Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,2%
Atualizado em: 03/05/2015
Política
06 de Maio / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

O secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra, acompanhado do Diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado visitou na manhã desta terça-feira (05), as instalações da Policlínica de Juazeiro. Na oportunidade, o secretário conversou com médicos e funcionários da unidade e percorreu todas as dependências para verificar o funcionamento dos equipamentos e a rotina do atendimento diário. 

O secretário destacou a importância de averiguar as condições das unidades de saúde do município. “Essa visita tem a finalidade de verificar o atendimento e discutir as melhorias para a Policlínica. É importante ressaltar que a equipe da Secretaria de Saúde está se esforçando ao máximo, a fim de buscar melhorias para a nossa população. Iremos visitar todas as unidades de saúde do município, com o objetivo de averiguar de perto os problemas e buscar melhorias”, diz o secretário.

De acordo com o secretário Dalmir Pedra, a secretaria de Saúde está fazendo um levantamento em todas as unidades de saúde do município. “Com esse levantamento queremos verificar os problemas e resolve-los com mais agilidade. Nosso trabalho sempre será focado no bem-estar da população. Temos 26 unidades básicas de saúde em reforma, dentre elas, cinco serão ampliadas”, explicou o secretário. O secretário irá visitar todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como Maternidade, UPA e Caps para conhecer o funcionamento de todas.

Por Daniela Duarte/SESAU
Variadas
06 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Cia Biruta de teatro comemora seu 7º aniversário no palco, e para celebrar, um passeio por elementos do imaginário popular ribeirinho. Sentindo a necessidade de falar de seu lugar, Antonio Veronaldo assina o texto e a direção do espetáculo que tem no elenco Paulo Junior e Juliene Moura e na produção executiva Cristiane Crispim e Marcos Aurélio Soares. A peça cumpre temporada de estreia nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de maio no teatro D. Amélia (Sesc-Petrolina), sempre às 19h. 

Sinopse

O espetáculo, escrito e dirigido por Antonio Veronaldo, conta a história do barqueiro Chico, que já navegou o rio de cima e o rio de baixo e conhece o São Francisco como ninguém. Ancorado nas margens do rio médio vive inventando histórias e figuras criadas de sua memória e imaginação. Ele sonha um dia voltar a encontrar seu pai e sua mãe que sumiram em uma noite de chuva numa viagem de barco. Para isto tem que realizar uma missão: destruir os monstros na Ilha do Fogo, pois assim libertaria as lendas que levariam ele a reencontrar sua família. Flor é amiga de Chico, uma menina cheia de curiosidade, sapeca e destemida e que ao conhecer a história do barqueiro deseja unir-se a ele nessa aventura. Chico então prepara Flor em um intenso treinamento de uma verdadeira batalha através de um jogo lúdico e apresenta a ela seus conhecimentos sobre as lendas e histórias encantadas. Assim, a Cia Biruta convida o público a navegar pelo universo ribeirinho e se aproximar das lendas e monstros que encantam e assombram o imaginário popular – e a realidade – do passado e do presente.
É uma história de mistérios, superação, amizade e aventura que promete estimular a imaginação da criançada ao apresentar riquezas da nossa cultura, histórias de magia e a fantasia que nos revelam um olhar especial sobre a natureza e as relações construídas em seu entorno. “É preciso falar da gente, e este rio que é um tesouro que precisamos cuidar e a Ilha do Fogo é um lugar especial para o povo de Petrolina e Juazeiro, aliás é bom lembrar que a Ilha é da população de Petrolina e Juazeiro e precisa ser valorizada por todos nós. É um espaço de um potencial incrível por todas histórias, do passado e de hoje, que nela se banham e se encontram.” diz o diretor Antonio Veronaldo ao relatar a importância de se criar a partir de elementos de nossa paisagem e assim voltarmos nosso olhar de cuidado sobre ela. 

Asscom
Política
06 de Maio / 2015 às 17:35 | Nenhum Comentário

Após intensos debates ao longo das sessões realizadas este ano, a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zó (PC do B), finalmente definiu as divisas intermunicipais de 11 territórios de identidade do estado. Agora, esses projetos de lei serão votados pelos deputados no plenário, onde devem ser aprovados sem maiores problemas, já que os parlamentares das bancadas de governo e oposição decidiram só levar a votação os territórios de identidade que não tivessem mais disputas territoriais e também que já fossem consenso dentro da Assembleia. 

Por causa desta diretriz, os limites intermunicipais de dois territórios de identidade não serão levadas para votação em plenário. Um deles, o território de identidade de Irecê, não será votado por causa de um litígio entre Brotas de Macaúbas e Barra do Mendes em torno de dois distritos: Santo André e Boca das Palmeiras. O outro território que ainda será discutido no âmbito da comissão é o da Bacia do Rio Grande, que abrange, em outros municípios, Angical, Baianópolis e São Desidério. 

Em relação ao território de Irecê, embasado por estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os deputados buscaram um acordo entre os prefeitos dos dois municípios e definiram que os dois distritos ficarão em Barra do Mendes, que já fornece educação e saúde, ficando parte de um deles para Brotas de Macaúbas. Esse debate, no entanto, também seguirá no colegiado. 

ATUALIZAÇÃO 

A última atualização dos limites intermunicipais baianos data de 1953, quando a Bahia tinha 150 municípios, número bem distante do atual, 417. A dinâmica territorial, econômica e social da Bahia resultou na criação de novos municípios a partir de legislações isoladas, e muitas vezes essas leis individuais não obedeciam a critérios técnicos. A importância de se atualizar os limites intermunicipais do estado está em garantir que os repasses de recursos federais sejam feitos em conformidade com a população assistida por determinado município, a realização de serviços e obras de todos os órgãos da administração pública e a construção de índices e dados socioeconômicos mais fundamentados, além de proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais. 

Veja abaixo os territórios de identidade cujos limites intermunicipais serão votados pelo plenário da Assembleia: Território de Identidade de Itaparica – Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas. Território de Identidade do Piemonte de Diamantina – Caem, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. 

Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu – Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Rafael Jambeiro, Rui Barbosa, Santa Terezinha e Tapiramutá. 

Território de Identidade Semiárido Nordeste II – Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Território de Identidade Sertão São Francisco – Campo Alegre de Lourdes, Casa Novam Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. 

Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru – Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim. 

Território de Identidade do Sisal – Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente. 

Território de Identidade Bacia do Jacuípe – Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Várzea do Poço. 

Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano – Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca, Rio Real, Sátiro Dias. 

Território de Identidade Portal do Sertão – Água Fria, Anguera, Antonio Cardoso, Conceição de Feira, Coração de Maria, Ipacaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Terra Nova. 

Território de Identidade do Recôncavo – Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição de Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Muniz Ferreira, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.

Fonte: Diário Oficial
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 17:20 | Nenhum Comentário

Na tarde desta quarta-feira (06), o Blog Geraldo José noticicou, através de uma denuncia de um leitor, que no bairro João XXIII há postes com lâmpadas ligadas durante todo o dia.. A Secretaria de Serviços Públicos enviou nota ao Blog esclarecendo o fato. Confira!

A Secretaria de Serviços Públicos informa ao morador do bairro João XXIII, Jaime Lima, que irá inserir a Rua Israel Augusto de Carvalho na programação da Gerência de Iluminação. A SESP esclarece que as equipes realizam rondas diárias para identificar tantos os pontos apagados durante a noite, como acesos durante o dia. A Secretaria solicita sempre a colaboração da população, que pode indicar problemas como este por meio do telefone 3612-5411.

Informativos
06 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de infraestrutura e meio ambiente do município -  SEIMA esteve durante todo o dia avaliando as "bocas de lobos" e "lagoas de estabilização" dos bairros Morada Nova e Chafariz. Tendo em vista o contrato firmado entre as instituições e entre outras atribuições compete a COMPESA planejar e implementar a manutenção de distribuição de água e coleta de esgoto, e avisar ao município as localidades onde precisar remover calçamento para que o mesmo possa ser restituído.  

O atendimento ao público para os casos de entupimento se faz rigorosamente pelo 0800-0810-185 da COMPESA que consta em toda conta de água, e relatar o fato, porém, e apesar de alguns bairros não entrarem no espaço de atuação da rota habitual da empresa, todas as terças-feiras a COMPESA desloca um caminhão para prestar serviços à cidade e sempre atende outras demandas solicitadas, essa foi uma forma que a Prefeitura encontrou de prestar uma assistência maior e constante a população.

Para Orlando Amorim, Coordenador Regional do São Francisco da Companhia Pernambucana de Saneamento - "entendemos as necessidades mais aqui na cidade de Lagoa Grande, existe uma equipe junto ao posto da COMPESA, um moto ronda semanalmente para vistoriar as condições de esgoto e para receber os pedidos emergenciais da população que por acaso não conseguir por telefone. E posteriormente em parceria com a Prefeitura de Lagoa Grande vamos abrir um posto de atendimento em Vermelhos para que a população dessa região também possa ser melhor atendida".

A conscientização da população é importante reforça Orlando Amorim – "pois, se tem encontrado muitos artefatos nas chamadas "bocas de lobo", desde de garrafas pet a produtos de higiene pessoal como: absorvente e até cabeças de bode, animais mortos... que todos sabem que não se destroem no meio ambiente e tudo isso entope os encanamentos e prejudica demais. Ao chegar as chuvas a própria população passa a ser vítima de sua própria falta de cuidados".

Asscom
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O leitor do blog, Carlos Henrique, do Jardim Universitário, enviou para nossa redação, uma reclamação sobre o atual estado do Ginásio de Esportes de Juazeiro. Veja o texto completo abaixo:
 
"Domingo pela manhã vi um grupo de esportistas indignados porque chegaram ao ginásio e o mesmo estava trancado porque o vigia ainda não tinha chegado e o outro vigia da noite não quis esperar.
Surpresa maior caros leitores eu tive foi ao ver a situação do campo mas precisamente da grama, ou a falta dela. Conversando com o pessoal que lá estava constatei que a situação se arrasta desde o ano passado, pois paralisaram os "babas" em agosto para recuperar a grama e só retornou esse ano e com a situação muito pior do campo.
Para piorar descobrir que quem usa o campo society PAGA um valor semanal para jogar em um espaço que é público e que se encontra nessas condições. Que cidade é essa que não dar condições de lazer nem para quem trabalha a semana toda e acorda em pleno domingo as 6, 7 ou 8 da manhã e encontra ou o ginásio fechado ou a grama nessas condições?

Alô Prefeitura!
Alô Câmara de Vereadores!
Alô Ministério Público!
Alguém tem que fazer algumas coisa urgentemente."
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 15:30 | 2 Comentários

O Blog Geraldo José recebeu na tarde desta quarta-feira (06) a denuncia de um leitor referente ao desperdício de energia no bairro João XXIII. Confira na íntegra!

Geraldo, boa tarde.

Aproveitando que o seu Blog é um dos mais vistos na região, venho informar que na Rua Israel Augusto de Carvalho, no Bairro João XXIII, em Juazeiro-BA, tem dois postes de energia, nas proximidades das residências de nºs 299 e 345, cujas lâmpadas há tempos encontram-se acesas, nos períodos da manhã e da tarde, conforme se vê na foto, mesmo diante do quadro crítico em que se encontra a nossa barragem de Sobradinho-BA.

Diante disso, gostaria que a COELBA seja acionada para que possa tomar as devidas providências, já que as reclamações dos moradores não foram suficientes para solucionar o aludido problema.

Agradeço, antecipadamente,  

Jaime Lima de Vasconcelos

Policial
06 de Maio / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Em Andorinha, às 15 horas desta terça feira (5), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militarprenderam Natanael de Jesus Oliveira, por dirigir veículo em visível estado de embriaguez alcoólica.

O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Andorinha e autuado em flagrante.

Asscom
Variadas
06 de Maio / 2015 às 14:30 | 1 Comentário

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, puderam aprender mais sobre as tecnologias de captação e tratamento de água de chuva para consumo humano, estratégia importante do governo federal na zona rural do semiárido. A palestra foi ministrada durante uma das aulas do curso por Joselito Menezes, coordenador regional do programa Água para Todos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Menezes explicou que as cisternas são uma forma de melhorar ainda mais o serviço prestado pelo governo federal à população do campo, que carece de água potável de qualidade. "Temos que ter a consciência de que cada região atendida pelo programa tem sua particularidade. É a partir disso que nós sempre estamos pensando em melhorias no sentido de não apenas garantir água no reservatório, mas que essa água tenha qualidade, assegurando a saúde do beneficiário", esclareceu o coordenador.

Para o estudante de Engenharia Civil, Átila Rios de Assunção, a aula é uma forma de conciliar teoria e prática, um momento em que os alunos podem ter a oportunidade de saber um pouco da realidade fora da universidade. "Foi muito interessante ver essas tecnologias e poder perceber também que a engenharia deve sempre ir se aprimorando de acordo com as necessidades da população. Eu gostei muito das soluções, das tecnologias implantadas, de poder sair do convencional, entrar na sustentabilidade, entender como ajudar a população", declarou o estudante.

Já a professora do curso, Sylvia Paes de Omena, elogiou a forma como a palestra foi conduzida. Para ela, "é fundamental essa parceria entre instituições, sobretudo quando nós temos a oportunidade de trazer uma instituição como a Codevasf aqui e mostrar na prática um projeto que é amplamente divulgado, mas que a gente não tem uma proximidade para entender o funcionamento, a amplitude, quais são os problemas que são enfrentados e quais são os benefícios que a população está recebendo. A minha expectativa pessoal foi plenamente atendida e acredito que a dos alunos também", afirmou a professora.

A palestra faz parte de um conjunto de iniciativas empreendidas entre Codevasf e Univasf com o objetivo de divulgar e demonstrar tecnologias de captação e tratamento de águas pluviais para consumo humano.

O superintendente da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira, observa que esse tipo de parceria contribui para a melhoria da qualidade de vida da população atendida pelas instituições, uma vez que o intuito é sempre buscar a eficiência de suas ações. "Eu sou um aficionado por parcerias. A situação atual de dificuldades, então, se houver uma parceria entre dois órgãos federais, todos ganham com isso", apontou o superintendente.

Água para Todos

O programa Água Para Todos é uma ação continuada do governo federal que teve início em 2011. Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e reúne um conjunto de ações que busca universalizar o acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola. Entre os objetivos estão oferecer água de qualidade para melhorar a segurança alimentar e nutricional, especialmente no semiárido do Nordeste. 

Asscom
Política
06 de Maio / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Petrolina dá um novo passo em direção ao crescimento da juventude no município. A cidade contará a partir de agora com uma pasta voltada para a juventude. O prefeito Julio Lossio inaugurou na manha da terça-feira (5), a Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, que coordenará todas as ações de juventude da gestão municipal. 

Dentro da secretaria de Juventude ,um Programa Piloto de iniciativa do Prefeito Júlio Lossio foi implantado para atender as necessidades de matriculas e pré matriculas para os cursos do Governo Federal. Trata-se da Central de Cursos, que visa centralizar todas as informações relativas a cursos de capacitação, empregabilidade, carreiras e profissões. Um espaço diferenciado para a população realizar inscrições de cursos de capacitação profissional, a exemplo do PRONATEC e outros cursos que estejam sendo ofertados pelos programas do Governo Federal, iniciativa privada e setores terceirizados. 

Com a presença de várias autoridades, como também do Sistema "S" em nossa cidade (Senai,Sesi, Senac e Sesc) e ainda o Sebrae-Petrolina, a inauguração foi marcada por momentos únicos como a posse do Conselho da Juventude que será positivo para os jovens petrolinenses na luta por seus direitos no município. 

A secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho disse que a Central de Cursos, acaba com desesperança de alguns jovens que tinham perdido a vontade de cursar ou que não podiam fazer algum curso profissionalizante. “Essa é uma conquista importante para a nossa cidade, em especial para a juventude.A desesperança acaba aqui, para aqueles que já não tinham a certeza de cursar ou fazer um curso profissionalizante que garantisse um futuro melhor" frisou a Secretária. 

Dentro da Central de Cursos estará incluso Uma CENTRAL DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO (que visa atender a população em suas demandas de forma satisfatória). Um TELECENTRO onde todos os computadores estarão interligados e com acesso a internet). E uma grande inovação será a (SALA DO EMPREENDEDOR SOCIAL), espaço destinado as Associações de Bairros do município de Petrolina e Entidades de Terceiro Setor. 

Para o Prefeito Julio Lossio, a Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional e a Central de Municipal de Cursos marca a abertura democrática para todas as classes que precisam se profissionalizar. 

“O entusiasmo da juventude é que nos impulsionou para fazer esse sonho se concretizar.A nossa intenção é democratizar esse espaço para todos terem a mesma oportunidade de se profissionalizar, de fazer um curso que abra as portas do emprego e sair do anonimato para uma carreira profissional cheia de oportunidades. A Central de Cursos mudará positivamente a vida de quem procura um aprendizado técnico de qualidade” Pontuou o Prefeito. 

A Central de Cursos funciona de segunda a sexta das 07 às 17hs, no Parque Municipal Josepha Coelho. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
06 de Maio / 2015 às 13:31 | Nenhum Comentário

Para o vereador governista Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (Pros) o IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) já deveria ter deixado o Hospital Regional de Juazeiro há muito tempo. Foi durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (05).

“Nós estamos convidando o secretário Dalmir Pedra para que ele fale efetivamente quais os avanços que nós tivemos na Saúde, onde estamos estagnados e que venha também nos falar sobre o IMIP porque estão dizendo que o mesmo vai deixar o Hospital Regional, já deveria ter deixado há muito tempo porque recebe um bom dinheiro do governo estadual e presta um péssimo serviço em Juazeiro” declarou indignado da tribuna Caffé.

“Quero pedir a aquiescência de todos os vereadores no sentido de que a gente possa buscar essas informações a serem repassadas para a sociedade porque é inadmissível que tudo só recaia em cima da municipalidade” concluiu o representante do Pros.

Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 13:00 | 2 Comentários

O leitor Ricardo Bonfim enviou e-mail ao Blog reclamando do absurdo que a agência do Banco do Brasil está praticando com a sua clientela em Juazeiro ao só abrir o acesso aos caixas eletrônicos após as 08h00min horas.

“Geraldo eu não tenho explicação, mas o funcionário de uma terceirizada que estava cuidando do jardim, falou que só abria as 08h00min mesmo. O povo ficou revoltado” disse Ricardo Bonfim.

Política
06 de Maio / 2015 às 12:29 | 1 Comentário
 
O ex-vice-prefeito, ex-presidente da Câmara de vereadores, atual vereador pelo 5º mandato e um dos pré-candidatos a prefeito em 2016, Theodomiro Mendes, no uso de suas atribuições e de seu mandato a favor do povo, a favor das legalidades, transparência e honestidade, apresentou emenda que acaba com as votações secretas na Câmara de vereadores da cidade de Curaçá-Bahia, fazendo com que, o eleitor possa acompanhar melhor as decisões do seu vereador.
 
A emenda ainda está em tramite, mas, a população de Curaçá já se encontra eufórica e dando total apoio, uma vez que, a transparência sempre favorece e privilegia uma sociedade digna e justa. Essa emenda também já causa pavor em políticos que querem chegar a Câmara para usar a malandragem em algumas votações secretas, como vender o voto, por exemplo.
Variadas
06 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Vazão do Reservatório de Xingó sobe para 1.500 m³/s até sexta-feira visando eliminar mancha

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está realizando, desde o dia primeiro de maio, até a próxima sexta-feira (08/05), operação especial no Reservatório de Xingó, ampliando a vazão de 1.100m³/s para 1.500 m³/s. O objetivo é auxiliar na eliminação da mancha verificada no Reservatório de Xingó, em abril, provocada pela floração da algaCeratium Furcoides.

A Chesf integra grupo de trabalho do Comitê da de Bacias do Rio São Francisco, criado no dia 23 de abril, para monitorar a situação da mancha. A vazão será ampliada nesse período e, depois, voltará ao valor de 1.100m³/s nos dias úteis e 1.000m³/s nos horários de carga leve - menor demanda de energia elétrica (dias úteis de 0h às 7h e nas 24h de domingos e feriados). “Somente a vazão do Reservatório de Xingó foi alterada. A defluência do Reservatório de Sobradinho continua a mesma”, explicou João Henrique Franklin, superintendente de Operação da Chesf.

Nova redução da vazão

O Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA) já autorizaram a Chesf a reduzir, em caráter de teste, a vazão do Rio São Francisco a partir do Reservatório de Sobradinho, para 900m³/s, devendo ser apresentado Plano de Contingência previamente. Segundo o superintendente de Operação da Companhia, estão sendo realizadas articulações com todos os envolvidos – estados, municípios e entidades – para elencar as ações preventivas a serem tomadas antes de iniciar essa redução. “Estimamos finalizar o Plano de Contingência em 15 dias para, a partir de então, buscarmos viabilizar os testes dos 900m³/s”, explicou.

João Henrique Franklin salientou ainda que a bacia do Rio São Francisco registra a maior seca desde o início dos registros, em 84 anos, e todos os usuários estão sendo atingidos por essa longa estiagem. “A Chesf opera e mantém os reservatórios e busca preservar a água para garantir o seu uso múltiplo”, disse.

Ascom Chesf
Variadas
06 de Maio / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que realizaram ontem (5) um movimento no Campus Sede, em Petrolina (PE), em prol de melhorias no serviço de transporte estudantil participaram de uma reunião no final da manhã com o reitor Julianeli Tolentino de Lima, o vice-reitor Telio Nobre Leite e a pró-reitora de Assistência Estudantil Isabel Angelim. O grupo de discentes reivindica, entre outras ações, a ampliação do número de veículos no horário noturno e alterações no roteiro e nos horários dos ônibus, principalmente em relação ao atendimento do Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina. 

A pró-reitora Isabel Angelim explicou aos presentes que o problema da falta de ônibus enfrentado na noite de ontem (4) pelos alunos do CCA, motivo que deflagrou o movimento de hoje, ocorreu por problemas de gestão do serviço de transporte. “Dois motoristas adoeceram e um deles não comunicou a Universidade, possibilitando sua substituição a tempo. Três ônibus circularam, mas um deles cumpriu o roteiro dos feriados, que é diferente dos dias úteis. Isso comprometeu todo o transporte no final da tarde e início da noite de ontem do CCA para o Centro de Petrolina e Juazeiro”, disse. 

Isabel informou que algumas medidas serão adotadas visando melhorar o serviço. Uma delas a disponibilização de mais um veículo para fazer o transporte do CCA para o Centro de Petrolina após as 18h e a reformulação dos roteiros dos ônibus. Também será criado um serviço de plantão telefônico para que os estudantes possam informar à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) sobre problemas ocorridos no transporte e para que as providências possam ser tomadas com a maior brevidade possível. 

Outra proposta é a criação, dentro do Fórum dos Discentes, de um comitê para acompanhar a oferta do serviço de transporte. “A oferta desse serviço é nova. Os ônibus começaram a circular em janeiro e nós estamos buscando fazer o gerenciamento do serviço da melhor forma possível para atender vocês”, lembrou a pró-reitora. 

Na reunião com os estudantes, ela frisou que os ônibus disponibilizados pela Univasf para o transporte estudantil são novos e foram adquiridos pela instituição em 2014, num investimento de R$ 2,28 milhões. O custeio de manutenção dos veículos é estimado em cerca de R$ 600 mil por ano. Outras pautas apresentadas pelo movimento durante a reunião com os representantes da Univasf ficaram para ser discutidas em encontros posteriores. O acesso de veículos ao Campus Sede, que logo cedo havia sido bloqueado pelos estudantes, foi liberado no início da tarde. 

Programa de Transporte Estudantil - Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), o programa faz parte das ações estruturantes da Univasf. O programa tem um total de seis ônibus, dos quais um é utilizado para substituir outro veículo em casos de eventuais reparos. Os veículos são climatizados e adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. A criação do serviço ocorreu a partir da reivindicação dos estudantes, durante as reuniões da Câmara de Assistência Estudantil, realizadas no ano passado. Os itinerários dos ônibus foram elaborados junto com os estudantes ao longo destes encontros e sofreu alterações para contemplar sugestões dos discentes no início do período letivo de 2015.1, em fevereiro. 

Renata Freitas Ascom Univasf
Policial
06 de Maio / 2015 às 10:30 | 2 Comentários

O Tenente Coronel PM Neves, respondendo pelo Comando de Policiamento Regional Norte – CPRN, se reuniu na tarde passada (05/05) com todos os Comandantes das Companhias Independentes  sediadas em Juazeiro.

 O encontro teve por objetivo avaliar o desempenho operacional da Unidades Operacionais de Juazeiro no mês de abril, deste ano, sendo constatada a redução em 31 % dos casos de homicídio em relação ao mesmo mês do ano passado.

Durante a reunião foram definidas novas estratégias de ação para o combate dos índices de criminalidade no município, tais como a intensificação e o aumento das ações preventivas, a fim de manter a tendência de redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intecionais neste mês maio.

Assim o Comando de Policiamento da Região Norte assegura o compromisso da PMBA em garantir a tranquilidade e aumentar a sensação de segurança dos cidadãos juazeirenses.

Comunicação Social do CPRN
Variadas
06 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Associação de Moradores do bairro Argemiro, em Juazeiro, está com uma programação diversa na Semana das Mães. Atividades estão sendo realizadas desde a última segunda-feira (04).

Nesta quarta-feira (06) as mães estarão participando de uma oficina de Manicure e Pedicure. Na quinta-feira (07) acontecerá a Manhã da Beleza com corte de cabelo, escova, limpeza de pele e maquiagem.

Já na sexta-feira (08), às 19h30, será realizado o Jantar das Estrelas. No domingo (10), Dia das Mães, a programação começará às 11h com uma feijoada, às 13h festa dançante com a apresentação de Serginho Moral e Banda, às 16h Bingão Solidário com 1° prêmio uma batedeira, 2° prêmio um liquidificador, 3° prêmio um ventilador e no 4° prêmio R$ 200,00. Todos os eventos irão acontecer na Sede da Associação. 

Durante entrevista ao Programa Geraldo José nessa terça-feira (05), o presidente da Associação de Moradores do bairro Argemiro, Cristiano Erick, ressaltou a importância da organização da comunidade para a realização da Semana das Mães. “Esse evento está acontecendo por somos um grupo comunitário e todos os momentos tem a participação dos associados. Estamos de braços abertos para receber todos. Nós fazemos nossa política comunitária de forma humilde, simples, mas carinhosa”, declarou o presidente.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 09:29 | 4 Comentários

Sobradinho vivencia um grande devaneio na administração pública municipal. Comandada por uma força oculta, que obscuramente assume o comando da gestão de fato (e não de direito ), com um discurso “novo” e de práticas  remotas e decadentes. Consolidando uma administração enlameada e desacreditada.

Como exemplo último, dessa forma capciosa de fazer política, foi divulgar que o último campeonato municipal de futebol teria sido realizado há dez anos. Mais uma grande enganação. Aqui todos sabem, que em 2010, realizou-se um organizado campeonato de futebol de várzea (o campo de futebol Apolônio Sales estava em construção), onde participaram os times do Colonial, Botafogo, Bahia, Palmeirinha, Entre Rios, Internacional, União, São Caetano, Flamengo de Algodões e Lagoa Grande. Na ocasião, houve a distribuição de uniforme completo para todas as agremiações, com inclusive ajuda financeira para as despesas dos clubes.

Vale apena ressaltar, que há mais de 03 (três) anos o ESTÁDIO APOLÔNIO SALES está à disposição para quem admira e gosta da boa prática do futebol, com infraestrutura de: muro, alambrado e iluminação moderna.

Esse episódio do campeonato é só mais um exemplo de tantas divulgações fantasiosas e mirabolantes. Agora, o que deveria estar em pauta para discussão com a sociedade é a enxurrada de denúncias em tramitação no Ministério Público Estadual e Federal, tais como nepotismo (a imoralidade da nomeação em primeiro escalão de mãe, irmão e esposa para gerenciar as finanças públicas do município ), supostas irregularidades nas licitações de merenda escolar, transporte escolar, transporte para as secretarias, medicamentos, saneamento, reforma de escola, uso de dinheiro público para promoção pessoal, pinturas na cor verde de prédios públicos, fardamentos escolares e de servidores, que acintosamente lembram os tempos de campanha eleitoral, contrariando diversos princípios da administração pública.

Acompanhe o comentário do nobre Relator Raimundo Moreira sobre o exercício financeiro de 2013:

“Desrespeito as determinações estabelecidas pela Lei 8.666/93 e Lei 10.520/02, devido as ocorrências de falhas formais e materiais envolvendo diversos procedimentos licitatórios, inclusive de pregões presenciais, inexigibilidade e dispensa de licitações. Remanesceram achados acerca da ausência de comprovação de publicidade de convite; ausência de licitações, inclusive por fragmentações de despesas (05 achados); fundamentação precária para contratações de serviços através de dispensa de licitação; fugas de licitações através de aquisições de bens e serviço mediante dispensas licitatórias; falhas formais na fase preparatória do pregão; processo administrativo com justificativas precárias para aquisições de bens e serviços; ausência de publicação resumida do instrumento de contrato na imprensa oficial; e fragmentação de contratação ou compra, em burla à modalidade licitatória.”

Por último, a Ouvidoria do SUS (doc. em anexo) levantou e solicitou encaminhamento ao Ministério Público, do que era para ser um grande projeto (distribuição de pescado na merenda escolar). Mas o mal feito da Administração Pública Municipal não permite que a impessoalidade, moralidade, legalidade e eficiência sejam o atalho para a transparência e desenvolvimento do Município.

O “mel” que iria jorrar, prometido durante a campanha, até o momento, tem sido o fluido produzido pelo fígado (o conhecido fel ).

Evaristo Pereira do Nascimento Júnior

Presidente PDT/Sobradinho

Variadas
06 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

A Vara da Infância e Juventude de Petrolina lança a campanha Conexão Resgate para combater o cyberbullying nas escolas. A ação utiliza o Facebook para repassar cartilhas informativas e dicas de como combater o problema nas escolas. Os gestores e alunos poderão participar de um grupo na rede social e divulgar suas ações na página oficial da unidade judiciária.

Alunos e professores poderão compartilhar informações e práticas que serão usadas dentro das escolas, a fim de identificar e coibir a prática do bullying que ocorre no ambiente escolar e na internet. Serão desenvolvidos projetos sócio-pedagógicos como concursos de redação, peças de teatro, seminários, palestras, entre outros, para educação preventiva.

Para o coordenador da campanha, Eduardo Gomes, a iniciativa inaugura uma nova fase no combate ao cyberbullying. "Conectar justiça e educação por meio das redes sociais é uma iniciativa pioneira. Acreditamos que a internet é uma ferramenta importante para combater o problema", explica o servidor.

A campanha faz parte do Programa Resgate: Educação com Justiça e Segurança, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Petrolina.  Os gestores e alunos têm acesso ao Conexão Resgate emwww.facebook.com/groups/conexaoresgate/.

Ascom TJPE Imagem da Internet
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 08:30 | 2 Comentários

Ao abordar este tema de grande importância sobre a ‘EDUCAÇÃO’, me deparo, com cenas lamentáveis de crueldade, selvageria e covardia cometida contra os professores do estado do Paraná. Mas, será que somente naquele estado os professores sofrem este tipo de arbitrariedade, ou melhor, é só o governador Beto Richa do (PSDB) que usa do poder para colocar a sua tropa de policial militar para reprimir os movimentos de manifestações?

Na Bahia tivemos cenas parecidas, só que foi com um grupo de PMs grevistas que estava do lado de fora da Assembleia Legislativa da Bahia que entrou em confronto com as forças de segurança que cercaram o local. Cerca de1.000 homens do Exército, da Força Nacional de Segurança e da Tropa de Choque da Polícia Militar cercaram o prédio em Salvador, onde os PMs acamparam com as suas famílias na greve de 2012, no governo Jacques Wagner PT.

Os professores da rede municipal de ensino, na cidade de Goiânia, no último dia 24 de abril do corrente ano, entraram em greve e realizaram um protesto no paço municipal, mas foram recebidos a paulada pelos guardas do prefeito Paulo Garcia do PT.

Os governos Federais, estaduais e municipais, infelizmente eles têm feito vista grossa no que tange a qualidade do ensino e sua valorização no país, nesse sentido, tanto faz PSDB, PT, PcdoB, PMDB etc. eles priorizam as suas particularidades e ganância pelo poder e poder. Os sindicatos estão fragmentados pela obssessão de barganha para engordar as suas entranhas, nesse bojo, estão a CUT, MST, CNTE, UNE entre outros.

Se quem está no governo é o PSDB, DEM, PMDB, partidos taxados de direita por eles, então, toda militância representada por estes sindicalistas que se dizem representar o trabalhador vai às ruas, mas, caso o patrão esteja no governo, há um récuo consideravelmente, pois, os interesses particulares destes pelegos a serviço da burguesia está em primeiro lugar.

Precisamos de uma transformação na organização social das categorias de trabalhadores, seja eles: metarlúgico, professor, construção civil, garia entre outros, caso contrário continuaremos órfãos em representação, nesse sentido, continuaremos sendo manadas ou massa de manobra de partido A, B ou C ou levantamos para lutar ou continuaremos de joelho, rezando ou orando para Deus agir por nós.

Por fim, abaixo a violência, truculência, repressão seja de qualquer governo, não podemos mais aceitar que cenas lamentáveis venham acontecer nem com o professor nem tampouco com qualquer outro trabalhador, pois todos nós temos direito de protestar, manifestar e discordar de qualquer governo. A educação que queremos não é essa mercantilizada a serviço do burguês, mas uma educação para o oprimido e do oprimido, não do opressor.

Agnaldo José de Souza - Professor emancipado.

Política
06 de Maio / 2015 às 08:00 | 7 Comentários

O presidente do Sintase (Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e Endemias) de Juazeiro, Jorge Brandão, na companhia do tesoureiro da entidade sindical, Sérgio Ricardo, esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (05) oportunidade em que comentaram sobre o protesto pela manhã no Paço Municipal em busca da aprovação do piso da categoria.

Segundo Jorge Brandão após a ocupação do prédio sede da prefeitura o secretário de Governo, Paulo Bomfim, se reuniu com uma comissão do sindicato e ficou definido que até esta quarta-feira (6), às 11 horas, haverá um parecer sobre as propostas apresentadas tanto pelo Governo Municipal quanto pelo Sindicato.

O presidente adiantou ainda que caso o governo municipal não apresente uma proposta que beneficie a categoria uma greve geral será declarada a partir de hoje. “O secretário nos chamou para conversar e que teria uma proposta para nos passar no final da manhã desta quarta-feira. Esperamos que não seja mais uma maldade do prefeito, mas que seja uma resposta favorável a categoria”, afirmou o presidente.

O presidente do sindicato conclamou todos os servidores a estarem presente na reunião. “Esperamos que todos os Agentes de Saúde e Endemias participem desse momento. O nosso maior instrumento é a paralisação”, salientou. Os funcionários municipais além de reivindicarem o pagamento do piso salarial estipulado pelo governo federal no valor de R$ 1.014,00 lutam por novos fardamentos e materiais de trabalho.

“Nós demos mais um crédito de confiança ao governo, mas não duvido nada que ele não cumpra até porque desde janeiro a gente senta para discutir esta situação e não há nenhum avanço. O prefeito não valoriza o agente de saúde e nem de endemias, no entanto, o aumento concedido por este mesmo governo para os professores foi acima do piso nacional, porque esta discriminação com os agentes de saúde? ” Questionou o presidente do Sintase.

Para Sérgio Ricardo se a resposta do governo municipal não for favorável a categoria deflagra greve ainda nesta quarta-feira (06). “Nós já esperamos demais, o piso nacional foi sancionado em junho de 2014 e até hoje não foi cumprido pela gestão Isaac Carvalho. A greve por tempo indeterminado já foi sinalizada em comunicado ao governo, agora depende somente da proposição da gestão municipal”.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Informativos
06 de Maio / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Fazenda de Juazeiro informa que a partir desde esta terça-feira (5) o módulo de emissão de notas fiscais para celulares está disponível acessando o endereço http://juazeiro.awatar.net.br, o sistema é compatível com navegadores de dispositivos móveis com sistemas operacionais windows phone, android e IOS em seus navegadores nativos.

Os dados de login e senha serão fornecidos pelo administrador do sistema da forma convencional e todos os contribuintes aptos que possuam os dados de acesso ao sistema podem usar a versão mobile da nota fiscal eletrônica de serviços.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
06 de Maio / 2015 às 07:00 | 19 Comentários

Atualmente, o trafego de veículos pesados, representado por caminhões, carretas e ônibus, ao atravessarem a cidade de Juazeiro, percorrem o trajeto pela BR 407 utilizando a Ponte Presidente Dultra, seguindo pela banca e atravessando a artéria principal da cidade.

Essa ação tem ocasionado diversos transtornos, que vêm se acentuando cada vez mais, já que o fluxo de veículos cresce consideravelmente. Com a implantação do Projeto Salitre e seus 33 mil hectares, esse fluxo deve aumentar ainda mais. Além disso, a localização do Mercado do Produtor de Juazeiro favorece o constante fluxo de veículos de carga, os quais disputam a mesma via com o trânsito regional.

Tão logo foi anunciado o Projeto de Travessia Urbana, imediatamente discordei da consolidação do mesmo, tendo em vista que esse não retira o tráfego pesado da BR 407 que passa pelo centro da cidade. Inclusive, consegui uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir outra alternativa, que agora apresento.

Acho que a melhor alternativa, e se fosse prefeito de Juazeiro teria defendido, não a travessia urbana, mas sim a construção de um anel viário, construindo uma ponte na Ilha do Rodeadouro e uma estrada ligando essa ponte à BR 407 na altura da Carranca.

Na intersecção da BR 407 com o anel viário, se construiria um novo Mercado do Produtor, já que o atual não atende mais o volume de negócios da região e está totalmente obsoleto, além de estar gerando um trafego intenso e pesado dentro da cidade de Juazeiro.

Construído o anel viário, faz se uma intervenção na banca, retirando-a e construindo uma grande avenida, urbaniza com ciclovias, viadutos, arborização, passeio, iluminação adequada, entre outras. Essas ações, além de resolver o problema do trânsito, iriam valorizar todos os imóveis ao longo dessa grande avenida, repercutindo em toda a cidade.

O projeto atual de travessia foi concebido pelo DNIT muito mais para atender o trafego da BR 407 do que para resolver o problema de mobilidade da população local. Esse é o momento único para se fazer isso, pois depois de construído o projeto de travessia urbana, nunca mais teremos a oportunidade de derrubar a banca.

Antônio Carlos Chaves - Ex-vice Prefeito de Juazeiro

Informativos
06 de Maio / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

A Universidade de Pernambuco (UPE),Campus Petrolina, estará realizando de 12 a 15 de maio a VI Semana de Enfermagem que terá como tema: A Enfermagem em defesa do SUS: Saúde para todos, em todas as partes.

O evento contará com mesas redondas e minicursos sobre temas diversos, além de mesas redondas e palestras sobre a temática principal.  A VI semana de Enfermagem visa a integração e o aperfeiçoamento técnico-científico entre os componentes da equipe de enfermagem e outros profissionais da saúde. Além disso, o evento tem como objetivo reunir todos aqueles que constroem a história de da Enfermagem em Petrolina e regiões circunvizinhas, atentando sempre para a contribuição dos demais profissionais da área de saúde.

A programação será realizada nas dependências do Campus e os interessados em participar podem fazer sua inscrição no colegiado de Enfermagem até  o dia do encontro.

Da redação com informações da UPE Campus Petrolina
Política
06 de Maio / 2015 às 06:00 | 1 Comentário

Arte de amamentar como forma de crescer, cuidar e amar. Este é o tema da V Semana do Bebê que acontecerá entre os dias 10 e 16 de maio em Juazeiro. Neste ano a Semana do Bebê será regionalizada e contará com a parceria das cidades de Sobradinho e Petrolina.

“Nós não iremos falar somente da amamentação, mas de todas as políticas da primeira infância como o cuidado com o bebê, com a família, de forma regional. A semana do Bebê também é uma semana de gestão. É um momento em que a sociedade deve participar cobrando e expondo onde estão acontecendo ações e onde também está faltando mais atenção dos servidores municipais”, ressaltou a Diretora de Humanização da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira, que esteve participando do Programa Geraldo José nesta terça-feira (06).

O Programa também recebeu como convidado o vereador de Juazeiro Tiano Félix (PT) que falou sobre a aprovação da Lei que torna obrigatória a realização da Semana do Bebê no município. “Essa é a primeira Lei de Juazeiro que foi fruto de um debate social. É um projeto que visa a proteção da gravidez, da gestante e da primeira infância com base em um controle social que deve ser feito. É uma lei é muito importante e através dela poderemos reduzir os números de mortalidade infantil na região”, comentou.

A programação da V Semana do Bebê é bastante variada e iniciará na Maternidade Municipal com a entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nasce na semana, e segue com atividades em toda rede intersetorial, com mini-cursos, mesas redondas e palestras na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Uma das novidades dessa edição é a presença de representantes de membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que ministrarão palestras. No dia 11 a presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento - ReHuNa, Daphnne Rattner, irá ministrar a palestra magna do Parto e Nascimento Humanizado.  Já no dia 12 Carolina Velho, também representante do UNICEF, irá tratar sobre 'O direito de brincar'.

“A Semana do Bebê é uma proposta do UNICEF e Juazeiro ano passado ganhou um prêmio entre as 12 melhores cidades que realizaram a Semana do Bebê. A programação englobará vários tipos de palestras que envolverão o tema da primeira infância, as gestantes e o cuidado com o bebê”, enfatizou Carla Lorena Pesqueira.

Os interessados em participar da Semana do Bebê poderão se inscrever no local do evento ou através da Diretoria de Humanização da Prefeitura de Juazeiro.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Espaço do Leitor
05 de Maio / 2015 às 23:00 | 3 Comentários

O menino Artur (foto) durante a Copa do Futuro de Tênis, realizada na academia Winner, em Salvador, no período de 13 a 15 de março. Artur Lamas Ribeiro Dantas (de 9 anos de idade) foi campeão do torneio, na categoria 10 anos.

Artur, filho de Alexandre, aficionado do tênis e Ana Paula.Tem o irmão Vítor que também gosta de praticar tênis. Artur treina no Iate Clube de Petrolina, quatro vezes por semana, sob orientação do Prof. Adalberto Bono, mas representa a Bahia, especialmente a cidade Juazeiro, nas competições da qual participa.

Em janeiro, Artur já tinha sido vice-campeão do torneio Rota do Sol, realizado no Clube Costa Verde em Salvador. Parabéns!

Por Herbet Mouze

Política
05 de Maio / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

O secretário de saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra, esteve reunido em seu gabinete com os médicos anestesistas da rede municipal, Emanoel Menezes e José Antônio, na manhã desta terça-feira (05), para discutir a continuidade do atendimento de urgência e emergência do Hospital Regional de Juazeiro, de maneira a recuperar toda a capacidade instalada e normalizar o funcionamento da unidade, diante da descontinuidade do serviço pelo IMIP.  

O secretário municipal esclareceu ainda que o prefeito Isaac Carvalho irá fazer gestão diante da situação do IMIP.  "Estive em conversa nesta segunda-feira com o prefeito e ele irá fazer gestão junto ao Estado para que as pessoas que estão empregadas pelo IMIP continuem prestando serviço, independente da empresa que assumir o Hospital", disse o gestor da pasta.   

O secretário ainda destacou que o município vai agir diante da situação.  "Tendo em vista que houve um destrato de contrato com a empresa de anestesia do Hospital Regional, o município está contratando anestesista com recurso próprio para dar cobertura nesse período até que a nova empresa assuma o hospital, evitando assim que a população sofra mais", explicou.  

Dalmir Pedra reafirmou o compromisso do município em conduzir firme esta luta na tentativa de conseguir ações efetivas e positivas para que os serviços de urgência, emergência, ambulatorial, tratamento de oncologia, realização de cirurgias e exames laboratoriais sejam normalizados rapidamente. "Antes de tomar uma decisão arbitrária a gestão do hospital deveria ter dialogado com todos para adoção de medidas que causassem menores prejuízos para a população local e região", concluiu o secretário, que como anestesista se dispôs a atender pacientes de cirurgias vasculares internados no Hospital Regional, a partir desta data.

Ascom/Juazeiro
Política
05 de Maio / 2015 às 22:00 | 1 Comentário

Os trabalhos de limpeza nos canais continuam em Juazeiro. Esta semana o setor de máquinas e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atende o canal do Macarrão, no trecho que corta os bairros João XXIII, Jardim Vitória e Jardim Flórida, sentido Lagoa de Bosco. A ação realizada com o auxilio de uma máquina hidráulica reduz a proliferação de muriçocas, além de melhorar a vazão das águas pluviais no período de chuvas.

Segundo o gerente de máquinas, Ivo Nunes, o principal objetivo dos trabalhos é melhorar a vida da população que mora nas proximidades dos canais, evitando desta forma inundações durante o período de chuvas, além de colaborar com os trabalhos das equipes da Secretaria de Saúde, na prevenção de doenças e no combate as muriçocas.

"Por isso é necessário à cooperação dos moradores para manter a limpeza e garantir a vazão das águas, pois muitas vezes após o serviço, já é possível encontrar pneus, restos de construção e móveis depositados nos canais. Essa prática prejudica a saúde e o bem estar de todos, assim como a imagem da nossa cidade", contou o gerente.

Outra etapa dos serviços é a remoção dos resíduos e mato, que são retirados dos canais e depositados temporariamente nas margens para o escoamento da lama. Essa ação está acontecendo atualmente no canal Malhada no trecho que corta os bairros Jardim São Paulo, Alto da Aliança, Alto do Alencar e Alto do Cruzeiro. 

Ascom/Juazeiro
Política
05 de Maio / 2015 às 21:38 | 4 Comentários

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa admitiu, em depoimento de seis horas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que participou do esquema de corrupção na estatal e apontou três fatores que, segundo ele, permitiram que o esquema existisse: a atuação de “maus políticos”, a formação de cartel das empresas e a deficiência dos projetos de engenharia da Petrobras, que admitiam seguidos aditamentos e aumento de custos.

Ele confirmou o que já havia dito em mais de 60 depoimentos à Justiça Federal, em que detalhou o esquema de formação de cartel e o pagamento de propina por parte das empresas para partidos políticos, operadores do esquema e funcionários da Petrobras, como ele e o ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque.

“Eu errei, mas esse processo só começou devido aos maus políticos e a empresas, que não são inocentes, e doaram dinheiro a políticos. Isso é um câncer na sociedade”, disse.

Relações ilícitas
Ele disse, no depoimento, que teve contato pessoal e relações ilícitas, que envolviam pagamento de dinheiro, com 28 políticos dos 52 que estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal, com autorização do Supremo Tribunal Federal. Segundo Costa, o esquema financiava principalmente três partidos: PT, PP e PMDB.

“Quem teve relacionamento impróprio com o senhor?”, perguntou o deputado Ivan Valente (Psol-SP), deixando claro que “relacionamento impróprio” significava recebimento de dinheiro ilícito para campanhas.

O deputado leu os nomes dos 52 investigados e Costa implicou os seguintes:

  • os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edson Lobão (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE), Lindberg Faria (PT-RJ) e Fernando Bezerra (PSB-PE);
  • os deputados Benedito de Lira (PP-AL), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Simão Sessim (PP-RJ), Luiz Fernando Faria (PP-MG), José Otavio Germano (PP-RS), Mário Negromonte (PP-BA), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Eduardo da Fonte (PP-PE), Arthur Lira (PP-AL) e Nelson Meurer (PP-PR);
  • os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Cândido Vaccarezza (PT-SP) e João Pizolatti (PP-SC);
  • os ex-senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE), já falecido, e Roseana Sarney (PFL-MA);
  • o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo (PT);
  • o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB); e
  • o atual governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Paulo Roberto Costa disse não conhecer outros políticos investigados pelo Ministério Público, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Ele disse também que não conhecia o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – apontado por Youssef e outros delatores do esquema como operador do partido.

Ele afirmou, porém, que conheceu o empresário Fernando Soares, o Baiano, apontado pelo Ministério Público como operador do PMDB. Soares teria pago a ele 1,5 milhão de dólares para que o então diretor da Petrobras “não atrapalhasse” a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Campanhas eleitorais
Ele relacionou o pagamento de propina a partidos e políticos com campanhas eleitorais.

Segundo o ex-diretor da Petrobras, doações de campanha feitas por empresas a partidos e políticos não passam de uma espécie de “empréstimo” – como já tinha dito em depoimentos de delação premiada. “Não existe doação que depois a empresa não queira recuperar. Isso foi me dito por empresários”, disse. “Várias doações oficiais vieram de propina. Está claro na operação Lava Jato”, acrescentou. “Por que uma empresa vai doar R$ 20 milhões para uma campanha se lá na frente ela não vai querer isso de volta? Não existe almoço grátis”, concluiu.

Segundo Paulo Roberto Costa, esquema de irregularidades semelhante ao que funcionava na estatal ocorria também em outras áreas, como no setor elétrico. Ele falou especificamente da construção da usina nuclear Angra 3, o que foi dito à Justiça pelos empresários Eduardo Leite , ex-diretor da empreiteira Camargo Correa.

Em depoimentos à Justiça, Costa acrescentou ainda a construção de hidrelétricas. Costa disse isso ao responder pergunta do deputado Valmir Prascidelli (PT-SP)

Outros partidos
Além do PT, PP e PMDB, Costa relatou casos em que dinheiro foi pago também a outros dois partidos, o PSB e o PSDB. Ele afirmou que autorizou pessoalmente o pagamento de R$ 20 milhões para a campanha do então governador de Pernambuco Eduardo Campos, em 2010. Segundo o ex-diretor, o pagamento foi intermediado pelo senador Fernando Bezerra, na época assessor de Campos.

Ele também confirmou à CPI teor de depoimento que já havia prestado à Justiça Federal, em que acusa o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra de cobrança de propina de R$ 10 milhões para evitar investigações de uma comissão parlamentar de inquérito no Congresso.

“Eu recebi um pedido do deputado Eduardo da Fonte para se encontrar comigo e, chegando lá, estava também o senador Sérgio Guerra. Eles me disseram que estava ocorrendo uma CPI sobre a Petrobras e que isso poderia ser minorado ou postergado, mas que precisava ter um ganho, um ajuste financeiro”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
Política
05 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

A inserção de jovens no mercado de trabalho e a vinda à Bahia da presidente Dilma Rousseff, em junho, são alguns dos destaques desta edição do programa Digaí, Governador!. O propósito "é garantir, quem sabe, o emprego definitivo a partir dessa importante e necessária experiência, a chamada primeira experiência", como afirma o governador Rui Costa em referência aos programas de estágio e primeiro emprego a serem lançados em breve.

O governador também comenta sobre a entrega de moradias prevista para esta semana, nos municípios de Tucano e Itabela, além das ações para reparar danos causados pela chuva em Salvador. Na edição do programa, Rui ainda deixa uma mensagem especial para as mulheres em alusão ao Dia das Mães.

Em resposta aos depoimentos de Ednalda Bispo e Juliana Cerqueira, quanto à importância da formação para o mercado de trabalho, ele anuncia o lançamento de um programa de estágio e primeiro emprego para quem já concluiu ou ainda está no ensino médio.

"O Primeiro Estágio e o Primeiro Emprego, [será] um programa do Governo do Estado para dar a oportunidade ao jovem que está no 2º grau de estagiar e mesmo para aqueles, que concluíram o 2º grau, poderem ter a oportunidade do primeiro emprego", ressalta o governador.

Asscom
Política
05 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

“Foi a Micareta mais tranquila e pacífica que tivemos em Remanso, com apenas duas ocorrências, percebidas previamente nos circuitos, graças ao trabalho e a estrutura de segurança que tínhamos na festa”. Essa foi a avaliação final do Tenente e Comandante da Polícia Militar de Remanso, Gillianderson Ribeiro, que coordenou as ações da PM durante o evento. Esse clima de paz e harmonia, também, só foi possível devido aos foliões. Foram mais de 15 mil pessoas por dia. Gente de todas as idades e gerações. Foliões de diferentes regiões da Bahia e de outros estados, a exemplo, Ceará, Sergipe, Pernambuco Piauí e Distrito Federal. O estudante de administração, Lídio Nunes, mesmo com o pé engessado, veio de Petrolina e não se arrependeu. “Me surpreendi com as atrações e a estrutura da festa, com muitas famílias nas ruas, brincando e se divertindo, como realmente deve ser”.

A criançada fez a festa - A criançada deu um brilho especial à folia. Fantasiadas de super-heróis, palhaços e com spray de espuma e confete, os pequenos fizeram a festa nos parquinhos montados em uma área especial de circuito e na Micaretinha, um bailinho infantil realizado na praça, com apresentação da Charanga. Lá, elas tiveram atenção especial das equipes da prefeitura e dos órgãos de controle e combate ao assédio de crianças e adolescentes. “Uma das prioridades definidas pelo prefeito, Dr. Celso, juntamente com as secretarias de Igualdade e Ação Social e da Infância e Juventude, foi o trabalho de conscientização e de combate à venda de bebidas alcoólicas e outros crimes cometidos contra nossas crianças e adolescentes. Para isso, contamos, também, com a participação ativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e de órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público e as Polícias Militar e Civil”, afirma a secretária de Ação Social, Maria Anália Miranda. A pescadora, Maria das Dores Silva, aprovou a iniciativa. “Trouxe meus três filhos, inclusive o de dois anos, que brincaram e dançaram muito. Não tive qualquer preocupação, a gente se sentiu segura”.

Preocupação com a saúde dos foliões – Antes e durante a festa, os foliões puderam contar com uma atenção diferenciada na saúde. Estabelecimentos comerciais e barracas de comidas e bebidas foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária a fim de proporcionar uma segurança alimentar para os visitantes e remansenses. Nas noites de festa, equipes estiveram em stands e andando pelo circuito da Praça, distribuindo camisinhas, orientando e realizando exames de Sífilis e HIV. Já para aqueles que precisaram de atendimento médico, um consultório climatizado foi montado no circuito, além da presença constante de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma ambulância.

Comerciantes comemoram - Ainda na semana da festa, lojas da cidade venderam cerca de 20% a mais do que no início do ano. Nos dias da Micareta, foi a vez do comércio informal lucrar um pouco mais. Tinha de tudo um pouco. Barracas de bebida, comida, adereços carnavalescos, vestuário, bijuterias, um universo de opções, para todos os gostos e idades. Segundo, o ambulante de bebidas, Antônio Santos, a Micareta veio em boa hora. “Aqui não teve crise, consegui vender todo o meu estoque de cerveja e refrigerante”, afirmou o ambulante mostrando o isopor vazio.

Profissionalização do evento – A satisfação demonstrada pelos foliões locais e visitantes é, também, uma consequência da profissionalização do evento. A secretaria de Esporte, Cultura, Eventos, Turismo e Lazer, responsável pela coordenação da Micareta, trabalhou para os avanços na estruturação dessa 29ª edição. O palco fixo no circuito da Prainha Amaralina, os stands de apoio, os camarotes no circuito da Praça, a distribuição das barracas e ponto de comércio, a decoração feita por artistas locais, as atrações e participação dos blocos garantiram a qualidade da Micareta, que definitivamente se consolida no calendário festivo da região e como um dos melhores eventos do interior da Bahia. “Foram meses de trabalho contínuo para promovermos os avanços necessários. O resultado pode ser notado na satisfação e na alegria de quem participou da festa. E o melhor, o prefeito Dr. Celso já nos convocou para aprimorarmos ainda mais o planejamento para que a próxima Micareta seja uma comemoração que simbolize os 30 anos de folia”, afirma o secretário da pasta, Tomaz Neto.

Ascom Remanso Fernanda Marins/Jessé Olympio FOTOS: Tovinho Régis
Policial
05 de Maio / 2015 às 20:24 | 7 Comentários

A escalada do crime volta a crescer em Juazeiro. Foi assassinado no início da noite desta terça-feira (05), nas imediações da Rua Ulisses Guimarães, entre os bairros Lomanto Junior e Novo Encontro, o jovem identificado até agora como Breno, popular Japinha.

A vítima recebeu vários disparos de arma de fogo na cabeça e faleceu no local. O corpo deve ser removido em instantes para o IML (Instituto Médico Legal) no Complexo Policial de Juazeiro.

Variadas
05 de Maio / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina deu início ao processo de recadastramento 2015 para os pacientes do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Petrolina que segue até o dia 31 de maio. O procedimento é necessário e obrigatório para que os usuários deem continuidade ao tratamento.

Para realizar o recadastramento é preciso cópia do comprovante de residência atualizado, RG e cartão SUS do paciente e do acompanhante. "É importante explicar que comprovante de residência não é só conta de água, luz, telefone, mas qualquer correspondência oficial que chegue ao seu endereço. Caso o paciente seja menor de idade, o comprovante deve ser no nome do pai ou mãe", acrescentou a coordenadora do serviço Wanicleidy Passos.

Os pacientes ou responsáveis devem se dirigir ao hall de entrada da SMS, localizada na Av. Fernando Góes, 537, Centro das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. 

Asscom

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage