Blog do Geraldo José - DNIT realiza vistoria técnica na BR-235/BA
Vale do São Francisco - 24 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Março / 2017 às 17:30

DNIT realiza vistoria técnica na BR-235/BA

A Superintendência Regional do DNIT no estado do Bahia realizou, na última quarta-feira (15), uma vistoria técnica na BR-235/BA, rodovia que corta o norte do Estado. Os Lotes visitados foram os 1 e 2, que juntos vão da divisa da Bahia com Sergipe até Canché, e o 5, de Pinhões até Juazeiro. O objetivo da visita foi de fiscalizar as questões ambientais envolvendo a obra, além de também analisar o andamento do empreendimento.

A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), acompanhou toda visita. Em reuniões com os consórcios responsáveis pela obra em cada Lote, foi ressaltada a importância da obra seguir em conformidade com às legislações ambientais vigentes, como, por exemplo, a realização do plantio compensatório de árvores nativas, um dos requisitos da Licença Ambiental da rodovia que deve ser cumprida pelas construtoras.

"Avaliamos de forma positiva esta vistoria. Apresentamos as questões ambientais como um benefício que é, de forma que possa auxiliar nos processos do empreendimento e na qualidade da obra. Foi bom também para percebermos futuros problemas e já apresentarmos soluções para que tudo se resolva de forma mais rápida", ressalta José Henrique Silva, responsável pelo setor da desapropriação na Superintendência Regional do DNIT no estado do Bahia, que participou da vistoria.

A vistoria começou no Lote 5, que atualmente conta com cerca de 68 quilômetros asfaltados dos 75,40 quilômetros de extensão entre Pinhões e Juazeiro. Depois as equipes do DNIT e UFV seguiram para o Lote 2, onde conta com aproximadamente 60 dos 77,60 quilômetros de extensão já com asfalto, entre Canché e Jeremoabo. Por fim, foi vistoriado o Lote 1, que está com obras a todo vapor e possui 24 quilômetros asfaltados dos 79,30 de extensão, sendo que somente os 13 primeiros quilômetros estão finalizados com sinalizações horizontal e vertical definitivas.

As obras em quatro Lotes (1, 2, 4 e 5) da BR-235/BA que ligam os estados de Sergipe e Pernambuco começaram em 2014, totalizando 283,3 quilômetros – mais de 200 quilômetros já está asfaltado. O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população.

O Projeto de Implantação e Pavimentação é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Esta obra tem o acompanhamento da equipe da UFV, responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT.

Ascom
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.