Grupo Amigos de Luiz Gonzaga pretende plantar 113 mudas de árvore umbuzeiro

15 de Jun / 2017 às 23h00 | Espaço do Leitor

Com a proposta de ajudar construir um Vale do São Francisco mais Verde, o Grupo Amigos de Luiz Gonzaga recebeu apoio do empresário Neto Tintas para estimular o plantio de árvores. Fazenda Barão, Aldizio Barboza também aderiram ao Projeto.

A proposta de acordo com o jornalista Ney Vital é ampliar o plantio de árvores, principalmente o Umbuzeiro. "O nome umbu ou imbu deriva do tupi-guarani yumbu e significa árvore que dá de beber. Vamos em breve também plantar árvores além de Petrolina e Juazeiro vamos chegar no Exu, Terra de Luiz Gonzaga", disse Ney Vital.

O sanfoneiro Flávio Baião e Targino Gondim participaram do plantio na Ilha Nossa Senhora, em Juazeiro-Bahia. O Grupo Amigos de Luiz Gonzaga pretende plantar pelo menos 113 mudas em um ano.

O projeto foi denominado "Amigos de Luiz Gonzaga plante 113 Árvores". O nome do projeto foi idealizado porque todos do grupo são admiradores da obra e vida de Luiz Gonzaga. "Luiz Gonzaga cantou muito a natureza e ainda nos anos 80 já defendia a ecologia e o meio ambiente e nosso grupo não compreende como mesmo com tanto calor em nossa região, ainda cortam as poucas árvores que tem", disse Ney Vital.

A ideia surgiu do sanfoneiro e cantor Flávio Baião e Afonso José, ator e artesão que participou da novela Senhora do Destino, exibida na Rede Globo. "Umbu é conhecida como a árvore sagrada do sertão, é importante e rica fonte de alimentação", destaca Neto Tintas.

Para o professor e biólogo Júlio Cesar silva, a iniciativa é importante para o meio ambiente, mas requer cuidados, principalmente na escolha das espécies e locais onde vão ser plantadas. "A primeira recomendação é sempre buscar espécies nativas, evitar as exóticas que muitas vezes causam problemas",  explica o professor, que elogiou a iniciativa do Grupo Amigos de Luiz Gonzaga.

Por Ney Vital - Jornalista e Radialista

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.