os percursos são de 5 e 10 quilômetros pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho no próprio Centro de Esportes e Lazer, local onde também será entregue o kit de participação, entre os dias 6 e 8 de agosto. A organização ressalta que no dia do evento não acontecerá entrega de kits. São 300 vagas nas categorias feminina e masculina. Para a inscrição é necessário ser maior de 18 anos e pagar uma taxa no valor de R$ 30,00. A Corrida da Lua vai premiar em dinheiro os três primeiros colocados e presentear todos os corredores com medalhas de participação.

A corrida é uma prática esportiva que tem ganhado as ruas, conquistando mais adeptos a cada dia. Em Petrolina os atletas estão pelas ruas da cidade, no parque e na Orla. A 1ª Corrida da Lua reúne  esporte, saúde e lazer sob o luar do sertão, e promete fazer parte do calendário de corridas da cidade. Mais informações, através do telefone (87). 3864 1680. O Centro de Esportes e Lazer fica na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Areia Branca. 

Clas Comunicação & Marketing
Política
22 de Julho / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

No mesmo dia em que recebeu o apoio de 20 vereadores das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Escada, Joaquim Nabuco e Palmares, o candidato ao governo Armando Monteiro reforçou seu palanque no Agreste. Nesta segunda-feira (21), oito representantes da população de Pesqueira confirmaram que estão com Armando Monteiro, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (PT) ao Senado.

Os oito vereadores são maioria na Casa Anísio Galvão, como é denominada a sede do Legislativo de Pesqueira. Os parlamentares que firmaram a aliança com Armando são: Sil (PT), Severino Índio (PT), Wagner Cordeiro (PV), Lenivaldo Soares (DEM), João Galindo (PSD), Naldo Paes (PCdoB), Biá (PSC) e Paulinho Marchante (Pros).

Armando já tinha participado, na noite de 27 de junho, de uma reunião com os vereadores, em Pesqueira. Na ocasião, o petebista falou sobre a importância de reposicionar Pesqueira no cenário econômico pernambucano. "Infelizmente, Pesqueira perdeu o dinamismo que a marcou. Temos o desafio de reinserir a cidade no cenário econômico", destacou Armando, reforçando a estratégia de investimento em educação e infraestrutura hídrica e de rodovias para alavancas a interiorização do desenvolvimento.

Ascom Foto: Léo Caldas/Divulgação
Política
22 de Julho / 2014 às 12:00 | 10 Comentários

Por unanimidade a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou na sessão extraordinária desta terça-feira (22), Projeto de Lei n° 3.085/2014 enviado pelo Executivo Municipal que trata da autorização de permuta, modificação e reversão parcial da área onde se localiza o Colégio Edson Ribeiro no centro da cidade.

Antes da sessão em plenário todos os vinte vereadores presentes- o líder da oposição Ronaldo Campina (PTB) não pôde comparecer, mas justificou à Mesa Diretora- participaram de um encontro no gabinete no presidente Pedro Filho que também contou com as presenças do Procurador Geral do Município, Carlos Luciano; do Secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento, João Pedro; bem como do Secretário de Governo, Paulo Bonfim, além de representantes da CDL, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro e do Sindicato dos Comerciários.

Nesta reunião foram dirimidas todas as dúvidas em relação ao Projeto que se propõe a requalificar e modernizar a área comercial da cidade, neste caso especificamente da área ao lado do Colégio Edson Ribeiro.

Tanto situação quanto oposição justificaram que o mesmo é de interesse público e não haveria razão para votar contra. Eles, no entanto, se comprometeram em acompanhar o andamento e a qualidade das obras com vistas a oferecer um espaço digno do povo juazeirense.

O presidente da Casa Aprígio Duarte Pedro Filho parabenizou a postura de todos os vereadores. “Em nenhum momento eu tive dúvida de que a Câmara votaria favorável ao projeto tendo em vista que o mesmo é de interesse da sociedade, não só pela requalificação da área comercial, mas também porque vai gerar emprego e renda no município”.

Informativos
22 de Julho / 2014 às 11:43 | 1 Comentário

A Secretaria de Serviços Públicos por meio de e-mail ao Blog informa a moradora Poliana Lins que o bairro Monte Castelo está inserido na programação da SESP desta semana, atendendo ao cronograma da Secretaria. Poliana enviou mensagem dia passado (ver aqui) dizendo que tentou inúmeras vezes o atendimento por parte do setor de iluminação e não conseguiu. Em razão da escuridão o bairro estava sendo alvo de vários assaltos.

Ascom SESP

Variadas
22 de Julho / 2014 às 11:29 | 1 Comentário

O Projeto Seguridade Social em Foco do curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realiza nesta terça-feira (22), o I Ciclo de Palestras com o tema “Juizados Especiais Cíveis Federais e as Lides Previdenciárias”.

O Encontro busca promover um debate entre palestrantes, professores, alunos e a comunidade em geral para discutir temas relacionados aos benefícios da Previdência Social e também sobre Crimes cometidos contra o Instituto Nacional de Seguro Social  (INSS). A primeira atividade do  Ciclo de Palestras acontecerá no Auditório Tadeu Severino do DTCS e será ministrada pela Juíza Federal da 8ª Vara  de Secção Judiciária de Pernambuco, Thalynne Maria de Lavor Passos.

O professor da UNEB e coordenador do projeto, Júlio Torres, ressaltou a importância das palestras para a comunidade acadêmica e reforçou a proposta do evento. “Discutir com os palestrantes e fazer um debate com os alunos sobre o tema é significativo para quem vai advogar nessa área do Direito. O tema também é importante porque é o espaço capaz de se fazer compreender as razões pelas quais o segurado busca o atendimento dos pedidos de concessão   de benefícios  e porque foram indeferidos administrativamente pelo órgão previdenciário”, destacou o professor.

A segunda atividade do Ciclo de Palestras será realizada no dia 28 de julho, no Auditório Tadeu Severino, às 17h, com o tema:  “ O Ministério Público Federal e os Crimes contra a Previdência Social”, que será ministrada pela Procuradora da República em Pernambuco Polireda M. B. Medeiros.

Núcleo de Comunicação do DTCS/Campus III

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage