Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Esporte
26 de Novembro / 2014 às 23:01 | Nenhum Comentário

Com gol de Diego Tardeli aos 47 minutos do primeiro tempo o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e confirmou o título da Copa do Brasil de 2014. Na primeira partida o galo já tinha vencido o bicampeão brasileiro por 2 a 0 e ratificou o título nesta quarta-feira (26) com novo triunfo.

O técnico Levir Culpi declarou após o jogo que este foi o título mais justo que ele já observou ao longo de toda sua vida futebolística. “Nós passamos pelo Corinthians, Flamengo e agora pelo nosso maior rival com duas vitórias. Então, foi justo, muito justo” desabafou após o jogo.

O galo também carimbou seu passaporte para a Taça Libertadores de 22015.

Reminiscências
26 de Novembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Estação Ferroviária de Juazeiro (BA)
Autor: Alfredo José Porto Domingues, Tibor Jablonsky. Ano: 1957. Fonte: IBGE

Enviado pela leitora Laís Lino
Política
26 de Novembro / 2014 às 22:29 | Nenhum Comentário

Com objetivo de amenizar problemas de escoamento das águas pluviais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), realizou nesta quarta-feira (26) a limpeza e manutenção na drenagem da Travessa Edson Ribeiro. O diretor de água e esgoto da autarquia, Paulo Rúber, ressalta que é preciso a consciência das pessoas de não jogar entulhos, lixo, vegetais e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem. "Normalmente os sacos de supermercados são acondicionados de forma inadequada, o lixo doméstico acaba sendo levado diretamente para as bocas de lobo, entupindo as galerias pluviais da cidade. Essa atitude compromete a vazão da água e assim provocando alagamentos", falou. 

Paulo explicou ainda que um sistema de drenagem limpo pode proporcionar uma série de benefícios, a exemplo de redução de gastos com manutenção de vias públicas, escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas, eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças.

Ascom SAAE
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Os agricultores familiares da região de Jacobina, no centro norte baiano, estão descobrindo, na produção de flores, uma alternativa de renda. Umn exemplo é o agricultor João Nunes, da comunidade dos Bagres, município de Miguel Calmon, que, atualmente, produz cerca de 300 dúzias de rosas por semana. Segundo técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), as condições de solo e clima da região são favoráveis à produção de variedades de flores. 

Com o trabalho de assistência técnica e capacitação, a EBDA, que é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), espera contribuir para que a produção de flores seja uma das principais fontes de renda para a agricultura familiar. Na região, é possível cultivar rosas, dálias, crisântemos, palma-de-santa-rita e outras variedades de flores. “Desde o início do meu plantio, recebo assistência e até hoje conto com os técnicos da empresa para qualquer coisa que preciso”, enfatizou o agricultor João Nunes. Ele disse que recebe assistência técnica tanto na área de produção quanto na de comercialização. 

Segundo o gerente regional da EBDA de Jacobina, Renato Coelho Filho, o foco do trabalho é fortalecer a cadeia produtiva na região, visando a geração de emprego e renda para os agricultores familiares. “Realizamos assessoria técnica para produtores de rosas na Chapada Diamantina, tendo como atividade principal o intercâmbio para troca de experiências, alimentando, assim, a rede de produtores da Chapada”.

Incentivo 

A produção e comercialização de flores, na região de Jacobina, recebe o incentivo dos programas Flores da Bahia, Cadeia Produtiva das Flores e Projetos Comunitários. De acordo com Renato Coelho Filho, nos últimos meses, a equipe da gerência elaborou quatro projetos para fomento da atividade. Ele destaca dois - o primeiro, junto ao Proinf (Ação de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca apoiar a estruturação da Cadeia Produtiva de Flores da Agricultura Familiar, no Território Piemonte da Diamantina. O outro é o Projeto de Investimento no Cultivo de Flores na Comunidade de Fedegosos, no município de Morro do Chapéu. “As ações da EBDA envolvem elaboração de projetos e assistência técnica continuada aos beneficiários, oferecendo um norteamento diante das atividades propostas”, observa a técnica Louise Silva. Ela afirma que a cadeia produtiva de floricultura, na região, é promissora. “Só nesses dois projetos são mais de 120 agricultores assistidos, sendo que a grande maioria é de mulheres”. 

Atendimento 

Outras áreas atendidas pela Gerência de Jacobina são a Comunidade de Jenipapo, no município de Saúde, e Comunidade dos Bagres, em Miguel Calmon, esta se estendendo a alguns municípios que não fazem parte da jurisdição da Gerência de Jacobina, mas que necessitam de apoio técnico, a exemplo da Associação de Floricultores Reassentados de São José, em Ponto Novo, onde estão em fase inicial das atividades.

Secom Bahia Foto: Robson Mendes/GOVBA
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 21:32 | Nenhum Comentário

Durante os dias 24 de novembro a 7 de dezembro, várias cidades baianas receberão mais de 100 apresentações e 35 espetáculos culturais através do projeto Temporada Verão Cênico, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em Juazeiro, a Temporada tem início no próximo sábado (29), no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h, com a apresentação de "Solo Almodóvar". A peça, inspirada no cineasta Pedro Almodóvar, promove reflexões sobre as paixões humanas, questões de gênero e sexualidade.

No domingo (30), o palco do Verão Cênico recebe a Companhia 1º Ato para a apresentação de "Joana". Dirigida por Devilles, a montagem é inspirada no texto da peça "Gota d'água", de Chico Buarque e Paulo Pontes, que faz uma releitura da tragédia grega "Medeia" no contexto do Rio de Janeiro da década de 1970. "Joana" também traz elementos da cultura brasileira, como o samba.

A programação da Temporada Verão Cênico em Juazeiro segue no dia 4 de dezembro, quinta-feira, com as apresentações de "Amor Marginal", performance de teatro-dança que conta a história de um casal misterioso, e "Cartografia do Abismo", na qual o ator Caio Rodrigo faz uma viagem pelo pensamento da obra de "Antonin Artaud". No dia 5 de dezembro, também haverá a apresentação de "Amor Marginal" e de "A Mágica do Amor", espetáculo de linguagem circense que alia poesia à improvisação da arte clownesca, através do personagem do palhaço Espiga.

Para encerrar a Temporada em Juazeiro, no dia 7 de dezembro, o palco do Verão Cênico receberá "A Ave". Inspirado no poema homônimo de Jorge de Lima, o espetáculo conta a viagem de um jovem escritor pelo mundo e seu encontro com o corpo de uma criatura antropomorfa em uma praia. Todas as apresentações serão realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 2 a inteira e R$1 a meia. Conheça mais sobre os espetáculos e o projeto no site do Verão Cênico.

Assessoria Verão Cênico/Juazeiro
Política
26 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Em reunião extraordinária realizada segunda-feira (24), na Casa dos Conselhos, dezoito cidadãos voluntários finalizaram e aprovaram para encaminhamento aos órgãos competentes, o Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Durante seis meses as comissões de Articulação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Elaboração de Planos em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – discutiram e elaboraram  o Plano Municipal Decenal  que está constituído de 4 eixos temáticos apresentando propostas setoriais para os segmentos do social, da cultura, de saúde e de educação, englobando ainda o esporte, o lazer e o meio ambiente. 

O professor Roosevelt Duarte Motta, assessor de Articulação Interinstitucional e responsável pela Casa dos Conselhos, ressaltou a importância desse plano para o enfrentamento das questões de violência contra as crianças e adolescentes do município e outros relativos à promoção da saúde, da educação, da assistência social e da cultura. Nesta terça-feira (25) o Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Juazeiro está sendo encaminhado à Procuradoria do Município para chancela do órgão e em seguida, enviado ao Gabinete do Prefeito Isaac Carvalho que, através de mensagem enviará à Câmara de Vereadores para apreciação e possível aprovação.

Por Landa Menezes/Casa dos Conselhos
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 20:29 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Venho te pedir encarecidamente que poste no blog a situação em que se encontra o bairro Jardim São Paulo esquecido de fato pela gestão Isaac Carvalho. 

Já foram abertos diversos pedidos a prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos e nenhuma providência foi tomada nesse sentido.

É importante lembrar Geraldo, que há anos a Prefeitura de Juazeiro não realiza um mutirão de limpeza no referido bairro. Ruas cheias de buracos e muita lama quando chove, ninguém aguenta tanta poeira quando reina o sol e falta de iluminação na rua do murão do referido bairro.

Situações de precariedade, sobretudo no que diz respeito na higienização do bairro. Esta semana fiquei muito indignado ao ver moradores com uma idade avançada fazerem a limpeza da rua por não acreditarem mais em nenhuma ação por parte do governo municipal e olha que o IPTU desses moradores está em dia. 

Cheguei à conclusão meu caro que só pode ser uma perseguição do governo municipal à minha pessoa por ser da família do vereador Nalvinho o qual o prefeito persegue constantemente, agora não acho justo os moradores pagarem por isso, que a meu ver é um comportamento muito infantil por parte do gestor.

Anderson Levy - Bairro Jardim São Paulo

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS RESPONDE

A Secretaria de Serviços Públicos informa ao morador Anderson Levi que o bairro Jardim São Paulo já foi beneficiado com Mutirão de Limpeza este ano e destaca que os trabalhos serão realizados novamente a partir do dia 8 de dezembro.  A SESP também informa que os Mutirões de Limpeza seguem um planejamento que leva em consideração a necessidade de cada localidade e contempla todo o município.

Assessoria de Comunicação/SESP

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Na sexta será a vez de Renato Teixeira e Targino Gondim animarem o Centro de Cultura   

O palco do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro recebe grandes cantores da Música Popular Brasileira dentro da turnê Vozes do Brasil. Nesta quinta-feira, dia 27/11 Oswaldo Montenegro e Valtinho se apresentam no Centro de Cultura.  Já na sexta, dia 28/11, será a vez de Renato Teixeira e a abertura do shows fica por conta do sanfoneiro Targino Gondim. A abertura será às 19h e o segundo show às 20h15.

“É um projeto, que além de querer prestigiar nossos artistas locais, tem o objetivo de levar música de qualidade a um preço razoável para a população. Um grande oportunidade para Juazeiro o show desses dois grandes nomes da MPB. A gente conta com a participação do público nos dois dias”, informou Mônica Franco, da organização da Turnê, durante entrevista ao Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica.

Mônica sugere que o público opine após a realização dos show no site:http://www.ibahia.com/vozesdobrasil/, e também pode sugerir nomes para próximas edição do Projeto.

A turnê Vozes do Brasil já percorreu as cidades de Salvador, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro, e encerra sua segunda edição em Juazeiro, região norte da Bahia. O projeto é realizado pela Icontent e com patrocínio exclusivo da Petrobras.

Atrações

Oswaldo Montenegro - Empunhando a viola de 12, de 6 e piano, o cantor sobe ao palco do Centro de Cultura de Porto Seguro para apresentar o show “Canção Nua”. O projeto foi criado para a internet, mas o sucesso foi tão grande que virou show. No repertório, não faltarão clássicos como “Metade”, “Bandolins” e “Lua e Flor”.

Renato Teixeira –O cantor leva para Vitória da Conquista um show mais intimista e familiar. Com versões acústicas e delicadas, Renato junto aos seus filhos João Lavraz (baixo) e Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas) se unem no palco e apresentam novas roupagens para clássicos como “Tocando Em Frente”, “Romaria”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, “Cuitelinho”, entre muitas outras.

Serviço:
Projeto Vozes do Brasil em Juazeiro
Shows: 27 de novembro – Valtinho e Oswaldo Montenegro
28 de novembro – Targino Gondim e Renato Teixeira
Horário: 18h30
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Vendas: No local do evento

Da redação, Itamara Costa
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 19:25 | Nenhum Comentário

A manifestação afro-brasileira conhecida como "Roda de Capoeira" recebeu na manhã desta quarta-feira (26), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Considerada internacionalmente como uma prática cultural multifacetada e multidimensional - que se manifesta como luta, dança, esporte e arte -, a "Roda de Capoeira" teve a inscrição para recebimento do título aprovada durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que é realizada na sede da Unesco, em Paris. O evento começou na quarta-feira (24) e chega ao fim na sexta (28). Com o recebimento do título, a "Roda de Capoeira" se junta ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE), e ao Círio de Nazaré (PA), já reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no Brasil.

Acompanharam o evento, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado; a Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Célia Corsino; além de capoeiristas brasileiros como os mestres Cobra Mansa, Pirta, Peter, Paulão Kikongo, Sabiá e a Mestra Janja. Em nota, a presidente do Iphan, Jurema Machado, disse que a aprovação da inscrição irá  promover o aumento da visibilidade da Roda de Capoeira e de outros bens culturais relacionados aos movimentos de luta contra a opressão, sobretudo àqueles pertencentes às comunidades afrodescendentes. "A roda de capoeira expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio demarca a conscientização sobre o valor da herança cultural africana, que, no passado, foi reprimida e discriminada", disse Jurema Machado.

Roda de Capoeira

Originada no século XVII, em pleno período escravista, a "Roda de Capoeira" desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. De acordo com o Iphan, a prática cultural é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, sendo praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan em 2008, e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente.

G1 Imagem da Internet
Política
26 de Novembro / 2014 às 19:00 | 3 Comentários

Dando continuidade ao Programa "Toda Sexta-Feira tem Obras", o prefeito Isaac Carvalho e diretor do SAAE, Joaquim Neto, entregam nesta sexta-feira (28), às 16 horas, na Estação de Tratamento de Água da comunidade de Barrinha do Cambão, Projeto Mandacaru, mais um Sistema de Abastecimento de Água. A obra que fornece água tratada para as comunidades é uma parceria da Codevasf, através do Programa Água para Todos. A adutora conhecida como Mandacaru/Ilha Grande possui mais de 15 mil metros de extensão e contempla as localidades de Barrinha do Cambão, Projeto Mandacaru, Vila Juca Viana, Porto de Pedra, Ilha Grande, Lagoa da Areia e Ponta D'água. 

Ascom SAAE
Política
26 de Novembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Exemplo de boas práticas de Desenvolvimento Regional. Este foi um dos principais motivos para que o município de Petrolina fosse convidado a participar do Evento internacional de troca de Boas Práticas de cidades intermediárias, que acontece durante esta semana na cidade Cuenca, no Equador. Para representar o município, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, participa do encontro, juntamente com representantes de mais 30 cidades da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, México e Brasil, além de municípios Alemães.

O encontro propõe um intercâmbio de Boas Práticas de Gestão entre os vários municípios, ações que possam ser replicadas visando o desenvolvimento urbano sustentável. O secretário Jorge Assunção faz uma avaliação positiva da participação de Petrolina.  “Espero  ao final do evento levar para nossa gestão mais experiência e conhecimentos para multiplicar boas práticas de gestão com nossa equipe e melhor atender as necessidades da nossa cidade”, destacou.

O secretário municipal optou em apresentar no encontro as ações de qualificação profissional através da parceria do município com o Governo Federal (Pronatec),  com as entidades do sistema "S" e Instituto Federal,  enfatizando a importância da Central de Cursos (CC) – Projeto da Secretaria de Cidadania coordenado pela secretária Célia Regina em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, para convocação, inscrição, encaminhamento  e acompanhamento dos alunas às entidades de ensino – além de destacar ações de grande importância do governo municipal do prefeito Julio Lossio.  

Apenas duas cidades brasileiras foram selecionadas para o encontro, por atenderem ao perfil econômico sugerido: Petrolina e Jundiaí-SP. Cidades intermediárias são mais bem equipadas, possuem grandes empresas e um setor de agronegócio importante. Também são polos de atração de trabalhadores migrantes e de pequenos negócios no comércio e nos serviços.

Ascom Prefeitura de Petrolina
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 18:02 | Nenhum Comentário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco, realiza a sua sexta reunião – última do ano – nos dias 02 e 03 de dezembro na Câmara Municipal de Salgueiro (PE), situada na Rua Urbano de Sá, nº 14, Centro. No primeiro dia, está prevista uma visita técnica ao canal de transposição do São Francisco no trecho que liga as cidades de Cabrobó e Salgueiro, ambas localizadas no estado de Pernambuco.

Já no dia 03, acontece uma discussão sobre os resultados da reunião com o setor elétrico, ocorrida no ultimo mês de outubro, em Salvador (BA) e sobre os projetos do governo federal para construção de barragens no Submédio São Francisco. Além disso, será definido o calendário de atividades da CCR Submédio para o ano de 2015. A programação dos dois dias está marcada para ter início às 8 horas.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. 

Imprensa do CBHSF
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 17:30 | 1 Comentário

Em resposta a publicação da Coluna ESPAÇO DO LEITOR: O QUE HOUVE COM O PRÉDIO DO IFBA JUAZEIRO?, no dia 12 de novembro, o leitor questiona o período da inauguração do Campus do IFBA no município e o o processo para admissão dos funcionários. Nesta quarta-feira (26), a Coordenação de Comunicação Institucional do IFBA - Campus Juazeiro esclarece que a obra nas instalações do Campus Juazeiro está em fase de conclusão e a equipe gestora do campus tem trabalhado diretamente para organizar sua inauguração. Confira a nota:

Acerca do andamento da obra esclarece que: Toda obra de saneamento em câmpus de Instituto Federal fica a cargo das prefeituras municipais, com a estrutura interna cabendo aos Institutos - conforme previsto em legislação federal. No caso do câmpus Juazeiro, a obra interna, que é responsabilidade do IFBA, está pronta.
Em outubro, o IFBA foi comunicado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro que não teria como arcar com a obra da rede de esgoto devido a dificuldades financeiras. Assim, o IFBA assumiu a responsabilidade da obra. Essa responsabilidade consta no termo de aditivo de contrato e a obra já está sendo executada.

Quanto ao quadro de servidores: Os concursos e nomeações seguem o previsto na Lei nº 8.112/90. Para a implantação do câmpus, estão previstas a contratação de 70 professores e 40 técnicos administrativos, no horizonte de 5 anos que corresponde ao período de implantação da unidade - conforme demanda dos cursos ofertados. Até o momento, 20 professores e 10 técnicos administrativos foram nomeados e estão realizando estudos de demanda, trabalhando na elaboração de planos de novos cursos, atuando em salas de aula e na reformulação dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e Segurança do Trabalho – que são ofertados pelo câmpus de Paulo Afonso em Juazeiro, desde o ano de 2010. 

Já o corpo técnico administrativo tem trabalhado no processo de aquisições de equipamentos e mobiliário, além de atendimento às demandas internas e externas. Em 2015 há previsão da realização de concurso público para docentes e a nomeação de outros 14 servidores técnicos administrativos. A partir de Janeiro de 2015, há, também, a previsão de contratação de mão-de-obra terceirizada para prestação de serviços de limpeza, conservação e segurança.

Os primeiros móveis e equipamentos já foram adquiridos e devem ser entregues e montados a partir do dia 15 de dezembro. 

Quanto à oferta de cursos, será realizada, no dia 7 de dezembro, a prova do Processo Seletivo 2015 com vagas para o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Juazeiro

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Até a primeira quinzena de novembro, esse foi o quantitativo distribuído pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Essas mudas foram doadas para instituições como escolas, unidades de saúde, prédios públicos, além da comunidade. Espécies como umburana de cheiro, mulungu, ingazeira, caraibeiras, ipês, dentre outras, devem ganhar forma nos próximos anos e contribuir, desta forma, com o processo de arborização da cidade sertaneja.

Com capacidade para produzir até dez mil mudas, o viveiro municipal- que está situado na escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite – contabiliza hoje a existência de aproximadamente 5.800 mudas de espécies típicas da Caatinga e também das que são  adaptáveis ao nosso ecossistema. No Viveiro há produção de Aroeira, Pereiro, Tamburil, Flamboyant, dentre outras. No início do ano, o espaço passou por uma reforma que permite com que hoje se produzam as mudas com maior celeridade e qualidade.

“As mudas são solicitadas através de ofícios e até mesmo de pessoas que se dirigem à sede da AMMA e demonstram interesse em adotar uma espécie. Nós buscamos dar toda orientação para que a pessoa ou instituição que receba a doação saiba como cuidar daquela espécie, o tempo de maturação, de crescimento, enfim, as informações técnicas para que a planta possa crescer e cumprir com seu papel dentro do ecossistema”, explica o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

O gestor do órgão ambiental salienta ainda a importância do Viveiro como espaço de Educação Ambiental “Escolas nos enviam ofícios solicitando uma visita ao local. A equipe de Educação Ambiental da AMMA acompanha e explica sobre as espécies, além de abordar sobre a importância da preservação e conservação da Caatinga”, complementa Castro.

Vale salientar que a equipe da Educação Ambiental , em atividades de campo, também faz coleta se sementes de espécies da Caatinga, nas Unidades de Conservação da Caatinga(UCCA´s), com a finalidade de produção no Viveiro.

“A gente sabe que é recorrente a idéia de que a cidade tem que se arborizar cada vez mais. E nesse sentido, o Viveiro Municipal tem cumprido com seu papel, ao servir como espaço de educação, ao produzir e distribuir as mudas. No entanto, é sempre bom enfatizar que a participação de todos é fundamental dentro desse processo. Não basta só a gente distribuir. As pessoas e instituições que recebem estas espécies devem se comprometer em cuidar e possibilitar com que estas plantas possam se desenvolver e, consequentemente, contribuir para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, destaca Gleidson Castro.

A população de Petrolina também pode ajudar no processo de produção de mudas, de uma maneira muito simples: basta juntar caixas vazias que serão utilizadas como recipientes que abrigarão as plantas. Para o ambientalista Vitório Rodrigues, ao adotar essa atitude, o cidadão ajuda a natureza de várias formas. “Esse tipo de caixa, quando vazia, normalmente vai parar no lixo e se constituir em um sério problema ambiental por ser de difícil biodegradação. Sendo reaproveitada, pode se transformar em um importante elemento aliado da natureza. A caixinha é reutilizada por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência antes de mandá-las de volta para a natureza, considerando que além de ser de difícil degradação, também é de difícil reciclagem. A composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizamos para o plantio, já conseguimos diminuir esse impacto".

Empresas ou cidadãos que queiram doar as caixas vazias podem deixar diretamente na sede da AMMA, no centro de Petrolina, ou ligar para os telefones 87 3866 2779/3861 4382, para agendar a coleta.

ASCOM AMMA
Política
26 de Novembro / 2014 às 16:30 | 1 Comentário

Na manhã do dia 24/11, a Articulação Sindical Rural do Lago de Sobradinho, realizou audiência pública onde apresentou empreendimento que prevê construção de cisternas nos municípios de Remanso e Pilão Arcado. Após a apresentação, as pessoas da plenária fizeram perguntas e puderam tirar as suas dúvidas.

Banco do Nordeste agência de Casa Nova, SASOP, IRPPA, Câmara de Vereadores de Remanso, Secretarias Municipais de Serviço Social e Agricultura e Pesca além de diversos representantes de Associações de Moradores do interior do município de Remanso estiveram representadas e algumas fizeram uso da palavra.

O Vereador João Neto se emocionou ao lembrar o saudoso Bispo Emérito da Diocese de Juazeiro D. José Rodrigues, um dos incentivadores da construção desse tipo de equipamento na região.

Será investido um total de R$5.402.535,80 (Cinco milhões quatrocentos e dois mil quinhentos e trinta e cinco reais e sessenta centavos), beneficiando 1.947 (mil novecentas e quarenta e sete famílias), no município de Remanso e Pilão Arcado.

Remanso Online
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 16:00 | 1 Comentário

Por Genaldo De Melo

Definitivamente não conseguimos mais uma vez melhorar o quadro no Congresso Nacional, pois na sua configuração além do mesmo apresentar-se ainda mais conservador em 2015, ainda teremos uma esmagadora bancada de deputados que representam interesses de nada mais nada menos que 10 grandes empresas do mercado nacional. Simplesmente os dez maiores doadores de campanha nas ultimas eleições participaram financeiramente da campanha com 360 deputados eleitos, ou seja, as dez empresas que mais doaram dinheiro elegeram 70% dos futuros deputados.

Não seremos inocentes ao ponto de achar que os interesses do povo serão mais importantes do que os interesses de quem financeiramente apoiou a grande maioria dos deputados no Congresso Nacional. Quando um indivíduo ou um grupo econômico gasta tanto dinheiro para eleger um deputado ou grupo de deputados, o que se espera destes é que os mesmos façam o papel de representar os interesses daqueles outros, principalmente na articulação para participação elementar em licitações públicas.

É constrangedor observar que homens e mulheres que são sérios e querem contribuir politicamente com o desenvolvimento de nossa sociedade nunca conseguem se eleger para de fato representar os interesses de uma sociedade para todos, porque não tem dinheiro para gastar nas campanhas eleitorais. Enquanto isso, lobistas profissionais são financiados pelo setor privado para representar não os interesses do povo, mas interesses particulares.

Entre os financiadores de campanha formam-se na nova Câmara dos Deputados várias bancadas de interesses. Destacam-se entre as bancadas empresariais a bancada do bife, a bancada dos bancos, a bancada da construção civil e a bancada da mineração. Interessante nisso tudo, é que a bancada que sempre representou e brigou naquela que em tese deveria ser chamada de casa da cidadania, pelos direitos dos trabalhadores/as brasileiros diminuiu quase pela metade. Nisso se deduz que a força dos empresários aumentou, enquanto que a força do povo diminuiu.

A maior bancada presente na próxima legislatura é a chamada bancada do bife, representada pelas empresas do grupo JBS, ou seja, aquelas empresas que são proprietárias dos maiores frigoríficos do país, e que tem em seu quadro os mesmos sócios. Esse grupo representou em doações R$ 62,2 milhões para 21 dos 28 partidos que terão representação em 2015 na Câmara dos Deputados, ou seja, 162 deputados dos que foram eleitos em outubro último tiveram em suas campanhas dinheiro do grupo JBS.

Os bancos também não ficaram de fora do processo eleitoral, pois formam a segunda maior bancada empresarial. O grupo Bradesco apoiou 113 deputados eleitos de 16 partidos políticos diferentes, doando R$ 20,3 milhões. Ficando à frente do banco Itaú que contribuiu para a eleição de 84 novos deputados também de 16 partidos políticos, gastando menos com R$ 6,5 milhões. Ambos os bancos aqui citados financiaram 42 deputados ao mesmo tempo, sendo que enquanto o Bradesco privilegiou as direções partidárias o banco Itaú preferiu apoiar diretamente os candidatos eleitos.

O grupo Vale tornou-se na Câmara dos Deputados a terceira maior bancada empresarial da Casa. Foram 85 deputados eleitos, de 19 partidos políticos que receberam nada mais nada menos do que R$ 17,7 milhões. Um fato curioso das doações da empresa nessas eleições foi os R$ 800 mil reais doados ao candidato Luís Fernando Faria reeleito pelo Partido Progressista de Minas Gerais, que já foi o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara. Deputado este privilegiado por doações de sete das dez grandes empresas campeãs em doações nas últimas eleições.

Outra bancada de destaque na próxima legislatura é a da construção civil, que teve como destaque em doações a OAS, a Andrade Gutierrez, a Odeblecht, a UTC Engenharia e a Queiroz Galvão. A OAS ajudou financeiramente com R$ 13 milhões para eleger 79 deputados de 17 partidos políticos diferentes, como por exemplo, o PT, o PSDB e o PMDB. A Andrade Gutierrez gastou o mesmo valor para contribuir com a eleição de 68 deputados, enquanto a Odebrecht R$ 6,5 milhões para eleger 62 deputados, a UTC Engenharia doou R$ 7,2 milhões para ajudar 61 dos deputados eleitos, e a Queiroz Galvão deu R$ 7,5 milhões para ajudar a eleger 57 deputados. Aqui é bom lembrar que os deputados que receberam doações são de vários partidos diferentes e de ideologias também diferentes, considerando ainda as sobreposições.

Não podemos deixar de registrar que a AMBEV (proprietária das marcas Antártica, Brahma, entre outras) que também como a JBS lidera o mercado de produtos de consumo popular no Brasil contribuiu financeiramente com nada mais nada menos do que R$ 11,7 milhões para ajudar a eleger 76 deputados de 19 partidos políticos diferentes. A chamada bancada do churrasco com está sendo considerada para a próxima legislatura que recebeu dinheiro tanto dos frigoríficos como das cervejarias somam 25 nobres deputados federais.

Inferindo sobre esses fatos, por mais que formadores de opinião queiram apresentar-se como contrários a idéia de uma Câmara dos Deputados atrelada ao jogo de interesses dos grandes financiadores das campanhas eleitorais de outubro último, os fatos apresentados, e incontestáveis, por si só serão sempre o contraponto. E contra fatos não existem argumentos plausíveis!

Desse modo, precisamos sim, discutir nesse país a reforma política, porque senão jamais teremos poderes independentes. Assim continuaremos sempre tendo um Estado em função de poucos, não cumprindo nunca a esperança de um Estado Nacional para todos os brasileiros.

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

O Voluntariado do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) celebrou cinco anos de atividade na última semana. A programação de aniversário ocorreu durante toda a semana e foram promovidas diversas atividades com pacientes internos da instituição, como por exemplo, cortes de cabelo, artesanato, visitas com animações e distribuição de flores com grupo de canto nos setores da Unidade de Saúde.

A comemoração foi finalizada com uma grande confraternização. “Hoje concluímos com muita alegria as atividades. Houve um café da manhã e uma celebração ecumênica com representantes das religiões católica e evangélica em ação de graças a Deus que nos dá força para levarmos esse projeto adiante. Essa ação é um renovo para nós e anima nosso astral”, disse a coordenadora do Voluntariado do HRJ, Irmã Maria Besen.

“É um prazer para nós estarmos aqui em Juazeiro participando do aniversário do Voluntariado do HRJ. São cinco anos de experiência de dedicação e amor deste grupo ao hospital, isto para a região é realmente de suma importância. É uma prova de que existem pessoas ainda com amor e dedicação ao próximo, sendo solidário, humanizando o hospital”, pontuou a coordenadora geral do Voluntariado do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, (IMIP/Recife), Rejane Leão.

A voluntária, Nilda Guilhermina Bispo, que faz parte há quatro anos do setor, ressalta os benefícios de suas atividades semanais no HRJ. “É muito gratificante. Eu saio muito feliz depois de ter passado algumas horas da minha vida ajudando aquelas pessoas tão carentes. Agente vê também que elas ficam muito gratas de uma maneira muito especial. O trabalho do Voluntariado é muito interessante por isso. Às vezes a pessoa necessita de uma palavra, de alguém que escute um desabafo e estamos ali para ajudar no que for preciso”, disse a veterana.

A ocasião também contou com uma palestra sobre a atuação e papel da pessoa voluntária que foi ministrada pela coordenadora de treinamento de voluntários do IMIP, Sandra Ramos. Atualmente o Voluntariado do HRJ conta com 40 membros.

Asscom
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Com muita música, animação e realização de roda de conversa, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) em parceria com a Univasf encerram nesta terça-feira, 25, a 3º edição do curso de Humanização e cuidado integral oferecido aos profissionais, no campos da Univasf, no município. O evento foi aberto com a leitura das cartas escritas - por cada participante - no inicio da atividade sobre a perspectiva do curso. 

Para a agente de saúde do bairro Dom José Rodrigues, Cláudia Moura Cavalcante, o curso superou suas expectativas. “Antes eu achava que seria perda de tempo. Mas hoje saio daqui com outro pensamento e com um olhar diferente para mim, para a família, para a sociedade, os usuários. O curso foi muito gratificante e me ensinou a ter mais paciência e a ouvir melhor as pessoas”, disse satisfeita. 

Na opinião da agente de saúde do projeto Curaçá, NH2, Cristiane Alves da Silva o curso te ensinou a lidar melhor com a comunidade. “Posso dizer que aprendi a lidar melhor com o stress, a escutar as pessoas, a cuidar de mim e consequentemente do outro. Adorei a atividade. Que se repita por muitos anos”, registrou.    

Para a enfermeira do Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Secretaria da Saúde, Silvane Braga, o curso fortaleceu entre os profissionais os gestos de humanização. ”Um abraço, um bom dia, uma conversa amiga, para que possamos colaborar com o bem-estar coletivo. Esse foi meu desejo ao iniciar a atividade. Tenho certeza que minha perspectiva foi alcançada e não ficará apenas na teoria. Todos aqui observaram a importância do auto cuidado para os profissionais do SUS e no que essa ação reflete positivamente para a comunidade e usuários”, destacou. 

No encerramento das atividades aconteceu troca de presentes entre os participantes simbolizando a magia do Natal, além de realização da dança indígena do toré, com movimentos que aproximam todos da Natureza e das boas energias.  

O professor de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto, agradeceu a presença, a dedicação e o esforço da equipe e dos participantes. “É muito bom ver que as expectativas foram concretizadas e estão brotando espontaneamente em cada um. Foram dias muito felizes ao lado de vocês. Este evento é feito em parceria com a Univasf, mas esta edição foi conduzida pelos profissionais da Secretaria. Poder ver os profissionais motivados é muito bom, pois na área da Saúde o auto cuidado e o cuidado com o usuário é essencial”, frisou. 

Por Vânia Castro/SESAU
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Está quase tudo pronto para o prefeito, Julio Lossio, entregar para a comunidade do bairro Rio Corrente a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) e na tarde desta terça-feira (25/11) os secretários municipais de Infraestrutura, Tatyanne Lima, de Comunicação, Daniel Campos, de Cidadania, Celia Regina, e Executivo de Cultura, Ozenir Luciano, além de Cicero Rodrigues, superintendente de cerimonial da Prefeitura de Petrolina, se reuniram para realizar visita ao espaço e alinhar os últimos preparativos para a festa de inauguração da Praça PEC.   

A obra, executada através do governo federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), oferece para a população telecentro, auditório, além de quadra coberta, pistas de skate e caminhada, área para jogos de mesa, ginástica; espaço da criança e multiuso, e uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), distribuídos em uma área de 3.000² m e 1.034,46 m².   

O equipamento será inaugurado nesta quinta-feira (27/11) às 19h, com a presença do chefe do executivo e autoridades federais e municipais. Na oportunidade a comunidade será brindada com a apresentação da Philarmonica Jovem 21 de setembro.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

O processo eleitoral que irá escolher os Coordenadores dos Colegiados de Cursos dos Campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) será realizado nesta quarta-feira (26). No Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), em Juazeiro, a seção de voto será na Sala de Multimídia, localizada ao lado da Secretaria Acadêmica, onde os eleitores devem comparecer entre os horários das 8h às 19h.

Podem votar, conforme a resolução 888/2012 do Conselho Universitário, “todos os docentes representantes das matérias ou eixos articuladores definidos no Projeto Pedagógico do Curso, que estejam em efetiva atividade, inclusive os que se encontram em estágio probatório, os professores visitantes e substitutos, e representantes discentes junto ao respectivo Colegiado, na forma que dispõe o Regimento Geral da Universidade”.

Os eleitores devem comparecer à seção munidos de documento com foto e o número de matrícula na Universidade. A previsão é de que o resultado seja divulgado quinta-feira (27). Após a homologação do processo, os Coordenadores serão nomeados por ato do Reitor da UNEB para o mandato de dois anos.

Asscom
Política
26 de Novembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário
 
Com oferta de 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior e 61.887 jovens e trabalhadores inscritos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (25), o resultado do sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. O sorteio aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e teve acompanhamento de órgãos controladores como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação (CEE), além de estudantes, pais de alunos e professores de forma presencial e videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc). A lista de aprovados está disponível no Portal da Educação
 
Qualificação profissional

“A Educação Profissional oferecida pelo Estado busca atender a parcela de estudantes da rede pública, que se formou no ensino médio e quer ingressar no mundo do trabalho com uma qualificação. Oferecemos cursos de dois anos de duração e 20 horas semanais em diversas áreas, como saúde, indústria, arte, informática, turismo, entre outros, distribuídos em 11 polos tecnológicos”, destaca a diretora do Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz. A oferta contemplou 48 cursos técnicos de nível médio, entre os quais, análises clínicas, administração, agroindústria, agricultura, biotecnologia, contabilidade, documentação musical, desenho da construção civil, enfermagem, edificações, eletromecânica, eletroeletrônica, informática, nutrição e dietética, química, logística, segurança do trabalho, gerência em saúde, guia de turismo, meio ambiente, petroquímica, serviços de restaurante e bar e zootecnia.

Matrícula em março

Os contemplados no sorteio eletrônico podem realizar a matrícula, de 9 a 11 de março de 2015, nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram e no turno em que pleitearam a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais do CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de residência e histórico escolar. O início das aulas está programado para 16 de março do próximo ano, conforme o calendário letivo da Secretaria da Educação.

Teste de habilidade 

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico produção cultural e design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, farão teste de habilidade específica. e caráter eliminatório, o teste será aplicado no na unidade durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente. 
Secom Bahia
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 13:00 | 5 Comentários

Cerca de vinte produtores de frutas e hortaliças da Serra Gaúcha - RS estiveram nesta terça-feira (25) visitando as dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião o grupo que faz parte do projeto do Sebrae e Senar “Juntos para competir”, voltado para pequenos produtores do sistema agrofamiliar; conheceu o processo administrativo do entreposto e todos os produtos comercializados da região e de outras localidades.

Segundo o produtor e consultor Nestor Pistorello, a visita teve como objetivo conhecer a realidade agrícola do Vale do São Francisco, e todas as peculiaridades do sistema de produção da região. “Há quatro anos venho à região com grupos diferentes de produtores para observar e buscar novas experiências de produção. A nossa intenção é conhecer uma realidade diferente e poder levar para a Serra Gaúcha as melhorias técnicas aplicadas aqui”, informou.

A estada dos produtores foi intermediada pela Codevasf, através do engenheiro agrônomo, João Santana Tosta, responsável pela elaboração do roteiro que contou com visita ao campo experimental Bebedouro, Moscamed, Projeto Senador Nilo Coelho, Special Fruit, dentre outros. “É uma grande honra poder intermediar essas visitas, e mostrar o que temos de melhor aos produtores de outras regiões. O Vale do São Francisco é uma grande referência na produção agrícola e isso nos orgulha”, afirmou Tosta.

Na oportunidade o coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto, Carlonito Dias dos Santos explicou a importância do processo comercial realizado no entreposto. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de mercadorias por mês. Acredito que proporcionar aos visitantes uma integração com o setor produtivo local e informar sobre a importância do entreposto também contribui para esse intercambio de conhecimentos”, observou.

Para o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira a visita também permitiu aos produtores conhecer a dimensão do Mercado, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A nossa intenção é tentar mostrar a todos, que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, destacou Jorge.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 12:30 | 4 Comentários

Caro Geraldo,

É com imensa satisfação que comunico que inauguramos ontem à noite (dia 25) o CAFEÍNA JUÁ. Como o nome sugere, o CAFEÍNA JUÁ é uma cafeteria tradicional- com elaboração de cafés tradicionais e artísticos tais como Cappuccino, Espresso (como no original, com “s” mesmo) Afoggato ou Mocha, bem como chás gelados, salgados, petiscos e outras bebidas em geral. Tudo isso em três ambientes climatizados e aconchegantes, dentro do conceito de acessibilidade universal, para pessoas com características específicas ou não. Além disso, funcionaremos como espaço para preservação e promoção da cultura do Vale do São Francisco, especialmente a cultura e a história de Juazeiro, através de exposições de quadros, debates, saraus culturais e apresentações de artistas locais. Estamos programando também outras surpresas. Como forma de abrilhantar a nossa semana de inauguração, hoje à noite contaremos com a presença da professora Bebela, relançando um dos seus livros “Lendas do Velho Chico” e conversando sobre o DVD elaborado em conjunto com o ilustre Pompílio Dourado, à partir das 18 horas. O Cafeína Juá funciona na Rua Coronel Evangelista (conhecida como “Rua da 28”) ao lado da Galeria Grécia, à partir das 7 da manhã de Segunda a Sábado, abrindo também à noite à partir das Quartas feiras. Fica o convite para que você e toda a população venham nos abrilhantar com a honra das suas presenças. Um abraço cordial.  NÃO VAMOS DESISITR DE JUAZEIRO. 

Eudália Pacheco - Administradora do Cafeína Juá.

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Sem apoio do poder público, "Museu do Sertão", em Monte Santo (BA), tem acervo comprometido. Entre as peças ali existentes, encontram-se telas do artista plástico feirense, Juraci Dórea, fotos da guerra de Canudos, do fotógrafo expedicionário Flávio de Barros, uma sanfona que pertenceu a Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, assim como uma réplica do legendário meteorito do Bendegó. (Com informações de José Gonçalves do Nascimento)

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, Fortaleza sediará o 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014). O evento tem como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutirá assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito. A prefeitura de Petrolina através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Tranporte Coletivo-EPTTC, será uma das presentes ao evento que terá  dois momentos: um formativo, na sexta-feira (28), que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, no sábado (29), quando a categoria sistematizará suas propostas.

 Entre os posicionamentos que devem ser tomados ao longo do encontro, deve ser polêmica a discussão sobre posse de armas para agentes de trânsito. Entre os palestrantes confirmados está Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Trânsito da Câmara Federal. Participam do evento cerca de 650 agentes de trânsito, vindos de mais de 90 municípios (24 estados e Distrito Federal).

O Encontro servirá também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blits, que ele não era Deus. O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder. O Enatrânsito é organizado desde 2010 pela própria categoria, que vem acumulando conquistas importantes, como o Dia Nacional do Agente de Trânsito e a promulgação da Emenda Constitucional 82/2014, que reafirma a categoria como Agentes de Segurança Pública.

De acordo com estimativa da categoria, existem cerca de 25 mil agentes de trânsito em todo o País. A organização do Enatransito espera que o evento projete para a sociedade a importância da categoria e a necessidade de investimento nestes profissionais. O número de vítimas no trânsito só cresce e, consequentemente, crescem também os custos para a saúde pública. Agentes cada vez mais valorizados, qualificados e com melhor estrutura de trabalho contribuirão para um tráfego de veículos mais seguro, evitando acidentes e salvando vidas.

Ascom-EPTTC-Enatransito
Esporte
26 de Novembro / 2014 às 11:00 | 2 Comentários

A fase final dos Jogos Abertos do Interior da Bahia aconteceu em Vitória da Conquista, no último final de semana, de 21 a 23, e a delegação de Juazeiro foi a vice-campeã geral do campeonato, sendo ainda bi campeã no Futsal Feminino. A participação da delegação esportiva no campeonato foi fruto do empenho da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Esportes. Os Jogos Abertos do Interior é uma realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB e é considerado uma competição importante para a integração dos municípios.

O Chefe da Delegação de Juazeiro, Joaci Oliveira, embora soubesse da capacidade dos atletas que acompanhou até Vitória da Conquista, ficou surpreso e contente com o título, mas credita isso à organização da Superintendência de Esportes do Município. “É uma coisa inédita para Juazeiro conseguir esse título geral, afinal são mais de 20 municípios participando. Somos vice-campeão geral! Isso se dá com planejamento e organização. Esse ano nós criamos o calendário esportivo e demos tempo às equipes para se planejarem para essa competição”, afirma.

De acordo com o Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, é a Prefeitura quem custeia tudo para a delegação de Juazeiro durante o campeonato. “O município entra com tudo: transporte, alimentação, pagamento da comissão técnica, tudo. Mas é de conhecimento geral da população que a gestão do prefeito Isaac Carvalho tem trabalhado incentivado e isso porque ele entende que através do esporte podemos adquirir valores que levam à dignidade do indivíduo, além de melhorar a qualidade de vida. Agora, sendo vice-campeões dos Jogos Abertos do Interior, fizemos mais, trouxemos mais um motivo para a cidade se orgulhar”, concluiu Gilberto.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 10:30 | 1 Comentário

Quero aqui expressar a minha indignação com o descaso com a nossa população. O ponto de ônibus que fica em frente ao Residencial São Francisco está caído fazem mais de três meses e nada é feito! Pessoas que pegam o transporte ali naquele ponto ficam no sol a pino, aguardando o ônibus... Isso é muita humilhação! E o pior é que nada fazem para mudar a situação! Cadê as autoridades políticas de Juazeiro? Isso é, Se tiver autoridade política aqui em nossa cidade.

Luiz Rogério da Silva - Morador do Residencial São Francisco

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 10:00 | 2 Comentários

O vício, seja ele lícito ou químico, é um problema crônico que tem se alastrado por todo o mundo. Um projeto chamado ‘A Cura dos Vícios’ iniciado em São Paulo chegou a Juazeiro, e realiza trabalho assistencial para pessoas com diversos vícios.  

“Infelizmente tem sido um problema, famílias têm sido devastadas pelos diversos tipos de vícios, que pode atingir qualquer pessoa. Temos relatos de pessoas que perderam tudo, dinheiro, amigos, e estamos tentando ressocializá-las. O governo já investiu bilhões para tratar, mas não é exato, muitos após fazer esse tipo de tratamento tem recaídas e voltam a usar drogas”, informou o pastor  Lucas Santos da Igreja Universal em Juazeiro.  

Pastor Lucas informou que o método utilizado pela Igreja para recuperação de pessoas viciadas é iniciado por um acompanhamento espiritual.  

“Entendemos que o vício é um problema espiritual, que provoca a ânsia e causa a dor. Nosso método recupera as pessoas, elas estão bem na sociedade, e podemos comprovar. A partir de acompanhamento e ensinamentos, levamos essas pessoas a libertação”, explicou.

O Programa chegou a Juazeiro há 21 dias. São reuniões que acontecem aos domingos às 15h.  Os interessados em participar das reuniões podem procurar a Igreja Universal, localizada na Avenida Adolfo Viana, 703, Centro, Juazeiro. 

Da redação
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

A terceira edição do Concurso de Mel e Pólen será promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no dia 6 de dezembro, durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), realizada entre os dias 29 deste mês e 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo é estimular apicultores e meliponicultores de todo o estado a produzirem mel e pólen de qualidade. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estão disponíveis no site da empresa.

Os interessados devem efetuar a inscrição no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, no estande da EBDA, na Fenagro. No ato da inscrição, o participante deve apresentar a ficha preenchida e amostra do produto. O concurso vai premiar o mel em três categorias - mel de abelha sem ferrão (meliponineas), mel de abelha com ferrão (africanizada) e pólen desidratado, da espécie Apis Mellífera. 

Os concorrentes na categoria mel de abelha Apis deverão apresentar, no mínimo, 250 gramas de mel em temperatura ambiente. Para abelhas sem ferrão são exigidos 150 gramas de mel refrigerado, enquanto que para o pólen Apis Mellífera são necessários 100 gramas. Os produtos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas da EBDA (Labe/APA), seguindo os critérios embalagens, parâmetros, sabor, odor, cor e fatores químicos como umidade, acidez e Ph.

Secom Bahia
Política
26 de Novembro / 2014 às 09:00 | 2 Comentários

A Prefeitura Municipal de Petrolina realizará  no próximo dia 28, a partir das  15h, na quadra do SESC Petrolina,  o sorteio de mais 1.432 unidades do residencial Vivendas Petrolina I, referentes ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Secretaria Extraordinária de Habitação, 9.000 mil pessoas estão aptas a participar do sorteio.

De acordo com Edinaldo Lima,  Secretario Extraordinário de Habitação, as famílias sorteadas devem ser alocadas no  conjunto habitacional, Vivendas Petrolina I. Além desse, mais  três residenciais  já estão concluídos: o Residencial Brasil, Monsenhor Bernardino e Nova Petrolina.  “No dia 17 de Dezembro  lançaremos um calendário onde serão determinadas as datas referentes a entrega das chaves aos contemplados. Os candidatos serão chamados conforme os critérios estabelecidos na inscrição, levando os documentos solicitados. Uma vez que tenham sido avaliados, seus respectivos dados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, que deverá decidir pela chancela das residências”, ressaltou o secretario.

Edinaldo Lima completa ainda que o sorteio tem cotas específicas, como as para idosos, famílias com pessoas deficientes e mulheres chefes de família. Para ele, a expectativa é que, “ até janeiro de 2015 todas as residências já tenham sido entregues.” Esse é o quinto sorteio da gestão Julio Lossio. O  MCMV já contemplou 5.823  em Petrolina, dessas 2.579 já foram entregues. No próximo dia 17 de Dezembro mais 4.976 pessoas serão beneficiadas com sua casa própria. “Esse é o maior programa habitacional do norte nordeste, desde à adesão do município em 2009. Essa é uma grande conquista para nossa cidade. Diminuímos em  50% o déficit habitacional e continuaremos a trabalhar para que mais famílias sejam contempladas.”  garantiu o prefeito Julio Lossio.

Janaina Paiva Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
Política
26 de Novembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

Com 22 votos, o líder do Democratas na Assembleia, deputado estadual Carlos Gaban (DEM), foi eleito nesta terça-feira 25, pelo segundo ano consecutivo, como parlamentar destaque da Assembléia Legislativa da Bahia. A premiação é dada pelo Comitê de Imprensa da Alba, cuja função é eleger quatro deputados que mais se destacaram durante o ano.

Sempre atuante no plenário e considerado uma voz marcante da oposição, Gaban, líder do Democratas na Casa,  defendeu projetos importantes durante o mandato, como o projeto que dá autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiros, aprovado este ano, e recentemente cobrou ações do governo em diversas situações, entre elas a intervenção no Hospital Espanhol, alteração da LOB (Lei de Organização Básica da Polícia Militar), prestação de contas sobre irregularidades da Sesab, além disso, denunciou esquemas de corrupção em contratos de licitações envolvendo o governo do estado.

Para o parlamentar a eleição tem uma importância fundamental pois lhe dá a sensação de dever cumprido e mostra como tem feito umaoposição responsável. O Prêmio Deputado Destaque contou com 36 jornalistas que votaram em quatro dos 63 parlamentares da Casa.  Carlos Gaban é formado em Engenheiro de Telecomunicações e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1995 pelo PFL. Hoje, exerce o quinto mandato.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Carlos Gaban (DEM)
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 08:00 | 1 Comentário

Triagem acontece no dias 02 e 03 de dezembro, em Salvador

Tudo pronto para a 17ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, que acontecerá de 11 a 13 de dezembro na Orla Nova de Juazeiro. O Festival Edésio Santos terá, este ano, representantes das cinco regiões do país, segundo informou o gerente de Cultura da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, Márcio Ângelo, durante participação ao Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica.

“Estamos muito felizes com o resultado das inscrições, o número foi muito bom. Até a última sexta-feira recebemos 112 inscrições a estamos aguardando as que foram encaminhadas pelos Correios. O festival se consolidou como festival nacional. Recebemos inscrições do Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e de vários estados do nordeste, e tem tudo para fortalecer mais ainda o Edésio Santos”, informou Márcio Ângelo.

Agora é aguardar o processo de triagem, que será realizado nos dias 02 a 03, por uma banca constituída por músicos da Casa da Música em Salvador.

Este ano o Festival traz como tema “A Negritude e o violão”, unido com a programação do ‘Novembro Negro’, que acontece desde o mês de setembro em Juazeiro.

Serão R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais) em prêmios distribuídos em 1º, 2º e 3º lugares, entre as categorias: melhor canção, júri popular, melhor música e melhor interprete. Além da competição de composições inéditas, no encerramento será realizado show com Lazzo Matumbi e atrações locais. A Super Banda será a banda base da 17ª edição do Festival Edésio Santos da Canção.

Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 07:29 | 11 Comentários

Caro Geraldo,

Na certeza de ter propagada minha indignada voz, novamente faço uso deste conceituado espaço para compartilhar aos cidadãos de Juazeiro minha (infeliz) experiência com a fiscalização de trânsito municipal.

Há pouco mais de dois meses tive meu veículo notificado quando estacionado próximo à rampa de acesso a Petrolina (próximo ao "Rei do Caldo"). No teor da notificação, redigida por um agente de trânsito, dizia que meu veículo estava "estacionado em fila dupla". Como possuo razoável conhecimento do CTB e algumas das resoluções do Contran, e sabendo que não cometi tal irregularidade, prontamente, ao tomar conhecimento da notificação, redigi as alegações pertinentes e impetrei o recurso. Como foram indeferidas, fiz nova solicitação de recurso, desta vez à JARI, o que também não foi acolhido. Resta-me seguir o caminho, desta vez, levando minha solicitação ao CETRAN.

Até aqui nada de incomum no caminho que as notificações de trânsito tomam. O problema é que tenho experimentado o abuso e quiçá a falta de critérios e conhecimento do CTB por parte de agentes de trânsito no mínimo equivocados para a aplicação de multas em nossa cidade. Juazeiro está longe de ter um trânsito organizado, como é sabido por todos. Muitos são vítimas desta máquina que com certeza gera recursos às custas de cidadãos que respeitam as leis mas são desrespeitados pela má aplicação dela. E é sobre esses abusos que quero discorrer.

Começo dizendo que o local onde foi aplicada a notificação (fotos em anexo) não cabe a configuração de estacionamento em fila dupla. Explico.

 A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc., compõem a sinalização de trânsito. Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas, entre outras, em sinalização vertical e sinalização horizontal, conforme o elencado no artigo 87, caput, do CTB.

Deve-se observar também que o artigo 90, §1 do Código de Trânsito Brasileiro determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e este responde pela falta, INSUFICIÊNCIA (grifo meu) ou incorreta colocação dos sinais. Quando me dirigi ao órgão municipal de trânsito de Juazeiro, e perguntando sobre a não sinalização do espaço da rampa de acesso à ponte Pres. Dutra, um dos agentes que ali me atenderam, me diz que no local em questão "havia uma placa, mas foi arrancada..." Então, aonde a responsabilidade do município de manter a sinalização das vias e espaços de circulação? E quais os critérios usados pelo agentes de trânsito na aplicação de notificações, ou o fazem "a torto e a direito", para não fazer insinuação à famigerada "indústria da multa"?

Tomando o conceito acima, percebe-se que o local (fotos em anexo) onde se deu a confecção do aludido AIT não possui qualquer tipo de sinalização que venha a orientar sobre a permissão/proibição de estacionamento nem acerca de qualquer normatização sobre como se deve proceder a este estacionamento, mas espaço comumente utilizado para estacionamento e lavagens de veículos por pessoas do povo sem qualquer critério.

Ocorre também que, de acordo com descrição no AIT em questão, traz em seu campo de descrição da infração o código 548-70, cujo teor é "estacionamento em fila dupla", o que NÃO PROSPERA, haja vista que para se configurar a citada infração necessário é que um veículo seja estacionado afastado da guia da calçada havendo outro veículo estacionado paralelo à guia da calçada, o que, conforme as fotos em anexo, vê-se claramente a inexistência de calçada alguma, o que, a princípio, não configura inobservância no teor do disposto no inciso XVII, do Artigo 181 do CTB: "Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização", pois, como explicitado nos parágrafos acima, nas fotografias em anexo do local onde deu a notificação, não há qualquer tipo de norma de estacionamento visível, tampouco a existência de calçadas, o que por isso só denota a impossibilidade de cometimento de infração.

Ten. Paulo Souza

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 07:00 | 1 Comentário

Para atender o esgotamento sanitário do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia da Bahia (IFBA), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) iniciou nesta terça-feira (25), a construção de mais um emissário de esgoto. Serão colocados 960 metros de tubulação.

De acordo com técnico da autarquia, Evidal Freitas, o emissário será responsável por levar todas as contribuições de esgoto do Instituto para a Estação Elevatória. “É necessário que se construa esse emissário porque é ele que irá conduzir os esgotos para a Estação Elevatória e logo após o mesmo será enviado para a Estação de Tratamento”, explicou.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 06:28 | 5 Comentários

Estudante da Univasf encaminhou e-mail ao Blog dando conta do furto do seu ultrabook na biblioteca da instituição em Juazeiro e cobra providências por parte da reitoria, afinal este não é o primeiro caso registrado. Confira:

Furtos frequentes estão ocorrendo na Univasf de Juazeiro, dia (24/11) por volta das 12 ou 13 horas, tive meu Ultrabook Samsung furtado de dentro da biblioteca da Univasf de Juazeiro, o computador estava na prateleira da biblioteca, destinada para depositar o material do aluno, pois não é permitido entrar na biblioteca com seus pertences. Existe um controle em cima daquilo que pode ser portado ou não para o interior do estabelecimento.

Como em uma folha de ofício tipo A4 está escrita a seguinte mensagem: A biblioteca não se responsabiliza por nenhum item aqui colocado. Nenhuma providência foi tomada, além do apoio que tive por parte dos funcionários da biblioteca, perguntando aos alunos se viram alguma coisa que possa me ajudar. Depois do meu caso tive conhecimento de vários outros, como furtos de celulares, carteira e outros, nenhum tipo de melhoramento da segurança foi estabelecido.

Gostaria que esses absurdos fossem divulgados, quem sabe alguma providência seja tomada.

Anne Kallyne dos Anjos Silva - aluna do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental

Fotos de Arquivo do Blog

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage