Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 26 de Junho / 2017 às 14:00

São João na Escola do Campo José Freire em Sento-Sé (BA)

Manter viva a tradição dos festejos juninos é importante e para tanto,  a educação entre nessa batalha. Foi o que aconteceu na Escola Núcleo José Freire interior do Município de Sento-Sé (BA). A Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, foi iluminada, com diferentes apresentações comemorando os festejos de São João, por crianças/adolescentes da escola: Músicas, Quadrilhas, Capoeira, danças e muito mais! Todas as turmas realizaram apresentações, desde o I período até o fundamental II.

O sentimento quando tudo dá certo é algo que nos motiva a acreditar cada dia mais que o caminho para o fortalecimento das comunidades sempre terá como ponto de partida a educação, afirma a Gestora Rosymeire Ferreira. Já para o Coordenador Pedagógico Cleiton Lima “a Escola José Freire tem se mostrado uma parceira das comunidades de Brejo de Fora, Brejo de Dentro, município de Sento Sé (BA) e arredores ao promover os festejos juninos, cumprindo com seu papel social de integração e fortalecimento da cultura local e regional”. (Por Cleiton de Oliveira Lima)

publicado em 26 de Junho / 2017 às 13:30

POLÍTICOS NORUEGUESES EM CAMPANHA, CRITICAM O BRASIL

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), em pronunciamento na Câmara dos Deputados, criticou a maneira chula como a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, se pronunciou para cortar mais da metade das doações anuais de US$ 110 milhões, para o Fundo Amazônico, criado com o objetivo de reduzir o desmatamento na região amazônica.  

Segundo Patriota, a ministra norueguesa adotou uma conduta hostil ao Brasil, em relação aos seus opositores, para tentar se manter no cargo. O socialista recomenda ao presidente Michel Temer que dispense a Noruega dessa contribuição, que nada mais é do que uma esmola dada e divulgada.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 26 de Junho / 2017 às 13:00

Microempreendedores Individuais poderão parcelar débitos em 120 meses

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que têm boletos mensais em aberto até maio de 2016 poderão parcelar seus débitos em até 120 meses a partir do próximo dia 3 de julho. Essa é a primeira vez que esse segmento empresarial poderá pagar os impostos devidos em parcelas. Cada prestação deve ter valor mínimo de R$ 50,00. O prazo para aderir ao programa de renegociação das dívidas é de 90 dias.

A boa notícia foi dada aos participantes da palestra "MEI: como começar bem" que é realizada no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) todas as quartas-feiras com o objetivo de esclarecer dúvidas de quem já é ou planeja ser um Microempreendedor Individual. Esses eventos são promovidos pelo Expresso Empreendedor do Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A supervisora do Expresso Empreendedor da unidade do Recife, Rafaela Airola, destaca que a inadimplência vem sendo um dos maiores problemas da categoria MEI. "O microempreendedor que não se regularizar pode perder todos os benefícios que são oferecidos como como aposentadoria, auxílio-doença ou licença-maternidade e, também, a possibilidade de participar de licitações com os governos Federal, Estaduais e Municipais", alerta Rafaela.  Os dados do Sebrae revelam que 60% dos microempreendedores individuais estão inadimplentes.

A solicitação de adesão ao parcelamento poderá ser feita por meio do site da Receita Federal. Para solicitar o parcelamento, o MEI deve apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) relativa aos respectivos períodos de apuração. O valor de cada parcela mensal será acrescido de juros da taxa Selic mais 1%, relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

A próxima palestra "MEI: como começar bem" acontecerá na quarta-feira, 28, no auditório da Jucepe, das 9h às 11h. Os interessados podem se inscrever no local (Rua Imperial, 1600) ou antecipadamente pelo telefone (81) 3182-2800.

MG Comunicação
publicado em 26 de Junho / 2017 às 12:30

CAMPO ALEGRE DE LOURDES: VISANDO MELHORAR O TRÂNSITO PREFEITURA ORIENTA MOTORISTA A NÃO ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO

Por motivo de segurança, visibilidade, fluidez e outros a prefeitura entendendo a necessidade de orientar, e ainda regulamentar as condições específicas de estacionamento de veículos, através de informação complementar; está pintando de amarelo os meios fios (guias), como forma de aviso, pois em breve a administração Municipal estará sinalizando as vias, e comunicando o órgão de trânsito com circunscrição sobre a via e que tem autonomia para decidir sobre a proibição de estacionamento Trânsito.

É importante ressaltar que há locais que não necessitam de sinalização, pois constitui regra geral pré-definida no Código de Trânsito Brasileiro como estacionamento e/ou parada proibidos, conforme exemplos que se seguem: Guias rebaixadas para entrada e saídas de veículos; Ao lado de canteiros centrais, gramados ou jardins públicos; Nos cruzamentos a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal; Área de cruzamento: interseção em T. Nesses locais, ainda que não haja sinalização, pela regra geral, se algum condutor estacionar estará cometendo infração de trânsito e podendo ser autuado. Muitos motoristas não têm conhecimento sobre restrições e regras sobre estacionamento em vias públicas. Já outros tentam burlar a lei em proveito próprio.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 26 de Junho / 2017 às 12:00

Teste da orelhinha: diagnóstico permite que bebês com deficiência auditiva desenvolvam a comunicação precocemente

O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame obrigatório por lei que deve ser realizado em todas as maternidades após o nascimento do bebê. O exame é capaz de identificar se ele possui algum problema auditivo e é feito rapidamente, assim como o teste do pezinho. A fonoaudióloga da Direito de Ouvir, Dra. Andreia Abrahão explica porque o exame é tão importante para garantir o desenvolvimento saudável da criança.

Desde agosto de 2010, a Triagem Auditiva Neonatal passou a ser obrigatória em todas as maternidades. Antes disso, os testes eram realizados apenas em crianças de grupos de risco, como prematuros, crianças com baixo peso, que possuem alguma síndrome ou que tiveram alguma infecção durante seu desenvolvimento na gravidez. Com isso, muito bebes perdiam a oportunidade de terem uma deficiência auditiva diagnosticada precocemente e serem logo encaminhados para tratamento.

Segundo a fonoaudióloga, ouvir bem é essencial para o desenvolvimento da linguagem da criança. Ela explica que a partir do quinto mês de gestação, quando o órgão auditivo já está formado, o bebê é capaz de ouvir os sons de fora da barriga. "Assim quando ele nasce, identifica os sons e principalmente a voz da mãe. Com o passar dos primeiros aninhos de vida, a linguagem se aprimora. Os bebes que têm a deficiência identificada logo após o nascimento, podem ser imediatamente encaminhados para atendimento especializado. A boa notícia é que atualmente há tecnologia para praticamente todos os casos, permitindo que o bebê seja protetizado precocemente e tenha acesso ao som, desenvolvendo sua comunicação de uma forma muito parecida com uma criança ouvinte."

Rápido e indolor, o exame muitas vezes é realizado enquanto o bebê está dormindo explica a especialista da Direito de Ouvir. "O procedimento é pouco invasivo e os país podem acompanhar. Encostamos na orelha da criança um pequeno fone de ouvido que emite um som de baixa frequência e mede as respostas que são emitidas pela orelha interna da criança". Quando há diagnostico positivo o bebê é encaminhado para o médico otorrinolaringologista, que irá orientar o melhor tratamento para o problema.

Para a fonoaudióloga, não identificar um déficit auditivo precocemente, além de prejudicar a formação da linguagem, é algo que costuma comprometer o desenvolvimento social e emocional da criança. "Quanto mais tarde o diagnóstico for feito, maiores serão os desafios para a criança transpor, pois terá dificuldades quando chegar a hora de ir para escola e para interagir com a família e com outras crianças".

publicado em 26 de Junho / 2017 às 11:28

Ministro da Justiça nega troca no comando da Polícia Federal

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, desmentiu sábado (24) rumores de troca do comando da Polícia Federal (PF) e disse que no trabalho do ministério “não há nomes, há instituições”. Ao lado do diretor da PF, Leandro Daiello, Jardim disse que o governo não está “preocupado com personalidades” e que os dois têm trabalhado “com absoluta harmonia e camaradagem”.

“Não há nomes, há instituições. Não estamos preocupados com personalidades. Estamos comprometidos com a instituição”, disse o ministro em rápido pronunciamento à imprensa convocado neste sábado. “É preciso cobrir mais espaço do território. Seja para cada um dos crimes que mais preocupam a administração pública: drogas, armas, os crimes financeiros e o que começa agora que é o tráfico humano. Esse é o novo desafio, é o nosso compromisso institucional.”

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Jardim teria dito a sindicalistas em reunião esta semana que tiraria Daiello do comando da PF. O ministro chamou a notícia do jornal de “pós-verdade” e disse que a informação “não corresponde com a realidade”. O pronunciamento durou cerca de três minutos e Jardim deixou o local sem responder a perguntas dos jornalistas.

Após a saída de Jardim, Daiello reforçou a declaração do ministro de que não se pode personalizar a atuação da PF, mas não esclareceu se fica ou não no cargo. “Vamos ampliar a capacidade da Polícia Federal de ter uma inserção internacional para combater os crimes transnacionais e também com uma estratégia de proteção de fronteiras. Isto anda muito bem, anda em uma perspectiva institucional, não é uma perspectiva pessoal, não é o ministro, não é o Leandro [Daiello], são as instituições Ministério da Justiça e Polícia Federal que andam serenamente neste caminho”. O diretor também deixou o local sem responder a perguntas da imprensa.

Fonte: Revista Isto É
publicado em 26 de Junho / 2017 às 11:00

DEPUTADO ROBERTO CARLOS APOIA ESPADEIROS DE SENHOR DO BONFIM

Em sua página pessoal no facebook o Deputado Estadual Roberto Carlos manifestou apoio neste domingo (25) aos espadeiros de Senhor do Bonfim, cujo ato foi suspenso pela Justiça na última. Ao lado do deputado federal Valmir Assunção do PT, Roberto Carlos expressou:

Eu, Roberto Carlos, Deputado Valmir Assunção e o prefeito Carlos Brasileiro apoiamos os ESPADEIROS da cidade do Senhor do Bonfim. É cultura, turismo e tradição, além de ser um verdadeiro show aparte que os bonfinenses fazem quando da época da maior festa do Brasil, o São João.

A população apoia, a prefeitura apoia, a Câmara de vereadores apoia e tem seus maiores incentivadores: vereador Carlos de Tijuaçu, vereador Cleiton Vieira Pinto e o vereador Eliseu dos Tempeiros. E onde está o erro?” questionou ao encerrar o comentário Roberto Carlos.

Da redação
publicado em 26 de Junho / 2017 às 10:29

Saiba quais são os passos em caso de denúncia contra Temer pela PGR

Após investigações da Polícia Federal (PF) apontarem que há "evidências" da prática de corrupção passiva do presidente Michel Temer, no caso que envolve o pagamento de propina por parte da JBS, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem até a próxima terça-feira (27) para denunciá-lo no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, antes de ser analisada pelo STF, a denúncia deve passar pela aprovação da Câmara dos Deputados. O processo só segue para o Supremo se pelo menos 342 dos 513 deputados votarem a favor.

A norma é estabelecida pela Constituição Federal, já que trata-se da abertura de um processo criminal contra o presidente da República. Se Janot decidir denunciar o presidente junto ao STF, caberá a esta Corte enviar uma solicitação para a Câmara, cujo presidente, então, providenciará a notificação do acusado e despachará o documento para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Depois de notificado, Temer terá até dez sessões do plenário da Câmara para enviar sua defesa. Quando isto ocorrer, caberá à CCJ se manifestar sobre a denúncia e dizer se concorda, ou não, com o prosseguimento da denúncia. Esta etapa deve ocorrer no prazo de até cinco sessões do plenário, mas os integrantes da comissão podem pedir vista do processo, por duas sessões plenárias, antes de discutir e votar o parecer. As informações são do portal G1.

A denúncia segue para a votação dos deputados, no plenário da Câmara, se a maioria dos membros da CCJ votarem a favor. Em caso positivo, o caso será submetido à votação nominal, pelo processo de chamada dos deputados. Estes devem responder "sim" ou "não", e os votos serão lidos em voz alta. Caso 342 parlamentares vote pelo prosseguimento da denúncia, será autorizada a instauração do processo no Poder Judiciário. Em caso de recusa, o efeito ainda é incerto, segundo a assessoria de imprensa do STF, e pode ser definido pelos ministros ao analisar esse caso específico.

G1
publicado em 26 de Junho / 2017 às 10:00

Prefeitura realiza obras de pavimentação e saneamento no maior Bairro de Canudos

As ruas que estão sendo beneficiadas nesta primeira etapa são as Ruas João do Leite, Isaías Canário, Travessa José Peixoto, Rua José Peixoto, Paulo Fontes e Joel Canário, sendo que essas três últimas já estão em fase de finalização. Além de proporcionar a população mais qualidade de vida, as obras também irão valorizar os imóveis do Bairro. O engenheiro civil responsável pelas obras, Jonatan Brito, pede a colaboração dos donos desses imóveis. "É importante que os moradores das ruas em que estamos trabalhando colaborem conosco no sentido de evitar transitar pelo calçamento que está sendo feito e pelos que acabaram de ser concluídos. Dessa forma, garantiremos que o resultado tenha mais qualidade, o que irá beneficiar a todos", explicou.

Assessoria de Comunicação de Canudos
publicado em 26 de Junho / 2017 às 09:43

PESQUISA DATAFOLHA: LULA LIDERA, SEGUIDO POR MARINA SILVA E BOLSONARO

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Jornal Folha de São Paulo, aponta os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018.

São vários os cenários para o primeiro turno, todos liderados por Lula, com Marina Silva e Bolsonaro revezando-se na segunda colocação.

Num possível segundo turno Marina Silva e o Juiz Sérgio Moro seriam os melhores posicionados numa disputa com Lula.

No quesito Rejeição Lula lidera, seguido por Alkmim e Bolsonaro.

Confira os cenários:

Cenário 1 (com Alckmin):

  • Lula (PT): 30%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 16%
  • Marina Silva (Rede): 15%
  • Alckmin (PSDB): 8%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • Luciana Genro (PSol): 2%
  • Eduardo Jorge (PV): 2%
  • Ronaldo Caiado (DEM): 2%
  • Branco/nulo/nenhum: 18%
  • Não sabe: 2%
Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Junho / 2017 às 09:29

Desde 2013, prisões por corrupção crescem 288%

Milhões de pessoas que foram às ruas em junho de 2013 não pediram a aprovação da Lei 12.850, que regulou as delações premiadas. Mas a mudança legal - parte do pacote aprovado pelo Congresso em resposta aos protestos - abriu o caminho para que o número de prisões temporárias e preventivas e os flagrantes de corruptos acusados de desvio de verbas públicas no País fosse multiplicado por quatro de 2013 para 2016.

Números da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), da Polícia Federal, mostram que, no ano passado, dez pessoas foram presas a cada semana por agentes federais em operações de combate ao desvio de verbas públicas. Em 2013, antes da aprovação da lei sobre colaboração premiada, esse número não chegava a três por semana (2,5 em média). O Estado analisou os dados de 2.325 operações deflagradas pela PF no País de 1.º de janeiro de 2013 a 31 de março deste ano. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso a Informação.

"O marco disso é a lei de 2013", afirmou a delegada Tânia Prado, presidente do Sindicato dos Delegados da PF. Para ela, a legislação que emparedou o mundo político dificilmente passaria hoje no Congresso. "Ela foi aprovada no contexto da pressão popular. Devem (congressistas) ter achado que era bom para prender traficante." Em 2013, a PF fez 302 operações no País de combate a organizações criminosas - desde as envolvidas com crime comuns, como tráfico de drogas, até as especializadas em delitos financeiros. Em 2016, esse número aumentou 205%, chegando a 922.

Já no primeiro ano depois da lei, em 2014, o número de prisões concedidas pela Justiça e flagrantes nessas operações chegou a 2.798 e somou 4.122 em 2016 - aumento de 771% em comparação com as 473 registradas em 2013. Para o procurador da República Rodrigo De Grandis, a lei foi "um divisor de águas no combate à corrupção". "Não havia o procedimento de como se fazer a colaboração premiada e hoje ela é fundamental." No caso das operações de combate ao desvio de verbas públicas, as prisões passaram de 135 (2013) para 524 (2016) - crescimento de 288%. De Grandis diz que, hoje, o combate à corrupção é uma prioridade na PF e no Ministério Público Federal (MPF).

Os números da PF mostram que não só as prisões de corruptos aumentaram, mas também as de todos os demais tipos de organizações criminosas, como a de traficantes. Ou seja, a lei afetou as máfias de forma indistinta - a única exceção foi os crimes financeiros. "É mais difícil obter uma prisão por crime financeiro. A materialidade do delito é mais complexa", disse De Grandis. Para ele, "culturalmente", a tendência é achar que o crime com sangue merece uma resposta mais severa da sociedade. "Isso é uma falácia. E está mudando, até no Supremo."

Para o criminalista Roberto Podval, há uma escalada de prisões preventivas no País nos últimos anos. "Mudou a cultura com relação à prisão no Judiciário. Saímos da impunidade absoluta para os crimes econômicos para a punibilidade absoluta, que está nesse momento. A tendência é que a gente chegue ao meio-termo. Se houve uma banalização da corrupção, houve também uma banalização das prisões provisórias."

Tecnologia

Por trás do aumento das operações e das prisões, criminalistas, policiais e procuradores apontam ainda razões tecnológicas, como a criação de bancos de dados sobre desvios de verbas públicas e laboratórios de combate à lavagem de dinheiro. Chamada Atlas, a nova ferramenta de cruzamento de informações da PF tem 56 bases de dados que armazenam 1,5 bilhão de registros sobre corrupção no País. A colaboração com os órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), também provocou o aumento de operações. 

Fonte: NMB
publicado em 26 de Junho / 2017 às 09:00

Exaltação da tradição e fé sertanejas marcam Missa do Vaqueiro de Petrolina

Após nove dias de vasta programação no Pátio Ana das Carrancas, o São João de Petrolina teve, na manhã deste domingo (25), a 76ª Missa do Vaqueiro. Realizada às margens do Rio São Francisco, a cerimônia reuniu mais de 10 mil pessoas, dentre elas, centenas de homens e mulheres do campo montados a cavalo, para acompanhar um espetáculo de fé e exaltação da cultura sertaneja.

Trajados com gibão e chapéu de couro, os vaqueiros, antes da cerimônia religiosa, saíram do Estádio Paulo Coelho em cavalgada pelas ruas de Petrolina. A vaqueirama, que havia dormido a noite anterior no campo de futebol, percorreu cerca de 5 km até a chegada no palco montado pela Prefeitura de Petrolina próximo à orla do São Francisco.

Na chegada à beira do rio, o grupo foi recepcionado pelo padre-vaqueiro José Guimarães e pelo coral Aboio de Serrita para a celebração religiosa. Durante quase duas horas, os vaqueiros entoaram orações e canções tradicionais de Luiz Gonzaga e outros ícones da cultura nordestina, pedindo por chuva e proteção para familiares, amigos, para a roça e os animais da caatinga.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 26 de Junho / 2017 às 08:48

Palocci é condenado a 12 anos de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antonio Palocci as 12 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A sentença é desta segunda-feira (26).

Reús

Além de Palocci, o ex-assessor dele, Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht e outros 11 eram réus nesta ação penal. Eles respondiam por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O processo

O processo apurava se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.

Palocci é acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome "Italiano", que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci. Ele nega ser o "Italiano".

O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná. Palocci foi denunciado uma vez por corrupção passiva e 19 vezes por lavagem de dinheiro.

G1
publicado em 26 de Junho / 2017 às 08:09

APÓS PROIBIÇÃO DE CAPTAÇÃO NO SÃO FRANCISCO, ANA EXIGE QUE IRRIGANTES ENVIEM DADOS DOS MEDIDORES DE ENERGIA SEMANALMENTE

Na segunda-feira, dia 19, a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou uma resolução que proíbe a captação de água na bacia do Rio São Francisco às quartas-feiras, exceto para abastecimento humano ou animal. A medida, que leva o nome de Dia do Rio, visa evitar que a represa de Sobradinho, na Bahia, chegue ao volume morto. Sobradinho é o maior reservatório do sistema, com volume útil de 28 bilhões de m³ e capacidade para armazenar 34 bilhões de m³ de água. De acordo com a agência, há sete anos, chove abaixo da média na bacia do São Francisco.

A regra começou a valer a partir do dia, 21 de junho, e vai até 30 de novembro de 2017, quando está previsto o fim do período seco, podendo ser prorrogada de acordo com o início do período de chuvas na região. Com o intuito de acompanhar o cumprimento dessa medida de restrição, a ANA solicitou que os usuários enviem semanalmente informações dos medidores de energia de cada um dos pontos de captação do empreendimento.

Confira ofício e resolução da ANA:

Ler Matéria Completa
Da redação Foto Geraldo José
publicado em 26 de Junho / 2017 às 08:00

Petrolina: Secretaria de Educação e Sindicato avançam em pautas em favor do servidor

Cumprindo seu compromisso em receber regulamente a representação sindical dos profissionais em Educação, a secretária da pasta em Petrolina, Maéve Melo, esteve reunida nesta quinta-feira (22), com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp); a Associação dos Professores e representes de outras categorias do setor para encaminhar demandas e encontrar soluções para os anseios dos servidores.  O encontro aconteceu no gabinete da secretária.

Na pauta da reunião, questões referentes ao recesso escolar; a condição salarial dos secretários escolares; a nova normatização dos professores readaptados; a nomenclatura dos professores alfabetizadores e informações sobre o precatório do Fundeb. De acordo com Inês Silva, vice-presidente do Sindsemp, o encontro foi bastante proveitoso. "Essa é mais uma reunião de tantas outras que temos com a secretária. Sentar para tratar com alguém que entende, que vive a educação, que conhece a Rede é muito importante. Saímos entusiasmados. Percebemos a boa intenção de Maéve em nos ouvir, a apontar saídas e soluções. Assim,  ganha o município, ganha a luta sindical e ganha toda sociedade", frisou.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, destacou os avanços conquistados na educação nesta gestão e ressaltou a postura da gestora da pasta no diálogo com a categoria. "Temos uma excelente relação com a Secretaria de Educação e, aqui, ressalto a condição técnica da secretária que é e bem sensível aos anseios dos servidores da Educação. Destaco os avanços na normativa do recesso escolar, estendendo aos assistentes de criança que antes não tinham o direito; o debate acerca da nova nomenclatura dos professores alfabetizadores que a secretária se comprometeu em estudar e enviar uma emenda na lei substitutiva refazendo o texto; a normativa em favor dos servidores readaptados que está em fase de conclusão e de responsabilidade da companheira Rosane Costa; a criação do Grupo de Trabalho para estudar os impactos financeiros da reserva do 1/3 hora aula-atividade e também da gratificação de difícil acesso dos secretários escolares. Estamos avançando no diálogo, na convivência e resolutividade das ações", destacou.

A secretária de Educação do Município, também avaliou de forma positiva o encontro e se comprometeu em continuar aberta a mesa de diálogo com os servidores. "Sou educadora, já fui servidora da Educação do município de Petrolina e sou sensível à demanda da categoria. Junto com o sindicato e com a associação estamos em busca de soluções para demandas que antigamente não foram bem planejadas e, agora, serão rediscutidas. Sabemos que já avançamos muito, mas vamos continuar com muita responsabilidade, pois tudo que me comprometo é com base em estudos de viabilidade administrativa e econômica. Saímos daqui com outras reuniões marcadas para avançar nas conquistas da categoria. Temos essa orientação do prefeito Miguel Coelho em ter uma relação de proximidade e cuidado com os servidores do município e estamos buscando atender a esta recomendação da melhor forma possível, ainda que, a princípio, não tenhamos condições de atender a todos os pleitos", pontuou.

Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 26 de Junho / 2017 às 07:25

Fabiana Santiago e Flávio Leandro animam última noite do São João de Petrolina

Depois de uma maratona de shows, a noite de São João ficará na memória das milhares de pessoas que foram ao pátio Ana das Carrancas para prestigiar a última noite dos festejos juninos de Petrolina. Mais uma vez, o público mostrou disposição para curtir as quatro atrações que se apresentaram neste sábado (24) encerrando a programação.

A noite começou com muito forró tradicional na voz da cantora Fabiana Santiago que cantou grandes sucessos numa apresentação que arrebatou o público. Com um rico repertório e um figurino encantador, a cantora surpreendeu a todos com uma performance cheia de originalidade.

Ao fim da apresentação, a artista falou do repertório preparado especialmente para a noite de São João que teve direito a muitas homenagens aos grandes ícones da cultura nordestina como o Rei do Baião e Dominguinhos.

"É sempre muito emocionante estar no palco e poder trazer para o público a nossa cultura, o nosso  forró de Luiz Gonzaga e Dominguinhos ainda mais nesta noite de São João. Então não há data mais especial que esta, agradeço muito pela oportunidade e espero estar de volta várias vezes", disse a cantora.  

Em seguida, o público vibrou com as apresentações de Guilherme Dantas e da Toca do Vale que fizeram todo mundo dançar no melhor estilo vaqueirama. Uma das grandes atrações da noite, o cantor Flávio Leandro, foi o último a se apresentar para fascínio dos fãs de várias regiões que aguardavam ansiosos a sua apresentação.

Com muito forró e poesia, o poeta cantador abrilhantou ainda mais o dia do santo maior da festa e encerrou em grande estilo a última noite do São João de Petrolina.

Equipe de Imprensa do São João de Petrolina
publicado em 26 de Junho / 2017 às 07:00

MAIOR THINK THANK LIBERAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO ABRE INSCRIÇÕES PARA COORDENADOR

Com o desejo e a vontade de transformar o sertão de Pernambuco surgiu em Petrolina o Clube Libercracia, o maior Think Thank Liberal do Interior de Pernambuco. Com o questionamento: Você deseja transformar o sertão e torná-lo um lugar mais livre e melhor para se viver? O clube convida para que as pessoas efetuem sua inscrição na página oficial tornando-se um coordenador do Clube Libercracia! Diz a nota enviada ao Blog Geraldo José:

O Clube Libercracia está começando a expandir suas atividades, inúmeros projetos serão executados a partir do semestre que vem, inúmeras atividades e eventos que podem ser realizados também estão no papel prontos para começar, mas, como toda organização, precisamos de mais pessoas para ajudar nisso, por isso queremos o seu apoio.

Como coordenador você terá um treinamento exclusivo de atuação e coordenação, além de ter um treinamento voltado para as ideias da liberdade e do empreendedorismo.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o liberalismo e, junto a isso, em mudar a sua região, em trabalhar pela liberdade e ajudar nos trabalhos do Clube Libercracia, inscreva-se no formulário abaixo e ajude a mudar a cara do sertão!

Inscrições são feitas por esse link: https://goo.gl/IsfhVv e vão até o dia 30 de junho.

Quem somos:

Fundado no ano de 2014 com o nome de "Grupo de Estudos Vale do São Francisco" e contando com não mais que 3 membros, o hoje Clube Libercracia tornou-se maior e agregou, ao longo do ano de 2016, mais de 1000 pessoas em suas atividades e pretende colocar-se como uma das maiores instituições de difusão do liberalismo no Nordeste.

Não é necessária qualquer contribuição financeira, ou temporal, para se tornar membro do Clube Libercracia. Ao inscrever-se em nosso grupo, você receberá um convite para participar de nossas atividades, conhecer pessoas e se engajar em nossos trabalhos, conforme seu interesse e disponibilidade.

publicado em 26 de Junho / 2017 às 06:30

Governador suspende visita a Feira de Santana para entrega de equipamentos agrícolas

Agenda que o governador Rui Costa iria cumprir nesta segunda-feira (26), às 10h, em Feira de Santana, no Parque de Exposições do município, para entrega de 120 tratores e implementos agrícolas destinados a 80 associações de produtores rurais de 40 municípios, foi cancelada a pedido do Ministério da Integração Nacional. 

Secom Bahia
publicado em 26 de Junho / 2017 às 06:00

Sento-Sé: Secretários discutem com moradores da região do Sanharó sobre o abastecimento de água

O Diretor do SAAE, Carlos Magno, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jackson Coelho, o Secretário de Transportes, Sandro Jatobá e o Engenheiro Civil do Município, Lucas Amorim, estiverem representando a Prefeitura Municipal de Sento-Sé para debater com os moradores sobre o sistema de abastecimento de água da região do Sanharó.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, falou dessa área visitada, "conhecemos de perto a realidade na região do Sanharó, essa viagem até a comunidade foi muito esclarecedora, visitamos os poços que são da responsabilidade do município, verificamos o seu funcionamento e o abastecimento", afirmou Jackson Coelho.

Maria Lopes Bonfim, mora no Sanharó há mais de 60 anos, agradeceu o trabalho que a prefeitura vem fazendo, "agradeço muito o cuidado da gestão com o povo da comunidade, se não fosse essa manutenção não sei o que seria de nós sem água", disse. O Secretário de Transporte, lembrou que foi feita a manutenção das bombas há poucos dias, "fizemos a troca das bombas dos poços de abastecimento, mensalmente enviamos combustível e lubrificante para o motor", ressaltou Sandro Jatobá.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
publicado em 25 de Junho / 2017 às 23:00

ARTIGO – SAI QUADRILHA... ENTRA QUADRILHA!

Nos bons tempos que marcaram várias gerações, e fizeram a alegria quase ingênua de muitos sorridentes nordestinos, a tradição cultural das Quadrilhas enchia de beleza e encanto os festejos de S. João na maioria das cidades do interior e em algumas capitais do Nordeste. Hoje, apenas algumas cidades como Caruaru e Campina Grande, e algumas outras poucas cidades, profissionalizaram esse tipo de festa regional com quadrilha presente como item turístico principal - e isso é bom porque preserva a cultura -, enquanto a geração atual pouco conhece ou só vê em “flashes” isolados da televisão, neste período de junho!

Lembro-me com certa nostalgia dos bons e saudosos tempos de Uauá, em que logo após a novena ao Padroeiro, o povo, disciplinadamente, já se postava em torno da quadra para o “Concurso de Quadrilha”, onde concorriam escolas e colégios da sede e do interior, todos imbuídos de uma pura vibração em defesa do nome da sua escola. Somente após anunciado o resultado da sadia competição pela Comissão Julgadora, a primeira banda se preparava para o início do forró junino da noite, que se prolongava até a Alvorada das 05:00h da madruga, aí já abrindo o novo dia. Dentro desse harmonioso clima o São João era marcado por intensa animação durante 10 dias, ou seja, de 15 a 24 de junho!

Essas tradições culturais, contudo, se não contarem com o interesse dos governos municipais, a tendência é a sua progressiva extinção, já acontecendo em muitas cidades, cujas tradições vêm sendo substituídas por shows sertanejos ou não, recheados com o complemento das belas bailarinas “calorentas”... É a modernidade que chega atropelando a história cultural das cidades.

Mas, caro leitor, como tudo nessa vida sofre um processo de aperfeiçoamento para o bem ou para o mal, essa quadrilha saiu do cenário e deu lugar ao surgimento de outras quadrilhas! Enquanto uma, além da leveza da dança e da simplicidade, tinha o comando do eficiente “Marcador de Quadrilha”, outras agem nos bastidores e atuam nas sombras da indecência com as mãos sujas sobre o dinheiro público. Competentes na gestão da indústria das propinas, possuem, também, o comando profissional de vários “Chefes de Quadrilha”! Uma triste e dolorosa substituição, com poder avassalador no rompimento dos valores morais e culturais da nossa sociedade.

 Assim como na fase imperial dividiram o nosso território em “Capitanias Hereditárias”, os nossos “reizinhos” modernos lotearam o Patrimônio Público, os Ministérios, as Estatais e os Fundos de Pensão entre algumas Quadrilhas organizadas, e sob a coordenação criminosa e manipuladora dos Partidos grandes, e até dos chamados “nanicos”! Esse comportamento desmoraliza e enfraquece a nossa democracia.

Como resultado das muitas delações oficializadas que se tem visto, uma verdade tem se evidenciado na formação dessas muitas facções criminosas do colarinho branco, caracterizadas pela perfeita estrutura organizacional composta de Chefe, Diretor, Tesoureiro e, como não poderia faltar, o Doleiro, encarregado de migrar enormes somas de dólares para os Bancos internacionais! É uma máquina que funciona de maneira invejável e devidamente politizada, tão importante que até parlamentar deixa de desempenhar a sua função institucional de legislar para a qual foi eleito, para assumir o papel vergonhoso de fantoche do esquema criminoso!

Esses eventos festivos têm o condão de encaminhar essas tragédias para os escaninhos do esquecimento, enquanto os três Poderes da República se digladiam na montagem dos esquemas de ataque e defesa.

Essas reflexões devem contribuir de maneira positiva para uma reorientação dos novos rumos que pretendemos para o nosso País, com o fortalecimento da esperança e do otimismo de que algo possa surgir do além, ou daqui mesmo, para despertar as consciências doentias dos nossos políticos e autoridades constituídas.

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 25 de Junho / 2017 às 22:00

Cervejaria produz primeiro videoclipe de Luiz Gonzaga

Setenta anos se passaram desde que a música Asa Branca conquistou o Brasil e o mundo, ecoando a voz do povo nordestino e sua luta contra a seca. A composição de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em parceria com Humberto Teixeira nasceu em1947 e permanece atual. Por todo o seu simbolismo e representatividade na obra de Gonzagão (1912 – 1989), a Schin, decidiu produzir o primeiro videoclipe de Luiz Gonzaga, reforçando sua homenagem ao principal músico do Nordeste que dá voz à campanha de comunicação, que está dentro do movimento #eternogonzagão, que também conta com filme de TV, latas comemorativas, mídia externa, ações no digital, patrocínio de eventos e ativação nos pontos de vendas de Pernambuco e Bahia.

"Esta é uma iniciativa arrojada e inédita. Quando nos debruçamos sobre a obra do grande artista Gonzagão e nos deparamos com as mais de 600 músicas e 200 discos gravados, sentimos falta de um projeto audiovisual que evidenciasse toda a beleza do sertão nordestino e sua riqueza musical. Com os novos recursos tecnológicos, pudemos resgatar e ampliar a força do vinil e a voz deste pernambucano que tantas emoções nos traz com esta grande composição, considerada o Hino do Nordeste", afirma o gerente de Marketing de Schin, Bruno Piccirello.

As tomadas foram realizadas em Exu, interior de Pernambuco, cidade que fica cerca de 600 km de Recife, terra de Luiz Gonzaga, seu filho mais ilustre. Mais de 12 horas foram necessárias para a produção do videoclipe, que traz cenas de lugares por onde viveu Luiz Gonzaga. As imagens do artista pernambucano são do acervo da TV Cultura.

A gravação reuniu cerca de 70 músicos, tocadores de sanfona, triângulo e zabumba, entre eles Oswaldinho do Acordeon, grande parceiro de Gonzagão, e outros sanfoneiros renomados de todo o Brasil: Clayton Sobrinho Gama, Ana Caroline Lourenço da Silva, Sarah Assis, João Roberto de Santana Alves, Terezinha Bezerra Chaves, Lulinha Alencar, Enok Virgolino Dantas, José Marcelino da Silva; o zabumbeiro José Ferreira de Souza, os trianguleiros José Aluizio Cruz e Estevão Ferreira Júnior, que, além da sanfona, também participa como vocal na gravação. A concepção e produção do filme é da agência New Style.

"Resgatar a tradição é a maior inovação que poderíamos trazer para o São João de Schin. Trazer o Gonzagão de volta em uma grande homenagem, dando a oportunidade aos fãs de assistir ao seu primeiro videoclipe, permite às pessoas se reconectarem aos valores do São João, do Nordeste, da música e cultura brasileira. Isso tem tudo a ver com a Schin, uma marca democrática, brasileira e que conversa com todos", explica o CCO da NewStyle, Thomas Tagliaferro. O lançamento do videoclipe foi realizado no dia 22 de junho.

Ascom Schin
publicado em 25 de Junho / 2017 às 21:07

Brasileirão Série D: Juazeirense decepciona em casa e vai enfrentar o Campinense na próxima fase.


Juazeirense e Coruripe fizeram um jogo fraco de público e de espetáculo no Adauto Moraes

Pouco mais de 150 torcedores compareceram ao Estádio Adauto Moraes na tarde/noite deste domingo, para assistir a uma atuação decepcionante da Juazeirense, que entrou em campo como líder e saiu com uma derrota para o então lanterna do grupo A7. O primeiro tempo, sem gols e com poucas jogadas de área, deixou os goleiros praticamente sem trabalho. Os lances mais agudos foram proporcionados pelo Coruripe, que tomou a iniciativa do jogo mesmo jogando fora de seus domínios.

O segundo tempo começou na mesma balada, até que a zaga Juazeirense cochilou e o atacante Ronie, marcou para o Coruripe.  A partir daí a Juazeirense até tentou o empate, mas sem uma articulação tática e com um meio de campo pouco criativo, se valeu de bolas alçadas direto na área, na base do desespero, facilitando a atuação da defesa do time alagoano.

Apesar da derrota a Juazeirense foi beneficiada pela vitória do Sousa (PB) contra o Central de Caruaru e garantiu a primeira colocação no Grupo A7, que lhe dá  a vantagem de jogar a última partida do mata-mata da próxima fase em casa. De acordo com Sérgio Fernandes, diretor de futebol da Juazeirense, alguns jogadores devem chegar para reforçar a equipe na próxima fase.

Os outros dois baianos, Fluminense de Feira e Jacobina, também garantiram vaga na próxima etapa, que já começa no próximo domingo, dia 02 de Julho. Confira os confrontos da próxima fase do Brasileiro Série D, em jogos de ida e volta:

Atlético-AC x São Raimundo-PA 
Gurupi x Princesa do Solimões
Rio Branco-AC x Altos
Santos-AP x São Francisco
Guarany de Sobral x Parnahyba
Globo FC x Maranhão
Juazeirense x Campinense
Fluminense de Feira x Sousa
América-RN x Comercial-MS
Ceilândia x Jacobina
União Rondonópolis x URT
Portuguesa-RJ x Aparecidense
Boavista-RJ x Espírito Santo
Operário-PR x Villa Nova-MG
São Bernardo x Metropolitano
São José-RS x Brusque

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Junho / 2017 às 21:00

Espaço do Leitor: Lixo na calçada.

Bom dia,

Agradeço a pronta resposta da SESP com relação ão lixo acumulado nas calçadas da rua Caminho da Codevasf. Piranga. Porém quero ser mais claro, o que temos acumulado não é lixo doméstico (que vem sendo regularmente recolhido) e sim entulhos de obras, limpeza de jardins e outros matériais jogados irregulares nas calçadas,  infelizmente por pessoas com pouca educação pública. Ainda sexta-feira (23), limpei a  calçada em  frente de minha casa e mesmo assim jogaram novos entulhos !

Vejam mais fotos com detalhes. 

Luiz Fernando de Carvalho Reis 

publicado em 25 de Junho / 2017 às 20:00

Vereador de Minas sugere comer carne de cachorro

Um vereador de Ituiutaba, em Minas Gerais, sugeriu a consumo de carne de cachorro para resolver o problema de excesso de animais de rua no município. Wellington Arantes (PSB) fez a sugestão durante sessão na última terça-feira (20), de acordo com o jornal O Tempo.

"Tem que fazer igual lá no Japão (sic), é comer esses cachorros e acabar com isso", disse o vereador, durante debate em que se discutia implantação dos chamados "castromóveis" para controlar a população de animais sem dono.

Moradores e associações de proteção aos animais repudiaram a fala do vereador. Com a repercussão, ele explicou que, na verdade, nunca foi contra a castração de animais. "Publicamente, estou aproveitando este espaço para pedir desculpas ao público por ter falado daquele jeito. Isso de comer cachorro nunca vai existir. Acabei falando da boca para fora”, disse.

O parlamentar também argumentou que a opinião foi dada por acreditar que a cidade tem áreas mais importantes para cuidar. “Foi uma infantilidade, uma bobeira. Eu quis dizer que a prioridade no momento é a saúde”, afirmou.

Fonte: NMB
publicado em 25 de Junho / 2017 às 19:00

SENHOR DO BONFIM PERMANECE BEM POLICIADA DURANTE FESTEJOS JUNINOS

Durante o São João de Senhor do Bonfim, toda a cidade transforma-se em uma grande festa, com circulação de milhares de pessoas nos hotéis, bares, restaurantes, parques infantis, barracas da feira livre e centro comercial. O 6º Batalhão de Polícia Militar trabalha intensamente para que a prática de delitos como furtos e roubos a transeuntes não prejudique a diversão.

Embora muitos policiais estejam empregados, em regime de escala extraordinária, no Espaço Gonzagão, onde acontecem as grandes atrações, o 6º BPM mantém o policiamento ordinário dentro da normalidade.

Seção de Comunicação Social 6 BPM
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.