Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
12,5%
Atualizado em: 31/08/2015
publicidade
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Petrolina, 22 de agosto de 2015

Vida e adversidades

Nem todos sabem, sou nascido em Juazeiro, mas tenho duas naturalidades; Juazeiro e Petrolina. Esta reunião é para agradecer. Aqui tem um punhado de amigos, mas no meu coração está o Sertão todinho. Aqui estão o que a casa cabe, mas o coração abraça todo o Sertão. Deus me ajudou a cultivar a solidariedade humana. Deus me ajudou a amar a liberdade. Isso foram os esteios, foram os alicerces de toda a minha formação. Eu nasci em 31, a grande seca veio em 32. Por aqui não chegava jornal, televisão, rádio, nem estradas. As histórias que eu ouvia eram só das secas e do cortejo de misérias que acompanhava a seca. Eu tinha uma tia que só falava disso, eu só ouvia falar na seca, só ouvia falar da fome, só ouvia falar da morte. Essas coisas foram se agasalhando no meu coração para provocar uma reação contrária.

São Paulo, formação e solidariedade

 Mais adiante, meu pai me manda estudar em São Paulo. Meu pai acreditava muito no conhecimento, enquanto os contemporâneos dele davam aos filhos uma loja de tecidos, uma loja de ferragens, papai dava o conhecimento como o melhor presente para os filhos. Isso eu aprendi com meu pai.

Viajamos daqui para São Paulo.  Nilo recém-formado, Geraldo que já conhecia São Paulo, meu irmão Paulo, Adalberto e eu, cinco no navio para estudar em São Paulo. Daqui para Pirapora, 12 dias de viagem e mais 12 para chegar em São Paulo. Mamãe conta que quando nós partimos não tinha energia, era uma lamparina. Papai acordava na madrugada acendia a lamparina e redigia um telegrama para os amigos dele dos portos de Remanso, Xique-xique, por aí a fora, dizendo que entrassem no navio e mandassem todo mundo de volta, umas três noites ele fez isso. Redigia e rasgava, redigia e rasgava. Nessa viagem, o combustível do navio era a lenha, então parávamos em cada ponto, para receber lenha e em cada porto que recebia lenha, deixava uma criança que ia na segunda classe, ali perto das caldeiras.  Eram os retirantes que morriam e eram enterrados. Em todo porto pegava lenha e uma criança era enterrada.  Nilo era nosso tesoureiro. Quando chegou em Pirapora, não tinha mais nenhum tostão, pois compraram todo dinheiro de remédio para os meninos e não houve jeito, pois os meninos haviam morrido. E ele era médico e eu indaguei, “ Nilo de que estão morrendo essas crianças?” .Ele respondeu “ de fome, o atestado que eu dou é de fome, o governo tem que ter vergonha disso, Fome!!!”. Então eu fiquei “assim”, não podia ser indiferente à forma como eu vi e o que eu senti.  Osvaldo é produto disso.

Saudades e indignação

A nossa casa tinha de um lado um alfaiate, mais adiante, um pedreiro, na esquerda, uma lavadeira e uma engomadeira e um depósito onde havia trabalhadores braçais. Dessa forma, meus amigos eram filhos deles, era o filho do alfaiate, do pedreiro, da lavadeira, dos trabalhadores rurais,  mas eu sofria muito com essas amizades que eu fazia com os pobres porque de vez em quando eles diziam nós vamos para São Paulo. Amigos que eu tinha feito e de quem eu gostava muito, partindo. Então, o meu coração sofreu muito a dor da separação. Não há dor maior do que a da separação. Eu me lembro do nome deles, Rubém, Januário, Zé Peba, Cícero e o velho Zuza, pessoas que foram e eu nunca mais os vi.  Digo isso para vocês me perdoarem dos meus erros e entenderem porque eu sou assim. Vocês estão vendo essa casa aqui, era uma casa de taipa.  Nessa casa nasceu minha mãe, mais adiante em outra casa rústica, nasceu meu pai, filho de ajudante de vaqueiro e minha mãe, filha de tangedor de cabra, mas essa casa esta aí para me fazer cada vez mais acreditar que as pessoas nascem pequenas e podem crescer e depois os meus amigos foram os degraus da minha vida pública. Cada um que me dava um voto me fazia chegar ao poder. Lá chegando, fiz um juramento de que eu não tinha direito à canseira, nem à distância. Lutei com essas ferramentas e tudo que foi feito, foi isso.

Trajetória política

De forma, meus amigos que hoje nós moramos numa cidade que foi sonhada. Petrolina foi primeiro sonhada e depois planejada, “Petrolina foi sonhada, mas Petrolina hoje sonha”, Petrolina tem que ser no mundo um exemplo de medicina ou de agronomia ou então das duas coisas. Essas novas gerações têm que saber que têm essa responsabilidade. Os alicerces foram plantados, o Sertão tem que ser uma nova civilização. Uma civilização que não vai sofrer e que não sofreu os azares do litoral. Os litorais tinham ventos de prosperidade, mas junto com isso chegavam exemplos que nós não gostávamos, tais como: a escravidão, o senhor de engenho, o desgraçado, essas coisas nunca chegaram aqui. Sempre fomos uma sociedade pastoril e, consequentemente, democrática e mais igualitária. A minha luta e a que eu proponho aos que me ouvem é que transmitam ás outras gerações que diminuam as desigualdades. O mal do Brasil são as desigualdades, O Brasil é muito rico e muito pobre isso não está certo. Uma federação tem que ter estados parecidos. As raízes dessas desigualdades são muitas: começam pela eleição do presidente. Presidente eleito pelos grandes colégios eleitorais, quais são os grandes colégios eleitorais? São Paulo e Minas Gerais.  Eles elegem e apresentam a conta, ou seja, eles crescem e nós diminuímos. Então, é preciso que isso seja refletido pela nova geração, pelo novo cérebro que Petrolina está namorando. Petrolina com Universidade Federal tem o dever de elaborar o novo cérebro. O nosso primeiro cérebro foi Dom Malan; o segundo, Coronel Quelê que acabou com essa história de votar em candidato de outro mundo e percebeu que o candidato tinha que ser daqui. Então juntou Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Araripina e fizemos o primeiro voto do Sertão e a partir daí desencadeou uma apresentação politica sertaneja que melhorou nossa sorte.

Agradecimentos

De modo, que eu estou aqui para agradecer os presentes que foram os degraus da minha ascensão politica e conclamá-los para não esmorecer na vida. Podem vir as dificuldades que vierem, saibam que as dificuldades não resistem à força do trabalho. Pode ser a dificuldade maior do mundo, não resistirá á força do trabalho. O meu legado é que diminuamos as desigualdades do semiárido com o Centro Sul e do próprio semiárido. Para isso só existem duas ferramentas: uma é a educação e a outra é a irrigação. Não há outra.

Os jovens, quando estudam, se preocupam com o trabalho e o trabalho que lhes será oferecido é a irrigação. Foi por isso que eu abracei essas duas bandeiras e creio que podem surgir outras, mas as outras serão consequências. A prestação de serviço é consequência dessas duas. Eu quero dizer que sou um homem bem agradecido a Deus pela vida que tenho porque consegui fazer da minha vida o que eu gosto e, o que eu queria.  Tenho 44 anos de mandato; na universidade, três anos de luta estudantil em Salvador e do curso clássico mais três; quer dizer que eu completei meio século de vida pública. Graças a Deus, eu fiz o que eu gostava. Só isso é o suficiente para ser muito agradecido ás bênçãos de Deus.

Admiração por sua esposa e filhos

Ele também me deu uma mulher generosa, Anamaria. Ela fundou a APAE, e muitos ignoram o que seja a APAE. Vou lhes dizer em poucas palavras: é uma instituição que acolhe aquelas pessoas com algum tipo de deficiência. Aqui em Petrolina, elas estavam dispersas, sem nenhuma assistência. Ela fundou e mantem e não se aparta da APAE, então eu  acho que casou comigo porque eu também pensava essas coisas. Meus filhos, graças a Deus, não sei se poderiam ser melhores. Todos generosos, amorosos e operosos, graças a Deus. Então, tive tudo na vida, eu tinha razão de chamá-los para dizer isso a vocês, não ficava certo se eu tivesse isso dentro de mim. Não estou dizendo que sou o herói, estou agradecendo a Deus as bênçãos e os caminhos que Ele me ofereceu. É isso! De forma que são essas as minhas palavras, os meus agradecimentos pelos que vieram aqui. Uns vieram de perto, outros de longe, outros não puderam vir, eu reconheço.

Otimismo

No dia de hoje eu não posso esquecer dois grandes amigos que fazem aniversário no mesmo dia que eu, dois grandes amigos, amigos, amigos... Um deles, meu companheiro de estudo, ele estudava medicina e eu direito, chamava-se Sandoval Morais, era cunhado do meu irmão Gercino, e o outro era o velho Barrinho, eu não tive dois amigos melhores que esses, podem empatar, mas melhores que esses eu nunca tive. Quero dizer a vocês que sou de bem com a vida, gosto de viver, sou agradecido pela maneira que chegaram meus 84 anos. Demorei a participar da missa porque o médico teve que me fazer uma visita. “Eu disse a ele, “quero mais vinte anos”, ele respondeu, “lhe dou quarenta”, eu rebati dizendo, “ fico satisfeito com mais vinte”. Penso que essa festa de hoje é a primeira de vinte anos, que mais vinte anos ainda vou celebrar, daqui a vinte anos estão todos convidados a vir.

Recordações e fraternidade 

Como recordo meu pai! Como recordo no dia de hoje a minha mãe! Como recordo meu padrinho, meu irmão mais velho Gercino! Papai nos ensinava fraternidade. Ele era fanático pela prática da fraternidade.  Gercino casou-se foi para longe, não teve a convivência maior com os irmãos. Foi eleito deputado da Bahia. Alugou uma casa enorme, só tinha três filhos e eu exclamei “Tá doido! Um casarão desses para três filhos apenas!”. Depois que ele alugou me disse “Olhe, você, Paulo e Adalberto vão morar comigo”, Sandoval, Pedrinho e Almir que eram os irmãos da mulher também vão morar comigo. Eu achei que ele tinha endoidado, uma mulher de 27 anos, novinha, e ele pegou assim esses seis brutamontes, vocês nem queiram saber o que foram essas vida lá. Havia um chamado Pedro Morais, que tinha muitos amigos. Todos os dias ele levava, sem avisar, seis pessoas para almoçar, no mínimo;  minha cunhada reclamava, mas ele achava que estava tudo certo, achava até pouco e aí levava dez pessoas, era uma verdadeira farra. Foram dias maravilhosos. Eu tive lições imorredouras de politica e de fraternidade com meu irmão Gercino. Ele era um tribuno, grande orador, grande político. Então tenho na minha vida publica a marca dele, como tenho a marca do grande sonhador e pensador que era Nilo.

O irmão Nilo Coelho

Nilo sonhava com tudo isso que vocês estão vendo aqui. Sonhava ate mais, era uma figura extraordinária. Era um homem desmedido na ambição de servir ao Sertão, o que Nilo foi ninguém sabe. É difícil que a nossa nova geração entenda quem foi Nilo Coelho. Ele, possivelmente, foi o maior orador de Pernambuco. Ninguém falava melhor do que ele, ninguém mais austero que ele, ninguém mais operoso do que ele. Como governador aos sábados e domingos, ele entrava no ônibus e ia conhecer o estado todo, nos menores detalhes. Foi um grande cidadão e um grande estadista. Ele saiu desta casa. No Brasil são três poderes, o judiciário, o executivo e o legislativo que é o Congresso Nacional. Ele foi o presidente do Congresso Nacional, teve o terceiro poder da República. Era de Petrolina, para vocês verem como se conquistam as coisas, e nascido de um ventre desta casa.

Gratidão

De forma que, se eu fosse falar dos que me ajudaram, não teria vez para ninguém aqui, nem para tomar uma xícara de café porque eu tive grandes companheiros: Honório Rocha, Zé Ramos, Geraldo eu nem digo, porque ele é meu irmão siamês. A gente era junto demais, a nossa unha e carne começaram em São Paulo. Meus colegas eram filhos de estrangeiros, eu não entendia a língua deles, eles também não entediam minha língua catingueira, era um desastre. Geraldo aos domingos me levava lá no tal Chamberlain, um alojamento que ele tinha para espairecer. Nós íamos e matávamos a fome. Havia uma família, nós sempre tínhamos um porto, era seu Domingos de Morais, um médico. No dia em que meu irmão Caio morreu afogado, ele era interno na Bahia, na missa celebrada veio um alagoano e abraçou meu pai, e disse: meu nome é Domingos de Morais e eu era amicíssimo de Caio, eu era irmão de Caio. O meu pai disse: pois agora, você é um filho meu e aí se  selou uma amizade fantástica, nós temos em São Paulo muitos amigos, agora mesmo eu vou a um casamento em São Paulo. Também tive belos amigos de Parnamirim, Cabrobó, Belém,  Salgueiro, Afrânio,  tudo isso é o que organizou a minha vida e me deu a força politica que eu precisava ter.

Se eu fosse falar dos amigos, não sei onde botava Serrita. Lá tem uma senhora que me recebeu para me dar votos e a primeira condição que ela colocou foi que eu não gastaria nenhum tostão e eu já era acostumado a não meter a mão no bolso, lá então eu era peixe n’água, deram-me belas eleições. Ouricuri, Araripina, não vou nem citar municípios, de forma que ficam aí minhas palavras e minha gratidão. Vou dizer a Deus que sou agradecido pela vida boa que me deu e que eu desejo para todos. Acho que a felicidade é um direito de todos, e eu nunca parei de estar ao lado dessa missão: levar as pessoas para a felicidade.

A caminhada continua

Outro dia saí com o Coronel Leite, fomos à Izacolandia falar para 40 rapazes que aspiram crescer, entrando na Universidade ou no IF Sertão, ou ainda no SENAI. Depois fomos à Cristália, depois à Ponta da Serra, depois à Rajada e ontem fomos a Cohab V. A gente fala para as crianças, animando-as para a vida toda e eles gostam tanto que quando saímos eles aplaudem muito. Uma delas disse em Cristália, “E vocês voltem sempre”, gosta da gente e a gente gosta quando as pessoas gostam. Olha, muito obrigado a todos!

Ascom/Osvaldo Coelho
Política
02 de Setembro / 2015 às 22:29 | Nenhum Comentário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugura nesta quinta-feira (03), às 9h, no município de Senhor do Bonfim, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. A unidade vai atender mais de 13 mil famílias de agricultores do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Este é o décimo dos 27 SETAFs que serão implantados em toda a Bahia. O ato de inauguração contará com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, prefeitos de municípios do Território, parlamentares e demais autoridades regionais.

Os SETAFs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.

Adesão - Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Em Senhor do Bonfim, está previsto a assinatura do termo de adesão ao Serviço pelas prefeituras que integram o Território.

O QUE: Inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, em Senhor do Bonfim 
QUANDO: 03 de setembro de 2015, às 09 horas.  
ONDE: Avenida da Agricultura, s/n, Centro, Senhor do Bonfim/BA (antigo prédio do DERBA)      
Secom Bahia
Informativos
02 de Setembro / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Com o tema “As várias formas de mudar Remanso, Bahia e o Brasil”, autoridades e remansenses discutirão sobre os aspectos da juventude na cidade, na 1ª Conferência Municipal da Juventude.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (4), na Universidade Aberta do Brasil, das 8h às 12h. A conferência tem como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do município, reconhecendo e potencializando as formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate de preconceitos.

De acordo com a secretária de Infância e Juventude de Remanso, Edinalva Oliveira, na oportunidade serão discutidos quatro eixos que abrangem os direitos dos jovens. “São quatro eixos que estão em pauta para analisarmos o desenvolvimento, a qualidade de vida, a diversidade e segurança e a participação dos jovens no contexto da cidade. Isso se faz muito importante para identificarmos os desafios que a juventude de Remanso enfrenta”, explica.

Ascom/Remanso
Política
02 de Setembro / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Lucas Ramos (PSB) defendeu, na tarde desta terça-feira (1º/9), o Projeto de Lei 253/2015, de autoria da colega Priscila Krause (DEM), que permite a matrícula no Ensino Fundamental em 2016 de todo aluno que completar seis anos até o próximo dia 31 de dezembro. O PL pretende modificar uma determinação do Conselho Nacional de Educação, que estabelece como limite para ingresso no Ensino Fundamental as crianças que completaram seis anos até o último dia 31 de março. Se for aprovada pelos deputados, a norma estadual beneficiará milhares de crianças que fizeram aniversário depois dessa "data-corte" ou que vão completar seis anos ainda este ano. O objetivo é que a lei vigore nos próximos anos, seguindo exemplo de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Priscila Krause garante que o tema passará por uma nova discussão. "Vamos debater de forma mais aprofundada o assunto na Comissão de Educação e Cultura, ouvindo conselhos, sindicatos e a Secretaria de Educação", destaca. No projeto de lei, a parlamentar esclarece que outros critérios também são levados em conta para definir a entrada da criança no Ensino Fundamental, como a capacidade cognitiva do estudante para iniciar uma nova etapa na carreira educacional. O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe.

Para Lucas Ramos, o tema é de caráter suprapartidário e precisa ser aprovado para evitar distorções na sala de aula. "Em uma fase tão importante como a da alfabetização, não é aceitável que as crianças que completaram ou farão seis anos depois do dia 31 de março não possam ter acesso ao Ensino Fundamental. Elas vão precisar repetir o conteúdo apenas por uma questão de meses, gerando transtornos psicológicos", argumenta. O vice-líder do Governo também menciona que os pais e mães de família serão prejudicados por terem de pagar, no caso da escola particular, duas vezes para a criança cursar a mesma série.

Ascom Dep. Lucas Ramos
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (03), pela manhã, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Severiano Alves de Souza visitará a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juazeiro. O objetivo da visita é conhecer as instalações da Gerência a fim de identificar melhorias na qualidade do atendimento e articular parcerias que viabilizem a mudança da sede da Gerência para uma localização mais visível e de fácil acesso à população. Além de Juazeiro, o Superintendente visitará na quinta-feira, à tarde, a Agência do Trabalho e Emprego em Senhor do Bonfim e na sexta-feira, a Agência de Jacobina, vinculadas, administrativamente, à Gerência de Juazeiro.

Desde que assumiu, em maio desse ano, a Superintendência do Trabalho e Emprego no Estado, Severiano Alves firmou o compromisso de conhecer cada unidade do Ministério do Trabalho e Emprego na Bahia a fim de equipá-las com ferramentas tecnológicas mais eficientes para cumprir o seu papel no atendimento aos trabalhadores e empregadores da Bahia. Exemplos de melhorias implementadas, recentemente, são as instalações das fábricas de carteira de trabalho nas agências de Alagoinhas e Jacobina, no mês de agosto, que vem proporcionando maior agilidade na entrega do documento ao cidadão, que passou a receber a carteira de trabalho em até 24 horas o que antes só era possível em quinze dias. “A importância dessas melhorias, como a implantação dessas fábricas da carteira de trabalho nas cidades do interior valoriza não só as ações dos trabalhadores, como da sociedade, pois permite maior flexibilização nos atendimentos”, ressalta o Superintendente.

Ascom/ SRTE
Informativos
02 de Setembro / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O Prefeitura Participativa promove mais uma plenária e convida a população para juntos discutir sobre o Orçamento 2016. o objetivo é que governo e munícipes decidam juntos quais metas, obras e ações serão prioridades que a administração deverá seguir no próximo ano. 

A audiência pública será realizada nesta quinta-feira (03),ás 19 horas nas dependências da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro São Gonçalo. Na oportunidade o Secretário-Executivo de Administração, Josaias Santana e sua equipe estarão reunidos com representantes da sociedade civil organizada para juntos  participar da elaboração  da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 e LOA – Lei orçamentária Anual para 2016.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal como instrumento de transparência da gestão fiscal do município.

Ascom/Petrolina
Política
02 de Setembro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Atendendo a convocação da Mesa diretora da Câmara de vereadores, o diretor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE), Fredson Costa, o popular Fred da Colônia, prestou esclarecimentos à população, na sessão ordinária ocorrida nesta terça - feira, 01/09, sobre a adequação na tarifa de água.

Em sua participação, Fred voltou afirmar que a adequação, dada por decreto pelo prefeito Wilson Cota, foi necessário para equilibrar as contas da autarquia municipal que há seis anos praticava a mesma tarifa. O diretor esclareceu várias situações que a autarquia vem enfrentando há anos.  “Em 2013, encontramos o SAAE em situação degradante, dividas com o INSS, plano de saúde, energia, atraso aos fornecedores e, acima de tudo, oferecendo água ruim. Arrumamos a casa, fizemos vários investimentos para mudar essa realidade”, ressaltou.

 “Ofertar água de qualidade é nosso compromisso. A população não pode voltar a ter água ruim como ofereciam no passado. O SAAE precisa garantir a qualidade e continuar os investimentos e, por isso, a adequação do valor da tarifa à nova realidade econômica foi necessária”, pontuou Fred. Na oportunidade, cada vereador recebeu o relatório mensal das analises que atestam a procedência da água.

A presença de Fred na sessão para a sabatina foi elogiada pela maioria dos vereadores. O presidente da Casa, José Eduardo, agradeceu a atenção do diretor da autarquia com o poder Legislativo. “É a nossa obrigação prestar esclarecimentos. Entendo a preocupação dos nobres edis. Não temos nada a esconder e, por isso, estamos aqui. O SAAE está aberto para toda população para ir saber das contas, planilhas e ações. Somos nós que agradecemos”, comentou o gestor.

Para uma platéia de funcionários da autarquia, Fred da Colônia, tranquilizou os servidores quanto aos boatos de possível privatização do sistema. “O prefeito Wilson Cota nos disse que não tem essa intenção. O que houve foi um estudo da Embasa sobre nosso sistema para troca de informações. O SAAE de Casa Nova é do povo!”. A fala de Fred foi endossada pelos vereadores da bancada governista.

Fred também ressaltou o acordo feito com o sindicato da categoria, onde o SAAE se compromete em conceder 10% de reajuste em duas parcelas, além de reafirmar o compromisso em fazer a manutenção da lagoa de decantação da Cohab Velha. “Essas ações precisam ser continuadas e com o orçamento antigo era inviável. Vamos continuar com água de qualidade e ampliando os investimentos como fizemos em Santana com mais de 200 metros de rede coletora e mais de 700 metros no bairro João e Maria em rede de abastecimento”, assegura.

O diretor da autarquia lembrou a situação preocupante do Rio São Francisco. “Tenho fé que Deus vai enviar água para melhorar a nossa situação que está preocupante. Caso o quadro não melhore, teremos racionamento em breve.Precisamos continuar economizando”. Citando o trecho da música Boato Ribeirinho, Fred encerrou sua participação na convocação. “Não deixe o rio morrer/ Se não que será de mim/ Que só tenho esse rio pra viver/Que será/ Que será de mim“. 

Ascom/Casa Nova
Política
02 de Setembro / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A vereadora Neguinha da Santa Casa (PV), na sessão ordinária de segunda-feira (31) parabenizou a Mesa Diretora pela realização da sessão itinerante no distrito de Maniçoba na última sexta-feira (28).

“Os vereadores estiveram presentes na sessão itinerante e foi tudo muito bom para o nosso contato com a comunidade, mas ainda há muito o que melhorar em relação à saúde do interior de Juazeiro, pois a Unidade de saúde local é tida como 24h, mas não há sequer soro fisiológico”. Além disso, Neguinha citou problemas em postos de saúde de outras localidades. “No Posto do NH4/Bonita não se faz um preventivo há três meses. É inadmissível que uma mulher passe por uma situação dessas. Continuo ouvindo diversas propagandas desse governo dizendo que a saúde está bem”, declarou a vereadora.

Além disso, a edil apresentou questionamentos sobre Postos da sede. “Por que há a propaganda de que está tudo bem, mas diversos moradores me procuraram pra saber o que o dentista do PSF do São Geraldo faz? Queria que todos soubessem que há quase dois anos não tem material para o atendimento. Então, o dentista recebe o salário, mas não tem o que fazer. Sou criticada, mas não me incomodo com as críticas. Meu papel é cobrar”, encerrou Neguinha.

Laiza Campos - Ascom CMJ Fotos: Joselito Tavares
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

A secretaria executiva de Cultura preparou um presente especial para  a cidade, no mês dos 120 anos de emancipação política de Petrolina.  Durante todo o mês, a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro fará apresentações de concertos em diversos locais da cidade, dentro de sua grade de programação. 

Amanhã, começa a série Concertos ao Meio Dia, na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho, às 12 horas. As apresentações acontecerão todas as terças-feiras, no mesmo local. Na quinta-feira, dia 03, é a vez da Quinta na 21 – Feira Multicultural. O evento acontecerá sempre às 18 horas, na Praça 21 de Setembro, nas quintas feiras até o mês de dezembro.  A Feira Multicultural tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal.

Ainda, dentro da programação festiva de aniversário da cidade, teremos concertos da Philarmônica nas sextas e sábados, no Espaço CEU, no Rio Corrente e a continuação dos projetos Sinfonia no Parque (06, 13, 20 e 27/09), sempre às 10h30, e Sinfonia nos Bairros (08, 15, 22 e 29/09) com locais e horários ainda a serem definidos.

No feriado da Independência, dia 07, haverá apresentação da  Philarmônica no Hasteamento da Bandeira e, no dia 21, aniversário de Petrolina, a tradicional alvorada pelas ruas de Petrolina e um concerto às 20 horas, na Concha Acústica.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Uma oportunidade de ouro para os fãs da boa música e de Targino Gondim. É que o sanfoneiro mais famoso da região irá se apresentar, de graça, em frente à Catedral de Juazeiro na próxima segunda-feira, dia 07 na festa da Padroeira. 

Targino irá apresentar o show "Canções Divinas", apresentação que virou CD, gravado recentemente na capital baiana. O autor de "Esperando na Janela" irá fazer o show a partir das 08 da noite.

Portal Zap
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

No próximo dia 19 de setembro milhares de forrozeiros se encontrarão na 8°? edição do Forró na Sombra do Juazeiro. A festa, que acontecerá no Sítio Juazeiro/Poço de Fora, município de Curaçá-BA, terá 10 horas de muito forró! Iniciando com uma Roda de Sanfoneiros, às 14h, o Forró na Sombra do Juazeiro irá fazer o público relembrar grandes sucessos do Rei do Baião Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, entre outros artistas consagrados no cenário da música nordestina.

Já a partir das 16h os forrozeiros irão conferir os shows do poeta e cantador Flávio Leandro e do conterrâneo Adelmário Coelho. Mas a animação do público não para por aí. As bandas Forró Pega Leve e Brasas do Forró finalizarão a noite. A Félix Produções, juntamente com o Pernalonga Entretenimento e a Top Eventos, estão preparando toda uma estrutura de palco, segurança, iluminação e estacionamento em uma área de 5 mil m². Ainda nesse espaço será montada uma Praça de Alimentação onde o público poderá degustar pratos da culinária nordestina.

Outra novidade que está sendo preparada pela equipe é o Espaço de Camping, que ofertará aluguel de barracas para aqueles que desejarem retornar para suas casas no dia seguinte com mais segurança. Os forrozeiros chegarão com mais comodidade esse ano ao Forró na Sombra do Juazeiro através da BR 235 que já está com mais de 90% das obras concluídas.

“O nosso objetivo é homenagear a cultura nordestina e por isso reunimos cantores que representam a nossa região. Queremos acolher todos os amigos e visitantes com tranquilidade e alegria. Será uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina”, frisou o organizador do evento Charles Félix.

Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

Desde a última sexta-feira (28), com a publicação da Resolução 754/2015 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) no Diário Oficial da União, os empregados domésticos já podem requerer o benefício do Seguro-Desemprego.

O pedido deverá ser solicitado no Ministério do Trabalho e Emprego no prazo de sete a 90 dias contados da data da dispensa sem justa causa, acompanhado da CTPS e Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho do empregado.

Dentre outros requisitos, o requerente deve ter trabalhado como empregado doméstico, por pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses que antecedem à data da dispensa que deu origem ao requerimento do Seguro-Desemprego; não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada da previdência social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte; e não possuir renda própria de qualquer natureza, suficiente à sua manutenção e de sua família.

O valor do benefício corresponderá a 1 salário-mínimo e será concedido por um período máximo de 3 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, contados da data da dispensa que originou habilitação anterior. 

O empregado receberá a primeira parcela do seguro em 30 dias e as demais a cada intervalo de 30 dias, contados da emissão da parcela anterior, informou o Ministério do Trabalho e Emprego.

*Bruno Moraes é Advogado Trabalhista, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Instrutor de Rotinas Trabalhistas, Sócio-fundador do escritório Braga & Moraes Advogados Associados, integrante do Escritório Gurgel Advocacia Trabalhista, sediado em Salvador-BA e Presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB - Subseção Juazeiro-BA.

Informativos
02 de Setembro / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Meninas de 9 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já podem tomar a segunda dose. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de cinco mil meninas sejam imunizadas.

De acordo com a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moraes, a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a proteção contra o vírus. "O ideal é seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Para que as meninas estejam de fato protegidas é preciso cumprir o protocolo estabelecido com as três doses da vacina".

Para completar o ciclo de vacinação, as meninas devem tomar a terceira dose, cinco anos após a administração da primeira. A vacina protege contra os quatro subtipos do HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
02 de Setembro / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) – que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional – pediu o apoio da igreja católica para a ampliação do uso das chamadas “energias limpas” e também para o combate à desertificação. O pedido foi feito ao bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Ulrich Steiner, um dos principais convidados à audiência pública conjunta que a CMMC e a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado vão promover, no próximo dia 17, em Brasília.

A recente Encíclica do Papa Francisco sobre as repercussões das mudanças climáticas ao planeta e as contribuições que o Brasil dará ao encontro mundial sobre o clima - a Cop-21, em Paris, no final do ano – motivaram a realização da audiência conjunta. Nominado "Laudato Si”, o debate está marcado para as 10h do dia 17. O convite a dom Leonardo foi feito na noite de ontem (31) pelos senadores socialistas Fernando Bezerra Coelho e João Capiberibe (AP), além de Jorge Viana (PT-AC). Também será convidado para a audiência Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), professor de Direito Ambiental pela Universidade do Texas (EUA) e atuante em questões ambientais e mudanças climáticas.

“O Brasil vem conseguindo reduzir o dematamento. Mas, preciamos assumir novos desafios, como aqueles relacionados à matriz energética”, destacou Fernando Bezerra, durante o encontro com dom Leonardo Steiner. Conforme lembrou o senador, as energias solar e eólica já respondem por 4% e 11% da matriz brasileira, com potencial para crescimento exponencial. “A energia solar é, inclusive, uma alternativa para economizarmos a água que, atualmente, utilizamos em grandes volumes para a geração de energia nas hidrelétricas”, pontuou Fernando Bezerra.

Na CNBB, o senador também sugeriu que a igreja católica contribua com ações de combate à desertificação edegradação do solo. Segundo Fernando Bezerra, o fenômeno afeta, diretamente, mais de 40% da superfície do planeta e 35% da população mundial, em escala ascendente. “O desafio do planeta deve ser, portanto, o de conter e reverter esta escalada”, alertou.

Durante o encontro, o senador João Capiberibe afirmou que “é preciso construir um novo modelo de desenvolvimento e de sociedade para a preservação do planeta”. Dom Leonardo Steiner informou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2016 será “A Casa Comum”, que tratará de questões como água, esgoto e saneamento básico. E que, em 2017, a campanha será sobre “biomas”. Em relação à COP-21, dom Leonardo Steiner avalia que o diálogo entre a igreja católica, o governo e o Senado contribui de forma “muito positiva” com a proposta que o Brasil apresentará em Paris. “E demonstra que o Executivo conta com o respaldo do Legislativo”, ressaltou.

A COP-21 será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano. O “Protocolo de Paris” – documento que se deseja aprovar, na ocasião – deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de fevereiro de 2005. Mas, ao contrário do acordo firmado em Kyoto, que especificava metas para um conjunto de menos de 40 países, o de Paris terá características de um pacto global e envolverá as mais de 190 nações que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta brasileira que será apresentada na COP-21 deve ser finalizada até o final deste mês. Ela vem sendo elaborada de forma participativa, sob a condução do Itamaraty e coordenação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “A Comissão Mista de Mudanças Climáticas pode contribuir, de forma relevante, para a consolidação de uma posição de liderança brasileira no setor climático e ambiental”, afirma Fernando Bezerra Coelho.

Asscom
Política
02 de Setembro / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

O trabalho de regularização fundiária, desenvolvido pela administração do prefeito, Julio Lossio, na sede de Petrolina, pode se estender para o interior do município. E para discutir esta possibilidade, o gestor municipal se reuniu nesta terça-feira (1) com as lideranças comunitárias do distrito de Rajada Marquinhos, Prof. Acelicio e Rivaldo.        

No encontro foram discutidas medidas que podem ser adotadas, legalmente, para que os moradores da localidade tenham direito adquirido sobre imóveis.

Asscom
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 15:45 | Nenhum Comentário

A redação do Blog Geraldo José, na tarde desta quarta-feira (02), recebeu a informação de que o senhor Antônio Manoel dos Santos, 59 anos, está desaparecido desde a noite desta terça-feira (01). Amigos e familiares estão à procura de pistas sobre o paradeiro do senhor Antônio Manoel.

Informações sobre o caso podem ser enviadas através do número 74- 8827-1242.

Redação
Policial
02 de Setembro / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo, na Rua Monte Santo, Bairro Rodoviário, em Senhor do Bonfim, na madrugada desta quarta-feira (2), à 0h30.

Em ronda, os policiais perceberam que um homem tentou se livrar de uma arma, jogando-a no chão, quando avistou a viatura. Diego Rodrigues Oliveira, 19 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, juntamente com uma pistola de dois canos sem munição, onde foi autuado em flagrante

Asscom
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 15:15 | Nenhum Comentário

Na manhã de hoje (02) a redação do Blog Geraldo José postou a revolta de um morador do bairro Castelo Branco quanto ao atraso na poda de uma árvore situada na Quadra E do bairro Castelo Branco em Juazeiro (Confira Aqui). A secretaria de Serviços Públicos enviou nota ao Blog explicando o assunto. Confira a seguir!

Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através da Gerência de Parques, Praças e Jardins, informa ao morador do bairro Castelo Branco, Carlos Augusto, que está ciente da demanda na quadra E do bairro, e comunica que dentro do cronograma de ações da Secretaria já está programado para a próxima semana o serviço de poda na área. 

Informativos
02 de Setembro / 2015 às 15:00 | 2 Comentários


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), até dia 22 de outubro, através da página www.processoseletivo.ifba.edu.br.  

Para o Campus Juazeiro, inicialmente, serão ofertadas 80 vagas na modalidade subsequente para o curso de Segurança do Trabalho, com duração média de dois anos. Para concorrer a essas vagas os candidatos devem ter concluído o ensino médio.

Nesse processo seletivo, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação. Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30.

Taxa de inscrição e isenção parcial 

Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Caso o candidato seja egresso de escola pública, de acordo com as especificações de cada edital, é possível solicitar a isenção parcial no período de 1º a 25 de setembro e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3.

Reserva de vagas 

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível ainda que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário. Maiores informações podem ser obtidas através da página do IFBA Campus Juazeiro (www.juazeiro.ifba.edu.br) e das redes sociais:Facebook: facebook.com/if.juazeiro;Twitter: twitter.com/ifba_jua .

Ascom/IFBA
Esporte
02 de Setembro / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Superintendência de Esportes, realiza pela segunda vez, os Jogos Abertos da cidade.  Os Jogos acontecerão de 20 a 30 de setembro e as inscrições seguem até o dia 10, podendo ser feitas no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, das 08h às 12h e de 14h às 18h.

Evento já inserido no calendário esportivo da cidade, os Jogos Abertos foram criados em 2014 para atender aos atletas que já estão fora da faixa etária dos jogos escolares e não quer ficar de fora das competições. “A idade mínima para participar é 16 anos e podem se inscrever atletas que estejam vinculados a uma instituição regularizada, pública ou privada, que tenha CNPJ”, ressalta o Coordenador de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, Joacir Oliveira.

As modalidades disputadas serão divididas em coletivas (futsal, handebol, vôlei, basquete) e individuais (atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa). Para maiores informações, entrar em contato com a Superintendência de Esportes pelo telefone (74) 3611 1002. 

Ramáiana Leal/ SEDUC
Política
02 de Setembro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

A Superintendência  Regional da Caixa Econômica Federal tem uma nova chefia e nesta esta terça-feira (1) o prefeito, Julio Lossio, recebeu Simone Benevides Nunes, que recentemente assumiu o cargo de superintende. Ainda estiveram presentes no encontro Jonatas Valença e José Bezerra, que também compõem o quadro funcional da instituição financeira.

O momento foi de estreitar a relação entre a Prefeitura e a Caixa e ampliar a gama de projetos que as instituições desempenham juntas, a exemplo do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que impulsiona o crescimento de Petrolina e oferece moradias dignas para população de baixa renda.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
02 de Setembro / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Policiais Civis lotados no SI (Sistema de Inteligência) da 17ª Coorpin- Juazeiro prenderam na tarde desta terça-feira, 01, por volta das 12:30h a pessoa de Gerson de Assis Filho, popular “Coroa”, maior, 60 anos, nascido em 28/06/1955, natural de Juazeiro, casado, residente na Rodovia Salitre, s/n, bairro Jardim Flórida. Com o imputado foram apreendidos uma arma de fogo do tipo revólver de marca Taurus, calibre 38, acabamento oxidado, capacidade para seis disparos, 12 munições calibre 38 intactas, uma balança de precisão marca Pocket, 50 gramas de cocaína, 17 gramas de maconha, a quantia de R$1.700,00 reais e dois aparelhos celulares.

Policial
02 de Setembro / 2015 às 13:00 | 2 Comentários

Nesta terça-feira (01), durante o serviço de ronda itinerante de Policiais Rodoviários Federais – em Petrolina – na BR 407, km 129, da ponte Presidente Dutra, encontraram um pequeno engarrafamento no sentido decrescente da rodovia.

Ao chegarem no local, verificaram que um veículo Ford Fiesta, estava abandonado na rodovia. A condutora do automóvel de iniciais G.F.O., foi localizada em visível estado de descontrole emocional, chorando e desejando atirar-se da ponte. Ao perceberem a gravidade da situação, os policiais abordaram a mulher com os cuidados necessários e evitaram a iminente tragédia.

Em uma conversa com os policiais, a condutora afirmou que tinha depressão e estava em tratamento médico. Ela foi levada até a residência da irmã, de iniciais S.F.F.O. na cidade de Juazeiro (BA) e ficou aos cuidados da família. O veículo foi consultado no sistema operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e nenhuma restrição foi detectada.

Assessoria de Comunicação - 6ª Delegacia PRF Foto de arquivo do Blog
Política
02 de Setembro / 2015 às 12:30 | 5 Comentários

O projeto de intervenção urbana referente à travessia no trecho da BR- 407 foi questionado pelo vereador Nalvinho (PTdoB) na sessão desta segunda-feira (31). “O anel viário prometido há alguns anos ainda não está acontecendo como a sociedade quer e precisa. As entradas da cidade pelas BRs 235 e 407 estão às escuras. Estamos na iminência de um acidente gravíssimo, pois, foram retirados os postes desde o distrito industrial até o bairro Lomanto Junior e até o momento nada foi feito. Se as melhorias forem realizadas nesse trecho ficaremos felizes, pois irá embelezar e melhorar o fluxo de veículos no local. Já se passaram 2 ministros de transporte. A ordem de serviços foi assinada e, até o momento, nada. Alunos da escola Modelo estão sendo assaltados pela escuridão no local. Casos de estupros já foram registrados por ali graças à escuridão. Algo precisa ser feito”, encerrou Nalvinho.

Laiza Campos - Ascom CMJ Fotos: Joselito Tavares
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário
 
No próximo dia 5 de setembro, sábado, em comemoração à semana da pátria, a Prefeitura de Sobradinho vai realizar desfile cívico militar pelas ruas da cidade, com saída da Vila São Francisco e chegada na Vila São Joaquim. 
 
O desfile será aberto pelas instituições militares, que darão brilho ao evento. Participarão: a Banda do Terceiro Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro, Banda do Colégio Militar, Rondesp- Norte, Polícia Rodoviária Estadual, Nono Grupamento de Bombeiros, CIPE- Caatinga, , 72 BI, CPRN - Comando de Policiamento regional Norte, parceiro do município neste evento alusivo a Independência do Brasil.
 
Após o desfile militar, os alunos da rede municipal se apresentarão seguindo o tema "A Educação revigorando o sonho da Independência". Dia 7 de setembro, segunda feira, às 9 horas da manhã, em frente ao prédio da Prefeitura, haverá solenidade de hasteamento das bandeiras, com a participação de autoridades civis e militares.
Ascom Sobradinho
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 11:28 | Nenhum Comentário

Advogados da Comarca de Juazeiro pleiteiam a instalação de uma Câmara de Segundo Grau, como em Barreiras: plano é descentralizar o Poder Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, recebeu, no final da tarde da sexta-feira (28), uma comissão da subseção de Juazeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os advogados da comarca e de outras localidades da região foram prestar apoio à criação da Câmara do Norte, nos moldes da que foi instalada em Barreiras, a Câmara do Oeste.

O presidente informou que o projeto de criação da nova câmara do Norte encontra-se na Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça da Bahia.

De acordo com o projeto, após a criação, a unidade seria instalada à medida que houvesse condições orçamentárias. A Câmara do Oeste foi instalada em Barreiras em fevereiro deste ano, inicialmente, com a Turma Cível. Nesta segunda-feira (31), quase sete meses depois, foi instalada a Turma Criminal.

A comissão de 11 advogados, acompanhada do juiz José Goes Silva Filho, da Vara de Fazenda Publica e diretor do fórum de Juazeiro, foi liderada por Arthur Carlos Filho, presidente da OAB de Juazeiro, e contou também com a presença do procurador do Município de Juazeiro, Carlos Eduardo, e do procurador do Município de Curaçá, Marcos Santana.

Ascom TJBA
Política
02 de Setembro / 2015 às 11:21 | Nenhum Comentário

A exportação no Vale do São Francisco será tema da palestra de abertura da 8ª edição da Vinhuva Fest em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco. O palestrante será o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo de Suape, Thiago Noronhões. O convite foi feito pessoalmente ao gestor pelo prefeito Dhoni Amorim, em visita recente ao polo localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Além de confirmar a palestra de abertura ‘Vale do São Francisco: um produto para exportação’, marcada para o dia 9 de outubro no Parque da Uva e do Vinho, Thiago Noronhões garantiu apoio ao evento destacando a importância da feira para o desenvolvimento de Pernambuco.

“A Vinhuva Fest é uma oportunidade de impulsionar as exportações de frutas no Estado e também em Suape. Os investidores poderão conhecer ou confirmar o grande potencial do Vale do São Francisco”, disse.

O secretário – que já morou na comunidade de Jutaí, distrito de Lagoa Grande, quando serviu ao Exército – ainda aproveitou a visita do prefeito Dhoni e do secretário municipal de Governo e organizador da feira, Williams Bartolomeu, para discutir ações e políticas públicas que busquem melhorar a dinâmica do agronegócio e da vitivinicultura na cidade. 

Ascom Lagoa Grande
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

A tradição e qualidade mantidos desde 1989 se aliam nesta quinta-feira (03) a um espaço maior e mais agradável com intuito de sempre atender melhor a sua clientela. É o que promete a direção do Bode Assado da Anita que inaugura seu novo point em solenidade que ocorrerá às 19 horas.

O Bode Assado da Anita é um exemplo de restaurante que mudou seu método de trabalho, para agradar sua clientela de todas as idades. Além do sabor inigualável de suas refeições, com o tempero mais gostoso da região, o Bode Assado de Anita possui um dos mais aconchegantes ambientes para o deleite de sua família. Vale a pena conferir ao lado da Coelba no bairro Jardim Vitória.

Política
02 de Setembro / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) comemorou, ontem (01), a autorização das obras, do Governo do Estado, de contenção de encostas no bairro de Itacaranha, em Salvador, que deverá beneficiar 92 famílias da região. Nesta obra, será investido cerca de R$ 1 milhão e será de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Segundo o parlamentar, o objetivo é evitar que as chuvas ameacem a vida das pessoas que vivem no bairro. “Só quem vive nas encostas, em situação de risco causado pela chuva e fica sem poder dormir com esta preocupação, sabe a importância desta obra que tenho sinalizado ao governo como prioritária”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
02 de Setembro / 2015 às 10:20 | 1 Comentário

O vereador Damião Medrado (PSD) usou a tribuna da Casa Aprígio Duarte Filho na sessão desta terça-feira (01) para agradecer a receptividade da comunidade de Maniçoba que participou ativamente da sessão itinerante, projeto reiniciado na atual legislatura. “A cada semana vamos realizar uma sessão itinerante nos distritos e nos bairros da sede. O projeto já demonstrou ser sucesso, e de cada sessão faremos uma pauta para encaminhar ao Executivo Municipal. Este é nosso papel: ouvir a comunidade e transmitir para o Executivo”, declarou.

A próxima sessão itinerante da Câmara de Vereadores se realizará na quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 17:00 horas, na sede do Distrito de Itamotinga.

Visita

O presidente da Câmara, Damião Medrado acompanhou na noite de ontem (31 de agosto) a reunião do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochi; e o presidente da Codevasf Felipe Oliveira com trabalhadores dos perímetros irrigados de Pedra Branca e dos municípios de Glória e Rodelas. A reunião foi articulada pelo prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.

Durante reunião, o Ministro garantiu que na primeira semana de setembro faria um repasse de R$800 mil para a 6ª Codevasf repassar à empresa CGB Engenharia, que administra os perímetros irrigados do Salitre. Há oito meses o Governo Federal não faz o repasse do recurso deixando cerca de 5 mil funcionários com salários atrasados.  O superintendente da 6ª SR Codevasf, Alaor Grajeon, também esteve presente na reunião.

Iana Lima Ascom Câmara de Juazeiro Foto: Joselito Tavares
Política
02 de Setembro / 2015 às 10:08 | 7 Comentários

O PSDB estuda a expulsão do advogado e ex-candidato a deputado federal pelo partido, Matheus Satlher Garcia. Nas redes sociais, o advogado ameaça matar a presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com nota enviada à imprensa, o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, afirma que irá solicitar ao Conselho de Ética do PSDB a abertura de processo disciplinar contra Matheus Sathler Garcia com o objetivo de expulsá-lo do partido. Na avaliação do senador, as recentes manifestações violentas de Sathler contra a presidente Dilma Rousseff não condizem com o que prega o programa do PSDB nem estão em sintonia com o que se espera de um filiado ao partido.

BN
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 10:01 | Nenhum Comentário

É inegável que algumas rodovias federais e estaduais passaram por recuperações e pavimentações asfálticas muito boas na gestão do ex-governador Jaques Wagner na Bahia, mas também é fato que outras BRs e BAs carecem de reformas urgentes.

O radialista e leitor do Blog Waldiney Passos flagrou a situação precária da estrada entre o município de Remanso (Bahia) e Dirceu Arcoverde (Piauí), bem como a ironia e protesto de alguns moradores das referidas comunidades e dos condutores de veículos que num trecho de 40 quilômetros gastam em torno de quatro horas (veículo grande) e uma hora e meia (veículo de passeio).

A maior parte da pista está no cascalho e o restante com enorme buraqueira. Que o manifesto possa acordar o novo governo.

Esporte
02 de Setembro / 2015 às 09:30 | 1 Comentário

Em sua terceira edição no Vale do São Francisco, a CAIXA Wine Run passa a integrar o circuito PÉ na Pista. O evento foi criado este ano pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco para promover as belezas naturais do Estado por meio do esporte. Marcando a estreia do circuito, dia 6 de setembro, a corrida do vinho levará os atletas para uma disputa dentro de uma vinícola em meio ao agreste pernambucano de Lagoa Grande, às margens do Velho Chico. 

"A ideia do PÉ na Pista é valorizar os municípios de Pernambuco, destacando as características e encantos de cada região. A corrida é uma ótima forma de estimular os atrativos turísticos de Pernambuco a um estilo de vida mais saudável, já que o esporte vem crescendo muito no Estado. É uma oportunidade para, inclusive os pernambucanos, conhecerem melhor essas cidades", afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A CAIXA Wine Run, disputada em Lagoa Grande, próxima a Petrolina, foi escolhida como etapa de estreia do novo circuito por colocar em evidência um cenário único no Brasil: o oásis formado pelos parreirais às margens do São Francisco. A corrida ainda ajuda a mostrar a perfeita harmonização entre a cultura do vinho e as tradições nordestinas. Além da disputa, os atletas têm à sua disposição uma série de atrações como visitas guiadas às vinícolas, um passeio no famoso Vapor do Vinho e a recepção aos competidores na arena de chegada com espumante, sucos e comidas regionais.

"Além da prova ser uma atração, a Secretaria também terá uma série de ações turísticas, com a finalidade de informar os atrativos das cidades, como gastronomia, pontos turísticos e artesanato. Vamos fazer isso em todas as etapas", concluiu Carreras.

Sérgio Oprea, da Zenith Marketing, realizadora da CAIXA Wine Run ao lado da Revista Adega, também celebra a parceria. "É uma ótima iniciativa da secretaria do Estado de Pernambuco. Circuitos como esse são importantes porque fazem o esporte crescer e sempre envolvem novas pessoas praticando atividades físicas e trabalhando pela corrida", aponta Sérgio. "Espero que o PÉ na Pista seja uma experiência de sucesso para Pernambuco e que, no ano que vem, possamos ter novas etapas." 

Agenda da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco:

05 de Setembro (sábado)
15hs às 21hs - Entrega do Kit para os atletas no Quality Hotel (Petrolina);
Passeios - Tour guiado nas vinícolas da região e Vapor do Vinho (vendidos separadamente);
18hs às 20hs - Palestras temáticas sobre Suco de Uva, Vinho e Saúde

06 de Setembro (domingo)
Traslado - Ônibus gratuito de Petrolina para local do evento;
Largada, 8 horas - Vitivinícola Santa Maria - Fazenda Planaltino, Rodovia PE-574, km 8, Estrada da Uva e do Vinho, Lagoa Grande
Arena de chegada - "Receptivo Lagoa Grande", com área de alimentação e hidratação, comidas regionais, frutas e Festa do Espumante (degustação) 
Cerimônia de Premiação 
Traslado - Ônibus gratuito de volta para Petrolina

Ascom
Policial
02 de Setembro / 2015 às 09:17 | Nenhum Comentário

 
Na noite da segunda-feira (31), policiais da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar de Juazeiro/Ba, receberam a denúncia de que disparos de arma de fogo estavam sendo desferidos no Bairro Alto do Alencar. Chegando ao lugar, tomou-se nota de que Joaquim Cícero Ferreira dos Santos estava morto no local, e Jadson Martins Rodrigues de 30 anos também havia sido alvejado, sendo então conduzido à UPA de Juazeiro/Ba e posteriormente ao Hospital de Trauma em Petrolina/Pe. A vítima acusa dois homens pelos disparos, Clériston e Anderson Oliveira da Silva, que haviam chegado em uma moto efetuando os tiros quando as vítimas passavam a pé pelo local.

Mais tarde, à 1h00 da madrugada de terça-feira (01), dando continuidade às buscas aos homicidas, as guarnições da 75ª CIPM e RONDESP/Norte receberam a informação de que os procurados estavam no salitre, quando então prenderam Carlos Augusto de Oliveira, tio de Anderson. Ele foi encontrado em posse de dois revólveres, uma espingarda, vários cartuchos de diversos calibres e ainda a quantia de R$3.806,00. Carlos não explicou a origem do material apreendido, sendo então apresentado à DEPOL de Juazeiro/Ba.

Assessoria de Imprensa 75º BPM
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 09:00 | 1 Comentário

A Bahia tem quatro cidades do estado entre os 51 principais destinos turísticos do país, incluindo as 27 capitais brasileiras, consideradas de categoria A no turismo brasileiro, de acordo com a nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros, divulgada no final de agosto pelo Ministério do Turismo. A categoria A representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. As cidades baianas consideradas categorias A são Salvador, Porto Seguro, Praia do Forte, em Mata de São João, e Morro de São Paulo, no município de Cairu.

A nova categoria é estabelecida a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A categoria A, responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional, e reúne as capitais turísticas do país e destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros como Porto Seguro (BA), Porto de Galinhas,  Búzios, Campos do Jordão, Guarapari, Balneário Camboriú, Foz do Iguaçu, Gramado e Caldas Novas (GO).  

 Além dos quatro municípios na categoria A, quinze municípios baianos ficaram na categoria B. São eles: Ilhéus, Itacaré,  Lençóis, Vera Cruz( Ilha de Itaparica),Maraú, Prado, Valença, Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa,  Camaçari (orla) , Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Outras 34 cidades foram classificadas como C. As outras 104 cidades foram categorizadas como D e E. A categorização atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

Segundo o Ministério do Turismo, a intenção da classificação não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves

Fonte: Bahia Econômica

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage