Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 16 de Agosto de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 16 de Agosto / 2017 às 19:23

Greve ameaça assembleia dos professores da UNEB

A assembleia geral dos professores da Uneb foi marcada para esta quinta-feira (17), às 14h, no auditório da ADUNEB, no Campus I, em Salvador. Em pauta estará a discussão sobre o indicativo de greve da categoria docente, o que significa o primeiro passo para a deflagração da greve por tempo indeterminado. 

A diretoria do sindicato informa que, lamentavelmente, a assembleia não poderá ser transmitida por videoconferência aos campi do interior, pois o sinal disponibilizado pela Uneb já será utilizado em outra atividade da universidade.
 
De acordo o Fórum das Associações Docentes (ADs), que reúne representações das ADs de Uneb, Uefs, Uesc e Uesb, motivos para a deflagração da greve por tempo indeterminado não faltam. Desde 19 de dezembro do ano passado, o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) tenta iniciar a negociação da pauta de reivindicações. Apesar de receber os professores, os representantes de Rui Costa dizem não como resposta e afirmam não estarem autorizados a negociar.

Segundo o sindicato há mais de dois anos o governo não paga a recomposição inflacionária a quase 300 mil servidores públicos do estado. Na prática, isso significa aproximadamente 20% de prejuízo no bolso do trabalhador e no orçamento familiar de milhares de servidores, que possuem o direito de receber o recurso.

Ascom-Uneb
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 18:00

Projeto Arte da Palavra será encerrado nesta quinta-feira 17, no Sesc Petrolina

Petrolina recebe na quinta-feira 17, às 16h, na biblioteca da Universidade de Pernambuco (UPE), às 16h e  20h no Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc, a última etapa do projeto Arte da Palavra. Participam do Circuito de Oralidade os escritores Henrique de Medeiros (MS), conhecido por seus poemas e crônicas, e Antônio Moura (PA), poeta premiado internacionalmente. 

O projeto é desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc e visa divulgar a literatura no Brasil, facilitando o acesso da população à obra literária. As ações incluem a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e a fruição literária. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 16:30

Incra lança edital e convoca assentados que abandonaram lotes da reforma agrária

A Superintendência Regional do Incra, na Bahia, publicou  edital de convocação de 237 beneficiários da reforma agrária, que devem justificar as ausências nos lotes, no prazo de 30 dias. O objetivo é regularizar a situação ocupacional de 21 assentamentos rurais, localizados em 18 municípios baianos. 

As defesas devem ser encaminhadas à Divisão de Desenvolvimento da regional baiana, situada na Avenida Ulisses Guimarães, 640, Sussuarana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  Informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3505-5362.

Ler Matéria Completa
Ascom Incra-Bahia
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 15:00

Vereador de Petrolina denuncia atraso do salário das merendeiras do Estado e Gerência Regional de Educação garante que paga

O vereador Gabriel Menezes denunciou que após receber ligações de merendeiras das escolas estaduais em Petrolina, relatando que estão há três meses sem receber os salários, esteve  na GRE (Gerência Regional de Educação) e constatou a veracidade dos fatos ao conversar com a gestora Anete Ferraz.

Segundo Gabriel, o fato foi relatado a gestora quanto as dificuldades enfrentadas pela classe como contas atrasadas, falta de mantimentos e até água e luz cortadas, em alguns casos. A professora Anete relatou que “das 155 profissionais na cidade, 61 estão com os salários atrasados, sendo 10 destas, por problemas em suas contas bancárias, e que a Secretaria Estadual de Educação já estaria tomando todas as providências para sanar o problema”.

O motivo seria a saída da empresa  terceirizada, que deixou de atender as escolas de Petrolina no final de abril, ficando os salários de maio, junho e julho, sob a responsabilidade direta da Secretaria. O vereador revela que também questionou a informação de algumas merendeiras terem assinado recibos de pagamentos que não foram realizados. A resposta foi que seria um procedimento necessário, para que as ordens de pagamento pudessem ser programadas.

Anete Ferraz, informou que desde 1º de agosto, uma outra empresa teria assumido os postos de trabalho, mantendo todas as profissionais e que não existe risco das merendeiras não receberem os meses em atraso. “A gestora garantiu que tudo será pago”, finalizou Gabriel.

Redação Blog/Ney Vital
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 13:30

Técnico da Comissão da Bacia do Rio São Francisco mostra nas redes sociais a agonia do Velho Chico

O secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva, que é pós-graduando em Perícia e auditoria ambiental, mostrou em sua rede social uma realidade que traduz a agonia do Rio São Francisco. De acordo com o técnico quem passa pela Ponte Dom Pedro I em Paulo Afonso-Bahia na divisa com Delmiro Gouveia-Alagoas e contempla o Rio São Francisco em seu leito natural, acha que a mesma quantidade de água sai de Xingó para abastecer o Baixo São Francisco que compreende os estados de Alagoas e Sergipe. Não sai a mesma quantidade.

"Engano, olhem a pequena quantidade de água que sai de Xingó e a retirada de todos os usos até a Foz em Piaçabuçu e reflitam o que o Baixo São Francisco vem passando", diz Almacks, ressaltando que entre Paulo Afonso e Xingó está o Lago de Itaparica que devia mandar água para o Eixo Leste da Transposição e com a percolação da água em Leito de Aluvião no rio Paraíba.

Almacks revela que a evapotranspiração nos lagos artificiais construídos e o roubo de água para irrigação no percurso da água até o Boqueirão (Campina Grande-Paraíba), deixa mais de 700 mil pessoas em stress hídrico sem receber água para dessedentação humana e compromete todo o Baixo São Francisco e o próprio Eixo Leste.

Facebook/Fotos Almacks Luiz Silva-CBHSF
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 12:32

Programa estadual vai levar atividades físicas e lazer para 78 municípios baianos

Mais saúde e qualidade de vida através da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, no interior e na capital. É com esse objetivo que o Governo do Estado lançou, na manhã desta segunda-feira (14), o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Bahia - Esporte, Diversão e Lazer para Você, que vai instalar 100 núcleos em 78 municípios baianos. A ideia é levar esportes e outras atividades para 40 mil pessoas, de todas as idades, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência. São mais de R$ 18 milhões em investimentos, através de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Ministério do Esporte, para atender a 25 territórios de identidade, cerca de 400 pessoas por núcleo, que começam a ser implantados até o próximo mês.

"Anunciamos hoje uma parceria para 78 municípios baianos e eu gostaria de convidar a cada prefeito a abraçar esse programa como seu. Porque acreditamos que a prática esportiva e a cultura são para a juventude, mas sem esquecer aqueles que estão na melhor idade. Eu assumi compromissos importantes nesse sentido, como os centros de treinamento de canoagem, que estarão em construção no interior, e ainda este ano esperamos lançar o centro de treinamento de boxe na Cidade Baixa. Estamos estimulando e capacitando para a prática esportiva, como fator importante para levar saúde e afastar a juventude da violência", afirmou o governador Rui Costa.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 11:23

Revitalização da Filarmônica 15 de março completa dois meses

O Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de Março (PRF-15 de Março) é um planejamento feito por um grupo de pessoas ligadas ao Distrito de Barro Vermelho em Curaçá-BA. Visa dar continuidade a essa Banda que foi fundada naquele Distrito há 100 anos. No último dia 10 de agosto, sob a regência do Maestro Firmino, completaram-se dois meses de aulas práticas e teóricas de música, em Barro Vermelho, e na cidade de Juazeiro, onde também há uma turma (todos os alunos são descendentes de Barro Vermelho).   

De acordo com o Maestro Fred Dantas, um dos integrantes do Projeto, o processo como um todo é positivo. "A retomada partiu de um grupo organizado de parentes, aderentes, gente ligada à cultura musical e humanista do Barro Vermelho, sem participação inicial de instituições oficiais, foi dentro da comunidade. Outra coisa afirmativa é que esse ressurgimento tem passado pela recuperação de partituras e memórias musicais que enfim vão interessar não somente ao local, mas a toda banda de música que cria seu repertório, com músicas criadas em homenagem a datas, fatos e pessoas". Dantas também evidencia o trabalho já feito nos dois meses: "tem se dado pelo sopro de crianças e adolescentes, começando 'do nada' pela batuta do mestre Paulo Firmino. As flautinhas logo cederão lugar aos instrumentos profissionais e veremos, com as bênçãos de Deus e São João Batista, protetor de Barro Vermelho, a sua centenária Filarmônica desfraldar pelas ruas seus dobrados, marchinhas da tradição local e as novas criações que haveremos de fazer surgir", completou o Maestro.

Ler Matéria Completa
Por Maurízio Bim Fotos: Zaide Ribeiro
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 09:00

Auditoria Especial do TCE/BA examinará contratos do Instituto Cathedra e Fundação ADM com Governo do Estado

Por decisão unânime dos conselheiros presentes à sessão plenária desta terça-feira (15.08), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) determinou a instalação de Auditoria Especial para um completo exame de todos os contratos firmados pelo Governo do Estado com o Instituto Cathedra e a Fundação ADM, entre os exercícios de 2013 e 2016. A decisão do plenário do TCE/BA teve como base uma série de indícios de graves irregularidades apontadas pelos auditores da Corte de Contas durante auditoria na Bahia Pesca, unidade vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), realizada entre janeiro e julho de 2016, além de denúncias envolvendo as duas entidades, publicadas em grandes veículos de comunicação.

Ler Matéria Completa
Ascom TCE-BA
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 08:23

TV CAATINGA DA UNIVASF FIRMA PARCERIA COM A TV ESCOLA DO MEC

A RTV Caatinga é uma Web TV universitária (Univasf) que produz conteúdo educativo e jornalístico na região do semiárido de Pernambuco, Bahia e Piauí. Fabíola Moura, coordenadora de programação e jornalismo da TV, e Jaldo Lopes, diretor técnico, fizeram uma visita nesta terça-feira (15/08) aos coordenadores da TV Escola do MEC para discutir um intercâmbio de produções entre as emissoras.

publicado em 16 de Agosto / 2017 às 08:00

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro realiza visita técnica à Fazenda Icó

Vista como modelo na plantação de forragens como palma, sorgo, milho, guandu e mandioca, a Fazenda Icó localizada no distrito de Itamotinga, recebeu nesta terça-feira (15), a visita do secretário Tiano Félix acompanhado da equipe técnica de agricultura da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro

“Hoje viemos conhecer a dinâmica trabalhada aqui com o objetivo de firmar parceria através dos trabalhos voltados ao setor de caprinos, bem como estendê-los a outras regiões da zona rural do município. O papel da ADEAP é fomentar a cadeia e buscar com o apoio de instituições e órgãos, potencializar o desenvolvimento do setor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ASCOM ADEAP
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 07:30

Exclusivo: Conselho Regional de Medicina interdita duas Unidades Básicas de Saúde em Petrolina: Posto Saúde de Pedrinhas e Bebedouro

A plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) homologou na plenária geral, o indicativo de interdição ética das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pedrinhas e Bebedouro, localizadas em Petrolina. A decisão foi tomada após fiscalização do Conselho solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).  A interdição ética deve ser publicado hoje no Diário Oficial, e ocorrerá por falta de adequação do ambiente físico e de edificações que permitam o trabalho médico com salubridade, segurança e inviolabilidade do sigilo profissional.

A partir do indicativo a gestão das unidades terá que apresentar em até 30 dias um cronograma de regularização, de acordo com as considerações do relatório de fiscalização do Cremepe. O Sindicato dos Médicos realizou uma assembleia em Petrolina onde ficou deliberado que solicitaria ao Cremepe a fiscalização das unidades básicas da Zona Rural do município denunciadas por não apresentarem condições de trabalho para o exercício da medicina. 

O Conselho recebeu a solicitação em 19 de julho fiscalizou as quatro unidades solicitadas, destas, duas indicou a interdição ética dos serviços. Baseado na Resolução CFM Nº 2062/2013 os “estabelecimentos médicos de qualquer natureza, quando não apresentarem condições mínimas exigidas para o exercício ético da medicina estabelecidas na Resolução N° 2056/2013 e de atendimento adequado para população podem ser passiveis de interdição ética”.

A Unidade Básica de Sáude Bebedouro, localizada na Vila Núcleo 2 já foi  interditada em novembro de 2015 após desabamento. Os funcionários foram realocados para outra estrutura em 2016 com nova interdição por desabamento. Até que em março deste ano (2017) a unidade passou a funcionar em duas salas improvisadas. A primeira funciona o pré-atendimento, atendimento de enfermagem, vacinas, farmácia, prevenção, arquivo e administrativo. A espera para consulta é na calçada, com marcação em área aberta na frente da unidade onde só existe uma banca e duas cadeiras.

O Blog Geraldo José enviou solicitação à Prefeitura de Petrolina para esclarecer quais medidas serão tomadas pela secretaria de saúde e a Secretaria de Comunicação como sempre não se manifestou.

Ascom-Cremepe
publicado em 16 de Agosto / 2017 às 06:45

Bispo emérito de Petrolina destaca grande número de fiéis na festa da padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos

No final da tarde desta terça-feira, 15, a comunidade católica de Petrolina, participou mais uma vez em grande número de fiés da Procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A procissão percorreu as princcipais ruas da cidade. As homenagens à Nossa Senhora Rainha dos Anjos iniciaram no dia 5 deste mês, com as novenas percorrendo as comunidades da Zona Rural e da Zona Urbana do município. Este ano o tema foi “Rainha dos Anjos no Coração de Petrolina: bênção, carinho e proteção!”. O Bispo emérito da Diocese de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias destacou o crescimento da festa ao longo dos anos. 

Redação blog
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 22:04

Secretária de Saúde de Juazeiro recebe representantes da Estácio

Na manhã desta terça-feira (15), a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, recebeu representantes da Estácio, com objetivo de alinhar os principais requisitos para autorização do curso de medicina da Faculdade Estácio de Juazeiro. A previsão é que o MEC avalie o município na segunda quinzena de outubro.

Na ocasião, a secretária salientou que o município já está adequado à maioria das solicitações. “Não mediremos esforços para ajustar o que ainda é preciso, para que possamos atender a esse anseio da população. A vinda de uma faculdade desse porte para o município traz não só educação e formação de profissionais, mas também um desenvolvimento social e econômico para a cidade”, destaca.

Ler Matéria Completa
Andréa Meireles/PMJ
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 21:45

Comissão debate propostas para coibir maus-tratos contra os animais

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública amanhã, quarta-feira, às 14h, sobre dois projetos de lei que punem os maus-tratos contra animais. Foram convidados para a audiência pública representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da Ordem dos Advogados do Brasil. Também devem participar o juiz Anderson Furlan Freire da Silva, do Tribunal Regional Federal de Maringá (PR); a advogada Danielle Tetü Rodrigues, autora do livro O Direito & Os Animais e Carlos Franco, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne.

O projeto que tramita no Senado Federal estabelece obrigações para pessoas físicas ou jurídicas que mantêm animais. Entre elas estão garantir alimentação, abrigo e espaço adequados; assegurar cuidados e medicamentos quando necessário; e promover imunização contra doenças infecciosas.

O projeto proíbe qualquer forma de maus-tratos aos animais e estabelece mais de 20 condutas consideradas ilegais, tais como agredir fisicamente; abandonar; deixar de prestar assistência veterinária; enclausurar juntos animais que se agridam fisicamente; e submeter animal a esforço físico por mais de seis horas consecutivas sem descanso.

Também é proibida a utilização de animais em atividades de ensino, pesquisa e testes laboratoriais que visem à produção e ao desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal. O projeto veda ainda a exibição de animais em circos e a realização de rodeios, touradas e vaquejadas. O projeto prevê punições para quem maltratar os animais, como advertência, prestação de serviços, multa, apreensão temporária e até a perda definitiva do animal vítima de maus-tratos.

"Tidos como objetos, muitos animais domésticos são abandonados à própria sorte nas cidades, sem que haja punição àqueles que tratam os animais como mercadorias descartáveis. O bem-estar animal se reflete na sadia qualidade de vida humana", afirma Gleisi Hoffmann na justificativa de seu projeto.

Ascom/Agência Senado
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 21:00

Educação Ambiental da SEMAURB participou da feira de caprinos e ovinos em Massaroca

No último fim de semana a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) esteve com a equipe da Educação Ambiental no Distrito de Massaroca participando da X feira de caprinos e ovinos, oportunidade em que apresentou a comunidade informações sobre como cuidar do meio ambiente e a importância de arborizar a cidade.

A ação contou com o plantio e distribuição de mais de 50 mudas nativas e entrega de panfletos. Para a agricultora Maria José é interessante o trabalho de cuidar do meio ambiente. “Sabemos que a poluição está tomando de conta do planeta e se não cuidarmos não teremos o que deixar para os nossos filhos e netos. Eu cuido do espaço onde vivo e tenho certeza que se todos fizeram um pouco, isso tudo muda”, explicou.

O Secretário Agenor Souza reforçou o trabalho que a Educação Ambiental está promovendo na sede e nos distritos. “Estamos trabalhando para conscientizar a população que o meio ambiente precisa de nossa ajuda, um simples cuidado com a separação de resíduos sólidos, plantar e cuidar de uma árvore já muda o espaço onde vivemos, por isso a importância de estarmos distribuindo mudas nativas, pois precisamos reflorestar o nosso meio, só assim para termos um ar mais limpo e uma melhor qualidade de vida”, expressou o secretário.

Débora Sousa/ SEMAURB
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 20:05

JUAZEIRO: Secretaria de Gestão de Pessoas realiza homenagem aos pais

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas, realizou nesta segunda-feira (14), uma série de atividades em homenagem aos pais e contou com a participação de servidores de todas as secretarias municipais.

A programação do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude, incluiu a palestra “O desafio de ser pai no mundo atual”, ministrada pelo professor Alessandro Brito, sorteios, entrega de brindes e confraternização.

“Desde o início da nossa gestão a valorização do servidor tem sido uma prioridade para o governo em diversos aspectos, tanto no estímulo à formação e capacitação, quanto na estruturação das carreiras. É uma satisfação também aproveitar o Dia dos Pais para homenagear esses pais servidores” disse a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho.

Para o servidor da Secretaria de Administração, Jairo Ribeiro Silva, o evento foi uma demonstração de carinho. “Fiquei muito emocionado com o acolhimento de toda a equipe da secretaria de Gestão de Pessoas e com a palestra do professor Alessandro, que nos fez refletir sobre o que é ser pai, e também sobre o que é ser filho”, avaliou

Eneida Trindade/PMJ
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 19:24

Hidrômetros furtados do SAAE são encontrados em ferro velho de Juazeiro

Uma média de 20 hidrômetros, utilizados para medir o consumo de água nas residências, são furtados diariamente em Juazeiro, causando um enorme prejuízo para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE. E foi em um ferro velho no bairro D. José Rodrigues que a Polícia Civil localizou na manhã desta terça-feira (15), 39 hidrômetros de propriedade do SAAE, furtados nos bairros Malhada da Areia, Argemiro e Codevasf.

A comerciante Valdiene Barbosa da Silva, dona do Sucatão Eloarda deverá ser indiciada por receptação de equipamento público e formação de quadrilha. “Começamos a investigar depois de observar o número de ocorrências de furto de hidrômetros. Acreditamos que o furto seja praticado por usuários de drogas que vendem o equipamento a R$ 5 o quilo. Vamos continuar as buscas para identificar outros estabelecimentos que estejam receptando este material”, completou o delegado Reginaldo César.

A direção do SAAE acredita que essa prática vem se tornando comum nos bairros periféricos de Juazeiro pelo valor comercial do bronze existente nos hidrômetros e a preocupação é de que, além do prejuízo material há também o desperdício de água. “Quando o medidor é arrancado a tubulação acaba quebrando e jorrando água. Agradecemos à Policia Civil pelo apoio que sempre tem dado às equipes do SAAE quando solicitada para ações desse tipo. Orientamos a todos os usuários que tenham seus hidrômetros furtados a fazerem o Boletim de Ocorrência na  delegacia para facilitar o trabalho da policia, e o SAAE possa fazer a reposição do medidor”, explica Joaquim Neto, diretor do SAAE.

Antônio Pedro/Ascom SAAE
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 19:00

Alex Tanuri apresenta Moção de Aplausos para Desportiva Juazeirense

O vereador, Alex Tanuri (PSL), apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (14/08), Moção de Aplauso à Desportiva Juazeirense pelo acesso, pela primeira vez, à Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino em 2018. A conquista foi concretizada no último domingo, quando o Cancão de Fogo superou por 4 a 1 no placar agregado o América (RN).

Eudes Sampaio Assessoria CMJ
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 18:01

Universidade Federal da Bahia abre inscrições para concurso público

Após adiamentos, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu inscrições para concurso público da instituição. O edital do certame foi lançado em agosto de 2016, mas o prazo de inscrição foi alterado quatro vezes, atrasando a seleção. Foram alteradas, por exemplo, o número total de vagas, que passou para 249. São oportunidades em 70 áreas para quem tem ensino fundamental, médio e completo. 

Com as mudanças, os candidatos agora têm até 14 de setembro para se cadastrar no site da instituição. A taxa de incrição é entre R$ 60 e R$ 100. Os salários podem variar entre R$ 1.945,07 a R$ 8.364,32.

Ascom UFBA
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 17:30

Curaça se prepara para a primeira colheita de uva

Numa área distante 04 km do centro de Curaçá-BA, foi implantado um vinhedo, com o objetivo de produzir vinhos de altíssima qualidade, com uvas a serem colhidas nos meses de junho-julho de cada ano: Vinum Sancti Benedictus!

Dos três hectares destinados ao plantio, 01 já está implantado, com seis variedades destinadas a vinhos tinto e branco:  Malbec, Syrah, Tannat e Tounriga Nacional (para tintos) e Chardonnay e Sauvignon Blanc (para brancos), que terão colheita experimental, provavelmente, em meados de outubro deste ano. Além dessas espécies, há, ainda, a Petit Verdot. 

José Figueiredo, sommelier de renome nacional, registrado na Associação Brasileira de Sommelier, autor do livro Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos - que fala dos atores responsáveis pela introdução de vinhos na região e gerente executivo do projeto, ressaltou que a Malbec é pioneira na região e que a Chardonnay foi plantada por sua insistência, por acreditar no potencial dessas duas variedades para elaboração de vinhos de excelente padrão. O empresário Rui Xavier, de Ipojuca-PE, também participa do empreendimento, sendo o responsável pelas finanças. 

O vinhedo é acompanhado pelo enólogo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa, que norteou a indicação das variedades, acompanhou os testes de adaptação e comanda as orientações técnicas. Para Giuliano Pereira, o vinhedo está se desenvolvendo dentro do programado e acredita que será um empreendimento de sucesso e disse que está muito animado com a colheita experimental, quando se fará uma avaliação mais abalizada da produção.

Giuliano frisa que esse empreendimento poderá alavancar o desenvolvimento do turismo em Curaçá, contribuindo, principalmente, para economia do município, quando atrairá pessoas de todas as regiões do Brasil.  Sobre o nome do projeto, Figueiredo disse que é uma homenagem a São Benedito, copadroeiro de Curaçá (o Padroeiro do município é Bom Jesus da Boa Morte), após ler sua história e se emocionar com sua trajetória de doação e solidariedade.

"Este é um sonho de vida na busca do vinho perfeito", finalizou Figueredo".

Ascom-Embrapa
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 17:00

Organizadores avaliam positivamente a X Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca

Cinquenta criadores de cabras e ovelhas participaram como expositores na X Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca, 62 km de Juazeiro. A feira que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM), atraiu pessoas de vários municípios baianos, superando as expectativas dos organizadores.

Segundo Josevane Santos, presidente do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM) as feiras anteriores eram voltadas basicamente para o melhoramento genético com ênfase para a comercialização de matrizes leiteiras e essa foi também direcionada à comercialização de carne. “O produtores estão com dificuldade de vender seus animais de corte, por isso passamos a dar uma atenção especial a eles”, destacou.

O produtor Marcos Paulo Soares que expôs animais da raça Dorper, destacou a importância do evento. “Participar dessas feiras é de grande importância, pois é uma oportunidade de expor os animais e mostrar que a nossa região tem um potencial incrível, além de ser vitrine para exemplares de diversas raças”, observou.

Ler Matéria Completa
Ascom ADEAP-Lene Radina
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 15:35

Oficina preparatória discutirá ações para o 8º Fórum Mundial da Àgua

Nesta terça-feira (15 de agosto), em Recife (PE), será realizada uma oficina preparatória do Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água, evento que acontece no próximo ano, em Brasília (DF). A oficina tem como objetivo colher contribuições para o evento maior. A oficina acontece no período da tarde e noite.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema, tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

Além de Recife, também serão realizadas oficinas nas regiões Norte (Belém/PA, 18 de agosto); Sudeste (São Paulo/SP, 21 de agosto); Centro-Oeste (Brasília/DF, 22 de agosto); e Sul (Porto Alegre/RS, 24 de agosto).

Ascom/Cbhsf-Delane Barros. Foto: Joao Zindair

Ascom/Cbhsf-Delane Barros. Foto: João Zindair
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 14:35

Chesf conclui obras de interligação de parques eólicos no Nordeste

Com investimentos de R$ 636 milhões, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu todas as obras de transmissão de energia elétrica necessárias para escoar a produção dos parques eólicos em operação no Nordeste. Pelas instalações da Chesf, foram adicionados ao Sistema Interligado Nacional – SIN um total de 2.895 MW, potência aproximada à da Usina de Xingó (SE/AL), a maior da Companhia.

As obras de transmissão concluídas são as chamadas ICGs – Instalações Compartilhadas de Geração, compreendendo linhas de transmissão e subestações, que transportam a energia suprindo as unidades consumidoras conectadas ao Sistema Interligado Nacional. Entre as mais significativas estão o conjunto ICG Pindaí II/Igaporã (1.163MW), na Bahia; ICGs Lagoa Nova (398MW) e Touros (158MW), no Rio Grande do Norte; além de Ibiapina (153MW), no Ceará.

Ler Matéria Completa
Ascom Chesf
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 14:00

Carteira Nacional de Habilitação vira realidade a partir de fevereiro de 2018

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a criação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A versão digital terá o mesmo valor jurídico daquela feita em papel e estará disponível a partir de fevereiro de 2018.

O modelo será disponibilizado para os celulares dos motoristas e a certificação será válida tanto por certificado digital como por QRCode, os códigos de barra que podem ser escaneados instantaneamente. Com isso, os agentes de trânsito ainda poderão acessar o histórico daquele motorista através de um aplicativo.

Os motoristas ainda terão acesso a versão em papel do documento e, aqueles que desejarem, poderão ter também a versão digital que será acessada através de uma senha pessoal. Para solicitar a CNH-e, o motorista precisará fazer um cadastro no Portal de Serviço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e confirmará seu email com a utilização de um certificado digital. O cadastro deve ser feito através de um equipamento que permita esse tipo de certificação ou em um posto do Detran.

O cadastro será ativado quando o usuário receber um link no email informado, onde será necessário fazer um login usando o aparelho celular. Após isso, será criada uma senha de segurança (PIN) para armazenar os dados com segurança e essa senha será usada todas as vezes que acessar a CNH-e.

Agencia Brasil
publicado em 15 de Agosto / 2017 às 13:30

Ministério Público vai notificar Prefeitura de Petrolina sobre melhoria dos boxes da Avenida Eraldo Gueiros

O processo de padronização das barracas de 18 comerciantes da Avenida Eraldo Gueiros, no Centro de Petrolina, tramita no Ministério Público desde 2014. Poder Executivo e Ministério Público discutem as obras daquela área, que tem como público consumidor de alimentos, passageiros e trabalhadores do transporte coletivo alternativo.  A proposta é construir boxes padronizados com recursos da Prefeitura e contrapartida dos comerciantes.

A Secretaria de Infraestrutura ainda está avaliando o projeto elaborada na gestão passada,  e pode refazer os orçamentos. A Vereadora Cristina Costa (PT), acompanhou dois representantes dos comerciantes das Eraldo Gueiros, numa reunião com promotora de justiça Ana Rúbia Torres, que está respondendo esta semana, pela promotoria de patrimônio público. 

Ler Matéria Completa
Ascom-Vereadora Cristina Costa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.