Blog do Geraldo José - ENOTURISMO NA REGIÃO NORTE DA BAHIA AVANÇA NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO
22 de Fevereiro de 2018
publicado em 03 de Fevereiro / 2018 às 06:00

ENOTURISMO NA REGIÃO NORTE DA BAHIA AVANÇA NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO

O Turismo na região passa ser realidade a partir do lançamento do Vapor do Vinho, roteiro enoturístico – NOVO DESTINO DA BAHIA (2011).  Esforço do governo Estadual, municípios e iniciativa privada com ações norteadoras do Ministério do Turismo. Sete anos após seu lançamento o processo de desenvolvimento ainda necessita de entendimento e prática da dinâmica do turismo por parte dos seus atores principais (poder público, empresários e comunidade). No entanto há capacidade latente, iminente de desenvolvimento do setor em que a região é vocacionada: riquezas naturais, cultura diversa, técnico científico, eventos diferenciados, equipamentos únicos, arqueológico, minerai, rural, povo alegre e acolhedor, Rio São Francisco; estes últimos nossa maior riqueza. Atrativos que devidamente trabalhados com metodologia e comprometimento dos atores transformarão esta região em destino como poucos na Bahia e Brasil.

Quinta-feira (01), mais um empreendimento deu passos firmes para consolidação do setor refiro-me a VSB – VINUM SANCTI BENEDICTUS (Vinho São Benedito) no município de Curaçá – Ba fez seu lançamento entre amigos e parceiros do seu vinho tinto seco: produzido com baixo rendimento por planta, colheita noturna, desengace manual e micro vinificação com recipiente de 20 litros com Srah, potencializado com touriga Nacional e Tannat. Segundo o sommelier e sócio-fundador da VSB, José Figueiredo, o assemblage (vinho feito com diferentes variedades de uvas) elaborado com cortes de Syrah, Touriga Nacional e Tannat tem potencial para agradar aos mais exigentes paladares. “Eu acredito que será o melhor tinto do Vale em 2018 e o melhor do Brasil de 2019”, aposta o especialista.

O turismo repito: ”atividade vetor de desenvolvimento econômico e social inicia 2018 com dois novos equipamentos que somados investimentos empresariais de aproximadamente R$ 1.500,000, 00 (Hum milhão e quinhentos mil reais). Empresários individuais de um setor que ainda não apresenta a cultura estabelecida, dando entender oportunidades que precisam ser evidenciadas para que o setor de turismo definitivamente tenha mudança de atitude dos atores que compõem o sistema turístico (poder público, iniciativa privada, comunidade e profissionais) para que os efeitos positivos possam promover o tal desenvolvimento sustentável , assim como estes empreendedores corajosamente investem e acreditam na região em visualizar o setor de turismo como gerador de trabalho, renda, divisas para os municípios e inclusão social, parabéns Figueiredo pela belíssima iniciativa da VSB e Rogério pelo novo equipamento Embarcação São  Francisco (Vapor do Vinho)”, exemplificando o caminho a seguir utilizando de metodologia, comprometimento, estratégia de que este setor tem em sua dinâmica a integração e parcerias.

Jomar Benvindo dos Santos (Turismologo, Membro Conselho Municipal de Turismo, Membro da Câmara Temática Turismo VSF)

POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.