Blog do Geraldo José - Projeto ‘Boas Vindas’ apresenta serviços da Maternidade de Juazeiro para gestantes
20 de Novembro de 2017
publicado em 10 de Novembro / 2017 às 12:00

Projeto ‘Boas Vindas’ apresenta serviços da Maternidade de Juazeiro para gestantes

Nesta quinta-feira (09), uma equipe multiprofissional da Maternidade de Juazeiro recebeu no local, gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde de Palmares. O encontro faz parte do projeto ‘Boas Vindas’, que surge com o intuito de preparar as mulheres para o momento do parto. A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, realizou a abertura da atividade, acompanhada pela equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

De acordo com a secretária, a ação é inspirada em diretrizes da Rede Cegonha. “É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na nossa Atenção Básica e que irão parir na nossa Maternidade. Durante esses encontros, elas vão conhecer todo o trabalho que é desenvolvido aqui, além de tirar suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica.

As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Um deles será realizado todas as quintas-feiras, a partir das 10h, na Maternidade. Durante este encontro, as gestantes vão conhecer o trabalho desenvolvido no local, e como será seu acompanhamento, desde o momento da triagem até o trabalho de parto. O outro momento será por meio de visitas da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que visa tirar dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.

Segundo a psicóloga do hospital, Luciana Florintino, vivenciar esta experiência gera segurança nas mulheres para o momento do parto. “Por terem sido acolhidas aqui, elas já vão ter o conhecimento sobre que caminhos vão percorrer aqui dentro da unidade, favorecendo para que elas tenham uma experiência positiva”, argumenta.

Além de apresentar a unidade, também foram transmitidas para as mães informações sobre a documentação que deve ser levada para o dia do internamento, papel do acompanhante, métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições que favoreçam o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. O assessor técnico da Sesau, Álvaro Pacheco, a coordenadora de enfermagem, Valdirene Cunha e a coordenadora do Centro de Parto Normal, Alnira Alencar, facilitaram este momento.

A estudante Edira Bisco, de 21 anos, conta que se sente mais tranquila em poder conhecer a Maternidade antes de entrar em trabalho de parto. “Essas reuniões são necessárias e ajudam as mães de primeira viagem como eu. Tinha dúvidas com relação ao acompanhante, e fiquei feliz em saber que meu noivo poderá estar comigo nessa hora”, conta. A dona de casa Carla Patrícia concorda. “Esta já é minha terceira gestação e um dos meus filhos nasceu aqui. Tive uma experiência muito boa aqui dentro. Esse momento foi muito bom, porque sempre temos novas dúvidas, espero que continuem com este trabalho”, diz.

Andréa Meireles/ PMJ
POSTAR
2 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 10 de Novembro / 2017 às 12:12
nome

LÓGICO, DEPOIS DE TANTOS CASOS NEGATIVOS O QUE O GOVERNO QUER É AMENIZAR A SITUAÇÃO E PROMOVER PROJETOS QUE ALIENEM A CABEÇA DE QUEM É FACIL DE SER INFLUENCIADO E NAO PERCEBER A REALIDADE QUE SE TEM HOJE EM DIA.

publicado em 10 de Novembro / 2017 às 13:37
o bem observado

e a UTI neonatal vão implantar quando? porque a prefeitura está arrecadando fortunas com zona azul, taxa na conta de água, etc etc...fora a contrapartida das cidades que encaminham pacientes para Juazeiro

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.