Blog do Geraldo José - ARTIGO - Redação – Enem: A HORA DA GRANDE DICA
22 de Novembro de 2017
publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:00

ARTIGO - Redação – Enem: A HORA DA GRANDE DICA

ME APRESENTANDO...

Ao leitor em geral, vestibulandos e demais, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar ,burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem  requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem.o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos . Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua  indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que , pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: DEZ. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las.

Tenderam direitim? Aidspois Euzinho Gondim “ dá volta e meia e vorta”. Beleza de Creuza? Otonce, vamos trabalhar como bem manda o figurino dele, o Enem-REDAÇÃO.

AGORA, SIM.

Amigo vestibulando, espero encontrá-lo radiante com aquela  força de vontade, aquela fé e aquela fiel esperança  juntas num só bojo: O desejo  de vencer!

O tempo é inexorável e  avexa-se o dia de um dos grandes, senão  o maior, desafios do  Enem :  A REDAÇÃO.

É unânime e uníssono nas salas, nas escadarias, nas quadras e nos portões dos cursinhos e colégios que a REDAÇÃO é crucial , grande divisor do concurso e, assim, de importância suma e relevância sem páreo. Esse coletivo de ponderações  está corretíssimo. De fato, no almejo do galgar degraus , a REDAÇÃO é a escada mais sólida e eficaz. Vale mais pontos que qualquer outra prova e reina suprema no critério de desempate entre concorrentes. Daí, nessa etapa final, é imperativo ir lançando mão do habitual, humano, nervosismo e aproveitar o tempinho restante para aprimorá-la , deixando-a nos eixos. Nesse momento antecedente , a tranquilidade é fundamental para um final alegremente uivante e de  alívios entusiáticos. É, sei amigo dos estudos, que na sua mente perambula a  inevitável indagação: Mas, professor Otoniel Gondim, como consigo ? Ou, amenizando o dramatismo, como  melhorá-la a contento dos avaliadores ?

Bem, foi justamente  para isso que , cumprindo  promessa feita a você e ao BLOG DO GERALDO JOSÉ, dei-me a ousadia solidária de trazer nessas simplórias e humildes linhas, as quais  me dará  imenso   orgulho de lê-las profunda e atentamente, valiosíssimas informações, toques, dicas,  bizus, imprescindíveis para um logre êxito. Além, jamais haveria de ocultar-me de tal  façanha, dos prováveis TEMAS DA REDAÇÃO..

Bom, que  deixemos as delongas e  corramos...

Seja qual for o tema, pode-se redigi-lo de três modos redacionais : Descrição, Narração e DISSERTAÇÃO. No caso do Enem, interessa tão somente a DISSERTAÇÃO. E, atenção dobrada, não qualquer tipo : A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA.

  • DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA: Aquela em que você, querido vestibulando, no predomínio do raciocínio  faz a defesa de suas ideias, pontos de vistas e até questionamentos, quando possível ,sobre determinado assunto. A partir do conhecimento do tema proposto, apresentar argumentos convincentes para o bom entendimento do leitor, buscando convencê-lo por meio de comparações, alusões, fatos, opiniões próprias , clareza de expressões e conceitos.
  • Caso tenha problema em iniciar a REDAÇÃO : Antes de começar o texto faça um esquema simples sobre o que pretende escrever em cada parágrafo. Utilize palavras-chave no rascunho  que sirvam para lembrá-lo sobre as ideias principais que elencou. A partir daí, comece a escrever de maneira organizada e clara.
  • Não há necessidade de dar título ao texto. Portanto, para fugir de problemas, não o faça.
  • Respeitar o número de linhas ( Tenha preferência entre 15 e 20 ), escrevendo menos e com mais precisão, objetividade, coerência, coesão e originalidade.

 DÚVIDAS SOBRE COMO LIDAR COM OS DIREITOS HUMANOS ?

  A sua REDAÇÂO não mais  precisa, foi derrubado por ordem judicial há pouco, ter a obrigação de respeitar OS DIREITOS HUMANOS. Porém, no alto da minha experiência, gostaria, caro amigo, que não a fizesse em confronto com os mesmos. Pois, não esqueçamos que os avaliadores tendenciam muito aos aspectos sociais, éticos e morais. O que, claramente, na correção serão sensíveis a algo desrespeitoso e crítico dos , até então sagrados, DIREITOS HUMANOS. Faça o seu texto despreocupado com essa mudança de surpresa. Como se a sentença judicial nada valesse.

                          EVITAR A TODO CUSTO

  1.  Iniciar a REDAÇÃO com termos : “ Na minha opinião...”.  “.Eu acho que...”. “ Se eu pudesse...”  e afins.
  2. Palavras de baixo calão ou de duplo sentido.
  3. Gírias, provérbios, ditados populares, vocábulos estrangeiros, abreviações de zap.
  4. Citar nominalmente pessoas.
  5. Tangenciar  o texto para ideologias partidárias.
  6. Confundir a linguagem oral ( Tem seus vícios.) com a linguagem escrita.
  7. Assinar o nome ao final.

D.D.M.( DICAS DO MESTRE) :  UMA ÓTIMA REDAÇÃO ?

                            INTRODUÇÃO

  • Tem que começar com o pé ( No caso, mão. ) direito. Isso se faz, caríssimo estudante, buscando positivamente impressionar o leitor desde as primeiras linhas, mantendo desde já um posicionamento pessoal em relação ao tema. Assim,o leitor tem avidez  para  continuar a leitura com real interesse e curiosidade.

           DESENVOLVIMENTO

  •  Ser fiel, não perder o foco, não fugir ao tema, mostrando que tem amplo conhecimento do conteúdo.
  • Selecionar, relatar ,organizar formações e opiniões na organização do texto.
  • Saber o momento correto de  terminar um parágrafo e começar o outro ,sob o risco de perder a lógica de pensamento.
  •  Mesclando o simples e o profundo, redigir num estilo leve, sem subterfúgios, sem rebuscamentos desnecessários, e lembrando sempre que tem alguém que vai ler a sua REDAÇÂO. Alguém que tem ânsia em ler algo agradável.

                                                CONCLUSÃO

Trazer com clareza explícita  uma solução para o problema proposto pelo tema,  conjeturando diversidade cultural, étnico, social e política.

Com originalidade e inovação, utilize fatos históricos se possível, deixe bem  claro ao leitor o seu real posicionamento e ponto de vista abordado durante  a REDAÇÃO.

Tudo no devido lugar, então faça uma grande revisão final. Tenha um extremo cuidado, evitando borrões e rasuras, ao passar sua REDAÇÂO para a folha principal.

Fim? Não! Após, as dicas de como fazer ou melhorar ainda mais a sua REDAÇÂO, cumpro a promessa dos ....

                       PROVÁVEIS TEMAS DA REDAÇÃO

  • Meio-Ambiente --- Animais, microrganismos,, vegetação, rochas, solos, ar atmosférico, água e fenômenos naturais em intermitente  degradação pela ação do homem. Atentar para: poluição urbana, lixo, desmatamento, chuva ácida, gás ozônio, aquecimento global, combustível fóssil.
  • Água --- A falta. Os problemas enfrentados pela falta. Problemas da população em economizar o seu uso. Políticas públicas para reverter o problema.
  • Mobilidade Urbana --- Melhorias e fornecimento de opções de transportes. Transportes alternativos .
  • Redes Sociais --- Seu uso. O impacto na vida das pessoas  A ética e a moral nas redes. A disseminação de notícias falsas e do ódio. Os tecnovícios.
  • Tecnologia --- Sempre crescente. Os seus benefícios e malefícios e impactos na vida das pessoas.
  • Esportes --- Importância na transformação da vida e formação das crianças, adolescentes e jovens, principalmente.
  • Refugiados --- O problema enfrentado por quem é expulso de sua terra por guerras, terrorismo, fome, perseguição política e religião. O que existe de concreto para a resolução.
  • Depressão entre os Jovens --- Causa. Consequência. Política de contenção.
  • Liberdade de expressão linguística e corporal --- Preconceito. LGBT.
  • Sistema Carcerário Brasileiro --- A questão das superlotações nos presídios. As políticas públicas falhas. O futuro. O governo paralelo do narco no Rio de Janeiro.
  • Educação --- Bullyng.  Escola sem partido.
  • Saúde Pública --- Políticas para os problemas da saúde pública no país. Medicamentos viciosos. Saneamento.

                          CONSIDERAÇÕES FINAIS

 O Enem trabalha sempre com problemáticas  sociais. É uma prova que cuida mais de assuntos enfrentados por muito tempo no Brasil ( Quiçá, no mundo.) e menos por fatos recentes. Normalmente, e deve repetir-se, são assuntos discutidos bastante pela mídia e que tem impacto visivelmente direto  na sociedade brasileira. Portanto, inter-relacionar os pontos de vistas, argumentos , fatos, exemplos, as implicações na nossa sociedade e no país como um todo, são fatores vitais para convencer o leitor.

A SUA REDAÇÃO, CARÍSSIMO, TEM QUE ESTIMULAR NO LEITOR A CONSCIENTIZAÇÃO!!!

Pela primeira a Vunesp ( Órgão da Unesp ) é a responsável pela correção das provas. Então, torna-se certo que, por ser estreante, os métodos avaliativos deverão ser mais rígidos, exigindo mais da argumentação , da performance e da amplidão de conhecimento demonstrado pelo  estudante. Capriche.

Voltando a mim, Euzinho Gondim, lembro-lhe sem querer lembrando que a nota máxima de REDAÇÂO no Enem é 1000. Isso mesminho ...  MIL!

Portanto, desejo  a vosmecê mil felicidades na sua REDAÇÂO  e em todo o vestibular.

Vale uma marchinha:

                        “ Papai, Mamãe, que alegria nem é bom falar

                           Quá, quá, quá, quá quá

                            Passei no vestibular

                            Não adianta chutat o A, nem chutar o B, nem chutar o C

                            Pois, o negócio é estudar sim senhor

                            Eu quero é ser doutor...

                            Papai, mamãe.... “

Tin! Tin! Vamos brindar?

Abraçando...fui.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
POSTAR
93 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:13
José Emanuel . Colégio PLENUS - Petrolina.

Esperava ansioso pelo tão propalado texto sobre a redação do Enem, por Otoniel Gondim. Senti-me aliviado , pois, trouxe de tudo: Temas, o que não fazer, como iniciar, desenvolver, concluir e valiosas considerações ao longo. Imprescindível para mim. Agradeço ao Blog pelo empenho em postar e, ao prof. Otoniel Gondim, fico eternamente grato. Belo texto.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:17
Maria Suzana

Sem comentários. Perfeito. Parabéns.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:22
Dilza Cordeiro

Quando me disseram desse texto que viria, confessor que tomei-me de assombro. Otoniel somente escreve com ironias,deboches, radicalismo de esquerda, todo contrário a tudo, como vai dar dicas de redação do Enem? Queimei a língua. As Dicas desse texto são as melhores que tive o ano todo nono cursinho. Tem tudo nele. Adorei. mesmo. Otoniel Gondim parece que escreve como quer. manda nas palavras e nos bota para entendê-lo. Adorei. Uma bela aula de como fazer uma redação. Mesmo para mim, que sou péssima em redigir. Obrigada pelas dicas, professor. Ao Blog, valeu mesmo.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:28
LEONARDO VIEIRA MELLO. SR. DO BONFIM.

MUITO BOAS. É PARA SE GUARDAR E ANALISAR ATÉ O DOMINGO DA PROVA. PENA QUE EM SR. DO BONFIM, NÃO TENHAMOS UM PROFESSOR DE REDAÇÃO COM TANTA CAPACIDADE COMO ESTE. MUITO BOAS.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:34
Fernandinha Luz. Col. Lomanto Júnior. Obrigada Gondim e Geraldo José.

Pessoas como eu e vários colegas que não temos condições sde arcar com um bom cursinho deredação, essas dicas cairam do céu. Geraldo José, fui uma das que pediram a seu Blog esssas dicas. Li e reli. São maravilhosas. Agora, depois dessa ajuda, é segui-las, estudar os temas e as dicas. Grata, por mim e meus colegas, por tudo

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:41
Adriana Freire Bastos

Adorei . Maravilha. Essa marchinha no final é de delirar. Tenho fé em cantá-la após as provas. deus me acuda.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:46
PROFESSOR WALLACE DIAS. AO AMIGO OTONIEL GONDIM.

COMO COLEGA E AMIGO DO MESTRE OTONIEL GONDIM, VENHO AQUI PARABENIZÁ-LO . NÃO SOMENTE PELO EXCELENTE TEXTO, MAS, TAMBÉM, PELA IDÉIA E ATITUDE HUMANA E SOLIDÁRIA PARA COM OS ESTUDANTES QUE FARÃO O EXAME Enem. PARABÉNS AO BLOG E GERALDO PELO APOIO. SÃO AÇÕES COMO ESSAS QUE ELEVAM O SEU HUMANO E MOSTRA QUEM É QUEM. ABRAÇOS, CARO OTONIEL GONDIM.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:48
Suely Ribeiro Medrado

Sempre prefiro Gondim fora das politicagens. Um artigo tão de causa nobre omo esse merece aplausos e elogios. Continue assim, Gondim. Beijos.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:50
Adailton Mendes.

Belas dicas. Bem elaboradas . Vai bombar. DEZ.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:52
Terra Nova-PE .Maurício Pessoa

Sensacional. Não vou fazer o Enem, mas, li com muito entusiasmo. Sensacional.

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:54
Marcela Miranda Serafim. GEO. Juazeiro.

Sabe, realmente, escrever. Adorei. É o cara!

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:56
Carlos Mariano. Texto melecas.

Não é possível que ainda tenha gente que vá na onda desse impostor. um texto melecas que serve para embromar idiotas lulistas. Tô fora!

publicado em 31 de Outubro / 2017 às 23:58
RENATA MENEZES

Excelente. Top.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 05:17
Lourdes Mesquita. TOP DE LINHA CURSOS.

Geraldo, aqui no curso TOP DE LINHA, ontem à noite, o próprio professor de redação, Nilton Mendonça, para que nós acessássemos o seu Blog e estudasse esse texto. Em casa fiz isso. Maravilhooooooooso! Obrigado Blog. Otoniel, sem palavras.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 05:22
George Mattias

Bombou. Vale a pena pedir essa figura seja qual for a temática. Um luxo pros vestibulandos essas magníficas e perfeitas dicas. Deu-me saudades .Bombou!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 05:30
Fagner Lopes

Sem objetividade alguma.Artigo em que prevalece o oportunismo, coisa comum nesse cara.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:17
Gildemar Sena. E Isaac ? E Paulo Bomfim e cia.?

Tudo bem. A idéia e concretização essas dicas foram exemplares. Mas, agora pode, Professor, cumprir também a promessa de fazer um super-artigo sobre a gestão de Isaac-Bomfim? Cumpra essa e ganha um fã;

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:20
Wilma Guerra Peixoto.Professora -PMJ.

Como colega de função, tiro o meu chapéu. Magnífica aula-dica. parabéns, Gondim.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:24
Larinha. Colégio PLENUS. Petrolina.

Geraldo, quem me falou dessas dicas de redação deo prof. Otoniel Gondim em seu Blog foi o nosso diretor Nílton Freitas. Fiquei ligada. Lendo agora antes das aulas, os colegas já sabiam e tinham lido. Adoraram assim como eu. São perfeitas e bizuradas, como chamamos. Otoniel é o que dizem dele, mesmo: Professor fantástico. valeu.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:28
Humberto Gonzaga. Médico.

Já passei por essa etapa. Porém,pai de dois jovens que concorrerão no Enem, Medicina e outro Eng. Mecânica, não deixaria de elogiar não somente a ação voluntária do Blog e do excelente professor Otoniel Gondim. Excelentes informações. parabéns!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:37
Normeide Aragão

Lindo artigo. E essa marchinha? Benza deus...queria cantá-la ....

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:55
Engels L'Hotellier

ESSA MATÉRIA, OTONIEL, BEM DEVERIA TER VINDO HÁ MUITO. MAS, COMO CHEGOU EM TEMPO! OS ALUNOS AQUI DO CURSO, IMPULSO-PETROLINA, ESTÃO FASCINADOS. REDAÇÃO É O TEMOR DE TODOS, PORTANTO, FEZ UMA BELA AÇÃO E DE CORAGEM EM TRAZER TÍTULOS.JÁ PENSOU SE....SORTE,AMIGO..

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 06:56
Rapadura

Quá, quá, quá ...Quando escreve algo fora do domínio "sopinha de palavras aleatórias" quase tudo é control C + control V !

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 07:01
VERA ANDRADE LIMA. PROFESSORA.

Tudo muito bem cuidado. Quando Gondim promete, Geraldo, a coisa vem melhor ainda. Fica caprichando, suponho. Atendeu, não. Superou todas as expectativas dos alunos e até de professores. Estava de um jeito que se essas dicas não viessem, sei não. O início, ao se apresentar deu um toque legal Depois, mostrou caminhos para uma redação agradável de ler e tirar boa nota. É para isso que servem os mestres! Os temas colocados são, de qualquer forma, os esperados. E terminar com aquela marchinha vitoriosa para " Papai , Mamãe..." foi desfechar o excelente artigo com humor de ouro. Valeu, Geraldo e Bl

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 07:22
Helena Guerra

Ótimas dicas, professor. Amei.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 07:48
quim

CARO PROFESSOR OTONIEL,NUNCA PERDI MEU TEMPO,LENDO TEUS TEXTOS COLORIDOS COM COM VERMELHO,MAS,DESTA VEZ VOCÊ FOI ONDE SEMPRE DEVERIA ESTAR,OU SEJA:NA TUA DIGNIFICANTE CADEIRA DE PROFESSOR,PROFESSOR DE VERDADE ! MEUS SINCEROS PARABÉNS !HOJE VOCÊ MERECE MIL E COM LOUVOR ! ESTEJAS CERTO,QUE ESTE TEU TEXTO DE HOJE,QUE SERÁ ÚTIL E VALIOSO PARA MUITOS QUE IRÃO PARTICIPAR DESTE ENEM,JOGA NO LIXO TODOS OS DEMAIS QUE VOCE JA ESCREVEU.É ISTO QUE NÓS,HOMENS DE BEM, ESPERAMOS DE VOCÊ,OU SEJA UM EDUCADOR E NÃO UM DOUTRINADOR.CONTINUE POR ESTA LINHA,E VOCÊ PODERÁ CONTAR COM UM LEITOR A MAIS.PAZ E SAÚDE !

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 07:57
Adelmo Oliveira Santos

dessa vez passa, lulista infeliz. ótimas dicas.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:00
Wanda Nóbrega. Escola D. Malan.

Desde ontem sigo à risca, com uma turma boa, as dicas desse professor. Estou ficando mais tranquila. O problema é ter coneúdo para falar na hora. Quase num li nada, só besteira de zap. Ô, arrependimento, professor. Amei as dicas.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:02
Leandro Mota

Os toques são indiscutíveis. parece que falou tudo, não faltando nada. Agora é comigo, né. Obrigado , professor e Geraldo.Obrigado.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:11
Yanna Gabrielle

lindas informações. Pensei que tinha a obrigação de dar título a redação e assinar nquando terminasse. Ia dançar direitinho. Valeu.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:16
Salete Silva. Que bom, QUIM!

Quim, tirou as minhas palavras do lápis. Iria escrever tudo o que dissestes do texto e do professor. Otoniel tem um talento extraordinário que não perder-se em radicalismos políticos. Esse texto, Quim, é um belo exemplo de sua competência. Estás vendo, professor, como não o odiamos? É esquecer esse partidarismo e voltar a ser o que muitos afirmam na região: GENIAL MESTRE!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:18
Kátia Celestino

Estou coladinha em você, Otoniel. Para as próximas dicas. Vem mais , não vem? Parabéns.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:20
Igor Vital. Alguém pode ajudar?

Aposto no tema, entre os citados, sobre o problema da água. fale mais sobre esse tema, Gondim. Ou, alguém que possa nos comentários me dar uma luz. Ok?

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:23
Francisco Alves de Assunção.

Colocaria um tema a mais entre estes do professor: A AGONIA DO RIO SÃO FRANCISCO. No resto, um artigo histórico, de suma importância e uma atitude cristã do Otoniel e Blog.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:27
N[ubia Lemos. Curso BIOs . Juazeiro.

Caso algum vestibulando, ou um grupo, queira debater e estudar comigo essas dicas e os temas, me ligue. (74) 9 8843-3098. A união faz a força.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:28
Quezado Filho. Casa Nova.

Queria tanto cantarolar essa marchinha do texto. cadê a coragem pra estudar? kkkkk

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:46
Marlon Pipoca. Pedra do Lord.

Para iniciar é que são elas., meu calo. Passo é horas pensando. Vou tentar essemétodo dessas dicas do professor Otoniel Gondim. muito importante essasdicas para mim e a cho que para todos .grato.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:50
Jane Menezes. Cuirso TOP de LINHA. Petrolina.

Geraldo José, pense num alvoroço está causando o seu Blog com essas dicas maravilhosas do professor Otoniel Gondim. Queria, se possível, mais detalhes que aumentassem o meu conhecimento dos temas: Água, Mobilidade Urbana, Inclusão Social. Quem me ajuda pelo Blog? maravilha de artigo. Humanismo puro de Gondim e Blog.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:52
Delza Souza

A minha filha ficou maravilhada com as suas dicas, professor. Deus te ilumine sempre. Quando sairá o seu livro?

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:57
Olavo Campos Domingues. O gênio no seu lugar .

Pela primeira vez, vejo um texto do Otoniel ser tão elogiado. Escreve, na verdade, esplendidamente sobre qualquer assunto. Porém, esse é diferenciado, pois, tem alma cristã, fraterna e solidária. A inspiração e a genialidade é a mesma, mas, a mensagem de fé muda a história. Gostaria que Otoniel Gondim refletisse e seguisse sempre no caminho que Deus lhe deu com o dom: Escrever com valia humana e não com politicagem. Sou sua fã ardorosa a partir desse texto. Beijos.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 08:57
Olavo Campos Domingues. O gênio no seu lugar .

Pela primeira vez, vejo um texto do Otoniel ser tão elogiado. Escreve, na verdade, esplendidamente sobre qualquer assunto. Porém, esse é diferenciado, pois, tem alma cristã, fraterna e solidária. A inspiração e a genialidade é a mesma, mas, a mensagem de fé muda a história. Gostaria que Otoniel Gondim refletisse e seguisse sempre no caminho que Deus lhe deu com o dom: Escrever com valia humana e não com politicagem. Sou sua fã ardorosa a partir desse texto. Beijos.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:00
JOYCE MENDONÇA

Quando soube, através dos inúmeros pedidos ao Blog, que o meu amigo Otoniel iria fazer um artigo com dicas de redação para o Enem, fiquei com preocupada e com pena. Já o criticam tanto por causa de suas posições políticas e seus artigos célebres.Imagine entrar nessa de dicas. Me surpreendi com a qualidade do texto. Irrepreensível, perfeito, muito bem dividido. Genial. Ainda bem que todos souberam, pelo menos até escrever esse comentário, separar as duas coisas. Bravo, Otoniel Gondim. Belo artigo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:03
Rodolfo Miranda. SESC.

O aulão recente em Petrolina de que você participou foi com Química. Show de bola. Por que não faz um somente de redação? Bombaria. Pense na sugestão. Ótimas dicas.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:10
Adriano Nascimento

Excelente.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:22
Suzana Santos

Sublime dessa vez. Tiro o boné e aplaudo. Chega de falar em bandidos políticos! Sublime.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:26
Régis Coelho. Não caio nessa , não!

Não tem nem graça, Sr. Quim, cair na lábia desse petralha ateu. É só farofagem . Daqui os direitistas com orgulho como Maria do Socorro, Guarabira, Erry. vão cair nessa também. Xô de mim, cara!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:29
Níilton Siva Oliveira

A melhor aula de redação que tive no ano. Já fiz , baseado nas dicas e nos temas, algumas. Pena não ter um Otoniel para analisá-las. Artigo muito proveitoso. Parabéns Otoniel. Parabéns Geraldo e Blog.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:40
Geraldo Soares

O texto foi explicado no início que seria chato , formal, gramaticalmente correto. Diferentemente de como o Gondim se expressa sempre. Dito e feito. Se é de redação não pode haver invenção, brincadeiras, supérfluos. Gondim . Perfeito. O que se evitar, como iniciar, desenvolver, concluir. E como agradar o avaliador. perfeito. As dicas foram, dentro dos padrões Enem. Mas, Gondim, pode surgir novidades. E um final onde o autor volta a ser o debochado e alegre cronista. Como é de praxe..uma marchinha . Perfeito. Sou analista ou não sou, Otoniel Gondim? Belíssimo texto.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 11:53
Selma dos Santos Nobre

A importância da redação em qualquer vestibular é imensa. No Enem é maior ainda, como frisou o excelente texto. Então é se apegar em tudo. Essas dicas foram ótimas por serem objetivas e englobar tudo o que é possível para se fazer uma redação a contento.Otoniel é um dos grandes escritores e professores da região. Foi muito feliz em todas as colocações e na escolha dos prováveis temas. Um gesto humanitário, pois, qualquer aluno tem acesso a essa grande aula via Blog. valeu demais.Obrigada.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:00
Sofia Ferrari. GEO-Juazeiro.

lindo artigo. Nós, do GEO, aprovamos. Geraldo José. peça a Otoniel Gondim, ele é professor de Física e Química, para mandar dicas dessas matérias. Faz isso por nós? Agradeço a você e ao Blog. O acesso ao Blog, hoje aqui, foi sucesso total. lindo artigo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:21
ADALBERTO CAVALCANTE FILHO. PETROLINA. CURSO BIOs.

No BIOs foi unânime os elogios a esse grande artigo. grato ficamos, em nome de minha turma de estudos, ao professor Otoniel. Blog, parabéns pelo apoio.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:22
Rafinha do 4

Vamos ver se depois do ENEM cria coragem e cumpre a promessa de analisar criticamente o governo Paulo Bomfim.Isso,dizem, se o paço deixar....

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:24
Jarbas Evangelista

Belo texto. Essas ações comunitárias elevam o espírito, Gondim e Geraldo José.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:28
Érika Macedo

Vamos ver se dá para cantar a marchinha depois da prova. Gostaria.kkkkkk

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:31
Vilma Benevides. Valeu, professor!

Bem na hora certa, a dar evisão final. O meu professor aconselhou o texto. derreteu-se e riu muito na sala. Adorei. Na hora certa.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 12:34
Giovanna Soares

Li há pouco. Surpresa boa danada. melhor do que isso, somente puxando o mestre pela orelha para fazer no meu lugar. Belas dicas .È pesquisar os assuntos dos prováveis temas, então. Beijos, mestre.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:08
Antõnio Lacerda Amorim

Grande fessor. Mão cheia. juaziero lehe deve. cadê o textãosobre os .....faz não ? Medo?

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:10
OSCAR ATHANÁZIO

DEZ, MÁXIMA NOTA. QUE ATITUDE, IRMÃO ABENÇOADO!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:12
Marina Gomes. Excelente humanismo, Gondim!

Voto em você. Verdade. humanismo puro. Bom ver os alunos buscando essas dicas. Bravo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:14
Germana Silva. GEO.

faltou o estado islâmico. lindo artigo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:16
Vieira Luz

Grande dica. Alívio Só agora pude ler e já vou buscar ajuda para os temas. Demais. Grato,Gondim e Blog.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:18
Rutênia Landim. Impulso.

Bombou. lindo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 14:19
Elmo Góes

Rapaz. Maravilha. Abusou da genialidade . Amei.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 16:40
quim

SALETE SILVA-MUITO OBRIGADO ! REALMENTE AMIGA,NÓS NÃO ODIAMOS O PROFESSOR OTONIEL,PORQUE O FARÍAMOS ? SABEREMOS RECONHECER SUA CAPACIDADE,INTELIGENCIA E COMPETÊNCIA, SEMPRE, QUANDO ELE NÃO USAR O VERMELHO PARA COLORIR SEUS TEXTOS.SABEREMOS SEPARAR O JOIO DO TRIGO.HOJE,O PROFESSOR OTONIEL,GANHOU O MEU RESPEITO,ME FEZ CURVAR DIANTE DELE,NÃO PELO SEU BRILHANTE TEXTO EM SI,MAS,PELAS SUAS CONSEQUÊNCIAS,PELO BEM ENORME QUE NESTE MOMENTO ELE PRESTA A ESTES ESTUDANTES, NAS MÃOS DOS QUAIS, UM DIA ESTAREMOS.HOJE O PROFESSOR FEZ A DIFERENÇA, CONTRIBUINDO PARA MUDAR A HISTORIA DE VIDA DESTES JOVENS.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 16:59
quim

RÉGIS COELHO-AMIGO,NÃO CAÍ NA LÁBIA DO PROFESSOR,COMO VOCE AFIRMA,ELE DESTA VEZ NÃO ENROLOU,FOI,ACIMA DE TUDO :PROFESSOR DE VERDADE,COMO TODOS NÓS,HOMENS DE BEM,ESPERAMOS DELE.EU APENAS RECONHECI O GOL DE PLACA QUE ELE MARCOU COM ESTE VALIOSO TEXTO, TEXTO QUE VAI AJUDAR MUITOS JOVENS NESTE SUFÔCO TODO QUE É A REDAÇÃO DO ENEM,VEJA OS DEMAIS COMENTÁRIOS, NÃO ESTOU SÓ.EU NÃO PODERIA FICAR INDIFERENTE,SOCIALISTAS TAMBÉM TEM ALMA,PENA QUE ELES A ENTREGUEM AO DIABO,MAS,HOJE ELE DEIXOU A IDEOLOGIA DE LADO,MOSTRANDO A SUA ESSÊNCIA PARA BENEFICIAR ESTES JOVENS QUE DEVEM RETRIBUIR COM GRATIDÃO A ELE.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 18:10
JAIME NORONHA. NOS SALVOU!

PELO MENOS NA MINHA TURMA ISSO É UNÂNIME. AS DICAS E OS TEMAS VIERAM DE BANDEJA . OBRIGADO, MEU PAI!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:28
Rinaldo Moura

muito bem. dado recado, agora é ir para as dicas de física e química, suas maiores especialidades. avexe gondim, geraldo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:29
ADELINA BASSIF

Como está bem explicado! Ótimo artigo. Obrigado, irmão.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:30
Carioca IV

Gostei muito. Tinha dificuldades grandes em iniciar uma redação. Com ajuda de amigos, consegui seguir os conselhos dessas dicas. Acho que melhorei muito. grato ao Blog e Otoniel.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:32
NILZA GORETT

ARREBENTOU...BELÍSSIMO TEXTO.TODOS NA ESCOLA DERAM NOTA DEZ!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:36
Silvana Santoro. Adoreiiiiiiiii!

Me ajudou demais. Tirei muitas dúvidas e , ainda, estou pesquisando sobre os temas postos no artigo. Adoreiiiiii!

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:53
Samuel Gomes

Jogou duro nesse magnífico artigo. Incentivou alunos, professores, comentaristas, , de tudo trouxe no esteio . Otoniel Gondim de onde surge tanta inspiração, inovação e coragem? Tem Juazeiro ao teus pés,amigo. Magnífico artigo.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 22:56
Fátima Sampaio

Geraldo, nem ia comentar. Já disseram tudo e de todas as formas. Porém, tenho que desentalar e pedir perdão pelos comentários sádicos que já fiz ao Gondim em outros artigos. Esse artigo sublime o redime, concordo com QUIM, de todos os outros. beijos.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 23:00
Laíse Gonçalves Siqueira. Ex-aluna.

Como ex-aluna de Otoniel, colégio N.S.Auxiliadora, somente corroboro e assino embaixo os elogiosos comentários obtidos pelo exemplar texto. Amo esse professor.

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 23:02
SEU LUIZ

ATÉ QUE ENFIM, DEPOIS DE POSTADO UM ARTIGO SEU NO BLOG DO GERALDO JOSÉ, ESSE PROFESSOR VAI PODER DORMIR EM PAZ! KKKKKKKKKKKKKKKK

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 23:02
SEU LUIZ

ATÉ QUE ENFIM, DEPOIS DE POSTADO UM ARTIGO SEU NO BLOG DO GERALDO JOSÉ, ESSE PROFESSOR VAI PODER DORMIR EM PAZ! KKKKKKKKKKKKKKKK

publicado em 01 de Novembro / 2017 às 23:12
Saulo Santos

Mandou ver legal.Acima da média.Lindo.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:08
Leonardo Sacramento. COORDENADOR DO PRÉ-VESTIBULAR IDEAL CURSOS.

Sensacional. Impressionante de como coseguiu que os estudants em geral se mobilizassem em torno desse texto e o levassem tão a sério. O que teve de vestibulandos atrás de maiores informações, detalhes, sobre os temas postos no texto, foi uma maravilha. Como coordenador de cursinho pré-vestibular, veio a somar muito nessa etapa final. Professor Otoniel, encantado. Vai longe essa sua bela idéia. Que não pare e venha mais e mais. Meus sinceros parabéns. Blog, belo acerto de postagem.MARAVILHA!!!

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:12
Fatinha Morena

Sou vestibulanda do Enem pela terceira vez. Redação sempre foi o meu obstáculo maior. Nisso, fiquei muito entusiasmada quando me falaram e vim essas dicas. Excelentes para mim e meus amigos de mesa de estudos comunitários que temos. Gostaria de saber se o professor Otoniel Gondim tem algum curso específico de redação. Muitos querem. Como posso, Blog? Bom feriado a todos e a mim, estudar as dicas e tentar. Beijos.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:15
Assis Rocha. Recife.

Acordando e abrindo o Blog, doido por mais coisas do Otoniel. Pediram mais detalhes e informações sobre alguns dos temas prováveis dele. Vai ter? Otoniel, sou-lhe muito grata . Blog , continue a ter Otoniel para as provas da outra semana. Tchau.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:16
Jethon Moraes Siveira

Simples, humorado, objetivo. Predicados de um excelente artigo. Parabéns.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:20
Maciel Jesus. E Física e Química, professor Otoniel Gondim?

Geraldo, redação até que me dou bem, embora passei o dia ontem aprimorando a partir das excepcionais dicas do texto. Tenho interesse muito em Física e Química. Vai ter bizu dessas disciplinas pelo professor Otoniel Gondim?

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:28
Amélia Medrado. Pedagoga-Petrolina.

Lindo ver um professor tão famoso e um tão importante escritor e intelectual, descer do seu alto e vir com uma atitude a ação tão humana, fraterna, ajudar os estudantes em geral. São essas atitudes que mostram o caráter, a dignidade, o moralismo, a ética, de um profissional e ser humano. Não vou concorrer ao ENEM, mas, li pela curiosidade o texto e senti quão trabalho e alma o professor Otoniel Gondim pôs ao fazê-lo. Que todos vejam essa grandiosa valia de ação e o felicitem aonde estiver. Deus te abra mais caminhos, amigo.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:42
Cislene. Professora do Colégio Paulo VI.

Vi no FACE. Mas, parece não ser a mesmo coisa. No Blog do Geraldo Jo´se é que é gostoso, se acompanha melhor, se concentra ver os comentários. Quantos elogios! De minha parte,já que faço parte do grupo imenso de fãs que o professor conquistou no Blog, tenha, Otoniel Gondim, a mais alta consideração, admiração e respeito. Belíssimo, nota mil,texto. Suma importância para os nossos alunos que vibraram muito com ele.E serão eternamente gratos, com certeza. Abraços a todos ao amigo Geraldo José e a todos do Blog do Povo.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:43
Cislene. Professora do Colégio Paulo VI.

Vi no FACE. Mas, parece não ser a mesmo coisa. No Blog do Geraldo Jo´se é que é gostoso, se acompanha melhor, se concentra ver os comentários. Quantos elogios! De minha parte,já que faço parte do grupo imenso de fãs que o professor conquistou no Blog, tenha, Otoniel Gondim, a mais alta consideração, admiração e respeito. Belíssimo, nota mil,texto. Suma importância para os nossos alunos que vibraram muito com ele.E serão eternamente gratos, com certeza. Abraços a todos ao amigo Geraldo José e a todos do Blog do Povo.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 06:43
Cislene. Professora do Colégio Paulo VI.

Vi no FACE. Mas, parece não ser a mesmo coisa. No Blog do Geraldo Jo´se é que é gostoso, se acompanha melhor, se concentra ver os comentários. Quantos elogios! De minha parte,já que faço parte do grupo imenso de fãs que o professor conquistou no Blog, tenha, Otoniel Gondim, a mais alta consideração, admiração e respeito. Belíssimo, nota mil,texto. Suma importância para os nossos alunos que vibraram muito com ele.E serão eternamente gratos, com certeza. Abraços a todos ao amigo Geraldo José e a todos do Blog do Povo.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:06
Messias Apaecido Lemos

Como apreciador do que é bom e benéfico a grandes causas, venho de coração agradecer por todos os vestibulandos e leitores em geral, ao digno de citações professor Otoniel Gondim pelo exemplo de como fazer e escrever com o coração e de coração aberto. Exemplo, também, de um jornalismo sério e preocupado com os jovens nossos, parabenizo ao Blog do Geraldo José. Dignos de aprecios.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:07
Aldeni Skaff

Matéria das ditas obras-prima.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:08
Uiara Tupiniquim

Geraldo José, não esqueça de pedir ao profesor as dicas de Física e Química na próxima semana. Brigado pela ajuda.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:11
Missinho. Curso Impulso-Petrolina.

Na horinha acertada,pois, o feriadão possibilita a nós, do Enem, ler, estudar e testar como redigir.Maravilha!

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:13
RAMON SEMEÃO

Sensacional. Perfeito, todos acharam isso. Otoniel , és o cara e a cara de nós todos. Deus te ilumine.

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:25
PROFESSOR ABDIAS. COLÉGIO MOTIVO. A PEDIDOS...

Olá, Otoniel e Blog? Sou professor do Col. Motivo e, a pedidos dos meus alunos, resolvi comentar um pouco sobre o texto de dicas para redação do Enem, feitos pelo professor Otoniel Gondim. Muito composto, de uma linguagem coerente, coesa, inovadora e agradável. O professor, ainda não nos conhecemos , é um nato escritor e, isso senti, tem um uma escrita de estilo sui generis. As dicas são ideais. Agora os temas são os normais que se possa prever,mas, o Enem sempre busca surpreender a nós, professores . Poria, além dos citados, o Alastramento do Terrorismo. Parabéns,

publicado em 02 de Novembro / 2017 às 10:25
PROFESSOR ABDIAS. COLÉGIO MOTIVO. A PEDIDOS...

Olá, Otoniel e Blog? Sou professor do Col. Motivo e, a pedidos dos meus alunos, resolvi comentar um pouco sobre o texto de dicas para redação do Enem, feitos pelo professor Otoniel Gondim. Muito composto, de uma linguagem coerente, coesa, inovadora e agradável. O professor, ainda não nos conhecemos , é um nato escritor e, isso senti, tem um uma escrita de estilo sui generis. As dicas são ideais. Agora os temas são os normais que se possa prever,mas, o Enem sempre busca surpreender a nós, professores . Poria, além dos citados, o Alastramento do Terrorismo. Parabéns,

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.