Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 24 de Setembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 24 de Setembro / 2018 às 21:30

VOTO CONSCIENTE: CAMPANHA NÃO TROQUE SEU VOTO POR ÁGUA ORIENTA POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO

Nas eleições de 2018, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) retoma a campanha “Não Troque Seu Voto por Água”. Este ano, diante da atual conjuntura, a campanha provoca uma reflexão sobre a importância do voto para a retomada de políticas que garantam os direitos da classe trabalhadora e que também fortaleçam a convivência com o Semiárido.

“Este ano o nosso desafio com essa campanha se amplia porque agora não é apenas o direito a água que está em cheque. Estamos vivenciando um retrocesso que tem levado centenas de pessoas a uma situação de miséria e fome; e alguns candidatos têm usado essa situação de vulnerabilidade das pessoas para garantir votos. Então, nós estamos orientando o povo que não é assim que elas terão uma melhor condição de vida. Pelo contrário!”, defende o coordenador da ASA pelo estado de Pernambuco, Alexandre Pires.

Ler Matéria Completa
Asa Brasil
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 19:40

Bolsonaro estaciona em 28% e Haddad vai a 22%, diz Ibope

Nova pesquisa Ibope para a Presidência da República, divulgada nesta noite (24), mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 28% da preferência dos eleitores, seguido pelo petista Fernando Haddad, que subiu de 19% para 22%. 
 
Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), que manteve os 11% da pesquisa anterior, Geraldo Alckmin, que foi de 7% para 8%, e Marina Silva, que oscilou de 6% para 5%.

A pesquisa ouviu 2.506 eleitores, entre sábado (22) e domingo (23), em 178 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Confira os resultados no primeiro turno:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%

Fernando Haddad (PT): 22%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 5%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 12%

Não sabe/não respondeu: 6%

Simulação do segundo turno:

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 14:46

Ciro diz que manifesto de Bolsonaro é mentiroso e volta a compará-lo com Hitler

O candidato do PDT à Presidência nas eleições 2018, Ciro Gomes, disse nesta segunda-feira, 24, que o manifesto preparado pela campanha de Jair Bolsonaro (PSL) para suavizar sua imagem radical de direita é mentiroso, e voltou a compará-lo a Adolf Hitler.

O candidato (Bolsonaro) tem declarações óbvias segregando mulheres, LGBTIs, negros. Um vice que diz que é profissional da violência. (O manifesto) é tudo mentira. É a mentira do Hitler". Em discurso rápido depois da responder a jornalistas, Ciro afirmou que Bolsonaro, como deputado federal fluminense, "nunca fez nada pelo Rio".

Sobre as pesquisas de intenção de voto que o colocam em terceiro lugar, depois de Bolsonaro e de Fernando Haddad (PT), com tendência de queda, declarou: "Sou o único candidato desses que têm competitividade capaz de proteger o Brasil dessa confrontação odienta do antipetismo e do petismo religioso. Essas eleições não são normais, o Brasil está dançando à beira do abismo. As mulheres brasileiras vão salvar mais uma vez a pátria".

Ler Matéria Completa
Estadão Foto: Agencia Brasil
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 14:00

Eleições 2018: O que diz a legislação sobre candidaturas “Indeferidas com recurso”.

A sentença desfavorável ao ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, no julgamento do pedido de registro da candidatura a deputado federal no TRE, tem sido o assunto mais comentado nos últimos dias nas rodas de conversa, nas redes sociais e na imprensa baiana e regional.

Uma condenação no Tribunal de Justiça da Bahia, órgão colegiado, de segunda instância, foi o motivo para negativa do registro, provocando uma carga de informações, favoráveis ou desfavoráveis, de acordo com a fonte, criando uma instabilidade na informação que o eleitor recebe. De acordo com a defesa do ex-prefeito um erro contábil, motivou a condenação.

Outro candidato “da terra” que vive a mesma expectativa é o Reverendo Kenaidy Amorim, impedido de participar por decisão do seu próprio partido, o PSL, mas que recorreu e também aguarda decisão no colegaido superior.

De acordo com o TSE as candidaturas cujo status se enquadra no critério “Indeferida com Recurso” tem garantida a inclusão dos nomes nas urnas eletrônicas e poderão ser votadas.

Ainda de acordo com registros da Justiça eleitoral “os votos obtidos pelos candidatos "sub judice" são registrados, porém, ficam "congelados", sendo contabilizados, ou seja, validados, apenas após o trânsito em julgado da decisão que deferir sua candidatura, ou seja, quando não couber mais recursos. ”.

Na eleição de 2014, de acordo com registros do TSE, mais de 600 candidatos a deputado concorreram no primeiro turno com registros “indeferidos com recurso”. Confira o Vídeo que aborda essa questão:

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 11:30

Ato em apoio a Bolsonaro compara mulheres de esquerda a cadelas

"Dou para CUT pão com mortadela e para as feministas, ração na tigela. As mina de direita são as top mais belas enquanto as de esquerda têm mais pelos que as cadelas." Este é o principal verso da música tocada num trio elétrico em ato público de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) que ocorreu na manhã deste domingo (23) na Avenida Boa Viagem, no Recife. Trata-se de uma paródia da música Baile da Favela.

Em outro trecho, o deputado Jean Wyllys (PSOL) é citado. "Bolsonaro, capitão da reserva. Bolsonaro casou com a cinderela enquanto Jean Wyllys só tá vendo novela." O ato teve início às 9h. Muita pessoas vestiam camisa da seleção brasileira e seguravam cartazes com frases que destacavam "a família, a moral e os bons costumes." 

Com informações da Folhapress
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 10:30

Ciro alfineta Haddad: 'Brasil não pode ter presidente por procuração'

Com agenda em três estados do Nordeste neste domingo (23), o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, aproveitou para se posicionar como "o único candidato nordestino" e alfinetou o rival Fernando Haddad (PT), dizendo que o Brasil não pode ter "um presidente por procuração". Com elogios ao ex-presidente Lula, que tem alta popularidade na região, Ciro lembrou que foi ministro do petista, e disse que "nunca precisou usar o nome do Lulapara garantir a vitória nas eleições".

O pedetista procurou ressaltar sua familiaridade com a região, repetindo frases quase idênticas nos três estados pelos quais passou: Piauí, Maranhão e Pernambuco. "Até Haddad saber que Karnak não é no Egito, já se passaram os quatro anos", afirmou o pedetista em Teresina, numa menção ao Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí. Já no Recife, disse que "até Haddad saber onde fica Salgueiro, em Pernambuco, já acabou a eleição".

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 09:39

Bolsonaro na liderança; Haddad mantém escalada; Ciro cai, diz BTG/FSB

A semana começou com más notícias para os adversários de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Segundo levantamento BTG/FSB divulgado na madrugada desta segunda-feira, os dois se mantêm na ponta. Bolsonaro repetiu os 33% da semana passada, enquanto Haddad manteve a escalada: passou de 16% para 23%. Ciro Gomes (PDT) recuou de 14% para 10%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 6% para 8%. Marina Silva (Rede) manteve os 5%.

7% disseram que não vão votam em ninguém, 2% votarão nulo ou branco, 4% não sabem. A pesquisa do BTG  é a que tem dado maior pontuação a Bolsonaro na comparação aos outros levantamentos como o Datafolha e o Ibope.

Entrevistas

2 mil eleitores com idade a partir de 16 anos foram entrevistados nos dias 22 e 23 de setembro de 2018, por telefone, pelo Instituto FSB Pesquisa, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Revista Exame
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 09:30

Mulheres do Vale do São Francisco também se organizam contra Bolsonaro

No próximo dia 29/09/2018, o grupo “Sertanejas contra o Fascismo” realizará um ato  na Praça do Bambuzinho, em Petrolina (PE), às 09:00h, com o intuito de mostrar o posicionamento contrário a qualquer tipo de discurso que viole os direitos das mulheres. O ato não é organizado por nenhum partido e sim por mulheres diversas que se unem ao coro nacional do movimento Mulheres contra Bolsonaro e à #elenão, como forma denunciar os ataques aos princípios democráticos feito pelo candidato e fortalecer a luta das mulheres pela igualdade de direitos.

A rejeição do eleitorado feminino ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), refletida em todas as pesquisas e que no último Datafolha, divulgada dia 10 de setembro, chegou a 49%, se materializou nas últimas duas semanas como um grupo massivo de debate político no Facebook, "Mulheres unidas contra Bolsonaro". O Grupo foi criado visando à união das mulheres de todo o Brasil contra o avanço e fortalecimento do machismo, misoginia e outros tipos de preconceitos representados pelo candidato e seus eleitores.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 09:00

APOIADORES REALIZAM CARRETA PRÓ-BOLSONARO SÁBADO, DIA 29

Apoiadores do presidenciável pelo PSL, Jair Bolsonaro, promovem uma carreata no próximo sábado, dia 29, a partir das 16 horas, com concentração no pátio de eventos de Petrolina (PE).

“Vamos colocar mais de cinco mil veículos e percorrer as principais ruas das duas cidades (Juazeiro-BA e Petrolina-PE)” informou Antônio Gama (Gaminha) um dos organizadores da manifestação pró Bolsonaro.

Da redação
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 08:30

Polarização da campanha impõe desafio a Ciro, Alckmin e Marina

A duas semanas da votação em primeiro turno, a campanha presidencial segue uma tendência que representa um desafio às candidaturas que podem despontar como uma terceira via à polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). A análise das pesquisas mostra que, se quiserem se cacifar como uma terceira via, os candidatos situados no bloco intermediário das intenções de voto - Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) - terão 14 dias para reverter o movimento atual que está sendo impulsionado pela coesão do eleitorado antipetista em torno de Bolsonaro e do lulista/petista em torno de Haddad. 

Este cenário tem moldado as estratégias das campanhas que ainda lutam para chegar ao segundo turno da eleição. O foco da campanha de Ciro será insistir em apresentá-lo como um nome de terceira via, capaz de quebrar aquilo que o próprio candidato tem chamado de "polarização odienta". Os marqueteiros de Alckmin não indicam que vão alterar a estratégia agressiva em busca do voto útil. Produziram comerciais que apelam para o medo de uma polarização PSL-PT e pregam que os demais postulantes do campo da centro-direita "não são competitivos".

Ler Matéria Completa
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 07:00

Deputado Roberto Carlos recepciona Ciro Gomes, em Salvador, e recebe o apoio de centenas de lideranças políticas

Na tarde do último sábado (22), o deputado Roberto Carlos (PDT) recepcionou o candidato a Presidente da República, Ciro Gomes, em Salvador. Na oportunidade, eles receberam o apoio de centenas de lideranças políticas da capital, que fizeram questão de demonstrar o apoio às candidaturas.

O deputado agradeceu o carinho dos soteropolitanos que aderiram, em massa, a campanha dos pedetistas. “Tenho certeza de que a população reconhece o trabalho que temos realizado. Com Ciro Gomes, o candidato mais bem preparado para dirigir o Brasil, vamos dar um salto no desenvolvimento do país, sobretudo, do nosso estado”, disse Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 06:30

Confiante na vitória de Haddad, Rui exalta união do povo nordestino

“O povo nordestino está cansado desse clima de ódio no País. Somos um povo pacífico e trabalhador, e por isso estamos unidos para garantir a eleição de Haddad. Queremos um presidente que traga paz, que garanta emprego e dignidade para o povo do Nordeste”. A frase é do governador Rui Costa, candidato à reeleição na Bahia, após encontro com o presidenciável em Juazeiro, neste domingo (23). 

“O Nordeste é Haddad, estamos juntos em nome de Lula. Temos a convicção que vamos superar essa crise e fazer o Brasil feliz de novo”, acrescentou Rui ao lado de Haddad e dos governadores Wellington Dias (Piauí) e Paulo Câmara (Pernambuco), também candidatos à reeleição. Às margens do Rio São Francisco, após caminhada entre Juazeiro e Petrolina, os quatro posaram para a foto que simboliza esse momento de união. “O Velho Chico é testemunha desse momento histórico para o País. A energia do nosso povo no ato de hoje nos dá ainda mais força para trabalhar, nos enche de confiança na vitória do 13”, concluiu o governador baiano.

Ascom Rui Costa Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 06:00

Edylene Ferreira, de Serrinha, responde as críticas do vereador Florêncio na Câmara e repercutidas no Blog

Acusada pelo vereador Florêncio Galdino(PDT) de oportunismo, dentre outras críticas contundentes, em discurso na sessão ordinária da Câmara de vereadores de Juazeiro na segunda-feira (17), repercutido neste Blog, a vereadora de Serrinha, Presidente da União dos Vereadores da Bahia e candidata a deputada estadual Edylene Ferreira (PV), solicitou um espaço para resposta, enviando vídeo, formato utilizado quando da denúncia do vereador, em que rebate as acusações de Florêncio e tece críticas à atuação parlamentar do vereador.

A vereadora, que é Presidente da União dos Vereadores da Bahia, solicita no vídeo um espaço para resposta na tribuna do próprio legislativo municipal de Juazeiro.

Confira o vídeo resposta de Edylene Ferreira.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 20:00

Bodocó em festa para receber a Onda Verde de Julio Lossio

Em clima de festa e comemoração, o povo de Bodocó foi às ruas receber seu futuro governador, Julio Lossio, na noite desse sábado (22). Com uma grande carreata e comício, a Onda Verde invadiu a cidade, demonstrando o crescimento da campanha do ex-prefeito de Petrolina rumo ao segundo turno. O postulante esteve ao lado do seu vice, Luciano Bezerra, e de lideranças políticas locais.

"Estou muito feliz de estar em Bodocó, porque lembro da minha infância. Com respeito aos outros candidatos, mas sei que eles não conhecem esse povo; eu conheço e tenho o sonho de ver Bodocó como vi um dia. Para isso, vamos unir as pessoas de Bodocó, concluir essa ponte, incentivar a educação. Quando eu for governador, vai acabar todo esse sofrimento", ressaltou Lossio.

Ler Matéria Completa
Ascom Julio Lossio Foto: Raquel Elblaus
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 19:01

Eleições 2018: Desde sábado, cadeia pra candidato só com flagrante delito

Desde ontem, sábado (22), os candidatos com registro protocolado na justiça eleitoral estão livres da possibilidade de prisão, salvo flagrante delito, conforme estabelece o parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral, Lei 4.377/1965. 

A lei proíbe a prisão nos 15 dias que antecedem o primeiro turno da eleição, mas também anota que, caso ocorra qualquer detenção nesse período, o preso deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar um candidato, através de constrangimento político ou afastando-o de sua campanha.

Caso ocorra segundo turno no dia 28 de outubro, o candidato que concorrer não poderá ser preso ou detido a partir do dia 13 de outubro. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito.

Da redação Blog Geraldo José/Com informações do TSE
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 18:00

ODACY IRÁ PRIORIZAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À ÁGUA E DE DESENVOLVIMENTO PARA 0 SERTÃO

O deputado estadual Odacy Amorim, candidato a deputado federal pelo PT-PE, foi o entrevistado da sexta, 21, feriado do aniversário de Petrolina, da série de entrevistas do Programa Opinião, da Rádio Grande Rio AM, com os postulantes da região à Câmara dos Deputados. O candidato respondeu perguntas da produção do programa, dos ouvintes e internautas. 

Falando sobre por que resolveu enfrentar o desafio de ter um mandato de deputado federal, o primeiro do PT no sertão, caso eleito, Odacy frisou que precisa avançar com o trabalho já realizado como deputado estadual. Ele frisa que em Brasília, continuará propondo pautas que visem oferecer oportunidades para todos, especialmente para o povo do interior e o sertanejo, em especial. 

"Vamos defender o povo brasileiro, atender a sociedade e defender que os direitos sejam respeitados. Como filho da caatinga, de professora e de agricultor, a gente chegou à vida pública para fazer a diferença na vida do povo. Quero ser o deputado federal da irrigação, mas uma irrigação com inclusão, para evitar o que aconteceu com o projeto Pontal", contou. 

Ler Matéria Completa
Ascom Odacy Amorim
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 17:00

Em Juazeiro, Rui e Haddad reforçam compromisso de revitalizar o São Francisco

"Vamos dar uma vitória maiúscula a Fernando Haddad, que já assumiu o compromisso de fazer a revitalização e salvar o nosso Velho Chico." As palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, foram ditas às margens do Rio São Francisco, sobre a ponte que liga Juazeiro ao município pernambucano de Petrolina. Um encontro histórico marcou o início deste domingo (23), a 14 dias da votação. "Política se faz com amor e união", completou Rui, ressaltando a presença dos candidatos a governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e Piauí, Wellington Dias (PT), e a senador, Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel (PSD) e Humberto Costa (PT).

"Os baianos foram generosos em ceder a água do São Francisco para a transposição, mas nós vamos intensificar a recuperação das nascentes do São Francisco. Não vamos deixar esse rio morrer jamais, e por isso nós temos que desassorear o rio. Tem regiões do rio que estão assoreadas e temos que recuperar a mata, porque sem a recuperação da mata e sem tirar a areia e o lixo que estão no rio, esse rio corre risco. Temos que compreender a importância dele, pois esse rio é o coração do país". Com essa declaração, Haddad firma o compromisso anunciado às margens do Velho Chico.

Ler Matéria Completa
Ascom Rui Costa Fotos: Carlos Casaes
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 16:37

Bolsonaro recebe Paulo Guedes e posta foto no Twitter

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, postou há pouco uma foto no Twitter, tirada durante visita do economista Paulo Guedes ao hospital Albert Einstein. A visita ocorre após vir a público a polêmica proposta do economista, tido como provável ministro da Fazenda de um eventual governo Bolsonaro, de recriar a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). 
 
A foto postada por Bolsonaro veio acompanhada da legenda: "Jair Bolsonaro recebe visita de Paulo Guedes! Sempre juntos na busca da Ordem e Progresso!".

Fonte: NMB
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 10:54

Fernando Haddad e Manuela D’ávila são recebidos pelo governador Rui Costa e prefeito Paulo Bomfim em Juazeiro (BA)

O candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa, está em Juazeiro neste domingo (23) e recebeu logo cedo o postulante à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, e a vice, Manuela D’ávila (PCdoB), no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco.

A comitiva da coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, formada pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) se juntou ao grupo da comitiva petista e seguiu em grande caminhada pelas ruas centrais da cidade de Juazeiro.

O ponto de encontro em terras baianas, aconteceu no Vaporzinho, na Orla da cidade. Em seguida, a caminhada teve como destino a cidade de Petrolina (PE) onde acontecem os discursos dos majoritários da Bahia e Pernambuco.

O Governador Rui Costa e o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim recepcionaram o presidenciável Fernando Haddad ainda no aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE).

Da Redação
publicado em 22 de Setembro / 2018 às 21:00

Candidatos recusam proposta de FHC e descartam abrir mão de campanha

A carta emendada por uma publicação nas redes sociais em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pede união dos candidatos de centro em torno de Geraldo Alckmin (PSDB) foi rebatida pelos adversários do tucano. Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT) descartaram de pronto abrir mão de suas campanhas em favor da de Alckmin, que, por sua vez, negou que vá procurá-los para negociar.

"Não vou procurar, porque é legítimo que eles sejam candidatos. Mas a ideia é uma reflexão do conjunto do eleitorado", disse nesta sexta (21) em Recife. O próprio FHC, ao jornal O Globo, mostrou-se cético. "Talvez seja tarde, mas a gente tem que fazer algum esforço."

O senador José Serra (PSDB) saiu em defesa do pleito -sem erguer a bandeira do correligionário, porém. "É fundamental que as candidaturas que não apostam na radicalização convirjam", urgiu. "Creio que esse entendimento apontaria para o Alckmin, mas devemos começar a negociação sem impor nomes."

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 22 de Setembro / 2018 às 11:00

Futuro presidente terá de enfrentar financiamento do SUS

A revitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo atendimento exclusivo de cerca de 75% da população brasileira, hoje estimada em 208,5 milhões de pessoas, está entre os principais desafios do próximo presidente da República, juntamente com a segurança pública e a geração de empregos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo: em 2017 foram realizados 3,9 bilhões de atendimentos na rede credenciada.

Entre os procedimentos mais frequentes, ao longo do ano passado, estão, por exemplo, consulta médica em atenção básica e especializada, visita domiciliar, administração de medicamentos em atenção básica e especializada, aferição de pressão arterial e atendimento médico em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 22 de Setembro / 2018 às 08:20

Após expulsão do Partido Julio Lossio diz que campanha seguirá normalmente até a decisão da Justiça Eleitoral

O candidato da REDE a governador de Pernambuco, Júlio Lóssio, expulso pelo partido por manifestação pela candidatura Bolsonaro, usou os meios de comunicação na manhã deste sábado (22) e reafirmou que a legislação garante que "um filiado a partido político somente pode ser expulso por processo disciplinar em que sejam garantidos o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal."

Em nota divulgada na noite de ontem (21), Lóssio, que foi expulso sumariamente tendo cassada a candidatura a governador, afirma que foi “uma manifestação opressiva e antidemocrática”.

Na nota oficial emitida a Executiva Nacional da REDE Sustentabilidade deliberou, por unanimidade, a expulsão "do agora ex-filiado" Julio Lossio.

A decisão foi tomada, diz a nota do partido,  após análise da defesa apresentada pelo político, que respondeu a processo ético disciplinar interno por realizar aliança não aprovada em Convenção Eleitoral com partido político (PSL de Bolsonaro) adversário.

"O ato praticado pelo ex-filiado é  infidelidade partidária de acordo com  a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), e ainda viola  os princípios e valores da REDE Sustentabilidade", lembra nota partidária.

"Em decorrência da decisão de expulsão, a REDE Sustentabilidade pedirá, junto à Justiça Eleitoral, o cancelamento do registro de candidatura de Julio Lossio ao governo do estado de Pernambuco", conclui a nota da  Comissão Executiva Nacional da REDE Sustentabilidade

Confira na integra nota de esclarecimento assinada por Julio Lossio:

Ler Matéria Completa
Foto: divulgação
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 22:14

Deputado Zó realiza Caminhada pelas ruas do Bairro da Penha

Com muita animação e confiança o deputado estadual e candidato à reeleição Zó (PCdoB) realizou, na noite desta quinta-feira (20), mais uma caminhada em Juazeiro, agora pelas ruas do bairro Nossa Senhora da Penha. Acompanhado de lideranças locais, amigos e toda a militância, Zó recebeu o carinho dos eleitores.

"Juazeiro hoje está entre os municípios que mais geram empregos na Bahia. Os moradores contam com mais ruas pavimentadas, mais obras de infraestrutura, mais saneamento, escolas e creches. Isso se deve a uma gestão séria e comprometida com o desenvolvimento", disse Zó.

Durante a caminhada o deputado conversou com a população e escutou as demandas. "O nosso mandato vem sendo construído voltado para a população e é ela que nos direciona. Posso assegurar que continuarei trabalhando por um sertão mais forte, inclusivo e que seja um local onde as pessoas tenham qualidade de vida", afirmou.

Ascom Dep. Zó
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 21:31

Após receber apoio de candidatos ligados a Bolsonaro, Julio Lóssio é expulso da Rede e está fora da disputa ao governo de Pernambuco

A executiva nacional da Rede Sustentabilidade acaba de anunciar, nesta sexta-feira (21), que o candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio, está expulso da legenda.

Julio Lossio disse que "apesar de ainda não ter sido notificado da decisão, em relação à publicação feita no site da REDE Sustentabilidade,  alegislação garante que um filiado a partido político somente pode ser expulso por processo disciplinar em que sejam garantidos o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal. Contudo, numa manifestação opressiva e antidemocrática, a REDE decidiu pela expulsão sumária, sem nenhum respeito a essas sagradas garantias constitucionais".

Anteriormente, a Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade divulgou um alerta informando que o candidato poderia sofrer abertura de processo disciplinar, consequente expulsão do quadro partidário e o cancelamento de candidatura ao governo do estado de Pernambuco.  A nota foi divulgada, na última quarta-feira (19), após encontro entre Lossio, o postulante a deputado federal Coronel Meira (PRP) e Gilson Machado Neto (PSL), ambos apoiadores da candidatura à Presidência da República de Jair Bolsonaro (PSL). 

Em Brasília, 21 dos 25 membros da executiva que estavam presentes na reuniao votaram contra o ex-prefeito de Petrolina. 

Na próxima segunda-feira (24), o partido ingressará com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco pela retirada da sua candidatura. 

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 15:32

Haddad e Manuela participam de caminhada em Juazeiro e Petrolina no domingo (23)

Recebidos por uma multidão em Vitória da Conquista e Jequié, no último dia 15 de setembro, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, e a vice Manuela D'ávila (PCdoB), retornarão à Bahia no domingo (23), às 9 horas, acompanhados do candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa. A cidade escolhida para a grande caminhada foi Juazeiro.

O ponto de encontro do evento, que também vai contar com a presença da coligação "Mais Trabalho por Toda a Bahia", formada pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), será na Orla II - Vaporzinho, e seguirá pela ponte até Petrolina, com ato público no final do percurso.

Ler Matéria Completa
Ascom Rui Costa Foto: Ulisses Dumas/ Divulgação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.