Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 15 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 12:33

Prefeito e juiz eleitoral visitam postos volantes de cartório Eleitoral para recadastramento biométrico

A Prefeitura de Juazeiro e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia estabeleceram uma parceria para que a população tivesse acesso ao recadastramento biométrico. Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito Paulo Bomfim e o juiz José Carlos do Nascimento, visitaram alguns postos de cartório eleitoral, a exemplo da Escola Mazarelo, no bairro João Paulo II, e no IFBA. O assessor de Planejamento, Isaac Carvalho, e o Procurador Geral, Eduardo Fernandes, além do assessor jurídico, Josenildo Barros acompanharam a visita.

O prefeito relembrou da necessidade de fazer o recadastramento biométrico. “Além do exercício da cidadania, do direito ao voto, é importante que as pessoas não fiquem em falta com a Justiça Eleitoral e tenham outros impedimentos futuros, como a perda de benefícios sociais. Colocamos uma estrutura à disposição, e acreditamos que o resultado foi muito positivo”, declarou Paulo Bomfim.

De acordo com o juiz eleitoral, Juazeiro já passou dos 65%, sendo uma das cidades da Bahia com maior índice de recadastramento. “Quero ressaltar e agradecer ao apoio da Prefeitura. Foi uma parceria muito importante e sem isso, não teríamos atingido um índice tão alto. Ainda temos um trabalho a fazer, mas acredito que chegaremos a 80%”, prevê o magistrado José Carlos do Nascimento. O prazo final para o recadastramento é dia 31 de janeiro de 2018.

Ascom/PMJ 
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 12:00

Moradores e comerciantes da Avenida 7 de setembro em Petrolina reclamam do desperdício de água potável

Os moradores e comerciantes da Avenida 7 de Setembro em Petrolina reclamam que há 15 dias um vazamento desperdiça água potável e que até o momento a Compesa não tomou as providências. A assessoria de imprensa da Compesa disse que os serviços de manutenção seria realizada em breve.

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 11:37

No Dezembro Vermelho secretaria leva testes rápidos ao público do Juá Garden nesta sexta-feira (15)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, vai encontrar à disposição, profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município - mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV.

“Durante todo esse mês nosso trabalho é de fortalecimento e de convencimento da nossa população sobre a importância do uso do preservativo. A Aids tem tratamento, mas não tem cura e isso precisa ser muito bem explicado para a sociedade. O teste é rápido, não dói, então não devemos ter vergonha ou medo. O importante é prevenir”, observou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde este ano foram notificados 77 novos casos de HIV no município. Já os casos de sífilis chegam a 62. “No caso da sífilis o número de casos vem crescendo em todo o país, e no nosso município não é diferente. Temos intensificado a realização de testes rápidos em todas as nossas unidades de saúde para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de imediato e não tragam mais riscos à saúde das pessoas”, explica Tatiane Malta.

Ascom/PMJ 
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 09:07

Ambientalista afirma que situação do Rio São Francisco continua muita crítica e alerta para conscientização

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, informou que depois dos primeiros dias de dezembro com o registro de muita chuva na cabeceira do Rio São Francisco, a precipitação hídrica tende a diminuir a partir de agora.

De acordo com informações do órgão, os próximos dias de dezembro apontam para chuvas em menor quantidade na bacia do chamado rio da integração nacional, mas em quantidade expressiva em outras regiões do país. Nos últimos dias, a precipitação na região da cabeceira do rio, em Minas Gerais, ultrapassou os 80 milímetros (mm). O volume é considerado dentro da média esperada para o período.

Diante das informações, tanto a equipe da agência federal, quanto do setor elétrico, chamaram a atenção para o fato de os reservatórios apresentarem recuperação, mas ainda dentro de um estado crítico. Com isso, o setor elétrico considerou necessária a manutenção da vazão mínima em Três Marias (MG) no patamar atual, de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s); a elevação em Sobradinho (BA) para 628 m³/s, com vistas a garantir em Itaparica (PE) o nível de 10% do volume útil do reservatório e a permanência do nível atual de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, em 550m³/s.

Conforme anunciado a Agência Nacional das Aguas, revalidou a decisão de manter o Dia do Rio até abril de 2018, a medida suspende a captação de água no São Francisco todas as quartas-feiras, com exceção para abastecimento humano e dessedentação animal.

Redação Blog
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:02

Moradores do bairro Palhinhas em Petrolina reclamam de escuridão na rua riachuelo

Os moradores o bairro Palhinhas em Petrolina reclamam do descaso da Celpe. A rua riachuelo há mais de uma semana está em completa escuridão.  

O espaço fico aberto para a Celpe esclarecer os motivos que evidência um descaso com os moradores. 

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 07:37

Targino Gondim, Flávio Baião e Quinteto Sanfônico do Brasil no Viva Gonzagão 2017 em Exu

De quarta-feira (13), data do aniversário de Luiz Gonzaga,  o município de Exu-PE está em festa, celebrando mais uma vez o seu filho mais ilustre, o Rei do Baião, com o evento batizado de “Viva Gonzagão 2017". O músico falecido em 1989 influencia diversos forrozeiros da região, com vários sucessos como Asa Branca, Olha pro Céu, Qui nem Jiló, Sabiá, A Morte do Vaqueiro, entre outros.

Durante o “Viva Gonzagão 2017” estão previstas apresentações de mais de 30 atrações no Parque Aza Branca e na praça de eventos Francisco de Miranda Parente. A programação ainda conta com uma Missa em Ação de graças à sombra do pé de juazeiro.

Dia 13, aniversário do rei do baião foi feriado na sua terra natal, Exu e teve homenagens em diversos cantos da cidade com rodas de sanfoneiros e festa de fãs em homenagem ao ícone maior da cultura nordestina, Luiz Gonzaga. Nesta sexta-feira (15) , haverá forró com Kinho Callou, Cosmo do Acordeon, Zezinho do Exu, Cosmo do Acordeon, Seguidores do Rei Luiz Gonzaga, Danilo Pernambucano, Santana e Joãozinho do Exu.

Sábado (16) no Parque “Aza” Branca shows com  Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro,Targino Gondim, Vel Cely, Targino Gondim, Flávio Baião e Alcimar Monteiro.

No domingo (17), a programação começa com a missa, às 11h, seguida por apresentação dos alunos do Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra, às 15h30. Na sequência e às 16h, acontece apresentação de diversos músicos da terra debaixo do Juazeiro no Parque “Aza” Branca, incluindo alguns que se apresentarão no Sábado e ainda Jorge do Acordeon, Leninho de Bodocó, Del Feliz, Quinteto Sanfônico e Fulô de Mandacarú.

Redação blog
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 07:03

Senado vai discutir descriminalização da maconha no Brasil para fins medicinais

Fruto de sugestão popular, a proposta de descriminalização da maconha no Brasil vai tramitar no Senado Federal, porém, o cultivo só será permitido para fins medicinais. A apresentação de um projeto de lei neste sentido foi aprovada na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de ontem  quarta-feira (14).

O parecer do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), foi pela rejeição, mas a senadora Marta Suplicy (PMDB/SP) apresentou voto em separado e conseguiu reverter a negativa. Ela sugeriu que a Casa discuta o cultivo da planta para fins medicinais. A senadora será relatora da proposta. “Concordamos com o relator quanto a não descriminalização do cultivo da cannabis sativa para uso recreativo. Todavia, a nosso sentir, já passou da hora de se legalizar o cultivo da maconha para uso terapêutico”, afirmou a senadora.

A ideia apresentada pelo cidadão Gabriel Henrique de Lima, de São Paulo, tem mais de 120 mil apoiamentos no portal E-Cidadania. O uso medicinal da maconha foi aprovado na Argentina em março deste ano. 

No voto em separado, a senadora Marta Suplicy destacou que médicos, psicólogos, pedagogos e parentes de pessoas que usam a maconha para fins medicinais relatam os benefícios terapêuticos da planta. "Garantir o cultivo de cannabis para uso próprio medicinal se configura como medida urgente para s milhões de brasileiros que dependem da planta para ter qualidade de vida", registrou a senadora.

Estado de Minas
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 06:03

Dengue: "Casa Nova quer ficar fora das estatísticas da Bahia"

Maria de Lourdes Silva Santos, com a disposição que tem demonstrado à frente da Secretaria de Saúde de Casa Nova, cidade no norte da Bahia, a 573 quilômetros de Salvador, deu início ontem quinta-feira (14) à campanha contra a Dengue, Dica e Chikungunya: "Começamos cedo, mobilizamos todos os recursos e pessoal, vamos de casa em casa, conscientizar, insistir e insistir, mas Casa Nova fica fora das estatísticas da Bahia" – diz, enfática.

Maria de Lourdes refere-se às estatísticas da Bahia, que no ano de 2016 cresceram assustadoramente: Foram mais de 70 mil casos de dengue e quase 50 mil casos de chikungunya: "Em 2016 estávamos na tabela LIRAa, (que é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com um índice 1,5, em estado de alerta. Em 2017 o índice manteve-se no estado de alerta aqui na cidade. Nosso esforço agora é eliminar este risco e isso só será possível com a participação da comunidade".

"Estamos nas ruas, casa por casa, bairro por bairro, localidade por localidade. Verão e primavera, calor e chuva, são elementos essenciais para o desenvolvimento do mosquito. É ele que vamos combater! Não deixar nenhum lugar favorável ao desenvolvimento do mosquito, esse é nosso propósito".

Inovando, Maria de Lourdes montou postos de coletas de recipientes e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Os postos estão instalados nas proximidades da Quadra X da Topol, Colégio Irene Campos, Rua do Hospital, Rua do Colégio, Rua do Torra Torra, Rua da Prefeitura e rua do Colégio Getúlio Vargas.

"O prefeito Wilker Torres já determinou e se for preciso colocamos mais postos de coleta. Começamos hoje na Borges e Topol e vamos continuar com mutirões em todos os bairros e centro da sede. É uma guerra que vamos vencer!" – finaliza.

Ascom Manoel Leão
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 23:06

Realidade da pessoa com deficiência é discutida durante seminário em Petrolina

Promover a reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Esse foi o propósito de um seminário realizado pela Prefeitura de Petrolina e pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira (13).

O evento ‘A realidade da pessoa com deficiência nos dias atuais’, que aconteceu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, reuniu diversas instituições e também teve a intenção de lembrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 3 de dezembro. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 22:32

Inscrições para Corrida e Caminhada de Natal continuam abertas em Petrolina

Continuam abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada de Natal, que está sendo promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento acontecerá neste domingo (17), às 8h, no Parque Municipal Josepha Coelho.

A inscrição custa 1 kg de alimento não perecível e um brinquedo e deve ser feita no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em frente ao Dom Malan, ou pelo site: petrolina.pe.gov.br. O material arrecadado será doado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Corrida e Caminhada de Natal terá um percurso de 5 km. E serão premiados os três primeiros lugares nas modalidades masculino e feminino. Além da corrida, também está programado um culto natalino no dia 23, na Praça do Bambuzinho, para as pessoas em situação de rua.

Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 22:06

Cidadania e territorialização cultural fundamentam o 3º Módulo do Seminário Cultura Viva

Para defender a Cultura como política de Estado e fortalecer o progresso democrático nas diretrizes da política pública de cultura da Bahia, gestores de Pontos de Cultura, dos Centros de Cultura e da Territorialização estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para discutir o tema Políticas Culturais: Cidadania, Território e Municípios Culturais, no terceiro módulo do Seminário Cultura Viva.

Transmitido online para outras cidades, o evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT).

Representando a secretária de Cultura Arany Santana, o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, discutiu sobre as políticas culturais, na perspectiva da Cidadania e dos Territórios Culturais. Também esclareceu um pouco sobre a Cultura da Bahia sob a perspectiva cidadã, no que se refere a acessibilidade e a territorialização da cultura.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 21:10

Matheus Torres lança clipe do hit "Foi Bom"

O talentoso Matheus Torres lançou na noite desta quarta-feira, 13, o clipe do seu mais novo sucesso, o hit "Foi Bom". O Baby como é carinhosamente chamado, é um dos mais promissores artistas da nossa região e na última edição do Prêmio Zap foi um dos mais votados na categoria Arrocha/Arrochadeira, chegando a disputar a final do troféu. 

Se você está ansioso para curtir o resultado do novo clipe, não perca mais tempo, veja abaixo:

Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 20:45

INTERNOS do CPJ PARTICIPAM DAS PROVAS DO ENEM/2017

Durante os dias 12 e 13, internos do Conjunto Penal de Juazeiro participaram das provas do ENEM para as Pessoas Privada de Liberdade (PPL). Os procedimentos são os mesmos da aplicação do Enem geral, guardadas as especificações e peculiaridades do sistema prisional.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), esta versão do Enem apresenta o mesmo nível de complexidade e dificuldade das provas aplicadas para todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. A instituição ainda não informou a data em que os resultados desta edição serão divulgados.

Na Bahia teve 786 inscritos, 43 desse total fizeram as provas no CPJ. Caso um interno obtenha pontuação para ingressar no ensino superior, ele ainda terá que entrar com um pedido na Justiça para receber autorização para frequentar as aulas.

Redação blog
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 19:44

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina faz alerta sobre câncer de pele

Com o objetivo de falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, no ano de 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deu início ao “Dezembro Laranja”. Desde então, a cor que também remete ao sol e ao bronzeado de verão, passou a ser símbolo da luta contra a doença.

Esse ano, a campanha traz como tema “Se exponha, mas não se queime”, fazendo um alerta claro à falta de cuidados do brasileiro com a pele. De acordo com dados da SBD, 63% da população não usa protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de pessoas não se protegem durante as atividades praticadas ao ar livre.

Na outra ponta, o Instituto Nacional de Câncer estima que em 2016 foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma no Brasil, sendo este o tipo de maior incidência e mais baixa mortalidade. No país, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, ficando atrás apenas das do aparelho circulatório.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 19:06

Prefeitura apoia projeto que leva água potável para comunidades rurais de Petrolina

O projeto 'Água Para Quem Tem Sede', promovido pelo Sest/Senat, em Petrolina, contou com o apoio da Prefeitura para levar água potável as comunidades rurais do município que sofrem com a longa estiagem.

A iniciativa, que já contempla diversas cidades do Nordeste, também tem como objetivo conscientizar a população quanto à necessidade do uso racional da água.

Em Petrolina, o programa chegou nesta semana e vai beneficiar mais de 150 famílias nas comunidades do Sítio Coelho, Cacimba dos Sonhos e Terra Nova I. Na oportunidade, estão sendo realizadas a distribuição gratuita de uma média de quatro garrafões de 20 litros de água para cada família dessas localidades.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 18:44

Agricultores do perímetro irrigado Itaparica continuam ocupando Usina Hidrelétrica

Os agricultores reassentados dos perímetros irrigados do sistema Itaparica, mantém a ocupação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em Jatobá estado de Pernambuco. Os mesmos fizeram a ocupação na madrugada de segunda-feira (11) e dizem que só vão sair quando o governo federal resolver atender suas reivindicações, o movimento apresentou uma pauta de cinco pontos.

Genilda Pereira, coordenadora do pólo sindical, disse que o governo já sinalizou desejo de negociação. Os reassentados aguardam ainda esta semana a presença de representantes do ministério da casa civil, ministério da integração nacional, ministério de minas e energia, da Chesf e da Codevasf.

Até o momento a Codevasf e os demais orgãos não comentaram a ocupação.

Redação blog Foto: blog Didi Galvão
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 18:03

Portaria normatiza tramitação digital de processos ajuizados em plantões em nove comarcas

O Tribunal de Justiça da Bahia instituiu o plantão digital na região de Feira de Santana, Portão do Sertão, a partir da próxima segunda-feira (18). A Portaria Conjunta nº 06/2017, que regulamenta a tramitação digital dos processos ajuizados no Plantão da Subseção Judiciária do Centro-Norte Baiano, foi publicada na edição desta quarta-feira (13) do Diário Judiciário Eletrônico (DJE).

A mudança compreende nove comarcas, entre elas Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipirá, Irará, Santa Bárbara, Santo Estevão e São Gonçalo dos Campos. Agora, as ações fora do horário de expediente forense (sábados, domingos e feriados) serão ajuizadas por meio eletrônico, através do Sistema de Automação Judicial (SAJ). Nos casos de impossibilidade técnica e de processos sigilosos, este último ficando a critério do magistrado, os autos processuais poderão tramitar em meio físico.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 17:06

Secretaria de Turismo de Pernambuco promove qualificação em turismo de aventura até a próxima sexta-feira (15)

Com o objetivo de qualificar os profissionais da cadeia turística do Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur, promove, até a próxima sexta-feira (15), capacitações no segmento de turismo de aventura e ecológico, nas cidades de Buíque e Bonito.

As capacitações visam disponibilizar aos empreendimentos deste segmento, já existentes e efetivamente atuantes em Pernambuco, orientações para a gestão do equipamento/atração e a consequente melhoria na qualidade dos serviços oferecidos ao turista, priorizando a segurança do visitante e o uso sustentável da flora e fauna locais.

"Estamos sempre promovendo qualificações para que todos os segmentos do turismo estejam bem atualizados e informados. Temas como Turismo e seus segmentos; o perfil do consumidor e tendências de mercado, normas e diretrizes; formatação de produtos e precificação, além de hospitalidade e qualidade no atendimento serão apresentados aos participantes. Temos a certeza que as capacitações serão sucesso e mais profissionais estarão qualificados e preparados para os desafios diários", comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Ascom Gov Pe
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 16:36

Concha Acústica de Petrolina recebe mais uma vez, programação cultural da campanha Natal da Cidade Entrada x

A programação cultural da Campanha Natal da Cidade continua e, entre esta quinta (14) e o próximo sábado (16), serão apresentados espetáculos de dança, música, auto natalino e cantata. O objetivo do evento é proporcionar às pessoas de todas as idades, uma viagem pelo mundo da emoção e da magia típicas da época. E o melhor de tudo: apresentações gratuitas, sempre a partir das 18h, na Concha Acústica de Petrolina.

Quem for ao local para prestigiar a programação cultural, terá acesso à estrutura que disponibiliza banheiros químicos, pracinha de alimentação e cenário com Papai Noel para fotos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 16:05

60% dos motoristas abririam mão do automóvel se houvesse transporte público de qualidade, aponta pesquisa

O Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e a Confederação Nacional de Dirigentes fez uma pesquisa inédita sobre os hábitos e percepções da mobilidade urbana no dia a dia dos brasileiros. De acordo com o levantamento, caso houvesse uma boa alternativa de transporte coletivo, seis em cada dez motoristas deixariam de usar os veículos particulares para trajetos diários. Ou seja, 60% dos 1.500 consumidores entrevistados, de todas as capitais, mudariam a opção de transporte caso tivessem opções melhores. Quem dá mais detalhes é economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

“Este dado mostra, claramente, que o fato de a gente ter uma mobilidade urbana ainda insuficiente, faz com que mais e mais pessoas usem o carro. E se tivesse uma alternativa de qualidade boa, eles deixariam de usar. E aí a gente tem vários impactos. O trânsito, principalmente. Por conta desta preferência a gente tem um trânsito muito grande. Na nossa estimativa, o brasileiro passa, em média, um mês e sete dias no trânsito ao longo do ano.”

Ler Matéria Completa
Por Cintia Moreira
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 15:03

Demissão: professores de Petrolina ameaçam novo protesto na sexta-feira (15)

Em contato com este Blog, os professores contratados que atuam nas escolas municipais de Petrolina , informaram que vão protestar mais uma vez e será amanhã sexta-feira (15), em frente ao prédio da prefeitura. A hora não foi informada. O objetivo do protesto, segundo os manifestantes, é "alertar o Prefeito de Petrolina para os prejuízos das demissões que devem ocorrer até o final desde ano e início de 2018".

No início deste mês os professores realizaram uma paralisação e a vereadora Cristina Costa (PT), recebeu cópias de contratos dos servidores, além de um áudio que alardeia sobre a demissão dos professores, que seria provocada pelo prefeito Miguel Coelho até janeiro de 2018. 

No dia 08 de dezembro, dia que aconteceu o protesto, a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina e esclareceu "que o edital em questão deixa claro que a contratação TEMPORÁRIA é de um ano, podendo ser prorrogada até por igual período. Os professores selecionados iniciaram suas atividades em junho de 2016, e tiveram os contratos renovados por mais seis meses, ou seja, até dezembro de 2017, já que o contrato terminaria no mês de junho, em pleno andamento de ano letivo". 

A nota também dizia que "esta perspectiva, é importante reforçar que a prorrogação aconteceu a fim de garantir a continuidade do serviço e não provocar mudança de professor no meio do ano. A SEDU reafirma que não houve demissão de professores, e sim o término de contratos temporários. A Secretaria já está formulando o novo processo seletivo, de forma ampla e democrática, para a contratação dos professores para o próximo ano letivo".


 

Redação Blog Foto: Ricardo Banana
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 14:48

Pernambuco: Contribuinte que quitar dívida de IPVA de motocicleta terá isenção de multas e juros

O governador Paulo Câmara sancionou, Lei Complementar76/2017 que oferece isenção de 100% em multas e juros para contribuintes que quitarem débitos tributários de motocicletas, integralmente, até o próximo dia 28 de dezembro. A regra é válida para débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre motocicletas, ciclomotor e motoneta. A iniciativa é válida para proprietários com débitos até 30 de novembro de 2017 e que ainda não foram notificados.

O Governo informou que caso haja algum questionamento administrativo ou judicial em tramitação, o contribuinte precisa desistir do procedimento para ter acesso aos benefícios. Atualmente, Pernambuco conta com quase um milhão de motocicletas emplacadas.
 

Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 14:06

Palestra sobre Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético acontece nesta quinta-feira (14) na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove nesta quarta-feira (14), uma palestra sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). Implantado em novembro pelo Ministério do Meio Ambiente, o SisGen é o novo sistema eletrônico de acompanhamento das atividades de pesquisa que envolvem a utilização de patrimônio genético e do conhecimento de povos originários e da cultura brasileira. A palestra será ministrada pela pesquisadora da Embrapa Rosa Miriam de Vasconcelos, a partir das 14h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), é aberto a toda a comunidade acadêmica, especialmente aos pesquisadores que atuam nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências da Vida. O pró-reitor Jackson Guedes ressalta que é de grande relevância a participação dos pesquisadores da Univasf, pois a palestrante irá apresentar o SisGen, sua importância, como funciona e como fazer a inserção das informações no sistema. Haverá transmissão da palestra via web conferência pela TV Caatinga.

Guedes explica que a partir de agora, os pesquisadores responsáveis que, direta ou indireta, trabalham com materiais originários e derivados (incluindo sub-produtos) do patrimônio genético brasileiro, mesmo os que envolvam estudos in silico, que utilizam modelos computacionais, devem realizar cadastro no início de cada projeto na plataforma SisGen. “O cadastro é obrigatório e necessário para assegurar que publicações, apresentações em congressos, depósito de patentes, envio de amostras para instituições estrangeiras parceiras, entre outras ações de pesquisa, possam ser realizadas sem riscos de penalidades e sanções aos envolvidos”, destaca.

Caso o cadastro não ocorra, pode haver penalidades para os pesquisadores e para a instituição, com a aplicação de multas. Guedes informa que a Univasf já está com seu cadastro homologado no sistema. A segunda etapa do processo é o cadastro do projeto, que deve ser feito pelo pesquisador responsável. Por último, ocorre a homologação do projeto pelo representante legal da instituição. Para o pró-reitor, a implantação do SisGen trouxe avanços para os pesquisadores, pois a partir de agora, o pesquisador faz um informe declaratório sobre a pesquisa e pode dar prosseguimento ao seu trabalho.

Ascom Univasf
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 13:45

Deputado Zó solicita regularização de pagamento aos funcionários do Hospital Regional de Juazeiro

Em reunião na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB), realizada ontem, quarta-feira (13) solicitou a regularização do pagamento dos funcionários do Hospital Regional de Juazeiro, que tinham paralisado suas atividades. 

A audiência resultou na liberação do pagamento entre a Sesab à Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI), empresa que gere a unidade e responsável pelo pagamento ao funcionário.

"Precisamos garantir que o povo do sertão tenha o direito a saúde, mas também é fundamental zelar por aqueles que cuidam da saúde da população, os funcionários. Garantimos nesta reunião na Sesab exatamente isso, e agradeço pela presteza em atender essa solicitação minha, em nome dos funcionários e da população que é assistida pelo hospital", pontuou Zó.

Zó assim que soube da greve decretada pelos funcionários, e suas pertinentes reivindicações para oferecer assistência digna à comunidade, entrou em ação exigindo o pagamento. 

AsCom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 13:33

Encontro Regional da Zona Turística do Vale do São Francisco é realizado em Juazeiro

Aconteceu na última quarta-feira, 13, no Grande Hotel de Juazeiro, o Encontro Regional da Zona Turística do Vale do São Francisco, realizado pela Câmara de Turismo do Vale do São Francisco, e contou com a participação do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Sérgio Fernandes. O evento teve ainda a presença de Gestores Municipais de Turismo da região sanfranciscana.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é uma sensibilização à importância do Turismo como vetor de desenvolvimento dos municípios, pois ele tem sido visto como uma das atividades mais promissoras deste século.

O Gerente Regional do SEBRAE Carlos Cointeiro, o Presidente da Câmara Temática Luciano Correia, e o Presidente do Conselho Municipal, de Turismo Jomar Benvindo, foram palestrantes do evento. “Destacamos que o turismo nasce no município quando a comunidade, os empresários assumem o protagonismo dessa mudança, de vender a questão do que tem de potencial da cidade, seja em cultura, história, culinária, atrativos, a parte natural, religiosa. Quando eles assumem esse protagonismo, começam a atrair pessoas para frequentar o município e isso vai girando”, afirma Cointeiro.

O Gestor da SECULTE disse que o município de Juazeiro tem grande potencial turístico e alguns projetos para serem executados a partir do próximo ano. “Nós temos o rio São Francisco, temos festas religiosas, carnaval, João Gilberto, Ivete Sangalo. São algumas das potencialidades e vamos investir mais nessas características. Também a nova orla de Juazeiro nos dará grande oportunidade de investir no turismo, realizando atividades intersetoriais e atraindo público. Participar desse encontro foi algo relevante”, conclui Sérgio Fernandes.
 

Ramáiana Leal/ SECULTE
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.