Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Escolas Municipais de Sobradinho realizam culminância das ações reflexivas sobre a Páscoa

publicado em 23 de Abril / 2019 às 07:30 | Variadas

Em tempos de Páscoa, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a culminância das ações reflexivas sobra a Páscoa, após uma semana trabalhando o tema nas escolas da rede municipal. Os alunos realizaram trabalhos de pesquisa, apresentações teatrais, de dança e de música nos Centros de Educação Infantil e nas Unidades escolares, quando a Páscoa foi vivenciada em momentos de reflexão, de forma contextualizada, fazendo a integração entre escola, família e sociedade.

Para a Secretária de Educação, Ducilene Kestering, o principal objetivo na culminância das atividades foi o de promover a reflexão em torno do verdadeiro significado desta data, como também dissociar a celebração do mero apelo comercial. "Chegamos ao consenso de que a escola tem o papel de formar o estudante para o exercício pleno da cidadania, preparando-o para a vida. Então refletimos e resolvemos oferecer aos nossos alunos uma visão para além da superficialidade comercial desta data," disse a secretária.

As atividades em sala de aula foram bastante produtivas, como avaliou a gestora. "As atividades elaboradas em sala de aula se basearam no seguinte tripé: emoção, razão e ação. Quando falamos em emoção, a Páscoa celebra o sentimento da partilha, da solidariedade, da esperança e do amor. Ao abordar a razão, os professores explicaram o que são os símbolos usados, como a cruz, que simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, o pão e o vinho, que representam a vida eterna de Jesus; O coelho, símbolo da fertilidade, o ovo, representando o nascimento para uma nova vida, dentre os outros símbolos. E por último, a ação, que consistiu na mobilização dos estudantes na doação de cestas básicas para famílias carentes do município. Portanto, sensibilizamos os estudantes, refletimos e agimos. Com isto mostramos aos alunos o verdadeiro sentido da Páscoa. Esta ação envolveu os agentes internos e externos da comunidade escolar e conquistamos excelentes resultados," concluiu Ducilene.

Ascom PMS

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.