Blog do Geraldo José - Craibeira
22 de Novembro de 2017
publicado em 27 de Outubro / 2017 às 20:00

Craibeira

Geraldo,

Gostaria de sugerir ao prefeito Paulo Bonfim que atente para a arborização da nossa cidade, pois moramos na região semiárida e o calor é muito forte, com o sombreamento melhoraria  muito a temperatura.

Temos vários locais que poderiam ser projetados para uma arborização, a exemplo da Avenida Salitre, Avenida Nova Juazeiro, a duplicação entre Tabuleiro e Mercado do Produtor, Avenida entre o São Geraldo e Tabuleiro, Avenida do Quidé entre outras.

Uma sugestão seria a Caraibeira [ Conforme a enciclopédia livre Wikipédia  "Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook. f ex S. Moore) , é uma árvore não-pioneira pertencente ao gênero Tabebuia (dos ipês e pau-d'arcos). Foi descrita originalmente em 1836 como Bignonia aurea, por Silva Manso.

Outros nomes populares: craibeira, caraibeira, caroba-do-campo, cinco-em-rama, cinco-folhas-do-campo, ipê-amarelo-craibeira, ipê-amarelo-do-cerrado, pau-d'arco.

A caraibeira é uma árvore resistente  ao sol consome pouca água e no período de floração tornaria as avenidas e ruas muito mais belas. Um pequeno exemplo são 04 caraiberas na avenida Adolfo Viana, conforme fotos.

Johny Moraes - Juazeirense

POSTAR
10 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 27 de Outubro / 2017 às 20:58
João - Sugestão Para Quim e Gedeu??

Sugestão otima. Parabens. nordestinos são guerreiros por natureza , quando as pessoas falam , lula guerreiro do povo brasileiro , falam com propriedade , sem desmerecer as outras regiões da minha nação brasileira , nordestinos são um povo corajoso , desbravadores de terras desconhecidas , não tem medo do trabalho ,viajam quilometros e dias em busca de vidas melhores , realizar seus sonhos , desde pequenos descobrem que a vida não é facil , e que tem de batalhar por seus sonhos , esse video demostra o que falo , a perdição dos ditos intelectuais , é a descriminação por arroganc

publicado em 27 de Outubro / 2017 às 21:17
Mauro

Boa sugestão valor da muda em média é 18 reais unidade seu custo plantado será de R$96,00 multiplicando. Quem paga essa conta

publicado em 27 de Outubro / 2017 às 23:59
Mailson Torres de Almeida

Outras sugestão, seria a arborização de praça com fruteiras de estaquia (em razão da rapidez na frutificação e baixa estatura da árvore, facilitando o alcance pelas crianças). Um órgão bom para conseguir tal fruteiras seria a EMBRAPA.

publicado em 28 de Outubro / 2017 às 07:33
Johny

Mauro você está enganado sobre o preço, pois a Agrovale tem uma estufa para reprodução de árvores nativas da Caatinga e dispõe de centenas de mudas para doação.

publicado em 28 de Outubro / 2017 às 07:36
DAVID LIMA

Caraibeiras Florindo juazeiro a custo zero. o sonho do Dr Chaves

publicado em 28 de Outubro / 2017 às 07:36
DAVID LIMA

Caraibeiras Florindo juazeiro a custo zero. o sonho do Dr Chaves

publicado em 28 de Outubro / 2017 às 13:16
Graça Nascimento

Maravilha Johny! Queremos também em nosso bairro, Monte Castelo! A cidade ficaria mais oxigenada e arborizada sem falar na BELEZA!

publicado em 28 de Outubro / 2017 às 18:14
Eduarda Ellen

Juazeiro é uma cidade pobre em arborização, além do Ipê amarelo, é importante a diversificação de espécies arbóreas, principalmente espécies da caatinga. A avenida do Monte Castelo que recentemente foi asfaltada, não há se quer sombreamento, não há árvores, apesar de no máximo 4 algarobas.. Há uma vista desertificada.

publicado em 30 de Outubro / 2017 às 14:58
APOIADO

Eu apoio essa ideia excelente! Parabéns pela sugestão e os espaço sugeridos são ideais para essa arborização de nossa cidade, nós juazeirenses agradecemos. Com a palavra as autoridades responsáveis.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 07:19
Breno Lobato

MAILSON TORRES DE ALMEIDA e demais: a Embrapa não comercializa mudas nem sementes de fruteiras ou de qualquer outra espécie. Elas devem ser adquiridas de viveiristas particulares. Neste link, podem ser encontrados contatos de viveiristas de todo o País: https://www.embrapa.br/codigo-florestal/mudas-e-sementes

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.