Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,7%
Atualizado em: 29/07/2015
publicidade
Esporte
30 de Julho / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Estamos chegando ao final do XXV CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTEBOL promovido pela prefeitura municipal, através da sua superintendência de Esportes. Como já disse, sempre dizendo, é uma competição que gera a convivência das comunidades que alegremente vibram, pulam, torcem com todo fervor pelo sucesso dos seus times, que orgulhosamente representam seus distritos.

É sempre um domingo alegre, um dia de reencontros e descontração com amigos, um dia de grandes emoções.

Neste domingo, 02/08, o interior vai viver outra vez muitas vibrações.

A seleção do junco, a maior ganhadora de títulos desta competição, que começou em 1990, recebe em sua casa o time de MASSAROCA, no segundo jogo da semifinal. No primeiro encontro, em maçaroca, a seleção do JUNCO venceu por 3 X 2, agora a vantagem de poder até perder por um gol de diferença, que se classifica para jogar as finais dias 09 e 16/08 contra carnaíba, que já está classificada.

É o super “Clássico da BR” é emocionante, é o interior vibrando com o esporte, faz amigos.

E por falar em amigos, me contaram, que muito antes de existir o CAMPEONATO DISTRITAL, competição oficial do município, aconteciam aqueles jogos entre os times roças, fazendas e povoados vizinhos. Eu em certo jogo, entre POVOADO “A” X PVOADO “B” o time de casa, que tinha grande rivalidade com o POVOADO “B”, seu time do POVOADO “A” estava vencendo por eixo faltavam ainda uns dois minutos para acabar o jogo, ai, o adversário (B), vinha desde o meio de campo dominando as jogadas e se aproximando mais da área, quando o “dono – presidente” do time “A” que estava vencendo, por eixo, arregalou os olhos e pensou, como o meu pertinho da trave, bem coladinho na linha de fundo.

Vou agir logo vou defender meu time esse jogo não vai sair de 1 X 1.

Ai abriu as porteiras do chiqueiro e soltam, empurram suas 180 cabeças de bodes e cabras para dentro do campo.  Foi uma correria danada e ai, não teve jeito, o placar ficou no 1 X 0 para o time do dono dos bodes. O juiz foi obrigado a encerrar a partida e ficou mesmo no 1 X 0para o time “A”. “DEU BODE NO FINAL DO JOGO” só não peçam onde foi esse jogo.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze

Política
30 de Julho / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

A política educacional de Petrolina tem recebido atenção de instituições de várias localidades do país. Nesta quarta-feira (29), foi a vez do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) conhecer um pouco mais sobre os avanços da educação na cidade e as ações, da gestão municipal, voltados para o aprimoramento do ensino e ampliação dos resultados positivos.

O presidente do IQE, Marcos Magalhães, foi recepcionado na sede da Secretaria de Educação de Petrolina, pelo prefeito, Julio Lossio, e o gestor da pasta, Heitor Leite. O momento foi de apresentação da estrutura e do corpo funcional da Seduc. O gestor municipal pôde demonstrar também o planejamento executado, pelo seu governo, para busca de melhorias dos resultados educacionais na cidade, pautado no Plano Municipal de Educação.

O Instituto de Qualidade no Ensino é uma associação civil, sem fins econômicos, focado no desenvolvimento de projetos educacionais que tem por objetivo a inclusão social, através da melhoria da qualidade do ensino público básico. O Instituto atua em São Paulo, Pernambuco e Piauí.

Ascom/Petrolina
Política
30 de Julho / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Lideranças comunitárias de diversos bairros de Juazeiro se reuniram na manhã desta quinta-feira, 30, com o secretário de Governo Paulo Bomfim para avaliação dos encontros semanais que têm ocorrido no Paço Municipal com o objetivo de aproximar a gestão das comunidades, ouvindo as reivindicações, apresentando as ações já realizadas e as que estão em andamento.

Os líderes comunitários avaliaram positivamente os encontros, agradecendo as reivindicações atendidas e listando as novas demandas surgidas. Participaram representantes do Parque Residencial, Residencial São Francisco, Alto da Aliança, Vila Tiradentes, Piranga, Alto do Cruzeiro, Nossa Senhora das Grotas, Tabuleiro, Dom Tomaz, Água Bela e Morrão.

O presidente da Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro, José Humberto Santos (Zezinho), pontuou como uma das principais carências do bairro a educação, sanada com a construção de uma nova escola. "Isaac mostrou ser mesmo o prefeito da educação, pois ele realizou uma obra grandiosa que é a Escola José Padilha, um modelo de unidade educacional em Juazeiro. E os moradores estão muito felizes por esta parceria que tem levado importantes realizações para o bairro. Através destes encontros com Paulo Bomfim, que se tornou um ouvidor da população, todos estão ganhando porque com diálogo encontramos a solução dos problemas", avaliou positivamente.

Dando prosseguimento à agenda intitulada de "Caravana do Trabalho", na próxima quinta-feira, dia 6, a reunião acontecerá com o prefeito Isaac Carvalho. Em seguida uma comitiva formada por membros da administração municipal e das comunidades seguirão num ônibus visitando as obras que estão em curso na cidade. O secretário Bomfim disse que a pauta de diálogo com a população não se encerra nunca, pois sempre surgem novas necessidades. 

"Procuramos atender a todos dentro das possibilidades que tem a gestão pública. Nem sempre as demandas são de responsabilidade da Prefeitura, então orientamos as lideranças que alguns problemas têm solução nas próprias comunidades. Assim como procuramos ouvir as sugestões no que tange as nossas responsabilidades. Esse é um modelo de gestão realmente participativa e por isso o Prefeito Isaac nos orienta a continuar nessa luta conjunta em busca de melhorias para todo o município", frisou.  

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Está chegando, provavelmente hoje, 30 de julho, água através do "histórico" Sistema de Abastecimento, feito pelo Governo Federal, a partir de mais ou menos 2005/2006, o bem precioso sai da sede municipal há 18 km do povoado, indo até ao povoado Capeado (24 km).

Quando o então diretor nacional da Codevasf anunciou na sede da 6ª Superintendência em Juazeiro a disponibilização do recurso no orçamento do Ministério da Integração Nacional, as prefeituras foram chamadas pra discutir a questão, foi definida uma "Força Tarefa" formando um coletivo Codevasf/Prefeituras para fazer levantamento de informações para a elaboração dos Projetos Técnicos.

O Corpo de Engenharia da Codevasf disponibilizou ilustres figuras humanas e exemplares profissionais para a empreitada, e que, me lembro de muitos deles; Chaves; Amâncio; Virgulino; Fernando; Hélio; Joselito; Nelma; Carlos Santana; a então superintendente Ana Angélica; e têm mais gente que não lembro o nome. Oportunamente eu agradeço a todos, em nome da cidadania municipal envolvida diretamente ou não!

Os 16 Sistemas de Abastecimento, mesmo em atraso e debaixo de justas críticas estão sendo entregues. As figuras municipais que contribuíram para isso terão seus nomes lembrados, reconhecidos, criticados, principalmente, na continuidade do debate.

É preciso comemorar, festejar, bradar, pois, a obra específica, citada, resolve, e/ou, ameniza um problemão, que só o futuro da comunidade pode/poderá mostra de forma clara e objetiva!!!

Laurenço Aguiar – Filho da Comunidade Riacho dos Paes.

Variadas
30 de Julho / 2015 às 21:00 | 1 Comentário

Agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) executam  um grande mutirão de limpeza na Avenida Cristalina e ruas adjacentes, com ações de varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio. A Avenida que passou por uma grande obra será entregue a comunidade nesta sexta-feira (31), às 19h, pelo prefeito Isaac Carvalho. 

O serviço de mutirão de grandes avenidas e vias de acesso da cidade é mantido permanentemente em função do grande fluxo de pedestres e veículos nesses locais. Ao mesmo tempo, as ações direcionadas nos bairros do município acontecem seguindo um planejamento que busca atingir todas as regiões de modo igualitário. Este ano várias vias já foram atendidas com o serviço, a exemplo das Avenidas Nossa Senhora de Nazaré, Elizeu Nascimento, Ayrton Senna, da Estação, Irmã Dulce I e II, Luiz Inácio Lula da Silva, São João, Gaspar de Lemos, Girassol, e Giuseppe Mucinni.

De acordo com o gerente de Limpeza, Jorge Medrado os agentes estão nas ruas da cidade diariamente trabalhando para manter a cidade limpa. "Todo este trabalho de limpeza só ocorre graças à preocupação da Prefeitura em assegurar a existência de profissionais suficientes e qualificados. Os mutirões vêm desempenhando um papel fundamental no município e melhorando a qualidade de vida da população", finalizou Jorge.

Ascom/Juazeiro
Variadas
30 de Julho / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Mais de 120 famílias moradoras do bairro João e Maria, em Casa Nova, recebem, hoje, água tratada em suas torneiras.  Essa realidade foi modificada graças a uma intervenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Casa Nova, em parceria com a prefeitura municipal, que implantou uma rede de mais de 700 metros – beneficiando também a comunidade do Novo Horizonte.

Em reunião realizada na nesta semana, os moradores do bairro agradeceram o serviço realizado. "Estamos muito felizes. A chegada da água mudou a realidade de todos. Já sofremos muito por falta de água, Foi difícil acreditar que teríamos acesso a água tratada. Mas é a pura realidade! Só tenho a agradecer a Deus ao  gestor do SAAE e a prefeitura", ressalta o líder comunitário Brás Silva Amorim.

De acordo Fred da Colônia, diretor do SAAE, a obra, realizada com recursos próprios, foi um compromisso firmado com os moradores da localidade e faz parte do plano de ação da autarquia. "Estamos cumprindo com nossas obrigações. Mesmo com todas as dificuldades, o SAAE está mantendo o compromisso de ofertar água de qualidade e ampliando cada vez mais a oferta".

Segundo Brás Amorim, o serviço foi fruto da luta que os oradores encamparam. "Há mais de anos estamos solicitando, mas agora conseguimos. Querem aparecer muitos 'pais da criança', porém se for feito o DNA vai comprovar a nossa luta e o compromisso da administração do SAAE e da prefeitura'", pontua. Fred da Colônia explicou que projeto foi iniciado pelo antigo gestor, Ciro Viana, e executado agora com total apoio do prefeito Wilson Cota. 

A reunião teve a participação de lideranças locais e religiosas e contou com a presença do vereador Ademir Cota. Fred agradeceu a recepção dos moradores e se comprometeu em resolver outro problema que aflige a comunidade. "Esse espaço democrático é um traço que estamos implantando em nossa passagem pelo SAAE. O canal de dialogo é aberto, todos podem ir até a nossa sede ou solicitar nossa visita. Não precisa de interlocutor para fazer as suas reclamações e sugestões. Quero, mais uma vez, me comprometer com os moradores dessa região: vamos resolver o problema da lagoa de decantação". O compromisso foi bem recebido pela comunidade. "Esse era outro problema que nos incomoda muito, mas creio que será resolvido", alegra-se o comunitário Brás Amorim.

Ascom/Casa Nova
Variadas
30 de Julho / 2015 às 20:00 | 1 Comentário

O prefeito Isaac Carvalho acompanhou o início da pavimentação da Rua 8, do bairro Itaberaba, a quinta que será inaugurada na comunidade, na atual gestão. Os secretários Fernando Dantas (Serviços Públicos) e Jorge Barboza (Desenvolvimento Urbano e Habitação) acompanharam o chefe do executivo.

De acordo com Jorge Barboza, serão pavimentados 223m da via, onde foram executados os serviços de regularização do solo, meio-fio, linha d'água e massa asfáltica. O bairro Itaberaba existe oficialmente há mais de 30 anos, mas há registros de ser ocupado desde a década de 40. Na gestão do prefeito Isaac, a comunidade ganhou, além de 4 novas ruas pavimentadas, duas quadras poliesportivas cobertas, reforma, ampliação e climatização de escolas, posto de saúde e duas creches (uma está em construção).

Após cumprimentar moradores e trabalhadores da obra, o prefeito Isaac Carvalho parabenizou a equipe, mas garantiu que irá permanecer atento para que tudo ocorra dentro do planejado. "É uma comunidade que precisa e merece. Dentro do que é possível, já realizamos trabalhos consideráveis aqui, mas a nossa intenção continuar trabalhando tanto para aqui como também por toda Juazeiro", garantiu o prefeito.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 19:29 | 1 Comentário

Causou a maior repercussão na tarde desta quinta-feira (30), a divulgação de um fato apontado pela ouvinte Raimunda Milte do Residencial Praia do Rodeadouro, sobre um veículo que estacionou em cima do passeio, em frente à sede da Santa Casa de Misericórdia (Policlínica), na Praça Dr. José Ignácio da Silva.

A partir da divulgação no programa Geraldo José (Transrio FM) vários ouvintes reiteraram por telefone a reclamação de que este episódio ocorre diariamente sem qualquer providência por parte dos agentes de trânsito. Além da infração, pelo fato de estar em cima do passeio, o veículo ainda impede a passagem de outro veículo de grande porte em direção à rua 28 de Setembro.

O QUE DIZ O CTB – CÓDIGO DE TRÂNSITO DE BRASILEIRO

Art. 181. Estacionar o veículo:

Inciso VIII: no passeio ou sobre a faixa destinada ao pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

Infração - grave (5 pontos na CNH)

Penalidade - multa (R$ 127,69)

Medida administrativa - remoção do veículo

Variadas
30 de Julho / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Uma ampla operação de serviços de podas, capina e roçadas de áreas públicas está sendo realizada pela Prefeitura de Casa Nova na localidade de Lagoa dos Negros. A programação faz parte do planejamento da secretaria municipal de Urbanismo, sob a coordenação de Edvaldo Carvalho.

A comunidade de Lagoa dos Negros, neste final de semana, vai celebrar a festa do seu padroeiro, Bom Jesus e deve receber muitos visitantes. 

De acordo Edvaldo, objetivo da ação é fazer todo um trabalho para proporcionar um ambiente melhor aos moradores e visitantes. "Estamos realizando todo trabalho de limpeza no local da festa, bem como em toda a área que dá acesso, para que possamos receber os fiéis com toda área limpa e conservada nesse evento religioso e na festa profana", enfatizou. 

Para o prefeito Wilson Cota o trabalho desenvolvido pela secretaria é muito importante para o bem estar da comunidade. "Essa não é uma ação pontual, só para a festa, porém intensificamos nesse período, pois nossa intenção é oferecer sempre um ambiente limpo e agradável", pontua.

Ascom/Casa Nova
Variadas
30 de Julho / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Lourival Quirino é juazeirense de renome nacional. O nadador venceu cinco vezes a travessia Mar Grande, em Salvador, e já participou de provas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Argentina e Holanda, conquistando resultados expressivos. De acordo com o Superintendente de Esportes do município, Gilberto Pacheco, após 15 anos longe das grandes competições, Quirino buscou apoio da Prefeitura para dar continuidade à sua carreira e fazer uma parceria.

Além da meta de classificar-se entre os 60 melhores nadadores da Bahia para participar da Mar Grande e incentivar a prática da modalidade na cidade, o atleta quer ser campeão estadual, nacional e participar de competições internacionais. "Nossa política tem sido de fomento ao esporte em suas diversas modalidades e investir em Quirino será um grande sucesso, temos certeza. Nós o ajudamos a alcançar o sucesso na carreira e ainda podemos atrair outras pessoas a uma vida mais saudável através da prática regular da natação, além de poder descobrir novos talentos", afirma Gilberto.

Ascom/Juazeiro
Informativos
30 de Julho / 2015 às 17:45 | Nenhum Comentário

O conjunto dos professores da Uneb, reunidos em assembleia geral, nesta quinta-feira (30), no campus de Salvador, decidiu que a greve poderá chegar ao fim ainda nesta sexta-feira (31). Porém, o encaminhamento do fim da greve ficou submetido à assinatura da Minuta de Acordo e apresentação do Termo de Compromisso, que criará um grupo de trabalho para encontrar soluções para as promoções de 2016. Ainda nesta tarde de quinta-feira os professores de Uefs, Uesb e Uesc também realizam assembleias gerais.

A deliberação da assembleia veio diante das conquistas conseguidas na mesa de negociação da vitoriosa greve docente. Porém, a categoria decidiu que o cumprimento do acordo, por parte do governo, é determinante para o desfecho do movimento grevista. 
 
Segundo os professores da ADUNEB, os termos de Acordo e de Compromisso são frutos dos avanços nas negociações que ocorreram nos quase 80 dias de greve. As últimas duas rodadas de discussões com o governo aconteceram na sexta (24) e segunda-feira (27). Amanhã, sexta-feira (31), acontece nova reunião. A expectativa é a assinatura do documento e o retorno de todas as atividades acadêmicas o mais breve possível. 
 
Termo de Acordo
 
Entre as conquistas que deverão constar no termo de acordo estão a revogação, em até 60 dias, da autoritária Lei 7176/97, que interfere na autonomia didática, administrativa e financeira das universidades; e a implantação de todos os processos represados de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho em até 60 dias. Também foi garantido fluxo mínimo para que mais docentes possam ter promoção na carreira até o final do ano. Os recursos para esses fins virão de orçamento extra ao previsto às universidades. Ainda sobre o orçamento, a greve dos professores, com amplo apoio dos estudantes, obrigou o governo a se comprometer em não realizar cortes e contingenciamento orçamentário nas universidades estaduais até o final do ano. Também foi acertada a devolução das cotas mensais do orçamento, que haviam sido retiradas por Rui Costa no primeiro trimestre de 2015.
 
Volta às aulas
 
Caso o governo cumpra nesta sexta-feira o compromisso firmado, na próxima segunda-feira (03), os professores da Uneb em assembleia discutirão uma proposta de reorganização do calendário acadêmico, o retorno às aulas sem prejuízo aos estudantes e pauta interna. 

Com informações da Aduneb
Variadas
30 de Julho / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

A 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou com medalha de ouro um aluno do projeto de extensão “A Univasf descobrindo talentos em Matemática”, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Gerson Vinícius Rodrigues de Macedo ficou em primeiro lugar no nordeste na olimpíada realizada em 2014 e recebeu também uma premiação por ser medalhista durante três anos consecutivos. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 20 julho desse ano, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ). 

Gerson tem 14 anos, é aluno do Anexo I do Colégio da Polícia Militar em Petrolina e participa do projeto de extensão da Univasf desde 2012, quando recebeu sua primeira medalha. Ele foi medalhista de ouro durante os anos 2012, 2013 e 2014, sendo tricampeão no evento. Para Severino Cirino, professor da Univasf e coordenador da OBMEP na Regional PE 02 e do projeto de extensão, Gerson possui um talento natural para a matemática e tem mostrado um excelente desempenho nas últimas edições da OBMEP. 

O projeto de extensão “A Univasf descobrindo talentos em matemática” foi criado em 2012 e visa incentivar o ensino da matemática e também preparar os estudantes para a OBMEP, ofertando oficinas gratuitas da disciplina para estudantes de escolas públicas. 

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Asscom
Variadas
30 de Julho / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Os alunos de escolas públicas de Petrolina e região, ainda podem fazer as inscrições para as oficinas de artes da XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico. Os interessados podem procurar o Sesc Petrolina no horário comercial, com acarteirinha de estudante ou declaração da escola.

As oficinas de Serigrafia Pensante, Teclado, Teatro e de Dança, vão acontecer nas dependências do Sesc Petrolina no período de 3 a 7 de agosto, no horário das 18h às 21h, com exceção da oficina de Serigrafia Pensante, que será ministrada das 9h às 12h.

Podem participar das oficinas, alunos das escolas públicas com idades a partir de 13 anos. A XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico, que acontece de 1º a 22 de agosto, traz para os municípios de Petrolina e Lagoa Grande 147 atrações, entre artistas locais e nacionais, nas linguagens de Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

O Festival, que conta ainda com exposições, performances, mostras de cinema, mercado cultural, recitais e várias atividades formativas, a exemplo de palestras, bate-papos, lançamentos de livros e oficinas de capacitação para profissionais, mobiliza cerca de 1.000 artistas, com uma expectativa de reunir um público estimado em mais de 70 mil pessoas.

A programação completa do Aldeia do Velho Chico pode ser encontrada no site www.sescpe.com.br/aldeiachico e as informações sobre inscrições e compra de ingressos poderão ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454.

Clas Comunicação & Marketing
Variadas
30 de Julho / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Pais e responsáveis do bairro Dom Avelar, com crianças na escola Santa Terezinha se reuniram com o secretário de Educação, coronel Leite. O encontro foi bastante dinâmico, com o objetivo de reforçar a relação dos pais e responsáveis com o ambiente escolar. A Santa Terezinha atende, hoje, cerca de 1500 alunos, do ensino fundamental I e II e do  EJA.

Luzinete Celestino de Caldas, mãe de uma das alunas da escola, participou da reunião e considera um momento importante para a comunidade escolar. O encontro fortaleceu a responsabilidade da família com o desenvolvimento dos filhos. "Muitas vezes jogamos toda a responsabilidade do ensino de nossas crianças na escola e esquecemos de que nós, como pais, temos igual ou maior responsabilidade", afirma. Ela lembra ainda que o encontro entre pais, equipe de educação e o secretário, ajuda a aproximar os pais da escola e esta dos filhos.

 

O secretário Heitor Leite enfatizou a questão da base familiar para as crianças, fortalecendo que o desempenho escolar individual de cada aluno depende não apenas do seu rendimento em sala de aula e da competência de seus professores, mas também, do apoio da base familiar que este aluno encontra em sua casa. A relação entre família e estudos e, principalmente, a maneira como a família de cada aluno se comporta em relação ao seu desempenho escolar, influencia os resultados obtidos por crianças e adolescentes, independente de classe social.

No seu discurso salientou também que o município está fazendo a parte dele com investimentos e melhorias na estrutura física e funcional do Sistema Municipal de Educação,  e cabe à família e a escola manterem  boas relações, assim  as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança podem ser maximizadas.

Pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua. " É importante  esse envolvimento, pois de certa forma, os pais são a força motriz para o estudo das crianças, e seu bom desempenho", finalizou.

Asscom
Policial
30 de Julho / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta feira, 29, equipes do Pelotão de Trânsito do 5º BPM prenderam, na cidade de Petrolina, dois indivíduos acusados de envolvimento em crime de falsificação de Carteira Nacional de Habilitação.

Anteriormente, duas pessoas já haviam sido flagradas e presas com CNH falsificada também no município de Petrolina. No entanto, na data de hoje, após a prisão de Celso Ferreira da Silva, 25 anos, na Avenida das Nações, o qual, em uma blitz policial, apresentou uma CNH falsificada, foi conseguido identificar o possível distribuidor de tais documentos falsificados.

Ao ser dado voz de prisão a Celso Ferreira, o mesmo informou que havia adquirido tal documento falsificado com um mototaxista, conhecido como Batista, que trabalhava em um ponto na Orla de Petrolina, região central da cidade. Diante da informação, em ato contínuo, as equipes de fiscalização de trânsito deslocaram-se até o local indicado, onde foi localizado o mototaxista, identificado como sendo JOÃO BATISTA COELHO, 40 anos, que, no momento em que foi realizada a busca pessoal, foi encontrada outra CNH falsificada em nome de José Lima Candeias.

Todos os envolvidos juntamente com o material apreendido foram entregues na Delegacia de Plantão de Petrolina para a adoção das medidas legais pertinentes ao caso.

As CNH´s falsificadas serão submetidas a exame pericial pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco. No entanto, há fortes indícios de que as cédulas de papel moeda em que foram impressas as CNH´s são de fato originais o que leva a crer que existam outras pessoas envolvidas na falsificação. Há a suspeita que tais documentos falsificados estavam sendo distribuídos em várias cidades do sertão do estado de Pernambuco. Segundo levantamento preliminar, cada CNH falsificada custava R$ 2.000,00.

A Polícia Civil iniciará investigação para tentar identificar como estava sendo realizada a falsificação, outros envolvidos, caso existam, e também outras pessoas que por ventura tenham comprado CNH´s falsas.

Asscom
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 15:45 | 1 Comentário

Na tarde de ontem (29) a nossa redação postou a denúncia enviada pela leitora Jamy Dantas (Confira Aqui!) sobre as condições precárias da caixa d´água de Maniçoba. O serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) enviou nesta tarde (30) ao Blog Geraldo José uma nota comentando o assunto. Confira o na íntegra!

O SAAE informa que o sistema de abastecimento de água da ETA do distrito de Maniçoba é automatizado por boias elétricas e que no último final de semana uma dessas boias quebrou, provocando o transbordamento da água e, consequentemente seu acúmulo. A equipe já removeu toda a água parada. A autarquia informa ainda que trabalha para melhorar o abastecimento de água, a exemplo da recuperação de todo o sistema e a troca dos elementos filtrantes.

Com informações da Ascom/SAAE
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 15:30 | 6 Comentários

Os poucos turistas que nos visitam ficam estarrecidos- e a gente se acostumou com o lixo. Comparar com a orla bonita, limpa e bem estruturada de Petrolina é inevitável.

A "pedra portuguesa" suja, banheiros imundos e "armengados" dão o tom do descaso. Com exceção do "Mac-beto" e pizzaria "cais do porto" no angary  o resto é "gambiarra" Plantaram equivocadamente árvores enormes na beira do rio, isto não é "mata ciliar" o rio praticamente sumiu e uma floresta de "algarobas" serve de lixão e esconderijo para fumar "crack".

Em Petrolina fazem "mansões" há 10 metros do rio, em Juazeiro o Ibama e Ministério público federal embargam e proíbem tudo. Derrubaram o cais histórico de "Aprígio Duarte" e colocaram dois canos em uma das mais infelizes obras de todos os tempos e esta orla nova em "ruínas" aumenta nossa "vergonha".

Não queremos que a prefeitura gaste dinheiro público neste momento de crise difícil, existem outras prioridades como saúde, educação e infraestrutura dos bairros, queremos fiscalização e aplicação do "código de postura", obrigação urgente dos permissionários, cervejarias de reformas. Cadê o "CDL"?, Associação comercial? Enfim toda iniciativa privada que ainda lucra muito nesta vergonhosa e imunda orla de Juazeiro, onde esgotos fétidos ainda são jogados no rio.

"Baronesas". símbolo da poluição que tomam conta da margem de Petrolina é problema de Petrolina! Fotos dizem tudo! Juazeiro urgente! Terra da gente!

Grupo amigos da cidade.

Maurício Dias (Mauriçola)
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 15:15 | 1 Comentário

Na manhã desta quinta-feira (30), o Blog Geraldo José postou a denúncia do leitor Marcel Dantas sobre a falta de atendimento na Unidade Básica de Saúde situada no bairro Santo Antônio. A secretaria de Saúde enviou nota a nossa redação esclarecendo o assunto. Confira a seguir! 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa aos moradores do bairro Santo Antônio que em virtude da Unidade José Araujo Moreira/ no Mussambê está em reforma, as equipes foram referenciadas para as unidades dos bairros Penha e Maringá. Essa logística foi utilizada para a população não ficar desassistida. A secretaria informa também que a médica que estava de licença maternidade já retornou às atividades.

Todo o atendimento será normalizado e retornará ao posto do Mussambê a partir do próximo dia 7 de agosto quando será entregue a reforma do prédio público com mais conforto aos profissionais e usuários.

Com informações da Ascom/Juazeiro
Policial
30 de Julho / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Uma ação conjunta de conscientização sobre o tráfico humano será realizada nesta quinta-feira(30), a partir das 9h, no posto da Polícia Rodoviária Federal do Cabo de Santo Agostinho, localizado no km 90 da BR 101. A atividade é realizada pela PRF e pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), durante a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que ocorre em todo o país.

Os motoristas e passageiros abordados na rodovia serão convidados a participar de uma palestra sobre o tema, que irá expor as formas como ocorre o crime e de que modo as pessoas podem denunciá-lo. Também serão distribuídos panfletos com orientações sobre como identificar e prevenir esta prática, que muitas vezes ilude as vítimas com promessas de trabalho, encaminhando-as para situações de exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos e tecidos humanos.

No período da tarde serão realizadas abordagens a veículos no posto 06 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, nas proximidades de Suape. A ação integra a campanha internacional Coração Azul, lançada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em parceria com o Ministério da Justiça. O tema da campanha é "liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas".

As ações contam também com o apoio da Polícia Federal, Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, 180 ou pelo telefone 191, da PRF, nos casos flagrados nas rodovias federais. Para obter mais informações sobre o tema, a população pode entrar em contato com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social por meio do número 81-31835067 ou pelo Disque Denúncia 81-3421.9595.

 

Asscom
Variadas
30 de Julho / 2015 às 14:30 | 2 Comentários

A Prefeitura de Petrolina iniciou as obras de recapeamento e pavimentação de dezenas de ruas e avenidas. Com isto a Avenida Guararapes ganha modernização e mais mobilidade.

A novidade é que o Prefeito Julio Lossio garantiu o uso da faixa exclusiva para transporte coletivo em toda extensão da Avenida Guararapes.

A Avenida Guararapes ganha a primeira faixa de tráfego exclusivo para ônibus e vans implantada na cidade com o objetivo de garantir prioridade ao transporte coletivo e redução no tempo de viagem aos usuários.

"Estamos trabalhando prioritariamente no anel central da cidade, que concentra grande parte das linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva é uma garantia para o usuário de que ele terá um tempo menor de percurso, principalmente em comparação ao carro", disse o prefeito Julio Lossio.

As faixas terão a função de recuperar a média de velocidade dos deslocamentos dos ônibus na cidade. A expectativa é que haja uma diminuição de 20% no tempo dos deslocamentos do transporte coletivo que passam pelas faixas exclusivas. O prefeito diz que a cidade deve priorizar o transporte coletivo. "Nós temos que ganhar o usuário de transporte, não só na tarifa, mas na qualidade e principalmente no tempo", afirma.

A velocidade máxima permitida na via será de 60 km/h. Com a faixa exclusiva, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo.

Os agentes de trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC orientarão os motoristas para não utilizarem a faixa e a partir de então, quem circular pela faixa fora das regras previstas, pode ser multado.

Outra novidade é que a faixa exclusiva para transporte coletivo será também utilizada como ciclovia em horários determinados compreendendo o período de segunda-feira a sábado, das 20hs às 6hs da manhã. Domingos e feriados a faixa exclusiva para o transporte coletivo será para os ciclistas.

"Vale salientar que além da mobilidade a cada dia esse esporte vem se difundindo em todo o mundo e devido ao grande número de pessoas que atualmente praticam ciclismo resolvemos liberar com segurança a avenida Guararapes", finalizou Paula Lopes, engenheira de trânsito da EPTTC.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
30 de Julho / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Na manhã desta quarta-feira (29), profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), participaram de uma palestra para implantação do Projeto Linha de Cuidado Mãe-Bebê. A iniciativa tem o objetivo de fomentar as boas práticas em saúde e reconhecer a potencialidade de qualificação do serviço, a partir do envolvimento dos trabalhadores e usuários no processo de gestão do cuidado.

A ação é um projeto institucional que surgiu a partir da diretriz do HDM e conta com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres) de Pernambuco.

Segundo a enfermeira e apoiadora institucional da secretária estadual de saúde de Pernambuco, Carla Valois, “o objetivo do projeto é oportunizar a integração e articulação entre trabalhadores, gestores e usuários que perpassam todo o percurso da mulher e do bebê no cenário hospitalar, permeabilizando o diálogo também com outros pontos de atenção, de modo a contemplar uma experiência humanizada e integral aos usuários, reconhecendo o papel transformador de cada trabalhador nesse processo”, pontua.

O projeto conta com três etapas que será iniciado de agosto a outubro deste ano. “No Dom Malan o projeto pretende mobilizar os profissionais e unidades a compor um coletivo de trabalhos, identificando-se as principais necessidades e potências do serviço para a pactuação de fluxos, encontros e diálogos, utilizando-se a ferramenta de educação permanente em saúde como estratégia de fortalecimento da formação para a reorientação do modelo de atenção”, reforça a enfermeira.

“Para o lançamento desse projeto, iniciamos as etapas de mobilização e estivemos com os trabalhadores, ouvindo e acolhendo as suas expectativas em relação à Linha de Cuidado Mãe-Bebê. Esperamos contar com o apoio e motivação de todos, para juntos construirmos um serviço integral, articulado e conectado com as necessidades das pessoas e dos trabalhadores que aqui imprimem histórias de vínculo, de doação e de vida”, finaliza Valois.

Asscom
Política
30 de Julho / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Nova edição da Feira traz oficinas com inscrições prévias a partir desta sexta (31) para todo o público

Entre os próximos dias 06 e 08 de agosto a região contará com a nova edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, que movimentará mais uma vez o Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina, com uma programação repleta de ações instigantes e diferenciadas para o púbico infantil, juvenil e adulto, como palestras, debates, lançamentos e oficinas, assim como atividades de entretenimento cultural relacionados à literatura e ao universo da leitura e do conhecimento como um todo. Com o tema “Literatura, inovação e educação”, o evento chega com a proposta de reforçar o poder desta tríade como agentes de transformação e de desenvolvimento social do Vale.    “Em 2014, a programação literária da feira foi marcada por um longo discurso em busca de identidade, que atravessou as falas dos autores, de Ronaldo Correia de Brito a Elvira Vigna. Esse ano, como a prefeitura procurou focar na questão da educação, de problematizar essa temática, buscamos convidados que tratassem desse tema de formas diversas. Educar é um verbo que se conjuga na pluralidade e engloba não apenas livros e acertos, também erros e desvios. E desses elementos também é feita a literatura”, comenta o curador Schneider Carpeggiani.

O jornalista pernambucano responde novamente pela curadoria ao lado do jovem escritor Bruno Liberal, responsável pela coordenação da Plataforma de Lançamento, trazendo diversos expoentes nacionais para a agenda desses três dias da iniciativa promovida numa parceria da Cia de Eventos e da Prefeitura de Petrolina através do Secretaria de Educação, em sintonia com o lema da cidade: “Petrolina Cidade que Educa”. “O sucesso da primeira feira, no ano passado, projeta para este ano uma feira muito melhor. E, por isso, esperamos um volume bem maior de público este ano, com agregação de outros municípios, como os de Juazeiro e de Lagoa Grande, que estão envolvidos diretamente na iniciativa. E sabemos que teremos a participação massiva dos professores e alunos das redes municipais, que serão prestigiados com benefícios diretos para as próprias escolas. Além disso, o público geral que for à culminância a encontrará diversificada, pensando-a como uma estratégia para a ampliação do conhecimento e do saber.”, destaca o secretário de educação, Heitor Leite.

Em contagem regressiva, os visitantes poderão conferir lançamento e bate papo, por exemplo, com o escritor paulista Ricardo Lìsias, best-seller em 2013 com o romance Divórcio, que acaba de lançar um volume de contos pela Alfaguara, com o título Concentração. Outra autora convidada é a escritora Maria Valéria Rezende, que desde a década de 70 tem dedicado trajetória à educação popular, e ganhou mais notoriedade após dois Prêmios Jabuti com o trabalho No risco do caracol (2009), na categoria literatura infantil e com Ouros dentro da cabeça (2013) na categoria juvenil. Além disso, diversos nomes estão em destaques como o carioca Thiago Mattos, que vem para divulgar o seu segundo livro, Casa devastada; e o pernambucanos Cristiano Ramos que acaba de lançar o seu "Muito antes da meia-noite", ambos lançados pela Confraria do Vento Editorial.  

Por este motivo, a II Feira do Livro do Vale do São Francisco abre espaço para mesa de debates sobre mercado editorial em Pernambuco hoje numa dobradinha entre a editora Karla Melo da Confraria do Vento e o escritor Bruno Liberal, que também acaba de lançar o seu “O Contrário de B”, pela editora. Mas, outro importante diferencial desta edição são as oficinas de cartonera, de pequenos contadores de histórias e de como contar histórias para professores (numa parceria com a Trupe Sacola Literária) e de escrita criativa, ministrada pelo escritor Sidney Rocha. Todos esses workshops têm limites de vagas e estão disponíveis ao público mediante inscrições prévias pelo site do evento (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/), onde também estarão para acesso aos interessados toda a programação de palestras e de lançamentos.

Ascom Foto Gilson Pereira
Informativos
30 de Julho / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A UPE Campus Petrolina está convocando os alunos classificados para ocupar as vagas constantes na mobilidade acadêmica realizada nesse mês de julho,  a efetuarem suas matriculas nos dias 03 e 04 de agosto nos horários de 8 às 12 e das 14 às 17 h na Escolaridade.  Para efetuar a matrícula o candidato deverá apresentar 2 (duas) fotos 3 x 4 atualizadas e ainda, original e fotocopia para autenticação ou cópias já autenticadas dos seguintes documentos:

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou do antigo 2º grau com respectivo Histórico Escolar
(denominada anteriormente ficha 19).
b) Cédula de Identidade;
c) Prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos.

d) Título de Eleitor e comprovante de quitação com a justiça eleitoral, se maior de dezoito anos; aceitarse-á, também, a apresentação do protocolo do Cartório Eleitoral como prova de que o vestibulando
deu início ao processo de obtenção do Título Eleitoral (Inciso VI - Parágrafo 1º - Art. 16 - Lei 6091/74);
e) Certidão de Nascimento ou de Casamento;
f) CPF ou comprovante do CPF (caso não conste a numeração na Cédula de Identidade).

Será eliminado, por desistência tácita, o candidato classificado que não efetuar sua matrícula nos dias, horários e locais estabelecidos. . Na impossibilidade de o candidato, uma vez classificado, efetuar sua matricula na  Universidade, ela poderá ser realizada por seu procurador, desde que este:

a) apresente procuração pública ou particular com firma reconhecida, contendo poderes específicos
para efetuar a matricula;
b) apresente documento de identidade com fotocópia.   O candidato que não efetuar sua matrícula, obedecidas às exigências estabelecidas no item 15 e seus subitens deste Manual, será eliminado por desistência tácita, definitiva e irrevogavelmente.  É vedada a ocupação de mais de uma vaga simultaneamente por uma pessoa na condição de estudante em curso de graduação em mais de uma Instituição de Ensino Superior Pública de acordo com a Lei Nº 12089/09, DOU de 11/11 /2009.  Após a entrega da documentação no ato de matrícula, a Unidade de Educação da UPE se responsabilizará, na forma da lei, pela guia de transferência do matriculado.

Política
30 de Julho / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

Atendendo a mais uma denúncia da população, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Petrolina apreendeu ontem (29) produtos considerados "medicamentos naturais" sem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mesmo contendo o ano do lote e de fabricação. Os produtos clandestinos eram vendidos porta a porta no bairro Areia Branca.  

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Jarbas Costa, a população corre sérios riscos ao adquirir produtos desse tipo. "É importante que a população não compre produtos sem registro e identificando a venda ilegal acione os órgãos competentes. As pessoas podem ligar para 3864-2738 de segunda a sexta e registrar sua denúncia ou ir à sede da Vigilância que fica no prédio da AME da Areia Branca", reafirmou Jarbas.

Durante a inspeção foram aplicados os autos de infração, apreensão e aberto inquérito administrativo, bem como a aplicação de multa.

Ascom/Petrolina
Política
30 de Julho / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

A comunidade de Veneza, distrito de Carnaíba do Sertão, foi contemplada com a instalação de uma bomba submersa no poço tubular da localidade. O serviço, realizado pelo SAAE de Juazeiro, irá beneficiar cerca de dois mil animais. 

“Estávamos sem água para dar aos animais e com a colocação dessa bomba a nossa realidade muda completamente”, falou o morador da localidade de Veneza, José Carlos José. 

Já a moradora Maria José dos Santos pensa em utilizar a água na plantação de alimento para os animais. “Com a estiagem prolongada muitos animais morreram sem ter água para beber. Agora poderemos plantar capim, palma ou sorgo para alimentar os animais. Estou muito agradecida ao SAAE”, relatou.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Política
30 de Julho / 2015 às 11:28 | Nenhum Comentário

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, foi convidado pela diretoria do Rotary Club local para fazer uma apresentação sobre as principais ações da Companhia em sua área de atuação na região norte da Bahia. A palestra foi realizada na noite da última terça-feira, 28, dia do agricultor, e reuniu os membros do Rotary no Polo Gastronômico Armazém Caffé, no bairro Jardim Vitória.

O representante da Codevasf expôs aos presentes ações nas áreas de infraestrutura hídrica, saneamento básico, abastecimento de água, Arranjos Produtivos Locais (APL’s), agricultura irrigada, incentivo a pequena agropecuária, ações de revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e detalhes do programa Água para Todos. Ao final da palestra foi aberto um espaço para perguntas, e os rotarianos questionaram o superintendente sobre vários assuntos, mas principalmente sobre a crise hídrica.

Alaôr explicou aos presentes como os técnicos da Codevasf detectou no ano passado a possibilidade da redução do nível de água no lago artificial da barragem da hidroelétrica de Sobradinho, e como isso poderia afetar os empreendimentos de irrigação no vale do São Francisco. Em seguida foram apresentadas as ações emergenciais que podem ser tomadas e já estão em andamento para redução no impacto hídrico que a situação pode causar. Um dos exemplos foi o serviço de barramento na tomada de água do perímetro irrigado de Pedra Branca, que elevou em 20 centímetros o nível de captação na estação de bombeamento, normalizando assim o abastecimento no local. Alaôr falou também sobre o uso de flutuantes para captação de água, caso a situação venha a se agravar.

Ao final da apresentação, Alaôr Grangeon de Siqueira agradeceu a oportunidade e destacou a presença, na plateia, do ex-superintendente regional Wilson Matos e do ex-funcionário da Codevasf, Osvaldo Galdino, que fazem parte da história da Companhia na região. Para o presidente do Rotary Club de Juazeiro, Josenato Medrado da Silva, “a palestra foi muito esclarecedora, e mostrou em detalhes como é a atuação da Codevasf na região”. O que mais chamou a atenção de Josenato foi a solução encontrada para melhorar a captação de água no perímetro Pedra Branca. Ele observou que “Alaôr, como gestor, mostrou que a criatividade pode ajudar a resolver grandes problemas, com pequenas soluções e baixo custo, e foi isso que ele fez lá”.

Ascom Codevasf 6 SR Fotos: CodevasfBA/divulgação
Variadas
30 de Julho / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

Os alunos de escolas públicas de Petrolina e região, ainda podem fazer as inscrições para as oficinas de artes da XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico. Os interessados podem procurar o Sesc Petrolina no horário comercial, com a carteirinha de estudante ou declaração da escola. As oficinas de Serigrafia Pensante, Teclado, Teatro e de Dança, vão acontecer nas dependências do Sesc Petrolina no período de 3 a 7 de agosto, no horário das 18h às 21h, com exceção da oficina de Serigrafia Pensante, que será ministrada das 9h às 12h.

Podem participar das oficinas, alunos das escolas públicas com idades a partir de 13 anos. A XI edição do Festival Aldeia do Velho Chico, que acontece de 1º a 22 de agosto, traz para os municípios de Petrolina e Lagoa Grande 147 atrações, entre artistas locais e nacionais, nas linguagens de Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

O Festival, que conta ainda com exposições, performances, mostras de cinema, mercado cultural, recitais e várias atividades formativas, a exemplo de palestras, bate-papos, lançamentos de livros e oficinas de capacitação para profissionais, mobiliza cerca de 1.000 artistas, com uma expectativa de reunir um público estimado em mais de 70 mil pessoas. A programação completa do Aldeia do Velho Chico pode ser encontrada no site www.sescpe.com.br/aldeiachico e as informações sobre inscrições e compra de ingressos poderão ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454.

Clas Comunicação & Marketing
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Na sombra do velho pé de juazeiro nasceu à cidade que deu nome ao município no dia 15 de julho de 1878. Nesta terra de belezas naturais, banhada pelo Rio São Francisco completa 137 anos de emancipação política.

Na área da imprensa regional, nomes conhecidos e desconhecidos contribuíram muito para escrever e registrar fatos e acontecimentos marcantes ao longo da história deste pedaço de chão que tem como herança um povo alegre, hospitaleiro e de uma cultura impar.

No ano de 1918, a cidade de Juazeiro passava por diversas transformações no campo político, econômico e social.

Nas primeiras décadas de 1900, na cidade circulou o Jornal chamado o Joazeiro, o qual abordava notícias da cidade e tinha espaço para publicação de poesias, núpcias, notas de falecimento entre outras. Já as matérias de âmbito internacional estavam vinculadas a fatos como a situação do governo de Adolf Hitler e a declaração de guerra feita pelo Brasil ao Japão. 

O fundador e proprietário do Jornal o Joazeiro se chamava Dermeval Ferreira, que nasceu a 22 de Outubro de 1890, na cidade de Pão – de – Açúcar, estado de Alagoas e era filho de Urbano Ferreira Lima e da senhora Enestina Lima.

Dermeval chegou à cidade de Juazeiro quando tinha aproximadamente 13 anos de idade. Estudou do primeiro ao terceiro ano de escola primária com o professor Luís Cursino de França Cardoso. No ano 1906, passou a estudar a noite na Associação Literária José Petitinga, época em que começou a prestar serviços tipográficos à revista “A Crisálida”. 

A família de Dermeval sempre esteve relacionada ao campo da arte. O pai, Urbano Ferreira era maestro, os quatro filhos tocavam na orquestra “As Filhas de Apolo” e Dermeval, como não podia fugir a tradição, tocavam saxofone, flauta e violão.  

Lima atuou como jornalista e escreveu diversos livros dentre eles: Ernesto, o artista, Casamento à Garrucha, Filho Regenerado, Mão Vermelha, Serrões Maçônicos e fragmentos. No campo teatral, como admirador do palco, encenou no Teatro Santana e Cine Teatro Ideal. Nesta cidade doou quatro peças dramáticas de sua autoria em beneficio de instituições locais e logo depois as editou em Opúsculo.  

Por Adzamara R. P. Amaral

Imagem ilustrativa da Internet
Variadas
30 de Julho / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na comunidade de Alfavaca, a reunião de fundação da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre – AGUAS do Salitrinho, que tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz. Desde 2005, cerca de 20 comunidades são beneficiadas com a água do Rio São Francisco que, através de adutoras, possibilita as/os agricultores cultivarem nas propriedades nas margens do rio.

Para regularizar o uso desta água, garantindo o acesso para fins agropecuários em quantidade e qualidade, a Codevasf irá celebrar um contrato com esta nova Associação, que por sua vez irá se responsabilizar pela arrecadação da tarifa junto aos agricultores/as e pela fiscalização das áreas irrigadas, mediante contrato com os responsáveis pelas propriedades.

Para o agricultor Nival Gomes, da comunidade de Recanto, a associação é importante para assegurar a água porque hoje, segundo ele, há risco de novos conflitos, pois “tem produtor plantando muito do lado de cima e o pequeno que tá embaixo não pode ficar sem água”, aponta. Para ele, é preciso ter critérios, regras e que possam ser colocadas em prática pela nova associação. “É o próprio agricultor fiscalizando o companheiro”, opina Nival.

Durante a reunião, que contou com a participação de em média 60 agricultores/as, foi aprovado o Estatuto Social e eleito o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal. O presidente eleito, Roberval Amorim, reforçou a necessidade de todos os ribeirinhos fazerem parte da Associação e se comprometeu em conduzir a entidade da forma mais transparente possível, levando sempre para as assembleias gerais as demandas existentes e as que venham a surgir.

O Conselho Administrativo tem o prazo de até 90 dias para elaborar o Regimento Interno e submeter a Assembleia Geral, documento que definirá as normas de cobrança do uso da água, considerando diferentes valores para cada tipo de cultivo e sistema de irrigação adotado, bem como as formas de punição aos inadimplentes e outros itens necessários ao pleno funcionamento da AGUAS do Salitrinho.

Luta pela água no Salitre

No final da década de 1970 o Rio Salitre passou a vivenciar conflitos devido ao uso descontrolado da água para irrigação, resultando em assassinato de produtores no ano de 1984. De lá para cá muitas foram as tentativas para garantir água para produção na área considerada médio e baixo Salitre.

Há dez anos, a Codevasf vem mantendo o sistema de adutoras, po?em sem assegurar uma boa gestão desta água. Para ter um controle mínimo do uso desta água, a Codevasf mantinha um contrato com a União das Associações do Vale do Salitre – UAVS, mas esta entidade não dispunha de instrumentos legais para garantir o cumprimento da cobrança junto aos agricultores já que ela é formada por outras associações e não por usuários da água, por isso foi sugerido a criação desta nova entidade com o objetivo específico de gerenciar a água.

A atual vice-presidente da UAVS, Mineia Clara, destaca que a nova associação tem o apoio da União, que a partir de agora se propõe a assumir com mais força a luta pela água para as comunidades do Alto Salitre (trecho que não é contemplados com as adutoras I e II) e por outras necessidades como estradas, saúde, educação. “O papel da UAVS aqui é fazer com que essa nova entidade seja mais uma nova parceira nas lutas sociais no Salitre”, afirma Mineia.

Assessoria UAVS
Variadas
30 de Julho / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

A população Baiana passou a ter maior acesso às ações realizadas pelo Ibametro. Desde que assumiu a direção geral do órgão, Randerson Leal tem levado informação com um programa de Educação para o consumo. O objetivo é tornar os direitos de todos uma praxe de cidadania. Por exemplo o Ibametro quer mostrar seu trabalho nas situações mais corriqueiras, como ao tomar um taxi, comprar pão, abastecer seu carro, comer num restaurante, comprar num supermercado. Em tudo isso tem o trabalho do Ibametro órgão que na Bahia representa o Inmetro.

O Ibametro está presente na fiscalização de medição e instrumentos das empresas prestadoras de serviços. Várias operações são realizadas em toda a Bahia com objetivo de proteger o cidadão.

Randerson Leal estará neste final de semana na região Norte da Bahia, cumprindo a seguinte programação: Nesta quinta-feira (30) em Paulo Afonso, Juazeiro na sexta (31) e sábado (01) na região do Sisal em Valente, divulgando esse trabalho, se colocando ao lado do cidadão.

Ascom Ibametro
Variadas
30 de Julho / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Em email ao Blog a direção da APLB informa que na terça-feira,  dia 28 de julho, os professores reunidos em Assembleia decidiram por unanimidade pelo fim da greve que chegava ao seu 14º dia, mediante aceitação da proposta da administração de conceder os 13,01% a partir de agosto e a reposição das vantagens suprimidas nos meses de novembro a dezembro de 2014 e janeiro de 2015, em 8 parcelas (em princípio, a cada dois meses). “Assim como foram retirados da folha da educação alguns contratos e analisados alguns professores que estão na folha e não estão em sala de aula. A categoria deu como vitoriosa a greve por atender a reivindicação principal, mesmo perdendo 07 meses de retroativo, o que a frustrou” explicou o coordenador da APLB em Uauá, Francisco Prolepses.

Variadas
30 de Julho / 2015 às 08:28 | 1 Comentário

O artista Alan Cleber está de volta e cada vez mais desafiador. Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, Alan retorna ao espaço do Depósito Dancing, a partir das 22 h, com o show “Voz Vitoriosa”. Um show para emocionar! Canções atemporais como Mel, Álibi, Olhos nos Olhos, Depois de ter você... marcadas na voz do Brasil, a Diva, Maria Bethânia, na interpretação de Alan Cleber.

Serviço

Show "Voz vitoriosa"

Dia: 31/07/15

Depósito Dancing, às 22h

Reservas de mesas pelo tel. 74-8811-8068

Variadas
30 de Julho / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) promovem a partir desta sexta-feira (31) a domingo, 02 de agosto, a 8ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões.

Com o objetivo de proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobe todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores, o evento acontecerá no Parque José Hugo (mais conhecido como Jorrinho), localizado às margens da BR 235, a 72 Km da sede do município.

De acordo com o coordenador do evento, José Wilson Chaves (Chaveco), a caprinovinocultura em Pinhões tem um alto potencial e é responsável pelo abastecimento de carnes para a Bahia, bem como para outros estados. Chaveco também informou que "a comercialização constitui um dos principais problemas da atividade, devido ao baixo nível de organização; principalmente entre os produtores tradicionais da agricultura familiar, cujo sistema de criação é o extensivo".

A feira já faz parte do calendário de eventos agrários da região e pretende atrair empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. Para o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira "a feira visa inserir esses produtores num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir mercados de consumo, agregar valor aos produtos da cadeia produtiva e aumentar a renda familiar e a qualidade de vida".

Mais de 70 baias e cerca de 600 animais farão do evento um marco para a caprinovinocultura do município. Palestras, concursos, exposições e serviços voltados ao setor, compõe a programação da feira que reunirá cerca de três mil pessoas diariamente. 

Confira a programação:

31/07 Sexta-feira

14h – Abertura do parque para chegada dos animais;

19h- Abertura Oficial da VIII Edição da Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Pinhões;

20h – Apresentação Cultural (Escola Eliotério Soares Fonseca);

20h30min – Coquetel;

21h – Show musical com Tarcísio Maia.

01/08 Sábado

07h – Recepção dos animais;

08h – Abertura do parque ao público para visitação;

10h – Palestra sobre a Raiva nos Herbívoros (ADAB);

09h às 16h – Emissão de DAP, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), Contrato de Comodato e Assessoria Jurídica (STRJ);

11h - Palestra sobre a importância da na alimentação dos ruminantes (UNIVASF);

16h – Show musical com Maurício do Vanerão;

18h – Inscrições das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

21h – Show musical com Zezinho da Ema e banda;

23h - Show musical com Forró na Telha.

02/08 Domingo

07h – Abertura do parque ao público para visitação;

08h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;

09h – Torneio Leiteiro, com palestra sobre ordenha higiênica – (SEAPA);

10h - Palestra sobre "Direito Previdenciário e PRONAF" – (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro);

12h - Encerramento do evento com premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;

13h – Prova do laço;

15h – Show musical com Pisada Show;

17h30min – Show musical com Tarcísio Maia.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2015 às 07:35 | 3 Comentários

Bom dia,

Amigo Geraldo. Gentileza colocar no blog a expressão do descaso com a saúde que continua aqui no Bairro Santo Antonio. Moro na Rua Santo Antonio e fui informado que a médica estava voltando da licença maternidade e que as consultas iam normalizar. Essa informação já faz mais de 30 dias e neste dia 29-07, fui informado na UBS que consultas serão a partir do dia 07-08.

A atenção básica está funcionando assim, é como se fosse um tratamento complementar ou estético. É um luxo quem consegue uma consulta ou um exame!

Os profissionais de saúde com cargos de coordenação e direção estão fingindo que não aprenderam isso na Faculdade. Somos vidas! Somos pessoas que possuem necessidades de tratamento médico, muitas vezes, na maioria delas para evitar uma doença grave mais tarde.

Não sou idoso, mas fico pensando como estão os idosos sem acompanhamento médico. O país aumentou no número de pessoas idosas, mas com esse tipo de cuidado geriátrico, coitados! É de dar dó. Não existem projetos para humanizar o tratamento geriátrico, não existem tratamentos de acompanhamento para hipertensos, diabéticos, portadores de doenças cardíacas. Enfim, a saúde da população anda mal ou a população anda sem saúde.

Fica aqui o pedido por uma consulta na UBS do Bairro Santo Antonio.

Marcel Dantas - Morador

Informativos
30 de Julho / 2015 às 07:30 | 3 Comentários

Nesta sexta-feira, 31 de julho, às 09h, no Paço Municipal, o Prefeito Isaac Carvalho e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Anselmo Brandão, assinarão o Projeto Escola Segura, uma parceria da PM com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes. O objetivo do Projeto Escola Segura é fazer uma gestão conjunta das quadras poliesportivas, pela companhia de policia e Escolas Municipais; realizar visitas sistemáticas às unidades escolares, com veículos disponibilizados pela SEDUC; e fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Outra ação oriunda da parceria será o projeto Movimente-se, que irá promover atividades físicas abertas à população, na Orla II.  

Ascom/Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage