Apagão no Norte e Nordeste. Chesf apura extensão da queda de energia

Ao menos treze estados da região Norte e Nordeste ficaram sem fornecimento de energia elétrica na tarde desta quarta-feira. O "apagão" teve início por volta das 15h50 e atingiu os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe, Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. No Recife, o metrô ficou sem operar e os semáforos ficaram apagados. A operação das linhas Sul e Centro do metrô do Recife foi suspensa, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), afetando  400 mil passageiros.

Já a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) apontou para o registro de semáforos fora do ar em todas as zonas do Recife. No entanto, segundo o órgão, os equipamentos de fiscalização, como lombadas eletrônicas, possuem baterias e não tiveram a operação interrompida. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que enviou equipes técnicas para apurar as causas e extensão do ocorrido. Ainda não há previsão para a normalização do fornecimento.

A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que ainda apura a dimensão do problema e suas causas. Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte. A concessionária informou que outros Estados também registraram blecaute.
 
No Twitter, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), disse o 'apagão' foi causado por uma falha nos testes da linha de Belo Monte. A normalização pode demorar algumas horas visto que o processo é realizado em etapas.

Diário de Pernambuco