Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

33,11%
Atualizado em: 10/04/2016
Variadas
03 de Maio / 2016 às 10:29 | Nenhum Comentário

Oportunidade oferecida pela AGE. A semana do MEI, iniciativa do Sebrae em parceria com a Agência, teve início nesta segunda-feira (02), com a consultoria de marketing para os empreendedores. A AGE está oferecendo gratuitamente até sexta-feira (06), consultorias na área de marketing e financeiro. A parceria serve como forma de incentivar e auxiliar os empreendedores que necessitam de uma opinião profissional para alavancar o seu negócio.

De acordo com o consultor de marketing do Sebrae, Leonarth Piancó, "Nosso papel é ajudar o empreendedor a enxergar o seu negócio do ponto de vista do cliente." afirmou o consultor. A proposta incentiva o MEI a entender melhor como trabalhar o marketing de seu estabelecimento para gerar atender melhor as necessidades de seus clientes. A consultoria de marketing segue até esta terça-feira (03) e a consultoria financeira tem início na quarta-feira (04) terminando na sexta-feira (06). Todas acontecem na AGE, com horário pré agendado da 08h à 13h. A Agência fica na Rua da Simpatia, n-135, Centro Petrolina.

Ascom/Petrolina
Informativos
03 de Maio / 2016 às 10:12 | Nenhum Comentário

O SAAE comunica aos usuários dos bairros Antônio Guilhermino, Itaberaba, Distrito Industrial, João Paulo II, Vila Nova Fé, Jardim São Paulo, Loteamento Sol Levante e São Jorge, Mercado do Produtor, Residenciais Praia do Rodeadouro, Brisa da Serra, Juazeiro I e II que nesta quarta-feira, 04 de maio, o abastecimento de água será interrompido das 08h às 14h, para que seja realizado o entroncamento na rede de água de 250 milímetros da Rua 02, no bairro Jardim Flórida. Para a realização do serviço será necessário desligar a bomba que fornece água para esses locais. 

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Ascom/SAAE
Informativos
03 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro prorrogou a campanha antirrábica até 30 de maio. Até o momento cerca de 6.183 animais entre gatos e cães da zona rural e urbana já foram vacinados. Desde o dia 4 de abril, inicio da Campanha, as equipes de vacinação percorrem os bairros para aplicar nos animais a dose única contra a doença. A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de 1 mês. Juazeiro possui 32,4 mil animais.

Há também um posto fixo de vacinação antirrábica, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, na Casa de Endemias na Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7 A, próxima ao Centro de Saúde III, bairro Centro. "A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter estes animais imunizados contra a doença e a população protegida. O cão é o principal transmissor de raiva animal para seres humanos, por ser o animal mais próximo do homem, por isso a vacinação acontece anualmente", informou o Diretor de Promoção de Vigilância do município, Gustavo Monteiro.

Ascom/Juazeiro
Esporte
03 de Maio / 2016 às 09:34 | Nenhum Comentário

É grande o número de jornalistas presentes na Esplanada dos Ministérios em Brasília para cobertura da chegada da Tocha Olímpica na manhã desta terça-feira (03).

Também é intensa a movimentação de autoridades e populares com vistas a encontrar o melhor lugar para acompanhar a solenidade.

Manifestantes a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff também são vistos ao redor do espaço, mas estão sendo impedidos de chegar ao local onde se realizará a solenidade.

Espaço do Leitor
03 de Maio / 2016 às 09:30 | Nenhum Comentário

Você quer ver mel em abundância, cerveja de umbu (25 reais a longuinete), bode assado com macaxeira por todo lado, geleia de umbu, compota de umbu, suco de maracujá da caatinga, rendas, artesanatos e tantos produtos que mostram a abundância da vida no Semiárido Brasileiro? Então você deveria ter ido ao 7º Festival do Umbu em Uauá, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC).

Estamos saindo de uma seca de cinco anos, sendo dito que estamos atravessando a "maior crise econômica do Brasil da história", que em outras épocas significaria que metade de Uauá deveria estar por outros lados do mundo, menos no sertão nordestino. E totalização dessa produção alcança cerca de 200 toneladas por ano.

Ali, onde nasce o Vaza Barris, hoje um rio seco, onde logo abaixo Conselheiro encontrou um lugar onde "jorrava leite e mel" (Canudos), às margens do Vaza Barris, sertão antigamente dito como "bravo", a festa foi grande, cheia de vida, de produtos, de gente. O mesmo povo que começou a festa na sexta pela noite ainda estava lá 4 hs da manhã do domingo, dançando ao som da música típica da região, embora sempre apareça algum forró eletrônico para quebrar a beleza musical.

O paradigma de "convivência com o Semiárido", intuído por homens como Guimarães Duque, Celso Furtado (Discurso de inauguração da SUDENE, 1959), foi tirada do papel e da imaginação pela sociedade civil nos últimos anos, que lhe deu carne, na troca de experiências acumuladas pela população sertaneja, com sua captação de água de chuva, o manejo da caatinga, uma agricultura conforme o ambiente, pelo cultivo do umbu, do maracujá do mato, dos animais adaptados ao Semiárido como a cabra e a ovelha. Então, a vida veio abundante, mesmo em tempos de seca.

Essas são conquistas dos últimos 20 anos, com programas construídos pela sociedade civil como a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), ou por componentes como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Adaptada). Não veio dos coronéis, nem do Estado, mesmo esse um pouco mais modernizado. O que houve foi o apoio econômico dos últimos governos, o que deu escala a esse trabalho, com mais de 1 milhão de cisternas para beber e mais de 150 mil tecnologias de produção implantadas. 

A COOPERCUC tem mercado interno e externo, seus produtos vão para a Itália, França e Áustria. Essa é a prova que a "irrigação" não é o único veio produtivo do Nordeste e nem o principal. O PIB da irrigação gira em torno de 2 bilhões de reais ao ano, enquanto o PIB do sequeiro em 2008 já girava em torno de 140 bilhões de reais ao ano. Portanto, os números desmentem os mitos.

Parabéns à COOPERCUC, trabalho que mostra a beleza e a viabilidade do sequeiro nordestino, com a caatinga em pé, ambiente preservado e cheio de vida. O único caminho para os biomas brasileiros sobreviverem é o da "convivência".

Quem tem inteligência ambiental sabe.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Variadas
03 de Maio / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Os moradores do Residencial Monsenhor Bernardino, empreendimento do Programa federal Minha Casa Minha Vida inaugurado na gestão do prefeito Julio Lossio, participaram no último sábado (30) de uma ação social realizada na própria comunidade. O evento faz parte do trabalho de assistência social realizado pela Prefeitura de Petrolina junto às famílias atendidas pelo Programa. Durante o sábado centenas de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos participam de atividades recreativas, oficinas e atendimentos diversos.

"Tivemos uma grande participação da comunidade que vem buscar conhecimento de um modo geral. Foram realizados diversos atendimentos, cerca de 400 ao todo, demonstrando a importância das ações para as famílias", explicou a Secretária Executiva de Habitação, Edinalva Gomes.

A Ação Social contou com uma estrutura montada de estandes para artesanato,  educação e atendimento de saúde, além de consultoria da Casa do Empreendedor de Petrolina e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Também foram realizadas oficinas com crianças e adultos,  apresentações de Hip Hop, Muay thai, poesia, prestação de serviço de salão de beleza e treino  funcional, além da distribuição de 200 mudas de espécies nativas.

"A Ação Social tem o objetivo de mobilizar as comunidades levando a elas diversos serviços e demonstrando o que elas têm direito. É mais uma forma do município atender as demandas dessas famílias", afirmou o prefeito Julio Lossio.

Também participaram da Ação Social a Casa do Empreendedor, Senac, Secretarias de Cidadania, Saúde, Habitação e a Agência do Meio Ambiente (AMMA).

Ascom/Petrolina
Esporte
03 de Maio / 2016 às 08:55 | Nenhum Comentário

A Tocha Olímpica chega na manhã desta terça-feira (03), a Brasília-DF. A capital é a primeira cidade brasileira a receber o símbolo dos jogos Rio-2016. O revezamento está marcado para começar às 10h30, na Esplanada dos Ministérios, com término às 20h30, no mesmo local. Entre aqueles que vão conduzir a chama no percurso de 105 quilômetros, nas ruas da capital, estão a bicampeã olímpica Fabiana Claudino e o surfista Gabriel Medina. Os cantores Daniela Mercury e Diogo Nogueira vão cantar, ao fim do evento.

O Blog registrou os preparativos para recepção à Tocha Olímpica na Esplanada dos Ministérios.

O atleta da natação brasileira Thiago Pereira e o campeão olímpico Arthur Zanetti que competirá nas argolas e no solo, foram flagrados pela reportagem do Blog durante bate-papo na expectativa da chegada da tocha olímpica a Esplanada dos Ministérios. Thiago Pereira, inclusive, gravou um vídeo e fez uma saudação ao povo de Juazeiro.

A passagem da Tocha Olímpica causará interdições de vias e estacionamentos ao longo do percurso. Além do Eixo Monumental, o símbolo dos Jogos Olímpicos passará por vias de Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Riacho Fundo, Setor Comercial Sul e Asa Sul. Não haverá ponto facultativo e a ideia é que a tocha passe pela cidade em pleno funcionamento. As vias serão interditadas cerca de 10 minutos antes da chegada do comboio em cada local e liberadas assim que a comitiva passar. Estacionamentos próximos ficarão fechados durante todo o dia.

O comboio da tocha contará com 150 agentes da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 3,5 mil homens que farão a segurança durante o percurso do revezamento. Ela vai passar por 31 pontos, como o Regimento de Polícia Montada da PM, a Praça do Relógio de Taguatinga, e o Palácio do Itamaraty. Em Brasília, 143 pessoas vão participar do revezamento. Já no resto do país, serão 12 mil participantes do revezamento. Depois, a tocha viajará por todo o país, passando por 300 cidades, até chegar ao Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto.

A chegada da tocha a Brasília também traz para o cenário nacional uma mensagem mais importante do que os ritos oficiais. A chegada do símbolo é uma oportunidade para projetar a mensagem de convivência e fraternidade entre os povos, fazendo uso da diversidade cultural da capital para tal.

A celebração contará ainda com um ato pela Paz Mundial. A líder pacifista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, estará presente no evento. Ela é uma das ativistas mais reconhecidas mundialmente. O ato conta também com a presença do primeiro brasileiro campeão nas pistas de atletismo, Joaquim Cruz, que não só conseguiu uma medalha de ouro como estabeleceu um novo recorde mundial em 1984, na final dos 800 metros, com um tempo de 1 minuto e 43 segundos.

Variadas
03 de Maio / 2016 às 08:40 | Nenhum Comentário

O jovem empresário, Jeferson Ramon, conhecido empresário dono da lancha Fun Beach, morreu nesta segunda-feira, 02, vítima de um trágico acidente de trânsito. Jeferson bateu seu carro entre as cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Segundo informações, seu carro teria colidido com um caminhão.

Seu corpo já foi autopsiado e liberado para velório. Nossa equipe. deseja força aos familiares nesse momento.

Redação Blog Geraldo José
Esporte
03 de Maio / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

"Uma das mais importantes provas da região pela excelência de sua organização". Essa foi a  definição da 25ª Maratona Ciclística de Casa Nova, realizada neste domingo, 1º, feita pelo atleta Junior Max, membro da equipe de ciclismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e competidor de renome nacional.  
 
Max deixou de participar de uma corrida do campeonato nacional para prestigiar a Maratona de Casa Nova. "Sou de Juazeiro e fico muito feliz com a qualidade da prova que não deixa a desejar a nenhuma outra prova do Brasil, pelo nível de organização e pela qualidade dos competidores. Não poderia deixar de participar", comentou.
 
Com mais de 250 inscritos de toda região, a corrida, que está no calendário esportivo da cidade, teve a maior participação da sua história. Para o secretário da pasta de Esporte, Neilton Neves, o sucesso do evento é fruto da organização. "A cidade está toda envolvida. Nossa secretária, sob a orientação do prefeito Wilson Cota, se esforçou para fazer uma grande Maratona com uma logística boa e uma premiação melhor. Acredito que o sucesso é fruto da nossa dedicação. A Maratona foi um sucesso", afirmou.
 
Pela primeira vez, Sioleide Cavalcante participou da Maratona e aprovou a organização do evento. "Muito bem organizada. Nossa intenção é vencer esse desafio e continuar na prática do esporte que é bom para nossa saúde". A competidora participa do grupo Sertão Bike que reúne vários ciclistas de Casa Nova.
 
O prefeito Wilson Cota destacou os investimentos da prefeitura no setor de Esporte. "Estamos fazendo um bom trabalho na pasta. Além dessa corrida, estamos investindo em nossa seleção que está em preparação para o Campeonato Intermunicipal deste ano, além da reforma que vamos fazer no nosso Estádio, o Anastazão, com o plantio de nova grama".
 
A Maratona foi dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. A premiação para o 1° lugar é uma bicicleta profissional, no 2° lugar uma TV e no 3° lugar um notebook. A premiação vale para todas as categorias. Os competidores da categoria local, aqueles que residem em Casa Nova, foram contemplados até o 5º colocado.
 
Confira a colocação:
 
Atletas Especiais
1º Regivaldo Paiva Ferreira (Petrolina)
2º Cosme Souza Santos (Petrolina)
3º Antonio Marcos Santana (Sobradinho)
 
Feminino
1º Deuvani Evangelista (Remanso)
2º Licia Mara Santos (Remanso)
3º Gilvania Figueira (Sobradinho)
 
Local – Casa Nova
1º Ronivon Dias
2º Givanildo Costa
3º Segisberto Junior
 
Geral
1º Regivaldo Antonio da Silva (Curaçá)
2º Florivaldo Ribeiro (Juazeiro)
3º Rosivaldo Adão Lima (Curaçá)
 
Elite
1º Junior Max (Equipe UFF/ Rio de Janeiro)
2º Breno Ferreira (Remanso)
3º Henrique Carlos (Petrolina)

Ascom/Casa Nova
Informativos
03 de Maio / 2016 às 07:30 | Nenhum Comentário

Em mais uma agenda da Caravana da Saúde, chegou à vez do bairro Alto do Cruzeiro receber nesta quarta-feira (04), a 17ª edição do programa. Dados da Secretaria de Saúde registram mais de 7.500 atendimentos desde o inicio do programa.  As equipes estarão atendendo ao público das 8h às 14h.

Entre as especialidades que serão ofertadas pelo Programa aos moradores do Alto do Cruzeiro estão: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses.

O projeto conta ainda com a parceria da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre, com diversos atendimentos durante a caravana nos bairros, além do envolvimento de toda a estrutura de governo oferecendo os serviços de cidadania e saúde aos moradores da região.

Ascom/Juazeiro
Variadas
03 de Maio / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Sobradinho  realizou no último sábado, 30, o 'Dia D' de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza H1N1, em todos os postos de saúda da família. Muita gente aproveitou o  sábado para se imunizar da influenza , infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

Entre o período de 18 a 30 de abril Sobradinho recebeu um quantitativo de 3 270 doses , o que representa 63,34% das doses necessárias para cobertura total no município, já que a meta é vacinar 5. 162 pessoas.

Até agora foram vacinadas  923 ( 53,32%) crianças entre 6 meses e menores de 5 anos ; 243 trabalhadores de saúde (100%); 174 gestantes ( 59,39%); 38 puérperas ( 79,17%);  1.510 idosos (65,40%); 53 índios ( 89,83%)  e 329 pacientes crônicos ( 68,68%).

"Mesmo diante das dificuldades e do fracionamento da reposição das vacinas contra Influenza H1N1, pelo Ministério da Saúde aos municípios, nós realizamos o dia D,  facilitando o acesso dos grupos prioritários ao recebimento da vacina. A avaliação foi bastante positiva e a campanha continua até o dia 20 de maio" , declarou a profissional de saúde Blenda  Francilda Silva.

A previsão é de que até o dia 9 de maio o município receba do  Núcleo Regional de Saúde Norte um novo estoque de vacinas para cumprir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de vacinar , no mínimo, 80% da população prioritária.

Ascom/Sobradinho
Política
03 de Maio / 2016 às 06:28 | 1 Comentário

O Vereador Bené Marques (PSDB) indicou Luiz Ilberto do Nascimento e Maurício da Silva para serem homenageados pela Câmara de Vereadores de Juazeiro no dia da Ética e da Moralidade.

Foram escolhidos pelo vereador, Maurício da Silva, obreiro da Igreja Assembléia de Deus e Luiz Ilberto do Nascimento, empreendedor, conhecido como Beto do Brilho do Sol. Os dois se destacam por sua participação na vida comunitária, sua dedicação à família e ideário cristão.

A homenagem acontecerá às 18:00 horas, nesta terça-feira, 03 de Maio, no Plenário da Câmara e o Vereador Bené estende o convite à comunidade: “Vivemos em tempos difíceis e homenagear cidadãos que dedicam sua vida à família, à comunidade ou a igreja, muitas vezes com sacrifício; é uma forma de incentivar o respeito às leis e valorizar a honestidade, a ética e a moralidade, seja no trato com a família, na igreja ou na comunidade”; reiterando o convite para que todos participem deste ato de  “justiça e reconhecimento”.

ASCOM - Vereador Bené
Variadas
03 de Maio / 2016 às 06:25 | 1 Comentário
 
É com muita satisfação e admiração que venho parabenizar este "Brother" por mais um ano de vida. Desejamos que você continue sendo este cidadão correto e exemplo para os demais!

Sou seu FÃ e você é um exemplo de pessoa que eu procuro me espelhar!

Parabéns mais uma vez!

São os nossos votos!

Murilo Ricardo, Biankinha, Thiaguinho e Leidiane!

"Desce a Madeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeira Geraldo"

Murilo Ricardo Rocha Silva
Informativos
03 de Maio / 2016 às 06:00 | Nenhum Comentário

Desde o dia 18 de abril a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 acontece em Juazeiro. Dados da Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram imunizadas cerca de 10 mil pessoas até o momento. As vacinas estão sendo aplicadas em pessoas classificadas no grupo de risco. 

A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem aos grupos alvo da imunização. A campanha segue até 20 de maio nas unidades básicas de saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 7h30 às 13h. 

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Tatiane Malta, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. "Nossos postos de saúde estão preparados para atender toda a demanda. É importante que o público alvo seja imunizado", disse a titular da pasta.

Público Alvo da Vacinação

A campanha é destinada as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Ascom/Juazeiro
Reminiscências
02 de Maio / 2016 às 23:00 | 2 Comentários

Geraldo,

João Martins de Souza, nosso querido João Doido, ao lado de Luís Galvão dos Novos Baianos na década de 70 na praça Aprígio Duarte, a popular Praça do Jacaré.

Walter (Mac Beto)

Variadas
02 de Maio / 2016 às 22:30 | Nenhum Comentário

Foi com a palestra "Mulher Fêmea sim, senhor" e a inauguração de uma Brinquedoteca, na manhã desta segunda-feira, 02 maio, na Casa do Bolsa Família, que ocorreu o pré-lançamento da Semana do Bebê, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social, de Educação e de Saúde. A Semana do Bebê acontece de 08 a 14 de Maio com o tema "Promoção dos Direitos das Gestantes e dos bebês".

A Semana do Bebê é uma lei municipal que garante os direitos da primeira infância e é realizada através da integração do Social, da Saúde e da Educação. De acordo com a diretora de Humanização e Educação Permanente, Carla Lorena Pesqueira, realizar o pré-lançamento inaugurando uma Brinquedoteca ratifica o tema, promovendo o direito de brincar, inserindo espaços humanizados. "Mais duas Brinquedotecas serão inauguradas em espaços do Social, na Rosa Menina e na Messe de Amor. A coordenadora do Programa Bolsa Família, Virgínia Angélica Brito, solicitou um espaço humanizado, que a gente criasse em conjunto e a ideia surgiu para que enquanto as mães estiverem aqui aguardando atendimento do benefício, seus filhos estejam brincando, participando de atividades educativas", disse Carla Lorena.  

A dona de casa Geisa Valéria, moradora do Residencial Juazeiro II, participou do evento e ficou emocionada. "Achei a criação uma coisa muito boa. As crianças têm como se entreter. E a palestra, além de divertida, foi muito certeira sobre o nosso dia-a-dia, eu me emocionei. Trouxe à minha memória situações que já passei e que tenho passado, mas permaneço de pé, porque sou forte. A gente já levanta com o pé no chão, indo à luta, sem desistir. Não podemos fraquejar, somos mulheres guerreiras", afirma.

Presente no evento e acompanhada pelo vereador e criador da lei municipal da Semana do Bebê, Tiano Félix, a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral, ressalta a importância do evento. "Fazer parte desse momento é uma felicidade para nós todos que trabalhamos com o Social de nossa cidade. Entendemos que os serviços da assistência social contemplam essa fase da infância e o Bolsa Família, que é um importante programa do Governo Federal, não poderia ficar de fora. É muito adequado para esse momento porque favorece a humanização do espaço e as crianças agora podem exercer o direito de brincar também aqui. Se a gente zela pelo Programa, zela também pelas crianças", conclui Lindsai.

Ascom/Juazeiro
Variadas
02 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e diversos parceiros realizaram, nessa última semana de abril, a 8ª Edição do Festival Regional do Umbu, em Uauá, no norte da Bahia. Foram dois dias de atividades preliminares com reuniões e encontros, onde foram iniciados os trabalhos de funcionamento do Armazém da Agricultura Familiar, uma central de Comercialização, que vai facilitar a venda dos produtos oriundos da agricultura familiar e dar mais visibilidade às cooperativas. Já a sexta-feira (29) e o sábado (30) foram reservados a exposição de produtos na Feira de Agricultura Familiar, apresentações culturais, shows musicais, concursos e lançamento da cartilha Juventude Rural e Cooperativismo - Caminhos para a Inclusão de Sucessão Rural no Semiárido Brasileiro.

Além da exposição da cerveja artesanal de umbu, criada com receita e matéria-prima da Coopercuc, o festival também abriu espaço para apresentação de um novo produto desenvolvido por pesquisadores da área de nutrição e bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Uma barra de cereal de umbu; a tecnologia utilizada na produção será fornecida a Coopercuc, para que produza a barra, como foco para a merenda escolar. O produto ainda está fase de teste, na etapa de avaliação de mercado; antes de ser lançado, será distribuído em outros locais para degustação de avaliação. "Em 2013 iniciamos esta pesquisa com o umbu, pesquisa que atua no setor farmacêutico, cosméticos e nutricionais. Escolhemos o umbu entre outras quatro frutas, depois de perceber que havia pouca pesquisa desenvolvida com foco na fruta. Um fruto que é antioxidante e tem a folha do umbuzeiro funções gastroprotetoras", destaca, Professora de Bioquímica da UFPE, Márcia Vanessa da Silva.

E o umbu é mesmo surpreendente e as várias formas de utilização desta fruta foram mostradas na 8ª edição do Festival, que recebeu também a Chef de Cozinha, Ana Luiza Trajano, que trabalhou na produção da linha de bombons da Cacau Show com recheio de umbu. O produto utiliza a geleia produzida pela Coopercuc sem modificações. No ano passado a cooperativa forneceu  mais de 2 mil toneladas de geleia para este fim, este ano já foi entregue uma tonelada. O produto surgiu através da pesquisa de uma Chef de Cozinha indignada com o sucesso da comida estrangeira fazer mais sucesso no país do que a nacional. Há dez anos ela começou, através do seu restaurante, a desenvolver pesquisas viajando pelo Brasil e conhecendo um pouco da cultura do local. Passou a se dedicar a projetos de várias empresas que querem desenvolver produtos brasileiros mas que não conhecem esta comunidade. "Durante o processo de pesquisa e criação do produto da Cacau Show com a geleia do umbu, eu tive o cuidado de desenvolver uma linha que pudesse dar retorno para a comunidade. Um retorno legítimo, onde o dinheiro voltasse para este grupo e que eles dependessem muito menos de políticas públicas, que tivessem mais autonomia", afirma a Chef de Cozinha.

Retorno e autonomia financeira que  Joana Maria de Souza, cooperada da comunidade de Caratacá em Uauá agradece. Dona Joana está na cooperativa desde o início e o dinheiro que já recebeu com o trabalho na cooperativa, usou para melhorias da sua casa e para cuidados com a saúde. Mas ela vai além e afirma que o maior benefício não é individual e, sim coletivo. "A Coopercuc mudou a vida do povo de Uauá, foi essa cooperativa que fez cidade ficar conhecida nacional e internacionalmente. O trabalho desenvolvido aqui abre nossa mente. A gente conhece a realidade e é uma oportunidade de trocar experiências", destaca a agricultora e cooperada.

E a troca de experiência foi evidente durante o Festival Regional do Umbu,  que recebeu cerca de 40 expositores, entre eles produtores do Rio Grande do Sul e de Sergipe. Como a Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região – COOPERAFIR, que levou ao Festival seus produtos:  óleo e farinha a base de coco. A cooperativa possui mais de 500 cooperados e fatura anualmente cerca de 450 mil reais. "O Festival é fundamental e estratégico para as organizações, pois aqui há troca de informação de mercado, você conhece novos fornecedores e gera de novos negócios", afirma o cooperado Adnaldo Nascimento Santos.

Sem dúvida os frutos do Festival não se resumem somente ao que foi exposto ou apresentado nestes dois dias de evento, mas engloba os novos projetos, novos parceiros e negócios futuros. "Essa troca de experiência e formulação de novos projetos é o mais importante. No Festival iniciamos um projeto para potencializar outros sistemas produtivos, não só o do umbu; onde se possa gerar mais renda e trabalho para a agricultura familiar. Também estamos focados em despertar os talentos dos jovens, para que eles se interessem mais pelo trabalho da sua comunidade, descubram as potencialidades dos semiárido  e permaneçam no campo gerando renda e desenvolvimento local", conclui o presidente da Coopercuc Adilson Ribeiro.

Ascom Coopercuc
Variadas
02 de Maio / 2016 às 21:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina realizou através da Secretaria Executiva de Habitação uma homenagem às mulheres no Residencial Nova Petrolina. A ação aconteceu em parceria com o Comitê Impulsor de Petrolina da Marcha das Mulheres Negras juntamente com a Fundação AfroUmoja.

Dentre a homenagem, as mulheres abordaram ainda os avanços nas políticas públicas. "A Secretaria Executiva de Habitação vem, continuamente desenvolvendo o trabalho Social dentro dos empreendimentos. Entre elas está também a valorização da mulher e o seu empoderamento dentro da sociedade", ressaltou o Prefeito Julio Lossio destacando a importância do encontro.

A Marcha das Mulheres Negras juntamente com a Fundação AfroUmoja tem o objetivo de conscientizar a população quanto a valorização da mulher na sociedade. Para isso, as mulheres do Residencial Nova Petrolina participaram de oficinas de beleza; maquiagem, limpeza de pele, além de atendimentos de saúde e qualidade de vida com massagens terapeutas e palestras de incentivo social.

Ascom/Petrolina
Variadas
02 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Aconteceu no sábado, dia 30.04, na Chácara Boungeivile, O Baile das Personalidades, do ano de 2016, em Juazeiro; ocasião em que a Drª Rosineide Motta Medrado Sampaio, fora indicada ao título, junto com outras pessoas que por seu desempenho se destacaram no mundo social, cultural, político e econômico do Vale do São Francisco.
 
Para a Drª Rosineide o recebimento de tal indicação, assume uma conotação especial, à medida em que coincide com as comemorações em torno dos 10 anos da Delegacia de Proteção e Amparo a Mulher Juazeirense. Ao tempo em que serve como chancela ao modelo de trabalho que tem sido desenvolvido na Polícia Civil.
 
Aproveita ainda, para agradecer a toda equipe da DEAM, em especial a também Delegada Drª Miclhele, profissionais abnegados em favor da proteção da pessoa humana, e também a toda sociedade juazeirense pelo apoio e reconhecimento.
Variadas
02 de Maio / 2016 às 20:29 | 1 Comentário

O prefeito de Juazeiro, Isaac  Carvalho, visitou a obra de recapeamento asfáltico da travessa do Juca Bom Bar, que marca o início da Avenida Carmela Dutra, orla da cidade. Serão pavimentados cerca de 200m, beneficiando o tráfego e a mobilidade urbana. O prefeito esteve acompanhado do vereador Anderson da iluminação e do Secretário de Governo, Paulo Bomfim.

Ascom/Juazeiro
Política
02 de Maio / 2016 às 20:00 | 10 Comentários

Quem se deslocou da sua residência, ou saiu direto do emprego para acompanhar os trabalhos da Câmara de Vereadores de Juazeiro nesta segunda-feira (02), deve ter ficado muito frustrado. Não houve a sessão ordinária e a alegação mais uma vez a falta de quórum (número de vereadores suficientes para andamento da sessão, neste caso de sete edis). A sessão ainda chegou a ser aberta pelo Primeiro Secretário da Casa Anastácio José de Assis, mas foi logo encerrada às 17h e 17minutos por insuficiência de parlamentares. Estavam no plenário durante a abertura dos trabalhos os vereadores: Anastácio José de Assis, Antônio Tibúrcio de Souza Caffé, Sargento Bastos, Jean Gomes, Bené Marques e Valdeci Alves. O vereador Francinalvo Leopoldo (Nalvinho) chegou logo após o encerramento das atividades.

Variadas
02 de Maio / 2016 às 19:27 | 4 Comentários


Diante da demora na resolução do caso Beatriz Mota, que no dia 10 de maio completa 5 meses, o Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina encaminhou para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ofício solicitando uma maior intervenção do governo do estado nas investigações em curso. O documento, enviado na sexta-feira (29) para o Palácio do Campo das Princesas, solicita o direcionamento de reforços policiais para elucidação do crime.

Os esforços da unidade escolar somam-se ao clamor por justiça de movimentos que exigem a prisão do responsável pelo homicídio da criança, que era aluna do Colégio. O corpo diretivo do Auxiliadora reafirma a confiança no trabalho das instituições públicas que atuam no caso e destaca que acionar o governador é uma alternativa para dar celeridade as investigações, que até o momento, não conseguiram elucidar o crime.

Apoio nas investigações

O Colégio Maria Auxiliadora tem colaborado, irrestritamente, com as investigações e tem sido parceira das autoridades policiais. Desde a noite do crime, 10 de dezembro de 2015, foram acatadas todas as recomendações, solicitações e requerimentos, repassando todo tipo de informação ou material que possa servir à elucidação do caso. A unidade escolar abriu as portas para diligências e perícias nos mais variados horários, forneceu imagens de todas as câmeras de segurança, cerca de 40, disponibilizou toda documentação de RH requerida, atendeu e vem atendendo as requisições para que seus funcionários prestem depoimentos, independente de intimação formal e sem restrição de horário. 

Desde a noite do fato, ocorrido durante comemorações do encerramento da 3ª série do ensino médio, o local onde Beatriz foi encontrada está interditado para não atrapalhar as investigações. De maneira complementar, o corpo jurídico da unidade de ensino mantém ligação direta com as autoridades para prestar esclarecimentos e atender o que for solicitado. Com o início das investigações, a instituição buscou a contratação do serviço de Disque Denuncia, ferramenta de suma importância para auxiliar no caso.

Apoio à família

Irmanada com o sentimento de dor da família de Beatriz, a escola ofereceu apoio aos pais da criança e psicólogos da instituição foram oferecidos para atendimentos aos pais e parentes. A unidade escolar também deferiu solicitação de licença remunerada para o pai de Beatriz, Sandro Romilton, que é professor da instituição. "É de total interesse da nossa escola que o crime seja brevemente elucidado, apurando-se a verdade real, principalmente pela dor que a família está enfrentando e também pela dor da nossa casa, uma vez que Beatriz era uma aluna Salesiana", reafirma Irmã Julia Maria de Oliveira, atual diretora do Colégio.

Disque Denuncia

Qualquer informação para elucidação do caso Beatriz pode ser direcionada para o Disque Denuncia nos números (81)3421-9595/ (81) 9919-3015. A recompensa para informações que possam levar ao autor do crime é de R$10 mil e a identidade do denunciante será preservada.

Por Thirza Santos Ascom
Variadas
02 de Maio / 2016 às 19:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Casa Nova realizou no último sábado, 30, o 'Dia D' de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza. A vacina foi ofertada para todos os grupos prioritários - pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

As unidades de saúde foram abertas durante todo o dia e os profissionais aplicaram a vacina que protege contra três vírus da gripe, incluindo a H1N1. "Somando todas as pessoas do público-alvo são mais de 13 mil e a meta é vacinar pelo menos 80%", explica Samanta Ravenna, coordenadora de vigilância em saúde. "Abrimos todos os postos da sede e interior para a população ter o acesso facilitado ao serviço e permaneceremos vacinando nessas unidades até o fim da agenda estabelecida pelo Ministério da Saúde", disse o secretário de Saúde, Luiz Rezende. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

Ascom/Casa Nova
Policial
02 de Maio / 2016 às 18:30 | Nenhum Comentário

No Município de Jaguarari, Distrito de Santa Rosa, neste domingo (1º), às 23h30, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Fábio José da Silva, acusado de tentar estuprar a própria mãe, que já possui medida protetiva em desfavor do acusado.

Imagem Ilustrativa da Internet
Política
02 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA iniciou mais uma ação que visa garantir a ampliação do fornecimento de água para a população do semiárido pernambucano. A primeira etapa do Programa Água Doce começou com uma oficina de capacitação para realização de diagnóstico socioambiental e técnico, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, no último dia 26 de abril, com a presença do coordenador nacional do programa, Renato Ferreira. No dia seguinte, houve atividades de campo no município de Riacho das Almas.

O Programa Água Doce é um convênio formalizado entre o Governo de Pernambuco, por meio da SARA, e o Ministério do Meio Ambiente – MMA, para a implantação/recuperação de 170 sistemas de dessalinização, dos quais 20 serão unidades produtivas (que aproveitam a água de rejeito, para criação de peixes, e planta forrageira, para a alimentação de animais). Serão investidos R$ 37 milhões na ação, com contrapartida da SARA. As ações irão beneficiar cerca de 60 mil pessoas em até 50 municípios.

Na primeira etapa do projeto, que consiste na realização de diagnósticos técnico, social, ambiental, cultural e produtivo das comunidades rurais, serão contemplados 20 municípios, escolhidos com base no Índice de Condição de Acesso a Água – ICAA, elaborado pelo MMA.

"Nossa missão é transformar desafios em oportunidade. Por isso, estamos implementando este importante programa, que vai levar água de qualidade para quem mais precisa", afirmou o secretário Nilton Mota. No evento de Riacho das Almas, estiveram presentes o prefeito Mota, seus secretários e vereadores, e ainda Henrique Veiga, representando o MMA; técnicos do IPA e da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar envolvidos no projeto. Dentre as atividades, houve uma visita ao dessalinizador do Sítio Camorim II, o primeiro da América Latina movido a energia solar.

 

Asscom
Informativos
02 de Maio / 2016 às 17:30 | Nenhum Comentário

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro informa que a partir desta segunda-feira, 02 de maio, os transportes coletivos das linhas Jardim Primavera, Rodeadouro, Lagoa e Piranga sofrerão alterações em seu quadro de horário.

O último veículo que seguirá para o Bairro Jardim Primavera será no horário das 23h30, anteriormente a mudança o carro saía do Centro sentido bairro às 22h10. O Bairro Piranga conta com mais um veículo, este fará a linha Piranga x Jardim Flórida e tem os seguintes horários: 06h30; 07h40; 11h40; 13h; 17h e 18h20; os horários dos outros três carros continuam o mesmo.

Os distritos de Lagoa e Rodeadouro terão um segundo veículo no horário comercial, com saída da Lagoa às 06h; do Centro às 11h e às 17h, circulando pela Avenida Ayrton Senna, os demais horários também foram mantidos. A Companhia informa ainda que qualquer dúvida, o passageiro pode entrar em contato pelo telefone (74) 3612-3555 ou procurar a sede da Companhia na Rua Oscar Ribeiro.

Ascom CSTT
Política
02 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, é pré-candidato a prefeito de Alagoinhas, município que governou por dois mandatos, entre 2001 e 2008.  O lançamento da candidatura será realizado na próxima sexta-feira (6), às 19h, no Alagoinhas Tênis Clube, centro da cidade. Na quinta-feira (5), Joseildo reunirá a imprensa local para apresentar o projeto "Vem Pensar Alagoinhas", que irá percorrer os bairros do município para discutir o programa de governo.

Segundo o deputado, o objetivo do projeto é iniciar a retomada da experiência do orçamento participativo, que marcou sua gestão. Na época, Joseildo chegou a governar com minoria na Câmara de Vereadores, mas contava com grande mobilização popular para aprovar projetos de interesse da população. De acordo com o parlamentar, a decisão de disputar novamente as eleições municipais foi tomada depois de conversar com o partido e representações da sociedade de Alagoinhas. Joseildo considerou também a situação política local e nacional. " Não poderia fugir dessa responsabilidade. Nesse momento de turbulência política que atravessamos no país, Alagoinhas não pode dar nenhum passo em falso nem salto no escuro. Vamos oferecer a segurança de um projeto que já deu certo", afirmou. Em 2008, Ramos terminou sua gestão em Alagoinhas com 82% de aprovação popular.

Joseildo Ramos tem 57 anos e está no segundo mandato de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e servidor de carreira do Banco do Nordeste (BNB).

Ascom Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT)
Variadas
02 de Maio / 2016 às 16:45 | 3 Comentários

No último sábado (30) durante o protesto realizado pelo grupo Somos Todos Beatriz, manifestantes cobraram um posicionamento do governo municipal de Petrolina quanto ao andamento das investigações sobre a morte da menina. Em nota encaminhada ao Blog, o grupo afirmou que o prefeito Júlio Lossio tratava o caso com indiferença.

Na tarde desta segunda-feira (02), a Prefeitura de Petrolina enviou uma nota a nossa redação sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

Pela primeira vez, em mais de sete anos como chefe de gabinete do prefeito Julio Lossio, venho fazer uma declaração pública. Não uma declaração política, mas de justiça. Desde o primeiro momento, logo após a precoce e trágica morte da menina Beatriz Angélica Mota, o prefeito fez contato com o governador, Paulo Câmara, no sentido de termos uma ação de investigação mais efetiva e ágil. Recebi do prefeito a incumbência de monitorar pessoalmente esta questão junto à Secretaria Defesa Social, o que tenho feito com dedicação e respeito.

Por diversas vezes, ao longo da investigação, falei com o secretário de Defesa Social do Estado ou coloquei o prefeito em linha direta com ele. Fizemos contato com membros da Polícia Federal, no intuito de viabilizar uma forma legal para que pudessem auxiliar nas investigações. O prefeito, através da AMMPLA, ainda colocou à disposição das autoridades as imagens das nossas câmeras de vigilância, localizadas na região do Colégio Maria Auxiliadora.

Sempre vi no prefeito Julio Lossio um grande esforço para ajudar no que fosse necessário nas investigações e, tudo isso, não somente por ser o gestor municipal, mas, principalmente, por ser pai e porque, como todo cidadão de Petrolina, ficou extremamente chocado com o caso. Para prestar solidariedade aos pais o prefeito esteve presente no velório e visitou a família da pequena Beatriz, colocando-se, mais uma vez, à disposição dos pais para ajudar no que fosse possível e necessário. 

Contudo, o prefeito nos recomendou que não fosse dada publicidade às medidas tomadas nem sobre os contatos realizados. Lossio nunca quis, e sei que nunca fará, atos de "politicagem" com o sofrimento de uma família enlutada e de uma criança que teve sua vida ceifada de forma tão violenta.

Não só o prefeito Julio Lossio, mas todos nós do governo municipal temos agido sempre no sentido de colaborar com essa investigação, dispensando a presteza e o respeito que o caso requer e a família merece.

Joselito Ribeiro
Chefe de Gabinete – Prefeitura de Petrolina

Política
02 de Maio / 2016 às 16:30 | 1 Comentário

Durante a abertura oficial do 8º Festival do Umbu, realizado em Uauá no final de semana, cerca de 50  produtores  da Adutora Caraíba protestaram com faixas e camisas. A ação foi devido ao reajuste na conta de água e ao possível encerramento das atividades da empresa de mineração, atualmente, responsável pelo fornecimento de água.

Aproximadamente  100 mil pessoas de várias cidades da região  estão em estado de alerta. A água, proveniente da adutora, abastece comunidades inteiras e além de ser utilizada na agricultura irrigada, também serve para o consumo animal.

Na oportunidade, o deputado estadual Zó (PCdoB) que já vem acompanhando a situação desses municípios, chamou a atenção dos secretários do estado e pediu ajuda para resolver o impasse. “Conheço o trabalho e a competência de todos e do governo da Bahia. Esses produtores precisam de ajuda e nós temos que encontrar uma solução viável e rápida”, afirmou Zó.

Segundo informações do vereador de Juazeiro, Agnaldo Meira (PCdoB), quase 1000 produtores correm o risco de suspender as atividades agrícolas. “São culturas que não podem ficar sem água. Parar o abastecimento é colocar em risco também o fornecimento de frutas na região e o emprego de várias pessoas”, avaliou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do estado, Eugênio Spengler, apesar dele não ser o responsável direto neste caso, iria se empenhar para resolver. Ele também  se comprometeu a levar as informações ao governador e aos órgãos responsáveis.

Encaminhamentos

No próximo dia 18 haverá uma audiência púbica em Juazeiro com a presença de vários deputados, secretários e da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A ação é para agilizar formas para  sanar o problema.

Asscom
Variadas
02 de Maio / 2016 às 16:00 | 3 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde continua o trabalho de combate às muriçocas e ao mosquito transmissor da dengue – Aedes Aegypti no município, através da circulação do carro fumacê, que agem diretamente nos focos dos mosquitos. Esta ação já foi realizada em todos os bairros de Juazeiro e segue uma programação semanal.

As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30. A orientação da Secretaria de Saúde é que à população, ao perceber que os agentes estão se aproximando das residências com o carro, abram as portas das casas para que o fumacê tenha maior eficiência.

Confira o cronograma desta semana:

Dom Thomaz 02/05/2016 18h às 20h30

Tancredo Neves 03/05/2016 18h às 20h30

Dom Thomaz 04/05/2016 18h às 20h30

Castelo Branco 05/05/2016 18h às 20h30

Centenário 06/05/2016 18h às 20h30

Lomanto Junior 07/05/2015 6h às 8h 

Ascom/Juazeiro
Variadas
02 de Maio / 2016 às 15:44 | Nenhum Comentário


Mau hálito ou Halitose é um sintoma muito comum na rotina diária do consultório. Normalmente estes pacientes já foram ao dentista e gastroenterologista e não  encontraram  a causa. As  causas da halitose são variadas, onde podemos ter: Sinusites, rinites, amigdalites, jejum prolongado, saburro na língua, proliferação de bactérias anaeróbicas, Tumores etc.

Todas as pessoas quando acordam pela manhã tem mal hálito, que é secundário a descamação de células epiteliais da boca juntamente com bactérias saprófitos, associado a jejum prolongado, onde vai haver liberação de corpos cetônicos, provocando a halitose. Então, halitose pela  manhã  é uma causa universal.

É  muito comum pessoas que estão fazendo jejum ou estão muito próximas da refeição ou então passou do horário da refeição apresentarem halitose. Ocorre porque o organismo, para se nutrir, vai quebrar gordura, liberando corpos cetônicos, provocando halitose.

Existem pessoas que tem a língua com muita  vilosidade  (língua peluda), onde ocorre acumulo de restos de alimento + bactérias anaeróbicas, formando o saburro. É muito comum ainda pessoas que tem amígdalas com criptas (buracos) onde entram restos de alimentos, formando o CASEO (bolas na garganta com odor fétido). São  massas que saem da garganta com bastante mal cheiro. Na língua saburrosa o tratamento é feito través da limpeza de língua, para a qual existe aparelho específico, para o problema. Já na amigdalite caseosa, o tratamento é feito orientando o paciente a fazer gargarejos com água do filtro após comer qualquer tipo de alimento, associado ao uso de medicamentos, para combater as bactérias anaeróbicas; se estas medidas não resolverem e caso o mal hálito esteja provocando um problema social, indica-se a amigdalectomia.

Há indivíduos que tem um mal odor constante cuja causa pode ser uma bactéria anaeróbica  que vive no intestino, liberando gazes que são absorvidos pela sua vasta vascularização do intestino e liberado via pulmonar, através da respiração (este mecanismo já foi comprovado. Fazendo uma imersão de um dos pés do paciente em uma recipiente com alho, após algum tempo, estas pessoas estavam eliminado o hálito do alho via pulmonar).

O tratamento das bactérias anaeróbicas intestinais é feito através de uma “esterilização” do intestino com medicamentos para bactérias anaeróbicas e um repovoamento destes intestinos com lactobacilos que contem em medicamentos específicos.

É claro também que toda infecção  superior e inferior do trato aéreo pode levar a halitose como: Amidalites, pneumonias, sinusites, rinites, (em especiais a rinite atrofica ozenosa) onde os tratamentos são feitos com antibióticos adequados.

Outras causas mais raras são a presença de tumores malignos na região de amigdala, língua, laringe, esôfago etc. Onde o tratamento é especializado.

Como podemos observar, existem várias  causas de halitose, basta que se faça o diagnóstico através da história do paciente e algum exame, se necessário for, para iniciar o tratamento. É bom lembrar que existe pessoas onde não se encontra  a causa do mal hálito e já se fez vários tratamentos sem melhoras; estes pacientes podem ter uma doença relativamente rara que é halitose essencial, que é provocada pelo próprio metabolismo (funcionamento) de seu organismo, de difícil controle.

Existem também pessoas que acham que tem halitose e não tem. Nenhuma  pessoa da sua família já sentiu, mas insiste que tem halitose onde somente ela sente.

É importante saber que qualquer tentativa de modificar o hálito através de colutório como: Flogoral, Cepacol, Anapion etc. é prejudicial, pois normalmente estes medicamentos destroem bactérias da flora normal da boca, aumentando a população das bactérias nocivas; então os colutórios não ajudam, só atrapalham.

Esporte
02 de Maio / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

O ciclismo baiano mostrou neste domingo (1º de maio) porque está se tornando referência entre os estados do norte e nordeste brasileiro. A seleção baiana faturou pela sétima vez o título da Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada, que na temporada 2016 foi realizada em Aracaju, no Sergipe. Em três dias de competições foram somadas 12 medalhas de ouro, cinco de prata e três bronzes, totalizando 100 pontos. Em segundo lugar no quadro geral de medalhas apareceram os donos da casa, a seleção sergipana, com quatro ouros, nove pratas e quatro bronzes, somando 76 pontos, seguidos de perto pela seleção paraibana, com sete ouros, cinco pratas e três bronzes, e 70 pontos acumulados.

O juazeirense Patricson Rêgo neste domingo (01), na prova de Circuito com duração máxima de 50 minutos, ficou na quinta colocação. Foi o mais bem colocado entre os três da Bahia na categoria Junior. O outro juazeirense Danilo do Vale, na categoria juvenil não concluiu a prova, pois pegou uma forte gripe de sábado para o domingo.

Parabéns para Patricson e Danilo que representaram Juazeiro com destaque nas suas categorias. Danilo e Patricson conseguiram nas três provas que disputaram um terceiro e um quinto lugar, nas suas respectivas categorias: Juvenil e Junior. Os dois ciclisctas Juazeirenses conseguiram marcar pontos para a seleção baiana com um bronze cada um. A Bahia sagrou-se Heptacampeã da Copa do Nordeste.

Informativos
02 de Maio / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC realiza nesta terça-feira (3), das 8h às 16h, as inscrições para a 38ª edição dos Jogos Escolares, que este ano tem como tema ‘Juazeiro na Rota das Olimpíadas’, em homenagem a cidade ter sido escolhida pelo Comitê Olímpico para receber a Tocha. A abertura oficial do evento será no dia 17 de maio, às 18h, na Orla Nova.

Os alunos interessados em participar dos Jogos devem ser inscritos gratuitamente pelas instituições de ensino onde estudam, seja da rede pública ou particular, no prédio da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, nº 139, no Centro da cidade. Participantes precisam apresentar documento de identificação com foto para o registro.

Segundo a coordenação do evento, a expectativa é que mais de 2 mil alunos participem da competição. Os atletas podem competir em nove modalidades: Futsal, Futebol Society, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, Judô e Xadrez, nas categorias Mirim e Infantil, de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, respectivamente.

Os Jogos Escolares este ano acontecem de 17 a 31 de maio, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana e em algumas Quadras Cobertas construídas pelo Governo Isaac Carvalho em diversos bairros do município. Mais informações (74) 3612-3380.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
02 de Maio / 2016 às 14:30 | 10 Comentários

Ao Grande Comunicador não precisamos dizer aqui o que todos já sabem: Competência, credibilidade e imparcialidade são as suas ferramentas de trabalho...

Ao Grande Comunicador não precisamos dizer onde a noticia está, porque ele vive para isso e tem o seu próprio faro de grande profissional que é...

Ao Grande Comunicador não precisamos dizer que ele é também apaixonado por essa terra; não precisamos dizer palavras de elogios, até porque o mesmo não é tão afeito em receber; mas, é nossa obrigação neste 03 de Maio lhe dizer: PARABÉNS Geraldo José! Continue sendo isso que você é, um profissional comprometido com a verdade tenha ela a cor que tiver...

Vida longa para felicidade dessa cidade, que tem em você, a voz daqueles que mais precisam ser ouvidos, e que, você tão bem o faz, em favor de uma sociedade mais digna e mais justa, e de todo esse Povo, que como eu, tanto admira seu trabalho, seja através das páginas do Blog ou nas ondas do insubstituível Rádio...

Que legal que tudo rimou...

E parodiando essa palavra da moda, tenha certeza, que #vocênosrepresenta...!!!

Feliz Aniversário!

Homenagem de Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Policial
02 de Maio / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, nesta sexta-feira (29), às 20h30, na Rua João Paulo, Bairro São Jorge, em Senhor do Bonfim.

Após abordagem, os policiais encontraram com Raimundo Neto Maciel de Sá, de 45 anos, dois pacotes totalizando, aproximadamente, 1 Kg de maconha.

O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage