Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 24/05/2015
publicidade
Política
27 de Maio / 2015 às 06:27 | Nenhum Comentário

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, 25, o vereador Zé Carlos Medeiros (PV) usou a tribuna da Câmara para relatar os problemas com o sistema de saúde pública que a população de Juazeiro está passando. “A Saúde de Juazeiro está um caos.Faltam médicos, medicamentos, material para curativos, atendimento odontológico e especializado. Parte dos postos de saúde estão sucateados, a UPA, CAPs, CAPs AD, Cerpris, Cerest, Policlínica, CEO e Farmácia Municipal estão precarizados, sem falar na demora na marcação de consultas e principalmente de exames. Nosso povo está sofrendo! “Precisamos nos mobilizar e cobrar cada vez mais do atual Secretário de Saúde Dalmir Pedra, cúmplice do ex - Secretário Cássio Garcia e do prefeito Isaac Carvalho, os verdadeiros responsáveis por essa situação de calamidade em que se encontra a saúde do nosso município e  que cada dia, mostra-se mais fora de controle e bate a porta do Poder Legislativo”, alerta o vereador.

Medeiros informou que representou a Prefeitura Municipal no Ministério Público Federal (MPF) solicitando que a gestão possa garantir de forma plena o acesso da população aos serviços médicos, principalmente a realização dos exames. O vereador disse que o motivo de mais uma ação contra a gestão Isaac Carvalho nessa área foi à retirada de uma máquina, por parte da empresa, no Laboratório Central (LACEN) por falta de pagamento prejudicando os pacientes.

Na última quinta-feira, 21, a população de Juazeiro foi pega de surpresa com a retirada das máquinas responsável pela realização de grande parte dos exames da rede municipal de saúde, pela empresa “PMH” produtos médicos e hospitalares, no Laboratório Central (LACEN) por falta de pagamento da gestão no contrato de comodato, prejudicando toda população. Essa ação irresponsável do atual prefeito vai gerar prejuízos para a comunidade, haja vista, muitas pessoas que já tinham dificuldades para marcar um exame, às vezes tendo que esperar mais de ano, agora ficarão em situação pior.

A Architect c8000 System, máquina retirada do LACEN, tem a capacidade de realizar mais de 1200 testes/ hora e analisar 217 amostras. “Esse equipamento aumenta  a eficiência e velocidade de processamento do laboratório. Agora, com a retirada da máquina, o LACEN está com sua função praticamente anulada, trazendo danos reais à sociedade juazeirense. Um exame de dengue, por exemplo, que poderia ser detectado em um dia e assim ajudar na recuperação do paciente, está sendo coletado e enviado para um laboratório em Salvador demorando 15 dias para saber o resultado”, indigna-se Medeiros.

Na peça apresentada ao MPF, o vereador solicita do referido órgão federal, ação efetiva junto à prefeitura para que os serviços de saúde sejam restabelecidos em plenitude aos munícipes. O vereador requereu ainda, que o Ministério Público federal, recomendasse que a prefeitura de Juazeiro e suas autarquias suspendam todas as despesas com propaganda promocional em todos os meios de comunicação de Juazeiro e região, e aplique tais recursos no setor de saúde do município. “Não podemos permitir que a população sofra com a falta de atendimento médico e realização de exames, ao tempo em que a prefeitura gasta rios de dinheiro com propaganda de cunho promocional. È uma afronta ao munícipe”, finaliza o parlamentar.

Ascom vereador José Carlos Medeiros
Variadas
27 de Maio / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

A partir desta quarta-feira (27) até a próxima sexta-feira (29) Juazeiro sediará o 5º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do São Francisco, no Complexo Multieventos da Univasf.  Neste ano, o evento irá discutir o tema "Ampliar e Consolidar a RAPS: Possibilidades e Responsabilidades no Cuidado Territorial". 

O encontro é organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (NUMAS), através da secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social e outras entidades, e integra as manifestações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

“Durante o evento iremos ampliar a discussão em rodas de conversas com temas diversos para usuários dos CAPS e também profissionais de saúde. Além disso teremos rodas de conversa para estudos de casos, trocas de experiência, porque isso tudo ajuda a perceber diferentes situações que englobam os transtornos mentais que geralmente estão relacionados ao convívio familiar, a situação financeira, ao desemprego, ao uso de drogas, falta de pespectivas, entre outras”, salientou Cilene Duarte, uma das organizadoras do 5° Fórum Antimanicomial, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta terça-feira (26). 

O Fórum é gratuito e as inscrições para os debates serão realizadas na hora do evento.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Política
27 de Maio / 2015 às 05:26 | Nenhum Comentário
 
O governador Rui Costa usou sua página oficial no Facebook, no início da tarde desta terça-feira (26), para anunciar o lançamento, ainda neste mês de maio, do processo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que vai ser utilizado para substituir os professores que prestam serviços temporários (PSTs) na rede estadual. “Hoje nos reunimos com a APLB e anunciamos a substituição de todos os PSTs de professores por Reda. Mais de 6 mil professores contemplados. Ao mesmo tempo em que anunciamos a tramitação do processo para realização de concurso público, cujo edital devemos publicar até o mês de dezembro”, escreveu Rui.
 
Após a reunião com a categoria, o governador participou de um bate-papo com internautas pelo Facebook. Ele atendeu a demandas e esclareceu dúvidas dos seguidores sobre os cinco primeiros meses de governo. Entre as perguntas respondidas pelo governador estão questionamentos sobre áreas importantes para a atual gestão como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. 
 
Sobre os profissionais terceirizados, ele afirmou que "para resolver a situação do quadro das terceirizadas em todo estado, determinei a realização de nova licitação para todos os contratos. Com isso, colocaremos fim ao modelo atual onde, infelizmente, incorreu um excesso de pulverização de contratos e ao não cumprimento de uma relação correta com os trabalhadores. A nova licitação deve ser publicada até o mês de junho". Ao longo de cerca de uma hora de conversa na rede social, Rui recebeu mais de mil perguntas dos internautas. 
 
Segurança 
 
Em relação aos aprovados no concurso da Procuradora Geral do Estado (PGE), Rui afirmou que eles serão convocados até o fim deste ano. Além disso, está prevista a realização de um novo concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar em 2016. Sobre segurança pública, ele comentou ainda acerca do sistema prisional baiano e da oferta de novas vagas, ao responder sobre os presídios do estado. O governador disse que está trabalhando para mudar o atual quadro de segurança pública e, nos próximos meses, serão disponibilizadas “mais quatro mil vagas nos presídios que foram recentemente construídos, o que vai dimensionar e realocar a lotação dos presídios existentes”. 
 
Saúde 
 
Na área de saúde, Rui Costa foi questionado sobre o Hospital da Chapada Diamantina, no município de Seabra, no centro-sul da Bahia. Segundo ele, a unidade de saúde será inaugurada e entrará em funcionamento neste ano. Ele disse também que, ainda em 2015, será iniciada a construção do Hospital da Costa do Cacau, do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e do Hospital de Feira de Santana. 
 
Mobilidade
 
Perguntado sobre obras de melhorias na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, o governador disse que autorizou, na segunda-feira (25), a licitação para manutenção de alguns trechos da rodovia. Ele afirmou também que novos editais para recuperação de estradas, como o trecho de Várzea Nova a Morro de Chapéu, serão lançados no segundo semestre. Quanto ao Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Rui disse que “estamos aguardando apenas autorização do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica [Federal] para lançar o edital de licitação”.
Secom Bahia Foto: Manu Dias
Espaço do Leitor
26 de Maio / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Após ter perdido os dois últimos jogos, 3x1, em casa e fora,  tomou seis gols e marcou apenas dois e hoje está na vice lanterna, o técnico do JUAZEIRO, Janilson, expôs seu argumento direto e ético.

“Não posso dizer que está tudo certo, ou simplesmente que fomos infelizes. Cometemos erros num processo que já iniciou todo atrapalhado. Atropelamos varias etapas, não era mera coincidência do acaso. Nossa equipe oscilou bastante nos últimos jogos. Na partida que perdemos para o Itabuna por 3x1, fomos bem no primeiro tempo. No último jogo, contra o Fluminense aqui, também perdemos por 3x1, fomos melhores na segunda fase. A gente sofreu um baque. É visível que precisamos de alguém que dê maior coordenação, que oriente. O atleta Brendo, vem procurando desenvolver a coordenação do meio de campo, faltando maior entrosamento desse setor. É evidente que somos carentes de mais algumas peças. O nosso grupo é esforçado, responsável e dedicado. Em resumo, não desejo apresentar desculpas, o futebol é feito de detalhes, mas as pessoas, muitas vezes, não sabem dizer qual o detalhe que define. Esses detalhes têm definido contra nós, que é a falta de um atleta mais experiente, a própria maturação da minha equipe que tem uma média baixa de idade e assumo a responsabilidade como treinador, como comandante da equipe. Já conversei com a diretoria, que se eles acharem por direito, por conveniência da mudança de comando, estou à disposição, continuarei ajudando, porque, acima de tudo, sou torcedor do JUAZEIRO”,  disse Janilson, e concluiu o treinador: “Não com medo, mas até, em orações, pedi a Deus, que se for de sua vontade, me tirasse dessa situação, porque o meu desejo é o bem do JUAZEIRO”.

O técnico do “TRICOLOR DAS CARRANCAS”, foi muito sincero e objetivo. Acredita que a situação do clube, hoje é muito complicada, só o milagre dos cálculos matemáticos poderiam salvar nosso time da “degola”, mas milagre só mesmo com ÊLE e ÊLE não interfere nisso. 

EU PENSO ASSIM, E VOCE?

Por Herbet Mouze

Variadas
26 de Maio / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Realizado em parceria com a Prefeitura de Petrolina, o programa 'A Univasf descobrindo talentos em matemática 2015' teve 300 alunos classificados entre 500 inscritos. Um recorde de procura, se comparado a 2012, ano de sua criação, quando 80 alunos participaram da experiência. Dos aprovados deste ano, a maioria – 238 – é da Rede Municipal de Educação. Procurando conciliar os dias normais de estudo com as aulas de exatas, o projeto acontece sempre aos sábados, das 8h às 12h, com as aulas dos professores da universidade.

Segundo o coordenador do programa, professor Severino Cirino Neto, a iniciativa visa a alunos interessados em participar das olimpíadas nacional e municipal de matemática que se aproximam. "O projeto busca encurtar a distância do aluno de escola pública, e também da particular, com a matemática. Nós recebemos qualquer estudante que tenha interesse em se preparar para a OBMEP e a OBM". Ele continua. "O Descobrindo Talentos não é aula de reforço, partimos do princípio de que eles entendam algo da matéria, e daí, ensinamos dentro do que é colocado pela Olimpíada", itera.

As instituições de ensino municipais com alunos na Univasf são: Escola Municipal Jacob Ferreira, José Fernandes Coelho, Professora Eliete Araújo, Moisés Barreto, Professor Nicolau Boscardin, Júlia Elisa Coelho, Santa Terezinha, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Anete Rolim, Félix Manoel dos Santos, Mãe Vitória, Nossa Senhora Aparecida, Laurita Coelho Leda Ferreira, José Fernandes Coelho, João Rodrigues de Macedo e a Escola Esmerindo Ribeiro.

Ascom/Petrolina
Variadas
26 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Um brinde com espumantes do Vale do São Francisco, em comemoração ao encaminhamento de negócios da ordem de R$ 73 milhões, encerrou neste domingo (24) no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho a 3ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria de Petrolina – PE. O evento, que teve início na última sexta-feira com a oferta de 1.600 imóveis novos, usados e na planta, superou as expectativas dos organizadores e representantes de construtoras e imobiliárias, com um público de aproximadamente três mil pessoas durante os três dias.

De acordo com o supervisor de vendas da construtora Jotanunes Carlos Eduardo, o Feirão surpreendeu. "Apesar dos prognósticos não muito animadores, montamos nosso estande com algumas ações de descontos especiais e brindes, a exemplo de eletrodomésticos e taxas de cartório. O resultado não poderia ter sido melhor, fizemos mais de 50 atendimentos e fechamos negócios que totalizam  R$ 2 milhões".

Para o gerente regional da Caixa Econômica Federal  Martoni Sobral, o sucesso do 3º Feirão Caixa da Casa Própria em Petrolina e 11º realizado no país, é o resultado da conjunção de uma série de fatores. "Primeiro, demos ênfase para o programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida, voltado para famílias com renda salarial mensal de até R$ 5.000, com juros anuais a partir de 4,5% e 30 anos para amortização da dívida, de acordo com a capacidade de endividamento e com o valor do imóvel. Em seguida, reunimos num mesmo espaço, as construtoras, imobiliárias e corretores mais comprometidas para com o desenvolvimento urbano e econômico de Petrolina. O resultado,  é que realizamos um Feirão que superou a ultima edição e oxigenou nossas perspectivas para a realização dos próximos eventos da Caixa", concluiu Martoni Sobral.       

Clas Comunicação & Marketing
Política
26 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de  Petrolina está realizando o serviço de patrolamento e cascalhamento em diversos corredores de ônibus de Petrolina. Na semana passada, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do Município realizou o patrolamento nos Corredores de ônibus dos bairros, Mandacaru, Terras do Sul e São Jorge.

A secretaria de Infraestrutura intensifica o cronograma de recuperação de ruas. Várias equipes realizam serviços de tapa-buraco, patrolamento e cascalhamento nas zonas urbana e rural. A prioridade é para os corredores de ônibus, por apresentarem trechos mais danificados devido ao tráfego intenso.

O serviço foi realizado nos pontos mais críticos dos corredores. A Secretaria de Obras já está elaborando projetos para reestruturação dos corredores dos demais bairros da cidade. O trabalho consiste em corte, remoção, limpeza, pintura e patrolamento. Os serviços estão sendo executados em horários onde o fluxo de veículos é menor para não prejudicar o trânsito.

Ascom/Petrolina
Informativos
26 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

A ação aconteceu no último sábado (23) e contou com a participação de todo o corpo escolar e dos moradores do bairro João Paulo II. A 1° Caminhada da Paz teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade de Juazeiro quanto ao aumento do índice de homicídios registrado nos últimos meses. Dentre as vítimas está um aluno da escola, Adriano Gondim, que foi morto há três semanas nas proximidades do prédio escolar. 

"A escola se sentiu na necessidade, enquanto função social, mobilizar a comunidade e formar um manifesto pacífico contra a violência e pela paz, realizando a 1ª Caminhada da Paz. As pessoas, as famílias estão assustadas diante da grande demanda de violência, pois não são apenas aqueles que estão envolvidos  com o tráfego ou crimes que estão morrendo, mas também pessoas inocentes que não tem nada haver com a situação. Os jovens do bairro que estudam no EJA estão desistindo porque estão preocupados com a falta de segurança", ressaltou a gestora da escola, Adriana Menezes.

Da redação
Variadas
26 de Maio / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Empreendedores de Juazeiro irão conhecer as tendências da moda para a estação outono/inverno 2015, durante a 24ª edição da Expo de Moda, que será realizada de 26 a 31 de maio, no 2º Piso do Centro de Convenções, em Salvador. A Unidade do Sebrae em Juazeiro ainda está com inscrições abertas para os profissionais que quiserem participar do evento.

Vitrine da coleção Outono/Inverno, a Expo de Moda disponibiliza aos profissionais 140 estandes para realizarem negócios. Eles reúnem as novidades do mundo da moda, com mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de 10 estados- Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. A programação da feira também conta com desfiles diários, concurso de top model e exposições.

Para a técnica do Sebrae, Rosemary Rodrigues, a Expo de Moda 2015 é uma excelente oportunidade para os empresários locais conhecerem o que é tendência nas passarelas, além de possibilitar boas compras. “Um dos objetivos é conhecer produtos de outras regiões do país e trazer inovação para o setor aqui na cidade”, explica Rosemary.

Solivalda Mesquita, da loja feminina Magazine Orimar, atua há 30 anos no comércio de Juazeiro. A empresária participou da caravana promovida pelo Sebrae no ano passado e já está de malas prontas para viajar novamente. 
“Além de buscar conhecimento e se atualizar sobre as novidades em confecções e calçados, vou aproveitar para comprar produtos de vários estados em um só lugar. O evento nos proporciona interação com outros empreendedores, atualização e ótimos negócios”, pontua.

A caravana da moda sairá da Praça Imaculada Conceição, no centro de Juazeiro, no dia 28, às 22h30 e retorna no dia 31 de maio. O investimento é de R$ 400 por participante e pode ser parcelado no cartão de crédito em até três vezes. O pacote inclui passagem ida e volta, duas diárias no hotel e translado Hotel/Centro de Convenções/Hotel. Mais informações e inscrições pelo telefone 3612 0827 ou na sede do Sebrae, na Praça José Inácio Silva, Centro.

Ascom Sebrae Bahia
Política
26 de Maio / 2015 às 19:50 | 2 Comentários

Cerca de 100 animais morreram infectados pelos vírus da raiva na região de Pinhões, distrito de Juazeiro. A informação foi dada a reportagem do Blog Geraldo José pelo coordenador regional da ADAB, Carlos Cleber Silva.

Segundo o coordenador o vírus tem se alastrado através de morcegos contaminados. “Com a frequência de mortes de animais no distrito de Pinhões nós nos preocupamos e enviamos amostras do cérebro desses animais para a realização de exames em Salvador. Os dados comprovaram que os animais foram mordidos por morcegos que apresentavam o vírus da raiva e isso oacasionou as mortes dos bichos”, relatou Carlos Cleber Silva.

Ainda de acordo com o coordenador da ADAB, criadores também começaram a apresentar sintomas da doença devido ao contato com a saliva dos animais. N

Nesta quarta-feira (27), às 10h, equipes da ADAB, Prefeitura Municipal de Juazeiro e Diretoria Regional de Saúde (DIRES), estarão reunidas na comunidade Angico com o intuito de alertar a população quanto as formas de infecção e prevenção da doença.

“A ADAB e a DIRES já estão monitorando o surto da raiva na região de Pinhões. A reunião será para esclarecermos a população quais as medidas serão tomadas”, afirmou Carlos Cleber.

A Raiva

A doença é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva. 

Da redação Alinne Torres/Fotos:ADAB
Espaço do Leitor
26 de Maio / 2015 às 19:27 | 2 Comentários

Foto da nadadora baiana (Juazeirense) – Suelly Aline – acendendo a pira do fogo simbólico nas comemorações da Independência da Bahia em 02.07.2014 – Praça do Campo Grande – Salvador/BA.

PERSEVERANÇA – “Persistência; tenacidade; qualidade de quem persevera; pessoa que não desiste com facilidade; constância; conseguiu o trabalho pelo seu excesso de perseverança...”

Conheço alguém que bem pequenina brincava de se apresentar como Modelo e outras insinuações na área da moda, e ao final ela dizia: Aplaudam, gente! Gente, aplaudam... E o bacana é que a plateia aplaudia... rsrsrs. Hoje uma jovem bonita, tem feito alguns trabalhos como Modelo, e nada lhe faz mais feliz do que desfilar e fotografar...

Não sei como foram os dias de infância de Aline, conheço apenas um pouco e mesmo assim à distância a luta e a labuta de seu pai residente no Bairro Santo Antonio, sendo o mesmo uma figura tranquila, educada, BOA GENTE, que também podemos assim chamar...

Como aquela criança que brincava de ser Modelo, Suelly Aline certamente devia ser levada por seu pai todos os dias para dar suas braçadas iniciais e brincar nas águas do Rio São Francisco, bem como, nas piscinas da cidade, e em tom de brincadeira volto a imaginar, que a mesma deve ter pedido como um dos seus presentes, uma daquelas piscinas existentes nas lojas de equipamentos náuticos... Mas isso também é suposição!

Passado o tempo, só aumentou a determinação daquela criança de fazer o seu próprio destino dentro das águas fosse de um mar profundo, de um rio corrente, ou de um quadrado de uma piscina, e é aí que começa sua linda história. Tudo que eu disser aqui é fruto da minha intuição, admiração e respeito por ela, que nasceu vocacionada para o esporte da natação, e isso tem sido a obstinação de sua vida...

Daí também é possível imaginar, que todas as competições das quais participou aqui na região, venceu todas! E logo muito cedo, vislumbrou que era preciso sair detrás da serra e seguir para o mar, e como a letra daquela música, deve ter dito a si mesma: “é pra lá que eu vou...” E foi, viu, lutou e continua lutando contra todas as dificuldades inimagináveis. Aline eu imagino, treina... treina... treina... estuda, estuda, e estuda, porque dos estudos também não pode descuidar, ou seja, ela enxerga dois futuros... E com muito esforço e superação tem mais que vencido, firmando e escrevendo seu nome como uma das mais promissoras atletas na modalidade de natação...!!!

Desnecessário dizer qual o maior sonho (dormindo ou acordado) de todo atleta ou desportista, pois todos sabem que é sua participação numa Olimpíada Mundial, então é aqui onde quero chegar para lembrar a todos que precisamos valorizar mais e mais essa joia rara, brilhante, e tão nossa, que tem levado a tantos pódios o nome de nossa cidade e do nosso Estado, e isso merece sim, toda uma atenção especial do tamanho do seu potencial...

Nesse particular, principalmente, também não tenho maiores informações, mas, uma atleta de tamanho reconhecimento como Suelly Aline, faz por merecer e muito, um olhar diferente de quem acredita no esporte e no futuro, e se temos vários exemplos país a fora através de incentivos públicos e privados a milhares de jovens atletas, então que tal nossos grandes empreendedores investirem nessa jovem VENCEDORA! Que tal os incentivos ao esporte que sabemos existirem, aportarem e apostarem nessa jovem PERSEVERANTE, que não busca apenas um lugar no alto dos pódios, mas acima de tudo, serve de exemplo e referência para toda uma nova geração...!!!

Rumo as Olimpíadas Rio 2016 e Tóquio 2020, Campeã...!!!

Palavra final: 1. Se toda essa sensibilidade necessária já estiver em curso acreditando nessa atleta exemplar, então, ficarei muito feliz em saber que aquele olhar diferente já está acontecendo... 2. “Guina”, obrigado por seu comentário cheio de esperança e apaixonado no meu texto da semana passada. Valeu!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Variadas
26 de Maio / 2015 às 19:00 | 1 Comentário

A falta de uma política de transporte clara, que se arrasta há mais de uma década em Petrolina, vê-se agravada, neste momento pela situação de crise financeira por que passa esse serviço em Petrolina.

Sem uma política de reajuste tarifário clara, as empresas que insistem em atuar na cidade seguem sem condições para realizar os investimentos necessários à melhoria do serviço e até para o custeio de suas atividades.

A paralisação dos funcionários de uma das empresas – em dificuldades para honrar o pagamento dos salários – é apenas uma prova da situação de precariedade que, há algum tempo, está colocada sobre a mesa. Embora seis empresas de transporte tenham passado pela cidade nos últimos anos, greves e reclamações se sucedem no noticiário.

Não há dúvidas, claro, que a qualidade do serviço ainda está aquém do desejável. Mas de um ano para cá as empresas investiram na aquisição de 19 ônibus, ampliaram a frota e, agora, investem em numa nova tecnologia de controle de operações e informação ao usuário. Mais uma vez, é preciso reconhecer que isso não basta.  

Mas como investir no transporte de Petrolina se não há segurança contratual para isso? A tarifa do transporte na cidade subiu e desceu 4 vezes em menos de um ano, sem que haja clareza de quando subirá ou descerá de novo, ou de como os custos do serviço serão pagos. Diferente do que aconteceu com os preços dos combustíveis, da energia elétrica, da água e da telefonia, que subiram significativamente, a tarifa dos ônibus de Petrolina hoje é a mesma de 2013. É como se não houvesse inflação no setor. Mas há.

Os trabalhadores do setor, por exemplo, já acumulam 18% de aumento em seus salários – e já exigem novo aumento a partir do próximo mês – e o combustível usado pelos ônibus subiu quase 30% desde o fim do ano passado. Pneus, peças e outros custos operacionais também subiram, mas sem que houvesse qualquer reposição da tarifa.  

O resultado, óbvio, é um desequilíbrio econômico e financeiro que impede as empresas operadoras de honrar seus compromissos – sejam aqueles assumidos perante seus funcionários, sejam os assumidos com a comunidade.

Lamentamos o transtorno a que estão sendo submetidos usuários, trabalhadores e empresas e esperamos que o debate em torno do transporte e da mobilidade urbana de Petrolina possa se dar de forma construtiva e responsável, com vistas à superação definitiva das questões que impedem a cidade de contar com um serviço de qualidade e acessível.

SETRANVASF

Foto Eder Pereira
Política
26 de Maio / 2015 às 18:30 | 4 Comentários

Durante a manhã desta terça-feira, 26, o prefeito Isaac Carvalho reuniu-se em Salvador com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, Amauri Souza Lima, e os engenheiros do consórcio SVC/Paviservice para tratar da duplicação do trecho urbano da BR-235, entre o bairro Itaberaba e o Mercado do Produtor, que compreende o acesso ao Juá Garden Shopping.

De acordo com o prefeito, o pleito é muito pertinente, pois a rodovia federal se confunde com a zona urbana, sendo hoje considerada uma avenida dentro da cidade. Ele ainda ressalta da importância de haver uma infraestrutura adequada ao grande empreendimento, o Juá Garden Shopping, que vai gerar mais de dois mil empregos diretos. "Temos de nos preocupar em melhor atender à população e a quem quer colaborar com a nossa cidade. Um empreendimento desse porte merece um acesso que garanta segurança a quem de algum modo vai usufruir dele, seja para trabalho ou diversão. Além disso, melhorar a questão urbanística desta região do município", pontuou Isaac Carvalho.

O superintendente do Dnit mostrou-se sensível ao pedido do prefeito e garantiu se empenhar para atender a necessidade da população juazeirense. Ainda acompanhou Isaac Carvalho no encontro os secretários de Governo, Paulo Bomfim, de Educação, Clériston Andrade e o assessor de Infraestrutura, Flávio Luiz Ribeiro.

Ascom/Juazeiro
Informativos
26 de Maio / 2015 às 18:00 | 4 Comentários

Já está disponível na internet a emissão do IPTU do exercício 2015 juntamente com as taxas imobiliárias: coleta de lixo; imóvel predial, e contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) para imóvel territorial.

Basta acessar o site www.juazeiro.ba.gov.br/cidadao e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para o pagamento do IPTU e das taxas em cota única ou em parcelas.

O IPTU poderá ser pago em cota única até 10 de julho com os seguintes descontos:

30% (trinta por cento) para os contribuintes adimplentes em 31/12/2014;

20% (vinte por cento) que se regularizarem entre 01/01/2015 e 06/07/2015, para pagamento até o vencimento, em cota única;

10% (dez por cento) para os contribuintes que permanecerem inadimplentes.

Ficam isentos do pagamento do IPTU:

 I - os imóveis de propriedade das instituições a seguir relacionadas, enquanto efetivamente vinculados às suas finalidades essenciais:

a) sociedades desportivas sem fins lucrativos licenciadas e filiadas à Federação Desportiva do Estado, quando utilizar o imóvel efetivamente no exercício das suas atividades sociais;

b) das associações de moradores de bairros, clubes de mães e sociedades civis sem fins lucrativos representativas de classes trabalhadoras, desde que os imóveis não sejam explorados economicamente;

II) os imóveis residenciais com área construída não superior a 80m2  construídos através do Programa “Minha Casa Minha Vida” ou não, que tenham como beneficiários pessoas com renda familiar mensal de até 01 (um) salário mínimo, desde que o proprietário nele resida e não possua nenhum outro imóvel.

III) os imóveis de propriedade de viúvos e viúvas que recebam até 03 (três) salários mínimos por mês e possuam um único imóvel.

IV) os imóveis de propriedade das pessoas portadoras de neoplasia maligna, desde que possuam um único imóvel no qual residam e não aufiram rendimento, sob qualquer forma, superior a 3 (três) salários mínimos.

V - os imóveis de propriedade das pessoas portadoras de deficiência física e mental, desde que possuam um único imóvel no qual residam e não aufiram rendimento, sob qualquer forma, superior a 3 (três) salários mínimos.

 A SEFAZ informa ainda que os benefícios mencionados devem ser requeridos anualmente.

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Informativos
26 de Maio / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

A secretaria de Infraestrutura vem a público informar que a data de entrega da obra de saneamento dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro que era prevista inicialmente para maio de 2015, ficou marcada para junho de 2015, devido um atraso no repasse de recursos federais através do Ministério das Cidades para a prefeitura de Petrolina.

Estas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal, e a previsão inicial de investimento era de R$ 15 milhões. Essa ação vai beneficiar os bairros Antônio Cassimiro, Dom Avelar e todo entorno, e está composta por quatro bacias, com 18 Km de rede, duas estações de tratamento e três estações elevatórias, que levarão o esgoto tratado até o Rio São Francisco.

Mais perto que longe, o Antônio Cassimiro e o Dom Avelar terão seu saneamento básico. A prefeitura de Petrolina está tomando as medidas necessárias, e legais, para que logo isso se realize.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
26 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nas escolas municipais, estaduais e particulares de Sobradinho, a linguagem teatral conscientiza os alunos sobre o abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  

Através da arte, de forma prazerosa e lúdica, a Companhia de Teatro "Gestos e Ações” vem abordando o tema e chamando atenção para a importância da denúncia e o engajamento de toda sociedade no combate a este grave problema que atinge crianças e adolescentes, dentro e fora de casa.

Com o tema “Cuidando do Futuro do Brasil", a abordagem teatral foi montada em duas versões: para o público de adolescentes e para crianças, obedecendo cada faixa etária e sob orientação do serviço de psicologia da SEADS. A ação "Teatro na Escola" vai até o dia 29 de maio, quando a campanha será encerrada e é a aberta a toda família e comunidade.

O ponto alto da campanha aconteceu nas ruas da cidade, com uma mobilização coordenada pela SEADS e que contou com a participação de alunos da rede municipal que comandaram a ação de sensibilização à comunidade. Crianças e adolescentes abordaram comerciantes, consumidores, pessoas que transitavam pelas ruas da cidade com uma mensagem de paz e de encorajamento para a necessidade da denúncia. Através de panfletos informativos e música, os alunos passaram dados sobre esta problemática no Brasil e informaram sobre os riscos para o desenvolvimento da infância e da juventude, penalidades, perfil dos agressores e diferenças entre abuso e exploração sexual.

" Esta mobilização foi muito produtiva, principalmente porque foi feita por crianças e adolescentes que puderam levar uma mensagem de paz e um apelo para que toda comunidade se envolva e enfrente esse problema grave que deixa sequelas na nossa infância e juventude, atingindo toda sociedade. O apelo foi feito. Precisamos proteger, defender nossas crianças e adolescentes, garantindo um desenvolvimento pleno e saudável. A campanha mobiliza, mas é no dia a dia que este trabalho de enfrentamento deve ser feito. Nossa equipe tem essa questão como uma das suas prioridades. Fazemos nossa parte. Convocamos a sociedade a fazer a sua também, declarou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ascom/Sobradinho
Variadas
26 de Maio / 2015 às 16:30 | 1 Comentário

Mais dois processos foram abertos contra a Petrobras nos Estados Unidos. Ao todo, a estatal brasileira já enfrenta seis ações individuais e uma ação coletiva por conta do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Segundo o Estadão, os investidores estrangeiros alegam que não foram informados sobre os casos de propina e quando ele começou a ser revelado as ações despencaram, provocando perdas. Os novos processos foram abertos por dois fundos de pensão americanos. O fundo do estado de Ohio também inclui como réus ex-executivos da Petrobras e a Pricewaterhouse Coopers (PwC), responsável por auditar os balanços da empresa brasileira. Já a ação do fundo de pensão do centro, sudeste e sudoeste dos EUA tem como réus executivos como José Sérgio Gabrielli e Graça Foster, além das empresas de auditoria KPMG e PwC.

Espaço do Leitor
26 de Maio / 2015 às 16:00 | 6 Comentários

Nesta terça-feira (26), o Blog Geraldo José publicou uma denuncia feita por um leitor quanto ao desperdício de energia na Praça Santa Teresinha no bairro Piranga. A Secretaria de Serviços Públicos enviou nota a nossa redação informando que o local será inserido na programação da Gerência de Iluminação. Confira na íntegra!

A Secretaria de Serviços Públicos informa que irá inserir a Praça Santa Teresinha na programação da Gerência de Iluminação. A SESP esclarece que o trabalho de manutenção na rede elétrica é realizado por zona e nesta terça-feira (26) as equipes atuam na Orla e Praça Cordeiro de Miranda, além de atendimento de ocorrências em vários bairros da cidade. A Secretaria solicita sempre a colaboração da população, que pode indicar problemas como este por meio do telefone 3612-5411.

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
Informativos
26 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

A Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, lança edital para  Seleção e Admissão de candidatos a alunos para os Cursos de Pós – Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia, Ensino de Biologia, Ensino de História e Ensino de Língua Portuguesa: Uma Abordagem Interdisciplinar. 

A realização da inscrição para seleção dos candidatos a alunos acontecerá segundo as normas do Edital, exigindo-se dos candidatos a comprovação da conclusão do curso de graduação devidamente Reconhecido pelo MEC. Os interessados deverão deverá comparecer na Coordenação Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da UPE Campus Petrolina para realizar a inscrição no período de 27/04 a 30/06/2015, no horário das 09h às 12h das 14h às 21h.

Estão sendo oferecidas 50 (cinquenta) vagas para cada curso e a  seleção dos candidatos para os Cursos de Pós-Graduação "Lato-Sensu" será feita no dia 02 e 03 de julho de 2015 no horário das 17h às 21h na UPE Campus Petrolina. As aulas serão realizadas em finais de semana quinzenalmente. Maiores informações pelos telefones 3866 3886 e 3866 6480 ou pelo site www.upe/petrolina.

Confira aqui o edital.

Ascom/UPE-Petrolina
Política
26 de Maio / 2015 às 15:00 | 1 Comentário

A vereadora Maria Elena Alencar, PSB, rebateu com veemência a ex-vereadora Raimunda Sol Posto, após tomar conhecimento da carta aberta que a assessora especial do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), enviou à mídia petrolinense, com várias acusações à socialista, dizendo que ela e sua família sempre se beneficiaram da família Coelho, inclusive da ala liderada pelo ex-deputado Osvaldo Coelho.  A resposta de Maria Elena foi sem meias palavras durante entrevista numa rádio local.

"Tudo que conquistamos na nossa família, foi fruto de nosso esforço. Estudamos, nos formamos, nos preparamos. Tivemos ajuda, mas não com dependência", alfinetou Maria Elena. A vereadora lembrou que ela inclusive é concursada do governo do estado como professora quando foi aprovada entre as 10 melhores nota, prova realizada no segundo governo de Miguel Arraes.

A polêmica surgiu porque Maria Elena fez críticas contundentes ao filho do prefeito, Julio Lóssio Filho, na sessão da última quinta-feira, 21, da Câmara Municipal, tomando as dores do senador Fernando Bezerra Coelho, líder maior do seu grupo. Elena e outros colegas da oposição não pouparam Julinho das acusações feitas ao senador.

"Vá terminar de se criar", alfinetou a vereadora entre outras críticas direcionadas ao filho do prefeito. Raimunda Sol Posto foi escalada para rebater Elena que mandou uma resposta dura a ex-colega de parlamento.

"Ela me diz para eu me olhar no espelho e que nunca fiz nada por Petrolina. Raimunda, quero dizer que me olho todos os dias no espelho e lhe garanto que se eu fosse prefeita, a cidade estaria bem melhor. A nossa família deve respeito e amizade a todos os grupos influentes de Petrolina e minha família tenha certeza, ajuda a todos. Você foi muito infeliz em suas palavras", disparou Maria Elena.

Ascom/ Vereadora Maria Helena
Variadas
26 de Maio / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Junho se aproxima e, com ele, a festa mais” forrozeira” do ano também começa a dar o ar da graça. O São João é, com certeza, uma das datas mais esperadas pelos nordestinos, afinal, é aqui que a comemoração é intensa. E, em Petrolina, não será preciso esperar até o dia 23 de junho – primeiro dia do São João do Vale 2015 - para dançar forró.

É que, no dia 06 de junho, acontece o Arraiá da Família, evento junino em prol da reforma da Catedral de Petrolina. A entrada da festa é gratuita, e lá terá música ao vivo, comidas diversas, espaço para as crianças brincarem, entre outras coisas. Além disso, serão realizados vários sorteios a partir da venda de uma rifa beneficente.

O Arraiá da Família está marcado para começar às 19h, na Praça do Centenário (ao lado da Igreja Matriz), em Petrolina.

Variadas
26 de Maio / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Mais um curso de capacitação para a criação de abelhas coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) foi realizado com sucesso no último fim de semana. Durante dois dias, estudantes, ambientalistas, empreendedores e produtores rurais participaram de palestras que abordaram questões como criação de abelhas nativas; produção e comercialização, dentre outras. Cerca de cem pessoas participaram do evento, que contou com duas etapas: a primeira através da realização de palestras no auditório do Sebrae e a segunda, uma visitação técnica em um meliponário situado a cerca de 30 quilômetros do centro de Petrolina.

"A meliponicultura tem crescido muito em várias partes do país. Em Petrolina, além de forcarmos na questão  ambiental,   no que diz respeito à preservação dos nossos principais polinizadores garantindo a polinização e dispersão da nossa flora e fauna, contamos também com o uso racional dessas abelhas para produção de mel entre outros produtos que possam ser economicamente viáveis. Unir o útil ao agradável, "preservação e produção" esse foi o foco da nossa terceira edição", destacou o assessor técnico da AMMA e coordenador do curso, Clefson Sena.

Vale salientar que a criação de abelhas nativas, sem ferrão – a exemplo de Mandaçaia, Manduri e Cupira – tem um manejo mais simples e pede um investimento de baixo custo. Além disso, não é preciso que haja utilização de equipamentos de segurança. O mel que é produzido possui maior valor agregado e tem propriedades medicinais.

Para a realização deste evento, a AMMA contou com a parceria da Universidade do Estado da Bahia, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Sebrae, IF Sertão, Embrapa e Plena/Codevasf.  

A gestora da AMMA, Denise Lima, compareceu à abertura do III Curso Municipal de Meliponicultura do Vale do São Francisco e falou sobre a importância de discutir a criação de abelhas no semi-árido. "O incentivo à criação de abelhas integra o rol de ações que levam à preservação e conservação do ecossistema Caatinga. A proposta é justamente fazer com que o homem do interior incremente sua renda, mantendo e conservando a fauna e flora típicas da Caatinga. É uma maneira de sustentabilidade importantíssima", pontuou.

Asscom
Política
26 de Maio / 2015 às 13:30 | 1 Comentário

O assessor de projetos especiais do município de Petrolina, Rogério Valença, esteve visitando as instalações da secretaria das cidades do governo do Mato Grosso em Cuiabá. O objetivo da viagem foi ampliar o conhecimento nas áreas de licitação e obras físicas, no que diz respeito ao VLT. Estiveram presentes na visita os membros do governo do Estado de Cuiabá, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, André Luís Bento e Eduardo Silva que explanaram sobre o projeto do VLT da secretaria de Projetos Estratégicos, desde as dificuldades até os benéficos.

Segundo Rogério Valença, a visita teve dois pontos de partidas importantes um o conhecimento ao processo licitatório, através de uma modalidade nova que é o Regime diferenciado de contratação - RDC e um outro que corresponde a execução e fiscalização. De acordo com Rogério Valença, com essas visitas tornamos os processos da gestão do prefeito Julio Lossio mais transparente e mais seguro. De acordo o assessor, o projeto inicial, tem quatro vagões com capacidade para 380 pessoas e um trajeto de 4,8 quilômetros. Serão cinco estações e dois terminais centrais, sendo divididos em Estação Central, Rodoviária, Sementeira, Ceape, Parque de Integração, Vila Verde e Pedra Linda.

Lidiane Souza Ascom PMP
Política
26 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Em julho a Prefeitura de Juazeiro e o Governo da Bahia vão proporcionar atividades náuticas como vela, remo, canoagem (as três com oficinas para a população) e jet ski no rio São Francisco como parte das comemorações pelos 137 anos de elevação à categoria de cidade. Em terra serão oferecidos vôlei de praia, futebol de areia e ações voltadas à preservação ambiental do rio.

“Esse projeto integra e explora duas facetas importantes do Velho Chico: o turismo e o esporte”, disse o secretário Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo) em audiência na última quinta-feira (21) com o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos da Bahia, Gustavo Miranda (ex-assessor do governo Isaac) e o assessor Ney Santos, ambos da Sudesb.

O superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, detalhou que uma estrutura com arquibancadas (estilo arena) será montada na Orla Nova e no bairro do Angari, às margens do Velho Chico. “Queremos oficializar o evento no calendário, inclusive por meio de lei como fizemos com a Meia Maratona Tiradentes”, adiantou Pacheco da secretaria de Educação e Esportes (Seduc).

Empreendimento náutico

Após discutir o projeto turístico-esportivo no Velho Chico, os gestores (da Prefeitura e da Sudesb) foram à Orla Nova conhecer o trabalho que empresários juazeirenses desenvolvem com canoagem (em caiaque). “É uma experiência exitosa que inspira e serve de referência”, elogiou Neiva. O nadador de Juazeiro, Lourival Quirino, também participou da conversa com os empreendedores locais.

Claus Oliveira/SEDETUR
Variadas
26 de Maio / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

Para mostrar que a sociedade é contra a precarização dos direitos dos trabalhadores, a CNTE organiza, no dia 28 de maio, um movimento nacional pela valorização do educador: a mobilização SOS Educação Pública. De acordo com o presidente da CNTE, As pessoas devem usar preto para ir às escolas, ao trabalho, e fazer faixas pretas com a #SOSEducaçãoPública. Pendurar os cartazes e faixas nas escolas, em monumentos, nas janelas de casa, e fotografar essa participação e postar nas redes sociais. A CNTE convoca, ainda, os educadores para a greve geral da CUT e demais centrais sindicais, no dia 29, sexta-feira, contra a terceirização e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Asscom
Espaço do Leitor
26 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Venho mais uma vez por intermédio da enorme credibilidade do seu blog mostrar a toda sociedade de Juazeiro a irresponsabilidade, falta de compromisso e o jeito de administrar dessa atual gestão municipal, mais precisamente da pessoa do prefeito Isaac Cavalcante de Carvalho.

No último sábado, dia 23, passando costumeiramente pela Praça Santa Teresinha, no bairro de Piranga, a caminho da minha igreja evangélica que fica localizada no referido bairro, flagrei uma luminária acesa em plena luz do dia. Numa conversa com uma estudante do Colégio Codefas, que fica em torno da praça, essa jovem estudante me disse que já tinha meses que a referida luminária permanecia acesa diuturnamente. 

Geraldo e amigos leitores desse imparcial blog, isso é muito desumano isso é muita crueldade que o governo municipal vem fazendo com esse desperdício exagerado de energia. E vale salientar que esse desperdício exagerado de energia não é só na Praça Santa Teresinha não, sexta feira da semana passada uma ouvinte assídua do programa Geraldo José da rádio Transrio FM também flagrou uma luminária acesa diuturnamente no fundo do Paço Municipal, portanto, eu questiono a vocês que moral a prefeitura tem de cobrar de nós cidadãos consumidores no que diz respeito a campanha “Jogue limpo com a sua cidade” uma vez que a mesma dá o mau exemplo com o desperdício exagerado de energia elétrica em vários pontos da cidade? 

Anderson Levy - bairro Jardim São Paulo

Informativos
26 de Maio / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Atenção estudantes: o prazo de inscrições para o vestibular 2015.2 da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) termina nesta terça- feira (26). Os interessados podem se inscrever diretamente no site (www.facape.br) até as 20h ou presencialmente na Sala de Concursos da instituição até as 18h.

Ao todo, são disponibilizadas 535 vagas para o vestibular convencional e 70 para bolsistas nos cursos de Administração, Direito, Serviço Social, Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Ciências Contábeis. O investimento para a categoria convencional é de R$ 110 e para bolsistas R$ 55.

As provas (questões objetivas e redação) serão aplicadas no dia 7 de junho no prédio da Facape.  O resultado do vestibular 2015.2 deve ser divulgado no dia 22 de junho e as aulas iniciarão no dia 3 de agosto.

Ascom Facape
Política
26 de Maio / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

As inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas de Juazeiro se encontram abertas na sede da Secretaria de Cultura e Juventude do Município (SECJU) no período de 22 de maio a 12 de junho de 2015. Os interessados devem procurar a sede da secretaria para efetuarem as suas inscrições. O Concurso premiará diversas categorias e as melhores quadrilhas. São mais de 10 mil reais em prêmios.

O Concurso de Quadrilhas Juninas faz parte da programação do “São João nas Comunidades”, envolvendo diversos bairros de Juazeiro, com distintas atividades voltadas para o período junino. As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas físicas e jurídicas. A SECJU está situada à Rua Carmela Dutra (Orla I) nº 638, Centro, em Juazeiro, das 08 às 17 horas. Mais informações pelo fone (74) 3614-2652. 

Acesse o edital AQUI

Paulo Carvalho/SECJU
Política
26 de Maio / 2015 às 10:28 | 1 Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) recebeu, em seu gabinete, a comitiva da cidade de Maiquinique, que teve como representante o vereador Juliano Silveira. Na oportunidade, foram feitas algumas reivindicações para a comunidade, sobretudo, no que diz respeito à recuperação da estrada, BA-130, que a liga à vizinha Itapetinga. Além, disso, Juliano Silveira pediu apoio ao trabalho cultural e de apoio comunitário que desempenha na cidade.

O parlamentar garantiu apoio, já entrando em contato com a secretaria de infraestrutura, através daSuperintendência de Infraestrutura e transportes – SIT, (antigo DERBA) para realizar a obra de reforma na BA. “Estamos aqui para atender os anseios da população de toda a Bahia. Vou pedir à Secretaria de Infraestrutura essa operação de reforma na BA e estaremos. Vamos trabalhar por mais cidadania, está no DNA do nosso partido, o PDT”, disse o deputado Roberto Carlos.

Foram tratados, ainda, a reformulação da Comissão Municipal de Maiquinique, que deverá ter o vereador Juliano como presidente, saindo na próxima publicação do Diretório Estadual e do TRE.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Informativos
26 de Maio / 2015 às 10:00 | 3 Comentários

Na próxima sexta-feira (29) os sindicatos e associações dos servidores públicos municipais de juazeiro estarão reunidos, em assembleia, para discutirem sobre o plano de cargo carreira e remuneração da categoria, bem como sobre deliberações do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ).

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (SINSERP), Cícero Sales, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta segunda-feira (25), no primeiro momento da reunião serão debatidas as causas sindicais, já no segundo momento será feita uma mesa de negociação para apreciação das propostas a serem encaminhadas a Câmara de Vereadores de Juazeiro.

“A gente vem discutindo com o governo municipal sobre o plano de cargo carreira e remuneração. Esperamos chegar a um acordo entre os servidores e governo para que as decisões tomadas durante a assembleia possam entrar em vigor no segundo semestre”, afirmou o presidente.

O encontro acontecerá a partir das 8h30, para a 1ª convocação, e 9h,  para a 2ª convocação, no Clube 15 de Novembro (CLUBE DOS CAÇADORES), localizado AV. Adolfo Viana.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Variadas
26 de Maio / 2015 às 09:27 | Nenhum Comentário
 
Os empreendedores que desejam investir no segmento de franquia terão a oportunidade de se capacitar e planejar a abertura da empresa. Estão abertas até o dia 8 de junho as inscrições para o curso “Entendendo o Franchising”, que será ministrado no Rapport Hotel, em Juazeiro, no dia 9 de junho, das 9h às 18h.
 
Fruto da parceria do Sebrae Juazeiro e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o curso é destinado a potenciais franqueados, quem já abriu uma franquia, mas ainda busca informações sobre o mercado e empresários que têm um negócio e querem se transformar em franqueados. O investimento é de R$ 30.
 
A técnica do Sebrae Juazeiro, Audeni Souza, destaca a importância do curso para os empreendedores locais que têm interesse em entender o segmento de franquias e se preparar para investir nessa área. Entre as vantagens de ter o suporte de uma franquia, se destacam iniciar um negócio já contando com a credibilidade de uma marca conhecida no mercado, ter maior garantia de sucesso e melhor planejamento dos custos de instalação. “A economia mudou e nos dias atuais o universo de franquias está crescendo. O mercado oferece uma série de possibilidades que atende a públicos diversos”, destaca Audeni.
 
Durante a capacitação, serão abordados os conceitos de franquias, vantagens e desvantagens do sistema e os direitos e obrigações expressos na lei de franquias. O Sebrae também vai orientar os empreendedores sobre como escolher uma franquia e analisar o investimento necessário para a abertura do negócio.
 
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da ABF ou na unidade do Sebrae em Juazeiro, localizada na Praça José Inácio Silva (Misericórdia), no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3612 0827 (Sebrae).
Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia
Política
26 de Maio / 2015 às 09:22 | 1 Comentário

A edição desta terça-feira do programa Digaí, Governador! antecipa uma boa notícia para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador Rui Costa para reforçar a segurança pública do Estado. Delegados, agentes e escrivães "farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação", comentou o governador ao fazer referência à autorização dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes, para dar continuidade ao processo.

Clique aqui e assista à entrevista completa no blog do programa!

Rui comentou ainda a inauguração de mais um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) como uma das estratégias de sua gestão para aprimorar o serviço prestado à população e avançar nas metas definidas como prioritárias de redução dos índices de violência na Bahia. “Usando um equipamento novo, instalações novas e elementos novos do trabalho em conjunto nós vamos, a cada dia, melhorar a segurança pública em nosso Estado”, pontuou sobre a nova unidade que vai ser entregue na próxima sexta-feira, dia 29, em Iguaí.

Educação e ações governo

Ao fazer um comparativo do conjunto das ações de segurança pública, o governador destacou a importância da educação, da família e da formação profissional, principalmente para os jovens, como elementos complementares ao trabalho Estado: “Educação e família são os dois pilares fundamentais que vão sustentar também a melhoria dos indicadores de segurança pública”.

A justificativa do governador soma-se a sua visita às instalações do Senai-Cimatec, na próxima quarta-feira, para conhecer mais de perto o funcionamento da unidade escolar de pesquisa e de ciência, que é referência no Brasil inteiro. “Quero melhorar a integração do Governo do Estado com este equipamento para que possamos desdobrar, trazer para dentro das políticas públicas tudo que está se produzindo de conhecimento, de tecnologia para aplicar em benefício do povo baiano”, frisou Rui.

Para fechar a edição do Digaí, Rui Costa ressalta a importância de levar obras e serviços para o interior do estado. Na próxima quinta-feira (28), em Iguaí, o governador inaugura um novo sistema de abastecimento de Água, um investimento de quase R$ 4 milhões. “Com isso nós estamos ajudando também a saúde, porque água significa vida e significa saúde melhor para as pessoas”, enfatiza.

Secom Bahia Foto: Raul Golinelli/GovBA
Variadas
26 de Maio / 2015 às 09:00 | 6 Comentários

O vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (Pros) fez uso da tribuna na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (25) oportunidade em que expressou a alegria de ter praticamente resolvido o problema da titulação dos imóveis do bairro João Paulo II. “Esta é uma luta de 33 anos e eu fico feliz porque está bem encaminhada e praticamente resolvida” externou Caffé.

“Nesse período tivemos o apoio do então deputado estadual Pedro Alcântara, bem como do ex-ministro do Bem Estar Social Jutahy Magalhães que veio a Juazeiro, mais precisamente aos bairros João Paulo II e Tancredo Neves, mas a situação se tornou um imbróglio dada à presença da Diocese, com o que não concordei e expressei isto ao seu advogado Carlos Liso” prosseguiu o parlamentar do Pros.

“E a gente vem nessa luta há muito tempo e agora com apoio do deputado estadual Zó, fomos a Salvador e conseguimos na diretoria da Urbis sanar todos os problemas e agora não se trata de um sonho, mas sim realidade. As nossas casas do Juazeiro I ao Juazeiro VIII, bem como do Piranga I, Piranga II ou qualquer conjunto habitacional que tiver vínculo com a Urbis vão receber as suas escrituras. A Urbis vem montar aqui uma força tarefa para que isso aconteça” comemorou Caffé.

Variadas
26 de Maio / 2015 às 08:29 | 5 Comentários

No dia 02 de março de 2012 o Governo da Bahia entregou 90 quilômetros de estradas recuperadas na região norte, que ligam as cidades de Juazeiro e Curaçá, além do acesso à comunidade do distrito de Itamotinga, que somam 9 quilômetros. Na BA-210 foi colocada uma nova cobertura de asfalto, sinalização horizontal e vertical, além de sistema de drenagem para garantir mais segurança, conforto e rapidez no transporte de passageiros e cargas na região, a maior produtora de frutas da Bahia e uma das maiores do Brasil. Na obra foram investidos R$ 29,54 milhões.

No início deste ano os produtores que foram impedidos de ocupar a área da Fazenda Mariad como forma de protesto escavaram o asfalto deixando enorme cratera na pista e com isso diminuindo a velocidade nos veículos que por ali transitam. Essa redução na velocidade tem facilitado a ação de bandidos como relatou um servidor público, leitor do blog e temeroso de que novos assaltos sejam registrados na região. Ele reivindicou o conserto da pista.

Política
26 de Maio / 2015 às 08:00 | 13 Comentários

O vereador de Juazeiro Anderson Alves (PP), membro da base do prefeito Isaac Carvalho, participou do programa Geraldo José na tarde desta segunda-feira (25).

O edil durante a entrevista salientou os preparativos políticos do grupo aliado ao prefeito Isaac para as eleições municipais de 2016. De acordo com Anderson, os partidos que compõe a base do prefeito estão unidos, mas ainda não foi cogitado nenhum nome para disputar o pleito no próximo ano. “Em 2016 é que vamos discutir quem será o nome apoiado por essa base. Mas com certeza o grupo do prefeito Isaac Carvalho estará unido”, disse.

Questionado sobre os rumos tomados durante reunião neste final de semana com lideranças dos partidos PCdoB, PT, PSD, PP, PR, PSB e PROS, que são aliados do prefeito Isaac, o vereador explicou que o encontro foi corriqueiro, já que os partidos com frequência se reúnem para discutir as conjunturas políticas no cenário estadual, nacional e municipal.

“Temos essas reuniões para discutir o cenário político nacional, estadual e municipal. A política de 2016 nós vamos de fato discutir em 2016. O compromisso que nós já temos fechado é com a cidade de Juazeiro, com os projetos, obras e com a união dos partidos. Esses partidos tem um projeto político liderado pelo prefeito Isaac e nosso objetivo é concluir as obras já previstas. A população está vendo os avanços de todo o trabalho encabeçado pelo prefeito”, finalizou.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage