Foram encontrados 12 registros para a palavra: títulos de terra

Títulos de terra são entregues a famílias de comunidades tradicionais de Fundo de Pasto de Uauá

Mais de 200 famílias de 16 comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, do município de Uauá, passaram a contar com o título individual da terra, entregue pelo Governo do Estado da Bahia, sendo beneficiadas 58% mulheres chefes de famílias.  Com o documento em mãos, elas podem ter acesso ao crédito e a outras políticas que promovem segurança alimentar e nutricional, renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

O acesso ao direito à terra é uma grande conquista para as famílias, como explica Josélia Araújo, liderança da comunidade Curundundum, que recebeu o título recentemente. "A importância do título de terra é que ele nos dá a segurança de que ninguém vai invadir a nossa propriedade. E a nossa propriedade fica legalizada, o que nos proporciona desenvolver projetos na produção de caprinos, ovinos, suínos, galinhas e hortas"...

Governo da Bahia entrega 87 títulos de terra e anuncia reforma e ampliação de mercado municipal em Uauá

A cidade de Uauá, conhecida como a capital do bode, foi palco da entrega de 87 títulos de terra em benefício de agricultores familiares do município. O título de terra é uma política de regularização fundiária que representa segurança jurídica e abre portas para a sucessão rural. Além disso, possibilita o acesso a crédito em instituições financeiras para fortalecer a infraestrutura e impulsionar as atividades produtivas.

Uma das beneficiárias foi a agricultora familiar Maria dos Reis Alves de Oliveira, residente da comunidade de Curundundun. Ela contou que se sente tranquila por ter o documento em mãos. "Agora eu tenho a garantia que a terra é minha. Lá eu crio ovelhas, porcos... garanto minha sobrevivência"...

Governo entrega 372 títulos de terra e fortalece agricultura familiar do Território Irecê

A agricultura familiar do Território de Identidade Irecê está mais fortalecida após o governador Rui Costa entregar, simbolicamente, na sexta-feira (10), 372 títulos de terra registrados em cartório, em benefício de agricultores familiares dos municípios de América Dourada, Barra dos Mendes, Cafarnaum, Ipupiara, Irecê , Ibipeba, Ibititá, Lapão, São Gabriel, Gentio do Ouro, Mulungu do Morro e Presidente Dutra.

O ato de entrega dos títulos aconteceu no município de Irecê, durante a inauguração do serviço de hemodinâmica em Irecê e a autorização da ampliação do hospital regional, com a presença da coordenadora executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camilla Batista, do secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos Caetano, da secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, do prefeito de Irecê, Elmo Vaz, do presidente do Consorcio de Irecê e prefeito de Jussara, Tarcinho Mendes, além de deputados estaduais, federais e lideranças da região...

Agricultores familiares de Barra recebem 234 títulos de terra registrados em cartório 

A segurança jurídica e a sucessão rural estão garantidas para 234 agricultores familiares que receberam seus títulos de terra, já registrados em cartório, no município de Barra, no Território Velho Chico.  

Os títulos foram entregues pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID), fruto do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  ..

Agricultores familiares do Portal do Sertão recebem títulos de terra registrados em cartório

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou a entrega de 119 títulos de terra registrados em cartório, para agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Água Fria, Coração de Maria, Irará, Santanópolis e Tanquinho, no Território de Identidade Portal do Sertão.  

A iniciativa é resultado de parcerias firmadas pela CDA/SDR com o Consórcio Público Sustentável Portal do Sertão, por meio do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que vem ampliando as ações de Regularização Fundiária na Bahia, e com a Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), possibilitando a entrega do título de terra já registrado em cartório. A falta de registro prejudica a efetivação da política pública de regularização fundiária e, consequentemente, a segurança jurídica da posse da terra.  ..

Primeiros títulos de terra são entregues a agricultores familiares do Território do São Francisco

Como resultado da parceria firmada entre o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) para regularizar pequenas propriedades rurais, foram entregues, no último final de semana, mais de 100 títulos de terra a agricultores da região. A cerimônia aconteceu durante visita do Governador Rui Costa a Remanso. Pequenos produtores rurais de Canudos, Remanso, Sobradinho, Juazeiro, Pilão Arcado e Uauá receberam o documento que regulariza os imóveis rurais através do título de terra na modalidade doação.

Uma das beneficiadas, dona Divina Pereira, da comunidade de Queimada Velha, em Remanso, comemorou a grande conquista. "Tem mais de 40 anos que moro e trabalho nas minhas terras e agora Deus ajudou e a gente conseguiu o título. Agradeço muito a equipe do Constesf que foi lá cadastrou e mediu as terras e agora podemos ter um documento que não deixa ninguém tirar a gente de lá e ainda podemos deixar para os netos", celebrou...

Deputado Roberto Carlos cobra agilidade na entrega de títulos de terra

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve na Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, para apresentar a necessidade de agilizar o processo de entrega dos títulos de terra para posseiros do Estado.

De acordo com o parlamentar, o principal objetivo é a regularização fundiária, possibilitando ao homem do campo mais dignidade com a legitimação da posse de suas terras...

Deputado Roberto Carlos cobra agilidade na entrega dos títulos de terra para os agricultores da Bahia e reivindica incentivo para o projeto 'Cabra Produtiva e Rota do Leite'

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, nesta terça-feira (21), da Comissão de Agricultura, onde, preocupado como o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado, reiterou o pedido de agilidade na entrega dos títulos de terra aos posseiros do Estado, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, representada por Renata Rossi.

Na oportunidade, o parlamentar cobrou, ainda, incentivo para o projeto 'Cabra Produtiva e Rota do Leite' para estimular o setor, que tem sua representatividade no semiárido, com quase a totalidade da produção do país. “O objetivo deste projeto é gerar mais valor ao queijo de cabra produzido na região, através de utilização de técnicas mais avançadas, concursos e atribuição de selos para a produção desses queijos. Temos potencial para sermos os maiores produtores de queijos finos de cabra do país e alavancar este segmento da economia”, disse o deputado Roberto Carlos...

Constesf realiza medições para emissão de títulos de terra em Sobradinho

Durante a última semana, técnicos do projeto de regularização fundiária do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) realizaram medições em pequenas propriedades rurais do município de Sobradinho. Foram realizadas cerca de 40 medições como parte do processo para emissão de títulos de terra na modalidade doação, que serão entregues pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA).

O projeto também está em andamento nos municípios de Canudos, Casa Nova, Remanso, Uauá e Juazeiro e será realizado em todo o território do São Francisco, beneficiando 10 municípios com 200 títulos de terra cada. Duas mil famílias serão atendidas. Nesta semana as medições estão sendo realizadas em Juazeiro.  ..

Governador entrega abastecimento de água, viaturas e títulos de terra em Campo Formoso

Os mais de 6.300 habitantes das comunidades de Laje dos Negros, Laje de Cima I e II, no município de Campo Formoso, serão beneficiados com a inauguração, neste sábado (16), às 9h30, do sistema de abastecimento de água, que custou aos cofres estaduais R$ 3,86 milhões.

O governador Rui Costa participa do evento, que acontece no distrito de Laje dos Negros, e faz, também, a entrega oficial da Estação de Rádio Base para atendimento à comunidade Quilombola de Laje dos Negros, operado pela Oi...

Barracas de feira, cisternas e títulos de terra são entregues em Gavião

Melhores condições para comercializar produtos da agricultura familiar e protegidos da chuva e do sol. Esta é a nova realidade dos cem feirantes do Centro de Comercialização de Frutas e Verduras, no município de Gavião, que teve novas instalações inauguradas nesta sexta-feira (8), pelo governador Rui Costa. O local foi revitalizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com um investimento de R$ 300 mil. Na ocasião, Rui também entregou 40 barracas de feira, 50 cisternas, pavimentação de vias, além de 67 títulos de terra para pequenos agricultores da região. Ainda nesta sexta, Rui seguirá para o município de Pé de Serra, para entregar mais cisternas e autorizar convênios do programa Bahia Produtiva.

O feirante Claudemiro Oliveira vende diversos produtos, como requeijão, doce de banana, rapadura, mel, pimenta, manteiga, chapéu e ovos caipiras. Ele está ainda mais animado com a atividade comercial que desenvolve há 12 anos. "Me sinto muito feliz porque aqui na nossa cidade nunca teve uma feira livre igual a essa, uma estrutura com uma barraca maravilhosa. Agora estamos seguros. A chuva não vai mais molhar nossos produtos. Estou muito feliz".

"Estou agora em Gavião e daqui a pouco em Pé de Serra, onde entregarei obras de abastecimento de água, pelo programa Água para Todos, que leva água para toda a zona rural da Bahia. Água é sinônimo de vida e saúde. Portanto, o fornecimento de água tratada para a população é prioridade absoluta", afirmou o governador, que, em Gavião, inaugurou simbolicamente a obra de extensão da rede de distribuição de água para as localidades de Alagoinhas, Caldeirãozinho, Sítio dos Patos, Cachoeirinha, Caneladema, Cajá, Caiçara e Caldeirão. 

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, “essa é uma missão não apenas do Governo do Estado, mas de todo o país, que é ampliar a universalização do acesso à água, principalmente para o consumo humano. A Bahia tem dois terços do território no semiárido, por isso a universalização da água é um desafio muito grande”.

A família do lavrador Antônio Corinto, 61 anos, foi uma das contempladas com o sistema de captação de água da chuva, que inclui uma cisterna capaz de armazenar até 16 mil litros. "A cisterna ajuda muito porque tem período que é muito seco e a gente fica se batendo por água. Com a cisterna vamos ficar mais tranquilos".

A técnica social do Programa Água Para Todos, Aliane Grei, informou que com as cisternas entregues nesta sexta-feira, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totaliza 320 sistemas de captação de água em Gavião. "Em maio do ano passado, no começo da gestão do governador Rui Costa, entregamos outras 270 unidades. São equipamentos capazes de coletar e armazenar água para consumo humano. Parte do município já foi contemplada e agora mais 50 famílias", destacou Aliane.

Pavimentação de vias

Também por meio da Sedur/Conder, o Governo, em parceria com a Prefeitura de Gavião, pavimentou um total de 4.420 metros quadrados de vias no bairro José Papagaio, proporcionando o fim da lama e da poeira para moradores, como o funcionário público, David Azevedo. "Uma obra de grande importância. É um bairro novo, mas assim que foi inaugurado deram início ao calçamento. É muito bom para todos nós". ..

Rui Costa entregou 381 casas, trator, praça e títulos de terra em Bonfim

O governador Rui Costa esteve nesta quarta-feira (13) em Senhor do Bonfim, onde fez a entrega da casa própria para mais 381 famílias do município. O Residencial Cidade Nova III foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, considerado pelo gestor como um dos mais importantes do governo federal. Com este novo empreendimento, o programa já entregou 1.572 moradias na cidade.

No evento, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; os secretários estaduais Carlos Martins (Desenvolvimento Urbano) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural); deputados estaduais; o ex-secretário e ex-deputado Carlos Brasileiro; prefeitos e vereadores da região; lideranças sociais e a população em geral...