Foram encontrados 595 registros para a palavra: doença

Higienizar as mãos é uma atitude que pode prevenir a proliferação de várias infecções e doenças

Higienizar as mãos é uma atitude simples, que pode prevenir a proliferação de várias infecções e doenças. Entendendo isso, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou, entre os dias 20 e 24 de maio, a primeira edição da Semana de Higienização das Mãos. A campanha foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 maio.

A proposta da Semana de Higienização das Mãos é compartilhar o aperfeiçoamento da técnica e da boa prática em saúde, que é higienizar as mãos de forma efetiva e eficaz, respeitando a técnica e o tempo recomendado. Para os cerca de 300 colaboradores que participaram das dinâmicas e oficinas, o evento foi importante para enfatizar os benefícios de manterem as mãos sempre higienizadas para evitarem contrair resfriado, gripe, conjuntivite e diarreia, entre outras doenças...

UPAE Petrolina marca presença no II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas na UNIVASF

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina se fez presente do II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, realizado nesta quinta-feira (23), no Cineteatro do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Representada pelo enfermeiro do Núcleo de Epidemiologia, Wanderson Lima, a UPAE contribuiu para as discussões que abordaram questões cruciais sobre doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase e arboviroses, além de outros temas relevantes para a saúde pública...

Participação da equipe do Núcleo Regional de Saúde Norte e Sesab no 2° Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco

No dia 22 de maio de 2024, ocorreu o II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco, no Cineteatro da UNIVASF, Campus de Petrolina-PE. O evento foi organizado em parceria do Núcleo Regional de Saúde Norte, 8ª Gerencia Regional de Saúde de Petrolina e a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Na ocasião, tiveram presentes Dra Rivia Barros, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, onde representou a Secretária de Saúde do Estado da Bahia; Dr. Pedro Alcântara, Diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte; Helder Coutinho, Coordenador do CIEVS Regional Norte; Eleuzina Falcão, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis; e Vânia Rebouças, Coordenadora do Programa de Imunização do estado da Bahia. ..

Estado confirma 10 mortes de crianças por doenças respiratórias e tem 90 menores esperando leito de UTI

Dez crianças morreram, este ano, em Pernambuco, em decorrência de casos de  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação foi repassada, nesta quarta (22), por meio de nota, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).  Em 2024, até esta quarta, a SES-PE disse ter registrado 1.675 casos de doenças respiratórias. 

De acordo com a secretaria, em 2023, foram registradas 39 mortes, entre janeiro e abril. Também confirmou que 90 crianças aguardam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São 68 pacientes aguardando vaga de UTI Pediátrica e 22,  em UTI Neonatal, em todo o Estado. ..

Pré-eclâmpsia: doença é a principal causa de morte materna e fetal no mundo 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG), 80 mil mortes maternas e 500 mil mortes de fetos ocorrem anualmente, em todo o mundo, decorrentes de doenças hipertensivas na gravidez. Os números são alarmantes e podem ser explicados pela principal causa: a pré-eclâmpsia, doença potencialmente perigosa caracterizada pela pressão arterial elevada (acima de 140/90 mmHg) após a 20ª semana de gestação.

Ainda segundo os dados, estima-se que a doença atinja cerca de 1,5% das gestantes no Brasil, com a prevalência e a mortalidade materna variando de acordo com as condições socioeconômicas da população. Essa doença pode acontecer em qualquer gestação durante a segunda metade da gravidez e com duração dos sintomas até seis meses após o parto. ..

Adesivaço conscientiza a população sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Um adesivaço realizado nesta quinta-feira (18) no Centro de Juazeiro chamou a atenção das pessoas para a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir as doenças transmitidas por ele. Com o tema "Toda gente contra a dengue – xô mosquito", a equipe da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), orientou a população e entregou adesivos com a marca da campanha.

De acordo com a assessora pedagógica da Seduc, Andrea Nascimento, a iniciativa é parte de uma mobilização que vem sendo realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino. "Estamos trabalhando em todas as unidades escolares do município para combater o mosquito e reduzir os números da dengue em nossa cidade. O objetivo é refletir sobre as necessidades das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito", pontuou Andrea...

DENGUE: Bahia está entre as cinco unidades da federação com tendência de alta nos casos da doença

O número de casos de dengue está em queda em 10 estados brasileiros. E em estabilidade em outros 12 estados. A Bahia está entre as cinco unidades da federação com tendência de alta da dengue. Desde o começo do ano, 138,2 mil pessoas foram infectadas pela doença no estado. Na 15ª semana epidemiológica (período de 7 a 13 de abril), as autoridades de saúde contabilizaram 5,2 mil casos. Até agora, 45 mortes foram confirmadas em decorrência da dengue.

Os outros estados com tendência de alta são: Ceará, Maranhão, Paraná e Sergipe...

II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco acontece em maio na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN), realizará o II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco no dia 22 de maio. O evento acontecerá a partir das 8h, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), e abordará aspectos epidemiológicos, clínicos e políticas públicas para o enfrentamento dessas doenças. O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da saúde, gestores e interessados no tema. Para participar é necessário realizar inscrição prévia até o dia 3 de maio.

Os interessados devem se inscrever através do preenchimento de um formulário eletrônico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes. A programação do Simpósio é composta por palestras que abordarão temas atuais e importantes na área das doenças infecciosas e negligenciadas. O evento terá palestrantes de setores estratégicos das Secretarias de Saúde dos estados de Pernambuco e da Bahia. Também contará com participação de pesquisadores da Univasf e da Universidade de Pernambuco (UPE), além de profissionais da saúde especialistas na área...

Júlio Lóssio Filho diz que rezou e perdoa radialista que insinuou que ex-prefeito Júlio inventou doença

Repercute nas redes sociais a nota postada, na última segunda-feira (8), de Júlio Lóssio Filho, filho do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, repudiando as falas do radialista e publicitário Carlos Britto, que, na leitura de Lóssio Filho, teria insinuado que seu pai poderia estar "inventando uma doença para se beneficiar politicamente nas próximas eleições”.

A fala de Carlos Britto foi dada durante o programa de Rádio, na Grande Rio AM. ..

Vacinação contra febre aftosa será suspensa em 16 estados e no DF, a partir de 2 maio; Brasil reconheceu as regiões como livre da doença

O Brasil reconheceu nacionalmente 16 estados e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa. A partir de 2 de maio, a vacinação nessas unidades da federação será suspensa, conforme determina a Portaria nº 665, de 21 de marços de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O advogado especialista em direito animal Luciano De Paoli explica que a febre aftosa é uma doença que acomete animais de casco fendido — que o separa do chão —, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Por não ter tratamento, o especialista conta que esses animais acabam prejudicados...

Sobe para 21 número de mortes por dengue na Bahia; 285 cidades enfrentam epidemia da doença

A dengue segue fazendo vítimas na Bahia. Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou a 21ª morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O novo caso foi registrado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 285 municípios estão em estado de epidemia (68% das cidades), entre eles a capital Salvador. Outras 45 cidades estão em risco e 12 em estado de alerta...

Sobe para 20 número de mortes por dengue na Bahia; 272 cidades enfrentam epidemia da doença

A dengue segue fazendo vítimas na Bahia. Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou a 20ª morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios estão em estado de epidemia (65% das cidades), entre eles a capital Salvador. Outras 34 cidades estão em risco e 7 em estado de alerta...

Hospital Dom Malan em Petrolina reforça equipe de pronto socorro infantil por causa do aumento de doenças respiratórias

A vendedora Lara Rodrigues, de 29 anos, está há três dias com a filha Luna, de 3 anos, internada no Pronto Socorro Infantil do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. "Ela nunca tinha tido cansaço respiratório. Começou com tosse, febre e a respiração foi ficando ofegante. Precisei vir para a urgência no sábado e quando fizeram o raio x aqui no hospital, viram que ela está com pneumonia e foi logo recebendo oxigênio, " contou a mãe de Luna.

Também atendida no Pronto Socorro, está Ágata Vitória, de 1 ano e dois meses. A mãe, Andreza Evangelista, 19 anos, conta que a filha começou a apresentar sintomas de gripe. " Ela começou com uma coriza, depois veio tosse, cansaço respiratório e eu trouxe para o Hospital Dom Malan."..

Sobradinho: Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e combate à dengue no  dia D de mobilização contra à doença

Com o objetivo de reforçar seu plano de ação para controle, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, mobilizou as equipes de endemias e o departamento da Segurança de Saúde na campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A ação buscou intensificar a fiscalização urbana, promover a limpeza em áreas estratégicas do município, além de realizar ações de visitas domiciliares, para orientações e eliminação de focos...

"Vamos precisar de todo mundo": Sobradinho intensifica campanha de enfrentamento a dengue e passa a emitir boletins com registros de casos; até o momento não há registro da doença no município

A Bahia tem registrado um grande aumento no número de casos confirmados pela dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, houve um crescimento de 169% nos registros em relação ao mesmo período de 2023.

Ainda segundo informações da Sesab, nesta sexta-feira (1°), foi registrado mais um óbito em decorrência da dengue no estado. Já são oito mortes confirmadas pela doença em 2024...

Doenças Raras: Hospital Dom Malan em Petrolina é referência para pacientes no Sertão de Pernambuco

Neste dia 29 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. No Sertão de Pernambuco, o Hospital Dom Malan é referência no atendimento a crianças e adolescentes com esse tipo de diagnóstico. Foi nesta quinta-feira, que encontramos na enfermaria pediátrica, , Maria Luiza dos Santos, de 16 anos, moradora do bairro São Gonçalo em Petrolina, que sofre de Mucopolissacaridoses (MPS), conhecida também como Síndrome de Morquio, que são doenças genéticas raras que afetam a produção de enzimas – proteínas fundamentais para diversos processos químicos no organismo, cuja falta pode provocar vários transtornos. Os sintomas incluem baixa estatura, abundância de pelos, rigidez das articulações dos dedos e face com traços grosseiros. Uma vez por semana ela vem tomar a medicação no HDM Ismep.

Maria Luiza recebeu o diagnóstico no HDM Ismep quando tinha 2 anos e seis meses de vida. "Quando Maria Luiza chegou ao hospital nós começamos a fazer os exames necessários para fechar o diagnóstico. Compartilhamos o caso com colegas do Recife porque o diagnóstico correto da MPS é fundamental para propiciar melhor qualidade de vida ao paciente. Ela tem a Mucopolissacaridose do tipo IV, que é uma doença genética rara, de herança autossômica recessiva, causada pela atividade deficiente da enzima N-acetilgalactosamina-6-sulfatase (GALNS), responsável pela degradação dos glicosaminoglicanos (GAGs) queratan sulfato (QS) e condroitina 6-sulfato (C6S), resultando no acúmulo desses componentes nos lisossomos de múltiplos tecidos do corpo. É caracterizada como doença multissistêmica, heterogênea e progressiva, com velocidade de progressão dos sintomas e gravidade muito variáveis," explicou a pediatra que acompanha Maria Luiza nesse tempo, Dra.Tatiana Cerqueira...

Casos de Covid-19 e mortes decorrentes da doença registram aumento no Brasil

No Brasil, o número de novos casos notificados de Covid-19 aumentou de cerca de 33 mil para 45.177 entre 11 e 17 de fevereiro. O número de mortes também cresceu, passando de 164 para 198.

No acumulado, são 38.452.504 casos da doença registrados no país e 709.963 mortes. As informações são do Painel Covid-19 no Brasil, do Ministério da Saúde...

Vereador Dr. Salvador cobra urgência nas ações de combate à dengue e divulgação dos dados sobre a doença, em Juazeiro

Em indicação encaminhada à mesa diretora da Câmara, nesta quarta (21), primeira sessão do legislativo, o vereador Dr. Salvador cobrou da prefeita Suzana Ramos e da Secretaria de Saúde de Juazeiro, “a apresentação de um programa para enfrentamento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizando, semanalmente, a divulgação dos casos notificados e confirmados no Município de Juazeiro”, cobrou.

De acordo com Salvador Carvalho, que é médico, essa é uma decisão importante para a saúde pública do município uma vez que, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, quando não controlada a sua proliferação, pode ocasionar uma epidemia e mortes”, declarou...

Covid-19: insônia duradoura é uma das sequelas da doença

Um dos sintomas persistentes após a infecção por covid-19 é a insônia. Segundo um estudo publicado, ontem, na revista Frontiers in Public Health, pessoas que sofreram da forma leve da doença têm, de fato, um risco 76% mais elevado de desenvolver o distúrbio do sono. Ansiosos ou pacientes com depressão estão entre os mais vulneráveis, diz o estudo da Universidade de Phenikaa, no Vietnã.

"Como pesquisador do sono, recebi muitas perguntas e reclamações de parentes, amigos e colegas sobre seus distúrbios do sono após a recuperação da covid-19", relata Hoang, principal autor do estudo. "Descobri que a maioria dos artigos se concentrava em pacientes hospitalizados. O ambiente de seu tratamento e quarentena seriam muito diferentes daqueles com sintomas mais leves."..

Dengue: ano de 2024 começou com os números da doença em alta em todo o Brasil

A ordem é não dar nenhum espaço ao Aedes Aegypti. A procura pelos focos do mosquito pode ser feita olhando cuidadosamente cada cantinho, como explica o agente de saúde,Andreia Daniel.

“Muita gente acha que a casa está toda limpinha, mas o mosquito está naquele lugar limpinho mesmo, porque ele precisa de água”, diz...