Blog do Geraldo José - PELASKDO: corridas unindo Juazeiro/BA e Petrolina/PE em Aventuras
21 de Novembro de 2017
publicado em 26 de Outubro / 2017 às 23:00

PELASKDO: corridas unindo Juazeiro/BA e Petrolina/PE em Aventuras

Entre Juazeiro e Petrolina acontecem diversas coisas grandiosas que ninguém fica sabendo. Coisas grandiosas existem pelo nível de explosão do êxito na realização ou pelo valor e significância que damos a elas. 

Felizmente eu estava lá, não como atleta, mas como expectador. O cenário é Igatu, distrito de Andaraí/BA na Chapada Diamantina. Casas de pedra, ruas de pedra, memórias brilhantes dos tempos de fartura de diamantes. 

21/10/2017. A cidade ferve. Acontece a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Corridas de Montanha. O evento conta com mais de 300 atletas de todo o Brasil, divididos em três percursos: Curto (6 km), Longo (13 km) e Endurece (43 km). 

Corridas de Montanha são insanas por natureza. É preciso ter muito de coragem e muita vontade de não apenas superar os limites, mas colocar toda a força de vida naquilo. 

Admiro gente assim! 

E eis que no meio desta etapa de corridas de montanha, a Equipe PELASKDO, oriunda do Vale do São Francisco, de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, capitaneada pelo Ultramaratonista e Educador Físico, Felipe Pikety, um ultraman que corre (mais de duzentos quilômetros) e faz disso a legenda e lenda de sua vida, a ponto de convencer sessenta atletas de nossa região a participar desta “Pedreira”. 

Quer seja pela astúcia do Rei Escocês Malcolm Canmore que no Século XI organizou um evento de corrida nas colinas locais, para escolher mensageiros para o Reino, quer seja pelos pastores do Norte da Inglaterra, que apostavam corrida nas montanhas por pura diversão. O fato é que a Equipe PELASKDO, foi a equipe que mais esteve presente no pódio, contabilizando notórios 13 pódios nas suas respectivas categorias:

- Percurso Curto: Walter Gusmão (1º Lugar), Viviane Pesqueira (3º Lugar), Maria Lopes (2º Lugar), Viviane Guedes (1º Lugar), Daniella Islla (2º Lugar), Ana Beatriz (2º Lugar). 

- Percurso Longo: Laise Almeida (2º Lugar), Jayanne Meneses (3º Lugar), Paula Guerra (3º Lugar), Fabiana Libório (3º Lugar), Sônia Carvalho (1º Lugar), Joana Dar’c (3º Lugar). 

- Percurso Endurece: Felipe Pikety (2º Lugar).

A corrida de montanha, além de possuir este lado lúdico do visual, possui uma variabilidade de terrenos e intensidades, dentro de trilhas, provocadas por aclives, declives, riachos, pedras, areias de  praia, lamas, paralelepípedos, entre outros.

PELASKDO virou sinônimo de vitória, de bons resultados, além de ser composto por muita gente boa, eu viajei com esta turma, pois minha esposa Viviane Azevedo é atleta deste grupo vitorioso. É como eu falei a ela: 

“alguns feitos na vida não têm apenas o sabor da superação,

não representam apenas a nossa capacidade de enfrentar e vencer desafios,

vão para além disso, 

feitos importantes trazem à tona:

o que temos de mais valoroso dentro do nosso coração;

o que temos como alicerce de nosso caráter e de nossa trajetória de vida;

o que estamos colhendo depois de um bom plantio e excelente semeadura, 

(a essência do que somos, provoca a diferença em tudo ao redor) 

por isso, esta conquista tem sabor e significância especial !” 

Felipe Pikety e a Equipe de Corrida PELASKDO, representaram Juazeiro/BA e Petrolina/PE, de forma independente e corajosa, com uma pitada de alma ribeirinha sanfranciscana, imprimindo e vencendo, realizando coisas grandiosas. E eu acho que todo mundo precisa saber disso. Percorrendo histórias de vidas ! Mudando vidas! 

Angelo Roncalli, 41, escritor e poeta, contato@orbitais.com.br

POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.