Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 26 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 26 de Junho / 2017 às 08:48

Palocci é condenado a 12 anos de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antonio Palocci as 12 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A sentença é desta segunda-feira (26).

Reús

Além de Palocci, o ex-assessor dele, Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht e outros 11 eram réus nesta ação penal. Eles respondiam por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O processo

O processo apurava se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.

Palocci é acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome "Italiano", que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci. Ele nega ser o "Italiano".

O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná. Palocci foi denunciado uma vez por corrupção passiva e 19 vezes por lavagem de dinheiro.

G1
publicado em 26 de Junho / 2017 às 06:30

Governador suspende visita a Feira de Santana para entrega de equipamentos agrícolas

Agenda que o governador Rui Costa iria cumprir nesta segunda-feira (26), às 10h, em Feira de Santana, no Parque de Exposições do município, para entrega de 120 tratores e implementos agrícolas destinados a 80 associações de produtores rurais de 40 municípios, foi cancelada a pedido do Ministério da Integração Nacional. 

Secom Bahia
publicado em 25 de Junho / 2017 às 12:00

Ex-ministro de Temer, Geddel nega intenção de fazer delação

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) negou, neste sábado (24), ter intenção de fazer delação premiada. Ele afirmou, ainda, que não exerce influência no governo de Michel Temer. "Delação de que, meu Deus? Isso é ridículo. Estou quieto no meu canto. Não falo com Temer faz três meses e não tenho influência no governo. Delação não está na minha pauta. Estou cuidando dos meus filhos", disse Geddel ao blog da jornalista Andreia Sadi, do G1.

Nos bastidores do PMDB, o rumor de que o ex-ministro poderia fechar acordo de colaboração com o Ministério Público cresceu após avanço das investigações sobre ele e das revelações feitas pelo doleiro Lúcio Funaro.

Apontado como operador de propinas do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Funaro afirmou ter pago a Geddel cerca de R$ 20 milhões em espécie, a título de comissão, decorrentes das operações de crédito que teria viabilizado junto à Caixa Econômica Federal. À época, o ex-ministro era vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco.

Fonte: NMB
publicado em 25 de Junho / 2017 às 11:19

Deputado João Gualberto é vaiado em abertura do São João de Valente na Bahia

O Deputado federal João Gualberto (PSDB), foi vaiado na noite da última quinta-feira(22), na abertura do São João de Valente, em Valente na Bahia. Com dificuldades em conseguir fazer seu discurso ao público o deputado optou por fazer uma fala rápida "...povo não quer saber de política, quer saber é de festa." Assista!

Veja o Vídeo:

 

Fonte: NMB
publicado em 25 de Junho / 2017 às 07:25

PREFEITO AGENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM JUIZ DE DIREITO EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

O prefeito Enilson Rodrigues esteve sexta-feira (23), em Remanso, oportunidade em que agendou com o Dr. Dário - Juiz de Direito da Comarca de Remanso, a ida à Campo Alegre de Lourdes, no dia 29/06, para uma audiência pública com o prefeito, as Polícias militar e civil, advogados, vereadores e sociedade Civil, com o objetivo de discutir os problemas do município, principalmente na área da segurança pública.

Também definiram ida do Juiz e do Promotor para mutirão a ser realizado nos dias 10, 17 e 24 de julho/2017, em Campo Alegre de Lourdes, acompanhados de servidores do judiciário para sanar todas as pendências de processos existentes no Cartório (retificações e restaurações de registros de nascimento e casamento; anotações dos atos nos respectivos livros e, outras demandas administrativas e judiciais existentes no município).

 Visitou também o canteiro de obras da VGL, onde foi informado que muito em breve começará o asfalto da BR-235. O proprietário da empresa falou está aguardando a brita chegar de Petrolina. “Estamos muito próximo do começo do asfaltamento” expressou o prefeito.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 24 de Junho / 2017 às 19:00

Doleiro aliado a Cunha prometeu 'acabar' com Temer em delação

O doleiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado como operador de propinas do ex-deputado Eduardo Cunha, teria prometido "acabar" com o presidente Michel Temer em discussão com o advogado do peemedebista, Antonio Mariz. “Se eu delatar, vou acabar com o seu chefe”, teria dito Funaro, em conversa que ocorreu antes de ele ser preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja, deste sábado (24). Apesar da ameaça de fazer delação premiada, Funaro ainda não fechou acordo de colaboração com o Ministério Público. No entanto, de acordo com a coluna, ele vem sendo incentivado pelo ex-senador Luiz Estevão, colega de cela do doleiro.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Junho / 2017 às 17:00

"Governo precariza cada vez mais a saúde na Bahia", denuncia Alan Sanches

Ao apontar sérios problemas na gestão de saúde, a exemplo de atraso de pagamento de três meses de médicos que atuam até mesmo na UTI e fechamentos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), que é vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, destaca que o Governo do Estado precariza cada vez mais o setor na Bahia. "E a população paga alto preço pelo descaso". Conforme Alan Sanches faz questão de pontuar, as dificuldades são inúmeras, mas deixar de pagar os profissionais que já atuam em instalações ruins e até mesmo sem material para atendimento, já passa de descaso.

"Recentemente denunciei que os profissionais do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) estavam há três meses sem receber salários e dias depois médicos contratados através de Pessoa Jurídica ou cooperativa  da UTI Geral do Hospital Roberto Santos, demonstraram insatisfação através de um abaixo assinado também pelo mesmo motivo, ameaçando, inclusive, uma mobilização radicalizada. Deixando claro que o executivo estadual ignora que receber os salários em dia é um direito básico de todo trabalhador e condição mínima para que o mesmo exerça as suas funções com a tranquilidade que a profissão exige e que esta forma, o desrespeito ao médico significa também desrespeito a população assistida pelo SUS".  

Aliado a isso, o deputado frisa que, após fechar importantes UPAs como a de Escada, no Subúrbio e a de São Caetano, a Sesab vive no faz de conta de que estas decisões não estão provocando sobrecarga na rede de atendimento de Salvador, que também já é precária.   "E quem constatou isso não fui eu, mas sim o Ministério Público da Bahia (MP-BA) após abertura de um Inquérito Civil para apurar uma eventual desassistência à população por conta do encerramento das atividades da unidade de São Caetano, por exemplo. De acordo com o MP-BA, as investigações apontam que, por conta da sobrecarga, a capacidade de absorção da demanda das unidades de saúde foi prejudicada "em termos qualitativos e quantitativos e se fizermos uma varredura muitos outros casos entrariam no mesmo rol. "Porque, infelizmente, a saúde na Bahia foi banalizada", lamentou, cobrando providências, de forma que os baianos sejam melhor atendidos num direito que lhes são constituído por lei.

Ascom Dep. Alan Sanches
publicado em 23 de Junho / 2017 às 19:30

Diante de Temer, primeira-ministra da Noruega cobra “solução” para corrupção no Brasil

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, não poupou críticas à corrupção no Brasil em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente Michel Temer. O brasileiro, durante sua fala, garantiu que a democracia está “plantada” e as instituições funcionando com “liberdade”. Mas cometeu uma gafe ao dizer que iria se reunir ainda nesta sexta-feira com o rei da Suécia. Ele estará com o monarca norueguês, Harald V. “Estamos preocupados com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma solução” disse a chefe-do-governo norueguês, que apontou que o Brasil vive um período “desafiados” e “turbulência”. Oslo investiga empresas locais que são suspeitas de terem feito pagamentos de propinas para ex-diretores da Petrobras, entre eles Jorge Zelada, da cota do PMDB dentro da estatal brasileira. No total, quatro contas já foram bloqueadas na Suíça. Ao tomar a palavra, Temer se confundiu e ao citar seus compromissos, indicou que estaria com o “Parlamento Brasileiro” e com o “rei da Suécia”. A agenda estabelece um encontro com o parlamento e o monarca norueguês.

Mas Temer também insistiu em dar um tom de normalidade. “As instituições funcionam com regularidade extraordinária e liberdade extraordinária”, disse. “A democracia é algo plantado formalmente pela Constituição e praticada na realidade”, insistiu. “Não é sem razão que as medidas tomadas são amparadas pela Constituição, prestigiadas e incentivadas pelo governo”, afirmou. “É o pensamento dela. Nós respeitamos”, disse Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo e que insistiu que não ouviu ela falar em Lava Jato. “Ela não falou de Lava Jato”, insistiu. Segundo ele, Temer está “sereno” diante de uma eventual denuncia por parte do Ministério Público. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou disponível nesta quinta-feira, 22, uma cópia digital dos autos do inquérito aberto contra o presidente Michel Temer para a Procuradoria-Geral da República o que, na prática, abre um prazo de cinco dias para que o órgão apresente a denúncia contra o peemedebista. O ministro também pediu para que a Polícia Federal remeta, “tão logo ultimados”, o relatório final sobre o caso e a perícia feita da gravação da conversa entre Temer e o empresário Joesley Batista, do Grupo J&F. A PF havia pedido um prazo extra de cinco dias para concluir as investigações.

Para economizar tempo, Fachin determinou ainda que, assim que a PF enviar os documentos faltantes, o conteúdo deverá ser automaticamente remetido ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. “Vamos esperar e, se sair a denúncia, veremos os autos para tomar as medidas”, insistiu Imbassahy. O ministro não acredita que o processo possa atrapalhar as votações no Congresso. “Tivemos isso com a Odebrecht e tudo que tinha de ser votado foi votado”, argumentou.

Foto: Håkon Mosvold Larsen / NTB scanpix / AFP Photo
publicado em 23 de Junho / 2017 às 16:00

Senadores se declaram independentes

Pelo menos dez senadores de partidos aliados do governo Michel Temer resolveram nesta semana se declarar “independentes”. Os parlamentares demonstram desconforto com a crise no Planalto e pedem reação do Congresso por uma pauta própria. Parte desses senadores não se identifica com a agenda das reformas trabalhista e da Previdência. Apesar de não configurar um grupo organizado, alguns senadores se reuniram nesta quarta-feira, 21, e combinaram de fazer discursos em plenário para cobrar uma atuação do Congresso. Eles também já haviam se reunido em um jantar na casa do senador Elmano Férrer (PMDB-PI).

“Eu tenho muita tranquilidade de aqui falar em relação à independência e, portanto, ao fato de não ter nenhum vínculo ou dependência do governo”, afirmou Ana Amélia (PP-RS) em discurso no plenário. Além de Ana Amélia e Férrer, também fazem parte desse grupo os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), Armando Monteiro (PTB-PE), Roberto Muniz (PP-BA), Acir Gurgacz (PDT-RO), Telmário Mota (PTB-RR), Lasier Martins (PSD-RS), Álvaro Dias (PV-PR) e Reguffe (sem partido-DF). “Fica este apelo de todos que falaram hoje (quarta-feira) aqui em plenário ao presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE): convoque uma reunião e vamos conversar sobre como sair da crise”, disse Cristovam. Desde a divulgação da delação premiada do empresário Joesley Batista, da JBS, há pouco mais de um mês, o Senado não realiza reunião formal de líderes partidários. Existem também senadores insatisfeitos nos partidos considerados mais fiéis ao presidente, como o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), e os tucanos Eduardo Amorim (SE), Ataídes Oliveira (TO) e Ricardo Ferraço (ES). A dissidência é reforçada por senadores que integram partidos aliados, mas se colocam abertamente como oposição, como os peemedebistas Kátia Abreu (TO), Hélio José (DF), Eduardo Braga (AM) e Otto Alencar (PSD-BA). Reunindo esses perfis, os insatisfeitos já somam mais de 18 parlamentares. Na terça-feira, 20, Amorim e Hélio José votaram contra relatório da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ajudando a impor uma derrota a Temer na Casa.

Estadão
publicado em 23 de Junho / 2017 às 15:30

VEREADOR TIANO COMEMORA CONQUISTA DE RECURSOS PARA REFORMA DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio de projeto elaborado pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano aprovou junto ao Ministério da Integração Nacional, através de concorrência em chamada pública, recursos de quase dois milhões de reais para a reforma e requalificação do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira, um dos mais históricos e tradicionais centros de comércio popular da cidade, cuja intervenção é uma antiga reivindicação dos permissionários que ali comercializam.

O vereador Tiano Felix - PT, que já foi comerciante no mercado, comemora e parabeniza o Prefeito Municipal Paulo Bomfim e o Secretário Anderson Alves pela conquista, uma vez que essa é uma oportunidade única, há muito tempo esperada: "Essa é uma possibilidade real de conquistarmos um sonho antigo, que iniciamos na época do nosso mandato à frente da Associação dos Comerciantes, de cumprirmos um compromisso histórico com todos aqueles que ali comercializam, muitos que fizeram do Joca, parte de suas vidas".

Cerca de 150 permissionários trabalham com os mais diversos ramos de comércio, com destaque para frutas, verduras e temperos, restaurantes e lanchonetes, carnes e peixes, além de confecções, armarinhos e artigos diversos. O atual presidente da Associação dos Comerciantes, Alex Silva também comemora: "É uma grande notícia,  os comerciantes há muito esperavam essa reforma que irá dar maior dignidade e ampliar o comércio, pois muitos boxes que estão fechados atualmente, certamente voltarão a funcionar". 

O Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira funciona há mais cerca de 46 anos e atualmente é administrado pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), orgão da Prefeitura Municipal de Juazeiro, também responsável pela administração do Mercado do Produtor e demais feiras livres e mercados públicos do Município.

Ascom Vereador Tiano Felix
publicado em 23 de Junho / 2017 às 14:00

Em depoimento, Dilma diz que Lula 'jamais interferiu' em seu governo

Em depoimento à Justiça Federal, a ex-presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feirab (22) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "jamais interferiu" no seu governo, nem mesmo em suas atribuições como ministra-chefe da Casa Civil. Ela disse ainda que "não tem conhecimento" de que Lula tenha solicitado vantagens indevidas. "Ele é absolutamente respeitoso", defendeu. Por meio de videoconferência, Dilma foi ouvida como testemunha na ação que investiga negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças suecos do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Na audiência, Dilma afirmou ainda que o processo de transição com a gestão de Lula foi "extremamente respeitoso". Sobre a compra dos caças, Lula teria dito apenas que ele não decidiria sobre a questão em seu governo e que isto ficaria para o mandato da petista. Segundo ela, a escolha pelos caças suecos ocorreu principalmente pela possibilidade de o Brasil participar do processo de desenvolvimento do projeto.

Ler Matéria Completa
BN - Foto: agência PT
publicado em 23 de Junho / 2017 às 12:00

Novaes é contra a PPP do Rio São Francisco

O Deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo, nesta quinta-feira (22/06), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), contra a possibilidade do Governo Federal criar uma parceria público-privada (PPP) nas obras da transposição do Rio São Francisco. Descontente com esta iniciativa, o parlamentar deseja a realização de um debate com todos os agentes envolvidos no assunto, na Casa Joaquim Nabuco. Durante o pronunciamento, ele pediu o apoio de outros parlamentares, em especial, ao deputado Odacy Amorim (PT) que é coordenador da Frente Parlamentar do Rio São Francisco.

"Não é possível que uma decisão com um impacto social tão forte seja discutida nos gabinetes de Brasília com o executivo, o mercado financeiro, os empresários e o BNDES. Não aceitamos isso. É necessário ouvir os pequenos produtores rurais que passaram a vida toda sofrendo. Com a conclusão da obra, não podemos frustrar o sonho desse povo - de poder irrigar, plantar e dar sustento a criação – de viver com dignidade", ressaltou.

"Se a PPP foi instalada, os grandes empresários vão comprar todas as terras, vão fazer grandes plantios e o povo da gente vai virar empregado. Se hoje existe pobreza, amanhã vai existir miséria. E vamos ter frustrada nossa expectativa de desenvolvimento social e econômico com equilíbrio", destacou Novaes. E acrescentou: O dinheiro das obras veio do dinheiro público e não do BNDES. Portanto é o povo que tem que ser beneficiado", concluiu.

Ascom Dep. Rodrigo Novaes Foto: Rinaldo Marques
publicado em 23 de Junho / 2017 às 10:26

Rui nomeia 26 novos técnicos e especialistas para Sema/Inema

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (22), a nomeação de 26 novos servidores para os cargos de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do quadro de pessoal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O decreto de nomeação foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (23).

A Sema irá contar com seis especialistas aprovados em concurso. Já para o Inema, serão direcionados 15 especialistas e cinco técnicos. O certame, realizado em janeiro de 2013, contou com 5.570 inscritos e ofertou 179 vagas para as funções, com oportunidades para candidatos de nível superior e médio. Esta é a sétima convocação feita para este concurso desde a sua homologação, em julho de 2013, e a segunda no governo Rui Costa. Até maio deste ano, 185 novos servidores foram nomeados.

No biênio 2012-2013, o Governo do Estado autorizou uma série de concursos públicos como parte de sua política de renovação do quadro de pessoal por meio do provimento de cargos efetivos, incluindo, também, certames para a Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Superintendência de Estudos de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Educação e Procuradoria Geral do Estado (PGE), totalizando 3.255 vagas. 

Secom Bahia
publicado em 23 de Junho / 2017 às 09:58

Em Sessão Extraordinária, Câmara de Juazeiro aprova três projetos

Em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (22.06), a Câmara Municipal de Juazeiro, presidida pelo vereador, Alex Tanuri (PSL), aprovou por unanimidade três Projetos de Lei. O primeiro foi Projeto de Lei 3.319/2017 que altera o inciso VI do artigo 4º da Lei Nº1983, de 30 de maio de 2008, alterada pela Lei Nº 2.575, de 15 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV).

O segundo foi o Projeto de Lei Nº 3.320/2017, que altera o dispositivo da Lei Nº 2.348, de 03 de maio de 2013, referente a correção de valores de auxilio alimentação dos servidores do município. A Sessão finalizou aprovando o Projeto de Lei Complementar Nº 026/2017 que dispõe sobre o Programa de Parcelamento Especial do Município de Juazeiro referente a créditos a receber pela Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Ascom
publicado em 23 de Junho / 2017 às 07:28

Deputados Roberto Carlos votou a favor do projeto que aprovou a meia passagem escolar no metrô de Salvador

O deputado Roberto Carlos (PDT) votou, esta semana, a favor do Projeto de Lei que garante aos estudantes o direito a meia passagem escolar no metrô de Salvador e garantiu a aprovação desta proposição na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o parlamentar, esta proposição, do Poder Executivo, aguarda a sanção do governador Rui Costa para entrar em vigor. “O objetivo é assegurar aos estudantes de Salvador e região metropolitana o direito a meia passagem no metrô. Foi garantido também, às pessoas com idade a partir de 65 anos, a gratuidade do acesso ao sistema de transporte coletivo intermunicipal, seja aquaviário, ferroviário, metroviário e rodoviário”.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Junho / 2017 às 06:00

Senador quer mudar lei para permitir abertura de bancos aos sábados

O sucesso da movimentação dos bancos aos sábados, durante o período de saque do FGTS, levou o senador Roberto Muniz (PP-BA) a provocar no Senado a revogação de uma Lei e de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que proíbe o funcionamento dos estabelecimentos de crédito nesse dia da semana.

Para fazer frente às regras, em vigor desde a década de 60, o senador baiano apresentou, nesta quinta-feira (22), um Projeto de Lei que permite ao banco determinar se quer ou não instituir o expediente aos sábados. "Mais de cinquenta anos se passaram e o ordenamento merece atualização para adequação à nova realidade – muito mais dinâmica e com diretos trabalhistas já mais bem definidos e eficazes", argumenta.

Para Roberto Muniz, a iniciativa traria uma tranquilidade ao usuário para fazer sua pesquisa e análise do melhor crédito, de modo responsável, o que é bom para o consumidor e para o mercado. "A competitividade do setor aumentará e os benefícios da livre concorrência operarão", afirma. Ele cita o exemplo de países que adotam a prática, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Austrália, onde muitas agências funcionam aos sábados, geralmente até o meio-dia.

O texto do projeto traz ainda a defesa de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, como Ricardo Medeiros de Castro: "Impedir que estabelecimentos venham a funcionar em alguns dias da semana, por determinação legal, não parece ser um incentivo econômico adequado. Caso os estabelecimentos, por si mesmos, queiram fechar no final de semana, tal é uma decisão que deve ser própria do estabelecimento (e não imposta pelo poder público)".

Confira a íntegra do projeto aqui

Ascom Senador Roberto Muniz
publicado em 22 de Junho / 2017 às 19:47

Ministro Fachin envia a Janot investigação sobre Michel Temer

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (22) abrir prazo para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o inquérito aberto para investigar o presidente Michel Temer, a partir das delações da JBS.  A partir da intimação, a PGR terá prazo legal de cinco dias para decidir sobre eventual denúncia contra o presidente e outros citados nas investigações, entre eles, o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). 

Na decisão, o ministro não se pronunciou sobre o pedido de Policia Federal (PF) para prorrogar por mais cinco dias o inquérito aberto para investigar o presidente e Loures.  Com a decisão, a PF deverá anexar as diligências que ainda faltam, como o laudo das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista com o presidente, nos próximos dias. 

No início do mês, a investigação já foi prorrogada pela primeira vez a pedido da PF, que alegou necessidade de mais tempo para concluir as investigações, iniciadas a partir das citações do nome do presidente nas delações dos executivos da JBS.

Na sexta-feira (9), o advogado Antônio Mariz de Oliveira, representante de Temer, informou ao ministro que o presidente decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito. Além disso, a defesa pediu o arquivamento das investigações e fez críticas ao teor do questionário enviado pelos delegados.

Para a defesa de Temer, o questionário é um “acinte à sua dignidade pessoal e ao cargo que ocupa” e atenta contra os “direitos individuais inseridos no texto constitucional”. “ O presidente e cidadão Michel Temer está sendo alvo de um rol de abusos e de agressões aos seus direitos individuais e à sua condição de mandatário da nação que colocam em risco a prevalência do ordenamento jurídico e do próprio Estado Democrático de Direito”, destaca o documento. Com informações da Agência Brasil.

Foto Divulgação
publicado em 22 de Junho / 2017 às 13:30

Deputado Guilherme Coelho apresenta Bodódromo ao Ministro do Turismo

A convite do Prefeito Miguel Coelho, o Ministro de Turismo Marx Beltrão esteve em Petrolina para conhecer o São João do Vale e visitar a região. Nesta quarta-feira (21) o Deputado Federal Guilherme Coelho aproveitou a oportunidade para apresentar ao Ministro  o Bodódromo, complexo Gastronômico tradicional da cidade. Acompanharam a visita os vereadores de Petrolina Ronaldo Silva, Gaturiano Cigano, Rodrigo Araújo, Junior Gás e Alex de Jesus, além do Assessor Especial da PMP, Orlando Tolentino.

O Deputado Guilherme Coelho, que também já conferiu de perto os festejos juninos no Pátio Ana das Carrancas, reforça a importância dos investimentos no turismo. " Trouxe o Ministro para ver in loco a estrutura do Bodódromo, um equipamento com grande potencial turístico, que completa 17 anos e necessita de uma revitalização urgente, na sua iluminação, estacionamento, recapeamento asfáltico, entre outros", enfatizou. 

O Ministro de Turismo informou que a revitalização do Bodódromo  já está na pauta do Ministério. "Vamos analisar com muito carinho junto com o Presidente da República para que no segundo semestre a gente possa voltar aqui com o anúncio de novos investimentos neste equipamento, antecipou Marx Beltrão.

Ascom Dep. Guilherme Coelho
publicado em 22 de Junho / 2017 às 10:25

CHARLES LEAL INDICA REFORMA DA QUADRA DO BAIRRO JARDIM PRIMAVERA E A CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS PARA LAZER DA POPULAÇÃO

O vereador Charles Leal (PDT) tem se preocupado com o esporte e lazer na nossa região indicando a reforma na quadra no bairro Jardim primavera, bem como a construção de praças m diversos bairros, pois acredita que esses equipamentos podem contribuir com a redução dos níveis de violência ao se constituírem em alternativas para unir e alegrar os moradores. A inclusão da comunidade em projetos sociais evita o crescimento de crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social, ações que tem como agentes saneadores o esporte e a cultura.

Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 22 de Junho / 2017 às 09:23

Deputado Roberto Carlos parabeniza gestão de Ibipitanga e prestigia o São João antecipado do município

O deputado Roberto Carlos (PDT) subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, terça-feira (20), para parabenizar a atuação do prefeito de Ibipitanga, Edilson Santos (Edypan), e do ex-prefeito Humberto Raimundo (Beto), na gestão do município.

“Desde a administração do prefeito Beto e com a gestão do nosso prefeito Edypan, estamos testemunhando os avanços progressivos de Ibipitanga. Visitei o município e vi a felicidade da população em pertencer a uma cidade tão promissora”, disse o deputado Roberto Carlos.

Na oportunidade, o parlamentar ressaltou, ainda, a organização dos festejos juninos. “A festa, que começou no último sábado (17), está linda, alavancando o turismo de Ibipitanga, que já recebe visitantes de diversas cidades e estados, estimulando os serviços de hotelaria, restaurantes e entretenimento”, concluiu o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 22 de Junho / 2017 às 07:16

71,4% dos brasileiros acreditam que Moro condenará Lula

Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (22), mostra que a maioria dos brasileiros acha que o juiz federal Sérgio Moro condenará o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. Para 71,4% dos participantes da pesquisa, Moro irá condenar Lula. Apenas 24,2% dos entrevistados acham que Lula será absolvido ao final do processo.

Para 35,9% dos pesquisados, Sérgio Moro persegue Lula, contra 61,1% que acreditam que não há perseguição. O levantamento foi feito com 3.962 pessoas, a partir de questionário online, entre os dias 12 e 15 de junho. A margem de erro é de 1,5% e o grau de confiança, 95%.

Fonte: NMB
publicado em 21 de Junho / 2017 às 21:30

Superintendente do DNPM sobre garimpo em Sento-Sé: “Ou muda ou para!”


Raimundo Sobreira, Superintendente do DNPM, com garimpeiros na Serra Quixaba

O Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral, Raimundo Sobreira, visitou mais uma vez, nesta terça-feira (20), a mina de Ametista na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, oportunidade em que manifestou preocupação com a forma desordenada como o local foi ocupado e chegou a anunciar a possibilidade de uma interdição do local.

Em entrevista concedida ao repórter Tony Lopes, de Sento-Sé, Sobreira disse que houve um retrocesso na exploração, desde a última visita feita pelo órgão, e lamentou que os ocupantes mais antigos do local, não tenham orientado novos mineiros na abertura dos cortes. “Os garimpwiros mais experientes deveriam ter orientado os que chegavam para não deixar que fossem abertos um buraco em cima do outro, isso tá levando a o que? A uma deisão do DNPN de já autuar hoje alguns serviços”, informou.

De acordo com Sobreira será iniciada uma operação de fiscalização com a presença de órgãos como o Ministério Público, Policia Federal, Prefeitura de Sento-Sé, Ibama, Inema, dentre outros órgãos, para fiscalizar e tentar normatizar a exploração.

Indagado se havia possibilidade de fechar o garimpo, o superintendente do DNPM informou que a intenção é manter a exploração, mas não descartou a possibilidade de um fechamento caso as normas não sejam cumpridas. “Não passa na cabeça do governo fechar o garimpo, que está alimentando muita gente, porém a conscientização do garimpeiro, daquele que chega e se tornou garimpeiro, é de ter absoluta consciência de que ou muda ou para”, enfatizou.

Foto e informações: Tony Lopes
publicado em 21 de Junho / 2017 às 21:00

Ministro Fernando Coelho Filho lança centro de referência em pesquisa para energia solar em Petrolina

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho lançou nesta quarta-feira (21) o projeto do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que será o mais importante polo de conhecimento científico e tecnológico desta matriz energética no semiárido brasileiro. O ato foi realizado no auditório do Sest/Senat da cidade sertaneja e contou com as presenças do presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) Sinval Gama, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), do prefeito Miguel Coelho e do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB). Além do Cresp serão instaladas placas fotovoltaicas na região para pesquisa e captação de energia solar. O investimento total, que está sendo realizado pela Chesf, é de R$ 210 milhões.

"Temos no semiárido brasileiro um enorme potencial para a exploração de energia solar e eólica e é fundamental que possamos desenvolver esta capacidade, para gerar riqueza e oportunidades para o Nordeste e uma energia mais limpa e segura para o Brasil", afirmou o ministro. O projeto vinha sendo debatido pela estatal desde 2012 e para Fernando Coelho Filho o grande diferencial da iniciativa está na formação profissional. "Nos próximos anos Petrolina se tornará destino internacional para pesquisas de mestrado e doutorado, isso é muito importante porque qualifica nossas universidades", destacou.

A primeira etapa do projeto é a construção de uma planta fotovoltaica para geração de energia elétrica com 3MW, sendo uma de 2,5MW, denominada de Planta Básica, e outra de 0,5MW, chamada de Tecnológica, onde serão realizadas pesquisas. Os estudos da Chesf demonstram que Petrolina é uma das cidades com maior potencial para aproveitamento da energia solar no País.  "Estamos iniciando projeto para construir uma usina fotovoltaica centralizada de alto rendimento", afirmou o presidente da Chesf.

A segunda planta terá tecnologia heliotérmica de calha parabólica e a terceira, será com tecnologia heliotérmica de torre central. Além disto, será concluída a planta Fotovoltaica Flutuante, no Lago de Sobradinho, que teve a construção iniciada em 2016. "Com o desenvolvimento das pesquisas em energia limpa, iremos ver uma nova etapa surgir na vida do povo nordestino. Estamos celebrando aqui o que a Chesf tem de melhor, que é a inteligência", comentou o senador Fernando Bezerra.

Ascom Fernando Filho
publicado em 21 de Junho / 2017 às 16:00

Transposição: senador Fernando Bezerra pede ajuda a ministro para quitação de dívidas da Mendes Júnior com empresariado de Salgueiro

Uma semana após receber demandas da Prefeitura de Salgueiro (PE) relacionadas ao Ministério da Integração Nacional (MI), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) tratou dos referidos pleitos, nesta tarde (20), diretamente com o ministro da Pasta, Helder Barbalho. Em relação à principal demanda – a solução de dívidas não pagas a empresários locais pela construtora Mendes Júnior, responsável pelas obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco localizadas no município – Barbalho determinou que uma equipe técnico-jurídica do MI vá a Salgueiro, ainda nesta semana, para encontrar formas legais de auxiliar os credores da empreiteira, que paralisou a construção do Eixo por alegar “incapacidade técnica e financeira” em executar o contrato.

“O ministro mostrou enorme sensibilidade e disposição do governo em ajudar os fornecedores”, conta Fernando Bezerra que, na audiência, foi acompanhado pelo prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), e representantes do empresariado local, além de funcionários do MI que monitoram o caso. “Nosso esforço será encontrar meios possíveis para que os débitos possam ser quitados e também para a retomada da obra, o que levará segurança hídrica e financeira ao município”, afirmou Helder Barbalho.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 21 de Junho / 2017 às 05:00

Governador cancela visita ao município de Senhor do Bonfim

Estava prevista para acontecer na manhã desta terça-feira (20), a visita do governador do Estado, Rui Costa ao município de Senhor do Bonfim. Na oportunidade o Governador e sua comitiva inaugurariam a estrada asfáltica que liga o distrito de Quicé a Senhor do Bonfim e realizaria assinaturas de ordens de serviços e autorizações para a construção de sistemas de dessedentação animal e a aquisição de equipamentos para a unidade de resfriamento de leite, no distrito de Quicé.

Durante o evento, também seriam assinados convênios do Bahia Produtiva, para a construção de unidades sanitárias rurais, a ordem de serviço para início das obras de iluminação pública na Avenida João Durval Carneiro, da UNEB até a Rodoviária. Como último ato autorizaria a Seinfra a contratar empresa para elaboração de estudos preliminares e projeto executivo e básico para implantação do aeródromo no município. Segundo informações da assessoria, o mau tempo foi a alegação para suspender a programação e uma nova data será reagendada e confirmada em breve.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.