Blog do Geraldo José - Uma reflexão sobre Kanário
19 de Janeiro de 2019
publicado em 21 de Fevereiro / 2015 às 23:00

Uma reflexão sobre Kanário

O blog recebeu mais um texto sobre o "fenomeno" Igor Kanário, desta feita da jornalista juazeirense radicada em Salvador, Luar Montes. Os amigos pediram que o texto que ela publicou no facebook fosse replicado no Blog. Confira:

Em meio a um emaranhado de textos que repercutiam a explosão de Igor Kanário no carnaval de Salvador, tentei me conter, mas como um nato jornalista não obtive sucesso. Não me surpreendi ao escutar formadores de opinião da grande mídia intular o “príncipe do gueto” como o grande fenômeno da folia momesca, já que infelizmente o jornalismo baiano é politico e organizacional. O que me surpreende, na verdade, são pessoas do bem, defenderem o voo do Kanário, com argumentos ínfimos que variam entre “ele representa a favela”, “ele incomoda a burguesia”, “ele é um líder. Um artista rebelde.”

Nasci no Uruguai, cidade baixa, fui criada lá. Meu esposo é de uma comunidade chamada dique pequeno, entramos e saímos de lá qualquer hora. Meu filho caminha pelas ruas desses lugares e é conhecido por todos, inclusive pelos marginais. Ou seja, de favela eu conheço. Conheço tanto que sou capaz de dizer que Kanário não representa o gueto soteropolitano. Nesses lugares conheço pessoas honestas, trabalhadores, de ótima índole, que lutam para crescer e educar seus filhos de maneira correta. Pessoas que batalham para que sua cria não se envolva com drogas. Portanto, o Kanário não os representam. Representa sim, uma parcela  perdida não só do gueto, mas de toda a cidade. Representa os detentos, traficantes, ladrões e alguns trabalhadores honestos que ainda não foram capazes, ou não tiveram tempo de interpretar as letras das músicas que ecoam pela cidade. “Pega o prato faz a linha/ dar o tiro na farinha”,   “Eu não sou de baixar a cabeça pra ninguém /Se vier tem/ se vier eu bagaço”,  “Sai da frente que lá vem a zorra” “Eu vou pegar os caras! Eles não são de nada!”.

Enfim, meus caros, Igor Kanário, na minha opinião, generaliza e marginaliza as comunidades de Salvador quando se auto intitula “príncipe do gueto”. Rebelde sem causa e sem poesia, o “gritador” para mim não passa de um baderneiro bem empresariado e agora patrocinado pela prefeitura de Salvador ( ou seja, por mim, por vc, por todos nós...)

Luar Montes

POSTAR
39 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 06:12
Sergio Luiz Gomes

Perfeito!!! Parabéns.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 08:10
Dagoberto

Ótima reflexão. Parabéns pelo seu texto lúcido.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 08:23
EM LUTAS

valeu mulher de fibra . pensamento familiar que falta a muitos . você sim me representa .

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 08:49
NONATO

É exatamente isso. Parabéns.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 10:46
marco

Gostei, Na verdade esse cantor nao representa as verdadeiras pessoas que trabalhan e pagam seus impostos e sim uma pequena parcela que esta inserida na criminalidade.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 10:47
marco

Gostei, Na verdade esse cantor nao representa as verdadeiras pessoas que trabalhan e pagam seus impostos e sim uma pequena parcela que esta inserida na criminalidade.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 11:38
Leandro Lira , TERRÍVEL.

Lamentável que uma pessoa esclarecida (? ) pense dessa fora, forma horripilante. Kannário incomoda, sim, incomodou, sim, a vocês, engomadinhos e hipócritas certinhas. O único texto que li sobre Kannário no carnaval que retrata bem a ascensão e a mudança que se teve de um caráter foi o do professor Otoniel Gondim. Os outros e esse foram terríveis, procurando sempre jogar um artista no inferno. Terrivel, jornalista.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 11:40
gil

Ótima reflexã.. Sem mais.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 11:56
amaral

Nada mais normal que, quem defende o PT, defender a bandidagem, a apologia às drogas e ao tráfico internacional. Igor kanario é o grito do tráfico de drogas. Nada mais comum que ser,defendido pelos petistas

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 12:11
Neymar

Falou tudo, simples, objetivo e verdadeiro, adorei o texto.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 12:53
Jorge Peterson

Ele o tal " príncipe" é um representante das facções e um entusiasta do tráfico de drogas. Simples assim. Que apoia suas atitudes, além de chancelar é conivente com a banalização do crime.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 12:54
Seria bom demais esse ímpeto Sobre a nossa administração pública

Os jornalista estão eufóricos com o fenônemo Igor Canario, já um pouco tarde, já que canário vem fazendo bastante sucesso há alguns anos. Mas a minha critica é quanto a priorização de assuntos. A absurda nomeação do filho do deputado Roberto Carlos, por exemplo, que impacta diretamente na funçao do estado, não houve nenhum artigo contra. Vamos mudar um pouco a nossa mente e olhar mais de perto para fatos que nos afetam, realmente, muito mais.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 14:04
Marcos

Muito bom o texto! Finalmente uma opinião inteligente sobre o assunto.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 14:54
Peu Malazarte

Acertou em cheio. A onda é forte, a onda da mídia não brinca. Arrasta. Ou colocamos os pontos de vista adequados ou entramos pelo ralo. Kanario deu uma de bom moço desejando paz e tal... mas não me convenceu. A juventude precisa de ajuda.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 15:20
Bia

Mulher, teu nome é coragem. Parabéns!!!

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 15:38
Breno

Dos textos o mais lúcido, direto, sem firulas literais e convincente. Parabéns!

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 16:02
Bocão

Quem é mesmo esse Ígor Kanário?

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 16:17
Filho Demais

Somente Otoniel Gondim , o nosso de Juazeiro, para incomodar a todos. Até jornalistas de Salvador. Juazeiro, através, começa a ter vozes....

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 16:44
Adolfo

Nesse maldita contexto que a sociedade Brasileira se encontra quando falamos em violência, onde os escândalos de corrupção na polítia, inécia do judiciário, e uma grande parcela de marginais envolvidos e finaciando campanhas política o que gera uma sensação de impunidade e importência total, um mídia cruel sem ética e principios, fazem tudo em nome da liberdafe de expressão, noticiários e programas que causam um verdadeiro terror na cabeça das pessaos que não sabem o que é certo ou erredo, a polícia vista como Violeta. Deixo o meu apelo, confiem na polícia milita. Você podem

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 18:42
Paulo Ricardo Souza

Ao expressar pontos de vista, faz-se necessário e justo estabelecer pontos de vistas objetivos, afastando-se do viés pessoal. Fico triste ao ver um blog de tamanha credibilidade e respeito postando textos que sem dúvida alguma emanam de pessoas que se não conhecem daquilo que falam, utilizam de palavra ríspidas para machucar ou até alienar mais ainda algumas mentes que se dizem intelectuais, mas não conhecem Igor Kannário, não sabe das suas lutas, não sabe o que ele prega, nunca estudou sociologia e as possíveis mudanças antropológicas mais que necessárias, enfim aqueles que falam o que pensam, mas aquilo que pensam é veneno para a própria sociedade. Apenas encontram alguns textos ou veem matérias de mídiáticas de cunho apenas sensacionalista com o viés de se auto-promoverem, e esquecem de serem honesta consigo mesmas, propagando uma falsa verdade. Antes de escrever esse tipo de texto de caráter vingativo ou até arraigado de inveja do sucesso do cantor em questão, saiba como se manifestar pois você corre até um grande risco de responder futuramente por dano moral. e olha que prejuízo heim...a língua paga. Estude mais sobre o igor Kannário, estude sobre o processo de ressocialização que ele vem fazendo consigo mesmo ao longo dos tempos...as modificações de suas letras, como também interpretações, analise de forma sociológica e coesa todas as situações que ele já passou e veja se realmente é justo tal posicionamento da sua pessoa. Certa feita o próprio Anderson machado(Igor Kannário) falou: " Não precisa gostar, mas tem que respeitar!" Respeite para ser respeitado, e quer um conselho? Ainda tá em tempo de apagar esse texto e rever seus conceitos. Isso pode gerar um grande problema para você.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 18:46
M,ARCOS

ELE DEVE FAZER O SHOW É NA INDONÉSIA.LÁ O PRESIDENTE PAGA BEM.VAI LÁ IGUINHO KANARINHO VAI.VOLTA SÓ AS CINZAS......

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 19:09
Souzinha, sou m is o noso gondim!

O artigo O GRITO DO GHETO do professor e escritor Otoniel Gondim é divino. Otoniel Gondim mandou ver nesses tipos de ações contra a favela. Essa jornalista leu Otoniel Gondim, Geraldo José??Estou com Kannário e Gondim!!!

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 20:44
Gilmar Castro

O CANÁRIO DE VERDADE CANTA, ESSE KANNÁRIO BERRA!!!!PÉSSIMO CANTOR TECNICAMENTE FALANDO E O PIOR É O QUE TEM DE GENTE DE PÉSSIMO GOSTO QUE VAI NO SHOW DELE!!ESPERAR O QUE DE UM POVO MAL INFORMADO??????

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 22:19
CÁSSIA

Excelente texto!

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 22:56
Brasileiro

Caro Paulo Ricardo, esse discurso acadêmico e pouco real, não aguentamos mais. Cansamos desta balela. Se você acha que ele é um herói dos tempos atuais cola uma foto dele no seu quarto. Quem defende criminoso tem alguma coisa errada.

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 23:34
AlissonLeal

Condenar Igor Canario é fácil, Mas lembrem se vocês, quantos cantores o Brasil Endeusou e que viveram e morreram por uso de drogas: TIM MAIA, ELIS REGINA, RAUL SEIXAS, sem falar que os heróis de CAZUZA morrerão de over doce e ainda tem todos os cantares internacionais que tiveram vidas piores que a dele. E sem falar dos que estão vivo e usando. Essas pessoas esse tipo de jornalista adora. Se o cara ta fazendo susseco é porque tem quem goste da muica dele, e musica não é feita só para "PESSOAS DE BEM" não

publicado em 22 de Fevereiro / 2015 às 23:35
AlissonLeal

Condenar Igor Canario é fácil,Mas lembrem se vocês, quantos cantores o Brasil Endeusou e que viveram e morreram por uso de drogas: TIM MAIA, ELIS REGINA, RAUL SEIXAS, sem falar que os heróis de CAZUZA morrerão de over doce e ainda tem todos os cantares internacionais que tiveram vidas piores que a dele. E sem falar dos que estão vivo e usando. Essas pessoas esse tipo de jornalista adora. Se o cara ta fazendo susseco é porque tem quem goste da muica dele, e musica não é feita só para "PESSOAS DE BEM" não

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 09:33
PARA O SR. PAULO RICARDO SOUZA E OTONIEL GONDIM.

Ótima explanação , Paulo Ricardo Souza. Lúcida. Coerente.Sensata. O seu comentário, prepare-se vai causar viés entre as pessoas que acetaram esse hipócrita texto como uma bandeira correta. É somente ler o excelente artigo O GRITO DO GUETO o professor Otoniel Gondim, responsáveis por terem aparecidos depois esses textos contra ele,Você, Ricardo, e Otoniel Gondim merecem parabéns. Kannário, idem .Abraços.

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 09:33
PARA O SR. PAULO RICARDO SOUZA E OTONIEL GONDIM.

Ótima explanação , Paulo Ricardo Souza. Lúcida. Coerente.Sensata. O seu comentário, prepare-se vai causar viés entre as pessoas que acetaram esse hipócrita texto como uma bandeira correta. É somente ler o excelente artigo O GRITO DO GUETO o professor Otoniel Gondim, responsáveis por terem aparecidos depois esses textos contra ele,Você, Ricardo, e Otoniel Gondim merecem parabéns. Kannário, idem .Abraços.

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 10:56
Sueli Ferraz,UMA ETERNA E GRATA ALUNA DO MESTRE GONDIM.

NÃO TENHO PENA, POIS,, CONHEÇO BEM A OMBRIDADE IDEOLÓGICA DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM.FOI E SERÁ SEMPRE O MEU MESTRE E DE MUITO DESSA REGIÃO. É SOMENTE SAIR POR AÍ PERGUNTANDO A MÉDICOS, ENGENHEIROS, ADVOGADOS, ETC., OTONIEL GONDIM ESSE ACHINCALHAMENTO IMBECIL SOBRE O SEU POLÊMICO ARTIGO A RESPEITO DE IGOR CANÁRIO É PURA DOR DE COTOVELO DAS ELITES QUE NÃO SUPORTAM UM FAVELADO , MESMO QUE TENHA OS SEUS VÍCIOS PESSOAIS, FAZER SUCESSO E ESTRONAR AS RAINHAS E REIS DO AXÉ, FUNK, ETC. VIVA GANNÁRIO, SIM, POR ISSO. E, AINDA MAIS, O PROFESSOR E MESTRE OTONIEL GONDIM POR MUITO MAIS! ,

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 13:45
A Bandeira dos Hipócritas merece Fogo

Quem nunca errou? Quantas vezes eu, você que está lendo, compactuou com condutas criminosas ou até condutas amorais? Certa feita, compramos produtos piratas, colamos na escola, xingamos, desrespeitamos a velocidade permitida, outros escolhem encher a cara de cachaça, outros preferem cometer atos mais gravosos. Mas iai? Eu realmente teria o direito de julgar, se eu mesmo já fui autor de tais práticas? Frase preferida do hipócrita: "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"! É difícil entender que somos humanos e estamos sujeitos ao erro? Mas iai?Quando erramos, o que cabe a nós, permanecer no erro ou buscar a mudança? Todos que comentaram aqui em desfavor do Igor Kannário com o imbecis argumentos de que a música dele incita a violência, que ele usa droga ou qualquer outra coisa...tirem apenas uma horinha se possível do seu tempo, e façam uma pequena análise desse rapaz desse cara franzino mas que onde o nome deste é citado, causa um tremendo alvoroço. verão que Igor kannário é um cara que nunca negou suas origens, há tempos atrás cantava sim letras antissociais, mas que hoje é um cara que tenta bater de frente com o sistema, leva mensagem de paz, é verdadeiro nas suas palavras, e não é fã da hipocrisia. Para aqueles que tiverem curiosidade, postarei á baixo algumas composições dele, para vocês terem uma ideia de que um homem pode sim se transformar positivamente, e arrancar aplausos de um multidão apaixonada. certa feita o Igor falou em um show: " crianças, jovens, esse lado do Igor Kannário guerreiro, batalhador, que não desiste dos seus sonhos, levem pra casa. esses vocês podem comprar. Absolvam de mim o mais positivo possível pra vocês. Enfim amigos, precisamos rever nossos conceitos, precisamos mudar nossa estrutura de pensar, dar oportunidade, ou querem vocês permanecer na lama da hipocrisia? Ser injustiçado é a pior sensação que existe. Algumas letras do Igor Kannário: Desostenta Igor Kannário Você ostenta o que não tem Pra tentar parecer mais feliz Mas não sabe que pra ser alguém Tem que agir ao contrário do que você diz Você pensa que tem liberdade Exibindo riqueza e poder Mas não vê que na realidade O sistema é que lucra usando você E o sistema tem a cor Do racismo e da escravidão Cada vez que você dá valor À roupinha de marca e à ostentação A elite burguesa e branca Que é dona das lojas de grife Se dá bem, pois você bota banca Mas é o sistema que aumenta o cacife Clipe norte-americano De artista que faz hip hop Você quer imitar por engano Pensando que assim vai ganhar mais ibope É a regra do capitalismo Eles querem que a gente consuma Pra vivermos à beira do abismo A gente pra eles é porra nenhuma Você pensa que é modelo Pras crianças da comunidade Sinto muito, mas devo dizê-lo Que o que você faz é uma puta maldade Se o moleque não tem condição De entrar nesse mundo grã-fino Isso pode virar frustração E você vai foder com o pobre menino Que pra ter um tênis foda Pode até assaltar um playboy Pois se fica excluído da moda Recebe desprezo e isso lhe dói E as mulheres que dão atenção Que te cobrem de beijo e afeto Valem menos do que seu cordão Pois você trata elas pior que objeto Quem batalha pra viver E botar a comida na mesa De repente te vê na tv Dirigindo carrão e exibindo riqueza Ostentando pra ter atenção E achando que isso é maneiro Sem saber que essa ostentação Faz o branco do banco ganhar mais dinheiro Negro tem que ter poder Negro tem que ser protagonista Tem que estar no jornal, na tv No outdoor e na capa de toda revista Mas não tem a menor coerência Ostentar um anel de brilhante Isso só vai gerar violência Inveja e recalque no seu semelhante Que legal sua conquista Sua história de vida também Mas seu papo é tão consumista Que faz de você um artista refém Dessa pose fajuta e falida Que só finge aumentar autoestima Infeliz de quem sobe na vida E não sabe o que faz quando chega lá em cima Me Diz Igor Kannário Foi mais um negro do guetho, Não teve a oportunidade De fazer uma faculdade, Mas cedo foi trabalhar Pra família ajudar. Nunca se rendeu a marginalidade, Mas não adiantou, Foi confundido com bandido, Covardemente o matou E do corpo deram sumiço. Agora a lágrima cai, Quem segura sua mãe e seu pai? Agora a lágrima cai. Me diz quando essa zorra vai parar? Quando vão parar de nos matar? Quando vão deixar de nos descriminar? Não entro em nada, Sou da quebrada e ninguém vai calar minha voz. A mensagem fica, E se um dia eu for outro surgirá pra falar por nós Só Queremos Paz Igor Kannário Eu me sinto feliz Quando vejo o meu povo contente Minha tribo é da paz Eu arrasto uma massa de gente Não somos essa fera Que esse sistema impõe pra você Aqui não tem bicho não Somos cidadãos Queremos respeito e paz Amor e união Mas só é enxergar, tire o mal do seu olhar O garoto que veio da favela nasceu pra brilhar Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Amor e união Ainda criança eu tinha esperança E sonhava em crescer Ser cantor, jogador Crescer na vida, um astro de TV Mas a real é diferente Nem sempre é assim Muitos falam de você, muitos falam de mim Defendo meu povo mesmo Isso me satisfaz Não tô querendo guerra Tô lutando pela paz! Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Só queremos paz, paz Amor e união Aba Reta Igor Kannário Se meu traje te incomoda Lá no gueto eu tô na moda Se minhas gírias te ofendem Todos lá me compreendem Meu caráter anda comigo Quem vê cara, não vê coração O que é que aba reta tem haver com ser ladrão? Só queria entender, alguém pode explicar O que tem de errado com meu jeito de andar Sou da periferia, mas também sou irmão Preconceito gera violência Se ligue na ideia, negão! Aba reta e um bermudão Mão na cabeça, deve ser ladrão Tá de terno e paletó O cara é santinho, primo do major Coloquei minha Cyclone e a Kenner no pé Pegada segura que é da ralé Quando essa gente vai entender Minha roupa não muda o meu jeito de ser! Tão dizendo que eu estou induzindo a malandragem Com tanta coisa pra se preocupar Com o desemprego, a desigualdade Querem me calar, me excluir deve ser porquê Sou o Kannário, sou do gueto Canto aqui a realidade Querem calar a voz que a favela abraça de verdade Vou quebrando as barreiras E cantando Dedo Calibrado Eu não tenho nada a temer Porquê Deus tá do meu lado Se bater com agente venha de ladinho, porquê? O Kannário é barril! Pé Na Estrada Igor Kannário Mente aberta e pé na estrada Igor kannário príncipe do gueto Pra você que vem do morro Pra você que vem do asfalto Nem tudo que brilha é ouro Nem todo grito é assalto Pra você que vem do morro Pra você que vem do asfalto Nem tudo que brilha é ouro Nem todo grito é assalto Oh, oh , oh, oh Mente aberta e pe na estrada Pode vim com o kannário Que não pega nada Mente aberta e pé na estrada Pode vim Eu sou um menino do gueto Que vive feliz e tem samba no pé Dou duro, sou trabalhador. Não me confunda Não sou da rale Guerreiro de nossa senhora Menino crescido no gueto de são salvador Cheguei batendo na porta Trazendo alegria Pro povo Oh, oh , oh, oh Mente aberta e pe na estrada Pode vim com o kannário Que não pega nada Afinei as Cordas Igor Kannário Afinei as cordas do meu violão Pra cantar pra você (pra cantar pra você) Essa linda canção Em que falar de amor Faz lembrar de nós dois E é muito mais do que você pensa Minha princesa Sou incapaz de te fazer sofrer Mas sou capaz de te fazer feliz Derêrêrêrê, derêrêrêrê Amor Derêrêrêrê, derêrêrêrê Menina, ôh menina Derêrêrêrê, derêrêrêrê Razão, razão Derêrêrêrê, derêrêrêrê Me Diz Igor Kannário Foi mais um negro do guetho, Não teve a oportunidade De fazer uma faculdade, Mas cedo foi trabalhar Pra família ajudar. Nunca se rendeu a marginalidade, Mas não adiantou, Foi confundido com bandido, Covardemente o matou E do corpo deram sumiço. Agora a lágrima cai, Quem segura sua mãe e seu pai? Agora a lágrima cai. Me diz quando essa zorra vai parar? Quando vão parar de nos matar? Quando vão deixar de nos descriminar? Não entro em nada, Sou da quebrada e ninguém vai calar minha voz. A mensagem fica, E se um dia eu for outro surgirá pra falar por nós De Bandeja Igor Kannário Quando a inspiração bater Farei uma canção pra lembrar você. Meu grande amor, você mudou deu sentido Ao meu viver Amar você paixão de verdade Tudo o que sonhei Tô pronto pra viver bem ao lado teu Só teu Gostoso é ter você Gostoso é ter você Me encaixo me deixo, me deito, te sirvo me dou de Bandeja só pra te agradar Recebo em dobro teus beijos, caricias, desejos Isso que é amar gotas de prazer respiro você Covardia Igor Kannário É fácil falar de nós Porque você não sabe O que a gente passa aqui Na calada da noite, na madrugada Ouvindo rajada, parede furada, meu povo oprimido Sem ter à quem recorrer Abençoa meu Deus esse povo sofrido Peço paz (abençoa meu Deus esse povo sofrido) Não deixa a esperança morrer Essa guerra um dia há de acabar Pra nossa criança poder crescer E sonhar com um novo dia Não deixa a esperança morrer Essa guerra um dia há de acabar Pra nossa criança poder crescer E sonhar com um novo dia Eles roubando de terno e gravata e a gente o que passa na periferia? Covardia, covardia, covardia, covardia Estão comendo do bom e do melhor e a galera do guetto de panela vazia Covardia, covardia, covardia, covardia Beijo da Morte Igor Kannário Não dê na lata, é o beijo da morte, Sua vida acaba, sua família sofre Teus amigos te internam e você foge, Sempre dá um pinote quando o segurança dorme Isso não é vida, irmão. É vida de cão, Jesus está contigo, irmão É só olhar pro céu Rapaz, pega a visão da sua vida. Sem Deus, não há outra saída. Sua corrente não pode quebrar, Sua esperança não pode morrer Isso não é vida, irmão. É vida de cão, Jesus está contigo, irmão É só olhar pro céu Não dê na lata, é o beijo da morte, Sua vida acaba, sua família sofre Teus amigos te internam e você foge, Sempre dá um pinote quando o segurança dorme Isso não é vida, irmão. É vida de cão, Jesus está contigo, irmão É só olhar pro céu Não dê na lata não, É o beijo da morte, irmão. É como uma ferida que não cicatriza. Vai te jogar no chão, num beco sem saída. Vai ceifar sua vida, família sofrida. Mais uma mãe que chora, mais um alguém sem vida. Menos Preconceito Igor Kannário Eu sei que a nossa vida Um dia vai ser diferente. O que se passa na cabeça dessa gente Que nunca se cansa de oprimir, nossa mente. Por isso eu peço: Menos prencoceito, mais união e igualdade. Se eu dou um você dá dois, Nunca negue sua verdade. A cabeça já tá feita, Por isso eu canto a realidade Eu não me canso de dizer: Posso tá de gravata e o bermudão, Cabelo desenhado e o batidão É assim, e se quiser, chega junto, ô vai na fé Vai, que vai, vai, vai, que vai, vai Vai, chega junto e vai na fé Somos o Morro Igor Kannário Subindo a favela dá pra ver a criança crescer errando. A mãe pedindo forças pra viver Sem ter o que comer, chorando (Esquecido por o sistema somos nós) O meu povo cego, surdo, e sem voz Ó meu Deus, guarda esse povo que precisa (Das suas bençãos noite e dia, todo dia) Somos o morro O meu nome é gueto, prazer, eu quero respeito. Ajuda minha favela aê

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 14:11
elder

muito bom.. mais essas pessoas q corre atras de canario, são aquelas esquecidas pelo poder publico, sem uma educação de qualidade, sem infraestrutura, sem pespectiva. e muitas pessoas criticam. e nao vejo nenhum jornalista 'nato' fazendo critica ao governo sobre os descasos e muito mais .....etc! !!!!

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 14:14
elder

muito bom.. mais essas pessoas q corre atras de canario, são aquelas esquecidas pelo poder publico, sem uma educação de qualidade, sem infraestrutura, sem pespectiva. e muitas pessoas criticam. e nao vejo nenhum jornalista 'nato' fazendo critica ao governo sobre os descasos e muito mais .....etc! !!!!

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 18:05
ELEITOR

O que chega ser engraçado é o que poucos conseguem identificar o que estar por traz de tudo isso, a presença desse rapaz no carnaval nada mais é do que estratégia politica de ACM KKKKKK O Kara é estratégico, querendo vcs ou não o cantor leva uma legião de pessoas por onde passa em sua maioria de um grau de instrução bastante reduzido, mais que votam amigo que elegem alguém, usa um ignorante que supostamente se diz representar outra massa de ignorantes que votam, consequentemente isso é visto como "foi feito a vontade do povo" o lucro disso é VOTO. rsrsrsrs

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 18:52
Barbosinha

Para começar, elogio o texto da jornalista Luar Montes. Suas palavras nos apresentaram uma realidade palpável, ainda para aqueles que não estão inseridos nela. Concordo com a jornalista pois entendo que universalizar o ícone " Igor Canario" como príncipe do gueto é desmerecer os valores éticos e morais que incontáveis famílias de bem destas favelas têm se esforçado em preservar. Só gostaria de deixar clara minha opinião em relação a alguns outros pontos. Primeiro, partidarismos não entram nesta discussão, não da forma como foi feita a abordagem. Aqui está sendo tratada a imagem de marginalidade imposta por setores da mídia a um povo injustiçado socialmente por motivos múltiplos, entre eles, o preconceito. Dessa maneira, estou certa de que um comentário foi mal colocado.. Talvez tenham errado o artigo. Com relação a um ou outro, me satisfaço em dizer que já que toda unanimidade é burra, divergir em temas como este é salutar; porém, atacar um ponto de vista da maneira como vi ser feito é, isso sim!, terrível.

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 22:30
Caro Barbosinha

Errar é humano, Sim. Não tenho dúvidas quanto a isso. Assim como a pessoa que escreveu esta "reflexão", o artista em questão também já errou na sua vida. Permanecer no erro e não buscar mutação, isso sim que é desprezível. Não vi nada de terrível na exposição de um leitor que comentou logo à cima. Entendi um dos posicionamentos dele como sendo a análise dos nossos limites de liberdade. O que é liberdade? Como exercê-la? Pelo menos pelo que vi no texto, tal liberdade foi muito mal exercida, concordando perfeitamente com o que afirmaram quanto à irresponsabilidade de um site que se diz ter imparcialidade e credibilidade, postar este tipo de texto. Só um rápido destaque: Fico impressionado quando falam do Igor Kannário. Veja só quantos comentários sobre este assunto. Os donos de sites e de TV gostam disso. Quer queiram, quer não queiram, o cara dá muita audiência.

publicado em 23 de Fevereiro / 2015 às 23:24
Eliana

Otimo texto luar Montes

publicado em 24 de Fevereiro / 2015 às 16:47
Larissa

Texto espetacular, abrindo os olhos de quem só sabe o q ver na mídia!

publicado em 04 de Outubro / 2016 às 21:41
agnaldo ribeiro da silva

concordo me numero e grau com o comentário desse testo pois esse cidadão que se diz defensor do gueto, não e nada mais nada menos do que um incitador da violência da malandragem um denegridor da imagem dos bons costumes que só tem musicas sem ritmo sem letras decente. quando ele diz tira a camisa e uma incitação a violência a briga e pensar que eu e que vou pagar o salario dele quero ver onde isso tudo vai terminar eu pensava que um veiador deveria se uma pessoa de caráter e boa índole.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.