Blog do Geraldo José - Prefeitura participa no 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado em Juazeiro
18 de Outubro de 2019
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:00

Prefeitura participa no 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado em Juazeiro

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix participou nesta terça-feira (17) no Grande Hotel, em Juazeiro, do 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado. 

O evento, que é uma realização do FIDA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (COPROFAM), Programa FIDA Mercosul Claeh e Governo do Estado da Bahia por meio do Projeto Pró-Semiárido, se estende até quinta-feira (19).

O objetivo é fortalecer a troca de experiências entre os projetos financiados pelo FIDA nos sete países participantes com o intuito de melhorar a qualidade do diálogo com representantes de organizações da agricultura familiar camponesa, funcionários e gestores de projetos.

Para o diretor e chefe do Centro de Conhecimento e Cooperação Sul – Sul e Triangular do FIDA Brasil, Claus Reiner, “todos terão boas oportunidades de intercambiar conhecimentos e buscar melhores possibilidades para agricultura familiar como um todo”, disse. Representantes de agências ligadas à ONU e organizações que trabalham com o desenvolvimento da agricultura familiar na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de autoridades locais, gestores dos projetos e programas financiados pelo FIDA estão participando do encontro.

“É uma satisfação receber estrangeiros nesse primeiro encontro formulado por diversas mãos, com o objetivo de levantar temas voltados para o desenvolvimento do setor. Acredito que a proposta estruturada trazida por cada país, nos proporcionará uma infinidade de informações”, declarou Fabiana Dumont Viterbo, Coordenadora do Programa Semear Internacional.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SEDUR), Wilson Dias, “o governo da Bahia tem conseguido desenvolver uma série de projetos em prol do desenvolvimento agrário do estado, por isso a região foi escolhida para sediar esse tão importante encontro”, observou. Já o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto frisou a importância da parceria com o FIDA e os benefícios da troca de experiências entre todos os envolvidos.

Durante os três dias de evento serão realizadas visitas a instituições e projetos da agricultura familiar de Juazeiro, Casa Nova, Uauá, dentre outros município, além de plenárias referentes ao Monitoramento e Avaliação, com ênfase nos resultados e efeitos econômico, impacto dos projetos financiados pelo FIDA, gestão de água para fins produtivos, com abordagens ligadas a sistemas de coleta e aproveitamento de água e acesso a recursos financeiros e mercados.

Estiveram presentes na abertura o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Francisco Américo Neves, o dirigente da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) Fernando Lopes, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) Hernán Chiriboga e o chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama.  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, as políticas públicas desenvolvidas em prol da agricultura familiar e o potencial da região são fatores relevantes para a escolha de Juazeiro na realização do encontro. “Somos uma das poucas cidades da Bahia que realiza oito feiras com foco na agricultura familiar, potencializando o setor caprino e ovino, bem como os produtos desenvolvidos pelos pequenos empreendedores da nossa região. Tudo isso só é possível com ajuda de parceiros como o FIDA e o governo estadual que sempre estão do nosso lado em prol do desenvolvimento econômico da região”, afirmou.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.