Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Política )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 
POLÍTICA

18/04
sexta-feira
Política às 19:00
Bahia - SSP esclarece que não participou da operação de prisão de Marcos Prisco e assegura cumprimento de acordo com associações

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) assegura o cumprimento de todos os itens do acordo firmado com as associações representativas da Polícia Militar (PM) da Bahia, quando do final da paralisação, no último dia 17 de abril. Esclarece também que não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco Caldas Machado. A ação de prisão atendeu pedido do Ministério Público Federal e foi executada pela Polícia Federal.A decisão foi tomada pela Justiça Federal, no último dia 15 de abril, e se refere a diversos crimes praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. A SSP informa ainda que não foi solicitada a reclusão de Marco Prisco em presídios estaduais, devendo o mesmo cumprir a prisão em unidade federal, fora do estado baiano.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

18/04
sexta-feira
Política às 17:00
Legado da Copa são as PPPs dos estádios

“O grande legado da Copa do Mundo no Brasil são as PPPs”, afirmou o presidente da construtora Andrade Mendonça, Antonio Andrade Jr., durante sua participação no Exame: Fórum Nordeste, realizado no Hotel Fiesta. Para ele, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) provaram ser o instrumento de contratação mais eficiente para construir os 12 estádios e poderiam ser adotadas em outros projetos de infraestrutura. “Se as obras ficassem sob a responsabilidade do governo, as arenas não ficariam prontas a tempo para a disputa dos jogos”, disse o empresário, cuja construtora concluiu o novo Castelão, em Fortaleza, dentro do orçamento e antes do prazo.

Na avaliação do empresário, sem as PPPs, os custos seriam ainda maiores e as obras atrasariam ainda mais. “Como está explícito no nome, as PPPs são parcerias. E tanto o lado público quanto o privado precisam cumprir suas obrigações sob o risco de arcarem com os prejuízos. A gestão do negócio se estabelece dentro dos padrões da iniciativa privada, com planejamento e controle total de custos para se alcançar o melhor resultado social e financeiro”.

Antonio Andrade Jr.entende que o modelo tradicional de contratação de obras públicas por licitação tem vícios e é regido por uma legislação que engessa qualquer ação corretiva do governo. Segundo ele, isso favorece que empresas especialistas nas lacunas da lei de licitação e nas relações de poder deixe o caos se instalar nas obras para estourar o orçamento, requerer aditivos e receber o dobro do valor contratado inicialmente.

Na opinião do empresário, as PPPs podem ser um instrumento bastante eficaz para a realização das obras de infraestrutura necessárias ao desenvolvimento da região Nordeste. Antonio Andrade Jr. participou do painel “Ambiente de Negócios na Região Nordeste”, ao lado dos empresários Deusmar Queiroz,da rede farmácias Pague Menos, e Flávio Rocha, das lojas Riachuelo.   

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

18/04
sexta-feira
Política às 15:00
Presos do mensalão têm indulto de Páscoa

Dois condenados por envolvimento no mensalão - o ex-deputado João Paulo Cunha e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares - deixaram nesta quinta-feira (17) a cadeia e passarão o feriado prolongado em casa. Os dois voltarão na terça-feira (dia 22) ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Brasília, onde cumprem pena. Nesta quinta-feira, os dois deixaram a prisão cedo para trabalhar. Delúbio Soares trabalhou durante todo o dia na Central Única dos Trabalhadores (CUT). João Paulo Cunha cumpriu expediente até as 13h em um escritório de advocacia. Os dois terão de voltar à cadeia na terça-feira, depois de cumprirem expediente em seus empregos. Outros detentos, que não trabalham fora da cadeia, deixaram a carceragem às 10h para o "saidão de Páscoa". 

Durante o período do benefício, João Paulo e Delúbio Soares não podem ficar fora de casa depois das 18h, viajar para fora do Distrito Federal, ingerir bebidas alcoólicas e entorpecentes nem frequentar bares e prostíbulos, em cumprimento às determinações da portaria da Vara de Execuções Penais (VEP), Pelas regras definidas pela Justiça, João Paulo e Delúbio também não podem se encontrar. A portaria proíbe que internos andem em companhia de outros presos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

18/04
sexta-feira
Política às 14:00
Oposição dispensará formalidades para aprovação imediata da proposta acatada pela PM

Satisfeito com o encerramento da greve da PM e com o final da insegurança e prejuízos que estava trazendo ao comercio e a toda população baiana, o líder do Democratas na Assembleia, deputado Carlos Gaban, antecipa a posição da bancada de oposição no sentido de que o projeto seja votado e aprovado o quanto antes. “A insegurança e a preocupação tomou conta dos baianos nos últimos dias. Ao ver que o contraproposta apresentada pelo Governo foi acatada pela maioria dos grevistas e que irá ser transformar em um projeto e será encaminhado a Poder Legislativo, gostaria de antecipar o sentimento da oposição e declarar que dispensaremos todas as formalidades no sentido de que o projeto seja votado e aprovado o quanto antes, em regime de urgência, assim que a proposta chegue a Casa”, afirmou o parlamentar.  

Fonte: ASCOM deputado Gaban (DEM)
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
18/04
sexta-feira
Política às 11:00
Dinâmica dos mercados de caprinos e ovinos no Vale do São Francisco integra seminário em Juazeiro

Com o apoio da Prefeitura  de Juazeiro e do Sebrae, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão São Francisco (ACCOSSF), o Instituto de Preservação da Caatinga (IPC) e o Instituto de Frutas de Juazeiro (IFJ), uniram esforços para buscar meios e mecanismos de viabilização da integração das áreas irrigadas com as cadeias produtivas de ovinos e caprinos do Vale do São Francisco. O que se pretende é promover o desenvolvimento e aumentar a geração de renda destas áreas irrigadas, através da inserção de novos negócios envolvendo a fruticultura e a ovinocaprinocultura das áreas de sequeiro.

Abordando esse contexto, o analista técnico do Sebrae, Carlos Robério Araújo, ministrará a palestra sobre a dinâmica dos mercados de caprinos e ovinos no Vale do São Francisco, que faz parte do seminário sobre a “Integração da Caprinocultura e da Ovinocultura com área Irrigada – Unindo as Páginas”. O evento será realizado no dia 24 de abril, das 8h às 13h30, no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro. Segundo o palestrante o potencial da área tem alcançado grandes dimensões, um dos fatores que torna o setor da região conhecido nacionalmente.

“A área formada pelas microrregiões de Juazeiro e Petrolina abrange uma superfície total de 54 mil km², com uma população rural superior a 200 mil habitantes. Seus rebanhos caprino e ovino somam quase dois milhões de cabeças (60% de caprinos), correspondendo a aproximadamente 13% do rebanho nordestino. Acredito que unindo esses dois potenciais que a nossa região apresenta – caprinovinocultura e a agricultura irrigada, alcançaremos grandes picos de desenvolvimento”, destacou.

O Vale do São Francisco apresenta um conjunto significativo de potencialidades, que o coloca como região atrativa para se desenvolver a integração da caprinovinocultura com as áreas irrigadas e suas atividades agrícolas. Existem no Vale, aproximadamente, 64 milhões de ha, sendo que cerca de 35,5 milhões de ha são agricultáveis e 456 mil ha são indicados para pastagens. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, o pólo tem mais de um milhão de habitantes e nos últimos anos a fruticultura no Vale do São Francisco tem experimentado um vertiginoso crescimento através de seus projetos de irrigação.

“É necessário que a caprino e a ovinocultura também possam se inserir nestas áreas, na busca do aumento da eficiência produtiva em sinergismo com a produção irrigada”, destacou o secretário. Vale ressaltar que nesta região, no lado da Bahia, existem mais de um milhão de cabeças de ovinos e mais 800 mil cabeças de caprinos, já em Pernambuco são mais de 600 mil caprinos e mais de 500 mil ovinos, criados por milhares de pequenos e médios produtores.

O seminário que é uma realização da Prefeitura Municipal, através da SEAPA; ACCOSSF, Sebrae, Embrapa Semiárido e do Instituto de Preservação da Caatinga (IPC) pretende reunir cerca de 200 convidados dentre representantes políticos e institucionais do Vale do São Francisco, líderes dos perímetros irrigados de Juazeiro, Petrolina, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé, e representantes do setor que compõe o Território Sertão do São Francisco.

Lene Radina /SEAPA
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
18/04
sexta-feira
Política às 08:00
Vereador Sargento Bastos parabeniza PM pelo movimento grevista

Em e-mail ao Blog o vereador Sargento Bastos parabenizou os policiais militares da Bahia que ontem (17) decidiram encerrar o movimento grevista, mantendo canal aberto com o governo do Estado. Diz a nota:

Geraldo,

Com o término da greve quero parabenizar todos os Policiais Militares da Bahia que tiveram a coragem de expressar suas dificuldades na busca da prestação de qualidade no serviço para a comunidade.

A luta não acabou estaremos negociando com o governo os demais pontos que não foram contemplados.

Temos responsabilidades com a sociedade e nosso desejo nunca foi de greve, e parabéns ao governo que conseguiu encontrar uma proposta possível de evitar com que o movimento se estendesse por mais tempo.

Solicito a sociedade baiana que fique atenta para exigir dos governantes serviços públicos de qualidade.

Parabéns e FELIZ PÁSCOA à todos.

Vereador Sargento Bastos

[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 22:30
Banco do Nordeste tem R$ 2,5 milhões para patrocínio de projetos em 2014

O Banco do Nordeste acabou de lançar seleção pública de projetos para patrocínio em 2014. O orçamento é de R$ 2,5 milhões e será distribuído de acordo com critérios estabelecidos no edital disponível na página da instituição na Internet. As inscrições começam no próximo dia 22 de abril e prosseguem até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 16 de maio, exclusivamente pela Internet. O resultado final será divulgado em 18 de julho. Os projetos deverão ser realizados entre 01 de agosto e 31 de dezembro. Os projetos deverão ser desenvolvidos na área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Os interessados devem entrar na página www.bnb.gov.br/patrocinio, acessar o formulário específico para inscrição no Programa de Patrocínios e inserir as informações solicitadas. Ao finalizar o cadastramento dos dados e concluir o envio para o Banco do Nordeste, o proponente receberá um protocolo de inscrição.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Nelson de Souza, a política de patrocínio da instituição visa promover a democratização, a igualdade de oportunidades e o acesso ao público de bens, produtos e serviços que resultam da implementação dos projetos patrocinados. “Os recursos serão aplicados de maneira regionalizada, com transparência nos critérios de seleção. Vamos dar prioridade aos projetos com relevância, qualidade, pertinência e equilíbrio das contrapartidas, bem como aqueles que tenham potencialidade de geração de negócios e prospecção de novos clientes para o Banco do Nordeste, entre outros atributos”, complementa.

BNB
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 21:30
Walter Pinheiro destaca posicionamento firme do governo para o fim da greve da PM

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou, nesta quinta-feira (17), através do microblog Twitter, a atuação do Governo da Bahia para o fim da greve da Polícia Militar (PM). “O fim da greve tem o posicionamento firme do governo em defesa da segurança para a população. A proposta aprovada é a mesma de terça [feira]”, disse.

Reunidos no início da tarde de hoje, no espaço Wet'n Wild, em Salvador, os policiais militares da Bahia decidiram encerrar a greve. Desde o início da paralisação, na noite de terça-feira (15), Pinheiro se colocou à disposição para intermediar as negociações entre o governo e a PM.

Pinheiro fez  um pronunciamento no Senado, ontem, e se colocou à disposição para intermediar as negociações, com foco no fim da greve. Ele disse que o diálogo era o melhor caminho para resolver os impasses entre a categoria e o governo, e que a segurança da população deveria ser priorizada. “A negociação é o melhor caminho. A população está aflita e é preciso garantir o serviço e a segurança da população”, destacou.

Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 21:00
Líder do prefeito diz que discurso do deputado Adolfo Viana contra a saúde é palanque eleitoral

O vereador Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB), líder do prefeito na Câmara Municipal e pré-candidato a deputado estadual compareceu ao programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (17) para retrucar algumas colocações do deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) tarde passada no mesmo espaço.

“É importante que se debata a saúde em todos os aspectos e não apenas em ano eleitoral com interesses políticos. Eu nem quero contestar o deputado, apenas relatar alguns avanços que aconteceram na saúde em Juazeiro e que são esquecidos pelo parlamentar. Juazeiro recebeu do município de Casa Nova em 2013, terra do deputado, por conta da pactuação da saúde, algo em torno de R$ 400 mil reais e gastou mais de R$ 840 mil, isso o deputado não enxerga. Nós não conhecemos uma emenda de Adolfo destinada a saúde de Juazeiro que poderia muito bem equilibrar essa conta. Mas nem por isso a gente vai deixar de atender o povo de Casa Nova”, argumentou Crisóstomo Lima.

“Com a Upa, as filas que existiam antigamente no setor de emergência na Pró-Matre você não encontra mais Geraldo. Só em 2013, foram cerca de 71.804 pacientes atendidos e isso não é avanço? Sei que ainda não tá bem. Eu nunca disse que a saúde tá bem, mas avançou e muito. Com a transferência do hospital da criança para a Maternidade Municipal que alguns diziam que ia fechar, o atendimento num mesmo espaço melhorou consideravelmente embora alguns não queiram também enxergar”, prosseguiu Zó.

O líder do prefeito concluiu esclarecendo que é favorável a audiência pública sugerida pelo deputado Adolfo Viana “porque lá nós teremos a oportunidade de esclarecer as ações realizadas por este governo e demonstrar algumas verdades que muitos ainda desconhecem”, acrescentou Zó que ainda explicou a posição da bancada governista ao evitar a convocação do Secretário Municipal da Saúde, Cássio Garcia. “O secretário tinha participado de reunião com todos os membros da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, que é aberta aos demais vereadores e à imprensa, relatando todos os avanços e dificuldades, e na segunda-feira seguinte, querendo montar palanque a oposição entra com requerimento, lógico que nós não poderíamos concordar”, finalizou.

[ 16 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 20:30
Oficina do Plano de Saneamento Básico de Juazeiro acontece no bairro São Geraldo

Foi realizada, quarta-feira (16), mais uma oficina de diagnóstico técnico-participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro. Participaram do evento o secretário municipal, João Pedro da Silva Neto, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), o assistente de projetos sociais da Caixa Econômica Federal (CEF), Cristiano Aparecido dos Reis, e o Assessor Especial, Carlos Neiva. A oficina ocorreu na Escola Polivalente Américo Tanuri, no bairro São Geraldo, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Vanderlei Souza Carvalho, participou da oficina na condição de pesquisador. Carvalho, que está estudando sobre as políticas ambientais participativas de Juazeiro e Petrolina, salientou a importância da participação popular na construção do PMSB: “O envolvimento do cidadão garante que ele se eduque, que ele traga sua contribuição, e que ele se torne alguém capaz de fiscalizar”, ressaltou.

A professora Dira Magalhães de Souza, moradora do bairro Cajueiro, lamentou a ausência de representações políticas, como vereadores e presidentes de associações de bairros, e falou sobre suas expectativas para o Plano de Saneamento: “Espero que essas ações contemplem mesmo toda a população e que saiam do papel”. Devido ao feriado da Semana Santa, a próxima oficina será na terça-feira (22), no distrito de Massaroca, a partir das 18h30. O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento.

Secom Juazeiro
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 18:30
Prefeito Luiz Vicente Berti celebra a semana santa com alunos da rede municipal de Sobradinho

O Prefeito de sobradinho Luiz Vicente Berti, acompanhado do seu secretariado participou nesta quarta feira, 16, de um almoço com os alunos do Celem e uma representação de estudantes de outras escolas municipais para comemorar a semana santa. No cardápio vários pratos com um ingrediente já conhecido da comunidade escolar: o peixe. Desde 2013 , peixes como a tilápia e o cari chegam a merenda escolar da rede municipal, uma vez por semana, incentivando assim a psicultura,  uma das principais atividades econômicas de Sobradinho.

Todo o pescado consumido pela rede escolar é fornecido pela associação de criadores e agricultores de Boa Vista, criada em 1999, que ganhou fôlego novo depois que a gestão incluiu o pescado no cardápio de todas as escolas do município. Uma ação inovadora que incentivou a produção de peixes e fomentou o associativismo e o comércio local. A Prefeitura compra, por mês,  2000 quilos de peixe e subprodutos  como Hamburguer, almôndegas, linguiças, caldo concentrado, entre outros..

As merendeiras do município participam de treinamentos e aprendem sobre conservação, armazenamento e preparo. Além do pescado, Sobradinho introduziu na merenda escolar, mais de 40 por cento de produtos da agricultura familiar. Ultrapassando o índice de até 30 por cento recomendado pela resolução número 26 do Conselho Deliberativo do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

A iniciativa inovadora rendeu ao Prefeito Luiz Vicente Berti , a indicação para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria "Novos Projetos". Ele foi classificado entre os 18 prefeitos baianos finalistas. No almoço de celebração na semana santa foi apresentado o vídeo sobre o "Sobradinho Sustentável" e, depois das orações, o Prefeito conversou com estudantes e professores sobre a qualidade da merenda e a satisfação da comunidade escolar. "Pude sentir, de perto, que o pescado foi mesmo aprovado e as merendeiras estão caprichando nos pratos. Nossos alunos e professores estão satisfeitos e com o Projeto Sobradinho Sustentável a gestão municipal prova que é possível e importante empreender com sustentabilidade, em todos os segmentos do poder público", falou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom Prefeitura de Sobradinho
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 18:00
Bahia - Diálogo para implantar Plano de Modernização da Polícia Militar será retomado

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (17), na Governadoria, em Salvador, o governador Jaques Wagner e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informaram que os policiais militares aceitaram a proposta do governo e anunciaram o fim da greve. “Recebemos a notícia que nos tranquiliza muito de que, com os esforços de alguns intermediários, finalmente os policiais aprovaram, em assembleia, o fim da greve”, afirmou o governador. 

O acordo é assinado pelas seis associações representativas da categoria, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa. A entrevista foi concedida após uma reunião de planejamento para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), da qual também participaram o ministro José Eduardo Cardozo, ministro interino da Defesa, tenente brigadeiro Juniti Saito, o general Racine Bezerra, comandante da 6ª Região Militar, entre outras autoridades. 

De acordo com o ministro da Justiça, o Brasil vive um estado democrático de direito conquistado com dificuldade. “Temos desde 1988 a mais democrática das constituições brasileiras, com garantia das liberdades de manifestação, de reunião e de vários outros direitos. Um deles é o direito à Segurança Pública. Por isto, a Constituição também coloca certos limites à ação de agentes públicos. E, neste caso, houve clara violação do texto constitucional. Não é possível que tenhamos um interesse corporativo se sobrepondo ao direito da população”. 

Cardoso disse que os órgãos do Estado se uniram para garantir o Estado Democrático de Direito. “Em nome da presidenta Dilma Rousseff, eu quero cumprimentar o governador Jaques Wagner pela serenidade e firmeza que ele conduziu este processo. Quero parabenizar o secretário Maurício Barbosa pela postura que manteve durante este período. Quero agradecer ao ministro interino da Defesa, brigadeiro Juniti Saito, ao chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos Denardi, e ao comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra”. 

Manutenção da GLO

Segundo Wagner, mesmo com o anúncio do fim da greve, está mantida a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “O nosso planejamento não se encerra aqui, temos um feriado pela frente e vamos manter a GLO para uma reavaliação e ter a certeza de que a normalidade foi reconquistada. Quero me confraternizar com a população e parabenizar o esforço do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante da Polícia Militar, Alfredo Castro, dos secretários e outras autoridades que participaram do processo”.

Wagner disse que reconhece a importância dos policiais e da Segurança Pública. “Eu tenho consciência do valor daqueles que oferecem a própria vida para garantir a nossa paz e a nossa segurança. Mas continuo dizendo que o texto constitucional é claro, não é admitida a figura da greve em Forças Armadas e a PM é auxiliar das Forças Armadas”. 

Diálogo está mantido 

O governador também afirmou que mantém a modernização da Polícia Militar. “O diálogo estava aberto, foi encerrado por eles, está retomado, mas não podemos ameaçar a cidadania por melhorias salariais. O que foi assinado hoje é praticamente igual ao que foi ofertado antes do início da greve. A única coisa que melhorou, e é muito pequeno frente ao que havia sido proposto, é o pagamento das Condições Especiais de Trabalho (CET) para os tenentes, que sobe de 100% para 125%”. 

Os pontos de consenso aprovados em assembleia são aumento da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos praças na proporção de 25% para as funções administrativas, 45% para as operacionais, 65% para os motoristas e Regime de Tempo Integral (RTI) para os oficiais, com atualização da lei; retirada para nova discussão da proposta do Código de Ética e rediscussão das propostas do Estatuto e Plano de Carreira; revisão dos processos administrativos e disciplinares referentes à mobilização de 2012. Também entraram na negociação a regulamentação do Artigo 92 do Estatuto dos Policiais Militares, nas bases a serem negociadas com o Governo do Estado, Associações e PM; auxílio-alimentação; auxílio-funeral; auxílio-fardamento para alunos em formação; auxílio-transporte e bagagem. 

[ 6 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 14:30
Juazeiro: Nova composição do CMDRS é apresentada em reunião extraordinária

Presidida pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Juazeiro reuniu-se na manhã desta quarta-feira (16) em convocação extraordinária para apresentar a sua nova composição, que inclui novos membros da sociedade civil. Segundo orientação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), o CMDRS deve ter no mínimo 2/3 das vagas ocupadas por representantes de entidades da sociedade civil e no máximo 1/3 das vagas ocupadas por representantes do poder público.

“A mudança objetiva principalmente oferecer transparência nas decisões tomadas pelo conselho e permitir uma justa correlação de forças entre o poder público e a sociedade civil”, explicou a secretária do CMDRS, Terezinha Cavalache.   

Após a apresentação dos novos membros, os conselheiros presentes votaram por unanimidade, a favor da nova formação. As entidades que compõe o Conselho são: SEAPA, AFRUPEC, ADAB, EBDA, SEDUC, SEBRAE, CETEP – SF, Banco do Brasil, Câmara Municipal de Vereadores, CODEVASF, EMBRAPA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRJ), UARJ, UNEB, Banco do Nordeste, IRPAA, APPIM, MST, UAVS, Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro (SPRJ), Comitê de Massaroca, Colônia de Pescadores e CIAM.

Na ocasião o representante da empresa Agroecológica, Severino Vieira, apresentou ao Conselho, o ‘Projeto Agrovilas’ que pretende beneficiar 46 famílias da Associação Curralinho. A fazenda Calabaço localizada no Projeto Curaçá, Núcleo III, vizinho a comunidade de Periquito, possui 409 ha, e será sede do projeto composto por 46 lotes de terra. “Já realizamos o cadastro dos agricultores associados, e os mesmos possuem DAPs, todos devidamente regularizados. Estamos aqui hoje solicitando ao conselho a aprovação e assinatura das DAPs, para dar continuidade ao processo de implantação”, explicou Severino.

O representante da UNEB e conselheiro Paulo Pinto sugeriu uma avaliação criteriosa dos documentos apresentados, bem como uma visita in loco a fazenda. Em comum acordo foi formada uma comissão composta pela Prefeitura, Sebrae, EBDA, UNEB, Banco do Nordeste, Câmara de Vereadores, Embrapa, Banco do Brasil, IRPAA e Codevasf. A mesma acordou que na manhã do próximo dia 29 de abril todos irão a localidade para analisar e validar o projeto. 

O secretário Jorge Cerqueira reforçou a importância do Conselho para o município de Juazeiro. “A maioria dos projetos sociais da nossa região devem ser submetidos a aprovação do CMDRS. Pretendemos buscar o fortalecimento participativo, em que se pratique a gestão compartilhada de um processo de desenvolvimento a partir da realidade do nosso município”, declarou. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 13:30
Lídice pede fim da greve da Polícia Militar na Bahia

Em pronunciamento na tribuna do Senado, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apelou para o fim da greve da Polícia Militar da Bahia e colocou-se à disposição para ajudar no diálogo para acabar o mais rápido possível com a paralisação. “Se essa situação se prolongar, a greve levará a resultados negativos para a sociedade, ainda que resulte em conquistas para a categoria”, ressaltou. A senadora lembrou que na sua vida política desde estudante conviveu com quatro greves da Polícia Militar na Bahia. Em 2012, Lídice disse participava do governo. “Mantive minha posição de diálogo permanente com o governo e com a categoria de policiais militares para que nós pudéssemos superar aquele momento que foi e que é sempre grave quando acontece uma paralisação da Polícia Militar.

Hoje, fora do governo, eu mantenho a mesma posição que sempre tive, de reconhecer como legítimos os direitos dos seguimentos organizado da polícia da Bahia ou do Brasil, mas, ao mesmo tempo, chamando atenção para o fato de que quando um setor essencial aos serviços públicos como a Polícia Militar entra em greve, a principal consequência quem leva não são os governos de qualquer legenda, quem paga o preço maior é a população”, disse a Senadora. Lídice assinalou que a sua posição continua a mesma a de não buscar beneficiamento político eleitoral dessa greve, assim como das outras, e sim a de buscar acima de tudo o diálogo, a negociação como instrumento para resolução do problema. “Por essa razão apelo, desta tribuna para o comando de greve dos policias militares que não tenho dúvida devem ter aprendido com os movimentos passados, como nós aprendemos, como o governo aprendeu, como a sociedade aprendeu, e compreende que esse aprendizado democrático nos indica que a permanência numa greve em que a sociedade fica à mercê, portanto, sem ter a sua proteção garantida, é uma greve que levará sem dúvida nenhuma a resultados negativos para a sociedade, ainda que reste resultados positivos para a categoria”, assinalou.

Politica Livre
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 12:30
PAULO MACHADO: “RELATO FINANCEIRO DO ATUAL GOVERNO DE SR. DO BONFIM ESCONDE NÚMEROS E REVELA DESCONHECIMENTO DE LEIS”

Tomando conhecimento do relatório financeiro apresentado pela Secretaria de Finanças do atual governo de Senhor do Bonfim na Câmara de Vereadores, fato ocorrido na terça-feira, dia 16 de abril, o ex-prefeito Paulo Machado se pronunciou dizendo que “a apresentação negou  a frase de Thomas Jefferson usada para fechar a exposição, já que traz afirmações não tão claras nem tão compreensíveis”. “O relato esconde números, ou os apresenta a menor, e revela desconhecimento de leis federais e municipais”. E Paulo Machado enumera as imprecisões contidas na prestação de contas:

  • De fato ficaram despesas de 2012 para serem pagas em 2013, porque os últimos recursos do meu último ano financeiro entraram em datas que não mais me permitiam fazer os pagamentos: “Entraram um milhão e novecentos mil reais na secretaria de saúde no dia 04 de janeiro de 2013; entraram recursos de dezembro 2012 do fundeb e da educação nos meses de janeiro e fevereiro. E deixamos oito milhões em contas bancárias da prefeitura.”  “Caberia ao novo governo fazer a quitação ou negociação de dívidas, porque não tínhamos mais como fazê-lo. A exemplo do pagamento de 100 mil reais à SEDIC, que venceriam no dia 10 de janeiro de 2013. Isto é elementar e não sei por que tanta estranheza por parte da atual administração”.
  • Deixamos nos cofres da educação quase um milhão de reais e outros recursos chegaram depois, não cabendo a afirmação de que pagaram em sua totalidade a folha de dezembro da educação.
  • Dívidas com a Previdência Social e com o Pasep sempre foram negociadas e parceladas, durante os meus quatro anos de governo, e mesmo no governo de Carlos Brasileiro, não há como pagar à vista. E acreditamos que o atual governo está fazendo o mesmo.
  • Os saldos de Restos a Pagar não oneraram a gestão atual, porque os recursos foram deixados para isto, com os devidos processos prontos. Mas sabemos que muitos fornecedores e funcionários não receberam esses recursos, porque o Prefeito atual paga os “restos” da forma que lhe convém.
  • O enquadramento dos professores em 40 horas não onerou a folha, visto que esses profissionais já vinham trabalhando quarenta horas semanais. Apenas fizemos um ato de justiça, oficializando as vinte horas que os professores dão a mais, trabalhando em outro turno. Coisa que o atual governo preferiu desrespeitar, anulando o enquadramento.
  • Por fim, é exigência de Lei que a diferença salarial entre o professor de nível médio e o professor de nível superior não pode ser inferior a 30%. Enviamos para a Câmara Projeto de Lei neste sentido, já que em Senhor do Bonfim a diferença entre o professor de nível médio e o de nível superior era pequena, não chegava a quinze por cento. O vereador Laércio Muniz, à época, fez uma emenda em que se acrescentavam mais 5% ao que prescrevia o meu projeto de lei, aumentando-se  esta diferença em 35%. O que o atual governo não fez, e deveria ter feito, era aumentar a arrecadação do FUNDEB incrementando as matrículas em todos os níveis, sobretudo na educação infantil. Quanto mais matrícula, mais FUNDEB. Não vimos nenhum crescimento de matrícula e creches construídas poderiam estar lotadas e funcionando bem, aumentando-se assim a entrada de recursos na educação. Sabemos que o FUNDEB é calculado em cima do número de matrículas dos alunos das escolas municipais. O que presenciamos é a creche do Alto da Maravilha sem inaugurar e se arrastando as construções de mais quatro escolas que deixamos em andamento: “Creche de Missão do Sahy, Escolas de Tijuaçu e Passagem Velha, Creche do Minha Casa Minha Vida”.

“Esperamos que estas explicações dêem à prestação de contas realizada os elementos que ali foram omitidos, a bem da verdade e da justiça”, conclui o ex-prefeito Paulo Machado.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 10:28
Greve da PM: Prefeito solicita presença do Exército nas ruas de Juazeiro

O Blog entrou em contato com o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, Paulo César de Andrade Carvalho, no sentido de saber quais providências o Executivo Municipal tem adotado para assegurar a segurança da população dada a greve da Polícia Militar.

Este nos informou que o prefeito Isaac Carvalho, a exemplo do que fez em 2012 quando da paralisação da PM, entrou em contato com o comando do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro em Petrolina, mas ainda não houve uma resposta por parte das forças armadas.

“Acreditamos que o comando do 72° BI deve estar mantendo contato com o comando central e uma resposta deve ocorrer nas próximas horas. No entanto, o prefeito Isaac preocupado com esta situação e esperançoso que o impasse seja resolvido o mais rapidamente possível determinou que o efetivo da Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito desenvolvam esse trabalho na área central e bairros da cidade”, explicou Paulo César.

A reportagem que se encontrava na Praça Barão do Rio Branco, onde estão localizados o Paço Municipal e rede bancária da cidade presenciou um princípio de insatisfação em frente à Caixa Econômica Federal, no entanto, a presença do gerente da agência que explicou a queda do sistema diminuiu os ânimos dos mais exaltados.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 08:30
VICE-PREFEITO, FRANCISCO OLIVEIRA, ARTICULA EM SALVADOR PROJETOS PARA JUAZEIRO

O Vice-prefeito de Juazeiro, irmão Francisco Oliveira cumpriu agenda extensa em Salvador, buscando recursos e projetos para o município. Sexta-feira, dia 11, estive reunido com o Deputado Federal Afonso Florence, ex-ministro da presidenta Dilma, e com o Deputado Estadual Bira Coroa, dando prosseguimento ao debate sobre reforma do Mercado Joca de Souza. Os dois deputados reafirmaram o compromisso que fizeram durante a visita dos mesmos no mês passado aqui em Juazeiro nas dependências do Mercado Joca de Souza, que estiveram acompanhados do Vice-prefeito e do presidente da Associação do Mercado Joca de Souza, Alex Silva.

Os deputados petistas Afonso Florense e Bira Coroa se comprometeram mais uma vez em continuar buscando recursos no governo Wagner e da Presidenta Dilma para viabilizar a reforma do Mercado Joca de Souza. Irmão Francisco Oliveira, que tem sua origem política no Mercado Joca, assumiu como uma de suas prioridades enquanto vice-prefeito a luta pela reforma do Mercado Joca de Souza. Na segunda-feira, dia 14, o irmão Francisco Oliveira com a sua Assessoria estive em reunião com o senador Walter Pinheiro – PT. Na reunião foram discutidos cinco pontos:

  1. Recursos para reforma do Mercado Joca de Souza;
  2. A implantação do projeto “Cidades Digitais” em Juazeiro, que foi formulado pelo senador e que o governo federal vem implementando o projeto na Bahia, inicialmente com projeto piloto em oito cidades, sendo Juazeiro um das escolhidas pelo Senador Pinheiro;
  3. A recuperação da BA 210, no trecho entre Curaçá e Abaré;
  4. Perfuração de poços artesianos através da CODEVASF na região;
  5. Emenda parlamentar do senador no valor de R$ 350 mil reais para a saúde de Juazeiro.

O senador Walter Pinheiro, que é vice-líder do Governo no Congresso Nacional, se comprometeu em lutar pelas demandas apresentadas pelo irmão Francisco Oliveira, sendo que a emenda da saúde já foi inserida em 2013 no Orçamento Federal, resultado de pleitos anteriores do irmão Francisco, que foi assessor do senador Pinheiro na região.

[ 8 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 08:00
Deputado Adolfo Viana ganha apoios e almeja ampliar votação em Juazeiro

Em visita a Juazeiro nesta quarta-feira (16), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) percorreu diversos programas jornalísticos da cidade, inclusive, o do radialista Geraldo José na Transamérica FM, acompanhado do vereador José Carlos Medeiros (PV), lideranças do PSDB e do PV de Casa Nova. Adolfo teceu inúmeras críticas a administração do prefeito Isaac Carvalho em Juazeiro, considerando um desrespeito do Chefe do Executivo Municipal “o caos instalado no setor de saúde. O povo de Juazeiro merece respeito”, declarou.

O parlamentar de oposição ao governo da Bahia expressou que o descaso da gestão municipal é acompanhado pelo governo do Estado, mesmo sendo aliado. “Cite-me uma obra estruturante do governo baiano em Juazeiro?” questionou Adolfo Viana. O parlamentar acrescentou que vai solicitar da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa uma investigação sobre a aplicação dos recursos do setor desde 2009 até a data de hoje e a realização de uma audiência pública na cidade para debater o tema.

Adolfo Viana concluiu informando que na última eleição sem apoio de grandes lideranças obteve 500 votos em Juazeiro “e tenho procurado honrar essa votação defendendo e buscando meios para o seu desenvolvimento. Fui eleito para ser oposição e tenho cumprido meu papel”. Para o pleito deste ano, o representante do PSDB na Assembleia Legislativa esclareceu que conta com apoio de Medeiros e tem conversado com outros vereadores, a exemplo de Bené Marques (PSDB) e Ronaldo Campina (PTB), almejando no mínimo triplicar esta votação na cidade.

[ 8 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 07:30
Paulo Souto espera que Justiça anule antecipação de royalties

O pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), criticou a aprovação da antecipação de receita dos royalties dos próximos cinco anos pela maioria governista na Assembleia Legislativa. “O governo atual não se conforma apenas em destruir, no presente, as finanças estaduais, e agora saca contra o futuro, através da antecipação, no último ano do mandato, da receita de royalties dos próximos cinco anos. É um descalabro!”, registrou em sua fanpage no Facebook. Para Souto, no entanto, resta a esperança de que o assunto está sob apreciação judicial e ainda não se tornou fato consumado, com prejuízos irreparáveis. A expectativa dele é que a Justiça impeça a assinatura dos contratos.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
17/04
quinta-feira
Política às 07:00
Vereadores apoiam greve da PM em Juazeiro

Durante participação no programa Geraldo José (Transamérica FM), os vereadores Bastos e Anastácio que também são sargentos da Polícia Militar da Bahia expressaram apoio ao movimento grevista deflagrado terça-feira (15), que ganhou a adesão da categoria em Juazeiro durante assembleia nesta quarta-feira (16) no Clube dos Cabos e Solados, onde manifestantes permanecerão concentrados durante a paralisação.

Sargento Bastos lembrou que a categoria que reúne aproximadamente 34 mil profissionais no estado reivindica, principalmente, melhorias nos planos de carreira e de cargos e salários, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina e aumento do efetivo. “Então não se trata de manifesto político-eleitoral como apregoa o governador. Há meses nossas entidades tem buscado o governo para negociar, mas Wagner parece que queria pagar para ver”, declarou.

Anastácio comemorou a proposição de autonomia do Corpo de Bombeiros e lamentou a greve da PM. “Eu não queria a greve, no entanto, quero declarar apoio aos colegas militares em razão da postura intransigente do governo baiano, inclusive, de evitar a negociação com as nossas entidades. Ao mesmo tempo que festejo a autonomia do Corpo de Bombeiros, fico triste com a greve porque só penaliza a sociedade” frisou.

[ 18 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/04
quarta-feira
Política às 22:29
Greve da PM na Bahia é ação meramente eleitoreira, diz Valmir Assunção

A greve da Polícia Militar na Bahia foi declarada mesmo com a abertura dos diálogos do governo com a associação dos PM’s, que assinou acordo e, ainda assim, decretou a paralisação por tempo indeterminado, após assembleia na noite da terça (15). De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), em discurso nesta quarta (16), o direito à greve é inquestionável, mas é preciso avaliar esta situação em específico. “Estamos diante de uma ação meramente eleitoreira comandada pelo vereador de Salvador Marcos Prisco [PSDB], que é pré-candidato a deputado estadual. Ele assinou o acordo e foi para greve aterrorizar a população. Se havia negociação e até mesmo acordo firmado, qual a motivação real da greve? A meu ver, a intenção de Prisco é capitalizar politicamente em cima de uma categoria de trabalhadores. É preciso o bom senso dos policiais neste momento, diante do diálogo que já existe”, pontua Valmir.

Apontando para os avanços conquistados pelos policiais, o parlamentar diz que o governo ainda tem muito para avançar, mas enfatiza o que já foi feito. “Em 2007, no início do governo Wagner, um soldado da PM ganhava menos que um salário mínimo. Com todas as gratificações, chegava-se a um valor de R$ 1.237,97, o 11° no ranking brasileiro”. Para Valmir, o Estado não oferecia a devida segurança aos policiais, que trabalhavam sem os equipamentos mínimos necessários, além de uma frota ultrapassada para auxiliar nas rondas. “O mesmo soldado que antes ganhava pouco mais de R$ 1.200 reais, com o GAP V, passará a ganhar, até novembro deste ano, R$ 3.125,89, um aumento de 140,94%. Em 2014, o ganho real para os soldados no atual governo é de 65,14%. Para os cabos: o ganho real, que foi de 22,15% no período anterior, saltará para 69,93% entre 2007 e 2014”, afirma Assunção.

Valmir também destacou as ações em relação à frota, que conta hoje com veículos Ranger e S10. “O governo renovou o contrato de locação de 700 viaturas e locou mais 589 veículos para as polícias Civil, Militar e Técnica, sendo 29 veículos para transporte de cadáveres [rabecões]. Foram adquiridos, em 2012, dois helicópteros: um multimissão e um avião para transporte de tropa. Foram entregues também 4.145 viaturas, 29.256 coletes balísticos, 18.989 armamentos. Investiu-se R$ 6,77 milhões na aquisição de 2 mil rádios transceptores [portáteis e veiculares] para novas viaturas e R$ 4,14 milhões na aquisição de 24 estações rádio base (ERB) para a expansão da comunicação policial em toda a RMS”.

O governo da Bahia negocia as demandas apresentadas pela PM como rever as Condições Especiais de Trabalho (CET) dos praças na proporção de 25% para os praças na função administrativa; 45% para os praças operacionais e em 60% para os motoristas. O documento entregue ao governo pede a retirada para nova discussão da proposta do Código de Ética e rediscussão das propostas do Estatuto e Plano de carreira; além de rever os projetos administrativos relacionados a mobilização de 2012; regulamentar o art.92, nas bases a serem negociadas com o governo, associações e PM.

Ascom do deputado Valmir Assunção
[ 11 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/04
quarta-feira
Política às 21:25
Proposta das associações de policiais militares está fora da capacidade orçamentária do Estado

O aumento de despesa proporcionado pelas reivindicações das associações de policiais militares da Bahia, apresentadas nesta quarta-feira (16), ultrapassa o limite orçamentário do Estado. “Essa nova pauta nos causa muita surpresa. Falamos que já estávamos no nosso limite e, hoje, recebemos a proposta com mais coisas inseridas. Esses pontos nos dariam um gasto anual de mais R$ 600 milhões. Consideramos isso um retrocesso”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Segundo o secretário, o canal de negociação continua aberto. “Vamos ficar aguardando para que eles encaminhem uma proposta razoável. Esperamos isso rápido porque dependemos desta resposta para chegar a um consenso”. Barbosa informa que, na terça-feira (15), antes de levar a proposta para a categoria na assembleia, novas concessões foram incluídas na proposta apresentada pelo governo, entre elas a aposentadoria aos 25 anos de serviço para as mulheres e o aumento do CET, que representa uma despesa de mais R$ 50 milhões para o Estado.

Tropas federais

Atendendo a um pedido do governador Jaques Wagner, a presidente Dilma Rousseff autorizou as tropas federais a executarem ações de garantia da lei e da ordem na Bahia. A partir desta quarta-feira (16), mais de seis mil soldados da 6ª Região Militar e vindos de outros estados, estão fazendo um trabalho especial de policiamento nas ruas de Salvador.

As ações de segurança foram discutidas pela manhã, em reunião entre o governador Jaques Wagner, o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra, e o secretário Maurício Barbosa. Também participaram do encontro os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, além do chefe do Ministério Público Estadual, procurador Marcio Fahel, e o representante do Ministério Público Federal na Bahia, Pablo Coutinho.

Secom Bahia
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/04
quarta-feira
Política às 21:00
O Juiz Ednaldo da Fonseca Rodrigues é o mais novo cidadão baiano

Ontem (15), na Assembleia Legislativa da Bahia, foi aprovado o Projeto de Lei 2.226/2013, que concede o Título Honorífico de Cidadão Baiano ao Juiz de Direito, Dr. Ednaldo da Fonseca Rodrigues, proposto pelo deputado Roberto Carlos (PDT). De acordo com o parlamentar, o Dr. Ednaldo Fonseca é merecedor do título pelos importantes serviços prestados, no setor do judiciário. “Filho de família humilde, venceu pelos estudos. Formado em Direito desempenhou um importante trabalho na região norte do Estado, onde posteriormente foi aprovado no concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco, assumindo o cargo de Juiz deDireito e Eleitoral.

Ednaldo, conhecido como 'Juiz Sanfoneiro' trabalhou nas comarcas de Salgueiro, Verdejante, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Curaçá, Remanso, Chorrochó, Sobradinho, Abaré, Casa Nova, Pilão Arcado. Atualmente, ocupa os cargos de Diretor do Fórum em Juazeiro, Juiz de Direito e Eleitoral. Entretanto, desempenhou a tarefa de levar o conhecimento às demais pessoas como professor, ajudou na formação de muitos jovens que, como ele sonhavam com o direito.

“Ele é um homem que acredita no conhecimento como principal ferramenta para o desenvolvimento do nosso povo e na justiça donosso Estado. Considerando os méritos desse notável jurista, professor, nada mais justo que, em reconhecimento pela relevante contribuição ao desenvolvimento educacional e da justiça da Bahia, seja concedido a esse brasileiro eminente, nossa mais significativa homenagem: O Título Honorífico de Cidadão Baiano”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
[ 11 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/04
quarta-feira
Política às 20:00
Iniciada a obra da terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida em Juazeiro

Nesta quarta-feira (16) o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do gerente geral do Banco do Brasil de Juazeiro (agência central) Marco Aurélio Nunes de Queiroz, visitou o início da obra da terceira etapa do ‘Minha Casa, Minha Casa Vida’ (MCMV). As novas unidades habitacionais estão sendo construídas numa área localizada na BA 210, logo após o contorno de acesso a Sobradinho e a execução do empreendimento é de responsabilidade da empresa “Nossa Casa Engenharia”.

O engenheiro Sanderson Paixão, coordenador da obra, informou que o ritmo está acelerado. “Já estamos concluindo a parte de fundação e em seguida daremos início ao levantamento das paredes. Está tudo dentro do cronograma e nossa capacidade de produção será para 09 casas/dia”.O engenheiro disse ainda que a empresa pretende firmar convênios com as universidades locais com o objetivo de  abrir vagas para estagiários da área técnica. “Já conversamos com o prefeito Isaac e como este é um empreendimento de cunho social, também pretendemos aproveitar a mão de obra especializada da própria cidade. No total serão mais de 800 empregos diretos”, afirmou. 

O gerente Marco Aurélio Nunes de Queiroz ressaltou que além dessas mil casas o Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, tem garantidas mais 500 casas para a área urbana, além das unidades voltadas para a população do interior do município através do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR). “Estamos presentes em vários segmentos contribuindo para o desenvolvimento de Juazeiro, como no agronegócio, no comércio, no crédito imobiliário e rural. E agora também estamos incrementando ainda mais esses investimentos na área habitacional, sobretudo na popular, para juntamente com a Prefeitura podermos oferecer moradia digna a quem precisa”. 

Além dessas 1.000 unidades que estão sendo iniciadas, a Prefeitura de Juazeiro já entregou 2.500 unidades na primeira etapa (residenciais São Francisco e Praia do Rodeadouro) e está prestes a entregar a segunda etapa com mais três mil casas, sendo 1.500 no Parque Residencial e 1.500 e no Itaberaba. O prefeito Isaac Carvalho lembrou que Juazeiro é destaque na Bahia e no Brasil por ter um dos maiores contratos do MCMV. “Além dessas 6.500 casas já temos sinalizados outros convênios, os quais nos garantirão atingir a meta que temos para até o final desta gestão ultrapassarmos as dez mil unidades. Com isso estamos diminuindo consideravelmente o histórico déficit habitacional que tínhamos no município. E oferecer moradia digna a quem precisa demonstra o cuidado com o social e ainda promove o crescimento e o desenvolvimento econômico, gerando cada vez mais emprego e renda para toda a nossa população”, destacou o prefeito Isaac.

Os secretários Paulo Bonfim (Governo), Célia Regina (SEDIS), Eduardo Lopes (SESP), Juvenilson Passos (SEDETUR), dos assessores Flávio Luiz Silva, Gustavo Miranda e Jorge Lobo, e  os vereadores Crisóstomo Lima (Zó), Damião Medrado, Anderson Alves e Agnaldo Meira acompanharam a visita ao novo MCMV.

Por Luiz Hélio/PMJ
[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/04
quarta-feira
Política às 19:00
Prefeitura de Juazeiro responde leitora do Blog sobre reunião no bairro Nova Esperança

Na manhã desta qurta-feira (16), a líder comunitária Edileide dos Santos resolveu convidar toda à população do bairro Nova Esperança para participar de uma reunião na Avenida Girassol que terá como tema principal a obra realizada pela Prefeitura na citada avenida (aqui).

Em nota, A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro esclarece a líder comunitária e aos moradores do bairro Nova Esperança que "a reunião solicitada pela mesma não ocorreu porque a equipe de engenharia responsável pela obra da Intervenção Urbana do PAC 02, foi convocada para uma reunião com gestores da Caixa Econômica Federal. A transferência da data do encontro foi comunicada à líder comunitária um dia antes. A Secretaria informa que a reunião será remarcada e avisada a toda comunidade", diz a nota.

Segundo a comunitária no projeto original “o asfalto iria até a Av. Barão do Rio Branco, e na prática, nos foi informado pelo Secretário que o asfalto chegará apenas até o Riacho do Macarrão (Av. Girassol).  humanos vivendo de forma sub-humana. Mais uma vez dizemos: a reunião será mantida, lá estaremos com ou sem os responsáveis pela obra, e nela resolveremos o que será feito”, concluiu a comunitária.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE













BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA