Blog do Geraldo José - Planserv veste-se de azul em combate ao Câncer de Próstata
24 de Novembro de 2017
publicado em 10 de Novembro / 2017 às 12:29

Planserv veste-se de azul em combate ao Câncer de Próstata

A equipe de servidores do Planserv se vestiu de azul nesta quinta-feira, 9, em apoio ao "Novembro Azul". A ideia de abraçar a campanha partiu da Coordenação Geral do plano, diante da importância do combate ao Câncer de Próstata. Incentivar os beneficiários a prevenir a doença é o objetivo da Assistência durante todo este mês.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil a cada ano são descobertos mais de 61 mil novos casos da doença, com um total de 13 mil mortes/ano. É o segundo tumor mais comum em homens e a terceira principal causa de morte, depois do câncer de pulmão e colorretal. Muitos homens não buscam tratamento por receio de sequelas como disfunção erétil. Mas quando o problema é diagnosticado e tratado em tempo hábil, os prognósticos são muito bons.

A doença é assintomática e pode levar anos ou décadas para que apareçam os primeiros sintomas. Porém, quando está em estágio avançado, as células cancerosas podem crescer rapidamente e provocar sintomas como dificuldade para urinar, além de infecções urinárias. A detecção pode ser feita em exames de rotina, com toque retal ou com o exame de antígeno prostático específico (dosagem no sangue), o PSA (Prostate Specific Antigen). Mesmo sem sintomas, a indicação é procurar um urologista a partir dos 40 anos de idade.

O tratamento para o câncer de próstata depende de alguns fatores, como a extensão da doença, a idade do paciente, a expectativa de vida, a probabilidade de cura, os efeitos colaterais e a manutenção de uma boa qualidade de vida. Entre as opções estão a cirurgia, a radioterapia, a hormonioterapia e a quimioterapia.

De acordo com a Coordenadora de Prevenção do Planserv, Sâmea Barreto, os homens precisam cuidar melhor da saúde a partir da adoção de hábitos preventivos, como consultas e exames urológicos. "A adoção de hábitos saudáveis é fundamental. Neste sentido, melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos, parar de fumar e viver em harmonia consigo mesmo e com o próximo são atitudes que devem ser adotadas por quem deseja viver melhor", resumiu.

Ascom Planserv
POSTAR
1 comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 10 de Novembro / 2017 às 20:19
Campanha boa era se vocês dessem 100% de desconto no exame de PSA

Que tal? Tirar o novembro azul para fazer mutirão de exames de próstata e exame de PSA. DE GRAÇA! Se não puder ser de graça, ao menos com um bom desconto. Fica a dica.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.