Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 17 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 17 de Outubro / 2017 às 10:00

SEDUC de Juazeiro divulga o 13º edital de convocação dos aprovados no Processo Seletivo

A Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC de Juazeiro divulgou nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial do município, o 13º Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo, realizado no ano passado, mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos.

Neste edital foram convocados os candidatos aprovados nos cargos de Servente de Pedreiro, Professor de Educação Física, Auxiliar de Atendimento Educacional Especializado, Agente de Portaria, Professor de Inglês, Professor de Geografia e Professor de História.

Os candidatos devem entregar os documentos solicitados no edital, nesta quinta-feira, 19 de outubro, das 8h às 12h, no auditório da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, 139, no Centro da cidade.

Confira o Edital AQUI

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 09:30

Targino Gondim recebe título de Cidadão Soteropolitano nesta terça (17)

O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim receberá o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal de Salvador. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e acontecerá nesta terça-feira, dia 17 de outubro, às 18h30. O evento é aberto ao público e será realizado no plenário Cosme de Farias.

Nascido em Salgueiro (PE), Targino mudou-se para Juazeiro (BA) com apenas dois anos, e aos doze iniciou a sua trajetória musical tocando sanfona. Em 1996 lançou o seu primeiro CD, ‘Baião Novo’, e passou a ter reconhecimento nacional em 1999 com o lançamento de ‘Esperando na Janela’, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gilberto Gil e que lhe rendeu o Troféu Grammy em 2001.

Ao lado de Celso Carvalho, Targino criou a Orquestra Sinfônica do Vale do São Francisco em 2013, com o intuito de fomentar e difundir a cultura da sanfona e dos sanfoneiros oriundos do Vale do São Francisco, unindo os mais famosos sanfoneiros da região. O artista também acumula na carreira turnês internacionais e diversos prêmios.

publicado em 17 de Outubro / 2017 às 09:00

Acidentes de motos será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Acontece nesta terça-feira (17), por uma promoção da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, uma audiência pública com o recém-criado Comitê Gestor de Combate a Acidentes de Moto para discutir ações a serem desempenhadas. A audiência foi proposta pelo presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD) e acontece na sala das comissões.

Segundo o deputado os hospitais estão super lotados, mais de 60% dos leitos ocupados com acidentados de motos. "Tenho certeza do quanto de pessoas aqui já tiveram familiares na regulação, esperando uma vaga por uma doença natural e acaba não achando a vaga, pois lá está lotado por acidentados de motos e isso tem se tornado um caos em nossa Bahia e Brasil. Se esse comitê funcionar, vai ser uma das maiores ações do seu governo", disse Alex.

Entre as atribuições do Comitê estão a elaboração de políticas sobre acidentes de trânsito com veículos de duas ou três rodas, seus efeitos sociais e de saúde, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e interinstitucionais com as entidades que apresentam interface com os acidentes de trânsito e suas consequências.

Ascom-Comitê
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 08:25

SAAE adere campanha do Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Esse ano o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro adere à campanha lembrando que a prevenção é o melhor remédio para essa doença que representa o principal tipo de câncer entre as mulheres.

Para que seja lembrada a realização do auto-exame o SAAE emitiu as contas de água desse mês em papel  na cor rosa. A servidora Diana Lobo ressalta a importância da mamografia. “Toda mulher com idade a partir dos 40 anos deve fazer o exame que é uma medida importante para identificar possíveis nódulos na mama. Muito bacana essa iniciativa do SAAE, pois vem reforçar a campanha alertando as mulheres para os cuidados que devemos ter”, pontua.

“Realizamos vários testes até que chegamos a uma cor que se aproxima da campanha e no recibo, acrescentamos uma mensagem relacionada ao Outubro Rosa. Entendemos que tudo começa pela informação e essa foi a forma que encontramos para chamar a atenção das mulheres neste momento tão importante quando se registra um aumento do câncer de mama para que todas se conscientizem que a prevenção continua sendo o melhor remédio”, aponta a superintendente comercial do SAAE, Margarida Carvalho.

Joaquim Neto reforça a informação afirmando que a partir dessa quarta feira (18) os consumidores receberão suas contas já com as alterações. “São mais de 72 mil recibos que chegarão às residências reforçando as recomendações do Ministério da Saúde sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Pode ser uma ação considerada pequena, mas estamos dando a nossa contribuição a essa campanha que estimula a mulher a se cuidar melhor”, explica Neto.

Antônio Pedro/Ascom SAAE
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 08:00

Grupo Pedal Rosa promoverá passeio ciclístico e campanha solidária em Petrolina 

A 3º Pedalada Rosa será realizada no dia 22 de outubro e contará com 'Campanha Lenços do Amor', arrecadação de alimentos e serviços gratuitos de aferição de pressão, orientações e avaliações médicas, entre outros.

O mês de outubro é especialmente dedicado a conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer, a cada ano, são do tipo mamário . E é buscando reforçar o alerta de cuidados e prevenção, que a 3º Pedalada Rosa, organizada pelo grupo Pedal Rosa do Vale, será realizada no dia 22 de outubro, em Petrolina.

Ler Matéria Completa
Grupo Pedal Rosa
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 07:10

Avião cai em Madri e piloto morre na hora

Um avião da Força Aérea F18 sofreu um acidente nesta manhã de terça-feira (17) na base aérea de Torrejón de Ardoz em Madri durante a manobra de decolagem, conforme confirmado pelo Ministério da Defesa do país. As equipes de resgate mudaram-se para a cena do incidente, mas o piloto não conseguiu deixar a aeronave e morreu no local, confirmou a base aérea. 

De acordo com fontes militares repassadas ao jornal El País, o avião teria entrado no merlin no final da pista de decolagem no momento da decolagem, pelo que quase não teria aumentado. Om piloto pertencia à asa 12 da Força Aérea.

Este é o segundo acidente de um lutador em menos de uma semana, após o que sofreu um Eurofighter no último dia, quando ele estava se preparando para pousar na base de Los Llanos (Albacete) depois de ter participado do desfile da Festa Nacional em Madri. As redes sociais e algumas mídias da Espanha mostram imagens de uma coluna de fumaça no local  do acidente.

Fonte: NMB
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 07:06

Após quase 15 dias, consultas e atendimentos são normalizados no Hospital Regional de Juazeiro

O Hospital Regional de Juazeiro informou que voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (16). A unidade de saúde estava desde o dia 4 de outubro com grande parte das consultas e atendimentos ambulatoriais e de ortopedia suspensos por falta de verbas que deveriam ter sido repassadas pelo governo do estado.

Procedimentos como exames de imagem, cirurgias eletivas, além de consultas em várias especialidades, voltaram a ser realizados na unidade.

A normalização do serviço aconteceu após a Justiça bloquear mais de R$ 11 milhões nas contas do governo para serem repassadas à unidade. A denúncia sobre a falta de repasses para a associação que administra o hospital foi feita pelo sindicato dos médicos.

O bloqueio do valor nas contas do governo foi pedido pelo procurador André Ângelo Coelho Mororó, em ação civil movida na primeira vara da Fazenda Pública de Juazeiro, e acatado pelo juiz José Góes da Silva Filho.

Durante o período em que consultas e atendimentos ficaram suspensos, muitas pessoas passaram a procurar a UPA de Juazeiro, que ficou sobrecarregada. Segundo a direção da UPA, houve aumento de 30% da demanda de clínica médica e ortopedia por dia.

Fonte: G1 Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 07:00

Capim de Raiz recebe serviços da Caravana da Saúde nesta quarta (18)

A comunidade de Capim de Raiz, localizada no distrito do Salitre, em Juazeiro, recebe nesta quarta-feira, a Caravana da Saúde. A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado, e contará com serviços de saúde, atividades educativas e recadastramento do Bolsa Família.

Na ocasião, serão ofertados consultas pré-agendadas com cardiologista, ortopedista, clínico geral, oftalmologista e dentista. Além disso, serão realizados eletrocardiogramas e exames laboratoriais. O programa chega a 89ª edição com mais de 24 mil atendimentos realizados, cumprindo o objetivo de reduzir as demandas reprimidas nos Postos de Saúde do município.

A Caravana da Saúde também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT).

Ascom/PMJ
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 06:24

Governo Federal intervém a favor de credores e quer garantir prazo do Projeto São Francisco

O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, reuniu-se nesta segunda-feira (16) com os representantes da Mendes Júnior com o intuito de ajudar as negociações entre os comerciantes e fornecedores da construtora. Durante o encontro, em Juazeiro do Norte (CE), foram discutidas possíveis alternativas legais para que a Mendes Júnior pague as dívidas com os credores. O principal objetivo do Ministério é garantir que as obras Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco não sofram mais interrupções que comprometam o cronograma de entrega do empreendimento. 

O secretário Pádua destacou que os prejuízos dos atos de vandalismo que foram causados pelos credores da Mendes Júnior, na última semana, estão em avaliação pela Pasta e que as pessoas envolvidas serão responsabilizadas. 

Ele ainda explicou que ações como essas causam instabilidade na execução da obra e comprometem a prioridade do Ministério, que é levar água para mais de 4 milhões de pessoas, como é o caso da capital cearense, que corre risco de entrar em colapso hídrico. “Estamos aqui fazendo uma gestão no sentido de encontrar uma solução para que o Eixo Norte não seja mais prejudicado e seja cumprido seu cronograma, que é chegar com a água nos primeiros meses de 2018 em Jati (CE)”, ressaltou.

Ler Matéria Completa
Fonte: MI
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 06:00

Comandante da PM receberá Comenda Barão Homem de Melo

Marcada para esta quinta-feira, 19 de outubro, a partir das 19:00 horas, a solenidade de entrega da Comenda Barão Homem de Melo, a maior honraria concedida pela Câmara, ao Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

A honraria, instituída em setembro de 1993, remete ao político, escritor, professor, cartógrafo e nobre Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo, que como Presidente da Província da Bahia, assinou a Lei 1814 em 15/07/1878 elevando Juazeiro à categoria de cidade.

Entre a sua criação e este ano de 2017, poucos juazeirenses foram agraciados com esta honraria, destacando-se entre eles Dom Thomaz Guilherme Murphy, Dom José Rodrigues, Monsenhor Gilberto Luna e Ivete Sangalo, que reconhecidamente prestaram “relevantes serviços à comunidade juazeirense”.

O Comandante Anselmo Brandão, juazeirense, tem mostrado, não apenas no exercício do Comando da PM, nomeado que foi em janeiro de 2015, mas ao longo de toda a sua carreira, comprometimento com Juazeiro e com seu desenvolvimento. A homenagem, reconhecem os vereadores, é inteiramente justa e oportuna.

Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 22:30

UPAE/IMIP de Petrolina comemora o Dia do Fisioterapeuta

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) comemorou na última sexta-feira (13) o Dia do Fisioterapeuta com um momento muito especial. A equipe preparou uma palestra sobre a profissão e uma atividade de alongamento coletivo com os usuários, que promoveu integração e bem-estar.

“Pensamos em uma programação que envolvesse não só os nossos pacientes, mas também toda a Unidade, até para que o público em geral possa conhecer essa especialidade não médica que é ofertada gratuitamente aqui na UPAE e faz a diferença na recuperação de muitas enfermidades”, esclareceu a fisioterapeuta Rosemary Gonçalves.

Para começar a palestrante convidada, Renê Amaral, falou um pouco sobre a profissão que foi regulamentada há 48 anos e, apesar de nova, já acumula grandes conquistas. “Sem dúvida nós avançamos bastante e graças às novas teorias, técnicas e métodos conseguimos ampliar o campo de atuação para outras áreas da medicina, como as relacionadas à neurologia, pediatria, terapia intensiva e oncologia”, destacou na apresentação.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 21:45

Em Casa Nova e Canudos, Constesf conclui 100% da meta de construção de barreiros

O projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), continua mudando a realidade das famílias da zona rural. Nos municípios de Casa Nova e Canudos a meta de construção de barreiros, capaz de armazenar até 500 mil litros de água para os animais e para produção agroecológica nos períodos de estiagem, já foi 100% concluída.

Foram entregues 102 barreiros em Canudos e 102 em Casa Nova, totalizando 204 tecnologias que garantem mais acesso à água para pequenos agricultores. "Com o curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água de Chuva, realizamos a capacitação das famílias que receberam os barreiros em suas propriedades. Dessa forma, asseguramos a participação das famílias e garantimos, através de capacitações e cursos, que a tecnologia vai ser bem aproveitada e realmente fará diferença na vida dessas pessoas que sofrem com a seca", explicou o coordenador geral do projeto. Mauro Macêdo.

O Projeto Cisternas tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. A meta é universalizar o acesso à água de qualidade em todo o Território do São Francisco, formado por 10 municípios.

Ascom Constesf
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 21:00

Cemitérios de Juazeiro passam por manutenção, poda e mutirão de limpeza

O Cemitério Central de Juazeiro está sendo preparado para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Para garantir a tranquilidade aos visitantes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciou esta semana às ações de manutenção, poda de árvores e mutirão de limpeza.    

Como parte das ações de manutenção, o muro e a calçada do Cemitério Central estão passando por algumas reformas, como restauração e pintura. Além do mutirão de limpeza que contempla varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho, foram realizadas limpeza de ruas no entorno do cemitério e poda das árvores existentes no local.  No Cemitério localizado no bairro João Paulo II, a SESP iniciou a poda das árvores e vai realizar também o mutirão de limpeza e a substituição de lâmpadas.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 20:30

BA-210 terá mais de 400 km de estradas recuperadas

Serviços realizados na rodovia vão beneficiar o agronegócio na região do Vale do São Francisco 

O Vale do São Francisco tem o agronegócio como uma das principais atividades econômicas. Com isso, a BA-210 tem fundamental relevância para o escoamento da produção agrícola de frutas, como uva e manga, e hortaliças na região. Para melhorar a qualidade no fluxo de veículos, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realizará serviços em mais de 420 km de extensão da rodovia a partir de novembro. O trabalho será feito em duas etapas. 

A primeira fase das obras terá mais de 373 km de extensão e investimento de mais de 100 milhões de reais. As intervenções serão realizadas em oito trechos da estrada: BR-110 a Paulo Afonso; Paulo Afonso ao acesso a Barragem Itaparica; acesso a Barragem Itaparica até Rodelas; Rodelas a Barra do Tarrachil; Barra do Tarrachil até Abaré; Abaré ao aAcesso a Ibó; acesso a Ibó e Curaçá; Curaçá até Juazeiro.

No segundo momento, outro trecho da rodovia também passará por intervenções. Está em processo de licitação, os serviços de restauração e pavimentação da BA-210, entre Piçarrão e Quixaba. A obra de 48 km de extensão vai contemplar 280 mil moradores das cidades de Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro. O investimento é de R$ 15 milhões. 

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta a importância dos trabalhos na BA-210 para o Vale do São Francisco. "Mais de 115 milhões de reais serão investidos para as intervenções na rodovia. Com isso, vai ajudar no desenvolvimento econômico e gerará mais emprego e renda para a região", ressalta o secretário. 

Manutenção em andamento 

Mais de 145 km de extensão da BA-210, entre Sobradinho e Sento Sé, e cerca de 21 quilômetros da BA-316, entre Sobradinho e Casa Nova, estão passando por serviços de manutenção executados pelo Consórcio do Território do São Francisco (CONSTESF). Intervenções como capina, roçagem e limpeza lateral, limpeza de bueiros, tapa buracos e patrolamento nos trechos de revestimento primário.

Ascom Serin Bahia Foto: Constesf
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 20:06

Previsão de chuva para a bacia do São Francisco é só em novembro

Somente a partir do próximo mês é que há uma previsão de registro maior de chuvas na bacia do rio São Francisco. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (16 de outubro) pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.

Ainda de acordo com a equipe do Cemaden, durante as próximas quatro semanas, haverá o registro de precipitação na bacia, mas de maneira ainda insignificante. Somente depois, melhora a probabilidade. “Saliento que o modelo apresentado nesta reunião é mais longo que o normal, ou seja, quatro semanas, o que pode levar a falhas. Entretanto, é o modelo que se apresenta de maneira mais otimista para a bacia do São Francisco”, ressaltou o coordenador de Operações do órgão, Marcelo Seluchi.

Diante desse cenário, o setor elétrico defendeu a continuidade das defluências atualmente praticadas nos reservatórios instalados no chamado rio da integração nacional, ou seja, 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Sobradinho (BA) e Xingó (AL) e em 300m³/s em Três Marias (MG).

O superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, informou que o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) fará reunião nos próximos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na capital federal, oportunidade em que também irá discutir os impactos provocados pela estiagem na bacia do São Francisco. Além disso, foi apresentado o estudo realizado pelo membro do Comitê Bahia do Fórum Alternativo Mundial da Água, Aníbal Rodrigues, através do qual ele propõe alternativas para provocar chuva. “Apenas para que todos tomem conhecimento desse projeto, mas não será discutido nesse fórum”, alertou Gondim.

O presidente e o vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, respectivamente, acompanharam a reunião no escritório do colegiado, em Maceió (AL). Também participaram da videoconferência representantes de estados e de projetos inseridos na bacia do Velho Chico.

Por Delane Barros Ascom CBHSF
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 19:30

Infarto mata, no Rio, cantor Ataulpho Alves Júnior, aos 74 anos

O cantor e compositor Ataulpho Alves Júnior, de 74 anos, morreu em casa, na Glória, zona sul do Rio de Janeiro, quando assistia televisão ao lado da mulher. Sofreu um infarto.O artista estreou nos palcos em 1963, no Teatro Record, em São Paulo, no Programa Bossaudade, de Elizeth Cardoso. Em 40 anos de carreira, Ataulphinho, como era conhecido, gravou cerca de 20 discos, e o sucesso que o consagrou veio em 1976: Os Meninos da Mangueira, composição em parceria do jornalista Sérgio Cabral e do músico e produtor Rildo Hora.

Ele era filho do cantor e compositor mineiro Ataulfo Alves (1909-1969), que fez muito sucesso nos tempos áureos do rádio e deixou mais de 100 canções gravadas. O corpo de Ataulpho Alves Júnior será velado agora à tarde no Cemitério Parque Jardim da Saudade, na Sulacap, zona norte do Rio. O enterro foi realizado no final da tarde desta segunda-feira (16).

Agencia Brasil Foto: Capa LP
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 19:00

Energia elétrica chega a comunidades rurais de Canudos

Comunidades rurais do município de Canudos agora terão mais qualidade de vida com a chegada da energia elétrica. Na Fazenda Toca Velha (Pedra Sozinha), cerca de 45 famílias serão beneficiadas com a eletrificação rural que já está em fase final. A obra, no valor de aproximadamente R$ 461.900,00, é uma conquista da Prefeitura de Canudos, através do Deputado Federal, José Nunes (PSD).

Além da comunidade da fazenda da Toca Velha, outras comunidades como o povoado do Simplício, Região do Alto Redondo, Assentamento Malhador da Jurema e o Assentamento Veneza também estão sendo contempladas com o Programa Luz Para Todos, que tem o objetivo de promover a universalização da energia elétrica.

O Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, comemora e destaca a importância dessa obra. "Agora essas famílias poderão executar suas atividades do dia a dia com mais segurança, conforto e praticidade. Energia elétrica significa mais dignidade e qualidade de vida para a nossa população. Estamos muito contentes em proporcionar a realização desse sonho", disse.

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 18:30

Seminário sobre Medicina Integrativa é realizado em Petrolina

A promoção da saúde preventiva multidisciplinar como medida sistêmica de bem estar é o objetivo do 'Segredo Supremo'. O evento, gratuito para convidados, será realizado nesta terça-feira (17), a partir das 19h30 no restaurante Da Vila, em Petrolina. O seminário - que conta com palestras pontuais e inspiradoras da ortodontista Mariana Lopes, a dermatologista Eliana Lopes e do nutrólogo Gilberto Barbosa - marca a chegada ao Vale do São Francisco do também nutrólogo e especialista em Medicina Integrativa, Jacques Waisman. 

O médico de Recife (PE), especializado ainda em Modulação Hormonal, Medicina Preventiva e Equilíbrio Metabólico, passará a integrar o time da Clínica Suprema Saúde, localizada na Vila Catavento, em Petrolina; com atendimentos semanais. A realização do seminário 'Segredo Supremo' é da Clínica Suprema Saúde, com produção de Aléssia Saluára e da Agência Alto Criativo. 

Ler Matéria Completa
Por Paula Theotônio
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 18:00

DEPUTADO ZÓ CONFIRMA EQUIPE DE BOMBEIROS DA BAHIA EM PILÃO ARCADO NESTA TERÇA-FEIRA (17)

Em contato com o Blog na tarde desta segunda-feira (16) o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) informou que ao ser comunicado do incêndio que atinge a vegetação de caatinga na zona rural da cidade de Pilão Arcado, desde o dia 29 de setembro, entrou em contato imediatamente com Coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo, Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, bem como com a Defesa Civil do Estado e foi definido que uma equipe estará atuando na região já na madrugada desta terça-feira (17).

O fogo tomou grandes proporções no final de semana e a equipe de brigadistas da Bahia deve receber o apoio do 9° Grupamento de Bombeiros em Juazeiro cujo efetivo estava à serviço da micareta da cidade de Jacobina. O combate ao fogo deve começar a partir das 4h desta terça-feira (16), com 10 homens.

O incêndio começou na comunidade de Brejo da Serra e está se alastrando para as comunidades vizinhas, se aproximando dos locais onde ficam as residências. As regiões mais atingidas são Brejo da Serra, Bola, Mandarino, Nova Holanda, Anicente, Zé Lopes, Jurema dos Defesas.

Zó disse que ainda não existe uma informação precisa sobre o início do sinistro. “Não se pode precisar se o incêndio foi criminoso ou não. Somente a partir da ação dos bombeiros e uma investigação mais aprofundada vai ser possível verificar se a ação foi criminosa ou não. Diversos animais silvestres já faleceram num prejuízo enorme ao Bioma Caatinga” disse.

A ação deve contar com o reforço de uma equipe do GRAER – Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.

Da redação
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 17:28

Restituição do Imposto de Renda dá R$ 2,8 bi a 2,3 milhões de contribuintes

O crédito bancário do quinto lote de restituição de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 foi liberado hoje (16). Contempla mais de 2,3 milhões de contribuintes com R$ 2,8 bilhões. Também foi liberada a restituição residual dos exercícios de 2008 a 2016, totalizando mais de 2,4 milhões de contribuintes, no valor de R$ 3 bilhões.

Desse total, R$ 99,289 milhões se referem aos contribuintes com prioridade no recebimento: 22.351 idosos e 2.849 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda - Pessoa Física - DIRPF.

Agencia Brasil
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 17:00

SECULTE EXPLICA ATRASO EM PAGAMENTO DO BOLSA ATLETA

Na manhã desta segunda-feira (16) o Blog postou reclamação do leitor Marcos Walgrenio de Oliveira Ribeiro sobre o atraso no pagamento do Programa Bolsa Atleta, em Juazeiro (Veja aqui). Em resposta a Seculte enviou a seguinte nota:

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes explica que o projeto Bolsa Atleta beneficia atletas com bom desempenho olímpico, mas que não têm condições de investir no talento, a disputar competições. Através do projeto, 10 atletas de melhor ranking em suas federações recebem R$1 mil cada, mensalmente, para ajudar nos custos de treinamento e competições.

O Bolsa Atleta é um passo significativo para o esporte olímpico e paraolímpico em Juazeiro e acontece de forma séria e organizada, com atletas escolhidos através de uma comissão julgadora – formada por profissionais ligados ao esporte – que analisa e contempla 10 atletas. 20% das bolsas são destinadas a deficientes físicos. O atleta, tendo recebido a bolsa, irá prestar conta de todo investimento.

A Prefeitura de Juazeiro foi pioneira na Bahia a iniciar o Bolsa Atleta, incentivando o esporte na cidade. Com o projeto, Juazeiro se torna referência no desenvolvimento de atletas de alto rendimento e motiva jovens e crianças a desenvolverem-se nas modalidades de suas aptidões.

Os atletas que estão com o pagamento da Bolsa em atraso, o que não é situação rotineira, irão receber até o final deste mês, com pagamento autorizado pela Secretaria de Finanças.

Ascom seculte
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 16:03

Rocinha: música que educa e torna uma pessoa do bem

A Orquestra de Câmara da Escola de Música da Rocinha, Comunidade do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em agosto de 2012 quando a escola começou a oferecer cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trompa e trombone, para jovens, inicialmente abrindo poucas vagas, mas já realizando ensaios visando às apresentações públicas.

Catorze desses jovens talentos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro vão realizar um sonho: se apresentar em espaços consagrados para a música clássica, na Europa. O repórter Danilo Vieira, da Rede Globo acompanhou o último ensaio antes da viagem.

Ler Matéria Completa
Rede Globo/Fantástico
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 15:33

Encerramento do Festival de Teatro Wellington Monteclaro é marcado por emoção e alegria

O encerramento da segunda edição do Festival Wellington Monteclaro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, na noite deste domingo, 15, no Centro de Cultura João Gilberto, foi marcado pela emoção e alegria. O Secretário Sérgio Fernandes e o Deputado Estadual Roberto Carlos estavam presentes.

A premiação foi feita com troféu: melhor ator para José Lírio Costa, de 3x Plínio Marcos; melhor atriz para Juliene Moura, de Chico e Flor e melhor direção para 3x Plínio Marcos. Júri popular indicou a convidada Antonio Meu Santo. O troféu do terceiro melhor espetáculo ficou com Sítio do Pica Pau Amarelo. Segundo melhor espetáculo foi para Chico e Flor e melhor espetáculo para 3x Plínio Marcos. A mãe de Wellington Monteclaro, Dona Dalva, também recebeu um troféu em homenagem ao seu filho.

O troféu foi desenhado pelo artista plástico Iehoshua Iahueh e homenageava artistas juazeirenses que têm sua história marcada pela arte: troféu Lucien Paulo, troféu Cláudio Damasceno, troféu Devilles, troféu Esmelinda Pergentino, troféu Bebela, troféu Samuel Leite, troféu Hertz Félix.

Ler Matéria Completa
Por Ramáiana Leal/SECULTE
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 15:03

Encontro da indústria e comércio da Bahia reuniu mais de 2 mil pessoas

O setor atacadista e distribuidor do Nordeste, que movimenta mais de R$ 65,6 bilhões anuais, reuniu representantes das maiores empresas do ramo, no 1º Encontro dos Agentes de Distribuição da região, encerrado neste domingo (15) na Bahia. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas, incluindo representantes da indústria e do varejo, fornecedores, autoridades e lideranças ligadas às entidades do segmento.

Antônio Cabral, presidente da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (ASDAB), entidade anfitriã, destacou a importância do evento, que aconteceu conjuntamente com o 15º Encontro dos Agentes de Distribuição da Bahia. "Entregamos conhecimento, negócio e entretenimento equilibrado", afirmou, ao destacar as oito palestras realizadas e a Feira de Negócios, que contou com participação de 53 empresas dos setores industrial e de serviços.

Ascom-Bahia
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 13:30

Ritmo do Forró e emoção foram marcas do velório do empresário Neto Tintas

O ritmo do forró marcou no dia de ontem, domingo (15), o velório de Anésio Lino de Souza, 57 anos. O corpo do empresário Neto Tintas, como era conhecido, foi velado em cerimônia pelos sanfoneiros e comitivas dos grupos gonzagueanos de Belo Jardim e Garanhuns, além do Grupo Gonzagão de Juazeiro. O sobrinho de Luiz Gonzaga, o músico Fausto Piloto, esteve presente na cerimônia. Centenas de pessoas foram se despedir de Neto, além das autoridades: Prefeito Paulo Bonfim, ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, deputado Roberto Carlos, deputado Zó, ex-deputado Pedro Alcantara, vereadores, representantes da CDL de Juazeiro e Petrolina e liderenças comunitárias.

O radialista Laetson Silva, do Grupo Luiz Gonzaga de Belo Jardim, destacou a vida de Neto, apoiada na causa da música nordestina. A Câmara de Vereadores de Exu, havia aprovado no último mês de julho, por unanimidade o título de cidadão da terra do cantor Luiz Gonzaga e que não foi recebido em vida. A família pretende receber o título ainda em data a ser confirmada. Neto Tintas era o padrinho do Projeto Amigos de Luiz Gonzaga, que tem o objetivo de plantar árvores nativas na região do Vale do São Francisco e Araripe.

.O enterro foi realizado às 18h. Ao som da sanfona todos cantavam Ave Maria Sertaneja.

Redação blog Foto: Ricardo Banana
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.