Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 23:03

OPINIÃO: MARX E A DULCE DOS POBRES

Não há na história humana qualquer fato, qualquer acontecimento, seja de que ordem for, que possa ser “quimicamente puro”, no  sentido de inquestionável, imune a qualquer ressalva, acima do bem ou do mal,  ou coisa que o valha. A história nunca é feita da forma como idealizado, nem entre os santos, mesmo porque os santos, como todos os outros humanos, são filhos e frutos da história.

É comum acharmos que este ou aquele acontecimento deveria ter sido assim ou assado e não da forma como se apresenta (ou foi apresentado); que determinado personagem errou porque não disse ou não fez aquilo que nós reputamos como sendo o correto, mesmo que às vezes estejamos a mil anos luz desse personagem.

A coisa não é tão simples assim. 

O velho Marx já pontificava no seu “18 de Brumário” que os homens fazem a sua história, não segundo sua livre vontade e escolha, mas sob as circunstâncias com as quais se defrontam. E Ortega y Gasset, muito tempo depois, afirmaria que  "o homem é ele e suas circunstâncias".  
Com os santos não é diferente. Os questionamentos que ora são levantados sobre os "métodos" de que se valia a Dulce dos Pobres para angariar recursos deveriam servir, antes de tudo, para desmistificar a ideia (não poucas vezes fomentadas pela própria Igreja) de que os santos são figuras distantes, etéreas, sobre-humanas, longe de tudo e de todos.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 22:00

Juristas da ABJD realizam ato em Salvador para denunciar Moro

Para denunciar as ilegalidades que teriam sido cometidas pelo ex-juiz Sergio Moro e cobrar uma investigação urgente e rigorosa, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) realizou hoje (21), em Salvador (BA), o ato MoroMente juntamente com o lançamento do livro ‘Relações Obscenas’, que trata das revelações feitas pelo site The Intercept Brasil. 

O evento foi realizado no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. “Sergio Moro e os integrantes do Ministério Público Federal (MPF) envolvidos na #VazaJato seguem sem sofrer qualquer tipo de investigação ou punição. Por isso, realizamos atos por todo o país para defender o estado democrático de direito e cobrar um posicionamento rigoroso das instituições competentes”, explica a executiva nacional da entidade. 

"Os diálogos divulgados pelo The Intercept Brasil e veículos parceiros, a partir de 9/6, mostram que o ex-juiz Sergio Moro orientava clandestinamente os trabalhos da acusação, chefiando e subordinando os procuradores da Lava Jato, o que viola a Constituição brasileira", diz a nota/convite para o evento desta noite em Salvador.

Para a ABJD, sob o pretexto de combater a corrupção a qualquer preço, Moro e membros do Ministério Público Federal (MPF) violaram leis processuais e garantias constitucionais, como a presunção de inocência.

Assessoria de Comunicação da ABJD
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 21:03

Hospital Municipal de Uauá conta com um novo aparelho de raio-X para ampliar a atenção à saúde da população

O Hospital Municipal de Uauá conta com um novo aparelho de raio-X para ampliar a atenção à saúde da população da região Norte. A formalização da entrega do equipamento ocorreu hoje, 21, na Secretaria Estadual da Saúde, com as presenças do titular da pasta Fábio Vilas-Boas e do vice-prefeito do município, João Alves, que estava acompanhado do deputado estadual Zó e da secretária municipal de Saúde, Aline Ribeiro.

Ascom
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 20:12

Na primeira canetada Eduardo Bolsonaro destituiu Dayane Pimentel de vice-liderança do PSL

Amizade rachada: Eduardo destituiu Dayane Pimentel de vice-liderança

Nem bem assumiu a lideança do PSL na Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro já deu uma canetada e destituiu 12 vice-líderes da legenda na Casa, entre elas a baiana Dayane Pimentel, com quem vinha tendo alguns atritos via redes sociais.

A destituição pode ter sido uma retaliação, já que a deputada havia optado por assinar uma lista de apoio ao Delegado Waldir, em detrimento da condução de Eduardo Bolsonaro à liderança do PSL na Câmara com apoio do pai, Jair.

No final de semana Dayane bateu de frente com Eduardo, respondendo crítica feita por ele nas suas redes sociais. Eduardo acusou Dayane de obstruir projetos do governo.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 20:00

Eleições 2020: Deputado Lucas Ramos acredita em segundo turno em Petrolina


 
O deputado estadual Lucas Ramos, do PSB de Pernambuco, um dos postulantes a Prfeitura de Petrolina, em 2020, comentou em nota, pesquisa apresentada semana passada pelo Blog do Jamildo, que coloca o prefeito Miguel Coelho, Candidato à reeleição, com ampla vantagens sobre os principais, inclçuido o próprio Lucas, citado na consulta.

O deputado estadual acusou o prefeito Miguel Coelho de estar fazendo campanha eleitoral antecipada, enfatizando ainda que Petrolina terá segundo turno, o que coloca as oposições em condições de buscar a vitória nas urnas.
 
“Os números mostram um momento específico de intenção de voto, influenciado por uma enxurrada de outdoors espalhados pela cidade promovendo a imagem do prefeito, ferindo, inclusive, a legislação eleitoral, o que se configura campanha antecipada. Ainda assim, com todo o volume de obras e investimentos bradados nas peças publicitárias, Miguel cresce apenas 7%, tendo em vista que em 2016 obteve 38% dos votos. Nossa candidatura é a que apresenta o menor índice de rejeição no campo de oposição. Estamos à disposição do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e somos chancelados por lideranças como Gonzaga Patriota, presidente da sigla em Petrolina. Por isso, vamos lutar para colocar o PSB à frente da Prefeitura novamente, a partir do nosso projeto para cidade e com o apoio do Governo do Estado”, declarou.

Da redação GJ Notícias
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 19:04

Bolsonaro atribui crise no PSL a "gente novata que chega e já sabe tudo"

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira (21) "gente novata achando que chega e já sabe de tudo" no PSL, partido ao qual é filiado e vem enfrentando racha interno nos últimos dias. O presidente, por outro lado, negou que haja crise, mas disse que o que ocorre atualmente é como "ferida" que "cicatriza naturalmente".

Bolsonaro falou com jornalistas enquanto caminhava pelas ruas de Tóquio. Ele embarcou na noite de sábado para uma viagem que inclui passagem por Japão, China, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita. O objetivo da viagem é ampliar as relações comerciais com países da Ásia e do Oriente Médio.

Ler Matéria Completa
Com informações do G1/ Foto Youtube
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 18:00

Governo de Pernambuco já retirou 71 toneladas de óleo das praias do litoral sul

O Governo de Pernambuco segue trabalhando para realizar as ações de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo nas praias do litoral sul do Estado. Ao todo, já foram coletadas 71 toneladas de óleo nas áreas atingidas, nos últimos três dias. A Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema, está comandando as ações junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.

Além de São José da Coroa Grande, Tamandaré, Sirinhaém, Barreiros, Rio Formoso e Ipojuca, também foram localizadas, neste domingo, manchas de óleo no município do Cabo de Santo Agostinho, nas praias de Itapuama e Pedra Xaréu; e na praia de Ilha Cocaias, em Suape. O efetivo do Governo do Estado, hoje, passou de 200 para 400 pessoas de diversos órgãos. Além dessa mobilização, cerca de 350 pessoas participaram das ações de limpeza nos municípios afetados. Para a operação deste domingo foram utilizados três helicópteros, 30 viaturas, sete caminhões, dois tratores e três barcos contratados pelo Governo do Estado.

Ler Matéria Completa
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:43

Bolsonaro diz que PSL teve bate-boca 'exacerbado', mas que ferida irá cicatrizar

Em sua chegada ao Japão, em viagem de mais de dez dias que fará pelo continente asiático, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (21) que tem havido um "bate-boca exacerbado" no PSL e que o "bem vencerá o mal" na crise interna de seu partido.

Em uma caminhada pela região central de Tóquio, o presidente avaliou que a maioria dos integrantes da legenda é "novo na política" e que nunca viu em "lugar nenhum do mundo" um linguajar como o usado nas troca de ataques entre integrantes da sigla nas últimas semanas.

"A maioria no PSL é novo na política. É muito isso que está acontecendo no PSL. Novato chega e acha que sabe de tudo. Eu passei 28 anos ali [na Câmara dos Deputados] sem um cargo [no Poder Executivo]. Problemas eu tive lá dentro, mas sem chegar ao nível que um parlamentar chegou agora, com linguajar que nunca vi em lugar nenhum do mundo", disse.

Na semana passada, o líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), ameaçou implodir o governo de Bolsonaro e o chamou de "vagabundo" após o presidente ter atuado pessoalmente para retirá-lo da função. 

Em outro bate-boca, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) se referiu ao filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como um "menino" que "nem com a ajuda do pai" conseguiu assumir a liderança da sigla. Ela foi retirada por Bolsonaro do posto de líder do governo no Congresso.

"A política, como dizia Ulysses Guimarães, é uma nuvem. A resposta é essa", afirmou o presidente. "Lógico que eu trabalho também, converso com o pessoal e as providenciais serão tomadas com o passar do tempo. O bem vencerá o mal", acrescentou.

Perguntado, Bolsonaro afirmou que ainda não definiu se sairá do PSL. Segundo ele, "tem de ver com o tempo". Ele negou que os embates com integrantes da legenda o tenham deixado magoado e comparou o episódio com uma ferida.

"As coisas acontecem. É igual uma ferida, cicatriza naturalmente", disse. "Entre mortos e feridos, todo mundo vivo", acrescentou.

Para o presidente, o episódio não deve atrapalhar a tramitação de pautas do governo. Ele negou que o embate interno tenha criado uma crise política que possa afetar a tramitação da reforma previdenciária no Senado.

"Que crise política? Inventaram a crise política. Não ha crise nenhuma. Zero", disse. "Eu estou tranquilo e o Parlamento está tranquilo também. A responsabilidade é de todos nós", afirmou.

Mais cedo, ao chegar no hotel que está hospedado na capital japonesa, Bolsonaro não quis dizer se desistiu da indicação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O próprio parlamentar disse que o tema tinha ficado para segundo plano.

Ao todo, o presidente ficará três dias na capital japonesa. Além da cerimônia de ascensão do imperador Naruhito, na terça-feira (22), ele terá reuniões bilaterais com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e encontros com empresários brasileiros e japoneses.

Ler Matéria Completa
Agencia Estado
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:33

Mulher é morta a tiros pelo marido após discussão em Campos Alegre de Lourdes

Uma mulher foi morta a tiros pelo marido, dentro da casa onde eles moravam, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma discussão entre o casal. Depois de matar a esposa, o suspeito cometeu suicídio.

O caso ocorreu na madrugada do último sábado (19). Segundo a PM, Gabriele Borges dos Santos tinha uma filha de 11 anos, de um relacionamento anterior, e um menino de 5 anos do casamento com Fabrício Alves de Deus. As crianças estavam no imóvel e dormiam no momento do crime.

Ler Matéria Completa
G1 Bahia
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:12

Bairro Tabuleiro: 50 anos de história

Após 7 anos de publicação da Lei Nº 2.279, de 19 de abril de 2012, que instituiu o aniversário natalício do Bairro Tabuleiro, assinada pelo então Prefeito Sr. Isaac Cavalcante de Carvalho, reconhecendo o dia 21 de outubro como dia Natalício do Bairro Tabuleiro, nossa comunidade comemora 50 anos de história, relembrando os primeiros homens e mulheres que escolheram essa terra para abrigar suas famílias e que ainda hoje acolhe suas gerações.

O Bairro Tabuleiro tem crescido a cada dia, com a esperança de cidadãos e cidadãs, que são trabalhadores e trabalhadoras, empreendedores e empreendedoras e que sonham com uma infraestrutura adequada para promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que aqui residem.

É notório o quanto já foi investido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal em equipamentos públicos que possibilitam mais dignidade para a vida dos moradores e moradoras do Bairro Tabuleiro. No entanto, a população precisa de mais... mais ruas pavimentadas, mais acessibilidade, mais mobilidade, mais lazer, mais cultura.

Ler Matéria Completa
Tânia Cristina da Silva - Moradora do Bairro Tabuleiro
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:03

Deputado cobra ações efetivas no combate ao vazamento de óleo no Nordeste

Após passar o final de semana mobilizado na limpeza das praias no litoral pernambucano, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) criticou, nesta segunda-feira (21), a quebra de braço entre os governos federal e de Pernambuco que tem gerado lentidão no combate ao vazamento de óleo que atingiu a costa do Nordeste.

"Os governos federal e estadual precisam deixar as divergências de lado e focar em ações mais efetivas para reduzir ao máximo os danos na biodiversidade, na vida das pessoas e na economia. Se não fosse o povo limpando com as próprias mãos, a situação estaria muito pior", declarou Gadêlha.

"Observamos que não existe qualquer ação do governo federal para conter o óleo nas praias do Nordeste. Mas é inadmissível também que o governo estadual não tenha decretado estado de calamidade pública em Pernambuco", acrescentou.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Tulio Gadelha
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:43

"Caso único no mundo", diz Mourão sobre manchas de óleo no Nordeste

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (21) que as medidas de contenção da macha de óleo que avança sob o Nordeste são complicadas pois, como não se consegue detectar a origem do vazamento, não há previsibilidade sobre o seu caminho.

"É um caso único no mundo. As próprias medidas de contenção são complicadas, o máximo que a gente pode fazer hoje é ter gente capacitada para recolher esse óleo que chega às praias e é isso que estamos fazendo", disse, ao deixar o gabinete da Vice-Presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Mourão destacou que todas as medidas do Plano Nacional de Contingência foram tomadas e que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está à frente da operação com apoio de outros órgãos, como Marinha e Petrobras. O governo também continua a busca para saber a causa do desastre ambiental. Nesta tarde, o presidente em exercício se reúne com autoridades para avaliar a situação.

De acordo com o Ibama, o petróleo cru que chegou ao litoral do Nordeste está em uma camada superficial, que não pode ser visualizado em imagens de satélites, sobrevoos e monitoramento por sensores. Mais de 525 toneladas de resíduos já foram recolhidas das praias.

Agencia Brasil
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:33

Prefeito Paulo Bomfim inicia a semana com visita as escolas da sede e interior de Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da secretária de Educação e Juventude – (SEDUC) Lucinete Alves e vereadores, iniciou as atividades desta segunda-feira (21), com visita às escolas Maria Júlia Tanuri no Residencial Dr. Humberto Pereira - inaugurada no mês de agosto e a Escola Antonila da França Cardoso, na comunidade de Angico, distrito de Pinhões.

“Começamos a semana de trabalho visitando nossos alunos, professores, gestores e as equipes escolares das escolas Maria Julia e Antonila. Fico muito feliz com esse contato com os profissionais da nossa rede municipal. É o momento que podemos perceber a qualidade dos serviços que os nossos alunos recebem diariamente. As equipes trabalham com alegria, dedicação, competência e amor, e isso é muito gratificante para um gestor público. Temos trabalhado muito para melhorar cada dia mais a Educação do nosso município e os resultados positivos estão nas pesquisas como o IDEB 5.4, na dedicação dos professores, gestores, coordenadores, das equipes escolares e da SEDUC. Estão todos de parabéns”, ressaltou o prefeito.

A Escola Maria Júlia Tanuri atende aproximadamente 400 estudantes, moradores do Residencial Dr. Humberto, localizado na BA 210. A unidade é a 4ª unidade escolar construída nos residenciais e faz parte do Programa Municipal 'Minha Escola, Minha Vida'. O prédio dispõe de 08 salas de aula, sala de recurso – atendimento educacional especializado – AEE, auditório, sala multimídia, salas de diretoria, secretaria e professores, além de banheiros feminino e masculino acessíveis, cozinha, refeitório, pátio central coberto, parque infantil, entre outros ambientes. Já a Escola Antonila Cardoso atente 160 estudantes de várias comunidades do distrito de Pinhões, na zona rural do município.

“É uma alegria para nós poder mostrar ao nosso gestor municipal como estamos cuidando bem dos nossos alunos e dessa escola linda que ele entregou à população do residencial a pouco tempo. Quero agradecer a visita do nosso prefeito, da secretária “Lucinete e todos da comitiva, disse a gestora da Maria Júlia, Simoni Marques.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:13

NOTA: Incêndio criminoso destrói 7,14 hectares de cana-de-açúcar da Agrovale

Na noite do último sábado (19) um incêndio criminoso de grandes proporções devastou 7,14 hectares de cana-de-açúcar da Agrovale, em Juazeiro – BA. A área atingida pelo fogo fica no lote 12 do Campo São Carlos, uma das partes do canavial mais próximas das cidades de Juazeiro e Petrolina – PE.  A direção da empresa tomou uma série de providências logo que detectou o sinistro e após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO), junto à delegacia de Polícia Civil, em Juazeiro, informou o ocorrido também aos órgãos ambientais de competência, INEMA e o IBAMA.

A Agrovale lamenta pelos transtornos causados à população em virtude da ação criminosa de terceiros e informa que o lote 12 do Campo São Carlos faz parte da área onde a empresa utiliza apenas o corte mecanizado que dispensa a queima da cana-de-açúcar. Informando ainda que está fazendo o levantamento dos prejuízos com o incêndio criminoso, a Agrovale comunica que além de cumprir todo o regramento jurídico/ambiental imposto pelos órgãos competentes vem realizando investimentos contínuos, visando a melhoria dos processos, com a adoção de medidas técnicas e de responsabilidade econômica, social e de sustentabilidade ambiental.

Confiram Boletim de Ocorrência aqui

CLAS Comunicação & Marketing Foto: Ilustrativa arquivo
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:00

Prefeitura de Juazeiro entrega mais uma avenida pavimentada no bairro Alagadiço

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Hemerson Guimarães, e o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) Damião Medrado, entregaram na última sexta-feira (18), dentro do programa ‘Toda Sexta Tem Obra’ mais uma avenida pavimentada. Desta vez, a Rua Veneza no bairro Alagadiço foi beneficiada aproximadamente com 370 metros de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal.

A intervenção integra um contrato orçado em aproximadamente R$ 3,5 milhões, custeado com recursos do município através da CSTT, para levar pavimentação asfáltica a mais de 20 vias distribuídas em 10 bairros de Juazeiro, além de fazer parte programa de governo Pavimenta Mais.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Hemerson Guimarães, falou da importância da entrega de mais uma avenida pavimentada. “Essa é a sexta rua que inauguramos e é uma alegria imensa para nós colaborar com o desenvolvimento de Juazeiro. A determinação do prefeito Paulo Bomfim é continuar trabalhando para levar a pavimentação onde se faz necessário”, salientou Hemerson.  

O diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte/CSTT, Damião Medrado, parabenizou o prefeito Paulo Bomfim por levar melhorias por toda Juazeiro. “Essa parceria CSTT e prefeitura deu muito certo. Estou muito satisfeito de poder contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro e proporcionar essa alegria aos moradores de diversas regiões da cidade que estão sendo beneficiadas com uma nova pavimentação ou manutenção das vias”, pontuou Damião Medrado.

Moradora da Rua Veneza, Izabel Celina Almeida que reside há 30 anos, ficou feliz com a manutenção da pavimentação. “É inegável o trabalho da gestão que o prefeito Paulo Bomfim tem feito em nossa cidade. A mudança chega para valorizar ainda mais os imóveis e o comércio localizados na rua, como também manter as vias públicas mais limpas, melhorando nossa qualidade de vida. Nós temos que enaltecer o trabalho que essa equipe tem feito pelo município”, elogiou Izabel.

“Estamos muitos felizes com a ação da Prefeitura principalmente por pavimentar as ruas do centro da cidade. É isso que toda a população quer. Parabéns ao prefeito e toda equipe que está empenhada em trazer melhorias para o município”, falou Fabio Júnior dos Santos, morador que reside há 32 anos na Rua Veneza.

Estiveram presentes na inauguração o deputado estadual Zó, vereadores, secretários municipais, equipe de governo e moradores.

Luzete Nobre/PMJ
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 15:33

13º Bolsa Família: O presidente tenta enganar a população fazendo jogo de intrigas, diz presidente do PSB de Pernambuco

O PSB de pernambuco, através do seu presidente, enviou nota ao Blog GJ Notícias, contestando informação de Bolsonaro sobre a paternidade do 13º do Bolsa família, que vem criando um atrito público entre o Governador Paulo Câmara e o Presidente Jair Bolsonaro. Diz a nota do PSB:

"Candidato à reeleição, o governador Paulo Câmara apresentou no dia 28 de agosto de 2018 a proposta de criação do 13º do Bolsa Família. Rapidamente, a ideia foi copiada por postulantes adversários em Pernambuco e também em nível federal. 

Somente no dia 10 de outubro de 2018, Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais e anunciou que também criaria um programa similiar, caso fosse eleito...

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 15:13

Flamengo: Vice presidente do Projeto Embaixadas e Consulados da Nação Rubro Negra parabeniza Fla Juazeiro pela campanha Criança Feliz

O último sábado (19) foi de muita alegria e emoção pra todos e todas que fazem a Embaixada Fla Juazeiro continuar sendo uma conFlaria que se pauta pela paixão ao Mais Querido e por muita responsabilidade social.

Diretores da embaixada  realizaram a entrega de mais de 200 brinquedos e 600 doces e salgados para as crianças do Educandário Flores do Amanhecer, entidade mantida pelo Complexo Luz para a Libertação e que atende a 76 meninos  e meninas dos 3 aos 7 anos do bairro Argemiro, na periferia de Juazeiro. 

A ação, que também contou com atividades recreativas, foi a culminância da Campanha Criança Feliz em comemoração ao mês das crianças realizada pela FLA- Juazeiro e que faz parte do calendário anual de atividades sociais idealizado pelo Clube de Regatas do Flamengo, através da vice-presidência de Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-negra. A Campanha de doação de brinquedos aconteceu simultaneamente em várias embaixadas e consulados espalhados pelo Brasil e pelo mundo. 

O Vice presidente do Projeto Embaixadas e Consulados da Nação Rubro Negra, Mauricio Gomes de Matos, usou as redes sociais e parabenizou a Embaixada Fla Juazeiro pela Campanha Criança Feliz.

Ascom Fla Juazeiro
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 15:03

Oito mutirões de saúde marcam final de semana nas áreas urbana e rural de Petrolina

O final de semana foi marcado por oito mutirões de saúde, em Petrolina. Promovidos pela prefeitura, através da plataforma 'Petrolina Cuida', os eventos ofertaram cirurgias odontológicas; exames de mamografias; preventivos; consultas, entre outros serviços. Os mutirões aconteceram em cinco unidades de saúde: Cosme e Damião; São Gonçalo; Cohab VI; Vila Eduardo e Cacheado, além do Residencial Monsenhor Bernardino; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II), e a APAMI.

Nos bairros, a Secretaria de Saúde promoveu ações voltadas, principalmente, para o público feminino, em comemoração à campanha 'Outubro Rosa'. Além dos serviços ofertados pela equipe Saúde da Família, os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), investiram em técnicas alternativas, a exemplo da auriculoterapia e ventosaterapia, para promover cuidados de saúde e bem estar no público presente.

Ainda dentro da programação do 'Outubro Rosa', cerca de 50 mulheres da zona rural foram beneficiadas com o exame de mamografia. Somente neste mês, a prefeitura está ofertando mais de mil mamografias para mulheres na faixa-etária de 50 a 65 anos que estavam com a guia de solicitação nos postos.

Já na área da saúde bucal, 80 pacientes foram beneficiados através do mutirão de cirurgias odontológicas de média complexidade, a exemplo de biopsias e remoção de dentes inclusos, realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II).

Ascom PMP
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 14:43

Dayane Pimentel perde milhares de seguidores após romper com Clã de Bolsonaro

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL) perdeu mais de 11 mil seguidores no Twitter entre os dias 19 e 21 de outubro, segundo levantamento feito pelo BNews na ferramenta SocialBlade. A parlamentar baiana rompeu com o clã do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no último fim de semana.

A baiana, que tinha 63.599 seguidores antes da polêmica e vinha mantendo um crescimento linear, despencou para 51.994 nesta segunda-feira. O domingo foi o dia em que ela perdeu mais seguidores: -5.018 no total. Os números não param de cair.

A relação entre Pimentel e Bolsonaro azedou após ela ser flagrada em um grampo durante uma reunião de deputados do PSL. Foi nessa reunião que o deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO) afirmou que implodiria o governo. 

Durante a conversa, Dayane comenta sobre a lista com as assinaturas para colocar o deputado Eduardo Bolsonaro na liderança do PSL na Câmara Federal. Ela faz parte da tropa que defende a parmanência de Luciano Bivar (PSL-PE) no comando nacional do partido. "O presidente diz: ‘Assina, senão é meu inimigo’. Quem é que não ia assinar? Por isso que eu não fui", disse a parlamentar, no áudio vazado na imprensa.

Amiga de Dayane, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-sp), que foi destituída da liderança de governo do Congresso Nacional, também perdeu mais de 30 mil seguidores após romper com o clã.

BCNEWS Foto: Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 14:33

Juazeirense elimina Barro Vermelho e está na final do campeonato amador do centenário

Estreante em competições oficiais da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), o time da Juazeirense venceu o Barro Vermelho por 1 a 0 e assegurou o direito de disputar o título da competição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). A partida realizada no último sábado (19) no Adauto Moraes atraiu grande público ao estádio.

O magro placar foi suficiente para colocar o Cancãozinho na grande final, contra o XV de Novembro, na próxima sexta-feira (26), às 20 horas, no mesmo local. Na quinta-feira 25, às 19h30, Olaria e Barro Vermelho disputam o troféu de terceiro lugar.

O gol da vitória tricolor foi marcado aos 37 minutos da primeira etapa pelo atacante Pablo, mas a classificação teve a colaboração do goleiro Amâncio, considerado o destaque da partida. Sua atuação começou a aparecer aos 22 minutos, ao defender cobrança de pênalti do atacante Jaminho, quando o placar ainda estava 0 a 0.

Ler Matéria Completa
Carlos Humberto / Seculte
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 13:23

Com nova lista, Câmara oficializa Eduardo Bolsonaro como líder do PSL

A Secretaria-Geral da Mesa (SGM) confirmou há pouco o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) como novo líder do PSL. Ele recebeu o apoio de 28 deputados. A lista original, apresentada nesta manhã pelo líder do Governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), tinha 29 assinaturas, mas uma não foi confirmada pela SGM.

Na lista há três deputados que haviam assinado um documento que apoiava o líder anterior, deputado Delegado Waldir (GO): Coronel Chrisóstomo (RO), Daniel Silveira (RJ) e Léo Motta (MG).

Delegado Waldir já divulgou um vídeo em que reconhece o novo líder. "Aceitamos democraticamente a nova lista", afirmou.

Waldir agradeceu o apoio que recebeu dos parlamentares do seu partido e disse que não é subordinado de governadores nem de presidentes. "Vou continuar defendendo todas as prerrogativas do Parlamento. Nós não rasgamos a Constituição. E a Constituição prevê que o Executivo não deve interferir no Parlamento", encerrou Delegado Waldir.
 

Camara Deputados
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 13:13

Auditoria vai apurar como 17 municípios baianos fizeram gastos em saúde

Dezessete municípios baianos passaram por auditoria na área da saúde. Segundo informou nesta segunda-feira (21) o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), a intenção é investigar gastos com a compra de medicamentos distribuídos para a população. Também serão analisados procedimentos como condições de armazenamento, validade, instalações físicas das farmácias e equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios.

Os municípios a serem analisados são: Andaraí, Casa Nova, Uibaí, Antas, Cachoeira, Candeias, Miguel Calmon, Pojuca, Muritiba, Jaborandi, Caculé, Ibirapitanga, Maracás, Luís Eduardo Magalhães, Planalto, Porto Seguro e Ribeira do Pombal.

Segundo o coordenador dos trabalhos, o auditor Dimas Sousa Gomes, nos 17 municípios selecionados para o trabalho, o volume de gastos com medicamentos – com recursos auditáveis pelo TCM – chegou a R$12,1 milhões em 2018. Em todo o estado, os gastos com remédios com recursos municipais somaram R$ 73,2 milhões.

Bahia Noticias Foto: Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 13:00

Fernando Filho se reúne com lideranças no Agreste

O deputado federal Fernando Filho (DEM) realizou, nesta sexta-feira (18), uma série de visitas no Agreste, ampliando as alianças que vem mantendo com políticos da região. Logo cedo, o parlamentar participou da inauguração da reforma de uma escola, no município de Poção, ao lado do prefeito Merson (MDB). Neste ato, também estiveram presentes os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e de Pesqueira, Maria José (PRP). Em seguida, Fernando Filho visitou lideranças políticas em Tupanatinga, ao lado do médico Diego Minervino, e Bonito, com o vereador Zenilson.

"Temos buscado ampliar nossa participação no estado, e estamos fazendo isso faltando muito tempo para a eleição de deputado, ou seja, teremos tempo para mostrar nosso trabalho. Temos conversado para ajudar os grupos que disputarão as eleições municipais, e até o Natal algumas ações que temos articulado em Brasília devem chegar nessas cidades. São recursos que vão ajudar não apenas aos gestores dessas cidades, às lideranças políticas, mas sobretudo à população local, que é quem cobra e deve ser atendida. Com nosso acesso que temos junto ao governo federal, certamente poderemos fazer um bom trabalho e mostrar que é possível fazer uma política diferente, fazer mais e fazer melhor", destacou Fernando Filho.

publicado em 21 de Outubro / 2019 às 12:43

Instalação de Usina Nuclear com uso das águas do Rio São Francisco é discutida na Alepe, movimentos sociais se posicionam contrários

A Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática promoveu, na manhã desta segunda-feira 21, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma audiência pública para discutir a instalação de uma usina nuclear com uso das águas do Rio São Francisco. Em destaque o município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco.

A audiência foi conduzida pelos especialistas: professora Helen Khouri, do departamento de Energia Nuclear da UFPE; Carlos Brayner, diretor geral do Centro Regional de Energia Nuclear no Nordeste; Carlos Mariz, professor e consultor em Energia Nuclear e João Henrique de Araújo Neto, diretor de operações da Chesf.

Todavia,  o Projeto do Ministério das Minas e Energia não destaca uma possível instalação da Usina Nuclear na cidade de Poço Redondo,Sergipe. A redação deste Blog Geraldo José apurou que no "ano passado houve visitas de técnicos que avaliaram o Povoado de Bonsucesso, localizado nas margens do rio São Francisco como um potencial concorrente de Itacuruba".

Até o momento o Governo do Estado de Sergipe e a prefeitura de Poço Redondo, não se manifestaram sobre o Projeto da Instalação da Usina Nuclear. No ínicio do mês passado o  líder do Governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho "defendeu a instalação da usina nuclear em Pernambuco, justificando que  é um investimento da ordem de R$ 30 bilhões."

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: CPT Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 12:00

Mais de 6 mil alunos da rede municipal de Petrolina farão provas do Saeb a partir desta segunda

Depois de meses de preparação e expectativa, a partir de hoje, (segunda-feira, 21), a rede municipal de Petrolina iniciará a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A atividade em nível nacional, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada no município de 21 a 25 de outubro, e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em Petrolina, 6.364 alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal irão participar.

Realizada a cada dois anos envolvendo todas as redes públicas do Brasil, a avaliação tem a proposta de extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta nas duas disciplinas. Todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental; da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

Ler Matéria Completa
Ascom - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.