Blog do Geraldo José - Artigo - E agora José?
23 de Novembro de 2017
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 23:00

Artigo - E agora José?

E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? E agora, você? Poema de Carlos Drummond de Andrade, 'E agora José' foi'musicado por Paulo Diniz e até os dias atuais é uma das canções mais lembradas pelos brasileiros. Além da melodia cativante a interpretação imortalizada na voz "pigarreada" de um nordestino arretado, a música que faz sucesso desde 1974 mexe com a imaginação e a criatividade quando analisada por críticos profissionais e amadores.

Em uma das muitas análises, talvez a melhor já realizada até hoje, uma equipe de alunos da disciplina de Literatura Brasileira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (FAFIC), em Minas Gerais, "o poema de Carlos Drummond de Andrade aplica-se aos milhares de Josés que transitam pela vida sem serem notados, ouvidos ou vistos. Aos Josés condenados pela sociedade à solidão e ao anonimato, que não tiveram nenhuma oportunidade de se realizar como homem. Que gritam, protestam, amam, mas têm seu grito sufocado pela indiferença, seu protesto ignorado e seu amor não correspondido, mas que continuam se arrastando pela vida sem saber onde vão chegar".

O nebuloso e preocupante momento econonômico e principalmente político que passa o Brasil tem atingido de cheio e colocado em xeque muito do que antes era visto como sério e inatingível do ponto de vista moral e ilibado. Instituições e seus representantes se apresentam tais como caranguejos, atolados na lama em busca da sobrevivência. Enquanto isso, na sala de justiça (o dia-a-dia), super homens e mulheres maravilhas são vítimas de um sistema conrrompido e impiedoso que utiliza de prerrogativas concedidas geralmente através do voto para prejudicar suas criaturas.

Os super heróis brasileiros estão matando um leão por dia para sobreviver. Atônitos, começam a perceber que foram enganados por uma trupe criminosa que, além de surripiar o erário público, tem roubado sonhos e destruindo literalmente vidas. Como o 'José' de Drummond, a população passa a ter uma visão pessimista do cotidiano, sentir-se solitária, sem espaço e uma profunda angústia pela vida. A alegria e a felicidade já existiram, mas agora, "a festa acabou". Em seu lugar ficou a escuridão, o frio, o abandono. José está só.

"... Você mentiu me enganou

Dizendo que o seu amor

Não era de mais ninguém

Juro que acreditei

Com tudo me apaixonei

Pelo seu jeito também

Na vida nada é perdido

Pra tudo tem um sentido

A gente tem que aprender ..."

Foi bom te amar – Jorge de Altinho

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

POSTAR
5 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 22 de Outubro / 2017 às 01:11
Madalena/// Culpa de Gedeu Quim Cunha????

Excelente texto. Este blog eh maravilhoso. Gedeo Cunha Temer Quim Neto Careca mamando 51 milhoes em Brasilia???? Trabalhadores enganados pelaTV Globosta. Amo Lula 2018 para trazer a esperança.

publicado em 22 de Outubro / 2017 às 01:20
Tadeu - Cade Quim Temer Cunha??

Moru Lucifer Temer Cunha mamadores de Brasilia Judas Quim bilionario Gedeu fortuna Caju se uniram TV Globo e a Aesiu para derrubar uma mulher honesta Dilma e tirar direitos dos Trabalhadores??Graça ao blog o povo ta sabendo porque a TV esconde que Cunha comprou voto para derrubar Dilma?????

publicado em 22 de Outubro / 2017 às 01:30
Suely para Quim e Gedeu e Moru

Lula orientou o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) a solicitar ao juiz federal Sérgio Moro os imóveis que a lava jato atribuem a ele.; "Se o apartamento for meu, Moro pode doar para o MTST"; "Dois apartamentos e uma chácara em Atibaia. O Moro pode doar para o MTST", completou; Lula votou a falar que é alvo de perseguição e que a propiedade do triplex, pela qual foi condenado por Moro, não lhe diz respeito; como resposta ouviu da multidão: "Volta, Lula!, Volta, Lula! Volta, Lula!

publicado em 22 de Outubro / 2017 às 08:03
DAVID LIMA

SÓ UMA INDAGAÇÃO,ESSE É AQUELE QUE DEFENDE O PT E O PC DB?

publicado em 23 de Outubro / 2017 às 22:50
Antonio Nascimento

Todos os brasileiro, TODOS, vão morrer na ILUSÃO de que os problemas do Brasil são exclusivamente resultantes da incapacidade e corrupção dos políticos, como se os políticos não fossem PURA representação do que SOMOS. Afinal, de ONDE vêm os políticos? Eles caem do céu? Eles atravessam uma membrana vindos de outra dimensão ou realidade? NÃO. Eles VÊM de casas e famílias BRASILEIRAS, de escolas, igrejas e universidades BRASILEIRAS, de empresas BRASILEIRAS e são eleitos por...? Por BRASILEIROS. Eles são o que temos de melhor. Eles são a nossa ESSÊNCIA e eles NOS representam. Entra lixo, sai lixo.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.