Médicos de Petrolina realizam nova paralisação de advertência a partir de HOJE

Médicos que atendem à rede municipal de Petrolina realizam, a partir de hoje uma nova paralisação de advertência nos serviços de saúde do município, agora com uma duração de 72 horas. A medida foi deliberada na última Assembleia Geral, dia 11 de julho, quando a categoria rejeitou por unanimidade a contraproposta apresentada pela prefeitura. A ação tem o objetivo de alertar aos gestores municipais sobre a necessidade de avanços referentes à pauta de reinvindicações e suspende temporariamente os serviços eletivos e ambulatoriais da rede, mas sem alterações nos serviços de urgência e emergência – incluindo o Samu.

Neste primeiro dia de paralisação, os médicos vão realizar um abraço coletivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bebedouro, localizada na zona rural. O posto foi alvo de uma fiscalização conjunta entre o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), que constataram um local completamente abandonado e com os serviços funcionando em duas salas emprestadas. Os médicos se concentrarão na sede do Simepe em Petrolina a partir das 8h e, de lá, seguirão em ônibus fretado para o local. 

Na quarta-feira (26/07), os médicos realizam a Campanha "Doando Sangue pela Saúde", no Hemope da cidade. Neste ato, os profissionais vão participar de um mutirão de doação de sangue para ajudar o Hemope e toda a população que necessita de sangue. Por fim, na quinta-feira (27/07), os médicos realizam uma nova Assembleia Geral Extraordinária a partir das 10h, na sede do IGEPREV. Na oportunidade a categoria vai deliberar os próximos rumos do movimento.

Proposta

Os médicos de Petrolina reivindicam melhorias nas estruturas físicas das unidades e melhores condições de trabalho, regularidade da assistência farmacêutica e abastecimento de insumos, política de referência para especialistas, bem como reivindicam reajuste salarial escalonado, plurianual, de forma que haja recomposição dos salários hoje praticados na cidade, que encontram-se bastante defasados.

Assessoria de Comunicação do Simepe