Blog do Geraldo José - Prefeito de Cabrobó e Secretária de Educação participam do seminário 'Pernambuco pela Educação' realizado em Petrolina
19 de Outubro de 2018
publicado em 19 de Dezembro / 2017 às 13:30

Prefeito de Cabrobó e Secretária de Educação participam do seminário 'Pernambuco pela Educação' realizado em Petrolina

O prefeito Marcílio Cavalcanti e a Secretária de Educação de Cabrobó Lorena Sampaio participaram nesta segunda-feira (18) do seminário "Pernambuco pela Educação" realizado em Petrolina. O objetivo do evento foi debater a alfabetização no estado e contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho; gestores públicos, professores e empresários.

Para o prefeito é fundamental esses movimentos que envolvem também as cadeias produtivas do estado e não só os governos pela melhoria do ensino básico e qualificação profissional. "Na semana passada, Cabrobó foi premiada por práticas exitosas nas cinco modalidades exigidas pelo Programa Educação Integrada em parceria com o Governo do Estado: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais (Regular) e Anos Finais (Integral), com destaque para a nossa Educação Infantil. Investimos 32% na educação, média acima da aplicada em outros municípios", pontuou.

"Estamos acertando a educação em Cabrobó. Implantamos em fevereiro deste ano, a Escola de Tempo Integral e ano que vem receberemos uma Escola Técnica Federal", completou. Entre as ações realizadas na educação do município ainda estão melhor qualidade na merenda; recuperação da frota dos ônibus escolares; e a nucleação de algumas unidades escolares melhorando a assistência educacional.

Em Cabrobó estão matriculadas na educação infantil e ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) quase 3.500 crianças e apesar dos avanços, a secretária de educação afirma que a alfabetização necessita de mais investimentos. "A gestão municipal investiu muito na educação nesse primeiro ano de governo, ainda assim precisamos aumentar o número de formações de professores das séries iniciais para qualificar o aprendizado", destacou Lorena Sampaio.

Os presentes acompanharam a palestra do presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, um dos principais defensores do ensino integral. Ele fez um panorama da educação em Pernambuco. "Em 2007 Pernambuco ocupava 21ª posição entre 27 estados no Índice de Educação Básica (IDEB), em 2015 chegou ao primeiro lugar", Magalhães creditou essa progressão à implantação das Escolas de Tempo Integral.

O movimento pela educação começou em Chapecó – Santa Catarina no ano de 2012 após um estudo feito pela FIESC – Federação das Indústrias do Estado que identificou a necessidade de qualificação dos trabalhadores. Cerca de 45% desses trabalhadores formais não tinham ensino básico completo.

"Esse movimento traz algumas informações sobre a importância da educação na competitividade e também da produtividade do nosso pais principalmente na questão da inovação trazendo aqui um olhar na questão do futuro do emprego que agora, com a indústria avançada, as demandas por novas qualificações é muito grande", esclareceu o gerente de Educação e Tecnologia do Senai e coordenador em Chapecó do Movimento 'Santa Catarina pela Educação', Almeri Dedonatto.

O Ministro Mendonça Filho destacou a importância do primeiro contato de uma criança com o mundo da educação. "Toda política pública que possa proporcionar um melhor desempenho do ponto de vista educacional nos primeiros anos de vida é algo que temos que comemorar. Se a gente começa bem na base, na educação infantil, teremos uma criança bem alfabetizada e com bom desempenho no ensino fundamental e médio", avaliou.

O evento é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) em parceria com a TV Escola e o Instituto Ayrton Senna, além da cooperação técnica da Unesco e Fundaj/MEC.

Ascom Cabrobó
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.