Blog do Geraldo José - ANALISE DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM: QUE TIRO FOI ESSE ???
16 de Agosto de 2018
publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:02

ANALISE DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM: QUE TIRO FOI ESSE ???

Caríssimo Leitor, juro de pés juntos que bem melhor seria caso não houvesse motivos justos e inexoráveis para execrar, esmiuçar, defenestrar, admoestar e outros horripilantes perversos ‘ar’, todo esse  tacanho golpismo-político-judiciário que, sem um tico de ética, moral e civismo, fez de Lula um condenado sem provas, sem argumentos plausíveis, passando por cima da democracia e dos sagrados direitos humanos. Ademais, dando um sacana chega pra lá no pudor. Ademais, envergonhando em demasia a Nação perante os olhos e ouvidos mundiais e enraivando os nossos simplórios e glórios cidadãos honestos e trabalhadores.

Longe do auto orgulho  e do afoitamento em querer o leitor de comum acordo por indução dos humildes escritos nesse texto, desejo-o livre para interpretações, discernimentos, críticas e avaliações. Mas, ousado que só Euzinho Gondim. me incumbi, deliberado e democrático, de escrever  o que realmente considero significar a medonha sigla TRF-4.  O faço ‘tranquilis e calmis’ dô-la a quem doê-la. Belê?.

Dicionário do povo: T de trio, R de reacionário e F de fuleragem. Assinzinho... TRIO REACIONÁRIO DA FULERAGEM!! Quanto ao numeral 4, não escapa a qualquer bom entendedor dessa forma : Um  refere-se ao dono do circo: Sérgio Moro. Os outros são os três palhaços  amestrados pelo donão tucano do circo.: Gebran, Pausen e Laus. Justamente!, como repetia sempre uma ex-minha ao arvorar certezas... Desembargadores que desembarcaram a mentira, a farsa e o ódio no julgamento em segunda instância do nosso eterno presidente. E a culatra recebeu o tiro...

*** QUE TIRO FOI ESSE ???

Via Lulinha Paz e Amor Povo Povão, consciente Leitor, a pesquisa recente do Datafolha à Presidência da República deu de bandeja um presente de grego-brasileiro: Um UFC tapão daqueles “naquelezinhos” que perjuram, perseguem, caluniam, criando ilógicas convicções para condenarem o maior brasileiro vivo de todos os tempos. A pesquisa, simplesmente, sorriu da turma peçonhenta e gargalhou na cara de Sérgio Moro, Procuradores da Lava-jato, TRF-4, STJ, PGR, STE, STF, Globo, os Sílvios, Ratinhos, Faustões. e todo o aporcalhamento conservador-fascista do golpe. Espia só o estridente sorriso largo de 62% dos votos válidos: Quíquíquíkkk... kkkQuíquíquí... QuíquíquíKKK!

Escutou, brother de primeira? Belo som... Parece música de Geraldo Azevedo, Cae ou Chico. Dorei.

Corajoso companheiro das letras, tenho me visto, espero vosmecê também nessa, rebuscando a consciência, resmungando pensamentos, “puxando os cabelos querendo ouvir Celi Campelo pra não cair” à la Gil, sobre o Brasil. Sobre os políticos terráqueos contemporâneos nacionais, principalmente.

Posso confidenciar e confabular com vosmecê uma coisa... O ser humano traz em seu bojo sempre, a cada dia, a sensação de dor e de perda, de alegria e ganho. Por ter, como nenhum outro ser ou matéria, o  privilegiado dom do pensar/raciocinar/discernir/criar, carrega em seus ombros  a enorme responsabilidade e obrigação de vencer, vencer e vencer. E de amar uns aos outros racionalmente. O que leva a sermos humanos ou desumanos animais políticos...

Nesse país, quiçá em Juazeiro, a política é, seja a gosto ou contragosto, inerente a todos. Embora tenha-se apresentado em prática, nesses tormentosos tempos sombrios, o avesso do avesso do avesso do avesso (Êpa, papai, alguém disse isso...). O que nos impôe ao dever homérico de fazer o “revertério”. O que nos faz ter de catar nos lamentos, nos padecimentos, nos tormentos, nos  sofrimentos, na filosofia de vida, uma saída digna e justa. Isso pode até dar a impressão de pouco possível. Todavia, entretanto, no entanto, não o é. Como uma moeda, temos no mundo político dois lados. E lados fáceis de distinguir se espiarmos sem soberba parcial as atitudes, as razões, as práticas, o histórico dos que compõem os times de cada lado. Aí, pimba! Tomamos posição. Concorda, filósofo Leitor?

Nem me afoito a indagar se iria querer... Mas, obrigo-me a dicionarizar o que significa a cara e a coroa da nossa moeda política. Otonce, tome o seu comprimido, segure a sua pipoca, o seu espetinho, a sua cerva gelada ou guaraná, e acumule concentração. Prometa, viu... não me xingar. Nem a minha santa mãe.

  • DIREITA --- Tem como fundamento-mor a postura político–ideológica baseada no Conservadorismo e no Reacionarismo. Defende amplamente os direitos individuais e os poderes sociais com tendências totalitárias.

Aceita a presença do grande capital e acha inevitável, normal, natural a desigualdade social.

Reage, despudoradamente, contra os movimentos democráticos e faz furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.

È benevolente e encoraja, entre mimos e conchavos, a burguesia e o elitismo.

Tem grande popularidade nas camadas sociais abastadas, nos grandes industriais, patrões, latifundiários e  nas correntes religiosas e militares conservadoras.

Adora que adora o golpismo. Coopta usando favores inescrupulosos e ameaças práticas a parlamentares e judiciários espúrios.

 

  • ESQUERDA --- Tem como fundamento-mor a postura político-ideológica baseada no liberalismo responsável e na democracia popular.

     Defende amplamente o interesse de grupos sociais, disseminando o                    igualitarismo e os ideais progressistas.

     Ferrenha defensora da igualdade social, acha as desigualdades          injustificadas, lutando pela sua redução, expurgamento ou abolição.

          Impulsiona os movimentos pelos direitos civis, trabalhistas, antiguerra e ambientalistas.

É guerreira e encoraja a implantação de políticas públicas e a luta pelos movimentos populares socialistas e de minorias.

Tem grande popularidade nas camadas  menos abastadas, excluídas socialmente, intelectuais, estudantes e nas correntes religiosas e militares progressistas.

Odeia que odeia o golpismo. Contra o uso cooptativo de favores inescrupulosos e ameaças práticas, sob qualquer pretexto, a parlamentares e judiciários para práticas espúrias.

Bombombom. Feitas as devidas especulações averiguativas ou as averiguações especulativas devidas (Oxênte, my friend, Cuma é  mais beautiful?), basta analisar quem é quem e quem está com quem.

Voltemos aos preditos sobre Lula e o xiitismo anti-Lula. Acontece que a orquestração da Lava-Jato teve efeitos colaterais jamais imagináveis pelos seus precursores/criadores. Agora, os “Eleszão” estão acuados em seus próprios canis e sacudindo em banda de lata as suas fartas merdas no ventilador. Fedeu geral. O povo, enganando-se em boa parte de início, percebe, hoje, a mutreta política e judiciária armada para impedir a candidatura Lula, depois prendê-lo e, concomitantemente, defuntar o Partido dos Trabalhadores.

** Um rapidinho adendo: Com sobras de orgulho, permita-me amigo confidenciar, acabei de assinar a minha ficha de filiação ao partido fundado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Ululóvio e obviante. Tendeu, Leitor amor é mio?

Perguntinhas danadas  teimando em não calar-me:

Por que não tem tucano, gentalha do PSDB, preso ou indiciado? Por que logo após a condenação nefasta de Lula, os processos dos ‘malas’ Serra, Alckmin e Aecinho amiguinho de Moro foram arquivados? Por que o STF é tão apequenado e acovardado tal qual o Congresso Nacional? E as malas de dinheiro, as safadezas dos contratos dos portos de Temer, não serviram para p... nenhuma? E a delação de Tacla Duran acusando e provando depósitos de bufunfa na conta da mulher de Moro? E os arroubos escandalosos de apadrinhamento de Gilmar Mendes? E o auxílo-moradia recebidos, descaradamente, por juízes que possuem imóvel próprio e são contrários a Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família? E por aí lá vai casca de ferida e carne assada...

Exposto o acima, apenas reitero a confiança na vontade popular de ir a casa do vizinho, do primo do vizinho e às ruas bradar por justiça a quem foi o mais justo líder desse país agora assolado por mandantes ordinários, salafrários, larápios, pestes da febre bubônica, que tentam roubar as ideias, a esperança, o coração, a fé, a sagrada autoestima, de cada um de nós. Logo de ”Nószinhos”, formadores do verdadeiro Brasil. È ruim... cambada ruim!

Escrevo estas linhas há poucas horas de adentrar na sala de cirurgia. Aproveito o espaço grandioso do BLOG GERALDO JOSÉ, dileto parceiro-amigo, e a boa vontade do meu querido Leitor, para agradecer ao SUS e ao seu criador Lulinha Paz e Amor por proporcionar-me tudo gratuitamente. Como também, sem paparicações além da pura verdade, ao governo Paulo Bomfim, à Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro e funcionários e à equipe médica e demais envolvidos do Hospital Regional de Juazeiro pelo exemplar e humano pronto atendimento e acolhimento. Sinceros muitos obrigados.

P.S. : No parágrafo das perguntas danadas, esqueci d’uma. Como o tenho como Leitor fidedigno aos seus princípios, gostaria que respondesse na bucha com um  solene vozeirão loguinho pós-leitura. Ei-la:

O QUE É MAIS CHATO E MENTIROSO:  ASSISTIR A PREVISÃO DO TEMPO DA TV GLOBOSTA OU O DISCURSO CASCATA DE JAIR BOLSONARO???

                    “ Ai, ai, ai, ai, Helena

                     Eu vou, mas tenho pena

                     Pra te levar tenho medo, Helena

                     Pra te deixar tenho pena...”

Fui.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
POSTAR
97 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:33
Wallace Moreira Sintras

MESTRE GOMDIM A TODA PROVA. GÊNIO. SIM. um verdadeiro artigo de, mestre. Sa´dico e benevolente.Mestre Gondim. Oa Parabéns.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:34
Rina Gomes

aTÉ QUE FOI BONZINHO COM OS COXINHAS DESS VEZ. GOSTEI.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:35
Talita Velloso

Insuperável mesmo doente. Viva o PT!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:38
Orlando Bispo. O bicho pegou!

Cara..vai se cuidar e esquece o ladrão Lula.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:41
QUIM

É COMPLICADO,VER UM CIDADÃO COM TAMANHA CAPACIDADE,DIZER TANTAS ASNEIRAS A RESPEITO DE LULA.DIANTE DISTO PERGUNTO :VOCE FALA SÉRIO OU É PURO EXERCICIO DE IRONIA ? SE FOR IRONIA,ME DESCULPE,FUI MAL,CONTUDO,SE FALA SERIO,VOCE FOI MAL,PRECISAS SE CUIDAR URGENTEMENTE PARA NÃO SE TORNAR UM CASO PERDIDO.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:53
LEONARDO VIEIRA MELLO

A perseguição é visível. Mas, Lula é chefe, amigo, de quadrilha. Tem que pagar. Sinto muito!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:55
Ivanna Sobrinho

Demorou e chegou arrepiando. A direita gosta, gosta .kkk

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:56
Gabriela Mirim

ARRASOU...PARABÉNS.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:58
Uiara Gomes

O CARA MORRENDO E ESCREVENDO MERDA...SATANÁS.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 16:59
Limaverde. CONTRA PETRALHAS.

Bolsomito faz nedo, Otoniel? Jair acostumando...

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:01
ELAINE MIRANDA

Que Deus abençoe na cirurgai, amigo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:02
José Arimatéa

Lindo artigo. Objetivo e muito lúcido. DEZ.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:04
GALVÃO DIA CIDADÃO POLÍTICO.

BOMBOU, CAMARADA! DEMAIS ...

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:06
BOLSONARO NELE!

KKKKKKKKKKKKKK

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:07
Kaká dos Coco. Salitre.

ESPLÊNDIDO!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:08
Nilton Duarte

SAÚDE, BROTHER.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:26
ACÁSSIA CURVELO.

Show de bola..

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:28
Tobias Barreto Jr.

Desejo-lhe melhoras e pra Lula e Isaac, cadeia.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:29
Pitoco do 8

Perfeito.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:31
nerivaldo s. souza

DAQUI A POUCO TEM MIL COMENTÁRIOS, 99,9% POSTADOS PELO PRÓPRIO AUTOR. DE VEZ EM QUANDO ELE DÁ UMA "PORRADA" EM SI MESMO PRÁ DISFARÇAR. COISA FEIA!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 17:36
ORLANDO LIMA

Já tem seguranças? A direita é militarista!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:02
WAL TINTAS

Surpreendente. Escreve genialmente. Quando vai ser lançado Livro de Contos? Tô lá.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:09
TULIPA HOLANDESA

Muita saúde e sorte, senhor das palavras. O PT te espera. Recupere-se.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:11
Carla Mojica. Xô, petralha!

Acertou em cheio na ilustração: QUEDA FINAL DE LULA!!!!!!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:13
Jadelma Oliveira

O MAL DOS RADICAIS ESQUERDOPATAS É QUE NUNCA ENXERGAM OS PRÓPRIOS ERROS. SOMENTE OS DOS OUTROS.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:15
Nice . Santo Antônio.

ADOREI. BOMFIM E ISAAC QUE LHE PERCAM, VIU? ADOREI.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:17
CELINO GOMES.

Te amo, amigo. Gênio...da raça!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:20
Olívia Del. Grande!

Sei , sabia dessa cirurgia. Descanse e volte, se isso for possvel, mais genial ainda. Deus te acompanhe, meu querido.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:22
Maria Antonieta Araújo

Excelente. Sorri muito...a esquerda dá de lavagem na direita. Valeu, mestre.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:22
Joaquim - Amo PT, Amo Lula e os blog

Amo a luta dos trabalhadores. Trabalhadores Unidos jamais serão vencidos. Traidores Judas Temir e Moru de antigamente condenaram Jesus. Hoje condenou Lula sem crime.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:24
Aparecida

Vixe Maria!realmente o Carnaval e o tudo.o bam bem bem.desde que acompanho este blog que diante de um artigo,crônica de otoniel não vejo nenhum comentário? Oh será que o povo esta caindo na real e esrao se tornando aversos a esta política nojenta,assassina,maldosa.será.será?

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:25
Maria Suzana. Pedagoga e Socialista.

Realmente, os textos políticos do professor Otoniel Gondim são aulas de conhecimento , cidadania e cultura. A admiração enorme que se têm por ele, é justificável. Basta lê-lo. O admiro.DEZ>

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:30
Laíse Cordeiro. QUIM...TOMA!!!

QUIM FICA NERVOSO QUANDO SE FALA BEM DE lULA...ENTÃO, INTRIGUE-SE COM O PAÍS TODO. KKKKK MATOU ELES DE NOVO, GONDIM....

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:31
Telma Araújo Telminha...PAUDA NELE!

PENINHA QUE VAI PRA PAPUDA.........

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 18:35
Regilane Conceição . GRANDIOSO MESTRE!

Gosto dos artigos e contos de Otoniel. Esse é bem melhor até no tamanho. Simples, educativo, uma senhora aula de política. Por isso, bomba. Geraldo José, aproveite Gondim e lance uma coluna semanal. Merecemos. Lindo artigo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:03
Coxinha O tá rio - Bozonaro mamador

Com o golpe de 2016, que derrubou a presidente Dilma Rousseff, e de 2018, que pretende cassar os direitos políticos do ex-presidente Lula, o Brasil e a América do Sul se tornaram palco de uma nova disputa imperial entre Estados Unidos e China, as duas maiores potências globais, que tentam assegurar o domínio dos recursos naturais da região; "Sob a liderança do Brasil, os países sul-americanos vinham construindo uma inserção autônoma e soberana no mundo, sempre no âmbito da Unasul. Agora, reconvertidos em colônias, o Brasil e seus vizinhos terão que buscar formas de se colocar entre os interess

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:16
Kiko

Geraldo, o meu comentário é uma curiosidade: QUEM É ESSA TAL DE HELENA DOS TEXTOS DE OTONIEL GONDIM???PDE DIZER, GERALDO?

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:19
Geraldo Soares

Impressionante como essa figura faz as palavras bailarem. Impressionante. Espero o livro de contos.Parabéns.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:23
Frazão Luís.

Esquerda e direita? Tudo farinha do mesmo saco!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:24
Judite Nascimento.

Bombou. Sempre. Belo texto. Lula pra cima deles.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:25
Jarbas Canário. Petró.

Paulo Bomfim fez o que mesmo?Me deixe, viu.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:27
Miranda Alves Gomes

E Edi Santana vai lhe seguir e filiar-se noPt? Caia fora dos petralhas, Edi.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:29
Ruth Aquino Vaz. FACAPE.

Lindíssima aula-crônica.Parabéns mil Otoniel Gondim. Força na recuperação cirúrgica!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:33
Ricardo Leixo

Bom que fizesse os seus célebres crônicas desse tamanho. O máximo. NoPT? Máximo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:36
ROBERVAL LÉO

ME DIGAM SE NÃO É APELAÇÃO PARA LEITURA, OTONIEL COLOCAR UM TÍTULO TÃO BAIXO. VAI VER É UM DESSES PSEUDOS INTELECTUAIS QUE JUAZEIRO SUSTENTA.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:40
Jean Diniz

Seja muito bem vindo ao parido do povo, professor!!!!!!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:42
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Esteja bem nobre professor. Saúde!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:44
Lindsay Norões.

Discurso cascata de Bolsonaro? Vai se surpreender, ateu.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:47
Ernandes Amorim. TEATRO.

SUBLIME. DISSE TUDO COM CLASSE, SUGESTÃO, PROFUNDIDADE. ÉS O CARA, GONDIM. DEZ.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 19:50
Tadeu Gomes de Oliveira

COMO COLEGA DE PROFISSÃO E AMIGO, SAÚDO O BELO TEXTO E VOU FICAR ORANDO PARA QUE TUDO DÊ CERTO NA CIRURGIA.ABRAÇOS, MEU GRANDE.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 20:00
QUIM

LAÍSE CORDEIRO-EU NÃO FICO NERVOSO QUANDO FALAM BEM DE LULA,PORQUE FICAR SE JA ESTA PROVADO QUE LULA É CRIMINOSO E OS QUE FALAM BEM,O FAZEM PORQUE RECEBEM PÃO COM MORTADELA PARA FAZEREM ISTO,A MILITANCIA DE LULA É MILITANCIA REMUNERADA,PAGA COM DINHEIRO ROUBADO DO NOSSO BOLSO.POR OUTRO LADO,FICO SIM,MAS,COM MUITA PENA DE PESSOAS COMO VOCE QUE EXALTAM A MAIOR DESGRAÇA DO POVO BRASILEIRO.LULA NA CADEIA AINDA É POUCO.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 20:40
Fernando Pessoa

Meu DEUS. O cara escreve asneiras, comenta com nomes falsos e ainda dizem que não é doido. Eita que fumou alguma coisa estragada.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 22:06
Arlindo Silva .

Arrasou, mestre.Que texto foi esse? Maraaaaaaviiiilhooooosoooooo!!!!!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:20
Ivanna Sobrinho

Sensacional. Uma aula de política e de cidadania. Mestre.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:22
OTÁVIO ALECRIM. MÚSICO. SALVADOR.

Mandou ver nos coxinhas. Um grande artigo. Lembrei do twist de Celi Campelo. Saúde, Otoniel Gondim.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:23
Pablito

Sem graça. Choro de menino indo a hospital.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:26
NOELY MOREIRA

Fiquei abismado de como o autor sobre definir e difrenciar a Esquerda da Direita. Correto e objetivo. Aplausos. Belo artigo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:27
GERÔNIMO LINS. FIEL A DEUS.

Muito bom. Adorei. Sou evangélico e Lula.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:29
Tiago Heleno. UNIVASF.

Na verdade, somente o apoio popular nas ruas conseguirar reverter a perseguição ao nosso Lula, Gondim . Parabéns pela filiação.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:30
Daniela Matias

Lindo. Lindo.Texto lindo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:32
Jeová Lima

És candidato pelo PT a algo, Otoniel? Tem meu voto.P Parabéns pelo grande artigo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:33
Lana mendes. Poetiza. Salvador.

GERALDO JOSÉ, O SEU BLOG EM SALVADOR DÁ SHOW. OTONIEL, QUANDO VAI PINTAR POR AQUI? BEIJOS. EXCELENTE CRÔNICA.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:35
FULANO,, DESSA VEZ, PASSO.

RESOLVI NEM COMENTAR ASNEIRAS.........

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:37
Rita de Cássia.

Te amo.cara. Lulaaaaaaaa!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:41
TOLENTINO MORAES DIAS. PROFESSOR -UNEB.

Li com muito rigor. Acontece que o mais impressionante desse grande autor é justamente não seguir regras. Moderniza frase a frase. Ótimo para se ler, entender, discutir.Sou gramático formal, mas, esse estilo de Otoniel é sublime. Alimenta a curiosidade e traz-nos à reflexão. Parabéns, Otoniel.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:42
SALETINHA. FÃ DE GONDIM.

AMO ESSE HUMOR NEGRO. TOMA COXINHADA!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:44
Uiara Gomes

CIRURGIA DA CABEÇA? PRECISA....

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:45
Humberto Conselheiro.

Fico besta com tanto abestalhado de acordo com a ideologia otonielana. Vixa!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:46
Gorete Amãncio. Valeu, professor!

É bem assim mesmo....Lula!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:47
Cisley

Bombou. Grande artigo.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:49
Ruth Bandeira

ô babão...Bomfim é o ó!

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:50
Quinzinho

Num entendi nada.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:51
Gabi Severiana.

DEZ. Boa recuperação, profe.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:53
TIAGO VELLOSO

Esplêndido. Como sempre, insuperável. O PT ganha muito com isso, agra. Abração.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:56
Lionel Vieira. . ATÉ QUIM E GUARABIRA?

ATÉ OS REACIONÁRIOS DE BOLSONARO , COMO QUIM E GUARABIRA, TÊM DE ELOGIAR ESSE TEXTO ACIMA DA MÉDIA. VOCÊ ME REPRESENTA, CARA. APLAUSOS.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 23:59
EDILSON ALVES LIMEIRA.

Pense, Geraldo José, nuns textos que produzem indaga são esses desse aloprado professor. Adoro.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:00
Robertão da Água

Arraso.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:02
Josélia Maria Fernandes. NOS SALVOU, OTONIEL GONDIM!!!

TENHO ORGULHO DE REPETIR A CADA ARTIGO DO MESTRE GONDIM ((PARA DESESPERO DOS REÇAS)): NOS SALVOU, OTONIEL GONDIM!!

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:04
Kátia Celestino

DEMAIS.PARABÉNS E REZO PELA PLENA RESTAURAÇÃO DE SUA SAÚDE.ABRAÇOS.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:05
Webster Filho. Feira de Santana.

AORO ESSE BLOG.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:11
PELO AMOR DE DEUS!

CAI FORA, SATANÁS PETISTA.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:12
Hilda Mello

BELÍSSIMA AULA...

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:13
VALDECI DO DOCE. SANTO ANTÔNIO.

Lega...errou feio foi citar elogiando Paulo Bomfim.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:16
Gilvaneide Nascimento Brito.

No próximo, amigo, descasque os políticos candidatos daqui....você tem força!!!

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:17
TARGINO COIOTE

Matou a pau! Esse é que é o mestre das polêmicas.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:24
ciça

Essa justiça....hum...bateu bem.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:26
Yullo. Viva Lula!

Bom ter você no PT, professor. Excelente texto. como sempre.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:27
WELLINGTON MORAES.

Melhoras, Gondim.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:28
Igor Vital.

Massa de ler. Que sucesso. O Blog sempre acerta!

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:29
Jimenez.

Lindérrimo.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:30
DUDU VIEIRA. PECULIAR.

Sempre diferente..e genial.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:31
Moreirinha do Centenário

TMJ COM LLA.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 00:33
Rinaldo Moura

Paixão e radicalismo. Tô fora.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 10:03
Ligia

Kkkk ri demais. Genial esse Otoniel. Prazeirosa leitura.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 10:07
Guarabira Queiroz Lima

Rapadura é dura mas é doce. Chupe que é do Brejo da Serra, não tem química, é orgânica, faz bem a saúde, o diabete agradece, igual ao Artigo do professor Gondim.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 10:14
Pedro Paulo

Como um cidadão que escreve desta forma pode ser chamado de professor? Quanto erro de grafia, regência e concordância. Seguindo a teoria acima, deveríamos soltar o "inocente goleiro" Bruno. Sem mais comentários.

publicado em 09 de Fevereiro / 2018 às 15:56
Guarabira Queiroz Lima

De fato, esse tiro não é com bala de feijão-de-corda, é com bala de ouro, que derruba candidaturas de políticos famosos. É o vigor imperativo da lei da ficha limpa.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.