Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
21 de Outubro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

A comunidade de Piçarrão, no interior de Sento-Sé, estado da Bahia, vem passando por um estado de calamidade pública invisível aos olhos do poder público, onde os direitos mínimos e básicos a sobrevivência humana são negados cotidianamente.

A falta de água nas torneiras é fato costumeiro e vem se arrastando há mais de 10 anos, contudo, tal fato se agravou com o esvaziamento do lago artificial de Sobradinho, há pouco mais de dois meses, que distanciou a água em mais de quinhentos metros do local de capitação do SAAE, empresa que fornece água na comunidade, sem que tal fato fosse acometido de providencias preventivas, alastrando-se dia-a-dia e prejudicando aquele povo, que pena diariamente, ficando a mercê dos pipeiros.

O interessante é que a conta de água chega mensalmente e “às custas” da aquisição do bem precioso e leva-se o tempo que a “qualidade” se perde. Sem correnteza registra-se o acúmulo de água nos poços onde são retiradas e fornecidas às residências, alastrando e pulverizando doenças “oportunas” e oriundas do uso da água sem o devido tratamento.

O curioso é que a localidade, que já teve dois vereadores, não sabe a quem pedir “socorro”, haja vista que, fica a 150 km da cidade e seus ecos de força parecem chegar a Deus e não chegam aos ouvidos do Prefeito.

Antônio Pedro da Silva

Rua da Amburana

Piçarrão - Sento-se-Ba

Fotos de Arquivo do Blog
Variadas
21 de Outubro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

O cantor Alan Cleber estará no comando do show 'Axé Magia', em que irá interpretar antigos clássicos do axé music, na próxima sexta-feira (24),  na casa de show Depósitto Dancing, em Juazeiro. Para Alan, este é um dos seus shows mais queridos. "É uma apresentação maravilhosa e emocionante. Uma das que o público mais curte. Existem verdadeiros hinos do axé dos anos 80 e 90 que são imortalizados. Até hoje em qualquer carnaval ou festa baiana os artistas tocam. E eu vou resgatar os melhores hits para agitar a noite desta sexta", adianta. Além de Alan Cleber, uma outra atração será confirmada, e também trará canções antigas de um outro gênero musical. A edição especial "Revivendo Clássicos" acontece nesta sexta (24), a partir das 23h, no Depósitto Dancing, em Juazeiro.

Foto: Portal Zap
Variadas
21 de Outubro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário

Estão abertas as inscrições para os minicursos e oficinas da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), que será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, como parte das comemorações dos 10 anos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições, gratuitas e abertas ao público, serão realizadas pela internet, através do preenchimento do formulário de inscrição, até a próxima segunda-feira (27). A Fliunivasf será realizada no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), sob a coordenação do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf. 

Serão ofertados os minicursos de ‘Gramática’, ‘Elaboração de artigos científicos’, ‘Organização de original de única autoria ou coletânea’ e ‘Redação oficial’; além das oficinas de ‘Língua Brasileiras de Sinais (Libras)’, ‘Educação ambiental’, ‘Grafologia e Métrica poética, fabricação de pífanos em PVC e composição musical’. Essas atividades serão ministradas por servidores da Univasf e profissionais de outras instituições. As datas, locais e horários estão disponíveis no site da Fliunivasf. 

Com o tema “Múltiplos Diálogos: Olhares e Expressões Interdisciplinares no Sertão”, a Festa Literária também irá promover mesas redondas, palestras e apresentações culturais. Já confirmaram presença no evento o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Durval Muniz Albuquerque Júnior; a diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano, Niéde Guidon; o presidente da Academia Brasileira de Letras de Brasília, José Carlos Gentili; e o pesquisador em psicossomática Jean Claude Obry. 

Na Fliunivasf, haverá ainda espaços destinados à venda e exposição de livros de autores locais, cordéis, bate-papo entre autores e público, e divulgação de projetos e ações da Univasf. Sessões de leitura de gibis e cordéis, contações de histórias, apresentações com fantoches e atividades do programa Embrapa & Escola também serão realizadas. Para participar das atividades voltadas para o público infanto-juvenil, as escolas devem realizar o agendamento com a comissão organizadora do evento, através do e-mail fliunivasf@univasf.edu.br ou pelos telefones (87) 2101-6759/6889. 

Ascom Univasf
Espaço do Leitor
21 de Outubro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo José,

Com o final da obra da Avenida Irmã Dulce no bairro Alto da Aliança, utilizamos deste espaço para alertar os que transitam nesta via: As sinalizações estão sendo concluídas e os condutores precisam ter muita atenção e assim a evitar acidentes.

Colhemos do presente Geraldo, para agradecer e parabenizar ao Prefeito Isaac Carvalho e sua equipe, a comunidade do Alto da Aliança e Vila Tiradentes que estão recebendo mais uma grande obra e tão sonhada por todos nós comunitários.

Graças a Deus aconteceu, fruto de lutas. Esta é mais uma vitória do nosso povo. Sabemos que tem mais por acontecer e vamos continuar cobrando, ou seja, na luta com a convicção do nosso dever cumprido neste momento.

Gratos

Cícero José da Silva – Morador e líder sindical

Thiago Ribeiro Ferreira e Manoel Francisco dos Santos – Líderes comunitários

Política
21 de Outubro / 2014 às 06:29 | 1 Comentário

Com as atenções voltadas para o segundo turno das eleições presidenciais a maioria dos vereadores não compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (20) e por falta de quórum a reunião foi aberta pelo vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé e logo em seguida encerrada porque não tinha número se quer para votar a ata do encontro anterior. Estiveram presentes na Casa Aprígio Duarte apenas os vereadores: Caffé, Alex Tanuri, Anastácio José, Sargento Bastos e Amilton Ferreira. Ninguém justificou a ausência em plenário.

Da redação com foto de Geraldo José
Variadas
21 de Outubro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

O melhor período para o varejo se aproxima e com ele aumentam as expectativas de lojistas e clientes. Os primeiros em busca de sucesso nas vendas; os outros procurando um atendimento diferenciado e de qualidade na hora das compras do Natal. Buscando o aperfeiçoamento das equipes e a satisfação dos clientes, o River Shopping, em Petrolina, investe na capacitação dos lojistas e promove a palestra “Natal – Festa de vendas” nesta terça-feira (21). Atendimento dinâmico e eficaz, formação de equipes, o papel do colaborador temporário, organização e planejamento são assuntos que a consultoraMárcia Toscano irá apresentar. A atividade integra o Programa de Treinamento Qualificando.

“O boca a boca é muito importante para o varejo. Um cliente satisfeito vale por mil. E a capacitação é uma das melhores maneiras de se oferecer um serviço diferenciado. A troca de experiências com outros lojistas e com profissionais especializados possibilita uma melhoria no atendimento, na apresentação dos produtos e no alcance de bons índices nas vendas”, diz a gerente de Marketing do River Shopping, Eliária Reis.

Sobre a palestrante – Márcia Toscano é consultora, coach e palestrante e atua em Pesquisa e Diagnóstico de Clima Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Avaliação de Perfis Profissionais, Seleção, Treinamentos Comportamentais, Comunicação e Vendas. Socióloga, pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica, com curso de extensão na Escola Superior de Propaganda e Marketing, titulada pela SBC e pelo IBC em Personal e Professional Coaching, Eneagrama e Comportamento Humano pelo IBE; Dinâmicas de Grupo pela CrerSerMais.

Espaço do Leitor
20 de Outubro / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Roberto Malvezzi (Gogó)

A nordestina que assistia televisão começa a chorar quando vê o sofrimento de uma mulher paulistana da periferia, com a pia cheia de pratos, o vaso sanitário cheio de outras coisas, há dois dias sem tomar banho e sem saber como lidar com essa penúria de água.

Essa história ouvi na cidade de Canudos nesse sábado passado, aqui no sertão da Bahia, local simbólico da luta nordestina pela terra e pela água. Quem me contou foi o Pe. Alberto, pároco da cidade, durante a romaria de Canudos que acontece todos os anos.

Não queria estar na pele de Geraldo Alckmin quando essa eleição passar. Quando os “sem água” saírem às ruas, como fizeram em Cochabamba (Bolívia), em Rosário (Argentina) ou em tantas cidades nordestinas em outras épocas, a classe política vai conhecer o que é a fúria popular causada pela sede. Como se diz aqui pelo sertão “a fome e a sede tem cara de herege”.  

O sofrimento humano causado pela falta d’água se generaliza em todo o país. Primeiro como resultado de um processo histórico de degradação e maltrato para com nossos mananciais. Segundo pela incapacidade total de nossas autoridades que tem poder de decisão de ver o que acontece e tomar medidas preventivas contra o pior. Terceiro porque a questão eleitoral não permite o debate sério que a cidade de São Paulo e outras regiões do país – como o São Francisco - terão que tomar ao menos para sobreviver, causando até piedade de uma senhora nordestina que sabe o que é passar uma vida labutando por um pouco de água. Hoje, no sertão de Canudos, ela está muito melhor que a paulistana.

O sofrimento humano deveria gerar solidariedade, não preconceitos e raivas. Prefiro a sensibilidade da nordestina de Canudos que todos os discursos feitos nessa eleição contra o Nordeste e seu povo. A voz das redes sociais, então, mesmo vindo de médicos, advogados, políticos, intelectuais, etc., espelha o que há de pior no ser humano. A lágrima da nordestina o que há de melhor no Nordeste e no povo brasileiro.

Mas, Alckmin que se proteja. Basta um palito de fósforo e essa água pega fogo. 

Variadas
20 de Outubro / 2014 às 22:30 | 1 Comentário

Na sexta-feira, 17 de outubro, mais de 5mil manifestantes da região do médio São Francisco participaram do Ato Público em defesa do Rio, que aconteceu no município de Bom Jesus da Lapa. O Ato, denominado “Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água”, foi iniciado no Centro do município e teve uma caminhada até a ponte sobre o rio. Antes, a largura média do rio ao passar pela cidade era de 600 metros e hoje não passa de 150 metros de uma margem à outra. Ao chegar à ponte, os manifestantes despejaram água, levada em vasilhas, no leito do rio para simbolizar o desejo de ver o rio cheio novamente.

O Ato, promovido por diversas entidades ligas à Articulação Popular São Francisco Vivo (SFVivo), denunciou a grave situação em que o rio se encontra com o nível de água mais baixo já visto e com a sua principal nascente seca. De acordo com Samuel Britto, da SFVivo, o objetivo das manifestações é “sensibilizar os brasileiros para a necessidade de medidas urgentes que contenham sua devastação total do Rio”, disse.

Confira a Carta aberta a Sociedade e às Autoridades produzida para o Ato Público.

Articulação Popular São Francisco Vivo
Política
20 de Outubro / 2014 às 22:00 | 2 Comentários

O trabalho que o deputado Roberto Carlos desempenha em toda Bahia foi retribuído, mais uma vez, nas urnas. Ele foi o único parlamentar que teve votos em todos os municípios da Bahia, pela segunda vez consecutiva. Segundo o deputado, esta confiança e reconhecimento é um grande incentivo para continuar o trabalho, não apenas em seu polo eleitoral, que é a região norte do Estado, mas por toda a Bahia que reconheceu o seu trabalho.

“Como parlamentar, é a minha obrigação trabalhar pelo nosso Estado. Ser o único deputado votado em todas as 417 cidades de nosso Estado é, sem dúvida, um grande incentivo para trabalhar mais e melhor. No parlamento, vou dar continuidade ao trabalho que não beneficia apenas alguns, mas todos os baianos. Saberei retribuir esta confiança”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
20 de Outubro / 2014 às 21:30 | 1 Comentário

O vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé voltou a destacar as melhorias conquistadas para sua comunidade, o bairro João Paulo II, em Juazeiro. Segundo Caffé, muitas dessas conquistas são graças a sua luta junto ao Poder Público Municipal.

“Nasci com o João Paulo II, sou um dos primeiros moradores do bairro e defendo a minha comunidade. Tenho que agradecer ao prefeito Isaac (Carvalho) pelo que ele tem feito. Hoje temos três grandes creches, foi feita a estação elevatória, que já está funcionando, e não vemos mais o esgoto a céu aberto. Fizemos a iluminação da avenida do distrito industrial, ali todo dia tinha acidente, agora iluminamos e acabaram os problemas dos acidentes”, ressaltou, o vereador, no Programa Geraldo José.

Caffé já tinha comemorado o impasse resolvido da estrada que liga a construção das casas do Condomínio Brisa da Serra (MCMV) e a caixa D’água na avenida Shefick Khoury no João Paulo II. Agora o vereador informa que solicitou o calçamento das rua do Parque Residencial e a reforma da Praça do João Paulo II.

“Os moradores precisam ver na Câmara o quanto esse vereador defende a nossa comunidade. Já fiz a indicação para o calçamento de todas as ruas do Parque Residencial. Sobre a praça, também fiz a indicação para a reforma”, disse.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Política
20 de Outubro / 2014 às 21:00 | 1 Comentário

A II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Maniçoba realizada no último final de semana (17 a 19 de outubro), no clube social do distrito; oportunizou aos produtores dos perímetros irrigados um contato maior com a caprinovinocultura, despertando a importância do setor para a região. O evento que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), da ACCOSSF e da Associação dos Produtores do distrito, também contou com a parceria da ADAB, EBDA, Sebrae, Codevasf, Univasf, CESOL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Durante os três dias de evento o público presente pode conferir além da exposição de animais, apresentações culturais das escolas municipais do distrito, palestra sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS realizada pelo STRJ, e o dia de campo na fazenda Tiburuna sobre a criação de ovinos no sistema intensivo de pastagem.

O dia de campo sobre a criação de ovinos no sistema intensivo, foi o diferencial da feira, pois proporcionou aos criadores locais conhecer as instalações do aprisco, além do plantel de animais composto por ovinos da raça dorper e mestiças receptoras (que servem de barrigas de aluguel para a transferência de embriões). "Na ocasião os criadores também conheceram in loco o manejo das pastagens em piquetes, que consiste na pastagem rotativa em áreas subdivididas onde o sistema de irrigação é por aspersão e fértil irrigação", explicou o supervisor da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco).

Um dos focos da feira foi a integração da caprinovinocultura com a área irrigada, uma nova realidade para os criadores da região. "Essa é uma alternativa mais que viável, onde os criadores poderão unir os dois potenciais da nossa região. Nessa edição demos destaque as potencialidades da cadeia produtiva e a agregação de novas tecnologias através da troca de experiências", destacou o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira. O evento que também contou com a presença do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL) através da exposição de produtos provenientes do umbu (doces, geleias e compotas), foi finalizado com um churrasco de bode oferecido aos produtores e visitantes.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEAPA
Política
20 de Outubro / 2014 às 20:30 | 2 Comentários

O Prefeito Luiz Vicente Berti participou no último sábado, 18, no Clube Santana de um café da manhã em homenagem ao "Dia do Professor". O gestor saudou os profissionais da educação do município e falou sobre a importância de cada um deles na melhoria da qualidade da educação, uma meta que vendo perseguida pela administração, através da implantação de programas, recuperação de escolas, capacitações, investimentos na merenda escolar, nas condições de trabalho, qualificação profissional  e valorização salarial. Na programação festiva, houve momentos de interação entre os profissionais, com brincadeiras, dinâmicas de grupo, arte e muita alegria.

"Este é um dia de muita comemoração, já que conquistamos avanços significativos para a educação em Sobradinho. Mas é também um dia de reflexão sobre os caminhos que devemos trilhar para garantir as nossas crianças e jovens uma escola cada vez mais atrativa, qualificada, produtora de saberes e de cidadania. Esse é um compromisso da gestão e todos os profissionais envolvidos com a educação", declarou Luiz Vicente Berti.

A secretária Dulcilene Kestering aproveitou o momento para prestar contas das principais realizações nestes vinte e um meses de administração, destacando o piso dos professores acima da média salarial,  reconstrução e reforma de 13 escolas municipais, implantação do "Sobradinho Sustentável" , que introduziu o pescado na merenda escolar e a adesão aos Programas Mais Educação, Mais Cultura na Escola, Atleta nas Escolas e Todos pela Educação.

O Prefeito Luiz Vicente Berti falou ainda sobre os projetos já em andamento e destacou o início das obras do CES, que teve seu contrato assinado e publicado no mês de setembro; a Reforma da Creche Yeda Barradas e da contratação da Creche Proinfância, uma obra já licitada, além da implantação da Universidade Para Todos.

Ascom Sobradinho
Espaço do Leitor
20 de Outubro / 2014 às 20:00 | 4 Comentários

Aquele texto já prontinho, maneiro, leve, que trata de uma das mais belas imagens da Natureza, foi rapidamente substituído por esse, ficando adiado para a próxima semana, quando esperamos que a lama já tenha assentado, ainda que a bagunça do mangue continue...

Eu não ia mais tratar de política nesses dias, mas, as cenas, as fotos e os fatos ocorridos no DEBATE do dia 16.10.2014, deixaram minhas mãos num estado parecido de quem tem cacoetes e, no meu caso, fiquei sentindo vontade de teclar e digitar, e quando menos esperava lá estava eu, balançando os dedos como se estivesse dedilhando algumas palavras...

Juro a vocês que não assisti ao Debate, mas era melhor que tivesse assistido. Como vivo acordadinho e pendurado na net, a todo instante ficava tendo informações aos montes até porque quando a noticia não é muito boa aí é que rende mesmo... Então, a todo o momento eu lia um tópico tipo assim: a bolsa é minha – o plano é meu – meteram a mão no ouro negro... Mas, ninguém disse que o Povo que a tudo mantém é o dono de tudo...

Ninguém quis saber se naquele horário as crianças estavam no sofá vendo TV, tomando seu chá, café, chocolate ou mingau, dependendo do seu grau de vida... Ninguém quis saber que os idosos também podiam estar assistindo aquela briga de foices, onde um quer chegar, e o outro não quer largar o Poder... Ninguém tomou conhecimento de nada e sentaram a pua e o pau pra cima, num dos mais baixos Debates desde 1989 segundo quem está mais perto deles, e mais entende de política do que esse simples leitor do blog...

Foi sim um evento “inesquecível” para jamais a gente lembrar... Mas, aquilo não foi nenhuma novidade se olharmos para trás e lembrarmos quando a menina da floresta ainda participava do jogo... Coitada, tomou tanta bordoada inventada que caiu da escada onde lá estava muitos degraus acima, vindo a desabar de uma vez... E o resultado todos sabem!

E aqui cabe a pergunta: Cadê as propostas, os projetos, quando menos as melhores intenções? Nada vezes nada disseram, só o ódio apareceu, cresceu e floresceu a cada oportunidade concedida através dos meios de comunicações e das redes sociais...

E tem mais: extrapolaram a brincadeira com a inteligência do eleitor, e para melhor ilustrar o texto fui buscar a imagem do filme GLADIADOR, onde o ódio de um se torna mortal contra o outro chegando a esse ponto da ilustração motivado pela ganância do Poder... Como esse sentimento é nocivo à saúde, faltou pouco para o pior acontecer, tanto que, alguém dura na queda quase veio a desfalecer para o mundo todo ver...

Agora deixe fazer a seguinte pergunta: Como você se sentiu vendo tanto desnível, tantos podres e tantos maus odores, tanta virulência e tanto marketing de si mesmo? Falando francamente, mesmo não tendo assistido, particularmente, achei falta de respeito com eles próprios, com o eleitor-telespectador, e todo o POVO BRASILEIRO...

Já finalizando, olha o que leio: “Candidatos mantêm ataques na TV, contrariando decisão da Justiça Eleitoral”. Ou seja, pelo jeito o ódio não quer calar... Ah, poderia até esperar o debate desse domingo 19.10 para comentar, mas, minha intuição me mandou parar por aqui...!!!

Palavra final: 26.10 - A responsabilidade é nossa, as consequências nossas também...

Acord@dinho.

Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do Blog.

Eleições
20 de Outubro / 2014 às 19:30 | 19 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
Dilma Rousseff (PT): 52%
Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Aécio Neves (PSDB): 46%
Dilma Rousseff (PT): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

2º TURNO

Certeza do voto

O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem

1º turno
No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55%

G1
Política
20 de Outubro / 2014 às 19:00 | 9 Comentários

Agricultores e agricultoras familiares de todo o Semiárido se organizam para ir às ruas e anunciar em alto e bom som porque apoiam a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Nesta terça-feira (21), cerca de 30 mil homens e mulheres que vivem e produzem desafiando os ciclos de estiagem se encontrarão em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) para defender o projeto de convivência com o Semiárido, encampado pelos movimentos sociais e articulações da sociedade civil, como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Neste ato público está prevista a presença de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Neste momento, vamos dizer para o Brasil o quanto a vida dos povos mudou como reflexo de muita luta social, de muita resistência das comunidades, e por estarem vivenciando as políticas públicas de convivência em diversos campos, como da democratização do acesso à água, possibilidades de mais créditos que fortalecem a agricultura familiar e camponesa, programas de aquisição de alimentos, o fortalecimento das sementes, entre outros”, anunciou Valquíria Lima, da Coordenação Executiva da ASA pelo estado de Minas Gerais durante participação no programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta segunda-feira (20).

Valquíria destaca também que o ato será um momento importante para que os povos do Semiárido afirmem a necessidade de avanços concretos em vários outros campos como “o debate da reforma agrária, a democratização dos meios de comunicação, a demarcação das terras indígenas e quilombolas, existe um processo crescente que tem expulsado as famílias do Semiárido de suas terras a partir de projetos de mineração, da monocultura de eucalipto, das grandes áreas de expansão de soja no Cerrado, e as grandes obras de transposição de rios, como ainda um reflexo da velha política de democratizar a água. Nós ainda precisamos avançar muito mais”, assegura Valquíria acrescentando que está sendo preparado um documento com os compromissos que os povos do Semiárido querem que a próxima gestão de Dilma assuma com seriedade.

Preparativos – Desde a semana passada, os coletivos estaduais da ASA se organizam para trazer milhares de pessoas para o ato. Do Ceará, o Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), que representa a articulação no estado, está mobilizando pessoas de mais de 100 dos 180 municípios cearenses. Serão entre 16 e 18 ônibus que vão conduzir cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de técnicos que trabalham em organizações da ASA. “Vamos levar também faixas e uma boneca gigante vestida de vermelho e com a hashtag #PeloSemiáridoDilma13”, conta Rosa Nascimento, assessora pedagógica do Fórum Cearense.

Da Bahia, um dos estados anfitriões, foram contabilizados 91 ônibus que partirão das regiões mais distantes do local do ato. “A nossa estratégia é concentrar a mobilização na região próxima a Juazeiro. De lá, devem ir mais de quatro mil pessoas”, informa Rubinha, assessora técnica da ASA Bahia.

De Minas, estado mais distante, está prevista a saída de 100 pessoas. “Nós preferimos doar recursos para a Bahia levar mais gente”, conta Valquíria. Já a ASA Paraíba, que esteve reunida durante todo o dia de hoje, tem a expectativa de mobilizar 22 ônibus para levar mais de mil pessoas, a maior parte proveniente da parte do estado mais perto da divisa com Pernambuco e Ceará, que é a região do Alto Sertão Paraibano. De Pernambuco, mobilizadas pela ASA estadual, devem participar cerca de cinco mil pessoas. Outras cinco mil vão por conta da Fetape, de acordo com Doriel Barros.

Nas redes sociais – Desde o dia de publicação da carta da ASA “Pelas vidas e dignidade no Semiárido, apoiamos Dilma!”, a página da ASA no Facebook vive momento de muita movimentação, com as curtidas e os compartilhamentos dos conteúdos publicados. O álbum com as fotos dos membros da Coordenação Executiva segurando um cartaz com a hashtag #PeloSemiaridoDilma13 alcançou um dos maiores índices de visualizações já atingidos: 9.400. Há uma mobilização em curso, principalmente pelo Facebook, conectando pessoas de organizações ligadas à ASA ou não decretando publicamente seu apoio à reeleição de Dilma em prol do avanço do projeto de convivência com o Semiárido.

Organização – Esse ato é resultado da união de forças da sociedade civil organizada que milita no campo da agricultura familiar e camponesa no Semiárido. Além da ASA, a mobilização está sendo organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Movimento Sindical, Articulação Semiárido Vivo, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, entre outros.

Ascom ASA
Informativos
20 de Outubro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

 

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, antecipou para a próxima segunda-feira (27) o feriado alusivo ao Dia do Servidor Público, que é comemorado na terça-feira (28). Na segunda-feira, o expediente nas repartições municipais será facultativo, com exceção dos serviços da área de saúde (Samu, UPA, as unidades de Saúde dos distritos de Maniçoba e Itamotinga que irão funcionar das 19h às 7h do dia 28, e os hospitais administrados pelo Governo Municipal).

Ascom PMJ Foto de arquivo do Blog
Eleições
20 de Outubro / 2014 às 17:57 | 15 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Centenas de pessoas lotaram as ruas do centro de Juazeiro neste último sábado, 18, em uma caminhada pró Aécio Neves (PSDB), candidato à presidente da República. O ato público contou com a participação do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), do ex-prefeito e ex-deputado Joseph Bandeira (PSB), do ex-prefeito e atual secretário de educação da capital, Jorge Khoury,  do vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), de deputados estaduais e federias eleitos, dos vereadores de Juazeiro, Zé Carlos Medeiros (PV), Suzana Ramos (PTdoB), Amilton Ferreira (DEM), Alex Tanuri (PSDB) e Neguinha da Santa Casa(PV),  do advogado Marcio Jandir, além de comunitários, suplentes de vereador e lideranças de várias cidades da região Norte. 

Durante a caminhada, ACM Neto e Joseph Bandeira foram  saudados pela população que estava no centro comercial da cidade. Para a estudante de medicina, Carla Araujo, a aceitação da candidatura do tucano foi muito boa. “Estamos juntos lutando por um Brasil mais justo, unido e decente. Foi impressionante como as pessoas estão percebemos que esse projeto é o melhor para o Brasil. Aqui, no vale, estamos fazendo a nossa parte e, com certeza,  a votação de Aécio será maior que no primeiro turno. Queremos uma educação e uma saúde de qualidade”, pontua.

Segundo Francisco de Oliveira, morador do bairro do Quidé, a caminhada foi muito boa. “Juazeiro provou que não quer esse partido mais no poder. Vejam a multidão que lotou o centro. Vamos dar o nosso grito de liberdade desse governo corrupto, sem ética que não está atendendo as nossas principais necessidades. Agora é Aécio”, declara.

Durante o discurso, o prefeito de Salvador agradeceu a militância e solicitou que todo mundo estivesse engajado na eleição de Aécio Neves que “ será o melhor presidente do  que Brasil já teve”. Joseph Bandeira conclamou os apoiadores que lotaram a Praça São Thiago Maior para seguir na luta e eleger Aécio Neves presidente do Brasil. “Precisamos nos livrar do ‘Partidos dos Traidores’ e colocar o Brasil no eixo”, arrancando aplausos e gritos de ordem, como o “Fora PT!”.

Ascom Vereador Zé Carlos Medeiros
Política
20 de Outubro / 2014 às 17:36 | 1 Comentário

Em resposta ao morador, José Batista da Silva, do Parque Residencial, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro informa que a ação foi incluída na programação do setor de iluminação e que amanhã a equipe estará nas quadras " F " e " D" para atender a demanda apresentada.

 

Eleições
20 de Outubro / 2014 às 17:00 | 4 Comentários

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) afirmou, em entrevista à Folha, que o PT procurou banalizar o tema corrupção, na tentativa de nivelar todos os políticos. Na campanha do aliado Aécio Neves (PSDB), ele promete que o tucano terá “um olhar muito especial para o Nordeste”. “Isso incomoda o PT, porque eles querem chamar para si a condição de donos, de proprietários de uma região. E, isso, não vamos aceitar”, acusou o democrata. Ele rebateu a afirmação do governador Jaques Wagner, que declarou que a corrupção é um tema rejeitado pela população. “O governador [Jaques Wagner] certamente é uma das últimas pessoas que têm autoridade para falar sobre corrupção. Seja por sua relação direta com os petistas envolvidos em escândalos recentes, seja pelo fato de ter colocado [o ex-presidente da Petrobras] José Sérgio Gabrielli como um secretário forte de seu governo”, sugeriu Neto. O prefeito diz que a nomeação de Gabrielli como parte do governo baiano trouxe uma conexão da Bahia com o escândalo da Petrobras.

BN
Policial
20 de Outubro / 2014 às 16:30 | 1 Comentário

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Paulo Antônio de Souza, 25 anos, por agredir a própria mãe de 43 anos com socos e empurrões, na rua volta redonda, Bairro Alto da Maravilha, sábado (18), às 13h30. Vítima e acusado foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde Paulo de Souza foi autuado em flagrante.

Informativos
20 de Outubro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário
 
A Prefeitura de Petrolina , através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural, informa que as feiras livres que acontecem aos domingos, serão antecipadas para o sábado (25), em virtude das  eleições que ocorrerão no próximo domingo (26).
Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
20 de Outubro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão após disparo acidental de arma de fogo, que atingiu uma criança de 11 anos, na Cidade de Ponto Novo, neste domingo (19), às 11h30.

Quando a guarnição tomou conhecimento de que uma criança encontrava-se no hospital vítima de disparo de arma de fogo, partiu em diligência à procura do autor e localizou Valton Santos Lima, 20 anos, em sua residência, na localidade de Fazenda Várzea da Capoeira, na zona rural.

A vítima foi transferida para a Cidade de Petrolina. O autor foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, juntamente com uma espingarda de fabricação caseira, onde foi autuado em flagrante.

Variadas
20 de Outubro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Este domingo (19) marcou a cerimônia de batismo e  graduação de 30 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, que participaram da primeira turma de capoeira da instituição.

A Escola, assim como outras unidades educacionais de Petrolina, integra o programa do governo federal, executado pela Prefeitura Municipal, + Educação, que tem o objetivo de aumentar o tempo de permanência do aluno na escola para melhorar seu desempenho. 
160 alunos da Escola Paulo Freire participam do programa, envolvidos em atividades como capoeira, fanfarra, futebol,  percussão, letramento e fotografia.    
                
Para a gestora da Escola, Maria de Lourdes Gomes, as atividades são uma forma de estimular nos alunos características cognitivas e  físicas. "Nosso objetivo é promover a educação em tempo integral, aliando atividades curriculares ao esporte, recreação, cultura e ações que despertem nos alunos aptidões que melhorem seu desempenho na escola e nas suas relações familiares. Isso é um fator decisivo para diminuir a evasão escolar", avalia Maria de Lourdes.

O aluno do 5º ano, André Luís, de 10 anos, garante que após seis meses frequentando as aulas de capoeira consegue perceber melhoras dentro e fora da sala. "Minha mãe diz que não dou mais trabalho e consigo estudar mais e ir  melhor nas provas", afirma entre risos o menino, após receber sua corda de primeira graduação.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
20 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Na última sexta-feira (17) a secretária de Saúde, Lucia Giesta, recebeu com membros do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE) para ouvir suas reivindicações com relação ao reajuste salarial dos profissionais enfermeiros da Prefeitura Municipal de Petrolina, além de outras reivindicações para a categoria como gratificações e auxílio alimentação.

“Neste primeiro diálogo ouvi suas reivindicações, vou discutir com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Governo, Geraldo Junior, o pleito da categoria. Sabemos da importância da valorização salarial para qualquer profissional, por isso a gestão está sempre aberta para ouvir seus servidores”, afirmou a gestora da pasta Lucia Giesta.

A presidente do Sindicato, Dra Berenice Garces, sai esperançoso do encontro com a gestora. “A gente sai com o sentimento de esperança que o nosso pleito seja atendido, já que, hoje, o salário do enfermeiro no município precisa passar por reajustes. A secretária já agendou para o próximo mês um novo momento para discussão e esperamos que avancemos nas negociações”, disse Berenice. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Esporte
20 de Outubro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Na tarde do último sábado (18), o rosa coloriu as principais avenidas de Petrolina com os corredores participantes da 3ª edição da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) em parceria com o SESC Petrolina e TV Grande Rio.

O evento ainda recebeu apoio de empresas e instituições como Unimed, River Shopping, Avon, Instituto de Oncologia de Petrolina, Instituto de Educação de Petrolina, Touch River Shopping, Suco de uva Terra Sol, Unicred, Petromol e Oncoprod. Contou ainda com o apoio científico dos laboratórios Eurofarma, Zodiac, Uni Hospitalar, Central de Medicamentos (CDM) que tiveram seus representantes participando como corredores durante a corrida, todos vieram da capital pernambucana para prestigiar o evento.

Foram 1018 inscritos, desses 52% foram mulheres. Para Simone Daiane Aquino Alves, 1ª colocada na categoria geral feminino, tendo realizado os 10km em 40 minutos e 15 segundos, participar dessa iniciativa de causa tão nobre só a estimula cada vez mais e contou da felicidade da vitória. “Fiquei muito feliz por este tri, é muito gratificante manter este título, pois mostra o quanto vale a pena meu esforço nos treinos”, declarou.

Para o percurso foram disponibilizados a segurança e apoios necessários, desde a participação de socorristas, médicos, ambulâncias, hidratação (distribuição de água durante percurso e isotônico, frutas na linha de chegada), além da parceria estabelecida com o 72º BI Mtz, 5º BPM, Corpo de Bombeiros, EPTTC e Guarda Municipal.

De acordo com o presidente da APAMI, Augusto de Souza Coelho, a campanha foi um sucesso absoluto. “O evento foi prestigiado por muitas pessoas da comunidade, das mais diferentes faixas etárias e todo mundo demonstrou um espírito esportivo muito grande e, sobretudo, com um sentimento de identificação e afinidade com os objetivos da promoção que é a campanha de prevenção do câncer de mama”, celebrou o presidente.

O gerente do SESC Petrolina, Hednilson Bezerra, ressaltou a importância da parceria estabelecida entre as instituições. “Um projeto que tem como finalidade a prevenção do câncer de mama e ao mesmo tempo estimula a prática de atividades saudáveis é, sem dúvidas, uma ideia que o SESC abraça com muita vontade e lisonja”, afirmou.

Confira a lista dos primeiros colocados de cada categoria:

GERAL - FEMININO

1 - SIMONE DAIANE AQUINO ALVES

2 - MARINA GOMES MARCAL

3 - ELIENE FLORÊNCIO DA COSTA

4 - GERALDA ADRIANA VENÂNCIO DA COSTA

5 - VANUZIA MONTEIRO DOS SANTOS

GERAL - MASCULINO

1 - MOISÉS PEREIRA ROSA

2 - ANDRÉ DOS SANTOS SANTANA

3 - LUCAS DE JESUS

4 - KLEONNES OLIVEIRA BALBINO

5 - RONALDO AMORIM DA SILVA

DEFICIENTE VISUAL - MASCULINO

1 - JOSOALDO COELHO DA SILVA

2 - JAYLTON SANTOS DE OLIVEIRA

DEFICIENTE FÍSICO MEMBRO SUPERIOR - MASCULINO

1 - GEORGIANO SILVA DE BARROS

DEFICIENTE INTELECTO - MASCULINO

1 - FERNANDO DA SILVA GONÇALVES

DEFICIENTE AUDITIVO - MASCULINO

1 - FRANCISCO GABRIEL SOARES DE SOUSA

DEFICIENTE MEMBRO INFERIOR - MASCULINO

1 - FRANCISCO DANIEL COELHO DA SILVA

Asscom
Variadas
20 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Devido instrução do Ministério da Saúde o 6ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) será antecipado em todo país, em Petrolina, a pesquisa acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro. Ao todo, 122 profissionais entre agentes de endemias e supervisores, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, estão em campo a partir de hoje (20).

“A sexta pesquisa desse ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde, pois o órgão realizará uma coletiva com a imprensa nacional para divulgar a situação epidemiológica e entomológica da dengue nos estados e municípios. Para isso é preciso antecipar o período da pesquisa”, explica o gerente de Endemias Jailson de Araújo.

Na última pesquisa Petrolina registrou baixo risco para uma epidemia de dengue com 0,7% para infestação predial. Os parâmetros do Ministério da Saúde para classificação de risco de epidemia de dengue são 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco. O LIRAa tem o objetivo de identificar as áreas de risco para infestação do mosquito transmissor da dengue. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Espaço do Leitor
20 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Caro amigo Geraldo José,

Estas ruas ficam no bairro Parque Residencial em completa escuridão, e que acontece acidentes com bicicletas, motos e até automóveis, para amenizar os moradores estão colocando lâmpadas nas portas e enquanto estamos acordados fica iluminado, quando vamos dormir, ai quem passar pode ser assaltado ou coisa parecida. Para que fique claro esse cruzamento fica nas quadras " F " e " D", esquina da casa 118 e 350.

José Batista da Silva

Variadas
20 de Outubro / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

A Embrapa Semiárido realizará o XIII Curso de Manejo da Irrigação, coordenado por Dr. Marcelo Calgaro, pesquisador na área de Irrigação e Drenagem, no Escritório de Apoio, localizado no Centro de Convenções - Petrolina-PE - nos dias 22 a 25 deste mês.

O curso tem o objetivo de dar suporte aos técnicos da área na tomada de decisão de quando e quanto irrigar, além de capacitá-los na tomada de amostras indeformadas de solo e manejo de equipamentos para monitoramento de teor de água no solo.

As aulas teóricas ocorrerão à noite, das 19 às 22 horas (22 a 24/10). No último dia, 25/10, será a aula prática, no horário de 08 às 12 horas, quando serão administradas instruções sobre a instalação de tensiômetros, o uso de estação meteorológica, a coleta de solos para determinação da densidade do solo e curva de retenção de água no solo.

As inscrições já se encontram abertas (vagas limitadas) e poderão ser efetivadas, até o dia 22/10/14, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, com Mariléa Rodrigues e Gilberto Pires.

Ascom Embrapa Semiárido
Variadas
20 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

CANTOR E COMPOSITOR PAULISTA REALIZA “CONVERSA MUSICAL” NA UNEB E FAZ SHOW NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

Parceiro de Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, Tom Zé, entre outros, Edvaldo Santana, vem desenvolvendo sua obra de maneira independente e peculiar, misturando elementos da música negra espalhada pelo mundo-: blues, reggae, salsa, rock, jazz, com ritmos que compõem a diversidade da música brasileira (samba, xote, choro, coco, baião), criando uma nova identidade estética dentro do caldeirão sonoro do planeta.

Em viagem pelo nordeste, divulgando o seu mais novo álbum “Jataí’, Edvaldo Santana estará participando, no dia 22 de outubro, a partir da 19h, no Canto de Tudo-UNEB, da primeira edição do “Conversas Musicais”, evento de caráter extensivo ligado ao projeto de pesquisa “Música e Educação”, coordenado pelos professores Paulo Soares e Odomaria Macêdo”, o qual pretende tornar-se um encontro marcado entre compositores (músicos e letristas), produtores, divulgadores, musicófilos e outros interessados nas múltiplas conexões da música na vida contemporânea, visando estabelecer um espaço de audição musical e de discussão pedagógica sobre produção, mediação, recepção e formação em música, bem como os processos criativos nesse campo.

No dia 24/10, sexta-feira, às 21 horas, Edvaldo Santana faz show na sala principal do Centro de Cultura Gilberto.  No repertório canções do mais recente álbum Jataí como "Nada no Mundo é igual", "Quando Deus quer até o diabo ajuda", "Amor é Graça", "A poda da Rosa" e tambem músicas representativas da sua trajetória artística: "Lobo Solitário", "Choro de Outono", "O jogador", "Variante". O bardo paulistano da zona leste estará fazendo um show solo onde canta e toca violão.

Variadas
20 de Outubro / 2014 às 11:28 | Nenhum Comentário
A Paroquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá-BA, estará celebrando, nos próximos dias, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. O distrito de Patamuté está localizado a 84KM da sede do município de Curaçá. Os ritos eucarísticos terão inicio no dia 31, na Gruta de Patamuté, com uma missa de recepção aos romeiros, às 19h30, em frente ao galpão dos romeiros. A gruta está situada a 18KM da sede do distrito.
No dia 01 de novembro, data em que também é comemorado o Dia de Todos os Santos, a programação da Romaria continuará por toda a manhã. Haverá missas às 6h,  8h e 10h no interior da gruta, para oportunizar os romeiros(as) a experiência de Jesus Cristo na Palavra e na Eucaristia.
O celebrante  Padre João de Sena, juntamente com os demais coordenadores do evento,  convida todos os romeiros das paróquias próximas a Curaçá para estarem presente em mais um ato de devoção e fé. “A Romaria da Gruta de Patamuté é um momento em que podemos fortalecer nossa caminhada na luta por um mundo melhor. Por isso  convidamos todos os romeiros das cidades circunvizinhas como Abaré, Rodelas, Glória, Chorrochó, Macururé, Canudos, Cansanção, Uauá, Sobradinho, Juazeiro, Monte Santo, Euclides da Cunha e os demais municípios, a estarem conosco nessas Celebrações Eucarísticas", ressalta.
A Gruta de Patamuté 
De acordo com o sociólogo Esmeraldo Lopes, no livro Caminhos de Curaçá, a Gruta de Patamuté foi descoberta no final do século XIX pelo padre missionário Pedro Cavalcante Rocha, que era pregador das Santas Missões. Entre os anos de 1905 e 1914 o padre Manoel Félix iniciou a Romaria da Gruta de Patamuté, o que se tornou um dos eventos religiosos mais expressivos no município de Curaçá. 
ASCOM Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito Fotos: Divulgação
Policial
20 de Outubro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Na última sexta-feira, dia 17, por volta das 15h, policiais militares da CIPE-CAATINGA, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão em desfavor de Uemerson Fidel Oliveira, natural de Chorrochó-Ba, residente na Travessa Aureliano Costa Andrade, centro – Chorrochó-Ba. Ao chegarem no endereço o mesmo não se encontrava, apenas a sua esposa que acompanhou a busca no local, onde foi encontrado em um dos cômodos 01 (uma) arma de fogo tipo revólver marca Taurus cal. 38, numero de série 1223280 especial com cabo de madeira 6 tiros e 06 (seis ) cartuchos intactos. A arma de fogo foi apresentada ao Agente de Policia Civil Paulo Cesar Alencar, na delegacia de Abaré.

Espaço do Leitor
20 de Outubro / 2014 às 10:31 | 5 Comentários

Na Lei, todo brasileiro tem o mesmo valor numérico diante da urna eletrônica. A premissa constitucional da igualdade de direitos só incomoda a elite egocêntrica que repudia compartilhar o que ela considera privilégio social: uma poltrona no avião, a vaga no estacionamento do shopping, o ingresso na faculdade de medicina...

Ao que parece, para os defensores dos brasileiros mais ricos (menos necessitados do governo, portanto), como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o voto deveria ser elitizado como na República Velha (1889-1930) onde os miseráveis (escravos, analfabetos) eram excluídos da votação. Fantasmas do voto censitário no qual o valor e peso do eleitorado eram ‘pesados’ em tostão (antiga moeda tupiniquim).

Só que, nos tempos atuais, a ascensão social de milhões dos brasileiros mais pobres enfraquece qualquer hipótese de nivelamento do eleitorado nacional pelo viés do poder econômico. Restou a FHC ‘segregar’ o eleitor brasileiro pelo nível de informação.

Contudo, o monopólio intelectual (secular no Brasil) começa a ruir. Com incentivos governamentais, milhões de jovens das classes sociais mais carentes estão nas universidades públicas e privadas (outrora redutos da elite); em cursos profissionalizantes ou em centros internacionais especializando-se, gratuitamente.

Mas nas entrelinhas, também se esconde o preconceito velado à inclusão social por meio da transferência de renda. Em países desenvolvidos como Alemanha, Finlândia, Estados Unidos é uma política pública para diminuir a desigualdade e no Brasil, uma esmola para conquistar o voto? Segundo a ONU, o programa Bolsa Família ajudou a tirar definitivamente o Brasil do Mapa da Fome mundial.

Ah, sim: o eleitor nordestino já mudou de Brasil. Deixou a função ajudante de pedreiro para ser engenheiro; o retirante voltou ao sertão para ter acesso à casa própria, energia elétrica (sem apagão), água potável (sem racionamento), carro. O sertanejo é madeira ‘de lei’ que cupim não rói, ainda que brote da caatinga.  

Claus Oliveira, jornalista.

Política
20 de Outubro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Sábado (18), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) iniciou uma série de visitas às localidades onde realizou campanha. O objetivo das visitas é agradecer os votos recebidos. O socialista visitou Afrânio, Dormentes, Santa Cruz, Ouricuri, Ipubi e Araripina e foi é o primeiro político a pisar nesses locais para reencontro com eleitores depois do processo eleitoral. Em todos os municípios visitados, Gonzaga Patriota discursou, agradeceu os votos e defendeu o nome de Aécio Neves para a eleição presidencial.

“Já dizia a minha mãe: quem o pouco não agradece, o muito não merece. Por isso, quero agradecer os votos e o apoio que recebi durante toda a campanha. Podem contar comigo, estarei em Brasília defendendo os interesses dos municípios, da região, de Pernambuco e do Brasil. Sobre o segundo turno estarei apoiando Aécio Neves, pois entendo que ele é a mudança que o País precisa neste momento”, declarou.

Durante as visitas, Gonzaga Patriota recebeu o carinho dos eleitores e ouviu várias histórias, como por exemplo a do Sr. do Pote, de Poço Dantas, em Santa Cruz: “Voto em Gonzaga desde a primeira eleição dele, ou seja, desde 1982. De lá pra cá, sempre acompanhei toda trajetória polícia dele e tenho orgulho de destinar o meu voto a um político como ele”, disse. Gonzaga Patriota seguirá com novas visitas a outros municípios onde realizou campanha. Ele tem feito um diferencial em relação aos outros políticos, antes e após o período eleitoral.

Ascom Gonzaga Patriota
Política
20 de Outubro / 2014 às 09:30 | 3 Comentários

A divulgação das pesquisas IBOPE e DATAFOLHA estão sendo aguardadas com ansiedade pelos comitês eleitorais dos candidatos à presidência da república, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Housseff (PT).

Os últimos números, do IBOPE e DATAFOLHA apontaram empate técnico, com Aécio ligeiramente à frente da petista.Os dois institutos indicaram 51% para o tucano, contra 49% de Dilma, dentro do limite da margem de erro.

A última pesquisa divulgada em rede nacional, pela Istoé/Sensus, considerando votos válidos, apontou números mais generosos para Aécio, com 56,4% contra 43,6% para a candidata do PT.

Nesta segunda feira a expectativa gira em torno da PESQUISA DATAFOLHA que será divulgada até o final do dia.

Em entrevista ao Programa Livre, da BAND, o diretor do DATAFOLHA, Mauro Paulino, confirmou para hoje a divulgação da mais nova pesquisa do instituto, ressaltando o grau de acirramento na disputa presidencial.

Variadas
20 de Outubro / 2014 às 09:02 | Nenhum Comentário

Fotos: 1-Maraísa entre o tio Jackson e o pai Josemar; 2-Maraísa com o esposo Leandro; 3 – Maraísa com o tio Jackson, a mãe Nadja e o pai Josemar.

Em solenidade bastante concorrida, realizada na sexta-feira, dia 10, a ACLASB (Academia de Ciências, Letras e Artes de Senhor do Bonfim) empossou novos membros que ocuparam cadeiras vagas de imortais da entidade. A advogada e escritora MARAÍSA SANTANA foi indicada pela professora Julieta Campos e ocupou a partir da solenidade, a cadeira que tem como PATRONO, o advogado e poeta bonfinense, EUGÊNIO ALBERTO LYRA SILVA, morto em setembro de 1977, no oeste da Bahia, na cidade de Santana Maria da Vitória, onde residia e advogava em defesa de trabalhadores rurais, vítimas de grilagens de fazendeiros da região.

EUGÊNIO LYRA deixou centenas de poesias, poemas e sonetos, tendo parte de sua obra publicada em dois livros de sua autoria, FOGOS FÁTUOS (1965) e ABISMOS (1968) e um terceiro, publicado em homenagem póstuma, por iniciativa da AATR (Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais), intitulado EUGÊNIO LYRA, PRESENTE, em 1981, além de dezenas de trabalhos inéditos.

No ano de 1970, EUGÊNIO LYRA misturou a sua vocacional verve poética com o seu acumulado conhecimento jurídico, adquirido com a formação e o exercício profissional de DIREITO e apresentou uma petição na 1ª Vara de Assistência Judiciária de Salvador, relativa ao desaparecimento de um processo, tombado naquele órgão sob o nº 17.022, que ficou conhecida como PETIÇÃO DO PROCESSO 17.022.

Assim escreveu EUGÊNIO

O número desse processo dúvida alguma se me impôs: é de dezessete mil um zerinho e vinte e dois. Diante do desrespeito vista a procrastinação ficou sem o seu efeito a dita consignação. Enfim, é bom que se diga -  sem interesses mesquinhos – que a insensatez e a intriga trazem transtornos daninhos. Espero seja encontrado dito processo sumido para que seja negado noutro Juízo um pedido. Para que não mais se inquira abaixo fica firmado do autor advogado o doutor Eugênio Lyra.

Após a solenidade de posse dos novos acadêmicos, foi lançado o livro do escritor juazeirense Joselino de Oliveira, versando sobre “a trajetória da mídia juazeirense”, intitulado DO ALTO-FALANTE Á TV e no qual faz referências a IMORTAIS JUAZEIRENSES que subsidiaram a MPB, dedicando considerável ESPAÇO AO BONFINENSE Walter Santos – A Voz de Veludo, que saiu de Bonfim aos 16 anos e começou a sua projeção artística na cidade de Juazeiro, vindo a ser, ao lado de João Gilberto, um dos próceres da Bossa Nova.

Ao tomar posse, MARAÍSA disse que além da honra de poder ocupar a CADEIRA de tão ilustre PATRONO, mesmo no auge da sua juventude, tudo fará para contribuir para o desenvolvimento da ACLASB, honrando o privilégio de representar o PATRONO, sem perder de vista o foco na aprendizagem que haverá de colher nas atividades acadêmicas.

Com informações de SANSIL COMUNICAÇÃO

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage